PDA

Ver Versão Completa : Vela de aquecimento L200 - como testar?

cirotoscano
11/09/2009, 09:37
Pessoal,

Ontem a noite a viatura quase num liga, hoje de manha tb... primeira coisa que veio na mente: Vela de aquecimento.

A 3 meses ela tava ficando mais dificil de pegar, e eu ja comecei a achar que 1 ou 2 tinham ido pro saco, agora parece que ta sem vela nenhuma funcionando. (130.000km)

Ai eu pergunto, com um multimetro na mão como testo as velas corretamente?

Abraços.

cirotoscano
11/09/2009, 18:10
Senhores, resolvido:
Para testar basta desconectar a barra que interliga todos os polos das velas, e em cada vela (separadamente) conectar um polo de lampada de teste e o outro polo da lâmpada ligar no positivo da bateria. A que acender está boa, a que não acenter está bichada.

No meu caso achei 2 velas queimadas, e já substitui as quatro.

Agora vamos ver se amanha pela manha pega de primeira...

Quanto a marca nao lembro direito "markraft" (Made in argentina) acho, sei lá... 18,00 cada.

Liguei na Nara Veiculos e a original custa 620,00 o jogo com quatro.

Vamos ver quanto tempo dura... (se funcionar bem amanha, claro)

Marcelo-HPE
11/09/2009, 21:34
blz as informações , mas se fosse vc eu optaria por velas da marca Bosch ou NGK . que tb podem ser encontradas no Paralelo .
abs.

cirotoscano
12/09/2009, 11:03
agora os resultados...

do mesmo modo que tinha dificuldade para ligar a viatura... quando esta ligava saia muita fumaca clara nos primeiros 30 sec de funcionamento (muuuuita).

agora , pela manha liguei, e pegou na primeira girada do motor! e o melhor, absolutamente nenhuma fumaca! (e eu q tava preocupado com com turbina, retentor de valvula... ufa q alivio!)

Marcelo

NGK e Bosh em brasilia é mito... os vendedores q falei nunca viram...
achei BERU e a q o mec comprou: MARKSFREHNZEN

agora é ver qto dura... mas esse relato com certeza ajuda a muita gente inclusive a se livrar de gastos desnecessários

manhososan
13/04/2013, 12:45
Como faço para tirar essas velas de aquecimento? Já que tentei tira-las e elas saíram todas por partes ficando umas aste tipo um parafuso bem fino que é interno da vela, e essa eu não consegui tirar.

Carlos A. C. Azevedo
15/04/2013, 10:02
Como faço para tirar essas velas de aquecimento? Já que tentei tira-las e elas saíram todas por partes ficando umas aste tipo um parafuso bem fino que é interno da vela, e essa eu não consegui tirar.

Rapaz, aí é problema viu, tem alguma parte que dê pra desenroscar por fora? Se tiver, joga um pouco de óleo de freio, ajuda a soltar, mas se já tiver tudo quebrado, aí lascou-se, tem que arrancar o cabeçote fora pra poder tirar.

Tá lembrado qual foi essa vela que tu usou?

thiagopirex
20/05/2013, 15:48
Na Pacheco Polizel 4x4 Peças para Pick-ups Toyota , Mitsubish , Nissan , Ford (http://www.pachecopolizel4x4.com.br) tem a vela da DEPLHI por R$160,00. Alguém sabe se essa presta?

Agrimensor
20/05/2013, 20:25
thiagopirex, comprei no seguinte link: VELA AQUECEDORA L200 SPORT/ L200 OUTDOOR/ L200 SAVANA (DELPHI) (JG- 04 UND.) (http://www.baraoimports.com.br/vela-aquecedora-l200-sport_-l200-outdoor_-l200-savana-delphi-jg--04-und.-p460) e a negociação foi ótima.
as mesmas velas aquecedoras sào da Delphi e a L200 está perfeita, dizem ser boa marca.

Carlos A. C. Azevedo
28/05/2013, 12:10
Tem as bosch também, nos 6 meses que deu pra perceber o uso, o motor sempre ligou de primeira. Quando eu troquei paguei 75 em cada, agora tá 98 0250202094 Vela Aquecedora Bosch Mitsubishi L200 L300 2.5d - R$ 98,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475512345-0250202094-vela-aquecedora-bosch-mitsubishi-l200-l300-25d-_JM)

Leo Maluf
29/05/2013, 13:18
Vou pegar carona nesse topico:

Minha Pajero Sport motor 4M40 na primeira partida do dia dá uma tremida,como se apenas dois ou tres cilindros estivessem funcionando ,isso dura poucos segundos e depois ela normaliza e fica tudo 100%; às vezes,durante o dia ela faz isso mas muito discretamente.
- Bomba e bicos revisados na Fadisel/Bosch faz um ano
- Só abasteço em posto BR ou Ipiranga
- Filtro de combustivel sempre em dia.

Vou fazer o teste e tambem duas perguntas:
- Motor a diesel tem ponto de ignição?

- Onde posso comprar velas aqui no RJ / Capital ? Nas lojas de auto peças da zona sul não rola, na autorizada custa Yen custam R$ 700,00 ( Peça + M.O.) em uma outra oficina na Barra da Tijuca me pediram - caso seja necessaria a troca - R$ 500,00 por um jogo de velas Bosch + R$ 80,00 de M.O.

mfournier
04/03/2015, 11:36
Alem das velas de pre-aquecimento, o problema pode ser no rele que aciona essas velas. Esse rele fica aproximadamente entre a bateria e a lanterna do farol esquerdo. É bom verificar se o rele ta funcionando normalmente e se tá chegando tensão nele, para aciona-lo. Ao virar a chave, ele ja deve dar um "estalo". Estando tudo ok, parte-se para o teste das velas que ja foi explicado acima como pode ser feito.

Lucas melo
01/02/2016, 11:07
show. topico

uma dica é só usar marcas boas nas velas, ngk, bosh delfhi. original. xingling nem pensar pode queimar em menos de uma semana ou até mesmo derreter dentro da camara de combustão.