PDA

Ver Versão Completa : Jeep que só vira pra direita



monge
28/07/2003, 12:46
Fala gente!!! :D :D

Graças ao nosso amigo Walter Andreis botei o bacate atômico pra rodar novamente!!! :D

Ontem quando fui testar numa trilhazinha aqui perto de casa, ele simplesmente parou de virar para a esquerda. :?

Quando viro totalmente pra direita, depois do fim de curso das rodas, o volante ainda dá uma volta e meia, com isso deduzi que deve ter escapado na estria da caixa. :D

Isso procede? Não vi marcas de roçado ou que escapou alguma coisa. Ou será que minha caixa tá indo pro saco? Ela é do maverick, e sinceramente não estou com muito saco pra tentar arrumar não. to querendo partir pra do santana. :D

[]'s virando apenas pra direita. :P :P :P :P

walter.andreis
28/07/2003, 15:30
Ou será que minha caixa tá indo pro saco? Ela é do maverick, e sinceramente não estou com muito saco pra tentar arrumar não. to querendo partir pra do santana. :D


Eh a Direcao Hidraulica do Maverick? :idea: hehehehehehe :D :D
Eu tirei uma dessas do meu CJ pra por a do Opala... qqer coisa avisa... :roll:
Sobre o problema de nao virar pra esquerda, eu naum tenho a minima ideia do que seja.. hehehehehehe... mas provavelmente eh o que voce mesmo citou...

[]'s

EduardoLang
28/07/2003, 15:52
Prezado Andreis,


Boa tarde!!!!

Voce instalou a direção hodráulica do OPALA no seu CJ ? ? ?

Caso seja verdadeiro, vc teraia um passo a passo de como efetuar a adaptação????


Forte abraço,


Eduardo

Eduardo Chaves
28/07/2003, 16:04
Monge,

Parece aqueles carrinhos de brinquedo Bate-e-Volta... hehehe... :lol: :lol: :lol:

[]'s imaginando a situação... :shock: :lol:

walter.andreis
28/07/2003, 16:18
Voce instalou a direção hodráulica do OPALA no seu CJ ? ? ?
Caso seja verdadeiro, vc teraia um passo a passo de como efetuar a adaptação????


Fala Eduardo...
Na verdade, na verdade, eu tenho sim o passo a passo da instalacao da Cx. de direcao de Opala no CJ :P ...
Mas esta em um arquivo do Word (com fotos e tudo mais), dentro do meu PC, mas estou de ferias em outra cidade... :(
Se voce me cobrar na proxima segunda feira, eu ja estarei em umuarama e te passo o arquivo completo, pode ser?
Mas so resumindo, a instalacao eh assim:
A caixa de direcao fica na frente do CJ, entre o para-choques e a grade dianteira do Jeep, pode ser usada praticamente qualquer coluna de direcao, sendo feitas algumas poucas adaptacoes no sistema de cruzetas que faz a ligacao coluna->caixa...
Eh necessario tambem fazer um corte na lataria da grade dianteira do cj (em uma funilaria de preferencia :P ) para que passe a conexao da coluna de direcao...
A saida do braco pitman da caixa fica ligada diretamente a roda dianteira direita do CJ... caso o seu CJ tenha SPOA, sera necessario alterar o braco pitman para um dropped pitman arm, que vem a ser um braco maior, e com uma maior inclinacao, para manter o mais horizontal possivel a barra de direcao, evitando assim o tao temido e xarope SHIMMI.. :?

Soh pra lembrar, optei pela caixa de opala por ser mais moderna que as mavericks / landau / etc, sendo assim eh mais facil e barato de achar pecas, e tambem eh muito ROBUSTA, tanto eh que a maioria do pessoal que faz INDOOR usa esta caixa...
Eu estava muito querendo utilizar a caixa do santana, por ser mais facil de instalar, mais facil de corrigir o shimmi, e nao precisar cortar a lataria do CJ, mas como possivelmente utilizarei pneus 35" ela poderia nao aguentar o tranco... jah no seu caso se os pneus sao menores, e nao faz muita trilha PESAAAAADA, pode utilizar ela sem medo, eu ate recomendaria mais do que a do Opala...

Qualquer coisa eh soh mandar aki...

[]'s

EduardoLang
28/07/2003, 16:34
Prezado Walter.

Então, a coluna de Direção que vou utilizar é a do Vectra escamoteável. Tem uma diferença em relação à coluna de direção do Opala escamoteável, que é a união da coluna com a caixa de direção. A coluna do opala, não possui cruzetas e a ponta da coluna é redonda e estriada. A coluna do Vectra já possui cruzetas e as pontas não são redondas e estriadas e sim quadradas. Terei então que fazer uma adaptação para que a ponta da cruzeta se adapte à caixa de direção. Voce tem alguma idéia??? Conhece estas cruzetas do vectra??? Se eu não estiver enganado, são as mesmas utilizadas no ômega.

Outra coisa, em que ponto são colocadas as cruzetas ? ? ? Pelo que eu já pude verificar em alguns jeeps, a coluna de direção desce reta até ir de encontro ao chassi do jeep e neste ponto são colocadas as cruzetas, procede???



SDS

monge
28/07/2003, 16:42
Fala gente!!!! :D :D

Descobri o "pobréma" do meu jeep só virar para a direita.

Depois de desmontar :shock: TODO :shock: o sistema de direção do jeep, colocar tudo no chão e ficar olhando, girando a caixa ao máxímo e tentando dar voltas nela sem mover as rodas pra poder tirar a diferença, e tudo ser inútil, :cry: resolvi desmontar o eixo. :idea:

Sabe qual era o problema? No eixo dianteiro, tem uma cruzeta, onde faz o molejo das rodas, é uma cruzeta parecida com a do cardãn. :)

Pois então, o maldito copinho que fica na cruzeta solto-se, sabe-se lá como e caiu dentro do munhão, ficou misturado na graxa. :x

Quando eu virava pra direita, tudo blz, mas quando tentava virar para a esquerda o maldito copinho fazia uma especie de calço e limitava o giro da roda. :? :? :? :?

Isso tudo lá dentro, fiquei p das calças, agora to com o sistema de direção pra montar, uma cruzeta pra comprar, visto que ela é um pouco maior que a do cardãn, isso é só pra me sacanear mesmo, pois cruzeta de cardãns eu tenho umas 3. :(

Eu realmente estou sem sorte.

[]'s frustrados e fazendo serviço sem precisar :roll: :roll:

Eugênio

EduardoLang
28/07/2003, 16:46
Prezado Monge,

Veja o lado bom da coisa,

Agora vc já conhece mais uma parte da sua caranga. Da próxima vez vc irá diretamente ao ponto em questão e fatalmente não vai ser lá e sim um problema da direção ! ! ! ! ( rs rs rs rs rs rs) Brincadeira......


SDS

walter.andreis
28/07/2003, 16:49
Eduardo,
Eu nao estou lembrando de como eh a coluna do vectra, mas pelo que voce falou ja da para imaginar....
Eh o seguinte:
A coluna eh presa primeiramente no painel, entao ela desce um pouco atravessando a parece corta-fogo do CJ, e neste local 'e utilizado uma especie de mancal para sustentar a coluna (tenho a foto em umuarama), um pouco mais a frente entao eh utilizada uma cruzeta que serve para direcionar melhor a saida da coluna... o segmento de barra que eh utilizado apos a primeira cruzeta deve ser direcionado para a cx. de direcao (obviamente :D :D :D :D ) entao eh feita a uniao entre a cx. e a coluna...
A quantidade de cruzetas a utilizar segue a regra "quanto menos melhor", mas existem alguns casos em que se faz necessario utilizar mais que uma, mais que um mancal / etc...
Quanto a compatibilidade entre os encaixes vectra/opala, isso nao eh nada que uma serrinha, uma solda MIG, e um torno ou lixadeira nao resolva... :P :P :P :P
+ Adaptacao nele!!!!

[]'s

EduardoLang
28/07/2003, 17:23
então meu prezado.

É que na coluna do vectra/ômega, logo que ela acaba, já vêm as cruzetas. É um composto de duas cruzetas e não tem como separá-las a não ser com a nossa famosa "serrinha". Mas deu pra ter uma idéia de como é. Estarei esperando quando vc chegar na próxima segunda-feira o envio das fotos e todo o passado a passo, pois somente irei proceder esta adaptação, quando estiver em férias e isso será exatamente na próxima segunda-feira.


Forte abraço e muito grato,


SDS trilheiras

Mauro B.
28/07/2003, 17:52
Na verdade, na verdade, eu tenho sim o passo a passo da instalacao da Cx. de direcao de Opala no CJ ...
Mas esta em um arquivo do Word (com fotos e tudo mais), dentro do meu PC, mas estou de ferias em outra cidade...
Se voce me cobrar na proxima segunda feira, eu ja estarei em umuarama e te passo o arquivo completo, pode ser?


Fala Walter !!! :D

Cara, coloca aqui no forum o arquivo !!! Pra gente poder fazer download tbm !!! :P

[]'s

walter.andreis
28/07/2003, 23:43
Fala Walter !!! :D
Cara, coloca aqui no forum o arquivo !!! Pra gente poder fazer download tbm !!! :P
[]'s

Claro claro... pode deixar... tenho q dar exemplo neh!!! :P

[]´s