PDA

Ver Versão Completa : Só no tranco, bicos?

abduzido
11/09/2009, 20:37
Minha Peugeot 504 sempre pegou bem, mesmo pela manhã e a vela aquece direito.
No feriado limpei o filtro que realmente estava cheio de nhaca do tanque, depois disso ela passou a demorar a pegar e hoje, de repente, resolveu só pegar no tranco. Assim, derrepente. Um cara falou que era bico sujo e acho que é mesmo. Eu ponho a mão na graxa. Será que é mesmo bico, será que eu mesmo posso desmontar e limpar?

abduzido
13/09/2009, 18:31
Que coisa mais estranha, frio o carro pega na partida. Demora, mas pega. Quente só pega no tranco.

Não aparenta ser junta queimada pq a água não some e enchí o reservatório até a boca pra ver se borbulha e não borbulha, dá pra ver a bomba d'agua enviando um bom fluxo, forte. A temperatura está sempre normal, só sobe se pisa muito forte, mas Peugeot é assim mesmo.

Na chave não pega quente e aparenta virar "pesado" como carro a gasolina com o ponto atrasado. O motor de arranque está OK, porque frio pega. MAs quente é só dar um tranquinho que pega bem, poderia a bomba injetora ter saído um pouco do ponto sózinha?

SJKCaio
13/09/2009, 21:53
Abduzido,

O vilao do tanque da 504 é o pescador do marcador de combustivel que solta ferrugem e estraga o tanque.

Tive que tirar o tanque, usar uma bombona plática de 20l na cacamba com mangueiras novas transparentes de PVC para poder rodar enquanto trocava o tanque.

Assim vc garante que nao vai diesel sujo para a bomba injetora, isso é provisorio até vc trocar o tanque.

Tentei adaptar o tanque da Pampa,mas quando tirei as medidas vi que nao ia funcionar.
Tirando o estepe debaixo sobra muito espaco para qq tanque de plastico.
Na minha fiz um tanque novo que ficou mais barato (mesmos suportes)

Usa diesel aditivado da Shell no tanque provisório que talvez vc nao precise desmontar a bomba, mas tem que rodar uns 40l no minimo para limpar.

A porca dos bicos é ruim de "pegar" a chave (2" polegadas) só toma cuidado para nao girar em falso e estragar a porca. Joga um WD-40 antes que ajuda:idea::idea:

abduzido
14/09/2009, 10:45
Pois é vou fazer isso mesmo, usar uma bombona na caçamba até limpar o tanque.

Um amigo que tem uma 504 veio com outra possibilidade: Motor de arranque. Como pega frio e não pega quente, pode ser que com o calor as buchas se dilatem causando folgas e o motor de arranque gire mais pesado a ponto de não dar partida.
Faz sentido porque uso muito a partida, ando e paro muito com a pick-up por causa do trabalho, pode ter gasto as buchas do arranque a ponto de derrepente não dar mais partida. Porém é típico quando as buchas estão gastas o arranque ir ficando pesado gradualmente, o que não aconteceu, foi derrepente.

O que acham?

(Me perdoem usar o 4x4 para isso, sei que o foco é outro, mas não conheço nenhum fórum que trate com propriedade de pick-ups a diesel como este)

A Leoni
14/09/2009, 17:11
Abduzido,

Não conheço muito bem a 504, mas pode estar ocorrendo uma entrada de ar pelo filtro ou alguma linha de alimentação de combustível ficou "entupida", pois o problema aconteceu após a limpeza do filtro.
O motor está com o funcionamento normal depois que voce consegue dar a partida? Está fumaceando (se estiver, fumaça branca ou preta???)

[]'s

abduzido
14/09/2009, 18:30
Ela fuma o normal de diesel injeção indireta. Se pisa fundo numa subida, por ex, solta fumaça preta normal. Mas até meio acelerador não fuma nada.
As 504 já são "fumacentas" normalmente. Está andando muito bem, bom torque, macia.

Lembrei que no dia em que limpei o filtro, saiu um daqueles tubinhos de retorno que liga bico a bico (o 1º), lavou o motor de óleo, mas recoloquei, funcionei, já andei bastante e está normal. Só persiste o problema, bem posterior a isso, de não pegar na chave quente, frio pega.

A Leoni
15/09/2009, 14:44
Ops!!! Saiu um dos tubos de retorno dos bicos??? Aí pode ter coisa, pois o que pode estar entupido é o retorno para o tanque, ou as válvulas que controlam a pressão de retorno podem estar "travadas". Não sei como é o circuito de retorno da 504, mas em muitos motores diesel existem válvulas que controlam o retorno, o que é muito importante pois a pressão interna da bomba injetora é responsável, entre outras coisas, pelo avanço do ponto de injeção... Em alguns motores no próprio filtro de combustível existe uma válvula que serve para evitar que o diesel retorne ao tanque com o motor desligado, e que pode estar com problemas também.....
Acho que voce deveria dar uma boa revisada no circuito de alimentação do motor: tanque(respiro), pescador de diesel, filtro(s), bomba alimentadora, conexões com a bomba injetora, circuito de retorno(incluindo válvulas, que normalmente são montadas dentro dos parafusos de conexão dos tudos ou em cima do filtro de combustível).

[]'s

SJKCaio
16/09/2009, 21:50
Quando tive problemas com o tanque enferrujado a a tubulacao de metal entupiu com a ferrugem.
A picape parava do nada e quando a sujeira baixava pegava de novo.
Tive que limpar até o bocal do tanque, pois tb tinha enferrujado.

abduzido
16/09/2009, 22:08
Sangrei os tubinhos de retorno, bombei até ficar duro. Agora nem frio está pegando mais.
Estou trabalhando com 4 hipóteses

1ª- Motor de arranque
2ª- Sujeira ou ar nos bicos
3ª- Bomba fora do ponto dizem que isso ocorre com a Peugeot
4ª- (Ai!) Falta de compressão, porém como foi derrepente acho isto mais difícil, geralmente esse problema causa sintomas gradualmente.

O problema é que como aqui é pequeno e distante de tudo os mecânicos deitam e rolam, preferem "morder" turista. E cada um desses problemas acima se resolve em um lugar distinto, arranque no autoelétrico, bomba e bico no bombista e compressão no mecânico.

Lógico que em cada um que eu levo, ele quer "puxar a brasa pra sua sadinha" e não dá um diagnóstico preciso, fazendo o problema ser o maior possível pra ficar o quanto mais caro.

TTJPX
17/09/2009, 13:07
Abduzido,
Falta de compressão eu acho pouco provável. Eu tenho um jpx com motor original (pegeout) e quando comprei ja estava com baixa compressão, mas o sintoma é outro. O motor gira normalmente e só pega na terceira tentativa. Quando troquei meu filtro tive muitos problemas, o motor dava entrada de ar sem parar, tive que tirar o tanque e lavar (estava bastante sujo). Depois é que percebi que o problema era nas guarnições do filtro de diesel.

abduzido
17/09/2009, 14:25
A compressão não está lá essas coisas, mas sobe bem e pegava bem até então e andava bem sem fumar, como foi derrepente só pode ser um problema desse tipo mesmo. De qualquer forma tira um peso das minhas costas já pensava em fazer uma troquinha de anéis e bronzinas, mas não agora.

Mas acho que vc comecou a resolver a questão, como não encontrei o filtro, limpei e coloquei o velho mesmo, que estava com as guarnições um pouco ressecadas. Vou trocar o filtro e sangrar de novo. Vou ver se encontro do MB 614 e já troco todo o conjunto.

Só uma dúvida: Vou colocar uma bobona da carroceria substituindo o tanque enquanto o limpo, ligando nas magueiras que entra no filtro e sai da bomba, será que pode dar algum problema de pressão de retorno?

João Muraro
19/09/2009, 15:51
A compressão não está lá essas coisas, mas sobe bem e pegava bem até então e andava bem sem fumar, como foi derrepente só pode ser um problema desse tipo mesmo. De qualquer forma tira um peso das minhas costas já pensava em fazer uma troquinha de anéis e bronzinas, mas não agora.

Mas acho que vc comecou a resolver a questão, como não encontrei o filtro, limpei e coloquei o velho mesmo, que estava com as guarnições um pouco ressecadas. Vou trocar o filtro e sangrar de novo. Vou ver se encontro do MB 614 e já troco todo o conjunto.

Só uma dúvida: Vou colocar uma bobona da carroceria substituindo o tanque enquanto o limpo, ligando nas magueiras que entra no filtro e sai da bomba, será que pode dar algum problema de pressão de retorno?
E aí companheiro, conseguiu resolver o problema?

Joaomsl
19/09/2009, 21:25

Abduzido,

dá uma olhada no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39960&page=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39960&page=3) ... bastou uma limpeza no motor de arranque...

valeu

abduzido
19/09/2009, 23:08
O meu motor de arranque vira, mas pode ser. Hoje eu ia levar numa mecânica na cidade vizinha mas não deu. 2ª eu vou levar e começar pelo arranque porque uma troca de escovas e buchas só ajuda, depois vamos eliminando ponto por ponto.

É o que se falou no tópico que vc indicou, o pessoal daqui é fera! Bastante técnicos e experientes. Já tive tudo quanto é veículo de 2 ou 4 rodas, os mais estranhos possíveis, e sempre faço a manutenção eu mesmo, mas só tive 4 à diesel: uma Ban, uma Saveiro e um Corolla 2.0 D japonês os quais nunca precisei mexer, e essa Peugeot. Então tenho que consultar aqui mesmo, não tenho muita intimidade com os macetes dos diesel.

Joaomsl
21/09/2009, 06:35
O meu motor de arranque vira, mas pode ser. Hoje eu ia levar numa mecânica na cidade vizinha mas não deu. 2ª eu vou levar e começar pelo arranque porque uma troca de escovas e buchas só ajuda, depois vamos eliminando ponto por ponto.

É o que se falou no tópico que vc indicou, o pessoal daqui é fera! Bastante técnicos e experientes. Já tive tudo quanto é veículo de 2 ou 4 rodas, os mais estranhos possíveis, e sempre faço a manutenção eu mesmo, mas só tive 4 à diesel: uma Ban, uma Saveiro e um Corolla 2.0 D japonês os quais nunca precisei mexer, e essa Peugeot. Então tenho que consultar aqui mesmo, não tenho muita intimidade com os macetes dos diesel.

Muitas coisas da minha ranger eu só fui verificar após ler alguns tópicos...

quanto ao motor de arranque, parece se tratar do mesmo problema...mesmo que vc não tenha muita fé, faça o que está lá que vai dar tudo certo...é coisa simples que qualquer eletricista faz...

valeu

abduzido
24/09/2009, 18:27
Creio que achei o problema, fiz o que os colegas disseram: Comecei pelo arranque e realmente o cabo terra estava suspeito, coloquei um terra auxiliar e limpei todo o resto com óleo ATF, troquei terminais, etc... O arranque girou muito bem, quís pegar mas não pegou. De qq forma foi bom pq o sitema ficou OK, deve melhorar as futuras partidas.

Sangrei os bicos, ele fazia que pegava mas não pegava, sangrava novamente, tinha ar de novo. Então me concentrei na linha de combustível e... BINGO! Ar no copinho. Tirei o filtro/copo do suporte e ao chacoalhar de cabeça pra baixo iam surgindo bolhas que em posição normal não apareciam. Pareciam surgir do parafuso central que fixa todo o conjunto, na tampa.

Como não troquei o filtro quando limpei no feriado passado (onde moro não se acha nada que não seja pra turista) creio que os o'ring estejam ressecados, além disso como um colega já disse ter quebrado um copo ao apertar, e eu tenho a mania besta de "tirar sangue" de parafusos, procurei não apertar muito. Como o João Muraro descreveu!

Amanhã vou até a civilização compro filtro novo, o'rings novos, mangueiras e bobona (pra tirar o tanque e limpar) e mangueirinhas pros retornos dos bicos, creio que resolva o problema.

Se resolver eu posto, pois as dicas dos colegas do 4X4 Brasil foram preciosas.

João Muraro
24/09/2009, 21:46
Que bom que já está resolvendo o problema...recomendo que compre 50 cm da mangueira utilizada nos registros de gás de cozinha, pois as mesmas se adaptam perfeitamente nos terminais de saída e entrada do tanque de combustível, pois as originais podem estar ressecadas. Boa sorte, João Muraro.

abduzido
24/09/2009, 22:25
Pois é, seria corriqueiro e se resolveria em duas horas se fosse uma cidade normal. Qualquer pecinha assim que se precise tem que ser buscada em Itapema, Floripa ou Balneário Camboriú. Então tem-se que ter certeza do que precisa fazer. Pra se ter uma idéia, tomo um remédio pra coluna que custa 5 vezes o preço normal por aqui!

HEHE, em compensação acho um barato os colegas dizerem que "vão fazer off-road". Aqui o OFF ROAD faz parte da rotina diária (se é que se pode chamar de rotina). Qualquer coisa que se faça por aqui inclui off-road, ainda que moderado. Ruas e estradas de terra já no portão de casa, caminhos na praia e uma topografia de morros verticais cheios de pedra e minas d'água fazem de qualquer saída uma aventura e não é coisa pra bração não, tem que ter a moral de tocar. Na verdade os metropolitanos vem aqui justamente para usar seus 4X4! As coisas são + difíceis, mas a vida fica um barato...

João Muraro
24/09/2009, 22:46
rssss...compreendo perfeitamente o vc diz...pois toda vez que vou até a roça tenho meus momentos off road também...principalmente quando chove...e por aqui é o que mais ocorre.

abduzido
26/09/2009, 12:06
Nada, faz que pega e não pega. Já troquei filtro, guarnições, até coloquei o diesel novo num galãozinho mais alto, também experimentei ligar direto na bomba eliminando o filtro só para experimentar, nada! faz que pega e não pega. Fico pensando se tiro as conexões dos bicos com uma chave 15 e sangro por lá.
Já foram uns 3 litros de combustível jogados fora sangrando e nada. As velas funcionam, o arranque vira bem, faz que pega mas não pega. Ou chega a pegar e morre.
Já começo a pegar bronca dessa camionete, tô acreditando no pessoal que fala cobras e lagartos dos motores Peugeot e dessa "bomba" Lucas... Só vai dinheiro e essa droga não trabalha, saudades da Bandeirante.

Tem que ser da Argentina mesmo...

João Muraro
27/09/2009, 17:44
.....teste a válvula solenoide....se ela estiver com problemas não joga combustível na bomba...

abduzido
27/09/2009, 18:34
Joga sim, soltei os canos dos bicos e dei partida subiu diesel.
Vou ter que ir buscar um mecânico na civlização mesmo, o problema é que ninguém quer vir aqui pq é longe, eu tinha que fazer a camionete andar pra levar.

Tô achando que o problema é mais complicado um pouco: bomba, bicos, ou compressão.

Joaomsl
27/09/2009, 22:29
Joga sim, soltei os canos dos bicos e dei partida subiu diesel.
Vou ter que ir buscar um mecânico na civlização mesmo, o problema é que ninguém quer vir aqui pq é longe, eu tinha que fazer a camionete andar pra levar.

Tô achando que o problema é mais complicado um pouco: bomba, bicos, ou compressão.

Abduzido,

cara eu tô acompanhando teu caso...é muito ruim quando agente compra um carro e ele vive dando problemas...pensei que tinha te ajudado mas acho que realmente não tem nada a ver...seu problema parece muito com entrada de ar...agora descobrir como é que é o problema...

bicho, fuça nos tópicos do tracker diseel...de 2001/2004 eles vieram com motor peugeot...tem também as sportages que tinham o mesmo motor...pergunta lá pro pessoal, pode ser que eles te ajudem...outra coisa, se fosse vc, colocaria o tópico com nome "motor peugeot com problemas"...quem tivesse dava uma olhada, com certeza...

valeu e desculpa por não ter ajudado...

abduzido
27/09/2009, 23:59
Só tenho a agradecer Joãomsl, e a todos os outros.
Solicitei ajuda à distância porque tenho algum conhecimento de mecânica otto e supus poder resolver por aqui, já que moro em um lugar de poucos recursos. Sempre resolví eu mesmo 99% dos problemas de meus veículos, já fiz até motor de moto grande em V com 4 comandos importada na lavanderia de casa, mas este está difícil. Foi bom porque aprendí um pouco mais sobre os pormenores dos diesel.
O jeito vai ser ir para Itapema e encontrar um mecânico que venha até aqui, provávelmente rebocar a camionete.

Realmente é chato comprar um veículo e ele dar tantos problemas, o engraçado é que troquei meu KIA Clarus nessa Peugeot logo após a mudança para Bombinhas de receio do Clarus começar a dar problemas por causa das vias locais. O problema está muito mais na precariedade do lugar do que na camionete em sí.

De qualquer forma quero continuar com diesel, sei que vou transpor esses problemas e depois quero começar usar biodiesel, mais econômico e ecológico, essa sempre foi minha intenção principal.

Comprei a Peugeot porque me pareceu uma boa opção: porte médio, robusta, econômica e não tão bruta como a Bandeirante, no meu coração realmente mora a Toyota, em 2º a F1000, mas são muito grandes pro dia a dia, não carrego nada, eventualmente uma moto.

Grato a todos!

João Muraro
28/09/2009, 10:53
Abduzido,

Vou ficar na torcida também. Pena n poder contribuir mais para ajudar a solucionar seu problema. Apesar de ter uma 504 tamb, só tive "problemas" com as velas aquecedoras, a válvula solenoide e entrada de ar por conta do tanque estar sujo e acabar comprometendo o sistema. E todos esses problemas foram muito simples de serem resolvidos. Porém tem um fator que creio que seja fundamental (no meu caso) conhecia o dono anterior da viatura (único dono) e sabia que o mesmo dava uma manutenção correta. Aí apesar de ser um veículo com 10 anos de uso (130.000km rodados), sabia muito bem o que estava adquirindo. Boa sorte na sua empreitada. João Muraro.

SJKCaio
01/10/2009, 22:43
Abduzido,

Segue umas fotos do tanque que eu fiz quando tive problemas com ferrugem.
Uma limpeza na bomba pode resolver se tiver aquela "poeira de ferrugem " entupindo.

Talvez se fizer em chapa de aluminio fique mais barato :idea::idea::idea:

Nao desanime nao, aqui em SP tb foi dificil achar pecas...........

Esse motor tem que sangrar abrindo todos os bicos..........

abduzido
03/10/2009, 01:33
Bacana o tanque! (estou sem acentos no teclado)

Ela ja andou, os problemas basicamente eram:

1º- Tanque sujo, com muita crosta de ferrugem
2º- Entrada de ar no filtro diesel
3º- E mais efetivo no sintoma: Selenoide que esquentava apenas ligando a chave, mesmo sem funcionar o motor, travando parcialmente o combustivel. Por isso o motor so pegava frio, depois passou a naum pegar mais nem frio pq eu insistia mais no contato ligado para aquecer as velas, o que fazia esquentar a selenoide mesmo antes de funcionar, talvez curto interno da peça. Descobri por acaso ao tentar retira-la, verificando item a item, ela estava quente enquanto o motor estava frio.

Soluçoes:

1º- Tirei o combustivel e coloquei numa bombona, vou limpar o tanque. Penso em colocar um pre-filtro, desses comuns de gasolina antes do filtro principal.
2º- Troquei filtro diesel e guarniçoes e o copinho que desconfiei de trinca, selei todas as conexoes com silicone. Surgiam bolhas do nada e agora sumiram.
3º- Coloquei paliativamente um pano molhado na selenoide (lembram das bombas de fusca?) e terei de troca-la. O problema e que e um pouquinho caro.
4º- Troquei mangueiras e sangrei tudo. Verifiquei velas (1 ruim) e contatos da bateria e arranque.

Soh estou com uma duvida: tem uma especie de botao afogador no painel que liga num cabo na bomba e esta desconectado, aquilo serve p/ deixar acelerada quando esta fria ou p/ apagar o motor como nas bombas que naum tem selenoide? PQ fria tem que usar "punta tacco" nos pedais ate esquentar bem e normalizar a lenta.

Grato a todos, foi seguindo os conselhos daqui que cheguei aos problemas.

João Muraro
03/10/2009, 02:35
Qual é o ano de sua peugeot...a minha é 1999 e não tem nenhum "botão afogador" no painel....quanto a selenoide, comprei por R$ 75,00 e tenho mais uma de reserva também, pois já fiquei na estrada por conta dela. Sempre ligo o carro sem precisar acelerar.....ela já fica normalmente acelerada e depois vai diminuindo.

SJKCaio
03/10/2009, 10:41
Abduzido,

Aquele cabo é um avanco na bomba para partida. É como se fosse um afogador , ele fica um pouco acelerada.

Quando vc resolver os problemas fique esperto com as velas de aquecimento, uma queimada já dá problemas na partida.

Se vc tiver paciencia e um pouco de conhecimento de eletrica posso te passar um esquema que eu fiz com quatro reles de farol para ter um sistema de teste das velas.

Basiicamente vc vai por um rele de farol alto (30A) para cada vela e quatro lampadas no painel com retorno pelas velas.
Se uma estiver queimada a lampada correspondente nao acende,pois nao dá retorno pelo "terra" do bloco do motor onde a vela está parafusada.

Como eu disse a minha 504 estava muito judiada por isso tive que mexer bastante.

Até aqui em SP foi dificil achar pecas do motor de arranque, principalmente o tal "garfo" do bendix, por isso cuide bem do motor de arranque deixando a partida pegar na primeira.

Precisando de alguma coisa aqui de SP é só teclar:-D:-D:-D

João Muraro
03/10/2009, 11:07
Li recentemente em outro tópico que as pessoas estavam se queixando das velas aquecedoras importadas ( um jogo delas custa o preço de uma Bosch), pois muitas pessoas estavam tendo dificuldades na hora da substituição....as velas importadas parecem que, pelo que entendi, "fundem" na rosca. Fiquei preocupado com isso. As minhas velas, quando troquei, ainda eram originais (Bosch) e foram trocadas com 130.000km. Coloquei as importadas e já rodei com elas cerca de 20.000km. Fui procurar no mercado as velas Bosch para substituir, mas n encontrei. Pesquisando mais, encontrei em um site as velas Delph, que recomendava a troca a cada 48.000km. Se n encontrar dessa marca no mercado (que me parece ser também de boa qualidade), vou rodar mais uns 10.000km e trocar as "chinesinhas" mesmo se estiverem boas. Portanto fiquem atentos a esse detalhe também.

abduzido
03/10/2009, 13:49
Hoje peguei um subidão com ela em 2ª e depois deu trabalho pra pegar na chave, mesmo com a selenóide fria. Dei um tranquinho pegou depois normalizou.

Ela é 1995 e está bem inteirona, vale a pena. Como uso para transporte pessoal, sem carga, quero isolar melhor a cabine do barulho, por VE e DH pra melhorar o conforto. Talvez no futuro cabinar. O que mais gostei é que é um meio termo entre a Bandeirante e a Saveiro, as quais gosto muito. Nem bruta, nem frágil, nem pequena, nem grande e polivalente: Vai razoávelmente bem em estrada, cidade, terra e tem uma boa presença. Não é linda, mas não faz feio. Não é macia como a Saveiro, mas não é um liquidificador como a Bandeirante. E econômica: 13 a 15 KM/l.
Esse meio termo pra mim é bom, pq enfrento diáriamente todas essas situações: Saio da quebrada, legítimo off-road, pego estrada e em 40 minutos estou na badalada Bal. Camboriú, visito empresas e não posso descer no cliente de um tanque de guerra. Como moro longe de tudo, economia é importante. Eventualmente enfio a moto e/ou um caiaque na carroceria.

Aqui em SC tem muitos argentinos e é perto da argentina, lá peças para ela é 50% mais barato. Em Bombinhas se fala normalmente os dois idiomas.

Esse negócio de fundir na rosca acontece muito com velas de ignição em XLX 350 e Sahara, às vezes com fusca tb, alumínio... temperatura... Tem que por um helicóide depois.

Obrigado pelos conselhos, aos poucos vamos pegando intimidade com a Peugeot e o diesel.

geraldo antonio da silva
02/08/2016, 16:54
to com uma a sim não pega nem fria e nem quente !!! velas novas e bateria boa !!