Ver Versão Completa : Diesel em Veículos de Passeio.
Anthoniusnikos
12/09/2009, 16:38
"O PL N. 656/2007, já quase pronto para a sansão presidencial, e que vai autorizar a fabricação e comercialização de motores movidos a diesel em veículos com capacidade de carga igual ou inferior a 1.000 Kg."
Será que teremos muitas adaptações e substituições dos motores híbridos(gasolina/álcool/gás/elétricos) para a utilização do biodiesel e H-bio ?
Abs
Anthon
AthosPaladini
12/09/2009, 17:28
Qual a fonte dessa notícia?
Sobre carros de passeio a diesel, há uma boa discussão aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59179&page=6 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59179&page=6)
inclusive sobre poluentes do diesel e da gasolina.
[]s
DOSSANTOS
12/09/2009, 19:12
"O PL N. 656/2007, já quase pronto para a sansão presidencial, e que vai autorizar a fabricação e comercialização de motores movidos a diesel em veículos com capacidade de carga igual ou inferior a 1.000 Kg."
Será que teremos muitas adaptações e substituições dos motores híbridos(gasolina/álcool/gás/elétricos) para a utilização do biodiesel e H-bio ?
Abs
Anthon
Em caso de aprovação, como ficaria o mercado de Carros? O carros a diesel se desvalorizariam e com os flex o que aconteceria? Alguem Sabe?
Anthoniusnikos
12/09/2009, 19:51
Qual a fonte dessa notícia?
Athos, está tramitando no Congresso Nacional. Parece que tem só mais uma comissão para analisar, e depois vai a sansão do presidoca.
DosSantos, com a prespectiva de antecipar o B5 para 2010, é de se acreditar que até o B50 o BR já será autosuficiente em biodiesel para atender a demanda(sem contar com o diesel do pré-sal).
Com os híbridos todos tem a ganhar, e com isso ganha a valorização dos veículos.
Abs
Anthon
No paraguai já é comum veiculos de passeio movidos a diesel. Já vi Parati, Fiesta sedan, Voyagem, etc.
Confesso que estranho sempre que vejo um fiesta sedan fazendo aquele som típico de caminhonete....
Diesel ou gasolina: qual o menos poluente?
Já vai longe o tempo em que motores diesel eram sinônimo de barulho, vibrações, fumaça e poluição. Isso é tão distante que na Europa muitos automóveis caros e luxuosos são equipados com propulsores do ciclo Diesel. Na atualidade, além de maior robustez, economia, torque, e em alguns motores até potência, o diesel já emite menores índices de hidrocarbonetos, dióxido de carbono e material particulado.
Estudos mostram que diferentemente do que muita gente pensa os motores movidos a álcool ou gasolina são mais prejudiciais ao meio ambiente do que os movidos a diesel. E isso ficará ainda mais evidente quando nosso diesel passar a ter 50 ppm - partes por milhão - de enxofre ao invés das 500 ppm existentes no combustível que é comercializado atualmente nas regiões metropolitanas. No interior do país e regiões rurais, o diesel comercializado chega a 2.000 ppm. Com a simples troca do diesel de 500 ppm de enxofre pelo de 50 ppm - como deverá ocorrer em breve - as emissões de poluentes dos motores se reduzirão ainda mais. Cálculos apontam para uma diminuição de contaminação da atmosfera da ordem de 60%, se comparados com os níveis atuais.
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=469 (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=469)
Boa noite pessoal. Deculpem o pequeno desvio no tema mas, com a liberação do diesel para carros de passeio, o valor dele não irá aumentar? Pois a tributação que incide nele é mais leve pois é o combustível utilizado no transporte de carga e de passageiros.
Abraços
Vejam este texto:
A Qualidade do Diesel no Brasil
http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/A%20qualidade%20do%20Diesel%20no%20Brasil_TAC_Res4 03CONAMA.pdf (http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/A%20qualidade%20do%20Diesel%20no%20Brasil_TAC_Res4 03CONAMA.pdf)
Muito bom.
Esclarece vários aspectos do diesel vendido no Brasil, e apresenta o cronograma para a redução do enxofre no diesel nas regiões metropolitanas e no interior do Brasil.
1º de Janeiro de 2009
Diesel interior passará de 2.000 ppm de S para 1800 ppm de S
Diesel S50 para frotas cativas de ônibus urbanos de São Paulo e Rio de
Janeiro
1º de Maio de 2009
Diesel S50 para regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife
1º de Agosto de 2009
Diesel S50 para frotas cativas de ônibus urbanos de Curitiba
1º de Janeiro de 2010
Diesel S50 para frotas cativas de ônibus urbanos de Porto Alegre, Belo
Horizonte e Salvador e da Região metropolitana de São Paulo
Substituição de 11% do diesel interior S1800 pelo diesel interior S500
1º de Janeiro de 2011
Diesel S50 para frotas cativas de ônibus urbanos das regiões
metropolitanas da Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e
Rio de Janeiro
Substituição de 19% do diesel interior S1800 pelo diesel interior S500
1º de Janeiro de 2012
Diesel S50 para os veículos novos da fase P-7.
Substituição de 45% do diesel interior S1800 pelo diesel interior S500
1º de Janeiro de 2013
Diesel S10 para os veículos novos da fase P-7
Substituição de 59% do diesel interior S1800 pelo diesel interior S500
1º de Janeiro de 2014
Diesel off road S1800 (diesel ferroviário, agropecuário, industrial e
geração de energia)
Substituição de 100% do diesel interior S1800 pelo diesel interior S500
Alagoano
13/09/2009, 00:58
No paraguai já é comum veiculos de passeio movidos a diesel. Já vi Parati, Fiesta sedan, Voyagem, etc.
Confesso que estranho sempre que vejo um fiesta sedan fazendo aquele som típico de caminhonete....
E o pior de tudo, esses motores são fabricados no Brasil.....nós fabricamos uma coisa q não podemos usar, é no mínimo incoerente! No programa Auto Esporte de amanhã, será abordado justamente esse assunto...não perca!!
Sobre o som típico de picape diesel no Fista Sedan que vc viu....fico surpreso, pq pra esse tipo de carro o motor diesel deveria ser tão silencioso como um motor a gasolina, pelo menos é assim que acontece na Europa. Um dia desses tava vendo um documentário sobre a fabricação dos motores Diesel Bi Turbo que equipam as BMWs, e fiquei abestalhado com o "silêncio" desses motores, mais silêncioso q muito motor a gasolina por aí...
Um amigo meu tem uma Saveiro Diesel que faz o barulho característico do motor diesel das picapes, mas ela é de 1985 e aí sim justifica o barulho....mas esses carros novos não, não deveria ser assim. Só quem deveriam ter esse barulho são as picapes, justamente pq são picapes e sem ele não teria graça....
Abs!!
Vejam este texto:
A Qualidade do Diesel no Brasil
[/URL][url]http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/A%20qualidade%20do%20Diesel%20no%20Brasil_TAC_Res4 03CONAMA.pdf (http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/A%20qualidade%20do%20Diesel%20no%20Brasil_TAC_Res4 03CONAMA.pdf)
Bom, sem duvida nenhuma a qualidade do diesel brasileiro precisa melhorar, não somente quanto aos níveis de enxofre mas tbm quanto à adulteração e presença de água e particulados, sem falar na padronização do "biodiesel" q andam misturando... Mas a questão do enxofre me deixa uma dúvida... para os motores mais novos common rail quanto menos enxofre melhor, mas e para os motores mais antigos com bomba injetora? Sempre ouvi q o enxofre apesar de poluente desempenha papel importante na lubrificação dos componentes, principalmente no sistema de injeção mecânica... é verdade? Se for vão fazer o q quando os níveis diminuírem, acrescentar algum outro aditivo menos poluente ou quem tiver carro mecânico q se dane?
E o pior de tudo, esses motores são fabricados no Brasil.....nós fabricamos uma coisa q não podemos usar, é no mínimo incoerente! No programa Auto Esporte de amanhã, será abordado justamente esse assunto...não perca!!
Sobre o som típico de picape diesel no Fista Sedan que vc viu....fico surpreso, pq pra esse tipo de carro o motor diesel deveria ser tão silencioso como um motor a gasolina, pelo menos é assim que acontece na Europa. Um dia desses tava vendo um documentário sobre a fabricação dos motores Diesel Bi Turbo que equipam as BMWs, e fiquei abestalhado com o "silêncio" desses motores, mais silêncioso q muito motor a gasolina por aí...
Um amigo meu tem uma Saveiro Diesel que faz o barulho característico do motor diesel das picapes, mas ela é de 1985 e aí sim justifica o barulho....mas esses carros novos não, não deveria ser assim. Só quem deveriam ter esse barulho são as picapes, justamente pq são picapes e sem ele não teria graça....
Abs!!
Realmente, vi uma parati GIII com motor diesel bem silencioso. Mas o problema é que no paraguai vc vê de tudo, principalmente Frankstein montados no interior do país com carcaças, componentes e motores de outros veículos (muitas vezes daqueles que vc foi no estacionamento e não tava mais lá).
Portanto, é provável que o fiesta barulhento deveria ser mais uma aberração dessas por aí.
Abs
Sempre ouvi q o enxofre apesar de poluente desempenha papel importante na lubrificação dos componentes, principalmente no sistema de injeção mecânica... é verdade? Se for vão fazer o q quando os níveis diminuírem, acrescentar algum outro aditivo menos poluente ou quem tiver carro mecânico q se dane?
LUBRIFICAÇÃO - O enxofre é retirado do diesel por meio de um processo chamado hidrotratamento, que pode ter, como conseqüência adicional, a diminuição da capacidade lubrificante do combustível. Para que a nova composição não cause um impacto negativo nos motores quanto à lubrificação de seus componentes, a Petrobrás e a Bosch do Brasil firmaram uma parceria para desenvolver meios de garantir a lubricidade do diesel após a alteração de seu teor do enxofre. Simultaneamente, a estatal está investindo aproximadamente U$ 4 bilhões para modernizar o seu parque de refino, possibilitando a produção do “novo” diesel. “Com a redução do teor do enxofre, teremos um combustível mais moderno e mais limpo. Em outras palavras, menos poluente.
Porém, essa alteração pode reduzir a lubricidade do diesel, sobretudo no caso do produto a ser lançado em 2009”, diz Christian Wahnfried, engenheiro especialista da área de ensaios de durabilidade da Bosch.
Segundo ele, na Europa, em 1996, quando esse mesmo programa de redução do enxofre foi realizado, foram constatadas falhas nos sistemas de injeção. “Hoje em dia, o problema está resolvido graças à aditivação do combustível já nas refinarias, o que recupera sua capacidade lubrificante”, conclui o engenheiro.
No Brasil, a proposta da Petrobrás também é adicionar ao diesel aditivos específicos para garantir antecipadamente as propriedades lubrificantes do combustível. “Assim, não teremos problemas de falhas no campo após a introdução no mercado do novo diesel com baixo enxofre”, define Christian Wahnfried.
http://www.mecanicaonline.com.br/2004/08_agosto/tecnovidade/novo_diesel.htm (http://www.mecanicaonline.com.br/2004/08_agosto/tecnovidade/novo_diesel.htm)
Anthoniusnikos
13/09/2009, 20:01
Nos EUA são raros os veículos leves, bem como as pickups à diesel. Lá, se quizeres uma Ranger diesel, tem que importar. Com exceção dos VW e Mercedes, diesel, que para atenderem as exigências de emissões (sério...!)!?!? devem ter instalado o sistema AdBlue, que diminui as emissões de NOx (óxidos nitrosos). Obs.: Aquí geralmente nos preocupamos muito com o CO2, SO2, O3, material particulado, mas fala-se pouco dos NOx que são altamente noscivos à saúde.
No salão de Detroit-17 à 25-01-2009 foram apresentados os dois modelos de Peugeot3008: gasolina e diesel.
Comparação:
a) Peugeot diesel: motor 2.0 litros, 150 cv, 34.6 m.Kgf, emite em média 146g de CO2 por km rodado.
b) Peugeot gasolina: motor 1.6 litros, 150 cv, 24.5 m.Kgf, emite em média 176g de CO2 por Km rodado.
Ambos com turbocompressor, câmbio manual e 6 marchas.
Parece que os americanos devem entrar no mundo diesel a partir de 2010.
Já estão produzindo em série motores(fabricados aquí no BR) que funcionaram híbridos com eletricidade.
Nota: Sistema AdBlue(cataslisador de NOx) que atende as exigências Euro IV e V.
Abs
Anthon
No Brasil, a proposta da Petrobrás também é adicionar ao diesel aditivos específicos para garantir antecipadamente as propriedades lubrificantes do combustível. “Assim, não teremos problemas de falhas no campo após a introdução no mercado do novo diesel com baixo enxofre”, define Christian Wahnfried.
Tomara q o governo/petroshit tenham a decência de resolver o assunto corretamente... já chega o q a gente tem q aturar com niveis flutuantes de alcool na gasolina e biodiesel no diesel...
Veículos a álcool estão entre os mais poluidores
O Ministério do Meio Ambiente divulgou ontem um ranking dos automóveis mais poluentes comercializados no país. Apesar de terem um combustível considerado mais limpo, os carros a álcool ocupam oito das 15 piores posições -alguns têm motor "flex".
"A nossa intenção é que o consumidor também leve em conta as emissões de poluentes", disse o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).
Foram feitas 250 avaliações de veículos leves produzidos em 2008 -os automóveis "flex", que representam 85% da frota comercializada no país em 2008, tiveram duas avaliações diferentes, uma para gasolina e outra para álcool.
Foram dadas notas de um (piores) a dez (melhores) para a emissão de três gases poluidores --monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio-- que não têm efeito sobre o aquecimento do planeta, mas afetam a saúde.
Essas notas, chamadas de verdes, não levam em conta a emissão de gás carbônico --CO2, o principal gás causador do efeito estufa.
Nesse ranking das notas verdes, o melhor desempenho foi do Focus 2.0, da Ford, movido a gasolina, com nota 9,4. O pior desempenho foi do Corsa 1.4, da Chevrolet, quando movido a gasolina. Apenas oito carros obtiveram notas superiores a nove, liderando a lista dos menos poluentes.
As notas foram baseadas em informações colhidas durante o licenciamento dos veículos. Todos os modelos avaliados observam, portanto, os limites máximos de emissão adotados no país em 2008. Em janeiro, esses limites tornaram-se mais rigorosos. Novos limites entrarão em vigor em 2014.
Gás carbônico
O ministério também atribuiu pontuação (chamadas notas vermelhas) para a emissão de CO2 (numa escala de cinco a dez). Essas notas, no entanto, não entraram no cálculo para a criação do ranking dos mais poluidores porque foram dadas apenas aos veículos a gasolina.
Isso porque o governo considera, seguindo orientação internacional, que a produção do álcool combustível a partir da cana-de-açúcar captura carbono da atmosfera, zerando a emissão de gás carbônico.
Quando combinada a posição no ranking (nota verde) com o grau de emissão de gás carbônico (nota vermelha), o pior desempenho foi do Ford Ranger XL 2.3.
No endereço eletrônico do Ibama (www.ibama.gov.br (http://www.ibama.gov.br/)) é possível saber em detalhes quanto cada automóvel polui.
Também estão disponíveis dados sobre o consumo de combustível organizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Meteorologia, Normalização e Qualidade Industrial).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u624575.shtml (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u624575.shtml)
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