PDA

Ver Versão Completa : Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil



Páginas : 1 [2] 3 4

Nilton J
20/05/2013, 11:21
Bom dia a todos !

Atualizando o assunto sobre a minha carreta Global One, a mesma já encontra-se montada, estando agora em fase de fixação mecânica dos acessórios internos e externos, incluindo a barraca CW. A escolha de parafusos e porcas de fixação é muito importante, para aguentar as vibrações e choques mecânicos comuns ao uso fora de estrada; nada será rebitado, para facilitar troca e reposição dos acessórios, em caso de necessidade.

A carreta contará, entre outros itens de iluminação, com dois refletores de led, os quais originalmente seriam colocados no vão existente entre a tampa superior do baú e a barraca, do lado da cozinha da carreta, o que estamos achando que ainda ficará com uma altura insuficiente; estamos então estudando fixar estes refletores junto ao topo do toldo lateral, assim ao subir as travessas do toldo, os refletores subirão juntos, aumentando a altura e espalhamento da iluminação proveniente destes refletores.

Fui pessoalmente semana passada em SP na fábrica da Camping World retirar minha barraca que estava pronta desde ano passado,
abaixei o banco de minha SUV e a barraca de 160 x 110 x 30 cm e 55 Kg coube justo e na conta dentro do veículo.

Agradeço muito a atenção que tive da Sra. Ilka, proprietária da CW, sendo que aproveitei e lá comprei diversos utensílios para uso em acampamento, tais como chuveiro elétrico, porta-mapa, um pático armário portátil que já estou estudando em onde montar na carreta, uma bolsa e touca para montar na traseira do assento do motorista do Troller, 2 pot-dogs para comida e água, uma rede super leve que aguenta 150 Kg de peso, e um livro super interessante chamado "Pé na Estrada", que conta a aventura de um casal pelo Brasil e América Latina a bordo de um jipe, um detalhado guia que em muito ajuda neste tipo de viagem.

As próximas e últimas etapas para finalizar a montagem da carreta serão: cabeamento elétrico dos acessórios, fixação do porta-bike na traseira da carreta, adesivagem e emplacamento.

E em paralelo, já começei a produção do vídeo de apresentação da Global One, o qual terá 5 minutos e meio de duração.

Saúde !

Nilton
PU2NBU / PX2Z1865
Troller 2011 azul capota prata

Renato Fraga
20/05/2013, 13:44
Fotos, fotos, fotos !!!!!

Nilton J
20/05/2013, 17:38
Renato e demais leitores,

Estimo cerca de 80 fotos em quadros de 3 segundos cada, descrevendo as etapas de montagem e o produto acabado com os acessórios, além de uma filmagem de 1 1/2 minutos do conjunto troller + carreta rodando no asfalto e na trilha, tudo para compor a apresentação visual de 5 1/2 minutos.

Após divulgar o vídeo, poderei então postar detalhadamente cada foto neste tópico e tirar as dúvidas referente a construção da Global One para quem tiver interesse.

Estou nesta reta final tentando caprichar ao máximo em cada detalhe, dentro da minha disponibilidade de tempo e também da disponibilidade do construtor da carreta. Chegaremos lá !

Abraço!

Nilton

luiz albano
27/05/2013, 18:12
Estou ansioso no aguardo.

sportster
10/06/2013, 12:48
Navegando pela internet encontrei esse cara que fabrica carreta sob medida, pelas fotos parece um trabalho legal.
Talvez ele possa fabricar uma carreta voltada para expedições.
Carroceria Feita Sob Medidas Originais!chapa 16!mb,cj5 - Ano 1942 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-488540195-carroceria-feita-sob-medidas-originaischapa-16mbcj5-_JM)

Valeu

Nilton J
17/06/2013, 22:11
Pessoal, vejam este link: Conqueror Australia UEV-345 Camper Trailer of the year 2013 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=pJr6kpPqnmI) . Trata-se do Conqueror UEV 345, que ganhou o prêmio australiano de melhor off-road tent trailer of the year 2013, em custo x benefício. Notem no vídeo alguns detalhes: preço 25 mil dólares, peso 550 kg, largura de 1,72 metros, suspensão com o bom e velho e confiável sistema de feixe de molas, e tempo de montagem em cerca de 20 minutos. Comparando com o meu projeto da Global One, que está na reta final e em breve a ser aqui apresentado, informo o seguinte: as dimensões são similares, a barraca da CW é mais fácil e rápida para montar, também uso sistema de feixe de molas com braços amortecedores, e excluindo meus equipamentos e antenas de radioamadorismo que equiparão a carreta, já gastei cerca de 18 mil reais no kit básico incluindo neste montante os acessórios nacionais e importados. Dados que mostram que vale a pena fazer e fabricar aqui, pois se fosse importar o UEV 345, a coisa chegaria aqui por uns 100 mil reais, considerando taxas de embarque, impostos de importação e custos alfandegários.

Nilton J
19/06/2013, 16:57
Boa tarde!

Enquanto escrevo, Neymar Jr 1 x México 0, intervalo de jogo...

Num post anterior, tinha informado sobre uma mudança no projeto original, onde o baú lateral da carreta que funcionará como cozinha foi alterada de 1600 mm para 1200 mm de comprimento, sobrando assim espaço suficiente neste intervalo que sobrou para inserir uma cuba de inox para funcionar como pia / tanque de serviço.

Acabei comprando uma cuba da marca Tramontina, 340 x 340 mm, feita em aço inox AISI 304 e que veio acompanhada de uma prática tábua de madeira tipo naval para ajudar na preparação de alimentos, a qual encaixa sobre a cuba. Veio também todo o kit hidráulico: válvula, tampa do ralo, sifão e tubo de saída da água.

Já está instalada na carreta, ao lado da parede da caixa lateral que abriga o fogão caminhoneiro, e logo acima do botijão de gás P5 da Ultragaz.

A mesma é fixa em um suporte em forma de um berço-pedestal dedicado que fica fixo no piso da base do botijão de gás, sendo que a cuba pode ser ou não removida deste suporte, independente se a carreta estiver parada ou em movimento. Em caso de rodar com a carreta com ela montada no berço, estou estudando confeccionar uma proteção para esta cuba, em forma de uma mini-capota marítima para envolver todo o corpo de inox, protegendo assim esta peça de pedradas que fatalmente virão das estradas e das trilhas.

Todo este conjunto ficou ao mesmo tempo muito leve e muito firme, virando uma verdadeira bancada de trabalho operacional para trabalhos de cozinha e para serviços de lavanderia, pois dá até para lavar roupa dentro desta cuba.

Em meu próximo post falarei sobre uma nova alteração no projeto original, a qual espero que seja a última mudança, pois em breve a mesma será apresentada às autoridades competentes para ser licenciada e emplacada. Assim que finalizar os detalhes desta segunda alteração, postarei aqui.

E o vídeo que estou montando já está 50% finalizado.

Saúde!

Nilton
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 azul capota prata

Giovani
19/06/2013, 17:47
E o vídeo que estou montando já está 50% finalizado.

Olá Nilton!

Essa carreta merece um tópico exclusivo.

Abre um tópico só para ela. Vai postando fotos e vídeos lá...:concordo:

Abraço!

Nilton J
20/06/2013, 16:08
Giovani,

Primeiramente agradeço sua proposta, que é uma honra!

Mas este tópico tem tudo a haver com meu projeto, pois foi o que me motivou na construção da carreta Global One.

E em setembro deste ano este tópico fará aniversário de 4 anos e espero que, ao publicar o vídeo e detalhes da carreta como um produto real e visível, venha a motivar mais colegas em construções similares e até mais avançadas e elaboradas de que a minha, garantindo assim a continuidade e muita longevidade a este tópico, que a meu ver, é um dos melhores, um dos mais inteligentes e um dos mais brilhantes deste fórum.

Abraço!

Nilton

Nilton J
21/06/2013, 17:05
Apenas atualizando mais uma atividade na montagem da carreta Global One, hoje foram instalados 2 extintores de incêndio, tamanho pequeno de 1 Kg, ambos nas laterais traseiras da carreta, um de cada lado, devidamente protegidos entre o parachoque traseiro e os paralamas.

Nilton

Nilton J
26/06/2013, 17:23
Boa tarde!

Enquanto escrevo, Canela do Fred 1 x Uruguai 1, meio do segundo tempo...se o time de Felipão ganhar, será que a Fiat volta a veicular na Globo o comercial “Vem pra Rua” ?

Como já informei, fiz duas mudanças no projeto original, a primeira foi a inclusão de uma pia de inox, compondo um útil e prático conjunto com o baú lateral da cozinha e fogão, o qual estou agora batizando de “baú lateral gourmet / serviços”. Lembrando que no outro lado da carreta (lado do motorista do veículo), encontra-se o baú lateral de ferramentas.

A segunda e acredito que última mudança significativa no projeto foi em relação ao toldo que ficará cobrindo o lado deste baú gourmet. Era previsto a colocação de um toldo da Sumatra, 1,40 mts de largura x 2,50 metros de comprimento, porém resolvi montar este toldo em meu próprio Toller, do lado do passageiro.

E na carreta, um toldo vindo do próprio avancê da barraca, cujas dimensões ficaram 1,60 metros de largura (que é exatamente o comprimento do baú principal da carreta) x comprimento de 3,00 metros, resultando num conjunto com mais simetria e mais harmonia em relação a todo o conjunto, além de uma área de cerca de 6,4 m2 protegida de sol e chuva, que inclui o avancê + o toldo.

Terei assim 2 toldos, um no veículo que será a minha sala de radioamadorismo e outro toldo na carreta que estará na área de serviço e da “bóia”. Ambos toldos lado a lado, separados apenas pelo comprimento do cambão da carreta. Ambos muito fácil e rápido para abrir e fechar.

Agradeço o rápido serviço do fabricante C W, que ontem, ao lá levar a barraca de Campinas para São Paulo, em questão de 2 horas, costurou o toldo no avancê e fabricou os dois postinhos em alumínio, que fixam e sustentam o toldo no solo, ambos com altura regulável de até 1,80 metros. E ainda instaram toda a fiação, tomadas AC / 12 Vdc no interior da barraca, e bocal de lâmpada no piso inferior externo da mesma, o que eles chamam de kit elétrico, o que irá facilitar para mim a integração do chicote elétrico da carreta com a barraca.

No próximo post vou comentar sobre a saga na importação da Austrália da base com trilho para fixar a geladeira/freezer com compressor DanFoss, 41 litros, 12 Vdc, bem como os pequenos mas importantes detalhes finais para chegarmos ao derradeiro momento em soltar o grito de guerra:

“Global One, Vem pra Rua” !!!

Saúde a todos !

Nilton
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 3.0 azul capota prata

Nilton J
01/07/2013, 19:18
Boa Noite !
Nestes últimos 18 meses, comprei muita coisa importada via PayPal, um sistema seguro e que funciona muito bem em compras internacionais.

Para saber aproximado o valor total médio que será gasto por artigo comprado, incluindo as taxas locais da nossa alfândega, some o valor FOB do item em US$, acrescente o frete também em US$, multiplique tudo por dois, e aí aplique a fator de conversão de US$ para R$.

Encomendei assim dois itens da Austrália, da empresa Bush Junkie 4wd and Camping ( http://www.bushjunkie.com.au/ (http://www.bushjunkie.com.au/) ).

O primeiro item foi um painel solar fotovoltáico pedido em agosto de 2012, em forma de maleta dobrável, que gera 120 watts em plena luz solar de meio dia; justamente este item que estava receoso em ser taxado de maneira absurda na alfândega e que também achava qe iria demorar muito para receber, chegou em menos de 30 dias na porta da minha casa via Van da FEDEX. E paguei 25% a mais em vez de 50% sobre o valor FOB + Frete, talvez por ser um item classificado como "sem fabricação similar nacional".

Por sua vez, o segundo item comprado, em setembro de 2012, foi a base retrátil da geladeira, uma mera peça mecânica, sem nenhum tipo de tecnologia nem chips eletrônicos, mas nunca chegou em minha casa.

Tal peça em vez de ser enviada via FEDEX, acabou vindo via frete marítimo, o navio chegou e descarregou e a coisa ficou lá parada em algum lugar portuário fedorento, escuro e podre...depois de muito esforço e ajuda até do fornecedor australiano em descobrir a situação da compra, o processo voltou a andar na alfândega e mandaram para o setor de "Importa Fácil do Correios", onde via email me comunicaram que deveria pagar quase 2 mil reais de taxas de armazenamento, e trá lá lá...pedi explicações e me mandaram uma fórmula de cálculo de importação, que a mim mais parece uma fórmula de metodoloia da corrupção...e acabei mandando todos irem tomar naquele lugarzinho apertado, redondinho e enrrugado...e ordenei a devolução da peça ao fornecedor austaliano, para com ele, negociar qq outro item no futuro, via frete aéreo.

E para substituir esta peça importada, comprei 2 corrediças metálicas com 50 kg de capacidade de carga cada, estas que os marceneiros usam como corrediças de gavetas em armários de cozinha, e o projetista da carreta projetou a estrutura em forma de um berço para fixar estas peças e encaixar nela a geladeira, última peça a ser fabricada e que irá na carreta.

Moral desta história: caiam fora de fretes marítimos, a coisa para no porto de Santos e a podridão se instala, para muita gente ganhar em cima do item de duzentos dólares que vc importou e pagou...é urgente melhorar a estrutura e a honestidade de "alguns " dos que trabalham nos portos de nosso litoral brasileiro...

Sobre a entrega da carreta, cujo projeto e produção já ganhou em tempo de duração da geração / nascimento de um embrião humano, falta pouco agora...pretendo tirá-la da fábrica emplacada e devidamente "amarrada" na traseira de meu T4 neste mês de julho. E em seguida divulgar o video da mesma e detalhes com fotos aqui neste tópico.

Saúde!

Nilton J
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 3.0 azul capota prata

Nilton J
11/07/2013, 17:10
Giovani,

Só agora reparei no seu post acima sobre o anúncio da Power Off Road q consta no rodapé.

Não sei se vc tem ligação com esta loja, mas saiba que a Global One já tem algumas peças compradas lá, além de meu Troller.

Hoje mesmo falei com a Jéssica para me enviar mais um galão metálico de 5 litros, pois consegui espaço no suporte fixo externo que fica no piso lateral frontal da carreta para colocar dois destes galões lado a lado, em vez de apenas um. Assim, 10 litros a mais de reserva de diesel para ser bebido pelo MWM 3.0 ! e 100 km a mais p rodar !

No momento estou orçando custo de emplacamento / licenciamento, sendo q comprarei 2 placas de alumínio refletivo, uma fixa na traseira da carreta e outra q ficará pendurada num tipo de suporte fixado no porta-bikes, também traseiro, para não correr risco de ser multado nas estradas.

E o objetivo é tentar licenciar / emplacar como uma carreta normal de fabricação e não como uma carreta especial, que demandaria uma inspeção e custo extra de homologação.

Saúde !

Nilton J
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 3.0 azul capota prata

Giovani
11/07/2013, 19:07
Giovani,

Só agora reparei no seu post acima sobre o anúncio da Power Off Road q consta no rodapé.

Não sei se vc tem ligação com esta loja, mas saiba que a Global One já tem algumas peças compradas lá, além de meu Troller.
Olá Nilton!

Sim, sou sócio da empresa. Estou sabendo sobre suas compras...:concordo:

Muito obrigado pela confiança!


Hoje mesmo falei com a Jéssica para me enviar mais um galão metálico de 5 litros, pois consegui espaço no suporte fixo externo que fica no piso lateral frontal da carreta para colocar dois destes galões lado a lado, em vez de apenas um. Assim, 10 litros a mais de reserva de diesel para ser bebido pelo MWM 3.0 ! e 100 km a mais p rodar !

No momento estou orçando custo de emplacamento / licenciamento, sendo q comprarei 2 placas de alumínio refletivo, uma fixa na traseira da carreta e outra q ficará pendurada num tipo de suporte fixado no porta-bikes, também traseiro, para não correr risco de ser multado nas estradas.

E o objetivo é tentar licenciar / emplacar como uma carreta normal de fabricação e não como uma carreta especial, que demandaria uma inspeção e custo extra de homologação.

Saúde !

Nilton J
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 3.0 azul capota prata
Essa parte é chata demais... Não existe legislação que contemple uma carreta assim.
Acho que o melhor é levar ela meio "depenada" e tentar fazer como você falou... Depois joga tudo em cima de novo...
Boa sorte!

Mas a pergunta que não quer calar: E as fotos?
Esse tópico está "quieto" demais. Estão todos esperando... A curiosidade é grande...:pipoca:

Abraço!

Nilton J
12/07/2013, 17:58
Giovani,

Segunda feira próxima estou depositando o valor de mais um galão de 5 L incluindo o valor do PAC para Campinas, conforme email q recebi a pouco da Jéssica.

Se a curiosidade é grande, a minha ansiedade é maior ainda, no sentido de emplacar a carreta e finalizar o vídeo de apresentação dela o quanto antes. E depois pretendo postar vários "reviews" dela e dos respectivos acessórios.

Será feito o licenciamento e emplacamento conforme vc mencionou acima, com ela peladona por fora !

Escolhi hoje o final 9 na placa, mesmo número final de meu Troller, em caso de rodízio em Sampa, já ficará tudo padronizado.

O custo total de licenciamento + emplacamento na própria fábrica sairá por R$ 690,00, incluindo o kit das 2 placas de alumínio refletivas, a placa traseira q receberá o lacre e a placa dianteira com 2 furos simples p ser fixada no porta bike.

Abraço,

Nilton

Murillus
16/07/2013, 16:13
Pessoal,
Fiquei na divida com vocês... a minha carretinha tipo baú saiu desde fevereiro... houveram algumas modificações no projeto inicial sugerida pelo pessoal da HÉRCULES TREILLER REBOQUES ( Rod BR-116 2655 (http://www.guiamais.com.br/guia-de-ruas/rod+br116-fortaleza-ce) - Messejana - (http://www.guiamais.com.br/guia-de-bairros/messejana-fortaleza-ce)Fortaleza, CE - (http://www.guiamais.com.br/guia/fortaleza-ce)(85 (http://ddd.guiamais.com.br/busca/85)) 32282890 - https://www.facebook.com/pages/Hercules-Trailler-E-Reboques-Ltda/256485581089150 )... não tinha tido tempo de postar as modificações que ocorreram... e olha que foram muitas... meu projeto era bem mais simples que do Nilton, sem ter tido que me preocupar com acessórios (esta será a segunda parte do projeto)... portanto segue as medida e logo logo posto as fotos:

Nilton J
31/07/2013, 09:54
Bom dia a todos!

A Global-One foi emplacada ontem a tarde nas instalações do fabricante da mesma.

Assim, meu novo "avatar" é o próprio logo da carreta, q constará no plano de adesivagem da carreta, perfazendo um total de 5 tipos de adesivos distintos:
1. na traseira do baú lateral esquerdo o logo da LABRE/SP com meus indicativos;
2. na traseira do baú lateral direito um mapa mundi mostrando os continentes e de onde vieram as peças da carreta;
3. na tampa da central elétrica, frontal ao cambão, um colorido adesivo com apelo off-road;
4. numa das extremidades das tampas dos 2 baús laterais, o logo da Global-One;
5. na outra extremidade destas tampas terá um "adesivo surpresa".

Surpresa foi tb o número da placa, a qual tinha apenas pedido ao despachante o final 9 p casar com o final da placa de meu Troller: FLY-1479.

FLY do verbo "voar", espero que esta minha carreta "voe" bem alto nas trilhas das montanhas!

147, uma feliz coincidência q sempre me fará lembrar de meu recém falecido pai Milton, q nasceu no dia 14 de julho, dia da queda da Bastilha.

O total desta empreitada chegou em R$ 18.800,00, considerando os últimos gastos de ontem em emplacamento/documentação, tapete de borracha p o piso interno de alumínio xadrês do baú principal e suporte/emenda/2 mastros de 1,5 mts p a anena de TV, além desta própria antena, um modelo leve e slim de perfil fino, p sinais abertos de vhf/uhf/digital, com amplificador interno a ser ligado no sistema elétrico de 12Vdc da carreta.

Este mastro poderá tb ser usado p fixar um chuveiro solar 10L por gravidade ou até mesmo minhas antenas de radioamador vertical e ou direcional, apesar de eu já contar com um mastro telescópico e portátil específico para este fim, o qual poderá agora tb aceitar antenas de HF do tipo "long-wire", a ser instalada entre os 2 mastros, equidistantes entre si em dezenas de metros, conforme o tamanho destas antenas de fio.

Estou no momento escolhendo onde será tirado as fotos do conjunto totalmente aberto, de preferência alguma área com muito verde e sem muito movimento, p poder tirar todas as fotos com bastante calma e com qualidade. Meu filho irá ser o fotógrafo e meu funcionário é quem está montando o vídeo, atividade esta q será a custo zero. Tb preciso definir o local de fimagem do conjunto rodando, no asfalto e na trilha aqui na região de Campinas.

Saúde!

jeisonk
31/07/2013, 11:06
Show de bola Nilton, aguardamos as imagens.

Abraços

caio fonseca
07/08/2013, 11:02
pelo amor de deus !!! cade as FOTOS ???? HAHAHAHA


Parabéns pelo projeto !!!! ta show

Nilton J
07/08/2013, 18:22
Caio,

Sou um cara meio q metódico...e detalhista ao extremo, coisa q até às vezes atrapalha, pois o "bom é inimigo do ótimo"...

Mas peço aguardar mais um pouquinho, o vídeo será divulgado em 12 / 09 / 2013 aqui neste tópico.

Qdo este tópico fizer 4 anos !!! e após precisamente 1 ano de minha inscrição neste fórum.

E depois virão muitas fotos e reviews da "carretinha charmosa".

Saúde!

marcelbs007
08/08/2013, 13:10
Muito bom Nilton!!! Excelente projeto!!!

jaime_sandim
10/08/2013, 16:50
o duro é ansiedade de espera ate dia 12/09 :torcendo:

não tem nem uma foto Preview? :mrgreen:

Rubens Linhalis
13/08/2013, 17:44
Nilton J (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/67680.html) ,

Vou fazer algumas perguntas, mas não sei se já tem a resposta no tópico (não li todo, mas vi todas as fotos..rs) :

- Qual o peso (aproximado) final do conjunto pronto (totalmente carregado e abastecido) ?
- Custos: Vc disse que o projeto esta saindo por uns 18mil. Se for fazer um modelo "cesta-basica": Agua, energia (bateria de gel carregada pelo carro), suporte p combustivel extra (20litros), mais a carretinha. Acha que gasta quanto? Chega a 9 mil ou menos. Considerando que eu já tenho a barraca de teto... :)


abraços

Nilton J
13/08/2013, 19:03
Jaime, boa idéia e sugestão muito bem vinda! vou soltar um "preview" em mais alguns dias. Aguarde ok?

Nilton J
13/08/2013, 19:29
Rubens, seguem as respostas: 1. o peso total estimado com tudo dentro dos baús, o principal e os dois laterais, e com toda a água carregada chegará em 450 kilos e a capacidade de carga total da carreta com os 6 feixes de molas instalados em cada lado chegará a 700 kilos; como tenho 3 porta-águas, sendo 2 jerry-cans plásticos de 20 litros e um container de 35 litros chamado de water-hydroller, mais chuveiro com 25 litros, a carreta emagrece 100 kilos qdo estes estiverem vazios. O water-hydroller terá um review especial após eu lançar o vídeo aqui neste tópico, pois substitui uma caixa d'água fixa e pode ser levado dentro do baú como contrapeso ao restante da carga, e ainda tem rodinhas; já os 2 jerry-cans plásticos, de uma empresa africana, tem aprovações internacionais q garantem eu poder carregar óleo diesel, e depois de lavado, carregar água potável...mas não irei arriscar ficando apenas p uso de transporte de água. 2. fechei o custo total em 18 mil reais, compreendendo neste valor o kit básico, os acessórios nacionais e os acessórios importados, não computando neste montante os meus itens de radioamadorismo q tb foram importados (rádio HF Yaesu FT 450D 100 w 80/6 m e antena com triplé retrátil marca Chameleon; os outros rádios PX 11 mts e VHF 2mts estão no Troller). 3. Gastei cerca de 10 mil no kit básico, composto da carreta com rodas e pneus originais do Troller, a barraca fronteira família CW e o acoplador de engate americano da empresa AT Trailer específico e adequado p uso off-road e com capacidade de reboque de 3000 kilos (superdimensionado p o peso da carreta por questões de aumentar a segurança). Desconte 3,5 mil da barraca q vc já tem . 4. Já a central elétrica da carreta tem 2 baterias estacionárias q em paralelo garantem 140 Ah de carga bruta, capacidade similar de grandes trailers e motorhomes, comprei da marca Delco Freedom por 300 reais cada. Tudo será detalhado no vídeo e em fotos /reviews a serem aqui postados, inclusive um monte de trecos para camping q importei direto dos EUA e q facilitarão a vida no dia a dia e nas viagens com a carreta. Saúde!

jaime_sandim
14/08/2013, 09:50
Jaime, boa idéia e sugestão muito bem vinda! vou soltar um "preview" em mais alguns dias. Aguarde ok?

:concordo: no aguardo

AMGOLDONI
14/08/2013, 10:38
tinha um rapaz querendo vender uma , semi pronta

MaCamp | http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-486380200-carreta-barraca-camping-_JM (http://portal.macamp.com.br/pagina-externa.php?urlExterna=http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-486380200-carreta-barraca-camping-_JM)

agora finalizou o anuncio

RV`s, Trailers, Motor Homes e Campers: Carreta + Barraca de Teto (http://veiculosderecreacao.blogspot.com.br/2013/05/carreta-barraca-de-teto.html)

Nilton J
14/08/2013, 12:49
Achei mais uma carretinha à venda, de nome Whiskey Woody Tailgate Trailer, lotada do tennessee whiskey Jack Daniel's!
Acho q vou importar ela p comemorar o lançamento de minha carretinha tupiniquim...

Price: $150,000

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcThNDMup3iovujMCKZ-_cWKe9elc4hvH0Jl0oJOe7SXwVaek5g3oA

Rubens Linhalis
14/08/2013, 14:54
Nilton J (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/67680.html) ,

Na hr do almoço dei uma passada em uma fabrica de reboques aqui perto só ter uma ideia.

A carretinha bau :
- Tamanho com 1,20 de largura, 1,50 de comp e altura.
- Tampa com abertura (teto do bau) e porta traseira tambem com abertura (duas portinhas abrindo p as laterais).
- Um bau de cada lado acima do paralamas (igual a sua)
- capacidade de 700kg
- susp feixe de mola
- rodas aro 13.
- Emplacada/documentada, pronta p rodar

R$ 6.000,00


Ta "bom" esse preço ?

Nao tenho pretenção de fazer ainda.. mas, nao custa nada pensar/planejar..

Acho que gasta-se facil mais uns 5 mil com rodas (16" + energia + agua) e apetrechos simples.

Se colocar ainda barraca de teto, toldo, geladeira 12v, combustivel extra.. rapaz.. chega nos 20 mil num pulo !

Nilton J
14/08/2013, 16:56
Rubens, o cálculo é por aí mesmo, considerando q o valor de 18 mil q informei é "base fiscal 2012". Já passou mais um ano e os valores sobem...só o "Planalto" é q nega...; em meu caso, a própria fábrica da CW adaptou um toldo integrado na barraca, no lado "gourmet" da mesma q cobrirá a área de cozinha/serviço da carreta e o toldo Sumatra vai p o Troller. Acho q 20 mil é um excelente custo x benefício pela capacidade de carga oferecida e as facilidades e conforto q beiram o mínimo do razoável comparado à uma barraquinha de chão, contando ainda com recursos de água, eletricidade ac/dc e geladeira/freezer q faz gelo de verdade. Um luxo q até então só se encontrava em Campers de 60 mil e Motorhomes de 200 mil.

Nilton J
14/08/2013, 17:49
Atendendo a sugestão do colega Jaime de Ponta Porã, o que era para ser "review", virou "preview". Assim, até a o lançamento oficial da carreta off-road programada em forma de um vídeo a ser aqui neste espaço veiculado em setembro próximo, postarei uma série de "previews com fotos", a saber:

1. Preparações feitas no veículo
2. Porte da carreta
3. Capacidade de carga
4. Especificações técnicas

Segue então as preparações feitas em meu Troller T4 2011 3.0, demonstrados por meio de algumas fotos e um esquema elétrico de ligação do dispositivo "isolador de bateria".

A primeira foto é o dispositivo "dual battery kit", o isolador de bateria propriamente dito, que não é um simples diodo polarizador de corrente em um circuito discreto, mas sim uma central inteligente com eletrônica embarcada, fabricada pela empresa National Luna da África do Sul, integrado à monitor de baterias e cabos/conectores elétricos diversos. Notem que logo abaixo do dispositivo coloquei um disjuntor bipolar para desligar / ligar a corrente dos cabos + e - que vão para as baterias da carreta, para fins de segurança.

426192


O dispositivo acima cabe ao lado da bandeja da bateria do Troller, espaço entre esta bandeja até o farol, e já vem pronto com suporte para ser fixado na carcaça do veículo. O diagrama de ligação é muito simples e não precisa sequer cortar nenhum cabo original proveniente do alternador, conforme ilustrado abaixo:

426193

Já o monitor de baterias, em duas colunas distintas e coloridas de leds, monitora a carga da bateria principal do veículo e a carga das baterias da carreta, o qual é montado no parabrisa lado do motorista, conforme foto abaixo, muito conveniente e prático, basta uma "olhadela" para saber o nível da carga das baterias, e ainda mostra o alternador funcionando e carregando as mesmas:

426195

Os cabos preto / vermelho ou - negativo / + positivo que vão para as baterias da carreta saem do isolador de bateria, logo após os contatos de saída dos disjuntores, passando de maneira protegida por debaixo do Troller e indo parar nos bornes específicos de ligação, que irão receber os seus respectivos plugs macho - e + que vem de dentro do cambão da carreta e que estão ligados nas baterias da central elétrica da carreta. Notem o plug vermelho + e o plug azul - no parachoque, além do plug preto abaixo da placa que tem os fios para a sinalização da carreta (freios, setas, lanternas e luz da placa da carreta). Usei plugs específicos para a conexão das baterias pois empreguei cabos de bateria com bitola de 25 mm2, para garantir extensão de até 8 metros do isolador de bateria que está lá na frente do veículo sem ter perda e queda na "voltagem dos 12Vdc".

426197

No próximo post seguem mais algumas fotos de que fiz em meu Troller para caracterizá-lo ao mínimo como uma viatura para expedições, e para deixá-lo em pé de igualdade e não fazer feio perante a carreta Global One, visando ter todo o conjunto, carro + carreta, minimamente preparado para o off-road e expedições.

Saúde!

Nilton J
14/08/2013, 18:20
Dando sequência às preparações no Troller, não poderia faltar o snorkel, o peito de aço e demais protetores inferiores, além do guincho, tudo original da linha Troller que instalei na revenda Troller de Campinas, a Trilha 4x4 Campinas; o guincho é homologado pela própria Troller. Outro detalhe que esqueci de mencionar acima, o receptáculo universal de engate da Troller casou perfeitamente com o acoplador de engate americano "multi axis coupler", o qual por sua vez está preso ao cambão da carreta, sem assim precisar fazer nenhuma adaptação.

Snorkel:

426198

Guincho / Peito de aço:

426199

E tem também os transceptores, o PX Midland 1001z para 11 metros, o VHF Icom 2200H para 2 metros e as antenas Steelbras na capota com suporte articulado e mola slim para uso off-road (apenas lembrando que o principal de todos os rádios, o Yaesu FT450F faixas HF 80/6 metros vai lá atrás na carreta com suas antenas portáteis de fio/vertical):

426201426202
426203

Nilton J
14/08/2013, 18:42
Finalizando as preparações na viatura, tem ainda o utilíssimo trip-totem computer e o big-digit-display com clock/data/cronômetro:

426204

O zequinha não pode ser esquecido, minha canídia Milla de 18 kgs ! Não se enganem: Troller é Troller e Beagle é Beagle !!!


426205

Evidente que para tocar tudo acima precisa de um motorista...esse aqui sou eu, mês que vem 54, doidinho para acabar logo minha carretinha, e "desesperado" para trabalhar menos e poder achar tempo para viajar mais, a exemplo de que faz com propriedade o nosso colega GV do tópico vizinho "construindo um motorhome / camper" !

426214

O próximo post virá em mais alguns dias: Global One Preview: Porte da Carreta!

Saúde!

AlfredoB
16/08/2013, 14:00
Nilton J (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/67680.html) ,

Na hr do almoço dei uma passada em uma fabrica de reboques aqui perto só ter uma ideia.

A carretinha bau :
- Tamanho com 1,20 de largura, 1,50 de comp e altura.
- Tampa com abertura (teto do bau) e porta traseira tambem com abertura (duas portinhas abrindo p as laterais).
- Um bau de cada lado acima do paralamas (igual a sua)
- capacidade de 700kg
- susp feixe de mola
- rodas aro 13.
- Emplacada/documentada, pronta p rodar

R$ 6.000,00


Ta "bom" esse preço ?

Nao tenho pretenção de fazer ainda.. mas, nao custa nada pensar/planejar..

Acho que gasta-se facil mais uns 5 mil com rodas (16" + energia + agua) e apetrechos simples.

Se colocar ainda barraca de teto, toldo, geladeira 12v, combustivel extra.. rapaz.. chega nos 20 mil num pulo !


Rubens, acho que fazendo em casa e aproveitanto o que ja tem não chega a tanto.
por exemplo, rodas podem ser usadas e pneus não precisam ser necessariamente novos, porque não é um veículo de tração.
aproveitando o que vc já tem no tracker, como toldo e afins, não vejo investir mais que 10 mil fazendo em casa.

em tempo, é importante ter freio na carreta. pela legislação de transito, acima de 500kg de cap. de carga é necessário freio. E o freio de mao ajuda em uma descida mais acentuada rebocando a carreta.

quem quiser outras inspirações visitem www.lifestylecampertrailer.com.au - na pagina do face tem mais fotos, inclusive da fabricação.

é mais um concorrente para o desejado UEV 490.

Nilton J
16/08/2013, 15:39
AlfredoB,

Com certeza um DIY em casa, p que tem aptidão mecânica mais ferramentas, máquinas de corte/dobra/solda, q não é o meu caso, sairá sim bem mais em conta, ainda mais comprando rodas e pneus usados; em meu caso, por questão de puro capricho e (porque não) de poder aquisitivo, comprei tudo novo, rodas de liga e pneus originais do Troller, veio até os adesivos Troller p colar no centro das rodas, não paguei barato não, comprado direto na Trilha 4x4 Campinas que com certeza teve um bom lucro, pois é o negócio de qq comerciante. Concordo com vc que os pneus novos q comprei vão durar p sempre, devido à inexistência de tração, a carenagem da carreta poderá até esfarelar com o tempo, mas os "sapatos" estarão com sola cheia até o fim dos tempos!

Dá p economizar muito mais sim, inclusive até nos acessórios, em vez de 2 baterias, uma já dá conta do recado, em vez de um inversor "senóide-pura" basta um meia-bôca de "onda-quadrada", em vez de um carregador de baterias profissional, basta um destes caseiros q vendem no Carrefour, em vez de um painel fotovoltáico de 120w puro monocristalino substitua por um de 60w impuro policristalino, cubos de roda e feixes de mola podem ser achados até em ferro velho, tudo é questão de gastar tempo em procurar materiais usados e de segunda linha em vez de mandar trazer tudo novo e pronto de primeira linha.

Agora afirmo-lhe que é jogar dinheiro no lixo gastar em freio p esta carreta, q tem peso bruto máximo de 450 kg apesar de estar com feixe de molas dimensionado p 700 kg (é igual à uma carretinha de trilho único p moto com uma HD Fat Boy em cima). Não posso responder por outros veículos, mas no caso do Troller, garanto-lhe q ele nem sente q tem rabo sendo rebocado atrás dele, e mesmo com seu glorioso freio borrachudo, freia tranquilamente o conjunto todo. Fiz vários testes aqui na rodovia D Pedro, rodando a 140 km/h, a estabilidade é tremenda com o conjunto alinhado, e a facilidade em frear é enorme.

Espero q não chova amanhã, e q faça sol, p terminar as fotos dos próximos "previews" a serem postados semana q vem.

Bom fim de semana a todos!

URV490 = a partir de 60 mil $AU FOB...p quem não quer economizar é um prato cheio, e é pesadão p rebocar...
Neste nível de "grana" e de "peso", é preferível então uma picape+pop-up-camper, mais prático a meu ver, sigam o conselho do colega Alberto GV do tópico vizinho, "montando um camper".

Nilton J
16/08/2013, 16:11
AlbertoB,

Complementando meu post acima, depois q vc economizar tudo q pode em peças usadas e pneus carecas, além de criar bolhas em suas mãos p cortar/dobrar/soldar chapas e estruturas metálicas p o chassis, além de alguns esparadrapos e mercúrio-cromo, e ainda sujando bem o seu quintal com retalhos de chapas e respingos de tinta tb de segunda (a não ser q vc tenha uma cabine de pintura a pó),..aí sim vai começar sua aventura e gastos para valer na "saga" em homologar, licenciar e emplacar sua "carreta experimental sem homologação"...

Dia 12 próximo completo 1 (hum) ano de fórum, e li nos tópicos verdadeiros tratados de muitos garotões do tipo "faz-tudo-bem-baratinho", mas que nada mostram de novo rodando nas ruas, ficando apenas teclando no computador...

Penso q deveríamos respeitar e levar mais a sério as empresas e seus especializados funcionários, sejam eles fabricantes de carretas, campers, motorhomes, etc...estas coisas não são simples brincadeiras de adolescentes...exigem como qq viatura, dedicação de projeto, de construção, de testes e de homologação pelos órgãos competentes.

Até a próxima semana!

Alberto Granville G Paula
16/08/2013, 19:20
Nilton, este tópico é bastante interessante. Eu mesmo tenho uma carretinha que carrego a quadri e não sei quantas vezes me passou pela cabeça em transforma-la numa carreta tipo "Adventure trailers"....
Mas como de vez em quando quero levar o "cabrito", um dia vi esta idéia, que é no mínimo interessante, levando a quadri na parte de baixo dela e a barraca em cima.....

426529426530426531

jaime_sandim
16/08/2013, 21:51
Nilton,

fico feliz que gostou da sugestão do preview :concordo:

quem mais ganha com isso somos nos que estamos ansiosos pra ver o vídeo com o resultado final...

to acompanhando sua saga ,pra no futuro ter a minha.
não tao detalhista mas com a mesma determinação.

abração.

zamo crow
18/08/2013, 13:44
Hoje recebi informações deste mini-trailer só esqueci de pergunta se é preciso carteira de habilitação "e" para reboca-lo o valor completo é meio salgado é de R$14.000,00 com geladeira tv e ar

Bom dia Paulo, No Diario Oficial de novembro de 2011 diz o seguinte,
(Transcrito na integra)
LEI No 12.452, DE 21 DE JULHO DE 2011
Altera o art. 143 da Lei no 9.503, de 23 de
setembro de 1997, que "institui o Código
de Trânsito Brasileiro", de modo a disciplinar
a habilitação de condutores de combinações
de veículos.
A P R E S I D E N T A D A R E P Ú B L I C A
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono
a seguinte Lei:
Art. 1o O inciso V do art. 143 da Lei no 9.503, de 23 de
setembro de 1997, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 143. .................................................. ...............................
V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em
que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja
unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada
tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto
total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
.................................................. ............................................."Art. 2o O art. 143 da Lei no 9.503, de 1997, passa a vigorar
acrescido do seguinte § 2o, renumerando-se o atual § 2o como § 3o:
"Art. 143. .................................................. ...............................
.................................................. .................................................. ......
§ 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir
veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do
Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil
quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares,
excluído o do motorista.
.................................................. ............................................" (NR)
Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 21 de julho de 2011; 190o da Independência e 123o
da República.
DILMA ROUSSEFF
Mário Negromonte
LEI No 12.453, DE 21 DE JULHO DE 2011

Nilton J
18/08/2013, 18:32
zamo, para mais detalhes desta lei, q veio p corrigir algo q era absurdo, vide página 15 deste tópico, post 173. Você poderia nos dizer qual é a marca, modelo, fabricante e tipo deste trailer q vc recebeu as informações?

Nilton J
18/08/2013, 18:43
Jaime, agradeço vc ter aberto meus olhos e dar a idéia do "preview", pois quem deve ver primeiramente as fotos de minha carreta são as pessoas que justamente participam daqui deste fórum e deste tópico. O vídeo pode vir depois sem problema algum. Chega da letra "P" de "planejamento" e de "punhetação", coisa q li e achei o máximo no tópico vizinho da "Tracker", é chegada a hora da letra "F" de fotos". Nesta fase de "preview" apresentarei muitas fotos e detalhes da carreta, porém todas externas, para demonstrar o quanto o projeto foi elaborado para garantir um excelente nível de "offroadability" do conjunto Troller + Carreta. Depois postarei o vídeo em finalização e após o vídeo seguirão "reviews" com detalhes e fotos das partes internas e do conjunto todo aberto em modalidade "acampamento". Modéstia a parte, se a carreta brilha no off-road, ela esnoba ao máximo quando parada mostrando abertamente suas entranhas.

Nilton J
18/08/2013, 18:46
Alberto GV, este tópico sobre carretas é mesmo uma coisa interessante e até meio q polêmico, pois diferente dos pop-up campers q são bem similares e padronizados, o universo das carretinhas é algo vasto e variado. Já cheguei a escutar em roda de jipeiros q "carreta é que nem muié", tem de tudo que é gosto, tamanho, preço, forma e conteúdo... Saúde !

AlfredoB
19/08/2013, 08:39
AlbertoB,

Complementando meu post acima, depois q vc economizar tudo q pode em peças usadas e pneus carecas, além de criar bolhas em suas mãos p cortar/dobrar/soldar chapas e estruturas metálicas p o chassis, além de alguns esparadrapos e mercúrio-cromo, e ainda sujando bem o seu quintal com retalhos de chapas e respingos de tinta tb de segunda (a não ser q vc tenha uma cabine de pintura a pó),..aí sim vai começar sua aventura e gastos para valer na "saga" em homologar, licenciar e emplacar sua "carreta experimental sem homologação"...

Dia 12 próximo completo 1 (hum) ano de fórum, e li nos tópicos verdadeiros tratados de muitos garotões do tipo "faz-tudo-bem-baratinho", mas que nada mostram de novo rodando nas ruas, ficando apenas teclando no computador...

Penso q deveríamos respeitar e levar mais a sério as empresas e seus especializados funcionários, sejam eles fabricantes de carretas, campers, motorhomes, etc...estas coisas não são simples brincadeiras de adolescentes...exigem como qq viatura, dedicação de projeto, de construção, de testes e de homologação pelos órgãos competentes.

Até a próxima semana!

Senhor Nilton, não me leve a mau, mas acredito que está levando isto para o lado pessoal. Seu desconhecimento desta área não pode resultar em crítica a aqueles que sabem fazer e tem prazer por isto.

Não discordo do que está fazendo fazendo em sua carreta, aliás acredito que está sendo executada com extrema qualidade, robustes e confiabilidade. E a aquisição de itens caros dependem apenas de como vc pretende gastar seu dinheiro. Ele é seu, e tenho total certeza de que você sabe aproveitar isto.

E como não somos todos iguais em como gastar nosso suado dinheiro, acredito que utilizando equipamento similares podem trazer o mesmo prazer, pois o objetivo final é aproveitar, não interessa quanto custou algo.

Se vc sentiu-se ofendido com minhas palavras, me perdoe. Acredito que a formação que tenho como técnico mecânico, engenheiro mecânico com CREA ativo, que resulta em experiência a mais de 18 anos com projetos, construção e operação de equipamentos mecânicos, sendo que foram 10 anos trabalhando na indústria automobilística, podem auxiliar aos demais foristas com idéias e sugestões.

O forum é ponto de discussão, discussão de idéias, não de pessoas.

Nilton J
19/08/2013, 09:09
AlfedoB,

Peço desculpas por qq mágoa q tenha lhe causado, garanto-lhe q nada há de pessoal nisto, exceto o "calor e vontade" em querer fazer e demonstrar algo q tenha alguma utilidade aos colegas do fórum e mais especificamente deste tópico.

Como respondi ao Alberto GV logo acima de seu post tb acima, carreta sempre foi e será um assunto polêmico.

Em meu caso, após quase 1 (hum) ano se dedicando à este projeto, obtive algum conhecimento na área mecânica junto ao fabricante e projetista deste tipo de produto, apesar realmente de não ter experiência prática em manipular chapas, montar feixes de mola, cubos de roda, etc... Meu CREA é na área de exatas no segmento de Eletrônica, além de formação superior em Informática, coisa de 30 e tantos anos (tô ficando véinho, começei estudando válvula, depois transistor, em seguia ci's e microprocessadores e me obriguei ano passado a fazer um curso extra na Unicamp sobre energia solar, para poder conhecer e dimensionar os kits fotovoltáicos da carreta).

Quando afirmei q gastei 18 mil reais (ano base 2012) nesta empreitada, é referente a todo o conjunto, desde um simples acessório q é o saco de lixo q vai no estepe de Troller, até a montagem da carreta propriamente dita, assim, o montante engloba todo o conjunto expedicionário, carreta+acessórios dela e os da viatura.

Estarei postando durante a semana diversas fotos externas do conjunto, incluindo detalhes mecânicos construtivos da carreta, fique a vontade p apontar eventuais críticas e indicar melhorias nela, pois o objetivo maior é motivar mais colegas em fazer novas carretas até mais elaboradas q a minha.

Saúde!

AlfredoB
19/08/2013, 11:30
AlfedoB,

Peço desculpas por qq mágoa q tenha lhe causado, garanto-lhe q nada há de pessoal nisto, exceto o "calor e vontade" em querer fazer e demonstrar algo q tenha alguma utilidade aos colegas do fórum e mais especificamente deste tópico.

Como respondi ao Alberto GV logo acima de seu post tb acima, carreta sempre foi e será um assunto polêmico.

Em meu caso, após quase 1 (hum) ano se dedicando à este projeto, obtive algum conhecimento na área mecânica junto ao fabricante e projetista deste tipo de produto, apesar realmente de não ter experiência prática em manipular chapas, montar feixes de mola, cubos de roda, etc... Meu CREA é na área de exatas no segmento de Eletrônica, além de formação superior em Informática, coisa de 30 e tantos anos (tô ficando véinho, começei estudando válvula, depois transistor, em seguia ci's e microprocessadores e me obriguei ano passado a fazer um curso extra na Unicamp sobre energia solar, para poder conhecer e dimensionar os kits fotovoltáicos da carreta).

Quando afirmei q gastei 18 mil reais (ano base 2012) nesta empreitada, é referente a todo o conjunto, desde um simples acessório q é o saco de lixo q vai no estepe de Troller, até a montagem da carreta propriamente dita, assim, o montante engloba todo o conjunto expedicionário, carreta+acessórios dela e os da viatura.

Estarei postando durante a semana diversas fotos externas do conjunto, incluindo detalhes mecânicos construtivos da carreta, fique a vontade p apontar eventuais críticas e indicar melhorias nela, pois o objetivo maior é motivar mais colegas em fazer novas carretas até mais elaboradas q a minha.

Saúde!

Sem mágoas!

Estou muito curioso com o resultado final. Com certeza será fonte de inspiração para muitos, inclusive eu.

Enquanto setembro não chega, estamos na expectativa.

Nilton J
19/08/2013, 12:01
Bom dia!

Antes de postar as fotos da carreta, gostaria de mostrar mais alguns itens que equipam meu veículo como acessórios permanentes ou temporários:

Bag no bagageiro, comprei por 70 gws FOB da empresa Roofbag, testado no Alaska, 340 litros de capacidade (espaço similar ao generoso porta-malas do Sandero Stepway de minha filha), coisa de 4 kilos dobrado e embalado, conforme descrição do fabricante de San Diego, um tipo de "heavy-duty tight-knit polyester canvas, coated on both sides with a strong vinyl layer". Muito útil para aumentar a capacidade de carga no Troller, cabe dentro dele duas mochilas grandes e duas malas médias, cabe até mesmo um completo conjunto de pneu/roda original do Troller, para se ter como segundo estepe obrigatório nas viagens para alguns paises da AL; diferente dos pesados campers ou das barracas de teto, que fazem o veículo perder em estabilidade, nada se perde com este bag no teto, pois a coisa é leve lá em cima, apenas gerando um pequeno arrastro em movimento do veículo:

426899

Lixeira no estepe traseiro da viatura, de nome TrashAroo, Trash de lixo e Aroo de Kangaroo, um inteligente saco em forma de um cangurú, onde dentro dele vc põe um saco de sanito de até 100 litros ou até dois de 50 litros, em caso de separar o lixo reciclável do ecológico. Um produto ecologicamente correto q toda viatura de expedição ou mesmo para curtas viagens deveria ter. Um produto patenteado internacionalmente pelos gringos, Patent 61357399, muito vendido na América do Norte e na Austrália, o qual importei via paypal por 45 gws:

426901

Toldo lateral Sumatra, a meu ver uma peça indispensável em qq viatura off-road ou até mesmo uma SUV de passeio. O mesmo iria originalmente ser instalado na carreta, mas resolvi estender o próprio avancê da carreta em forma de um toldo e assim, este Sumatra foi parar na capota da viatura, dando-me flexibilidade e independência de uso do mesmo sem a carreta:

426902

Abaixo o conjunto completinho "3 em 1" no veículo, para que é um explorador / viajante do tipo "minimalista" e que se acostuma em dormir dentro do veículo ou mesmo numa barraquinha de chão, nem carreta precisa, basta diesel no tanque e sair para o mundo, pois terá sua própria tenda, seu próprio porta-cargas e seu próprio lixo para não incomodar a natureza!:

426903

Em seguida, e finalmente, "previews" com fotos da carreta !

Saúde!

Nilton J
19/08/2013, 13:45
Boa tarde a todos!

Respondendo a pergunta do post inicial à página 1, formulada pelo Sr. Paulo Sérgio Beltrão quase 4 anos atrás, que foi o criador deste belíssimo e inteligente tópico, apresento minha carreta Global One Expedition Trailer.

Gostaria de dedicar as fotos e vídeo que virão referente à este projeto de 11 meses que agora se mostra como um produto, à segurança de todos nós do Fórum 4x4 Brasil (administradores/moderadores/equipe de apoio/anunciantes e usuários), à segurança em nossas viagens, à segurança de nossas viaturas e principalmente à segurança de nossos familiares e amigos.

Que Deus abençoe a todos nós !

Saúde!

Global One Expedition Trailer:

426915


Conjunto de expedição off-road Troller T4 2011 3.0 + Carreta FH4 2013 Global One:

426918

jeisonk
19/08/2013, 14:55
Lindona demais, coisa de gringo :palmas:

Abraços

Nilton J
19/08/2013, 15:20
Como tinha me expressado, a GO não é uma carretinha do tipo fazendinha ou baúzinho de camping. A bicha pesa com tudo carregado, acessórios, água, roupas e comes&bebes, uns 450 kgs. Imaginem uma carretinha trilho único para moto com uma HD Fat Boy em cima: é o peso da GO !
Porém, a Fat fica na garagem e a carretinha dela pode ser guardada de pé, de lado, encostada em qq parede. Já a GO sempre terá o peso de uma Fat em cima dela, mesmo emagrecendo quando "hangarada" uns 120 kilos, sem água, roupas e mantimentos.

A GO é uma carreta para quem tem espaço para guardar um carro, pois a mesma ocupa quase o mesmo espaço de um mini-cooper.

A meu ver, o melhor jeito de visualizar o porte da carreta é comparando a mesma lado a lado com veículos diversos, assim, segue comparativos com os carros lá de casa:

1. O excelente e comportado City de meu filho ficou intimidado ao lado da GO:
426930

2. O arisco e valente Stepway de minha filha bem que tentou encarar, mas não deu:
426931

3. A bela e novíssima Ecosport da patrôa tremeu posando ao lado deste "baúzão off-roader" e acabou fugindo para o mais próximo estacionamento de shopping:
426932

4. Já a minha espaçosa e confortabilíssima CRV 4x2 ao lado da GO quase deu empate técnico; abro espaço aqui para colar link do review de minha CRV no tópico "qual é a SUV mais econômica em combustível": http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles/76800-qual-e-o-suv-mais-economico-em-consumo-de-combustivel-5.html
426933

Saúde !

Nilton J
19/08/2013, 15:23
Lindona demais, coisa de gringo :palmas:

Abraços


Jeison,

Fico feliz q gostou deste "baúzão off-road tupiniquim metido à jeitão e concepção de um importado".

Garanto-lhe que este conjunto Troller + Global One faz bonito em qq feira/evento/show do tipo OVERLAND, seja na África, Austrália ou lá na gringolândia do Tio Sam !

Tem nada mais nada menos que um pedigree de um Troller !!!

Abraço!

Nilton J
19/08/2013, 15:35
Brincadeiras a parte, todos os veículos acima rebocam tranquilamente esta carreta, mas o problema reside apenas num simples fato: para os locais onde a Global One quer realmente ir e se aventurar, nenhum deles é recomendado ir em modo "solo", imaginem então com um rabo atrás...

Já meu Troller 2011 encarou a GO, um "Perfect Match" " do tipo:
Troller & Global One
Joseph & Mary
Mr. & Mrs. Smith
Lippy & Hardy.............(essa dupla só os véinhos como eu sabem quem são...)


e colocou a GO em seu devido lugar, na rabeira dele, onde vai meu Troller a Global One vai atrás...Troller rules, Global One obeys

426934

Nilton J
19/08/2013, 15:44
Na foto anterior, note a escadinha no pneu do Troller, veio junto com o Roofbag q importei lá de San Diego.

Abaixo mais uma foto do Troller rebocando a GO, desta vez vista da traseira da própria carreta. Vejam q do rabo dela dá p ver a traseirona alta do Troller encarando o cambão frontal do baúzão off-road sem medo e sem receio algum:

426939

Notem também o perfeito alinhamento e paralelismo entre carreta-cambão-veículo:

426941

Giovani
19/08/2013, 15:59
Show de bola Nilton! :campeao:

Parabéns pelo capricho!

Uma dúvida que está me perturbando... Onde está o estepe da carreta?

[]'s

Nilton J
19/08/2013, 16:08
Show de bola Nilton! :campeao:

Parabéns pelo capricho!

Uma dúvida que está me perturbando... Onde está o estepe da carreta?

[]'s


Giovani, o estepe dela é o mesmo do Troller. No ante-projeto dela, em agosto de 2012, como tinha (e ainda tenho) 2 pneus/rodas novos da Eco antiga (minha patrôa teve 2 antigas e agora a nova 2013), a idéia era usar então este conjunto da Eco. Depois pensei melhor (e maior) e decidi calçar a mesma com os sapatos originais de meu Troller; pela legislação, não precisa estepe para a carreta se esta empregar a mesma do veículo que a está rebocando. Mas nada q não dê para carregar um segundo estepe, ou em cima da barraca fechada ou em cima do bagageiro do próprio Troller, com direito a abrigá-lo no "roofbag".

Saúde!

Nilton J
19/08/2013, 16:13
complementando sobre o local para um segundo estepe, ainda teria espaço em frente à tampa da caixa elétrica para colocar um trilho na transversal desta tampa e lá inserir mais um estepe...testei isto na fábrica da carreta e dá tranquilamente espaço sem prejudicar o esterçamento do cambão em curvas, não batendo nada na viatura. É apenas uma questão de gosto e de estética, a qual preferi não optar, mas a versatilidade e espaço para isso existe sem problema algum.

Giovani
19/08/2013, 16:16
Hummm...

Legal. É uma boa mesmo. E sem problemas com os "homi"...

[]'s

jeisonk
19/08/2013, 16:26
pela legislação, não precisa estepe para a carreta se esta empregar a mesma do veículo que a está rebocando. Mas nada q não dê para carregar um segundo estepe,

Isso aí, uso o mesmo artifício, meu reboque usa furação Troller/Toyota.
Mesmo assim penso em colocar um estepe extra, em cima do cabeçalho da carretinha, caso não faça o duplo suporte de estepes na traseira da viatura.

Vamos que vamos, só babando no resultado.

Abraços

Nilton J
19/08/2013, 16:34
Hummm...

Legal. É uma boa mesmo. E sem problemas com os "homi"...

[]'s

Para agradar os "homi"...já instalei logo não um, mas dois extintores nos dois lados traseiros do meu "baúzão rei das trilhas".

E falando nos "homi", recomendo a todos se legalizarem perante a ANATEL em busca de seus indicativos, para quem opera em HF/VHF/UHF, além do útil PX. E faça como eu, mande adesivar seus indicativos e colem nos parabrisas de suas viaturas ou carretas; dá "moral" e "respeito" perante os policiais rodoviários tanto nas rodovias federais como nas estradas estaduais:



426948

426951

Rubens Linhalis
19/08/2013, 22:49
Na foto anterior, note a escadinha no pneu do Troller, veio junto com o Roofbag q importei lá de San Diego.

Abaixo mais uma foto do Troller rebocando a GO, desta vez vista da traseira da própria carreta. Vejam q do rabo dela dá p ver a traseirona alta do Troller encarando o cambão frontal do baúzão off-road sem medo e sem receio algum:

426939

Notem também o perfeito alinhamento e paralelismo entre carreta-cambão-veículo:

426941

Parabens Nilton.. ta impecavel o projeto. Ansioso p mais detalhes..

Acho que o desempenho off-road vai ser mais que satisfatório:

427060

grande abraço !

Nilton J
19/08/2013, 23:25
Rubens, boa noite! sou um motorista dos bem comportados e certinhos, confesso até meio q "cagão" sem abusar muito da direção, tanto no "on" como no "off"-road...nesta foto q vc postou, pergunto: ressuscitaram o Gilles Villeneuve ??? Saúde!

Nilton J
20/08/2013, 19:11
Abrindo um intervalo em relação à minha carretinha, olhem o q eu descobri na net, a fábrica fica aqui perto de minha cidade, em Sumaré/SP, um trailer dobrável, similar aos americanos, comportando 4 pessoas; notem no vídeo uma picape pequena rebocando esta inteligente engenhoca, a qual espero q não entre água quando chover; brasileiro, quando quer, faz igual aos lá de fora... Camping Trailer turístico dobrável, Clau-Her M-900 Kaza - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=98z2FsfncQU)

Nilton J
20/08/2013, 19:27
Outro intervalinho, um vídeo de uma carretinha francesa, marca Wellet. Notem que a mulher deve estar filmando, a molecadinha só olhando e o coitado do pai só se "fú"...montando toda a tralha sozinho...no minuto 3:48 o sogro resolve aparecer, já com a cerveja na mão, só para dar uma olhadela e inspecionar, mas ajudar que é bom nada... Um exemplo de propaganda para não vender o produto...a música então é de matar o "véio", o pai...o cara do marketing q bolou este vídeo deve ter sido despedido...Remorque utilitaire de camping Wellet camping trailer - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=C91u4SOU3ow)

Nilton J
20/08/2013, 22:32
Dando continuidade no preview da carreta GO, apresento abaixo o link do fabricante Adventure Trailer, com a tabela em PDF contendo a lista de preços da carreta Horizon e respectivos acessórios. Notem q a coisa toda somada, passa de 20 K GWs. Se aplicarmos taxas de importação, frete internacional, conversão GW p Real (GW = George Washington = 1 dólar), a calculadora explode...dá p comprar uma picape diesel de entrada. Escolhi mostrar a lista de preços deste modelo Horizon, pois o mesmo é o q está sendo mostrado lá na primeira página deste tópico de quase 4 anos atrás, além do mesmo ter sido referência de projeto da GO. Já a minha GO, me custou 18,7 mil reais, licenciada e emplacada com todos os acessórios q serão mostrados nos próximos posts. Compensa nacionalizar, fabricar e produzir no Brasil. Se a carga tributária q assola as empresas e o consumidor fossem menores, compensaria muito mais, enfrentaríamos os chineses ! segue o link: http://www.adventuretrailers.com/pdf/horizonprice08.pdf

Nilton J
22/08/2013, 10:55
Bom dia!

Abaixo colo uma das telas da futura apresentação visual da carreta em forma de vídeo a ser postado aqui e no youtube.

Quem tiver interesse em construir algo similar, é só seguir esta receita e arregaçar a manga num "DIY" ou encomendar com qq fabricante de carretas / reboques, a exemplo de que fiz.

Excelente dimensionamento para uso no off-road, 100% casado a alinhado com as medidas de um Troller T4, balanceamento e distribuição de peso a toda prova.

Confesso q me surpreendi positivamente, pois após alguns "test drives" em rodovias asfaltadas, ruas com paralelepípedos e mesmo em algumas trilhas, em nenhum momento senti estar puchando um "cabrito pulando" na traseira. 25 PSI nos pneus da carreta, 30
psi nos pneus da viatura e a coisa vai que vai num estável e confortável ritmo sem pulos e sem vibração (em caso de trilha diminuir 4 psi em todos os pneus)

Fato notável que garante tamanha estabilidade, bom balanceamento e ótimo "offroadability" é q a GO nunca está vazia; seu cambão, carregando um "power house" de respeito (2 baterias estacionárias 140A/h, inversor,carregador) + 2 galões de 20 L,
além de nas laterais frontais ainda contar com o botijão P5 e os 2 galões 5L, garante "lastro" suficiente para sempre manter, segurar e amarrar a carreta no chão, compensando ainda peso na traseira com a geladeira de um lado e o hi-lift no outro.

O leve e compacto conjunto "voa", mas sempre grudado no chão !

O conjunto dá as cartas e os feixes de molas + braços amortecedores fielmente obedecem em total sintonia e sincronia com os desníveis e imperfeições do solo.

Saúde!

427523

Nilton J
22/08/2013, 11:02
Parabens Nilton.. ta impecavel o projeto. Ansioso p mais detalhes..

Acho que o desempenho off-road vai ser mais que satisfatório:

427060

grande abraço !


Meu conjunto expedicionário off-road vôa mas não é um avião...cliquem no link do anexo acima, postado pelo colega Rubens para visualizar um exemplo de, digamos, um "conjunto problemático", cujo diagnóstico é de muito fácil identificação: falta de parafuso no cérebro do condutor !

Saúde!

Nilton J
22/08/2013, 14:42
Boa tarde!

Recapitulando, às paginas 14 a 17 deste tópico, narrei:

a. a idéia e descrição do projeto em setembro 2012;
b. a escolha do fabricante final do mesmo mês de setembro 2012;
c. os primeiros esboços das vistas lateral/frontal/traseira em outubro 2012;
d. as simulações em CAD do produto acabado em novembro 2012.

A montagem efetivamente no fabricante www.paesengates.com.br (http://www.paesengates.com.br) iniciou-se em fevereiro de 2013, sendo que a mesma não foi do tipo "seriada", pois tratava-se de um projeto e produto especial, diferente da produção normal de produtos padrões à venda no mercado por este fabricante.

Em março 2013 a carreta estava pronta, totalmente montada e pintada, e de lá para cá, aos poucos fui levando os acessórios para as devidas fixações mecânicas.

No meu próximo post segue algumas fotos das etapas de construção / montagem da GO.

Saúde!

Nilton J
22/08/2013, 15:30
Considerando que todo o projeto foi feito em CAD, a construção das peças e montagem da carreta transcorreram sem grandes surpresas, tudo encaixou como uma luva !

Seguem as fases da construção / montagem:

1. Corte e posicionamento das estruturas do chassis:

427539427540


2. Soldagem do chassis e cambão:


427541427542


3. Chassis acabado e com as colunas, reforçado para uso em off-road:


427543427544


4. Corte e dobra das chaparias:

427545427547

Nilton J
22/08/2013, 15:42
Dando continuidade nas fases de montagem:

(fotos abaixo e acima cedidas gentilmente pela empresa Paes Engates www.paesengates.com.br (http://www.paesengates.com.br) )


5. Fixação da chaparia do baú principal:

427548427549


6.Fixação dos para-lamas e caixas laterais:

427550427552


7. Ensaio de montagem dos acessórios:

427554427553

Nilton J
22/08/2013, 20:31
Apenas abrindo um pequeno parêntese, antes de continuar postando mais fotos, notem que a estrutura usada na construção da carreta foi "metalon daqueles bem parrudos", em vez da convencional gaiola tubular, a fim de buscar um projeto estrutural anti-torção e anti-quebradeira, adequado p o off-road.

O mesmo "calibre" do metalon foi usado tanto para o chassi, cambão e colunas.

427580
427581

Notem a olho nú a diferença significativa na robustez entre gaiolas de estrutura tubular e de metalon:
http://bimg1.mlstatic.com/kit-estrutura-gaiola-trilha-2-lugares-bycolella-kart-buggy_MLB-F-4627657440_072013.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/421978d1374020274-construcao-kart-cross-aranha-dscn2261.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/421978d1374020274-construcao-kart-cross-aranha-dscn2261.jpg)

Nilton J
23/08/2013, 11:44
A seguir, fotos que valem por milhões de palavras:


427661

427663

427666

Nilton J
23/08/2013, 13:39
Para quem gosta de um "rabo" atrás da viatura, este conjunto expedicionário off-road é "prato cheio":

427684

427690

427691

Nilton J
26/08/2013, 10:37
428056

428059

428060

Nilton J
26/08/2013, 10:49
O baú principal é em forma retangular, sem perdas internas, então todo o seu interior é considerado área útil. Volume de total de
1.232 litros, 1600 C x 1100 L x 700 A em mm.

Cabe mais carga no baú principal da GO de que em minha Xsara Picasso 2002 com os bancos traseiros rebatidos; isto sem considerar os outros dois baús laterais do reboque:

428067

Nilton J
26/08/2013, 11:03
Baú vazio x Baú cheio:

428068428072

428073428074

Nilton J
26/08/2013, 11:29
A razão Número 1 da existência e justificativa de qq carreta no rabo de uma viatura é capacidade de carga !

Quem tem Troller, como eu, vai entender o porque.

Vejam o que eu levo dentro do baú principal:

428075

428078

Conteúdo da carga acima:

2 sacolas, com 1 par cada, de pranchas de desatolagem SmithBilt;
1 painel fotovoltáico solar 120w monocristalino em forma de maleta dobrável;
1 geladeira/freezer 41 litros Indel B (importado via empresa Elber);
2 cadeiras Quechua com braços de apoio;
1 banqueta Quechua sem encosto;
3 banquetas verdes com encosto;
3 sacos de dormir Quechua tamanho G 0 a 5 graus;
1 pia de inox Tramontina com tábua (em estudo ficar fixa ao lado do baí gourmet);
1 armário organizador de roupas marca CW (mesmo fabricante da barraca);
1 chuveiro elétrico 12 Vdc com reservatório de água de 15 litros (comprado na CW);
1 chuveiro Quechua com bomba manual, reservatório de água de 8 litros;
1 Water Hydroller, caixa de água potável com rodinhas, capacidade de 35 litros;
1 Luggable Loo (loo é o apelido gringo p wc), serve tb como reservatório de "gray water", de água servida;
1 mesinha dobrável Quechua p TV no quarto da barraca;
1 TV led 16" Philco;
1 cambão AVM;
1 "Mater Box" com 22 chaves de fendas diversas (não coube no baú de ferrametas);
1 caixa de primeiros socorros;
1 lanterna led grande;
1 mesa de montar para a área gourmet, marca Eureka modelo Cat Skill Table;
1 mesa montada para a sala de rádio, marca/modelo Sherpa-Organizer;
1 antena para tv , VHF, UHF e recepção digital;
2 mastros para antena de tv, 1,5 metros de altura cada;
1 bolsa Troller com kit resgate (não coube no baú de ferrametas).

Nilton J
26/08/2013, 11:42
Em modo "acampamento", o armário-organizador de roupas da CW que vai dobrado dentro do baú principal da carreta, passa então para o porta-malas do Troller, muito útil, espaçoso, prático e de fácil acesso para organizar as vestimentas e roupas em geral; a caixa acústica também no porta-malas da viatura, ao lado do armário de roupas, garante o "som" do acampamento:

428084

428085

428086

quintaes
26/08/2013, 15:01
Baú vazio x Baú cheio:

428068428072

428073428074

Nilton, sei que voçe já deve ter pensado...,mas a geladeira funciona melhor com ar circulando pela entrada de ar, com ela toda enclausurada dentro do reboque em transito o compressor não terá trégua. Uma ideia seria fazer um espaço só para a geladeira com telas de ventilação virada para baixo para não entrar agua, somente ar.
Abraços,
Marcos Quintaes.

Amostardeiro
26/08/2013, 16:24
Nilton J

Parabéns ficou EXCELENTE :palmas: :palmas:, quero fazer um, mas meu projeto é mais modesto.

Abs

Nilton J
26/08/2013, 16:27
Nilton, sei que voçe já deve ter pensado...,mas a geladeira funciona melhor com ar circulando pela entrada de ar, com ela toda enclausurada dentro do reboque em transito o compressor não terá trégua. Uma ideia seria fazer um espaço só para a geladeira com telas de ventilação virada para baixo para não entrar agua, somente ar.
Abraços,
Marcos Quintaes.

Marcos, boa tarde!

Olhando a geladeira de frente, no sentido da porta do baú para dentro, repare q há um vão de cerca de 8 cm entre ela e a parede lateral da carreta. Neste vão, próximo à grade de ventilação do equipamento, farei algum tipo de entrada forçada de ar, vindo por baixo da lataria do baú lateral gourmet, logo à frente do para-lama. E a traseira dela tem tb um vão similar separando do resto da carga, via um espaçador removível.

O compressor dela é o famoso "Danfoss" e a mesma tem um circuito eletrônico inteligente, q faz ligar / desligar o equipamento, em caso de super-aquecimento e se tb drenar mais corrente da bateria.

No link abaixo, uma breve apresentação do produto, via site do Mr. Paul May of Equipt Expedition Outfitters, que foi quem me vendeu o acoplador de engate off-road do fabricante do reboque Horizon da empresa Adventure Trailers:

Indel B | Equipt Expedition Outfitters (http://www.equipt1.com/companies/indel-b/)

Saúde!

Nilton J
26/08/2013, 16:35
Nilton J

Parabéns ficou EXCELENTE :palmas: :palmas:, quero fazer um, mas meu projeto é mais modesto.

Abs

Amostardeiro, boa tarde!

Vc não sabe o qto é importante e significativo p mim, um iniciante no mundo of-road, receber um elogio assim de alguém como vc, que é um usuário deste fórum a quase 10 anos com grande vivência e experiência no off-road além de mais de um milhar de posts em participação.

Muito obrigado mesmo pela sua mensagem.

Ainda estamos na fase das "preliminares", ainda virão muito mais fotos e a GO ainda tem muito a desvendar.

Saúde!

Nilton J
26/08/2013, 20:28
segue abaixo vídeo da geladeira/freezer Indel B instalada em meu reboque GO, apresentado pelo americano Paul May, um excelente produto, gela de verdade qq bebida, faz gelo, mantem a comida por dias: Indel B Travel Box Portable Fridge - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ubn0sHW4jOk)

Nilton J
26/08/2013, 21:59
Além da geladeira, outro importante item a considerar como carga é uma mesa. Notem q a grande maioria, senão todos os usuários de trailers e campers, ao estacionar seus pesados veículos, já vão logo armando uma mesinha no "outdoor" para lá colocarem seu fogãozinho e outros apetrechos culinários; querem fugir do ambiente claustrofóbico e do confinamento do interior de suas motor-casas; muitos nem fazem comida dentro destes veículos para não irem dormir cheirando alho, cebola, bife ou peixe frito...em meu caso, comprei duas mesas, uma para a área gourmet e outra para a varanda do rádio. Abaixo tem um vídeo da mesa da área gourmet, importei por 99 GWs , coisa robusta,, compacta, fácil e rápida de montar; não há absolutamente nada igual a venda em nossas lojas nacionais de material de camping e afins. Comporta 4 pessoas com muito espaço ou até 6 meio apertadinho. Eureka! Catskill Table - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BQv3Zfg4g_4)

Nilton J
26/08/2013, 22:15
Já a minha segunda mesa, a exemplo da de cima, ambas entre as mais vendidas no mercado americano p uso no "outdoors", chama-se Sherpa-Organizer-Table da empresa Camp Chef, líder em equipamentos culinários p outdoor. Importei por 120 GWs FOB, vem completa, toda a estrutura em alumínio como a Eureka acima, contando com bolsas internas e pés retráteis. Um vez montada, nunca mais precisa perder tempo algum em montá-la novamente; em vez de usá-la p cozinha, o q não preciso pois o baú gourmet da GO tem tudo lá p me atender neste quesito, esta Sherpa é empregada em minha varanda de rádio, e dentro das bolsas dela coloco todos os meus "eletrônicos", rádios, acopladores, fontes 12 Vdc, antenas de fio, manuais, pilhas p lanternas, equipamentos fotográficos, ferramentas leves / finas, medidores, calibradores, etc...tudo protegido inclusive contra as vibrações provenientes do baú da carreta, pois as bolsas internas desta mesa atuam como almofadas amortecedoras. Shot Show Camp Chef Sherpa Table.mp4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PLmrtxCPop4)

Nilton J
26/08/2013, 22:28
Abaixo mais um vídeo de minha "Sherpa & Organizer Table"; e após, nos próximos posts durante o transcorrer da semana irei continuar a publicar mais fotos avulsas da carreta GO (sem o veículo) bem como fotos dos detalhes construtivos da mesma, para quem ter interesse em "pescar" os macetes mecânicos: Camp Chef Sherpa Camp Table and Organizer - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KBo2HxsCw6E)

Nilton J
26/08/2013, 22:36
Em tempo, todo veículo ou conjunto expedicionário q se preze, é um "must" ter um bom par de pranchas de desatolagem; em meu caso, no baú da GO vão logo 2 pares de Smithbilt Ramps (4 pranchas); veja a qualidade do material q importei por 180 GWs cada par, q são transportados por uma prática bolsa: Smittybilt All Element Ramps from Pro Comp/G@/Smittybilt/Rubicon Express ID12155 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vZ5lNOZyhaw)

Nilton J
27/08/2013, 10:07
Na estrada, esta versátil e completa carreta "vôa" no asfalto, mas sempre grudada no chão !

428274

428275

428277

428278

Nilton J
27/08/2013, 10:26
Na trilha, este leve e compacto reboque, como quiabo liso na manteiga, "vence" o facão !

428279

428280

428281

428283

Nilton J
27/08/2013, 10:53
Conjunto engate/acoplador/corrente de segurança /plug elétrico tipo "caminhão:

428284

428286

428285

428290

Nilton J
27/08/2013, 11:02
O acoplador de engate é fabricado pela consagrada empresa Adventure Trailers, o qual importei via paypal por cerca de 300 GWs fob da empresa revendedora www.equipt1.com (http://www.equipt1.com) ; é o modelo multi-axis coupler p uso no off-road, capacidade de reboque de 6.000 libras, ou 2.700 kilos, que dá 6 vezes o peso total da Global One. Não poupei esforços nisto, engate padrão tipo "bola" é para segurar rack de bicicleta...e não para rebocar uma carreta off-road !

link do fabricante : Multi-Axis Couplers by Adventure Trailers (http://www.adventuretrailers.com/coupler.html)

vídeo da peça em operação:


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t3UGRV0dZ0c

Nilton J
27/08/2013, 13:05
Todo o assoalho do baú principal, os para-lamas e as bases de apoio do botijão P5, dos galões de 5 litros e da caixa elétrica são em alumínio xadrêz, podendo levar pancada a vontade de pedras, não tem tinta para descascar e nem material ferroso para enferrujar. O emprego do alumínio nestas "partes baixas" do reboque, que são os locais mais propícios em receber as "pedradas", torna toda esta área livre de manutenção e ainda colabora na redução do peso total do conjunto.

A vista inferior mostra o assoalho de alumínio e o robusto chassis, do tipo "não torce, não dobra e não quebra":

428326


Já a vista superior mostra o tapete de borracha em toda a extensão do piso de alumínio, evitando contatos e barulhos entre a carga e o alumínio crú.
Usei um tapete de primeira qualidade, bem consistente e grosso, amortece os "saltos internos" das cargas soltas dentro do baú como se fôsse quase uma espuma:

428327

Aqui o detalhe de um dos para-lamas e da base para os galões de 5 litros, ambos para-lamas direito e esquerdo também em alumínio xadrêz:

428328

Nilton J
27/08/2013, 13:50
Ainda sobre o assunto "assoalho em alumínio", cheguei a pensar em fazer toda a carenagem da carreta em alumínio xadrêz, ficaria coisa de 20% mais cara que em chapa galvanizada + pintura eletrostática, jamais tendo problema de ferrugem e re-pinturas nos baús principal e laterais.

Porém, em nome de manter o interior do baú o menos quente possível, dando um grande "refresco" para o compressor Danfoss da geladeira/freezer Indel B italiana, decidi fazer em chapa e com a pintura branca, situação mais favorável para manter a carga dentro do baú o mais "fresquinho" quanto possível. Se fôsse em alumínio, a coisa lá dentro ficaria insuportável.

Assim, em nome da "frescura", o equilíbrio térmico mais favorável venceu e a geladeira agradeceu !

Isto resulta também em maior vida útil do compressor e menor dreno de corrente das baterias.

Abaixo um gráfico comparativo da curva de teste de isolamento térmico em geladeiras automotivas, o qual demonsta que quanto mais propício o fator de isolamento térmico, mais rápido a geladeira gela e o freezer congela, mantendo a temperatura baixa e o compressor sem sofrer tanto.

428345

Nilton J
27/08/2013, 14:16
Aproveitando o assunto "geladeira", bem como relembrando meu post de número 262 à página 22 deste tópico, sobre o histórico fracassado em trazer uma peça da Austrália que serviria como método de fixação da geladeira dentro do baú, abaixo ilustro como foi equacionado isto, com peças 100% nacionais, projetado pelo próprio fabricante da carreta:

428349

428350

428351

jeisonk
27/08/2013, 15:01
Espetáculo Nilton, sem palavras :palmas::palmas:

Abraços

Nilton J
28/08/2013, 10:03
Aproveitando que a tampa superior do baú principal está aberta no meu post imediatamente acima, vamos falar um pouco dela:

Considerando que já existe a tampa traseira do baú, com uma bôca generosa em tamanho, a rigor, não seria necessário esta tampa superior que é do tipo basculante. A mesma encarece o produto mas em contrapartida favorece a comodidade e facilidade no arranjo e retirada da carga.
428469

Além de função de "tampa", a mesma é a responsável em sustentar em cima dela todo o peso da portentosa barraca CW Fronteira tamanho família, cujo peço especificado pelo fabricante é de 55 kilos, mas parece ser bem maior quando o "músculo" do braço e ante-braço é chamado para abrir a tampa. A força inercial a ser empregada para realizar a impulsão vertical necessária para iniciar o levantamento da tampa é grande, uma pessoa "fraca de braço" não conseguirá levantar e deverá chamar auxílio de uma segunda. Ao conseguir vencer esta inércia, os dois braços amortecedores aí entram em ação e em muito ajudam no movimento da abertura, cada braço dimensionado para 30 kilos:

428470

428471

Ambos os braços amortecedores sustentam 60 kilos de peso, conta justa considerando o peso da barraca e da própria tampa; assim, visando auxiliar os mesmos e até em nome da segurança evitando o desabamento da tampa que poderia causar um grave acidente,foi implementado um dispositivo de reforço em cada braço amortecedor, atuando como suporte de fixação entre a parte de cima da tampa e a base do próprio amortecedor. Com isso, podemos deixar indefinidamente a tampa aberta, não causando esforço estrutural excessivo nos amortecedores:

428472

428473

Nilton J
28/08/2013, 10:26
Finalizando o assunto "tampa superior", entre ela e a barraca vem o rack, o qual foi feito via três travessas (uma a mais que a especificação mínima do fabricante), ajudando na distribuição uniforme do peso da barraca em toda a superfície da tampa.

Estas travessas estão apoiadas em barras metálicas estruturais colocadas ao longo do comprimento da tampa, visando não deixar a mesma empenar. Parece coisa simples, mas isto foi o maior desafio encontrado na produção do reboque, uma vez que a tampa é feita de chapa metálica fina e tem que aguentar todo o peso da barraca quando o conjunto está rodando e tem tb que aguentar mais o peso de três pessoas adultas dormindo dentro quando em modo parado ou em acampamento.

Foram feitos testes com 350 kilos de peso em cima desta tampa contando com as travessas do rack e as barras metálicas estruturais. Isto representa quase todo o peso do reboque com os reservatórios de água vazios. Apenas a título comparativo com o rack de teto que paguei como opcional para equipar meu Honda CRV 2013, no uso deste especifica-se peso máximo de 75 kilos.

428491

Nilton J
28/08/2013, 10:57
Saindo da parte de cima do reboque e voltando para a parte de baixo, tudo sendo falado e mostrado tem que estar bem sustentado, bem apoiado e bem "ancorado" no solo.

Visando garantir então que o baúzão fique muito bem ancorado, principalmente se o mesmo for desconectado da viatura, foram implementados 4 pézinhos estabilizadores, uma para cada dos quatro cantos inferiores do baú retangular.

Conforme o projetista mecânico me disse, bastariam dois pés, mas pedi logo os 4...queria deixar a coisa "bruta" em todos os sentidos!

Estes pézinhos em modo "descanso" ficam em paralelo à parte inferior do assoalho de alumínio da carreta e todos eles contam com borracha na face que é voltada ao assoalho, para que nos trancos e pancadas da carreta com o solo, estas faces batam no alumínio por meio da borracha, evitando batidas entre ambas as superfícies metal/alumínio e evitando também barulhos mecânicos.

Os mesmos tem dois grampos com mola, os quais são liberados via um simples puxar de 1 pino. O motivo de colocar dois grampos é para dar uma dupla segurança no off-road, evitando que os pézinhos possam desabar nas trilhas mais pesadas.

Seguem as fotos para ilustrar o acima:

428494

428495

428496

428497

Lembrando que como qualquer tipo de trailer, seja carreta, reboque, camper ou motor-home, sempre deve se buscar estacionar em um local plano. Os pézinhos tem em suas bases roscas de nivelamento, para buscar um perfeito "ajuste fino" no alinhamento e paralelismo do conjunto em relação ao solo:

428498

danilobelmonte
28/08/2013, 12:34
ANIMAL.... Parabens!

Nilton J
28/08/2013, 14:27
Espetáculo Nilton, sem palavras :palmas::palmas:

Abraços

jeisonK,

Obrigado mais uma vez pelos elogios! E as fotos vão continuar a serem postadas!

Saúde!

Nilton J
28/08/2013, 14:31
ANIMAL.... Parabens!


Danilo,

Agradeço também a você os elogios; a sequência de fotos ainda está na fase de "preview".

Aguarde a coisa em modo "acampamento".

E aguarde também meus "animais" !!!

Abaixo uma pequena amostra:

428526

Renato Fraga
28/08/2013, 15:07
Olá Nilton, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente projeto e trabalho executado na Global One.

Acompanhei o tópico todo desde que você anunciou o seu projeto.

Integro um grupo de 8 amigos que temos a intensão de construir algo do tipo, e o seu projeto casou perfeitamente com a nossa idéia.

Diante disso, gostaria de saber se você tem e pode disponibilizar alguns detalhes técnicos, um projeto, ou algo do tipo que possamos colocar na mão de um serralheiro para que ele possa fazer os nossos exemplares. Medidas dos tubos, dimenções etc etc etc, imaginando que você deve ter isso anotado, visto pelo capricho, esmero e sistemática que demonstrou.

Se não for pedir demais, eu agradeço.

Abraços e aguardo seu retorno

Nilton J
28/08/2013, 20:08
Olá Nilton, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente projeto e trabalho executado na Global One.

Acompanhei o tópico todo desde que você anunciou o seu projeto.

Integro um grupo de 8 amigos que temos a intensão de construir algo do tipo, e o seu projeto casou perfeitamente com a nossa idéia.

Diante disso, gostaria de saber se você tem e pode disponibilizar alguns detalhes técnicos, um projeto, ou algo do tipo que possamos colocar na mão de um serralheiro para que ele possa fazer os nossos exemplares. Medidas dos tubos, dimenções etc etc etc, imaginando que você deve ter isso anotado, visto pelo capricho, esmero e sistemática que demonstrou.

Se não for pedir demais, eu agradeço.

Abraços e aguardo seu retorno Renato, boa noite! muito bom saber sobre o interesse de vcs em tb realizar algo similar. É justamente para isso que estou aqui postando toda esta narrativa. À pg 27 deste tópico, vide post 214 com as medidas principais da carreta e post 219 mostrando uma foto do chassis/coluna/cambão, tudo com o mesmo tubo padrão de 3,5 x 3,5 cm de medida externa. Considero que estas informações mais todas estas fotos sendo apresentadas é o suficiente para qq profissional mecânico da área fabricar algo igual ou similar. O projeto mecânico detalhado está em um arquivo eletrônico via aplicativo CAD da empresa que fabricou a carreta, nem tenho esta ferramenta para abrir o arquivo, além do projeto em si não ser de minha propriedade, pois eu negociei e paguei esta empresa pela fabricação do produto final, arredondando, cerca de 6 mil reais. O projeto todo feito pela Paes Engates, que foi baseado em meus inputs de projeto / pitacos na personalização do produto, sequer me foi cobrado, para não inviabilizar financeiramente para meu lado esta empreitada. Fique a vontade em caso de mais perguntas as quais eu espero poder esclarecer. Saúde !

dudu83
28/08/2013, 20:54
ta de parabens nao deve nada as Australianas coisa fina mesma :curtir:, a minha ainda nao tive tempo de começar, to em duvida se faço a esturtura de aluminio ou metalon, oq vc acha?

Nilton J
28/08/2013, 21:31
ta de parabens nao deve nada as Australianas coisa fina mesma :curtir:, a minha ainda nao tive tempo de começar, to em duvida se faço a esturtura de aluminio ou metalon, oq vc acha?
Estrutura sem dúvida em metalon, como fiz, 3,5 x 3,5 cm de tubo no chassis/colunas/cambão, pode cair um meteoro em cima que não quebra; já a carenagem (baú) em alumínio se não for por geladeira dentro, ou em chapa metálica galvanizada com pintura branca eletrostática se for ter a geladeira dentro do baú, visando obter o menor índice de aquecimento no interior do mesmo.

Nilton J
30/08/2013, 11:27
A Globa One tem certos "mimos" da tecnologia do século 20 e 21, tais como geladeira elétrica que liga direto nos 12 Vdc e ainda faz gelo; tem antena e televisão LED para recepção digital e demais canais abertos; tem um ultra-moderno painel solar que gera eletricidade direto da luz solar que bate em suas placas fotovoltáicas; tem até uma linda e colorida barraca do tipo ¨60 seconds".

Se um Nendertal saísse de sua caverna e, num clarão na floresta, avista-se a Global One toda aberta em modo acampamento, iria achar que a carretinha é um Hotel 5 Estrelas!

Porém, é de lá dos confins da idade antiga, após a idade pré-histórica, é que vem a principal parte da carreta: a suspensão de feixe de molas (em inglês "leaf springs").

Nos mais remotos tempos anciões da Roma Antiga (provavelmente oriundo do conhecimento das guerras travadas entre gregos e persas), os romanos não só conheciam mas também dominavam a arte da elasticidade em bastões de madeira, conforme ilustração abaixo:

428769


E usaram este conhecimento para projetarem um veículo de duas rodas provido de suspensão de bastões elásticos de madeira, veículo este denominado PILENTUM, cujo objetivo principal era transportar de maneira mais confortável as mulheres abastadas da época, que eram as esposas, amantes e namoradas dos poderosos e riquíssimos romanos pertencentes à classe mais abastada do império; evidente que estes veículos eram adornados com enfeites femininos, almofadinhas nos bancos, e etc...tudo para garantir um maior nível de conforto para os bum-buns das madames romanas bem como demonstração de status. Comparado à nossos tempos atuais, seriam as madames embonecadas dirigindo suas SUVs em direção ao shopping mais próximo...Os homens ricos da época, mas "machos", evitavam andar nestes veículos para não serem chamados de "effemino" (maricas em Latim), mas não demorou muito para os espertos "religiosos" de plantão também trafegarem nas ruas romanas com seus PILENTUMs personalizados...afinal, "bunda" de representante de Deus na Terra deveria também ter seus privilégios...

Para ilustrar o acima, videm abaixo a figura gravada de um PILENTUM na medalha da imperatriz romana Faustina:

428768


Já as primeiras carruagens da era moderna que se tem notícia empregando feixes de mola metálicas foram as fabricadas pelos franceses no início do século 18:

428770


E os modelos mais modernos de feixes de mola, atualmente empregados nas suspensões traseiras de veículos, reboques e carretas vem do projeto melhorado e inventado em Londres no ano de 1804 pelo inglês Obadiah Elliot, o qual Henry Ford espertamente implementou em seu modelo FORD T:


http://www.motorera.com/history/leaf.jpg



fontes da narrativa acima, os quais são links bem interessantes sobre este assunto:

History of Springs (http://www.planetspring.com/pages/history-of-springs.php)

Vehicles - Ancient Roman Travel - Images and Illustrations (Bible History Online) (http://www.bible-history.com/sublinks.php?cat=203&subcatid=1320&subcatname=Vehicles)

Nilton J
30/08/2013, 11:39
Em meus posts números 204 e 205 respectivamente às páginas 17 e 18 deste tópico, escrevi sobre a decisão em optar pela suspensão de feixe de molas.

Nesta descisão, me fiz as seguintes perguntas:

1. a coisa funciona?
Sim! então não mexa nela!!

2. O que o fabricante da carreta recomenda?
Feixe de molas!

3. Por quais motivos?
Robustez, durabilidade, fácil manutenção!

4. Quem usa feixe de molas no exterior num produto similar?
Nada mais nada menos que o poderoso e famoso fabricante de reboques off-road CONQUEROR, em alguns de seus modelos, tais como o reboque Conqueror 435, ganhador do prêmio internacional Off-Road Trailer of the Year 2013 (vide meu post 256 à página 22 deste tópico com um vídeo sobre isto).

Desta maneira, a Global One tem como suspensão o bom e velho sistema de feixe de molas, que nasceu para "dar um refresco" aos bum-buns macios e perfumados das dondocas romanas, contando ainda com braços amortecedores.

Esta suspensão foi calibrada para peso máximo de 700 kilos, similar ao peso das caçambas das picapes nacionais de pequeno porte (Strada/Saveiro/Montana/Hogar...e quem sabe de uma nova Courier a qual tive duas e disparadamente e indiscutivelmente é a melhor de todas elas para carregar peso e "pegar no pesado").

A Global One, como disse anteriormente em outro post, me surpreendeu positivamente, pois com seus 450 kilos brutos, dá um ou outro pulinho do tipo "elefantinho", bem diferente de cabrito saltitando no pasto.

Fotos da suspensão:

428771

428773

jaime_sandim
30/08/2013, 15:09
Nilton,

to cada dia mais apaixonado pelo projeto da carretinha, mas eu quero uma nesse padrão porem bem mais simples.
para baratear o valor e alem do mais vou usar basicamente pra viajem (levar bagagem) e nas trilhas (carregar os pneus recapados).
voce montou uma casa ambulante :palmas::palmas::palmas:

sera que a empresa que produziu pra voce ,faria alguma coisa no mesmo padrão de material e medidas e tal
porem sem todo esse requinte?

só lembrando que falta 2 dias para o tão esperado vídeo :mrgreen:

[]´s ansioso

Nilton J
30/08/2013, 15:55
Nilton,

to cada dia mais apaixonado pelo projeto da carretinha, mas eu quero uma nesse padrão porem bem mais simples.
para baratear o valor e alem do mais vou usar basicamente pra viajem (levar bagagem) e nas trilhas (carregar os pneus recapados).
voce montou uma casa ambulante :palmas::palmas::palmas:

sera que a empresa que produziu pra voce ,faria alguma coisa no mesmo padrão de material e medidas e tal
porem sem todo esse requinte?

só lembrando que falta 2 dias para o tão esperado vídeo :mrgreen:

[]´s ansioso


Jaime,

Agradeço tb seus elogios, lembrando que, se eu não atrasar na confecção do vídeo, faltam ainda 13 dias para o lançamento do vídeo da Global One, marcado para 12 de setembro de 2013, quando este tópico completar 4 anos.

O fabricante da carreta está apto a fabricar o "kit básico", composto da carreta, cambão, assoalho, para-lamas e carenagens (baú principal, baús laterais, tampa com rack, caixa frontal), pézinhos de fixação, trilho da geladeira, sistema de suspensão, chicotes elétricos com sinalizações exigidas por Lei, rodas e pneus que podem ser fornecidos pelo cliente, a exemplo do que fiz.

Sobre o acoplador de engate off-road, acredito que o fabricante irá projetar e montar algo similar ao que importei, conforme dito por eles, que gostaram muito desta peça.

Assim, esta carreta seria fornecida pronta e "pelada", para receber os acessórios a serem equipados pelo cliente, a gosto deste. O contato lá são: Weber - Projetista / Thais - Comercial.

Saúde!

Nilton J
30/08/2013, 16:10
Sinalizações e iluminação com LED, via chicote elétrico ligado ao veículo com plug-caminhão:


Na placa:

428785


Nos piscas, lanternas e freios:

428786


Plug elétrico tipo "caminhão":

428787

Nilton J
30/08/2013, 18:58
Seguem abaixo dois "mimos" que dão um forte pedigree para a Global One não fazer feio em nenhum show/feira ou evento do tipo "Overland", seja na América do Norte, África ou Austrália / Nova Zelândia:


Tire Cap ARB & Adesivo Troller na roda original TRoller:

link ARB : ARB Tire Valve Stem Caps (Red) (http://store.arbusa.com/ARB-Tire-Valve-Stem-Caps-Red-P21333C17.aspx)

428809

428812

428816

428817

428819

Nilton J
30/08/2013, 19:07
Receptáculo universal de engate na traseira da Global One, indispensável para a instalação de:


Engate-bola ou engate-resgate:

428823


No caso do engate-bola, para levar um útil porta-bicicletas para até 3 mountain-bikes:

428824

Nilton J
30/08/2013, 19:29
Suporte de antena, uma idéia simples e funcional, para se montar em segundos uma antena de televisão para recepcão digital, além dos canais abertos em VHF / UHF.

Usei uma antena do tipo amplificada, que consegue captar sinais até 100 km. Vem com cabos de alimentação / RF coaxial com comprimento de 5 metros.

Pode ser utilizado um ou dois canos de 1,5 metros de comprimento como mastro da antena, sendo que um já basta para erguê-la acima do teto da barraca, quando esta estiver montada. O segundo pode ser usado para aumentar a qualidade de captção em caso de sinais mais fracos.

Posso até no topo do mastro instalar uma antena de radioamador vertical ou direcional.


Suporte da antena fixado na traseira do baú lateral gourmet:

428827


Antena montada no mastro:

428825


Antena com um mastro, já presa ao suporte, altura dela já está em 3 metros, considerando 1,5 metro do mastro e 1,5 metro da altura do suporte em relação ao solo; e na foto seguinte, com os 2 mastros, totalizando 4,5 metros de altura em relação ao solo:

428826

428832

Murillus
01/09/2013, 10:16
428819

qual a medida dos teus pneumaticos ???

Estou a usar 31" montados em aros 15x8 originais do troller 2.8 (antigo - 2005) porem me disseram que seria melhor usar um perfil menor pois melhoraria o consumo de combustivel... Que acha disso ??? Procede ???

Nilton J
02/09/2013, 14:08
qual a medida dos teus pneumaticos ???

Estou a usar 31" montados em aros 15x8 originais do troller 2.8 (antigo - 2005) porem me disseram que seria melhor usar um perfil menor pois melhoraria o consumo de combustivel... Que acha disso ??? Procede ???

Meu conjunto usa tudo original do Troller 2011:



RodasAlumínio 15" x 7"
Pneus255/75 R15 AT/S


Penso que manter a originalidade e similaridade para os pneus da carreta e veículo é a melhor solução em busca de economia e padronização do conjunto, uma vez que carrego apenas o estepe do veículo.

Murillus
02/09/2013, 17:16
Meu conjunto usa tudo original do Troller 2011:



RodasAlumínio 15" x 7"
Pneus255/75 R15 AT/S


Penso que manter a originalidade e similaridade para os pneus da carreta e veículo é a melhor solução em busca de economia e padronização do conjunto, uma vez que carrego apenas o estepe do veículo.

Pois entao, estava a pensar parecido a ti... iria trocar o meu jogo de 33" montados em 15x10 por 31" montados em 15x8 ou 15x7 (semelhantes aos que estão na carretinha) para facilitar nas viagens porem estou pensando em levar 02 estepes...

Estas a usar a 3ª roda da carreta (para estacionar é um acessório bem legal) ou usa algum outro suporte ???

Nilton J
03/09/2013, 16:53
Murillus, sobre sua pergunta acima:

Estas a usar a 3ª roda da carreta (para estacionar é um acessório bem legal) ou usa algum outro suporte ???


Chama-se "roda bôba" ou "roda livre giratória", e é fundamental a mesma junto com sua alavanca atuar como um mecanismo de regulagem de altura do cambão, para facilitar o nivelamento do engate off-road ao receptáculo do veículo, nas operações de engate e desengate do reboque.

A outra função desta roda é conforme vc mencionou, para ajudar no estacionamento manual do reboque sem o veículo, em terreno plano uma pessoa dá conta; se for em aclive ou declive, ao menos duas pessoas para segurar o baúzão que não é levinho e exige um pouco de músculo na operação.

A partir de amanhã, ao retornar à Campinas, continuo a postagem das fotos, que estão no servidor de minha empresa...estou tomando chuva no Guarujá...

Nilton J
04/09/2013, 11:54
Ilustrando meu post acima, seguem duas fotos sobre a roda giratória:

Notem que além da alavanca para levantar e abaixar a roda, tem também uma manivela para regulagem fina da altura de todo este conjunto.

429338


429339

Nilton J
04/09/2013, 17:28
Apesar de já ter postado estas fotos anteriormente logo na parte introdutória deste reboque off-road, à algumas páginas atrás, nunca é demais repeti-las, pois extintor de incêndio é quesito fundamental e obrigatório de segurança.

Instalei dois extintores, cada um em cada traseira dos para-lamas:

429364

429365

Nilton J
04/09/2013, 17:36
Não poderia faltar o adequado alojamento externo para dois galões de 5 litros, evitanto carregar combustível dentro do baú da carreta.

Comprei dois verdes metálicos (e um bico para ambos) da Power Offroad, excelente artigo de primeira qualidade.

Os mesmos são presos por meio de cinta com presilha que passam pelas duas orelhas metálicas que ficam na estrutura da própria carreta:

429367

429368

Nilton J
04/09/2013, 18:02
Também foi previsto alojamento adequado para 2 galões de 20 litros, os quais podem ser usados para água e / ou combustível.

Estes galões de plásticos foram importados da empresa Front Runner da África do Sul, os quais tem aprovações internacionais para serem empregados como transportadores de água, em relação ao polímero utilizado na injeção da matéria prima plástica.

(Tank made from food grade polyethylene and is BPA free. Bisphenol- A ( BPA) is a product that is used to make many different plastics.
BPA acts as an endocrine disruptor, which copies certain hormones and reproduces them negatively. Because it copies certain hormones, is is linked to many kinds of cancers).

Os mesmos estão acondicionados em suportes para galões de 20 litros da Power Offroad, também artigos de primeira qualidade, incluindo até trava de segurança contra roubo.


429377


429378

Nilton J
04/09/2013, 18:14
Vejam o vídeo do galão de água da Front Runner:

Equipt Water Jerry Can - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tFMCkC9DIy8&list=PLBAE5255B482218C8)

Nilton J
05/09/2013, 10:49
Reboque ou carreta na língua inglesa chama-se TRAILER, a exemplo do que também chamamos os grandes trailers turísticos usados em campings.

Todo e qualquer trailer ou até mesmo um Camper utilizado para viagens, acampamentos e expedições deve conter ao menos dois tipos de reservatórios de água, um para água potável e outro para água servida, para facilitar a vida dos viajantes.

Regra geral, os grandes trailers tem caixas de 100 a 300 litros, já os Campers de 60 a 100 litros. Existem aqueles trailers mais sofisticados contendo uma terceira caixa, que é a caixa de detritos, com acionamento pneumático e um completo sistema hidráulico. Tal caixa tem que ser muito bem construída e o sistema todo muito bem vedado para não permitir a fuga de odores para o interior do trailer.

Na minha carreta Global One, empreguei um método simples, prático e "minimalista", mas que atende e funciona plenamente nas "necessidades aquáticas". Um balde para atuar como depósito de água servida e um outro reservatório de 35 litros, para atuar como caixa de água potável. Ambos trouxe dos USA, com custo fob total de 52 GWs. Ambos muitíssimo empregado nos "outdoors gringos".

O balde chama-se "luggable loo", o qual trocando-se sanitos, funciona como um wc pois tem até assento com tampa (loo é apelido de wc dado pelos gringos), aguenta uma pessoa sentada com peso de até 120 kilos. Na foto abaixo recebe a água servida que vem do tubo de saída do sifão da pia.

Já o reservatório de água potável chama-se "water hydroller", tem cabo e rodinhas para facilitar o manuseio e uma larga boca onde passa o pescador (peça amarela na foto) da ducha elétrica 12 Vdc que comprei da Sumatra. O outro lado desta ducha atua como sendo a torneirinha da pia.

Simples e funcional ! Rápido conjunto para montar e desmontar num acampamento !!

E se acabar a água do water hydroller, tenho ainda 40 litros de reserva nos outros dois galões de 20 litros cada, totalizando assim 75 litros, que é uma capacidade considerável para se carregar em uma carretinha.


429486

Nilton J
05/09/2013, 11:03
Minhas prioridades de transporte na carreta foram:

a) em terceiro lugar energia elétrica;

b) em segundo lugar, gás;

c) em primeiro lugar, água!

Assim, além dos 75 litros de água potável descritos no post acima, ainda carrego 23 litros em 2 chuveiros, um com bomba manual da Quechua com capacidade de 8 litros e outro elétrico comprado na fábrica da barraca CW que armazena 15 litros.

Assim, tenho quase 100 litros de água na carreta, 100 kilos de água!

Sem contar ainda com os 41 litros de volume bruto interno que é a capacidade da geladeira elétrica, onde lá cabem muita garrafinha ou copinho de água, latinhas de bebidas diversas, comida congelada, frutas, cubos de gelo, etc...


429487

Nilton J
05/09/2013, 11:16
Minha pia é uma cuba de inox 304 da Tramontina, 340 x 340 mm, veio inclusive com uma útil tábua para preparação de alimentos, além do sifão, válvula e tampa do ralo.

Ficou da altura de uma bancada, servindo como pia de cozinha, bancada para serviços gourmet e até como tanque para lavar roupa. Dá até para dar banho em minha zéquinha Milla, minha beagle 4x4 patas.

A mesma é encaixada num berço que está montado na estrutura da carreta, e pode ser removível. A idéia é deixar fixa e fazer uma capa de proteção marítima para envolver a mesma.

A duchinha elétrica 12 Vdc, a peça amarelinha na foto, comprada da Sumatra, funciona como torneirinha, uma maravilha ter torneira e água corrente em sua própria carreta; é como aquela propaganda de cartão de crédito, certas coisas não tem preço !!!

As duas peças em vermelho são alojamento para esponja e detergente, acessórios também práticos e úteis para o público feminino responsável em lavar os pratos...apesar de sempre sobrar esta tarefa para mim...em ambas minhas casas, a fixa e a móvel...


429488

Nilton J
05/09/2013, 13:13
Saindo do assunto líquido e indo à matéria em estado rarefeito, minha segunda prioridade foi ter gás em abundância na carreta e o botijão P5 de 5 kilos da Ultragaz é um vasilhame que faz o seu papel com maestria.

Dura muito !

E é fácil de achar, trocar ou recarregar.

O mesmo está firmemente preso via dois parafusos por baixo do assoalho de seu alojamento, parafusos estes passando por furos feitos em tubulões estruturais de 3,5 cm e rosqueados em porcas auto travantes.

Ainda comprei uma cinta com presilha de aço para amarrar o mesmo pela parte de cima nas estruturas da carreta, como medida reforçada de segurança, caso algum policial rodoviário venha a tecer algum comentário sobre esta carga, que está acondicionada com até mais segurança de que nestas motinhos 125 cc que transportam botijões P13 de 13 kilos.


429503

Nilton J
05/09/2013, 15:08
A carenagem da GO é de chapa metálica galvanizada com pintura branca do tipo eletrostática a pó.

Minha intenção original era envelopá-la em forma de zebra, conforme ilustrado no veículo abaixo:


http://farm4.static.flickr.com/3197/2676299248_d688b01e05.jpg

Mas também queria personalizar alguns adesivos, o que iria prejudicar o contraste e causar poluição visual, assim abandonei a idéia do envelopamento zebrado.


O plano de adesivagem da GO é constituído de 5 tipos de adesivos distintos:


1. Logotipo da carreta que virou meu avatar deste fórum:

429526


2. Uma ilustração com apelo off-road na tampa da central elétrica:

429527


3. Brasão da LABRE / SP e meus indicativos da ANATEL:

429528


4. Mensagem solidária aos PETs necessitados e abandonados:

429529


5. Mapa dos continentes com pontinhos vermelhos indicando de onde vieram as peças, componentes e acessórios da carreta:

429530

Nilton J
06/09/2013, 11:19
Em um único dia nosso planeta recebe do Sol uma quantidade de energia suficiente para suprir as necessidades energéticas da humanidade durante centenas de anos. Imaginem capturar uma parte desta energia da luz solar e transformá-la em eletricidade. Isto já é possível com as células fotovoltáicas, que produzem energia elétrica a partir da luz solar.

Acredito em disco voador e acredito que estas máquinas se utilizam da energia proveniente dos sóis das galáxias para se locomoverem; um dia chegaremos lá !

Mas por ora, deixando o Universo e os ETs de lado e apenas fincando o pé no chão terráqueo desta nossa pátria sofrida e amada chamada de BRASIL, ficaria satisfeito em ver o governo brasileiro com vontade política para baratear e massificar o uso desta tecnologia para seus contribuintes.

Em comparação com a Europa, que é o continente que atualmente mais emprega o uso de energia solar fotovoltáica e o principal país de lá é a Alemanha, o Brasil e a América Latina são muito privilegiados para este tipo de exploração energética; além da taxa de radiação ser muito maior que a taxa do velho continente, ainda temos um imenso território a ser utilizado.

Abaixo uma figura ilustrando a taxa de radiação solar na América Latina e Brasil.

http://plenosol.files.wordpress.com/2010/09/mapa-brasil-radiacao-solar2.jpg

Nilton J
06/09/2013, 11:24
Um sistema fotovoltáico é composto por uma ou mais placas fotovoltáicas e equipamentos acessórios. Estas placas produzem energia na forma de corrente e tensão contínua e baterias são usadas para armazenar toda esta energia elétrica contínua sendo gerada em tempo real, cujo carregamento das mesmas é feito via um controlador de carga, que é um dispositivo eletrônico que regula a carga na bateria e também otimiza a produção de energia do painel fotovoltáico.

O tempo mínimo garantido de produção de energia de um painel fotovoltáico é de 25 anos, assim o retorno do investimento nesta tecnologia também é garantido.

Os painéis podem ser construídos em silício monocristalino ou policristalino; os do tipo monocristalinos são mais caros, mas são mais eficientes que os policristalinos, gerando mais energia elétrica por centímetro quadrado de área na qual incide o raio solar.

Abaixo um diagrama ilustrando este sistema:

429628

Nilton J
06/09/2013, 11:46
A aplicação do sistema de energia fotovoltáica na Global One teve como propósito básico a geração e armazenamento da própria energia a ser consumida em modo acampamento com o conjunto veículo / carreta parados, geração esta alternativa à corrente elétrica vinda do isolador de bateria conectado ao alternador do veículo quando este está em movimento.

O painel utilizado foi importado da Austrália, o qual é dobrável e vai dentro de uma prática bolsa. O mesmo todo aberto tem capacidade para geração de 120 watts de potência em nível de tensão ao redor dos 12 Vdc, Optei em adquirir o modelo mais caro que é mais eficiente em aproveitar os raios solares, construído com silício monocristalino, o qual veio já completo com cabos para ligação aos polos positivo e negativo da bateria e já também com um controlador eletrônico embutido no mesmo.

É do tipo "plug & play" !

A seguir, fotos do painel aberto e em operação, transformando em tempo real luz solar em energia elétrica:


429631


429633


429634


429635


429636

Nilton J
06/09/2013, 17:31
O conjunto do sistema solar fotovoltáico completa-se com um bom e confiável acumulador de energia.

As duas baterias utilizadas na Global One são do tipo estacionárias de chumbo ácido com eletrólito líquido, as quais conectadas em paralelo, garantem capacidade de armazenamento de até 140 Ah, carga suficiente para tocar as necessidades elétricas da carreta em 12 Vdc e/ou com inversor 300 w 110Vac senóide pura.

As baterias usadas foram da Delco Freedom, as quais podem perder até 80% de sua carga total sem se danificarem e não são tão caras como as da linha Optima (são 4 x mais em conta), podendo durar anos a fio pois garantem 2.500 ciclos de carga à uma taxa de descarga de 10%.

A meu ver, a opção mais racional, pois os tempos de garantia destas duas marcas de baterias são similares.


O segredo para durar uma bateria de chumbo ácido com eletrólito líquido:

Se descarregar pouco vai durar muito; se descarregar muito vai durar pouco!


Por isso a razão de duas em paralelo, descarregam menos e duram mais !!!

Abaixo uma curva típica de descarga para uma corrente de 5 ampéres em um acumulador de 100 Ah:



http://www.proceedings.scielo.br/img/eventos/agrener/n5v1/055f10.gif

Nilton J
06/09/2013, 17:44
A caixa da central elétrica foi colocada à frente do baú principal da carreta visando fundamentalmente:


1. facilidade de acesso em caso de manutenção preventiva ou corretiva;

2. fazer peso no cambão para ajudar a "amarrar" a carreta no chão.


E esta estratégia funcionou !


Considerando o peso das baterias, carregador de bateria, inversor, a própria caixa metálica com tampa desta central elétrica, além dos 2 galões de 20 litros, e contando ainda nas laterais frontais da carreta o botijão P5 e os galões de 5 litros, tudo isso dá uns 100 kilos que ajuda a manter a carreta no chão.


Na foto abaixo, com a tampa fechada, notem duas tomadas azul/vermelho na parte de cima da caixa; a tomada azul é para ligar diretamente o cabo do painel solar; já a tomada vermelha é para conectar o carregador de bateria à uma fonte externa 110 / 220 volts alternados.

Tomada azul, que lembra a cor do céu, recebe a energia do sol!

Tomada vermelha, que lembra alta-voltagem, recebe a energia que vem da rede elétrica!

429713

Nilton J
06/09/2013, 18:58
A Central Elétrica da Global One Expedition Trailer é composta de:

2 baterias estacionárias Delco Freedom DF-1000 70 Ah cada;
1 carregador de bateria Powerbras CHFB-12-15;
1 inversor 300 watts de 12 Vdc para 110 Vac senóide pura Sure-Sine 300 adquirido da loja virtual minhacasasolar;
3 chaves elétricas comutadoras marca Arieltek, categoria naval, para ligações e conexões dos acessórios e cargas diversas.

Já as cargas / acessórios empregadas na carreta são:


Cargas contínuas em 12 Vdc:

geladeira;
ducha/chuveiro eletrico;
rádio amador;
acoplador da antena de radio amador.

Cargas alternadas em 110 Vac:


iluminação via fita de leds com fonte ac/dc;
refletor led 10 watts;
tv lcd 16;
carregadores ac/dc diversos para celular/PC/tablet;


Modos de carga:

1. "carreta parada" se alimenta do sol !

2. "carreta andando" se alimenta do alternador do veículo !

3. E ainda foi previsto uma terceira fonte de energia, via carregador de bateria , também em modo "carreta parada", a qual pode se plugar a qualquer tomada de energia alternada, num camping, num posto de gasolina, ou até mesmo em casa antes de partir para uma viagem.


Central elétrica:

429717

Nilton J
06/09/2013, 19:11
O conjunto expedicionário off-road, composto da viatura Troller T4 + carreta Global One, é uma completa estação móvel e portátil para a prática de radioamadorismo.

Operando nas faixas de HF, VHF e UHF (sem se esquecer do útil PX), com alcançe mundial devido à propagação das ondas de rádio ao redor do globo terrestre.

Irei dedicar alguns posts a este assunto, que é um de meus preferidos.

Inicialmente, segue uma simples ilustração a título de introdução:


429718

Nilton J
06/09/2013, 19:26
Com meus 14 anos de idade, ingressei numa escola técnica integral, nível colegial, num curso de 4 anos em eletrônica e telecomunicações, contando aí o tempo do estágio técnico obrigatório para se conseguir o diploma e a carteira do CREA de nível médio.

Foi quando montei meu primeiro rádio, ainda valvulado e apelidado de chassis-quente, pois os estudantes viviam levando choques elétricos para valer. A coisa era um monstrengo mais ou menos assim:


http://www.philipstorr.id.au/radio/one/philips_03.jpg



E depois acabei também montando outros modelos chamados de "galena" e os transistorizados; entrei no curso técnico estudando
"válvula", depois "transistor" e saí vendo "circuito integrado"...isto em 4 anos, entre os anos de 1973 a 1977, tempos que TV Colorida era coisa para rico...


Rádio tipo "galena":

http://bp2.blogger.com/_B0uPIaZ8uoU/RxeRXdjQiMI/AAAAAAAAAGU/KLntRJNyczc/s1600/Radio+Galena4.jpg


Rádio transistorizado:

http://img2.mlstatic.com/chassis-de-radio-evadin_MLB-O-4587438569_072013.jpg

Nilton J
06/09/2013, 21:24
Continuando minha narrativa, aos 19 anos, tranquei matrícula na faculdade, no curso superior de Análise de Sistemas, e fui morar ano e meio nos USA, na cidade de Anderson - South Carolina, logo no início de 1979.
Lá comprei por 400 GWs um Plymouth 1965 Sport, parecido e na cor da foto abaixo, um azul calçinha; neste carro instalei um CB Radio de marca Realistic (Citizen Band = Rádio Cidadão ou PX), o qual comprei com uma antena magnética para por na capota metálica, tudo por 200 GWs na loja da Radio Shack.

O rádio analógico de 23 canais + antena custaram exatamente metade do preço do carro. Nestes anos, de 79 a 80 quando lá vivi, era febre o tal do CB Radio, todos tinham, para uso urbano nas casas e carros e também nas estradas; tempos que ninguém sabia o que era celular, nem fórum de internet e muito menos face-book...tempos que apenas imaginávamos tais coisas vendo o desenho animado dos "The Jetsons".

Muito divertido falar nas estradas com a gíria dos caminhoneiros americanos, mais ainda marcar um ou encontro com uma lorinha gringa de olho azul, nada como um sotaque latino nestas horas !

O carro:

http://photos.cokertire.com/data/508/1965-plymouth-fury-01.jpg


O rádio:

http://thumbs2.ebaystatic.com/d/l225/m/m2btCqOyDThg_KGV-nuVghA.jpg

A antena:

http://i.walmartimages.com/i/p/00/02/83/77/31/0002837731080_500X500.jpg

Nilton J
06/09/2013, 21:51
Já com 20 anos e meio, voltando ao Brasil, na alfândega fiz de tudo para não tomarem meu CB Radio e minha Antena...escondi o rádio numa mala só de roupas sujas e a antena de 1,2 metros com sua base magnética envelopei dentro de um tubo de papelão com o poster da Farrah Fawcett de maiô, sonho de todo adolescente americano (e também de latino como eu), aquela loira do seriado original "Charlie's Angels", mulher do Lee Majors, o Homem Biônico de 6 milhões de GWs.

A Farrah deu sorte, consegui passar com tudo pela alfândega, tempos rígidos de uma ditadura militar, tempos do maior engessamento tecnológico sofrido e imposto à nós brasileiros, tempos da SEI, a sombria "Secretaria Especial de Informática"...

Meses depois, CB Radio + Antena instalada na Caravan de meu pai, o esperado aconteceu....roubaram todo meu equipamento...durante 14 meses deixei isto ligado em meu Plymouth que sequer tinha a fechadura da porta funcionando lá na terra do Tio Sam e nada nunca aconteceu...e aqui, na República das Bananas, não durou nem 3 meses...

Voltei à faculdade e terminei o pomposo curso de "Análise de Sistemas em Processamento de Dados", entrei e saí da faculdade sem ver o computador...era um IBM/3, cujos periféricos engoliam cartão perfurado...fui programar mesmo após comprar meu primeiro computador pessoal, um TK 85 Colour, que aceitava razoavelmente uma linguagem BASIC.

E rádio mesmo, cujas frequências de HF em 11 metros ficaram impregnadas em meu sangue, usava como rádio-escuta em ondas curtas o potente e multi-faixas PHILCO TRANSGLOBE de meu pai; fiz e pendurei no quintal e tellhado de casa algumas antenas de fio, o nome correto é "long-wire", para entupir este rádio de sinais captados de outros continentes, em especial as rádios de ondas curtas européias (sw), que no passado eram muitas e lotavam as faixas de HF...e hoje estão desaparecendo devido ao "internet radio"...

http://2.bp.blogspot.com/_Z8K5LKgvY8M/S7963iWSCgI/AAAAAAAAAws/Rdv0mL1Ij5k/s400/LR4OEYCARMORDACAGG2QXKCAIZ6AC7CAQDR8U1CA7BKSYUCA13 50A0CAB5LPTTCAJRRSHLCAPG9E1DCACIO6YNCAOD553YCABD7K 7VCATWEPNYCA7PD9ADCAJF5Y66CA7S0HGXCAJJC6PYCAKO181Q .jpg

Nilton J
06/09/2013, 22:30
Fiz toda esta narrativa nos últimos quatro posts acima para chegar no ano de 2011, quando comprei meu Troller T4 3.0. Instalei nele PX e VHF 2 metros, conforme fotos que postei no post número 282 à página 24 deste tópico. No mesmo ano estudei e tirei meus indicativos PX e PU Classe C da Anatel.
Também me associei à LABRE SP para prestigiar a classe de radioamadores, mas sem participar dos eventos e encontros.

E aí montei toda as minhas estações, a fixa em casa, a móvel no Troller cujas fotos já mostrei na página 24 e a estação portátil que é a própria carreta Global One.

Para encurtar este assunto, apresento uma sequência de fotos da minha estação fixa na sacada de meu quarto e das antenas também fixas:

http://hamstation.com/PU2NBU.jpg


Minhas antenas fixas no quintal de casa ( a janelinha abaixo é onde fica a estação acima):

429728


429729

429730

Nilton J
06/09/2013, 23:14
Finalizando o assunto "radioamador", como já tinha minha estação fixa (a de casa) e a estação móvel (a do Troller), com a construção da Global One seria lógico ter também uma estação portátil.

Seguem assim as fotos de minha estação portátil, composta de:

sherpa-organizer table;
microfone Yaesu;
transceptor Yaesu HF 80 / 6 metros;
antenna tunner (acoplador) LDG;
HT Icom IC-70 VHF/UHF;
Scanner Icom IC-R6 que recebe até 1.300 Mhz (escuto tudo, polícia, bombeiros, etc...);
Tapete ecológico;
Net Book HP para os logs;
2 cadeiras de lona Quechua, com braço e encosto, super confortáveis, duráveis e robustas (fuja das cadeiras de praia, aquelas com plástico de nylon);
Antena Chamaleon HF portátil, com tripé de 3 metros e bobina na base, possibilitando montagem via vareta vertical de quase 5 metros ou fio long wire na horizontal ou em modo "slope" de 10 a 30 metros.


429731

429732

429734

429735

429736

Murillus
07/09/2013, 08:27
Nilton,

Tu estas a querer matar a gente de inveja ???
kkk...
Muito bom o teu projeto... Parabens...

Nilton J
07/09/2013, 23:31
Nilton,

Tu estas a querer matar a gente de inveja ???
kkk...
Muito bom o teu projeto... Parabens...

Murillus, sempre me empolgo um pouco sobre o assunto radioamadorismo; a meu ver, 4x4 + Expedição + Radioamador são temas que estão todos integrados e espero que minha narrativa do reboque off-road Global One com sua estação portátil de rádio empolgue mais leitores e participantes deste fórum a trilhar o mesmo caminho. Saúde !

Murillus
08/09/2013, 08:37
4x4 + Expedição + Radioamador são temas que estão todos integrados


Tb gosto... Pena não ter mais tanto tempo pra me dedicar a isso... Mas a leitura sempre é de bom grado... E quando voce vai inaugurar a reboque off-road Global One numa trilha ??? Posta videos e fotos da aventura para matar a curiosidade da galera...

Nilton J
08/09/2013, 23:47
Tb gosto... Pena não ter mais tanto tempo pra me dedicar a isso... Mas a leitura sempre é de bom grado... E quando voce vai inaugurar a reboque off-road Global One numa trilha ??? Posta videos e fotos da aventura para matar a curiosidade da galera...

Hoje a tarde, dia fantástico e ensolarado em minha região, rodei com o conjunto em duas rodovias e num trecho leve de terra batida. Consegui finalmente com meu filho fazer algumas tomadas e agora é fazer a edição de que gravamos para caber no intervalo reservado de cerca de 60 segundos no vídeo de 5,5 minutos que está planejado ser lançado aqui neste tópico no dia 12 próximo, quando este tópico completar 4 anos. Esta filmagem feita hoje foi mais dedicada ao conjunto rodando no asfalto, a fim de demonstrar a leveza e dirigibilidade do conjunto em velocidades de até 120 km. O Troller não sente que tem rabo atrás, só me lembro que estou rebocando a GO porque vejo-a pelo retrovisor do veículo...Nestes últimos 12 meses, em paralelo ao projeto e produção de minha carreta, vi muitos vídeos de carretas e reboques (off-road / on-road), além de vídeos de trailers, campers, e até mesmo de barracas do tipo stand-alone, para poder me inspirar e tirar algumas ideias; cheguei até a postar aqui neste tópico 3 destes vídeos, do Conqueror UV345, da carreta-trailer-dobrável nacional feita aqui próximo de minha cidade e de um reboque-barraca francês, mas sinceramente, nenhum destes vídeos me agradou muito em sua formatação e nem no fundo musical. Meu vídeo será algo diferente destes 3 mencionados e dos muitos outros que assisti. Espero que meu vídeo, uma apresentação amadora e despretensiosa, feito a partir de minhas ideias e colaboração de meu filho (responsável pelas fotos e filmagem) e de um funcionário meu (responsável pela formatação áudio-visual/diagramação das telas), esteja a altura do produto que idealizei e construí, e que o mesmo venha não só a agradar a maioria das pessoas, mas também surpreende-las positivamente. Saúde!

Nilton J
09/09/2013, 18:49
Pessoal,
Fiquei na divida com vocês... a minha carretinha tipo baú saiu desde fevereiro... houveram algumas modificações no projeto inicial sugerida pelo pessoal da HÉRCULES TREILLER REBOQUES ( Rod BR-116 2655 (http://www.guiamais.com.br/guia-de-ruas/rod+br116-fortaleza-ce) - Messejana - (http://www.guiamais.com.br/guia-de-bairros/messejana-fortaleza-ce)Fortaleza, CE - (http://www.guiamais.com.br/guia/fortaleza-ce)(85 (http://ddd.guiamais.com.br/busca/85)) 32282890 - https://www.facebook.com/pages/Hercules-Trailler-E-Reboques-Ltda/256485581089150 )... não tinha tido tempo de postar as modificações que ocorreram... e olha que foram muitas... meu projeto era bem mais simples que do Nilton, sem ter tido que me preocupar com acessórios (esta será a segunda parte do projeto)... portanto segue as medida e logo logo posto as fotos:

Murillus, queremos ver as fotos de seu baúzão também, se possível com os detalhes das mudanças e upgrades feitos! Estaremos no aguardo. Saúde!

Nilton J
10/09/2013, 09:33
Como anunciei setembro do ano passado, visando facilitar a fabricação do produto para quem tiver interesse, segue a listagem dos fornecedores:


430162

Nilton J
10/09/2013, 09:36
Fornecedores nacionais:


430163

Nilton J
10/09/2013, 09:59
Mais fornecedores nacionais:


430168

Nilton J
10/09/2013, 15:51
Fornecedores dos itens importados:


430222

Nilton J
10/09/2013, 15:54
Mais fornecedores de itens importados:

430223

Nilton J
11/09/2013, 09:36
Encerra-se hoje, com o aniversário de amanhã de quatro anos deste tópico, a fase de "preview" da GO, uma vez que o vídeo dela já está na W3, a ser destravado amanhã no Youtube.

Em seguida à publicação do vídeo programada para amanhã, virá a fase de "review", composta de três capítulos com fotos, a saber:

1. Báu de ferramentas;

2; Baú Gourmet;

3. Barraca.

Irei mostrar detalhadamente o que carrego a título de ferramentas e a título dos utensílios gourmet e comentar o que for possível sobre a barraca, que é uma novidade para mim.

Caso algum colega forista conheça e tenha contato com o Sr. Paulo Sérgio Beltrão, criador deste tópico, peça a ele clicar a partir de amanhã no link do youtube a ser postado, para que ele obtenha a resposta à sua pergunta formulada a exatamente 48 meses atrás.

Saúde e até amanhã!

Nilton J
12/09/2013, 08:19
Brindo hoje os quatro anos deste tópico e dedico este vídeo à nossa segurança nas viagens, acampamentos e expedições!

Nunca desista de seus sonhos !!

Saúde a todos !!!


=youtube;ma5D-JhM498]http://www.youtube.com/watch?v=ma5D-JhM498

jaime_sandim
12/09/2013, 09:32
:palmas::palmas::palmas: Parabéns conforme prometido o vídeo que todos esperavam.

vou assistir agora.
depois vem os comentários e perguntas

abraços.

jeisonk
12/09/2013, 10:50
Já assisti, ficou legal a produção, parabéns :palmas:

Agora é colocar na estrada.

Abraços

Giovani
12/09/2013, 11:21
Profissa!:palmas::palmas::palmas:

Agora é colocar na trilha!:concordo:

Vamos ver ele torcer nuns facões...

Abraço!

Nilton J
12/09/2013, 14:49
Profissa!:palmas::palmas::palmas:

Agora é colocar na trilha!:concordo:

Vamos ver ele torcer nuns facões...

Abraço!


torcer não, mas cortar os facões !!!

Nilton J
12/09/2013, 15:30
confiram o link: Notícias Portal » Global One Expedition Off-Road Tent Trailer (http://portal.macamp.com.br/noticia.php?varId=794)


notícias » notícias portal » global one expedition off-road tent trailer
Global One Expedition Off-Road Tent Trailer

Data de publicação: 12 de setembro de 2013 - 12:22


..
http://portal.macamp.com.br/arquivos/bancoImagens/ico_facebook1.gif (http://www.facebook.com/profile.php?id=100002342616070) http://portal.macamp.com.br/arquivos/bancoImagens/ico_twitter1.gif (http://twitter.com/macampcampismo) http://portal.macamp.com.br/arquivos/bancoImagens/image029_1.jpg (http://www.facebook.com/pages/MaCamp/296434963744390)




Vem aí uma revolução no campismo de aventura. Sem limites de acesso com conforto e tecnologia.

Tudo que o barraquista sempre sonhou. Não é uma marca. Não é um fabricante. É uma realização de um sonho aliado a um ideal.

Curta o video abaixo... Em breve mais informações e detalhes para você aqui no MaCamp.

Paulo Sergio Beltrao de F
12/09/2013, 20:00
Bom hoje fazem 4 anos que postei este topico e vejo quantos colocarão seus sonhos por aqui, alguns realizaram outros a caminho e alguns ainda sonham. Fico feliz com a apresentação final de um projeto concluido abraços ao nilton e a todos que continuam a acompanhar este topico

Nilton J
13/09/2013, 09:34
Bom hoje fazem 4 anos que postei este topico e vejo quantos colocarão seus sonhos por aqui, alguns realizaram outros a caminho e alguns ainda sonham. Fico feliz com a apresentação final de um projeto concluido abraços ao nilton e a todos que continuam a acompanhar este topico

Paulo,

Importante ter marcado presença aqui ontem ! Fechamos juntos o primeiro capítulo deste tópico.

E fechamos com chave de ouro!

Comparando ao mundo futebolístico, você deu um desconcertante driblê e me passou a bola, a qual pus dendro da rede a lá chute de Nelinho no ângulo. Um gol de placa!

Façam uma experiência:

cliquem direto no youtube "Global One Expedition off road trailer", e reparem que enquanto corre o vídeo, notem as "feras" ao lado direito da tela assistindo o vídeo:

Ford550 EarthRoamer
Fuso EarthCruiser
Action Mobil
Mercedes Unimog U500
7400 Ultimate CXT

Que venham novos capítulos e novos projetos; desejo vida longa a este tópico.

Saúde!

Nilton J
13/09/2013, 09:42
Soltarei três (3) blocos de "reviews", do tipo BBB, a saber: Baú de ferramentas, Baú gourmet e Barraca/toldos.

E é já neste primeiro bloco, o baú de ferramentas, que minha "bagaça" vai mostrar-se para que veio, tem uma pura vocação expedicionária!

Não só rivaliza-se com os reboques estrangeiros, mas até mesmo supera muitos deles no quesito "ferramentaria".

Um legítimo e genuíno brinquedo de gente grande !!!

430620

fraenkel
13/09/2013, 23:54
Muito bom o projeto e o vídeo! Pena que as imagens e legendas passem muito rápido.

Parabéns!

Nilton J
14/09/2013, 11:54
Muito bom o projeto e o vídeo! Pena que as imagens e legendas passem muito rápido.

Parabéns!

Agradeço o elogio sobre o vídeo. Ficou meio corrido mesmo, muita informação num curto intervalo de tempo, mas isto instiga o telespectador em assisti-lo novamente! E para pescar qq detalhe, é só dar um pause.

Saúde!

fraenkel
14/09/2013, 15:47
Agradeço o elogio sobre o vídeo. Ficou meio corrido mesmo, muita informação num curto intervalo de tempo, mas isto instiga o telespectador em assisti-lo novamente! E para pescar qq detalhe, é só dar um pause.

Saúde!


Eu fiz isso!! Cada vez admirando mais os detalhes e soluções!!


Abraço!

Nilton J
15/09/2013, 11:51
Dando um intervalo na fase de "review" de minha carreta GO, vou postar uma sequência de fatos concretos visando de certa forma inserir e completar um importante assunto neste tópico que é dedicado à reboques off-road. Narrativas que são mais do que merecedoras de aqui serem citadas e incluídas, não para "ocupar espaço de tópico por falta de assunto ou por falta de que mostrar", mas para brilhantemente e ricamente ilustrar as páginas deste inteligente tópico.

O texto abaixo retirado da net nos mostra que o nascimento do primeiro reboque off-road em nosso planeta ocorreu no estágio cinco da invenção da roda - fase 2, cerca de 6.000 anos atrás, um carro de madeira rebocado pelo homem, que cansado de carregar peso nas costas, um belo dia "caiu a ficha no cérebro" e botou a roda para rodar na vertical, pois numa etapa anterior, na invenção da roda - fase 1, já a fazia rodar na horizontal para fazer potes e vasos de argila.

Assim, este carro de madeira era um reboque e como não tinha estradas on-road, o mesmo era off-road !

Anatomia das grandes invenções
por Jairo Siqueira em 04/02/2007
A invenção da rodaA roda é provavelmente a mais importante invenção mecânica de todos os tempos. Quase todas as máquinas contêm a aplicação do princípio de um componente simétrico girando em torno de um eixo. Das pequenas engrenagens de um relógio, às rodas de automóveis, hélices dos aviões e discos rígidos de computadores, o princípio é o mesmo. A roda mais antiga conhecida foi encontrada na Mesopotâmia e, provavelmente, data de 3.500 AC. Acredita-se que foi feita pelos sumérios, usando-se pranchas de madeira. A figura abaixo ilustra os estágios de desenvolvimento da roda.

430866


Estágio um: colocação de toras de madeira debaixo de objetos pesados, facilitando sua movimentação.Estágio dois: invenção do trenó para facilitar o arrasto de cargas pesadas.Estágio três: combinação do trenó com toras. O trenó corria sobre toras colocadas uma após a outra.Estágio quatro: com o uso repetido, o trenó criava sulcos nas toras. Os povos antigos observaram que os sulcos profundos permitiam que o trenó avançasse uma distância maior antes que uma nova tora fosse necessária.Estágio cinco: As toras foram alteradas para rodas. A madeira entre os sulcos foi retirada para formar um eixo que se apoiava em mancais de madeira presos ao corpo do trenó. O primeiro carro de madeira foi inventado.Estágio seis: uma pequena melhoria foi feita no carro: a separação das rodas e do eixo. O eixo se encaixa no furo no centro da roda e passa através de furos no chassi do trenó.Nos séculos seguintes, várias melhorias foram introduzidas pelos egípcios, indianos, chineses, gregos e romanos.




http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=kK7cZ0VsdM8

sandro_ventania
15/09/2013, 12:13
Nilton, parabéns...o seu video ficou muitoooo legal! Pra quem acompanhou e gosta de aventuras como eu...os olhos enchem de lágrimas com esse video! Essa música então é um tapa no coração!
Que voce seja muito feliz com a sua carreta!

Nilton J
15/09/2013, 13:00
Com o decorrer dos séculos, avançando para dentro da Idade Antiga, toda a patota que populava a Europa, Norte da África, Mesopotâmia e a Ásia, não demoraram para transformar e melhorar o invento em máquinas de guerra.

A ordem geral era expandir os impérios !!! E de certa forma, botar toda a patota para andar e para correr!

Movimentar e expandir o planeta em seus horizontes e limites geográficos !!!


Carro de guerra sumério:

430868


Carro de guerra do império assírio / persa:

430869


Biga romana:

430867


Biga egípcia:

430870


Carruagem de gerra chinesa do "Império do Dragão":

430871


O modelo indiano:

430872



E o modelo grego - esparta - tróia:


430873


E assim foi o mundo rodando, entre flechadas, lanças, espadas e pauladas, com as carretinhas e seus cavalos levando a turma em cima que botavam o pau pra quebrar!

Até que com a queda do Império Romano, devido ao declínio moral de imperadores, forte corrupção no senado, falta de mão de obra escrava para sustentar a já combalida economia romana, que era também a de toda a Europa, veio o invasão dos bárbaros germânicos do século V, e em seguida entra-se na Idade Média, a fase medieval européia, com a derrocada das principais cidades e a criação de um primitivo sistema feudal, entrando assim a humanidade na pior época de toda a sua história, tempos de obscurantismo e de uma milenar escuridão planetária.

Mas os reboques continuaram fazendo parte e movendo a nossa história escrita pelos nossos ancentrais, pois apareceu o vagão medieval, que juntos aos montes, constituiram as primeiras muralhas dos senhores feudais, enquanto os mesmos construíam seus castelos e cidadelas muradas:


Comboio em formação muralha de vagões dos tempos medievais:

http://eugostodejogar.files.wordpress.com/2013/03/hussitas.jpg?w=645


Todas as ilustrações acima foram reboques off-road !!!

Nilton J
15/09/2013, 13:57
Nilton, parabéns...o seu video ficou muitoooo legal! Pra quem acompanhou e gosta de aventuras como eu...os olhos enchem de lágrimas com esse video! Essa música então é um tapa no coração!
Que voce seja muito feliz com a sua carreta!

Sandro, muito obrigado mesmo pela sua mensagem!

Este projeto nasceu em paralelo ao resgate que fiz de dois vira-latas, o Batman (minuto 3:57 e o Robin minuto 4:04 do vídeo fotos atuais).

O Robin, um ano atrás apareceu do nada latindo na porta da minha empresa, latido forte e estridente, mostrando-se estar desesperado.

Ao sairmos na rua para vê-lo, ele correu p o terreno ao lado para nos mostrar seu companheiro Batman, deitado na grama com o rosto todo ensanguentado e em estado terminal e cadavérico, pesando 9 kilos (o peso dele na foto é 20 kilos). Não se movia, estava entregue...

Pensamos de imediato em acionar a "carroçinha" mas ficamos impressionados com os latidos do Robin, que não parava.

Botei o bicho no banco traseiro de meu Picasso e levei para a veterinária de minha cadela beagle, a Milla (minuto 3:52 do vídeo, foto de 2 anos atrás), que está na família desde seu nascimento, cerca de 9 anos atrás.

A veterinária, uma experiente cirurgiã, ao vê-lo, nos recomendou sacrificá-lo e assim acabar com seu sofrimento, o que prontamente concordamos, mas o Robin que estava ao lado nos acompanhando já calmo e silente, do nada começou o show de latidos novamente.

Resolvi então abortar o sacrifício e pedi e dei carta branca à médica fazer de tudo a seu alcançe para tentar salvá-lo.

Prometi naquele instante que poria um adesivo em prol dos cachorros abandonados na minha carreta; a cerca de 4 meses atrás, minha cadela Milla decaiu e comprovou-se cancer de linfoma, sem cura, tempo de vida de algumas semanas...caiu a casa lá em casa...choradeira, negativismo geral, tanto fdp pra pegar cancer e o astral querendo levar minha filha de 4 patas embora...foi quando prometi fazer o vídeo...´

O vídeo da Global One conta a história do projeto e montagem de uma carretinha (que é um assunto até certo ponto banal e insignificante para a maioria das pessoas) para poder homenagear meus canídeos e levar uma mensagem de solidariedade aos animais abandonados.

O Batman sofreu muito mas está 100% curado e a minha Milla milagrosamente recuperou-se bravamente da doença, que ainda esta lá, mas está cedendo e lhe dando tempo extra e precioso de vida conosco.

Minha oração aos meus canídeos é cada letra, cada palavra, cada frase, cada gravura e cada vídeo que posto neste tópico, é cada parafuso, cada solda, cada peça de minha carreta que irá levar e mostrar a mensagem em prol dos animais em cada lugar que ela passar por meio de seus adesivos.

Todo dia ao acordar vem na minha mente alguma idéia para aqui postar. Assim foi com o vídeo e suas músicas. E meus cachorros vão vivendo na saúde e na doença, mas com qualidade de vida !!!

A patrôa tá agora chamando para o almoço...

Saúde!

Nilton J
16/09/2013, 09:26
Acabando a fase negra da idade medieval, lá pelo ano 1400, veio a Idade Moderna, dos descobrimentos, os espanhóis chegaram na América do Norte e os portugueses na costa Brasileira (para azar nosso...bem que poderia ter sido o contrário), sendo a fase mais curta de nossa história, pois ao final do século 18 com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, entramos na Idade Contemporânea, que é a atual até os dias de hoje.

Carretinhas sempre marcaram presença na História da Humanidade, e na Idade Contemporânea, a meu ver, três delas, todas americanas, foram ícones, cada uma em sua época, conforme narrativa abaixo.

Não sou "americanista", mas os caras lá em cima sabem com maestria fazer e escrever a História; se alguém souber de alguma carretinha brasileira famosa, poste aqui também...

Ícone das carretas off-road número 1: Conestoga Wagon

Tive a oportunidade e a felicidade de conhecer este "vagão" off-road no Museu da História Americana Smithsonian em Washington DC no início deste ano. Foram fabricadas apenas deste modelo 10.000 unidades no século 19, e dezenas outros de milhares derivados deste foram empregadas na grande conquista do Oeste Americano, que deu-se ao final do século 18 e até início do 20. O nome "Conestoga", termo indígena, é do rio que passa perto do distrito da cidade de Pensilvânia, onde esta carreta foi fabricada.

Os cavalos tinham sininhos, e se um "piloto" da carroça atola-se e precisa-se de ajuda de outro "piloto", o que ajudou ganhava um sininho do que pediu ajuda para colocar no seu cavalo, assim, quanto mais sininhos numa carroca, era indicação que o "piloto" dela era "fera" na condução. De quatro a 8 cavalos eram empregados para rebocar este vagão, dependendo do peso da carga.
Todo um país do tamanho de um continente fou populado e conquistado por meio do uso deste veículo off-road.

http://www.guidingstar.ca/Conestoga_Wagon.jpg

http://americanhistory.si.edu/sites/default/files/styles/548xflex/public/exhibitions/conestoga_0.jpg

Nilton J
16/09/2013, 10:06
O segundo modelo de reboque apareceu no período da grande depressão americana de 1930. É o modelo chamado de "tear drop", ou "lágrima", pois tem exatamente o formato de uma lágrima. Não era apenas usado como reboque de carga, na verdade era uma casinha onde dormiam dentro 2 pessoas e atrás leva uma pequena cozinha.

Tornou-se muito popular justamente na grande depressão americana de 1930, famílias dormiam e moravam dentro destes casulos. Dizem que a pedido do governo americano, a revista americana Mechanix Illustrated, famosa e muito lida na época (lembrem-se: não havia internet e nem celular...), chegou a publicar em suas páginas projetos detalhados para qualquer um fabricar seu teardrop, e madeira era a matéria prima principal. Era um reboque off-road, pois naquela época, a grande maioria das estradas não eram asfaltadas.



431033


Dos anos 30 ao 60 não se sabe quantos tear drops foram construídos na base do DIY, milhares e milhares...considerando que o mercado americano hoje é de 10 milhões de campers/trailers de todos os tamanhos e preços.


431034


431035


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b9/HomemadeTeardrop.jpg/220px-HomemadeTeardrop.jpg (http://en.wikipedia.org/wiki/File:HomemadeTeardrop.jpg)



Este cidadão transformou seu próprio veículo num tear-drop:

431036



A partir do ano de 1990, talvez pelos preços de combustível cada vez mais caro e subindo na América do Norte, como aqui, apareceram novos fabricantes de reboques-casas tear drop, sendo o maior deles o fabricante americano de nome Little Guy.


431037

Este off-road-tear-drop é do fabricante Adventure Trailers, que fabrica tb a carreta-barraca Horizon, a qual minha Global One se espelhou:

http://forums.equipped.org/ubbthreads.php?ubb=download&Number=322&filename=CAMO%20offroad.JPG

Nilton J
16/09/2013, 10:44
O terceiro ícone das carretas da Idade Contemporânea, que ficou famosa e brilhou na segunda guerra mundial, aliás brilhou junto com sua viatura, é o reboque militar M416. Quando o exército americano desenvolveu o jeep Willis, um reboque atrás dele era também necessário, e assim nasceu a carreta militar M416, venerada por muitos americanos que compram-a como sucatas para recuperarem e transformarem ela via DIY numa legítima carreta barraca off-road.

O engate é o consagrado e simples sistema chamado de "eye" (olho), em tempos de guerra era uma a coisa a menos para quebrar e dar manutenção.

Confesso que a minha idéia inicial era fazer a minha carreta baseada na M416, mas só teria graça se fôsse em cima de uma genuína carcaça M416 a ser pescada em algum ferro velho e aí ser toda reformada, coisa que sairia mais cara e levaria até mais tempo. Acredito que

O melhor jeito de continuar falando dela é mostrando muitas fotos:

431051


431052

431061

431063

431064

431053

431065

431054
431055


431056

431057

431058

431059

431060



431066


https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRF82Zdz7XEwxy8lE_lxeMR9AaTnbW2x 0mHK_qPjQ97nJDg5rZd


http://www.vintagemilitarytrucks.com/Trailer_M100_rear.gif



http://olive-drab.com/images/id_m100_700_01.jpg


Este conjunto jeep + carreta era do exército brasileiro, a venda no mercado livre por 29 mil reais:

http://img1.mlstatic.com/jeep-com-carreta-militar-4x4-para-coleco_MLB-O-4843958754_082013.jpg




http://www.cruiseroutfitters.com/images/upload/trailer/snook_m416.JPG


Aqui jeep + carreta indo para o "salão de beleza":

http://img.photobucket.com/albums/v495/jeepfreak81/CJ2A%20buid%20up%20part%20II/DSCF0312.jpg

Vendem as peças em kit para um DIY :

http://i339.photobucket.com/albums/n477/mackattack2005/2001%20Jeep%20TJ/m416%20Trailer/DSC00235.jpg







http://www.vintagemilitarytrucks.com/M100_Jeep_Trailer_USN_1951_a.JPG


Alguém discorda que a M416 não é um ícone ??? A LEGO diz que é !!!

http://brickmaniatoys.files.wordpress.com/2012/01/257b_jeepbp.jpg?w=1000

Nilton J
16/09/2013, 11:36
Finalizando o post acima do reboque M416, se a Alemanha tivesse ganho a segunda guerra, o ícone ía ser este baúzão alemão abaixo, coisa meio sem graça...

O conjunto americano é mais simpático, vejam como a versão civil do jipinho Willis, os CJ's, são tão amados !!!

http://2.bp.blogspot.com/-WNwQd68NE1M/UZ98SeYQy4I/AAAAAAAAiSg/I9lVhhMcjzg/s640/217325_577285392316900_316231362_n.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-6fO7nsdfJvQ/UZ98khvd8mI/AAAAAAAAiSw/IRcxOnDVH6s/s640/603778_577285355650237_888481242_n.jpg

Nilton J
16/09/2013, 12:26
Vontando a falar nos americanos, e devemos falar bem pois estamos em tempos de "espionagem cibernética", é um povo meio que fanático por segurança.

Ao longo dos séculos, passaram por muitas guerras e conquistas, muito sangue correu na conquista do oeste, mais ainda na independência e expulsão do domínio inglês e muito mas ainda na guerra civil. Isto sem contar as tantas guerras fora de seus domínios.

E fora também os desastres naturais que assolam o país, como tornados, furações, vulcões lá pelo lado oeste do país.

Eles realmente tem o que contar, diferente de nós, cujo grito da "independência ou morte" ninguém morreu e todos saíram das margens do Ipiranga para bebericarem uma ou outra cerveja quente no primeiro boteco próximo deste rio...

E lá no país do tipo "Home of The Braves" quem é esperto ganha dinheiro !

Lançaram lá no último RV Show que ocorreu na Califórnia uma carreta tipo tear-drop de nome BOSS, um reboque para sobrevivência, com visual dark a lá as máquinas do filme Mad Max, que vem até com kit de comida em conservas para 90 dias.

Mas não vi geladeira elétrica.

Pessoalmene, não gosto do conceito tear-drop, pois quase toda a tralha a ser guardada vai dentro e em baixo do piso do baú em forma de gota, imaginem guardar toda a tralha molhada e suja de lama onde você irá dormir...levantar e abaixar o colchão....que saco que deve ser.

Preço de venda do brinquedo: 25 Mil GWs FOB, ainda prefiro a minha GO, vou sobreviver do mesmo jeito se der tempo de escapar da poeira atômica.

<span style="font-family: Arial"><font size="2">
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=hjZZZtsDLfM


http://www.manlyadventure.com/wp-content/uploads/2013/03/boss-slide.jpg

http://smalltrailerenthusiast.com/wp-content/uploads/2012/11/DSC_0661.jpg

http://smalltrailerenthusiast.com/wp-content/uploads/2012/11/DSC_0673-1024x680.jpg


http://www.manlyadventure.com/wp-content/uploads/2013/03/BOSS_PACKAGE_COMPOSITE_1__14273.1363378251.1280.12 80.jpg

Nilton J
16/09/2013, 14:36
Eu fiz isso!! Cada vez admirando mais os detalhes e soluções!!


Abraço!

Agradeço novamente o elogio !

Saúde!

Nilton J
16/09/2013, 15:04
Outro exemplo de um reboque-carreta do século 21 está representado abaixo, coisa que acho ser mais inviável do que o reboque BOSS em forma de tear-drop com look Mad-Max que postei ao término da página anterior.

Por enquanto existe apenas como um conceito artístico no papel, só há o projeto, falta vontade em se fazer baseado em pesquisas de mercado.

E ainda parece mais para on-road que off-road.

Quem compraria isso?



http://assets.dornob.com/wp-content/uploads/2011/03/folding-winnebago-trailer-open.jpg

http://assets.dornob.com/wp-content/uploads/2011/03/floating-futuristic-portable-house.jpg

Nilton J
16/09/2013, 15:16
Retornando ao tema da minha carreta BO, a mesma é um canivete suíço de 450 kilos!

Considere como um "plano médico de saúde", é bom ter sempre disponível, mas é melhor ainda se não precisar usar.

Um misto de estação de resgate e mini-oficina.

Vamos direto ao conteúdo:

Winch Recovery Cable Dumper;
Mater Box com 22 chaves de fenda/phillips tamanhos variados, multímetro digital, canivete Victor Inox, bússola, fita isolante, silver tape e fusíveis da viatura;
Cambão AVM 2 toneladas;
Cabos chupeta bateria bitola grossa;
Kit resgate Troller com bolsa, duas cintas, patesca, duas manilhas e 2 pares de luvas;
Hi-Lift Jack com 4xmounting system, off-road base, neoprene jack cover (NJC) , fix-it-kit, bumper lift, handle keeper e lift-mate;
Caixa de primeiros socorros;
Lanterna led com tomada ac / pilhas recarregáveis;
ARB tire valve stem caps;
ARB EZ tire deflator with gauge;
ARB big dial tire gauge;
ARB speedy seal tire repair kit;
MV-90 Heavy-Duty Super Flow 12 Vdc Mega Air Compressor, 150 PSI (trabalha gelada, enche o pneu do Troller em 1,5 minutos);
Rolos de arames com bitolas fina, média e grossa;
Pá Todo-Terreno com suporte de fixação;
Picareta Todo-Terreno com suporte de fixação;
Facão Tramontina;
Cabo de controle do guincho elétrico;
Martelo;
Chave de rodas universal;
Jogo de chaves de boca;
Faca caçador;
Chave inglesa;
Chave canhão;
Alicate de pressão;
Alicate universal;
Bico metálico para galões de 5 litros.


431078

Nilton J
16/09/2013, 15:37
Vejam abaixo a rabeira do Troller.

Barbeador, alicate de unha, sabonete, shampoo, escova de dente, pente, pasta dental, fio dental, desodorante, enfim, todos os itens de higiêne pessoal, vão lá dentro do Troller, num bolsinha tipo pochete, presa atrás do encosto de cabeça do banco do motorista. Cabe bastante coisa nesta bolsinha, que comprei na fábrica da barraca CW em São Paulo.

Assim, não se mistura a área da limpeza com a área da graxa. A caixa de medicamentos na foto acima foi presente da patrôa, 22 reais no Leroy Merlin, cabe uma farmácia inteira lá dentro.


431086

sandro_ventania
16/09/2013, 18:46
Sandro, muito obrigado mesmo pela sua mensagem!

Este projeto nasceu em paralelo ao resgate que fiz de dois vira-latas, o Batman (minuto 3:57 e o Robin minuto 4:04 do vídeo fotos atuais).

O Robin, um ano atrás apareceu do nada latindo na porta da minha empresa, latido forte e estridente, mostrando-se estar desesperado.

Ao sairmos na rua para vê-lo, ele correu p o terreno ao lado para nos mostrar seu companheiro Batman, deitado na grama com o rosto todo ensanguentado e em estado terminal e cadavérico, pesando 9 kilos (o peso dele na foto é 20 kilos). Não se movia, estava entregue...

Pensamos de imediato em acionar a "carroçinha" mas ficamos impressionados com os latidos do Robin, que não parava.

Botei o bicho no banco traseiro de meu Picasso e levei para a veterinária de minha cadela beagle, a Milla (minuto 3:52 do vídeo, foto de 2 anos atrás), que está na família desde seu nascimento, cerca de 9 anos atrás.

A veterinária, uma experiente cirurgiã, ao vê-lo, nos recomendou sacrificá-lo e assim acabar com seu sofrimento, o que prontamente concordamos, mas o Robin que estava ao lado nos acompanhando já calmo e silente, do nada começou o show de latidos novamente.

Resolvi então abortar o sacrifício e pedi e dei carta branca à médica fazer de tudo a seu alcançe para tentar salvá-lo.

Prometi naquele instante que poria um adesivo em prol dos cachorros abandonados na minha carreta; a cerca de 4 meses atrás, minha cadela Milla decaiu e comprovou-se cancer de linfoma, sem cura, tempo de vida de algumas semanas...caiu a casa lá em casa...choradeira, negativismo geral, tanto fdp pra pegar cancer e o astral querendo levar minha filha de 4 patas embora...foi quando prometi fazer o vídeo...´

O vídeo da Global One conta a história do projeto e montagem de uma carretinha (que é um assunto até certo ponto banal e insignificante para a maioria das pessoas) para poder homenagear meus canídeos e levar uma mensagem de solidariedade aos animais abandonados.

O Batman sofreu muito mas está 100% curado e a minha Milla milagrosamente recuperou-se bravamente da doença, que ainda esta lá, mas está cedendo e lhe dando tempo extra e precioso de vida conosco.

Minha oração aos meus canídeos é cada letra, cada palavra, cada frase, cada gravura e cada vídeo que posto neste tópico, é cada parafuso, cada solda, cada peça de minha carreta que irá levar e mostrar a mensagem em prol dos animais em cada lugar que ela passar por meio de seus adesivos.

Todo dia ao acordar vem na minha mente alguma idéia para aqui postar. Assim foi com o vídeo e suas músicas. E meus cachorros vão vivendo na saúde e na doença, mas com qualidade de vida !!!

A patrôa tá agora chamando para o almoço...

Saúde!


Nilton, seu relato é emocionante e mostra o tamanho do seu coração...parabéns!
Que Deus lhe abençoe grandíssimamente...mais do que sei que lhe abençoa!
Uma hora qualquer nos esbarraremos em um desses campings do nosso Brasil!

Nilton J
17/09/2013, 10:36
Nilton, seu relato é emocionante e mostra o tamanho do seu coração...parabéns!
Que Deus lhe abençoe grandíssimamente...mais do que sei que lhe abençoa!
Uma hora qualquer nos esbarraremos em um desses campings do nosso Brasil!


Sandro,

O herói desta história é o Robin ! idade estimada de 3 anos e meio, conforme medição da arcada dentária.
Um animal no início bem arredio, gastei quase um mês inteiro para ensinar o bicho a andar numa coleira. Nunca teve dono...
Ao dar o alerta da situação do Batman, o Robin não tinha um pulga sequer, nenhuma doença, nadinha, dentes limpos.
O porta-bike Equimax, atrás do Robin, metade do preço de um Thule, é muito bom, leva até 3 bikes na boa!

431217

431218



Aqui o Batman com a GO atrás, no mesmo local um ano depois de onde foi resgatado.
Idade estimada de 6 anos e meio conforme medição da arcada dentária.
Animal já estava castrado, desfila com a coleira parecendo uma pantera, já sabia os comandos de sentar, deitar e levantar, foi treinado no passado, tinha dono, coisa inexplicável...fugiu? abandonaram? gastei 4 K nele, um ótimo investimento pelo retorno que ele me deu em amizade, fidelidade e companheirismo. Um lindo animal, tem um quê de pitbull.
Na primeira foto todo alegrão, na segunda foto eu pedi para ele fazer uma carinha invocada de um cachorro-morcego!

431219

431220


Aqui a minha Milla, a 2 anos atrás se preparando para a Copa Troller, na minha viatura a coisa se inverte, vai ela, como sendo o zéquinha na frente... e o navegador vai atrás !!!
E na outra foto, atual, ela em repouso após uma sessão de quimioterapia para brigar com o maldito linfoma.

431223

431224

Nilton J
17/09/2013, 10:46
Vai fazer uma aventurazinha com sua viatura onde não terá um borracheiro por perto?

Então não saia de sua casa sem isso:


431225

Rodrigo Baratti
17/09/2013, 14:37
Nilton,

Qual o projeto de expedição?

[]'s

Nilton J
17/09/2013, 14:50
ARB Tyre Repairs

Vídeo de 3 minutos que mostra como usar o KIT ARB de meu post acima, para reparo de pneus.

Também mostra rapidamente como usar o Hi Lift Jack (se vc for baixinho e de braço fino, não se arrisque, peça ajuda...pois poderá ter seu queixo dilacerado por este macaco).


http://www.youtube.com/watch?v=QFHyNF-xR8A

Nilton J
17/09/2013, 21:14
Nilton,

Qual o projeto de expedição?

[]'s Rodrigo, boa noite! O plano de expedição está já definido, ela irá em cada local respectivo aos cenários que aparecem como tela de fundo do próprio vídeo dela ! E, Oxalá, em muitos outros mais !!!

Nilton J
17/09/2013, 21:38
Boa noite, permitam-me postar novamente o novo link do vídeo da GO no Youtube, pois tive que alterar o fundo musical do mesmo, seguindo aviso do próprio Youtube, visando não ter problemas com direitos autorais em relação às músicas da primeira versão do vídeo postado anteriormente à página 34, post 399. Me deram 3 opções, ou tirava o som da primeira versão, ou mudava a música e postava um novo link, ou teria que regularizar a versão original perante o ECAD, cuja burocracia e custo só vale a pena em casos de publicações profissionais e comerciais, o que não é o meu caso. Ou isso ou me tirariam do ar...ou melhor, me tirariam da W3...Como sou marinheiro de primeira viagem em postar algo no Youtube, sequer sabia destas implicações. Assim, optei em alterar a música para uma "free de direitos autorais", a qual foi sugerida pelo próprio sistema do Youtube. O vídeo anterior com cerca de quase 600 acessos foi removido, valendo o abaixo que teve seu contador zerado. Peço a quem assistiu a primeira versão, se possível, clicar nesta nova para fazer contar seu ponto e sua visita do vídeo anterior. Obrigado!
http://www.youtube.com/watch?v=ma5D-JhM498

Nilton J
18/09/2013, 07:08
Importante contar não apenas com o Hi Lift Jack, mas também com a sua base off-road que lhe dá mais estabilidade ao solo, o bumper-lift e o lift-mate, acessórios que dão muita versatilidade de uso à este macaco.

Se não souber usar, peça ajuda e aprenda ! Não se arrisque, pois não é um brinquedo...

431361

Nilton J
18/09/2013, 07:12
Aqui um vídeo que oferece instruções de uso do Hi Lift Jack, feito pela própria empresa Hi-Lift, cujo título original é:

Recovery with a Hi-Lift Jack

http://www.youtube.com/watch?v=L7VJD_svqd4

Nilton J
18/09/2013, 07:14
Aqui outro vídeo feito pela empresa Hi-lift, mostrando como usar o acessório Lift-Mate:

Hi-Lift Lift-Mate

http://www.youtube.com/watch?v=rgQJDuoJORg

Nilton J
18/09/2013, 08:00
E aqui o vídeo original da fábrica Hi-Lift sobre o uso do Bumper-Lift.

Aprenda a usar este macaco e todos os seus acessórios !

Hi-Lift Bumper-Lift

http://www.youtube.com/watch?v=9tDJhM5kfU8

Nilton J
18/09/2013, 09:29
Aqui os gauges da ARB e o compressor heavy-duty para até 150 psi.

Enche muito rápido o pneu original do Troller, cerca de 1 minuto e meio, e trabalha sem esquentar.

431368

Nilton J
18/09/2013, 10:33
Superflow MV-90 Mega Air Compressor

Meu compressor tem "pedigree" importado via paypal por US$ 131,50 fob price da LOW-RANGE-OFFROAD.

Modelo DIY-MV-90 Superflow MV-90 Mega Air Compressor, MV90 $131.50.

Produto do tipo "vale quanto pesa", 22 libras ou 10 kilos !!! Completo com maleta, cabos e três bicos adaptadores.

link do fornecedor:



Superflow MV-90 Mega Air Compressor, MV90 - Air Compressors and Accessories - Accessories (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/accessories/off-road-air-compressors/superflow-mv-90-mega-air-compressor-mv90.html)



http://lghttp.14077.nexcesscdn.net/806AE0/Magento/media/catalog/product/cache/1/image/fbc78cc65f2b8bd9a0ffb21846ac53c0/f/i/file_91_17.jpg

Nilton J
18/09/2013, 10:56
Analisem as especificações deste compressor, um equipamento parrudo:

http://lghttp.14077.nexcesscdn.net/806AE0/Magento/media/catalog/product/cache/1/image/fbc78cc65f2b8bd9a0ffb21846ac53c0/f/i/file_92_7.jpg

Nilton J
18/09/2013, 15:21
ARB tire deflator

Imagine saindo do asfalto e entrando no barro ou mesmo na areia...esta pequena maravilha é muito prática, uma "mão na roda"!



http://www.youtube.com/watch?v=87rCW_GC638

jeisonk
18/09/2013, 23:12
Mas e aí, vai colocar a criança na estrada quando?

:pensativo:

Nilton J
19/09/2013, 08:52
Mas e aí, vai colocar a criança na estrada quando?

:pensativo:

Só rodei na região, ainda não dormi na barraca...projetar e construir a bagaça da GO foi fácil, ainda virá a parte mais trabalhosa e delicada, que é solicitar ao burocrático departamento feminino lá de casa a emissão de "alvará" para uma expedição inaugural à América Latina.

Mas antes disto já estou planejando um pulinho com ela na Serra da Canastra.

Jeison, como está a sua carreta com duas barracas, já começou a construção? uma útil idéia para família grande. Já tem alguma foto dela?

Nilton J
19/09/2013, 08:56
Vejam o vídeo do compressor, cumpre o que promete, poderoso, trabalha estável sem vibrar, não esquenta, vai de 25 a 35 psi em menos de 1 minuto. Performance extraordinário para quem só trabalha em míseros níveis de tensão de 12 V dc.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=8BeXmxixBL8

Nilton J
19/09/2013, 08:59
KIT de Resgate TROLLER

Kit indispensável em minha carreta, vem tudo numa prática bolsa que cabe tudo, muito espaço, bolsa esta projetada para ir também no porta-malas do próprio Troller. Posso levar no baú da carreta ou avulso na viatura em caso de não estar com a carreta.


Vem dois jogos de cinta, 3/6 metros, par de luvas grossas, patesca absurdamente parruda e manilha.


Comprei avulso mais um par de luvas, que é sempre útil, além de mais uma manilha e um engate traseiro, caso, numa absurda situação em que venha a me meter, tenha que arrastar a GO pelo seu rabo.

http://www.acao4x4.com.br/uploads/produto/img_2767_20110822.jpg

Nilton J
19/09/2013, 09:02
Dentro da bolsa de resgate ponho também os cabos para chupeta de bateria de bitola grossa para até 600 ampéres. Fuja de cabo fino...

http://img1.mlstatic.com/cabo-bateria-chupeta-profissional-600a-caminhoes-e-carros_MLB-O-3324474530_102012.jpg


http://i574.photobucket.com/albums/ss189/jonatanfotos/CabodebateriaAutoForza4.jpg

Nilton J
19/09/2013, 09:13
Olhem o detalhe desta foto. Os produtos da TT, Todo Terreno, pá, picareta e respectivos suportes de fixação, são de excelente qualidade, robustez à toda prova, encaixou tudo como uma luva dentro do baú de ferramentas da GO.

Se querem coisa boa e compacta para o off-road, podem comprar estes itens da TT, não há nada igual ou melhor no mercado nacional.


431440

Nilton J
19/09/2013, 09:20
Dois outros itens que não podem faltar na sua lista:

Uma caixa de medicamentos e primeiros socorros e muito, muito arame, bitolas fina, média e grossa.

431441

Nilton J
19/09/2013, 09:57
Meu "Mater Box":

dentro vai 22 chaves de fendas / phillips tamanhos diversos, multímetro digital, fita isolante, silver tape, fusíveis da viatura.

431444

Mater é o velho e enferrujado guincho, fiel companheiro do Lightning McQueeen no filme Cars. "Mater boxes" virou febre nos USA e aqui também em nossa república das bananas, e a GO acabou aderindo !!! R$ 32,00 na loja Leroy Merlin. Sei que muitos não gostam, mas o Brasil todo é americanizado, vejam a molecada de todas as classes sociais usando os T-Shirts por aí com frases gringas estampadas...muitos nem sabem o que está escrito...

estojo para lápis e canetas:
431445

quadro para por no quarto do filho:

431446


miniatura nas lojas Disney's:

431449

Olhem esta, um DIY como embalagem para o dia dos namorados:

431450


Um "kart" ainda sem as rodas....que tal alguém projetar um "Mater Off-Road Trailer" !

431451

Nilton J
19/09/2013, 12:00
GPS todos tem mas nem em todo lugar pega.

Em meu Mater Box, levo também uma bússola.

São várias as Técnicas de Navegação com bússolas, preferencialmente utilize a Bússola Prismática, com ela você pode fazer marcações de pontos e localidades; importante manter a bússola sempre seca e livre de lugares úmidos. Caso ainda não saiba, aprenda o uso básico da bússola, aprenda a identificar pelo sol os pontos cardeais, coisas simples que devem ser sempre praticadas.


431491

Nilton J
19/09/2013, 12:10
Outro item que levo em meu Mater Box é o VI, canivete Victorinox.

Na verdade levo dois, nunca é demais ter mais de uma desta pequena ferramenta:

O muti-função azul que já tinha:

431496

E o amarelo que comprei este fim de semana, plástico luminescente que brilha no escuro, o modelo "RESCUE".

431497

431498

jeisonk
19/09/2013, 21:45
Jeison, como está a sua carreta com duas barracas, já começou a construção? uma útil idéia para família grande. Já tem alguma foto dela?

Já começou a reforma dela, mas não tenho foto não.

Abraços

Nilton J
20/09/2013, 10:17
Segue a última foto do baú de ferramentas, com ferramentas básicas diversas, tais como martelo, jogo de chaves de boca, alicate de pressão, chave inglesa, chave canhão, alicate universal, facão tramontina, faca caçador, lanterna led e chave de rodas.


431616

Nilton J
20/09/2013, 13:34
Vejam minha lanterna azul no post anterior. É de LED, composta por um total de 19 leds.

Caiu bastante o preço destas lanternas, paguei R$ 35,00 e vem já com as baterias recarregáveis do tipo lead-acid 4 V 1000mAh, e melhor ainda, com uma plug embutido para ligar direto na tomada ac bivolt, 110 ou 220 Vac.

Bateria super durável, pode carregar mais de 200 vezes e cada carga de 8-10 horas gera luminosidade por 18-20 horas.

http://www.walmart.com.br/arquivos/ids/5183423

Simulação de luminosidade no interior de uma barraca:

http://www.walmart.com.br/arquivos/ids/5183402

Nilton J
20/09/2013, 13:38
Nunca é demais ter esta chave de rodas.

Dá até para ajudar outras viaturas, com tamanhos diferentes da porca de roda do meu Troller.

É a Chave de Roda Telescópica Intercambiável Vonder.

Vem com uma haste prolongadora com encaixe quadrado.

Acompanha também dois soquetes sextavados duplos em aço cromo vanádio (17 / 19 mm e 21 / 23 mm).

Utilizada para trocar rodas, envolve a cabeça do parafuso permitindo que ele seja desrosqueado.


http://www.disavel.com.br/zPhoto/chave-de-roda-telescopica-intercambiavel-vonder-14177-GG1.jpg

Nilton J
20/09/2013, 14:04
Onde for e onde estiver, leve seu facão, durante o dia dentro da sua viatura, à noite ao se recolher, leve-o para dentro de sua barraca.

Meu facão é o Tramontina 18 para mato, quase meio metro com a empunhadura, e vem com sua respectiva bainha.

Lâmina em aço carbono com fio liso.

Use-o com sabedoria, pois é uma arma que se transforma numa extensão metálica de seu braço.

Num país e num governo que desarmou as pessoas de bem, que estão à mercê da pilantragem, é o mínimo para carregar em nome da segurança sua e de sua família.

Muito útil também em modo de acampamento selvagem, após estabelecer um perímetro, vasculhar o terreno e espantar pequenos animais e bichos peçonhentos.


http://www.rodanesportelazer.com.br/imagens/produtos/-facao-tramontina-com-bainha-lamina-em-aco-carbono-1367004729_12914_ad2_g.jpg

Nilton J
20/09/2013, 14:22
Duas fotos do que está instalado na traseira do banco lado motorista do meu Troller (fotos tiradas do site da CW).

Comprei lá na fábrica da barraca CW.

A primeira é uma espécie de bolsinha em forma de touca que vai no encosto de cabeça, já tinha falado aqui sobre isso, levo meus pertences pessoais de limpeza, escova e pasta de dente, sabonete, shampoo, cortador de unha, fio dental, etc... Ponho também um "apito" nesta bolsinha.

431716

Nilton J
20/09/2013, 14:28
A segunda é uma bolsa para carregar dentro documentos em geral, termos de garantia dos equipamentos, mapas, manuais dos instrumentos eletrônicos que carrego, tais como rádios, isolador de bateria, geladeira, etc...e alguns livros...e meus certificados e licenças de rádio amador. Um lugar seguro e propício, que não molha e nem toma chuva, protegido e não ocupa espaço algum.
Tem espaço também para um net-book ou algo do gênero, além de algumas peças de roupa.

http://www.campingsworld.com.br/site/wp-content/gallery/outros-produtos/veiculo/Mochila%20de%20banco%20veicular.jpg

Nilton J
20/09/2013, 15:48
Livro é sempre bom ter, ler e levar numa viagem.

Sempre haverão os livros do momento, mas 4 deles são fixos em meu conjunto expedicionário.

O primeiro e o que mais será com certeza usado é o que pega a gente pelo estômago.

De leitura fácil e muito útil na falta de ter a sogra cozinhando...

Só custa R$ 20,00 sendo um guia fantástico para fazer muitas gororobas diferentes, para quem quiser fugir do "miojo" e "sopa em saquinho".


http://www.armazemaventura.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/l/i/livro_cozinha_excursionista_faminto_1.jpg

Nilton J
20/09/2013, 15:57
O segundo e terceiro livros são sobre viagem à América Latina e Condução 4x4.

O "Pé na Estrada" eu comprei na fábrica da CW e vai me ajudar muito em planejar as viagens ao Chile, e etc...

O "Técnica 4x4" do Gaiotto é simplesmente uma bíblia do mundo off-road. Tive a felicidade de fazer o curso presencial de condução 4x4 com o professor João Gaiotto, o qual foi realizado num fim de semana numa loja D Paschoal aqui de Campinas. Aprendi muito neste curso, teoria e prática. Recomendo a todos !

431725

Nilton J
20/09/2013, 16:40
A Global One além de uma legítima carreta off-road é também uma espécie de bug out survival trailer e assim, meu quarto livro é o:

U. S. Army Field Manual FM 21-76 (Survival, Evasion, and Recovery)

Tive contato com este livro aos meus 19 anos de idade, quando morei nos USA nos anos de 1979 e 1980.

Por falta de tempo já meio que no final da guerra do Vietnã, que começou lá atrás em 1955, era o "treinamento rápido e instantâneo" ministrado à centenas de milhares de jovens americanos que perderam de maneira inútil suas vidas nas selvas daquele país, o Vietnã, guerra que foi só acabar em 1975 com a retirada dos americanos.

Quem ganhou e capitalizou com esta guerra, que resultou internamente nos USA o fenômeno "Síndrome do Vietnã" foi o cidadão Ronald Reagan, um ator de Hollywood, que acabou virando presidente americano alguns anos depois, em 1980.

Numa palavra, apenas COMPRE por míseros 8 GWs este livro de 288 páginas via paypal pelo site:

SURVIVAL MANUAL - Gear Up Center (http://www.gearupcenter.com/products/survival-manual.html)


http://cdn2.bigcommerce.com/server3500/babad/products/68/images/157/1402big__61855.1309908237.1280.1280.jpg

Product Reviews



Must have http://www.gearupcenter.com/templates/__custom/images/IcoRating5.gif

Posted by EdinWA on 21st Feb 2012
This is a must have, thats it get it it's ONLY 10 BUCKS. I'm 28 and believe & trust in this more than the Bible!



O site acima, http://www.gearupcenter.com (http://www.gearupcenter.com/) , é do Tim Ralston, um esperto marketeiro americano que se auto-entitula "Survival Expert", e que apresenta o seriado de televisão no National Geographic Channel’s Doomsday Preppers; ficou milionário vendendo uma ferramenta que inventou chamada de CROVEL (lembra SHOVEL que é pá em inglês), uma espécie de pá, picareta e abridor de latas que pode instalar um acessório na outa ponta do cabo, em forma de uma lança, o Z SPIKE, para matar zumbis....virou febre e mania nacional e vende aos milhares lá na gringolândia Tem 4 fábricas produzindo isto no mundo e se pedir via site, demora até 90 dias para entregarem.

Um aviso: não peça, nossa alfândega irá barrar pois irá enquadrar isto como uma arma...

http://cdn2.bigcommerce.com/server3500/babad/products/225/images/757/IMG_0158__14737.1361993578.220.220.JPG

431745

431746

Nilton J
20/09/2013, 16:45
Minha próxima sequência de posts será sobre o "baú gourmet" da Global One.

Aguardem !

Lá, deste outro lado da carreta, é que "Vai rolar a festa" !!!

Murillus
21/09/2013, 16:02
nissan patrol with trailer attempting gunshot - YouTube (http://youtu.be/Cbojfun27pg)

Nilton J
23/09/2013, 09:45
A GO não vai escorregar no riacho Gunshot em Cape York na Austrália, mas já está desfilando no site internacional Expedition Portal, no tópico sobre proprietários de carretas e reboques off-road:

Post favorite pics of your rig and trailer - Page 141 - Expedition Portal (http://www.expeditionportal.com/forum/threads/31599-Post-favorite-pics-of-your-rig-and-trailer/page141)

Saúde!

Nilton J
23/09/2013, 10:47
Global One também presente no tópico "coleção de construtores de trailers", no site internacional ExPo:

Collection of Trailer Builds - Page 28 - Expedition Portal (http://www.expeditionportal.com/forum/threads/52549-Collection-of-Trailer-Builds/page28)

Saúde!

Nilton J
23/09/2013, 11:16
Vou abrir este bloco de posts "gourmet" em alto estilo!

É aqui, no lado "gourmet" da carreta é que vai rolar a festa!

E festa sem um bom vinho não conta...

Para substituir o inconveniente em se carregar na geladeira "em modo off-road" uma garrafa de vidro, nada como possuir esta belezinha abaixo, um reservatório de plástico macio que cabe 750 ml de um bom tinto cabernet chileno, para saborear no outdoor.

Possui dois estágios de abertura, um com uma boca grande para descarregar facilmente o conteúdo da garrada nele e outa abertura com boca menor para servir nos copos.

O reservatório mantem o gosto e sabor do vinho por 3 dias, em lugar refrigerado.

Apenas 10 Gws fob. Se vc tb gosta de um vinho branco, compre logo dois.


432097

Nilton J
23/09/2013, 12:41
Aqui uma foto do baú gourmet aberto, mas com a barraca fechada.

Em cima da barraca são três reservatórios de água, o verde em forma de balde, o azul ao meio em forma de galão com torneirinha e o azul à esquerda em forma de uma pia. Todos de plástico ultra-resistente e dobráveis. Muito útil para diversas tarefas, como transporte e armazenamento temporário de água, deixar pratos e talheres sujos de molho, etc...

Em cima do baú estão os utensílios gerais de cozinha, os quais vou mostrar em detalhes nos próximos posts.

Dentro do baú vai um organizador Rubbermaid, funciona como minha dispensa, cabe muita coisa lá dentro, tanto materiais de cozinha, alimentos, bebidas e materiais também de limpeza. Comprei no Sam's Club por R$ 78,00. É uma espécie de bolsa sanfonada no sentido horizontal, com dois generosos compartimentos laterais e um compartimento central térmico, onde posso guardar os gelos que são fabricados pela geladeira, sem ter que ficar abrindo todo o tempo a geladeira. Na foto abaixo um dos compartimentos laterais está fechado.


432109

Nilton J
23/09/2013, 13:36
Este utensílio culinário é um kit que vem numa prática bolsinha com ziper. Apenas 42 GWs fob.

Compacto e completo com 24 peças para usar na cozinha.

Ideal a ser empregado em viagens, acampamentos e expedições.

Com talheres para 4 pessoas (faca/garfo/colher).


432128

Link do fornecedor:

GSI Outdoors Destination Kitchen Set 24 Piece Utensil Set - austinkayak.com - Product Details (http://www.austinkayak.com/products/3553/GSI-Outdoors-Destination-Kitchen-Set-24-Piece-Utensil-Set.html)

Nilton J
23/09/2013, 14:40
Outro utensílio que uso em forma de kit é o fantástico, versátil e compacto Bugaboo Camper. 87 Gws fob.

Vem 1 panela de 3 litros em teflon, outra tb em teflon de 2 litros, ambas com suas tampas.

Vem uma frigideira tb em teflon e cabos de encaixar nas panelas e na frigideira.

Vem 4 jogos de canecas, copos, pratos e uma bolsa impermeável para guardar tudo.

Vejam as fotos, nunca vi nada igual aqui em nossas lojas que vendem artigos tupiniquins...


432138


432135

432136

432135

432137


432139


link do fornecedor:

GSI Outdoors Bugaboo Camper Cookset - austinkayak.com - Product Details (http://www.austinkayak.com/products/2213/GSI-Outdoors-Bugaboo-Camper-Cookset.html)

Nilton J
24/09/2013, 09:10
Aqui um vídeo mostrando o Bugaboo Camper Cookset:


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=eoXjGL1Sly0

Nilton J
24/09/2013, 09:17
Isto custa 1,99 GW. Plástico reforçado e robusto, faca/garfo e colher numa única peça, vem em várias cores.

Comprei vários, nunca é demais ter estes" sporks" por perto, sendo de plástico, menos barulho de metal batendo dentro da carreta.

Chama-se SPORK (spoon/fork/knife = colher/garfo/faca)


432277

Nilton J
24/09/2013, 09:24
Aqui um vídeo do Light My Fire Spork:


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=r8odsMwH64s

Nilton J
25/09/2013, 08:56
Finalizando a apresentação de meus utensílios culinários para se por à mesa, segue mais um KIT compondo quatro jogos de pratos, copos, tijelas e canecas, os quais somados ao Kit Bugaboo Camper, me possibilitam oferecer refeições no Outdoor de maneira civilizada para até oito pessoas. Vem tudo embalado numa sacola.

Este link descreve a tecnologia de construção destas peças plásticas: http://www.gsioutdoors.com/technology/detail/infinity (http://www.gsioutdoors.com/technology/detail/infinity)

O nome do KIT que custa 48 GWs fob é:

Infinity 4 Person Deluxe Tableset- Multicolor
432478

432479

Nilton J
25/09/2013, 09:07
Vejam abaixo a disposição dos utensílios na mesa EureKa Cat Skill Table 90 GWs fob. (vídeo desta mesa no post 332 à pg 28).

Mesa que monto e desmonto em 30 segundos, muita robusta e espaçosa, além de compacta fechada cabendo em qq cantinho de porta-malas de qq veículo, caso não tenha uma carreta.

Não entendo pq não fabricam uma mesa assim aqui no nosso terceiro mundo...onde vendem mesinhas de alumínio por R$ 500,00 que de tão leves e fracas não aguentam ficar de pé ao primeiro ventinho...

O jogo de toalhas plásticas, a exemplo da caixa de medicamentos, foi presente da patrôa, combinou e casou com as cores dos utensílios da Infinity.
(R$ 28,00 o jogo com 4 toalhas verde/azul/vermelho/laranja, na loja Etna do Shopping D Pedro daqui de Campinas)


432480



Notem também as cadeiras em forma de banquinho com encosto, todas de lona, adequadas para o uso no Outdoor, pois não esquentam como as cadeiras plásticas de praia e nem são vazadas, dando uma maior proteção contra picada na bunda de algum inseto ou de algo peçonhento...


432481

Nilton J
26/09/2013, 09:43
Este item não pode faltar à mesa, pois diversifica e enriquece o cardápio noturno no acampamento, sendo muito fácil em se fazer.

Minha "fundizeira", em base de aço laranja, para alegrar e colorir mais ainda a varanda gourmet da GO...100 reais no submarino.com.br !




432616

Nilton J
26/09/2013, 09:53
Outro item imperdível é uma churrasqueira, para quem gosta de uma boa carne no almoço.

Quanto menor e mais barata, melhor é a churrasqueira para camping e expedições.

A minha é o modelo "Praiana" da MOR. É pequenina mas faço nela churrasco para um batalhão se for preciso.

Outra vantagem da mesa Eureka Cat Skill Table é que tendo sua tampa em barras de alumínio sólido, posso colocar diretamente nela tanto o aparelho
de foundue como também a churrasqueira, ficando ambas estas peças numa altura boa em relação ao solo para se trabalhar, e sem queimar e nem afetar em nada o excelente, robusto e para o "sempre durável" tampo da mesa.


432617


Fuja de coisas grandes de montar e armar, fuga de modelos à gás que deixam um gosto horrível na carne, saboreie uma boa picanha e uma gostosa linguiça toscana à lá o bom e velho "carvão".

432618


Armonize esta carne vermelha com um bom cabernet chileno, indico um vinho de preço honesto, custa 23 reais mas tem sabor de garrafas de 100 reais, da vinícula chilena Cono Sur da região do Vale Central do Chile. Indicação de um professor durante o curso de vinho que fiz adminstrado pela ABS Campinas (Associação Brasileira de Sommeliers). Compro de caixa fechada e não dá para deixar de tomar regularmente, sendo muito bom para a saúde.

link:
Costi Bebidas - Vinho Cono Sur Bicicleta Cabernet Sauvignon 750ml (http://www.costibebidas.com.br/produto_detalhado.php?referencia=vinho-cono-sur-bicicleta-cabernet-sauvignon)


432619




85% Cabernet Sauvignon, 8% Merlot, 3% Carmenere, 3% Syrah, 1% Aspiran Bouchet
14% vol.
Caracterizado pela presença marcante da fruta, com aromas de ameixa, framboesa e especiarias doces.
Ao paladar exibe toda a intensidade das notas frutadas que se mesclam às notas de chocolate, leves toques de baunilha e especiarias.

Nilton J
27/09/2013, 10:44
Minha TV Philco 16¨LED tem o tamanho ideal para a aplicação e uso na Global One.

Durante a viagem com a carreta e viatura rodando, a TV e respectiva antena vão protegidas dentro da mesa Sherpa-Organizer-Table, e esta por sua vez dentro do baú de carga.

Durante o dia, em modo acampamento, a TV fica em cima do baú gourmet:

432744


E à noite vai para dentro da barraca, numa mesinha, vira um cineminha no ambiente restrito da barraca:

432745


Especificações:

12 Vdc / 110 Vac
2 kilos incluindo pedestal
consumo médio de 20 watts
várias entradas: hdmi, monitor
ligo antena externa, dvdblueray
estereo

432746

Nilton J
27/09/2013, 17:37
Importante relembrar que integrado ao baú gourmet tem a pia de inox Tramontina, que detalhei às páginas 31 e 32 deste tópico, nos posts números 371 e 373.

432806

432807

Nilton J
27/09/2013, 17:39
E também relembrando que neste lado gourmet da carreta tem também o botijão P5 da Ultragaz, detalhado à página 32 post 374.

432809

Nilton J
27/09/2013, 17:42
Nesta foto vejam o panelão de 5,5 litros, dá para cozinhar uma gororoba para muita gente!

O fogão caminhoneiro de R$ 50,00 não nega fogo, trabalhando em alta pressão.

432811

Nilton J
27/09/2013, 17:47
Na mesma foto o organizador Rubbemaid, já mencionado anteriormente, e agora visto aqui mais de perto, operando como minha dispensa e deixando tudo no jeito dentro do baú gourmet.

432812

Nilton J
27/09/2013, 17:50
Por uma questão de economizar preciosos ampéres de minhas baterias, não optei em por na GO uma cafeteira elétrica, que iria no mínimo gastar uns bons 500 watts de potência ligada em 110 Vac, que é inclusive acima da capacidade de meu inversor (que é de 300 watts).

Optei sim em ter o bom e tradicional equipamento para fazer café no fogo, chamado de PERCOLATOR. É um charme e um prazer fazer café nisto, gosto e sabor que faz corar qualquer Starbucks...O nome Percolator vem do verbo "To Percolate", que significa "Coar", coar o café.

Comprei um de inox por 39 GWs, da marca GSI, o melhor à venda atualmente no mercado americano, milhares são vendidos todo ano para os campistas, montanhistas e usuários de RV's bem como os off-roaders, sem se esquecer dos também milhares de escoteiros-mirins.

Foi inventado em 1791 por um soldado-cientista-americano de nome Count Rumford, com o objetivo de fornecer uma bebida líquida no campo de batalha em prol da dieta e nutrição dos soldados. Levou o título de Sir Benjamim Thompson. Ele odiava bebida alcoólica e não suportava o chá, o que o levou a promover e estimular o uso do café.

Nos anos do faroeste americano, derivou-se o nome para Cowboy Coffee.

E a primeira patente deste produto foi tirada em 1865 por James Mason of Franklin, Massachusetts (http://en.wikipedia.org/wiki/Franklin,_Massachusetts).

432813

Nilton J
27/09/2013, 17:54
Continuando a narrativa sobre o "Percolator", a partir de 1970, com a invenção e barateamento das cafeteiras elétricas, este dispositivo manual de fazer café saiu de cena, mas a coisa já está voltando agora à moda nas lojas, nos shopping centers e até no mercado livre, onde estão vendendo isto com o nome de "cafeteira manual italiana".


432814


Vejam este link do site da loja de luxo "Camicado", especializada em gerenciar listas de presente de casamento:

Camicado (http://www.camicado.com.br/cafeteirasechaleiras,dept,1044505.aspx)

Nilton J
27/09/2013, 17:55
Abaixo apresento um vídeo do funcionamento de um percolator.

A coisa funciona !

E funciona à base do protocolo universal KISS: Keep It Stupid Simple !!

Fogo & Vapor !!!


<font size="2" face="Arial">
http://www.youtube.com/watch?v=ohUueuDJXaQ

Nilton J
27/09/2013, 18:01
Finalizo a explanação do baú gourmet da carreta GO com a foto abaixo, mostrando uma vista geral da minha generosa, prática, fácil e
rápida de montar "area de lazer" !!!

O próximo bloco de posts tratarei dos assuntos relacionados à barraca da CW e os toldos.

Saúde e bfds a todos !


432815

Nilton J
01/10/2013, 10:01
No início dos anos 80, acampei muito numa barraca tipo bangalô para 5 pessoas.

A Caravan de meu pai ficava com o porta-malas lotado de tralhas, e ainda ía mais tralha no rack de teto.

A coisa demorava umas duas horas para montar, exigindo no mínimo 2 pessoas, e ficava como na foto abaixo.


A marca era ALBA, não sei se ainda existe este fabricante.

Só conheço hoje as barracas de chão que vendem na Decathlon.


http://images03.olx.com.br/ui/19/23/37/1327685959_293581637_2-Fotos-de--BARRACA-CAPRI-BRISA-5-TIPO-BANGALo.jpg

Nilton J
01/10/2013, 10:18
Já quando casei, meados dos anos 80, a barraca bangalô ficou na casa de meus pais. Mas continuei acampando com a patrôa numa barraquinha canadense para 3 pessoas, que comprei e que demorava uns bons 30 minutos para montar, entre por o piso, estacas, etc...

Não me lembro da marca desta barraca mas foi usada por uns cinco anos, até o final da década de 80.
Com o nascimento de meu primeiro filho, faltava tempo para acampar aos fins de semana, e quando o moleque estava já crescendo, passando da fase de bebê, veio aí a segunda leva, uma menina. E em paralelo, meu pai comprou um imóvel na praia, Guarujá/SP, e assim, simplesmente acabou-se de vez lá em casa a fase de acampar e iniciou-se a fase das crianças brincarem de fazer castelo de areia na praia.

Os anos dourados do campismo tinham terminado não só para mim, mas para a maioria das pessoas...as fábricas de Trailers e de muitas barracas simplesmente faliram, a ainda vieram leis que dificultavam rebocar qualquer coisa na traseira do veículo...e a insegurança no país não parava de crescer em índices assustadores.

Campings também fecharam, incluindo da rede CCB, e alguns dos que sobraram a qualidade decaiu...não sei hoje mais dizer onde tem camping de qualidade no estado de São Paulo. Admiro o sul do país, onde o caravanismo e campismo é frequentemente praticado, inclusive lá é que estão os atuais fabricantes de trailers turísticos, motorvans e campers.

E assim, por falta de uso, acabei emprestando para algum colega ou parente a minha barraca canadense e a coisa não me retornou mais e eu sequer fui atrás cobrar.


Já a barraca bangalô da Alba na casa de meu pai, simplesmente sequer me lembro que destino teve, espero que ele tenha conseguido fazer algum dinheiro com ela.

http://2.bp.blogspot.com/-0F_KF6M01dQ/UJkkxkJKsvI/AAAAAAAAAXc/-UuOVxtMnHE/s1600/barraca+canadense._A9.jpg

Nilton J
01/10/2013, 10:53
Em agosto do ano passado, foi quando decidi que tipo de barraca iria colocar em cima do baú da GO.
Estava para decidir entre comprar o modelo RTT (roof top tent) do fabricante CW e outro importado da Maggiolina, modelo Grand-Tour tipo hard-top.
Após pesquisar e comparar as duas, decidi pela CW nacional, que tem assistência técnica local, metade do valor, em meu caso o quesito "aerodinâmica" é irrelevante pois não vai no teto da viatura e sim na tampa do baú da carreta, tem mais espaço e principalmente, seja uma ou outra, ambas são barracas que fazem exatamente a mesma função, assim, para que gastar o dobro?
Preço:
RTT CW R$ 3.500,00
Maggiolina Grand-Tour R$ 7.000,00 (com taxas de internação e transporte internacional)

Aerodinâmica:
RTT CW pior
Maggiolina Grand-Tour melhor

Peso:
RTT CW 55 kgs
Maggiolina Grand-Tour 70 kgs

Espaço interno:
RTT CW 3 adultos (muito mais espaço e melhor ventilada, ganha até da barraca canadense)
Maggiolina Grand-Tour 2 adultos (espaço limitado, sentimento em estar dormindo numa caixa apertada, pessoas altas encolhem a perna)

Facilidade de montagem: similar entre as duas, ambas necessitam de escada externa



Maggiolina:


https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQIb2SXNHKbk0GhWLBS0-ni8ZRAxMoOuDsMNP4a06KGaC0_v1EszQ


https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcShyIid9THmeHip0xt_xeJq53-_vg_u02MwQQPXpyE-H7Uvrm4Lqg



CW (fotos extraídas do site do fabricante da barraca CW):

http://www.campingsworld.com.br/site/wp-content/gallery/barracas-automotivas/barracas-marca/JEEP/Rural2.jpg





http://www.campingsworld.com.br/site/wp-content/gallery/barracas-automotivas/barracas-marca/CARRETA%20-%20REBOQUE/Carreta5.jpg

Nilton J
01/10/2013, 12:22
Importante que a barraca seja muito bem presa ao rack do teto de um veículo, ou em meu caso, em cima do baú da carreta, pois é um trambolho que pesa 55 kilos conforme a especificação do fabricante, mas na prática parece que pesa bem mais que isso.

Uma vez fixada à carreta deixa de ser um trambolho pois não terá que ser mais removida ou reinstalada. Vira um componente fixo e integrado à carreta.

Usei 3 travessas de fixação, uma a mais do mínimo recomendado pelo fabricante da barraca.

Publico novamente a foto abaixo, da mesma fechada e presa ao rack da carreta, sendo que o primeiro cuidado a ser tomado é saber prender e também saber soltar o elástico que prende a capa protetora externa desta barraca. Aliás, uma capa muito robusta, que ao ser retirada, é só dobrar e guardar dentro do baú da GO.


433237

Nilton J
02/10/2013, 09:11
A barraca que comprei e instalei na GO é do fabricante CW, modelo Fronteira, tamanho família, 1,60 metros x 1,10 metros fechada e 1,60 metros x 2,20 metros aberta.

A medida dela fechada "casa" 100% com a medida do baú principal da GO, feito sob encomenda para este tamanho de barraca.


433365

Nilton J
02/10/2013, 09:13
Muito prática, já vem com um confortável colchão e 3 travesseiros dentro dela, economizando assim espaço no baú da carreta em não precisar carregar estes itens.

Os sacos de dormir dão mais conforto ainda, deixando a cama ainda mais macia.


433366

Nilton J
03/10/2013, 09:04
A barraca CW tem um excelente acabamento e ótima ventilação com telas mosquiteiro integrada, lona parece ser bem forte e espessa, deixando passar pouca claridade.

Dentro da minha instalei tomadas 110 Vac e 12 Vdc veicular além de iluminação dentro do quarto e abaixo do piso da barraca, quando aberta, à frente do baú de ferramentas.

Não usei na chuva, mas o fabricante afirma ser 100% impermeável, batendo com relatos e testemunhos em outros tópicos de foristas daqui deste fórum.

Dois minutinhos e está tudo armado por apenas uma pessoa, da retirada da capa externa à regulagem da escada conforme a altura da barraca em relação ao solo.

Comparando com o tempo de montagem da minha primeira barraca, a bangalô, seria como economizar uma viagem de ida / volta entre Campinas / SP.

Comparando com o tempo de montagem de minha segunda barraca, a canadense, seria como tomar um banho completo incluindo se barbear e em seguida fazer e tomar sossegadamente um belo e repleto café da manhã ou uma refeição.

Numa frase: demora mais para tirar do porta-malas de um carro os sacos das barracas bangalô e canadense de que montar esta CW.


433527

Nilton J
04/10/2013, 09:53
Listo as 7 vantagens no emprego desta barraca CW:

Praticidade: montagem rápida.

Conforto: acompanha colchão, travesseiros, escada telescópica de até 2,20mts, tela mosquiteiro, varanda(s), o tecido é totalmente impermeável.

Comodidade e Segurança: pode ser armada em qualquer tipo de terreno, além de ficar longe do chão e umidade, assim também de animais, bichos rasteiros, insetos, lama, etc.

Versatilidade: o veículo e/ou reboque podem ser mudados de lugar quantas vezes forem necessárias, sem demora e sem empecilhos.

Limpeza: está a 1,60 metros do chão, não entra sujeira, basta tirar o calçado e pendurá-lo num saquinho na escada da barraca.

Espaço: quarto amplo com boa altura do teto, bem ventilada, o tamanho família comporta 3 adultos ou 2 adultos e 2 crianças tranquilamente.

Toldo integrado: vejam o tamanho do toldo integrado ao avancê da barraca; na foto abaixo vista lateral do toldo que está meio que embarrigado apenas por relapso meu na montagem do mesmo; ele totalmente esticado oferece uma grande área sombreada, que é o que faz a diferença no Outdoor.


433648

Nilton J
04/10/2013, 10:01
Aqui o toldo Sumatra na viatura, a exemplo da barraca CW, produto também prático e fácil de montar e de excelente qualidade; não sei se é importado ou fabricado pela própria Sumatra.

Toldo fechado:

433650



Toldo aberto, vista frontal:

Me deu muita flexibilidade, pois assim, além da varanda gourmet tenho também com este toldo a minha sala de rádioamador.

As cadeiras de lona da Quechua compradas na Decathlon são tudo de bom, muito confortáveis com seus braços laterais.

E a mesa organizadora Sherpa é simplesmente fenomenal, vai montada dentro do baú da GO com todos os eletrônicos dentro dela.

Um escritório móvel em 2 minutos de montagem.

433651

Nilton J
04/10/2013, 10:14
Vejam abaixo este instrutivo vídeo de produtos da Sumatra, mostrando o anexo que pode ser montado em volta de todo o perímetro deste toldo de 1,40 x 2,00 metros, resultando num ambiente fechado de quase 3 m2, o qual pode ser usado como:

1. segundo quarto, com um útil beliche portátil para dormir duas pessoas;

2. pode tb ser usado como wc / chuveiro;

3. e também como um vestiário.

Há espaço simultâneo para os 3 itens listados acima.

Este anexo aparece a partir do no minuto 2:20.

Será minha próxima aquisição, já sinalizado à Sumatra que está sem estoque no momento deste item.

E também irei encomendar o beliche portátil com fabricante da barraca CW.

Com esta configuração, dormem 5 pessoas adultas no meu conjunto expedicionário Troller + Global One !!!

beliche portátil:

433652

433653

433654


Vídeo de produtos Sumatra; anexo do toldo no minuto 2:20:

<font color="#000000" size="2">
http://www.youtube.com/watch?v=ePMcW1gzEKo

Nilton J
04/10/2013, 10:18
Toldo área gourmet, vista frontal.

Considerando também a área do avancê do quarto da barraca, quase 7 metros quadrados de sombra, maior que muita sala de kitnet.


433655

Nilton J
04/10/2013, 14:56
O porque de uma carreta do tipo reboque barraca off-road:

1. O Troller não tem porta-malas, coisa necessária para viagens longas, a nao ser que você vá sózinho e tire os bancos de trás e faça ainda algum milagre para por tudo atrás, geladeira, cozinha, tralhas, material de resgate, etc.

2. Ainda teria a questão da barraca, o Troller perde a estabilidade se tiver barraca no teto. Tive este testemunho de meu colega Carlos aqui de Campinas, que é um excelente piloto off-road, e que já postou aqui neste tópico sobre o reboque off-road Conqueror UV490; ele instalou num dia e tirou no outro a barraca do teto de seu Troller, alegando que é horrível dirigir com o "trambolho" no teto. Penso que isso deve variar de viatura para viatura, dependendo do comprimento, largura e centro de gravidade de cada veículo. Para mim basta o testemunho dele.

3. O Troller reboca a GO sem sentir que tem rabo atrás. O conjunto voa grudado no asfalto no "on-road" e passa como sabão nas trilhas em "off-road".

4. 90% de todo o material está sempre organizado na carreta. É um produto do tipo "Always Ready to Go"!

5. No dia anterior da viagem, é só por água e comida, mochila de roupa, carregar as baterias e também ligar a geladeira na tomada 110 Vac já para deixar a mesma super-gelada, não drenando corrente das baterias para vencer a inércia entre passar da temperatura ambiente para a temperatura de congelamento.

(um detalhe aqui muito importante para tirar o máximo proveito da geladeira, que não é um produto barato e assim justificar o investimento pleno da mesma: no dia a dia a minha fica na minha empresa, ao lado do café, para todos os funcionários lá colocarem suas latinhas, frutas, etc...Muito fácil de tirar e colocar no baú da GO).

6. Excelente custo x benefício em ter um legítimo off-road tent trailer, com todas as frescuras e perfumarias que coloquei na GO seja na construção como nos acessórios da mesma, o pacote saiu por 18 mil reais licenciado e emplacado, valor este distribuído ao longo de 12 meses. Assim, dependendo do que se colocar ou não a título de acessórios, o valor total poderá sair ainda por menos. A meu ver, faz muito sentido em se ter um produto assim, pois irá auxiliar muito nas viagens e facilitar imensamente na preparação da própria viagem.


433707

Nilton J
04/10/2013, 15:37
Em 14/09/2012, post 171 à página 15 deste tópico, escrevi:

Carreta off-road no forno !

Segue foto mostrando como ficará o conjunto carreta-veículo.

Em meu caso, considerem um veículo Troller azul com capota prata, carreta branca como a da foto, toldo bege e barraca azul com teto cáqui.

433708



O que mentalizei a 13 meses atrás e 324 posts à frente, acabou sendo projetado, montado, finalizado e fotografado, sendo que duas novas evoluções foram incluídas ao longo deste tempo, as duas únicas alterações do projeto original que foram a útil pia de inox e os dois práticos toldos, um na barraca acima do baú gourmet da carreta e o outro na viatura:

433709

(reparem no charme da antena logo acima do teto da barraca)

Murillus
06/10/2013, 10:14
Nilton, está show este seu projeto... Nível AAA+...

Segue uma contribuição:

Manual De Sobrevivência - Editado para uso de civis e militares
(Titulo original:The U. S. Armed Forces Survival Manual )


http://www.panda4x4.net/aventura/sobrevivencia/mnl_sv1.pdf

Roger_RJ
08/10/2013, 01:59
Caro Nilton, excelentes os seus posts sobre o projeto da carreta e demais componentes do seu sistema. Deram-me várias ideias. Espero que não tenha encerrado essa série de posts. Se terminou, invente algo... rss.

Reparei que vc usa uma antena Chameleon e, pela foto, acho que o modelo Hybrid. O que achou do rendimento dela operando portátil? Quero bolar uma estação de HF para operar portátil, não de dentro da viatura mas algo que seja prático e rápido de montar em qualquer lugar usando um FT-857 e que caiba toda a estação (rádio, acoplador, antenas, bateria, fonte, notebook, etc) numa mochila pequena.

Forte abraço,
Rogério

Nilton J
08/10/2013, 10:45
Nilton, está show este seu projeto... Nível AAA+...

Segue uma contribuição:

Manual De Sobrevivência - Editado para uso de civis e militares
(Titulo original:The U. S. Armed Forces Survival Manual )


http://www.panda4x4.net/aventura/sobrevivencia/mnl_sv1.pdf



Murillus, uma vez mais só tenho a agradecer seus elogios.

Fantástico ter postado este link com o texto de 81 páginas já traduzido ao português. Os capítulos 2 e 3 são meus preferidos, sobre orientação e uso da bússola.

Muito destas 81 páginas estão no livro US Army Field Manual FM 21-76 que tem um total de 288 páginas (vide meu post 458 à página 39 deste tópico).

luiz albano
08/10/2013, 11:01
Nilton J,primeiramente bom dia e parabéns pelo excelente projeto,com certeza é o sonho de consumo de todos aventureiros,estou montando um bem mais modesto mas compartilhando suas idéias e sugestões,um pequeno alerta,a chave de roda do port#452 se não me engano,a chave em sí ( caixa) não é de boa qualidade e pode deixá-lo na mão se necessitar de um totque maior,o cabo é bom,no meu caso uso o cabo extersor+um alongador e a chave comprei uma longa da GEDORE aí sim fica confiável e não arranha o bocal externo da jante.

Nilton J
08/10/2013, 11:17
Caro Nilton, excelentes os seus posts sobre o projeto da carreta e demais componentes do seu sistema. Deram-me várias ideias. Espero que não tenha encerrado essa série de posts. Se terminou, invente algo... rss.

Reparei que vc usa uma antena Chameleon e, pela foto, acho que o modelo Hybrid. O que achou do rendimento dela operando portátil? Quero bolar uma estação de HF para operar portátil, não de dentro da viatura mas algo que seja prático e rápido de montar em qualquer lugar usando um FT-857 e que caiba toda a estação (rádio, acoplador, antenas, bateria, fonte, notebook, etc) numa mochila pequena.

Forte abraço,
Rogério


Rogério, agradeço também seu elogio e fico mais feliz ainda em saber que meus posts estão lhe dando mais idéias.

Ainda tenho "na manga" um ou outro post sobre a GO, mas doravante preciso escrever menos sobre ela e por a danada para rodar nas estradas e nas trilhas, e daí, as fotos das viagens vão para os facebooks dos filhos e da patrôa.

Mas logo logo vou "inventar" algo novo !!!

Sobre a antena, é o modelo Mini-Hybrid da Chamaleon Antennas, trouxe de NY em fevereiro deste ano, é muito boa, tanto em Tx como Rx, pouco ruído na faixa de 10 metros, a qual como classe C posso operar. Tudo vem numa prática bolsa.

Uso a minha na configuração vertical, com as varetas V1L + CHA Mil, recebo sinais de todo o Brasil e também da América do Norte. Em modalidade HF, uso apenas com a viatura estacionada e também comprei da Chamaleon os acessórios cap-hat, jaw-mount e o triplé retrátil para até 3 metros de altura. A coisa toda chega a quase 8 metros somando as varetas !

Ela veio também com uma antena de fio de 10 metros de comprimento para polarizações de antena em modo horizontal ou slope, permitindo operações NVIS a curtas distâncias na faixa dos 80 metros, onde também posso modular como operador de rádio classe C. Produto muito versátil, paguei tudo cerca de 500 GWs e entregaram da Califórnia para meu hotel em NY em apenas 2 dias.

O recorde de distância de transmissão aclamado pela Chamaleon é de 3.400 milhas para este produto. Esta empresa tem em sua carteira de clientes nada mais nada menos que o USA Army !

Entre a antena e meu Yaesu FT450D uso 15 metros de cabo coaxial Belder, top de linha, e o tuner LDG YT450 que acopla com excelência todo o conjunto transmissor / irradiante.

Veja este vídeo produzido pela própria Chamaleon sobre uma solução tipo HAM-Backpack-Mini-Hybrid.

73 !


http://www.youtube.com/watch?v=ACCZr-WFRmU


73 !