PDA

Ver Versão Completa : Tração 4X4

RSS
10/09/2009, 23:34
Boa Noite

Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens do sitema de acionamento da tração 4X4 por comando eletrônico e por comando de alavanca.

Exemplo: Nissan Frontier (Eletrônico) e Toyota Hilux (Alavanca)

Qual é melhor?

Obrigado

Callistus
11/09/2009, 12:59
Boa Noite

Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens do sitema de acionamento da tração 4X4 por comando eletrônico e por comando de alavanca.

Exemplo: Nissan Frontier (Eletrônico) e Toyota Hilux (Alavanca)

Qual é melhor?

Obrigado
Em geral os veículos 4x4 equipados com a versão eletrônica possuem inteligência também no sentido de fazer a tração se adaptar às condições do solo.

Mas fuja dos eletrônicos que não permitem bloquear o diferencial.

MarBO
11/09/2009, 16:25
Pessoal

Tive uma ranger com acionamento comando eletrico que não tinha nada de inteligente e acho que a da nissan tambem não tem, acho muito mais confiavel o de alavanca da toyota, embora o eletrico seja mais confortavel. Minha kia carro atual tem e esta funcionando bem embora pouco mas nada de inteligente.

Em geral os veículos 4x4 equipados com a versão eletrônica possuem inteligência também no sentido de fazer a tração se adaptar às condições do solo.

Mas fuja dos eletrônicos que não permitem bloquear o diferencial.

Callistus
11/09/2009, 19:40
Pessoal

Tive uma ranger com acionamento comando eletrico que não tinha nada de inteligente e acho que a da nissan tambem não tem, acho muito mais confiavel o de alavanca da toyota, embora o eletrico seja mais confortavel. Minha kia carro atual tem e esta funcionando bem embora pouco mas nada de inteligente.
Os da Nissan têm.

Dieselboy
11/09/2009, 20:10
Não creio que exista essa de melhor ou pior. Cada um tem suas vantagens e suas desvantagens, cabe a cada qual elencar aquilo que julga serem suas prioridades, com base nisso escolhe-se o que melhor atender às suas necessidades.

Acionamento elétrico

Prós - Conforto
Contras - Por se tratar de um sist. eletrônico, não é incomum que ocorram problemas de vedação, como entrada de poeira, água, etc ... que acabam deixando o motorista na mão justamente nos momentos críticos :mrgreen:

Via de regra o conserto destes sistemas não é barato :discordo: dependendo do ano/modelo do veículo, encontrar peças de reparo pode tornar-se uma "via crucis".

Acionamento manual

Prós - É um sistema rústico, de certa forma antiquado e obsoleto, porém é muito mais confiável e resistente que o eletrônico.

Em caso de conserto, com certeza o reparo será bem mais em conta, além de, permitir uma flexibilidade maior em termos de reparos/gambiarras/soluções alternativas.