Conectar

Ver Versão Completa : Heavy Duty Torsion Bars - Opiniões

Nando
21/12/2004, 10:49
Pessoal,

Ha um bom tempo venho reparando que as minhas barras de torção andam muito molendgas, não estão dando conta do uso que faço e ainda colocam muito esforço nos amortecedores, que vem perdendo rapidamente a pressão inicial. Tenho lido algumas coisas sobre a instalação de barras de torção mais grossas, que seriam ideias para quem faz um uso mais pesado da viatura, inclusive pelo aumento do peso na frente devido ao uso de guincho e quebramato. Não é das coisas mais caras do mundo, sai uns US$ 180,00 lá, será que vale a pena ou vai dar na mesma?

Abraços

Luca
21/12/2004, 13:19
Nando,

Penso que resolve o problema do excesso de peso. A suspensão do seu carro vai estar mais bem proporcionada para a massa suspensa. Porém, o degaste acelerado dos am´s não vai ser resolvido desta forma. Somente com amortecedores maiores. Sem entrar em maiores detalhes, e indo ao limite extremo, pense no seguinte exagero: um Fusca adaptado com um motor de Scania e suspensão com mola muito mais resistente. Além da massa suspensa ser gigantesca, a mola também é muito mais forte. Portanto o am vai ter que oferecer maior resistência. Vai ter que ser maior. Não adianta ser mais duro.
No caso da sua railuquis há o agravante de pneus muito maiores. É comum a gente achar que a suspenção interfere somente na parte supensa. Não, ela cuida também da não suspensa, impedindo a abertura descontrolada do trem de rolamento. Mas me parece que pro seu problema, uma mola um pouco mais dura, e am´s para um veículo de porte maior talvez resolvam adequadamente. Ou se der, (acho complicado, cê vai ter que matutar bem), adaptar pares de amortecedor nos braços dianteiros. Já soube de gente que comprou amortecedor novo de caminhão Mercedinho, retrabalhou no comprimento, e colocou no carro. Parece que resolveu. Não esqueça que depois de tudo vitaminado, os pontos de articulação da suspensão, estarão trabalhando com esforço maior. Daí tem que reforçá-los. Daí...... É um circulo vicioso.
Suspensão requer solução de compromisso. Não se resolve com uma simples fórmula. Vai por aproximações. Tentativa e erro. Comece com a mola. Mas já vai pensando no amortecedor.
[]´s

Walter L. L. Casitta
21/12/2004, 13:41
Nando, primeiro troque os amortecedores.
Eu instalei um par de Ranchos 9000, aquele com ajuste, na suspensão dianteira do meu Ranger. O comportamento mudou completamente pra melhor, parou de balançar, ficou bem mais firme, parece até que troque a suspensão inteira.

leopoldo
21/12/2004, 13:47
venho reparando que as minhas barras de torção andam muito molendgas, não estão dando conta do uso que faço

Explica isso. Não entendí como você reparou isso.

Nando
21/12/2004, 14:49
Então, não acho que o problema seja o tamanho dos amortecedore, foram feitos sob medida tendo como base os que vieram no Kit. Ta bom que são recondicionados, mas aqui no Brasil não tem solução melhor, ia ter que ficar importando quando precisasse trocar pela diferênça de tamanho em relação ao original. Os amortecedores não tem nem 5000kms refiz eles na garantia quando os anteriores quebraram no Jalapão (mas isso foi devido ao desalinhamento do quadro, como pude constar e reparar).

Leopoldo, quando comprei a Hilux, de primeira ja meti os 33, coloquei mais molas atrás e toquei as barras no maximo. Lembro de como elas estavam duras depois da alteração, o carro uma pedra. Ao longo do tempo vão perdendo essa firmeza. Hoje em dia com o kit elas ja estão em um ajusto normal, mas muito moles, o carro balança muito na frente, fico com a impressão de que teria que colocar elas no talo para ter a firmeza que preciso mas ai a frente iria ficar muito alta. Tenho a nítida impressão que os amortecedores estão tendo que trabalhar muito mais do que de costume.

Walter L. L. Casitta
21/12/2004, 15:08
Então, não acho que o problema seja o tamanho dos amortecedore, foram feitos sob medida tendo como base os que vieram no Kit.

Que Kit é esse?

Nando
21/12/2004, 15:14
Kit de Suspensão Superlift 5"

Walter L. L. Casitta
21/12/2004, 15:31
Bom, se você ta achando a suspensão mole de mais, com certeza o problema são amortecedores.
As barras heavy duty seriam pra suportar o curso maior da suspensão proporcionado pelo Kit se for o caso e se forem aquelas barras mais longas como as vendidas para os picapes Ford, com certeza serão mais macias ainda.

Luca
21/12/2004, 18:43
Então, não acho que o problema seja o tamanho dos amortecedore, foram feitos sob medida tendo como base os que vieram no Kit.
Nando, quando falo em amortecedores maiores, não me refiro ao comprimento deles. Quem dita isto é o curso da suspensão. Falo sobre o porte dos am´s. Como eles estarão sobre esforços maiores (massa maior e mola mais dura) terão que dissipar mais energia.
Quem fez os am´s do seu carro não foi o Rogério? Converse com ele sobre adaptação de um am mais parrudão. Talvez um da Silverado 6 cilindros diesel, ou da F250 6 cil diesel (desconheço a peça), ou mesmo do caminhão Mercedinho. Eles tem a frente bem mais pesada e os am´s devem ser mais fortes. Associados a novas barras de torção, devem dar conta do problema de seu carro.
[]´s

Wallace
23/12/2004, 01:21
Nando, sei qual a carga destes seus amortecedores, mas em muitos casos os kit americanos deixam a suspensão bem mole mesmo, é que eles gostam assim.
A Sky por exemplo tem mais de uma opção de amortecedor, justamente para tentar agradar a gregos e trianos.
Mas não estou dizendo que este seja o seu problema, só provavelmente... :D