PDA

Ver Versão Completa : Motor apaga, parece falta de gasolina

Pacheco_SJC
10/09/2009, 22:51
Pessoal, mais uma vez preciso de ajuda!!!

De uns tempos pra ca começou este problema.
Ligo o carro e ele funcona normalmente, marcha lenta e tudo mais.
Ando com ele por uns 5 minutos ou uns 500 metros e começa a engasgar e apaga.:evil:
Consigo até andar uns metros a mais se puxar o afogador, mas ainda assim 50 metros a mais e apaga.:putz:
Desligo o Jeep por 1 minuto (nem da tempo de esfriar) e já consigo andar novamente por mais uns 200 metros.
Ja limpei o carburador (na verdade mandei recondicionar, ta zerado), troquei o filtro, limpei o tanque, e nada....:parede::parede::parede:
Velas novas, bobina nova, platinado e rotor novo, cabos de vela novos....PUTS...

Alguem já passou por isso:shock:

mariel
10/09/2009, 23:17
Olá Pacheco,

Pode ser a bomba de combustível, esta chegando gasolina no Carburador?
Verificou se o distribuidor esta mandando faiscas para vela? Está no ponto?

Tive um problema semelhante resolvi assim:

Coloquei no ponto, depois começou a falhar.. não afirmava, foi aberto o cabeçote e aferido as taxas de compressão, verificamos que o cabeçote estava empenado.

Espero ter dado uma luz.

Abraços

Ronaldo B.
10/09/2009, 23:20
Duas dicas...

1) da uma volta com a tampa do tanque de combustivel aberta prá ver se o problema continua, se não apresentar o problema a causa é falta de respiro no tanque.

2) Bomba de combustivel, tive um problema semelhante num CJ com motor de opala. Andava bem durante uns 10 minutos, depois começava a perder potencia até o motor apagar. O problema demorava mais para aparecer se eu andasse a menso de 60km/h.

Boa sorte...

[]´s

Rafaminc
11/09/2009, 07:56

Ando com ele por uns 5 minutos ou uns 500 metros e começa a engasgar e apaga.:evil:
Consigo até andar uns metros a mais se puxar o afogador, mas ainda assim 50 metros a mais e apaga.:putz:
Desligo o Jeep por 1 minuto (nem da tempo de esfriar) e já consigo andar novamente por mais uns 200 metros.
Ja limpei o carburador (na verdade mandei recondicionar, ta zerado), troquei o filtro, limpei o tanque, e nada....:parede::parede::parede:
Velas novas, bobina nova, platinado e rotor novo, cabos de vela novos....PUTS...

Tenta andar até o motor desligar e logo depois solta a mangueira da gasolina na entrada do carburador. Tem que sair um pouco de gasosa com pressão nesta hora (coloca um pano embaixo p/ não fazer lambança), ou então após o motor se desligar, abre a tampa do carburador e olha se a cuba está cheia e se a boía ñ está trancada.
Se não tiver pressão na mangueira, troca os reparos da bomba que é isso.
Outra coisa, que bobina vc colocou? se for a KW, colocou pré-resistor?
Vc chegou a olhar a temperatura dela após estes 5 min? Se ela estiver muito quente ao ponto de não conseguir deixar a mão sobre ela, também vai acontecer esse problema.

Pacheco_SJC
11/09/2009, 08:09
Olá mariel, td bem?

Não acredito ser o ponto, pois o carro pega na primeira batida da chave e estabiliza o giro, fica redondinho, não engasga nem nada, se eu não sair andando, ele fica assim, sem problema, não falha nada!
Ta quem nem um relógio!

Vale!

Olá Pacheco,

Pode ser a bomba de combustível, esta chegando gasolina no Carburador?
Verificou se o distribuidor esta mandando faiscas para vela? Está no ponto?

Tive um problema semelhante resolvi assim:

Coloquei no ponto, depois começou a falhar.. não afirmava, foi aberto o cabeçote e aferido as taxas de compressão, verificamos que o cabeçote estava empenado.

Espero ter dado uma luz.

Abraços

Pacheco_SJC
11/09/2009, 08:12
Valeu pelas dicas Ronaldo B (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2389).

Vou testar hoje o lance de dar uma volta sem a tampa do tanque, se não resolver, vou experimentar trocar a bomba...

Grato!

Duas dicas...

1) da uma volta com a tampa do tanque de combustivel aberta prá ver se o problema continua, se não apresentar o problema a causa é falta de respiro no tanque.

2) Bomba de combustivel, tive um problema semelhante num CJ com motor de opala. Andava bem durante uns 10 minutos, depois começava a perder potencia até o motor apagar. O problema demorava mais para aparecer se eu andasse a menso de 60km/h.

Boa sorte...

[]´s

Pacheco_SJC
11/09/2009, 08:19
Td joia Rafaminc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2265)?

Então, nem me arrisco a passar "perto" do carburador :mrgreen:, acabei de gastar uma grana pra recondicionar ele, peguei ontem.

Quanto a bomba, ja tinha pensado em troca-la, pois a minha é daquelas lacradas, não dá reparo.

A bobina que coloquei é a KW sim, só coloquei ela porque já era o modelo que estava no Jeep qd comprei. Colocar pre-resistor? Como? Dificil isto, nem sei se já tem algo assim no carro:shock:
Reparei que ela tem esquentado sim, não ao ponto de não conseguir colocar a mão...
Testei colocando a bobina velha no lugar, esquentou o mesmo tanto. Ou seja, se bobina esquentando for problema de bobina, a minha ta boa, pois as duas esquentaram, mas, se bobina quente for problema de "outra coisa", que coisa é essa?:rolleyes::rolleyes:
Desculpa a ignorancia, mas to com Jeep há apenas 4 meses, agora que to "fuçando" em mecênica.

Grato pela ajuda!

Tenta andar até o motor desligar e logo depois solta a mangueira da gasolina na entrada do carburador. Tem que sair um pouco de gasosa com pressão nesta hora (coloca um pano embaixo p/ não fazer lambança), ou então após o motor se desligar, abre a tampa do carburador e olha se a cuba está cheia e se a boía ñ está trancada.
Se não tiver pressão na mangueira, troca os reparos da bomba que é isso.
Outra coisa, que bobina vc colocou? se for a KW, colocou pré-resistor?
Vc chegou a olhar a temperatura dela após estes 5 min? Se ela estiver muito quente ao ponto de não conseguir deixar a mão sobre ela, também vai acontecer esse problema.

Dic3
11/09/2009, 12:36
Bomba de combustivel, certeza!!!

Tive o mesmo problema com o meu

Rafaminc
11/09/2009, 13:24
Td joia Rafaminc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2265)?

Então, nem me arrisco a passar "perto" do carburador :mrgreen:, acabei de gastar uma grana pra recondicionar ele, peguei ontem.

Quanto a bomba, ja tinha pensado em troca-la, pois a minha é daquelas lacradas, não dá reparo.

A bobina que coloquei é a KW sim, só coloquei ela porque já era o modelo que estava no Jeep qd comprei. Colocar pre-resistor? Como? Dificil isto, nem sei se já tem algo assim no carro:shock:
Reparei que ela tem esquentado sim, não ao ponto de não conseguir colocar a mão...
Testei colocando a bobina velha no lugar, esquentou o mesmo tanto. Ou seja, se bobina esquentando for problema de bobina, a minha ta boa, pois as duas esquentaram, mas, se bobina quente for problema de "outra coisa", que coisa é essa?:rolleyes::rolleyes:
Desculpa a ignorancia, mas to com Jeep há apenas 4 meses, agora que to "fuçando" em mecênica.

Grato pela ajuda!

Vc tem que olhar na carcaça da bobina. Lá deve estar escrito se ela precisa ou não do resistor.
Sem o resistor, ela trabalha numa tensão mais alta que a projetada, e consequentemente esquenta mais que o normal e fica sujeita a queima com o tempo.
Se o modelo da sua ñ pede esse resistor, nem esquenta a cabeça.
Já tive problemas de bobina velha esquentando e o motor não ligar mais até esfriar a bixinha, mas quando isso ocorria, quase fritava a mão na carcaça dela.

Pacheco_SJC
11/09/2009, 13:41
Então Dic3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8374),

um amigo meu me deu a seguinte dica, pra testar a bomba...

"enxarcar um pano com agua e enrolar na bomba, se o problema parar (até o pano secar é claro), É BOMBA, pois o pano fará que ela demora mais a esquentar".

Vou testar hoje, assim que sair do trampo, aí posto o resultado, valeu o apoio!

Se der certo, constatar que é a bomba, vo enrolar uma toalha nela e carregar um galão de 50 Litros de agua no carro :mrgreen:

Bomba de combustivel, certeza!!!

Tive o mesmo problema com o meu

Lucas Nassif
11/09/2009, 13:56
Em dias quentes geralmente geram bolhas (vapor) na mangueira de combustível entre o tanque e o carburador, ocasionando falhas e até a parada completa do motor.

Nesse caso, é só instalar um desborbulhador (5 reais) que o problema já era.

Sds,

fábrega
12/09/2009, 10:10
Pacheco, eu tive um problema parecido, era a maldição dos 5 Km, só pra vc entender, o funcionamento era reloginho, ponto, marcha lenta, tudo ok, mas andou 5 km a viatura parava com pane seca. Daí troquei bomba de combustível, filtro, troquei bobina, mexi nas velas, enfim mexi até onde não devia :parede:até que um mecânico conhecido meu simplesmente Limpou o tanque :shock:.

Acabou o problema:dance:. Tenta isso, quem sabe resolve sua pane. Abraço!

Zé Renato
12/09/2009, 11:02
Bobina dá um problema muito parecido mesmo com esse, mas nesse caso em particular, eu apostaria na parte de alimentação de combustível mesmo.Por via das dúvidas teste a bobina.
1. ponha o motor para funcionar até parar: como um pano com àgua fría cubra a bobina por um minuto, depois vire o motor, se ele pegar, o problema é na bobina mesmo.
2.Proceda da mesma forma anterior até o motor parar: Abra o filtro de ar, e coloque no venture (entrada de ar do carburador) uma pequena quantidade de gasolina (equivalente a uma colher de sôpa), se o motor pegar é falta de combustível mesmo,logicamente que ele irá parar logo em seguida,pois a gasolina colocada só vai dar para uma virada.Pode ser problema na bóia,estando presa,sujeira mesmo já tendo sido limpo.Bomba de combustivel ou até mesmo suspiro do tanque como já foi dito.:pipoca:

Lucas Nassif
12/09/2009, 12:28
Mais simples: roda até o motor parar. Suba em cima do paralama, tire o filtro de ar, olhe pra dentro do carburador e acelere com a mão. Se sair jato de gasolina pela bengalinha, é sinal que a cuba tem gasolina, e o problema não é de alimentação.

lostensos
12/09/2009, 13:31
pessoal, por isso eu adoro esse forum... varias sugestões... rs

Então, meu carro tava com um problema, ele funcionava por 1 a 3 minutos redondinho
e depois parava... e nao pegava mais..

troquei velas e bobina (pois ja tinham vencido hehehhe) e ainda deu o problema..

até que li aqui sobre ajustar a bóia.... pensei:
Se ele ta afogando o motor é porque ta passando muito combustivel...
e o combustivel é limitado pela agulha da boia tb....

abri a tampinha do carburador, dei uma baixadinha no nivel da bóia e vrummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

ta um reloginho como era antigamente! obrigado por todas dicas!

Outro detalhe, essa pecinha que custa 5 reais (desborbullhador?) alguem tem o codigo de peça e fabricante, foto dela e as dicas para instala-la? ajuda a economizar combustivel? (tem algo a ver com o retorno??)

Grato

Pacheco_SJC
12/09/2009, 23:39
Cara, já limpei o tanque, troquei filtro, recondicioneiu carburador e nada... :(

Sistema de ignição ja troquei tudo tambem...

Acheo que eh a bomba mesmo, hoje qd ele apagou, abri o capô e vi que o filtro de gosolina tava seco...

Pacheco, eu tive um problema parecido, era a maldição dos 5 Km, só pra vc entender, o funcionamento era reloginho, ponto, marcha lenta, tudo ok, mas andou 5 km a viatura parava com pane seca. Daí troquei bomba de combustível, filtro, troquei bobina, mexi nas velas, enfim mexi até onde não devia :parede:até que um mecânico conhecido meu simplesmente Limpou o tanque :shock:.

Acabou o problema:dance:. Tenta isso, quem sabe resolve sua pane. Abraço!

Pacheco_SJC
12/09/2009, 23:40
Já troquei a bobina e nada...

Bobina dá um problema muito parecido mesmo com esse, mas nesse caso em particular, eu apostaria na parte de alimentação de combustível mesmo.Por via das dúvidas teste a bobina.
1. ponha o motor para funcionar até parar: como um pano com àgua fría cubra a bobina por um minuto, depois vire o motor, se ele pegar, o problema é na bobina mesmo.
2.Proceda da mesma forma anterior até o motor parar: Abra o filtro de ar, e coloque no venture (entrada de ar do carburador) uma pequena quantidade de gasolina (equivalente a uma colher de sôpa), se o motor pegar é falta de combustível mesmo,logicamente que ele irá parar logo em seguida,pois a gasolina colocada só vai dar para uma virada.Pode ser problema na bóia,estando presa,sujeira mesmo já tendo sido limpo.Bomba de combustivel ou até mesmo suspiro do tanque como já foi dito.:pipoca:

Pacheco_SJC
12/09/2009, 23:42
O carburador ta zeradinho, acabei de recondicionar ele, gastei um grana $$, mas não resolveu o problema...

pessoal, por isso eu adoro esse forum... varias sugestões... rs

Então, meu carro tava com um problema, ele funcionava por 1 a 3 minutos redondinho
e depois parava... e nao pegava mais..

troquei velas e bobina (pois ja tinham vencido hehehhe) e ainda deu o problema..

até que li aqui sobre ajustar a bóia.... pensei:
Se ele ta afogando o motor é porque ta passando muito combustivel...
e o combustivel é limitado pela agulha da boia tb....

abri a tampinha do carburador, dei uma baixadinha no nivel da bóia e vrummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

ta um reloginho como era antigamente! obrigado por todas dicas!

Outro detalhe, essa pecinha que custa 5 reais (desborbullhador?) alguem tem o codigo de peça e fabricante, foto dela e as dicas para instala-la? ajuda a economizar combustivel? (tem algo a ver com o retorno??)

Grato

Pacheco_SJC
12/09/2009, 23:43
Bem, apesar de ter visto que qd o Jeep parou o filtro tava sem gasosa, amanha vo testar este lance de ver se ele injeta gasolina após parar...

valeu!

Mais simples: roda até o motor parar. Suba em cima do paralama, tire o filtro de ar, olhe pra dentro do carburador e acelere com a mão. Se sair jato de gasolina pela bengalinha, é sinal que a cuba tem gasolina, e o problema não é de alimentação.

Procopio
28/09/2009, 19:06
....

O desborbulhador cria um retorno antes do carburador, ele alivia a pressão da bomba de gasolina e melhora o consumo tbem.

Comprei o meu na PKR e um amigo meu instalou no Josewal 4x4.

Precisa fazer a entrada do retorno no tanque. Tem outros tópicos falando mais sobre ele...

syncretist
29/09/2009, 16:10
vc tentou trocas as mangueiras ou soprá-las para tirartodo os resíduos que vem do tanque, mesmo que vc falou que limpou-o.
no meu jeep sempre quando tem pouco combustível ele fica meio rateando daí já sei que ele tá com sede e sempre dou uma soprada na mangueira/tubo que vem do tanque.
Lúcio

syncretist
29/09/2009, 16:12
motor apagando

Flaibam
29/09/2009, 22:49
Bom, vamos ao meu caso (o mais recente) mas com a mesma característica: troquei o carburador na sexta-feira, rodei às mil maravilhas na sexta à noite e sábado o dia quase que inteiro. No fim da tarde, o motor começou a falhar em alta. Achei que fosse regulagem do carburador, que era novo. Domingo de manhã aqueci o motor na garagem (é a álcool) e peguei a Rodovia Dom Pedro I. Com três quilômetros o motor apagou. Cheguei em casa na reduzida (marcha lenta funciona que é uma maravilha). Só hoje o mecânico veio buscar na garagem de casa (de onde não saía mais). Na minha opinião, foi a bomba de combustível, mas amanhã eu falo com o mecânico e passo para vocês o diagnóstico correto (quero aprender, como a maioria daqui, a fuçar no jeep, mas falta tempo, por isso vai pro mecânico!!!)

Pacheco_SJC
30/09/2009, 07:27
Bem ou mal, problema resolvido na semana passada!!

Eu já havia limpado "todo" o sistema de co,bustivel, e como não resolveu eu mandei limpar o carburador, que acabou sendo recondicionado, pois tava feio de ver...

Enfim, o recondicionamento do carbura deixou o carro funcionando como relogio, mas não resolveu o problema da falta de gasolina...

Testei o resfriamento da bomba de gasolina e tambem não resolveu...

Ia trocar a bomba, mas antes, resolvi trocar todas as mangueiras, e novamente o filtro que tinha 2 meses de uso, rfiz toda a limpesa do sistema, eeee....... UMA conexaõ, da saida do tanque, estava parcialmente obstruída, e foi a unica que não desmontei quando efetuei a 1ª limpesa :parede::parede::parede:

Ou seja, a lei de Murf ataca novamente...

Limpei a conexao e meu Jeep passou a dar excesso de combustivel :shock::shock:

Abri o carbura e ajustei a bóia...

CASO ENCERRADO

PS: o recondicionamento do carbura não foi um prejú, afinal, o danado tava mals também. Por sorte não gastei com a bomba (R$ 105,00), pois teria jogado $$ fora...

AGRADEÇO A TODOS PELAS DICAS

vc tentou trocas as mangueiras ou soprá-las para tirartodo os resíduos que vem do tanque, mesmo que vc falou que limpou-o.
no meu jeep sempre quando tem pouco combustível ele fica meio rateando daí já sei que ele tá com sede e sempre dou uma soprada na mangueira/tubo que vem do tanque.
Lúcio

tulliomf
01/10/2009, 19:06
Cara o meu Jeep está com um problema parecido. Tem dias que ele funciona muito bem, mas tem hora que do nada ele para de funcionar e ai não da partida mais. Já mexi no carburador e já troquei a agulha e funcionou muito bem, mas agora voltou a dar esse mesmo problema e percebi que a bóia do carburador está ficando presa e assim a gasolina não passa e logicamente o carro para de funcionar. Alguém ai sabe como poderia melhorar o funcionamento to do me Jeep????

Pablo.pinto2007
01/10/2009, 19:49
Cada caso é um caso, depois de ler tudo isso, pensei, já passei por tudo isso e o meu caso é o mais curioso de todos... sendo que o meu caso é diferente por ser motor AP, aí tudo no mundo eu tentei, e o jeep depois que saia da oficina não botava em casa, morria no meio do caminho, tinha tudo combustível, sinal elétrico, tudo, mas pegava andava poucos metros e morria de novo... pensei carburador... nada injetando normal... aí tirei a mufla, aquela tampa que pega no filtro de ar, e pronto, o jeeo botou em casa, resultado, por ser a àlcool, aquele acesso que sai do cabeçote até o filtro de ar estava condensando água e gota a gota caía dentro do carburador assim fazendo o jeep morrer, pois água não queima.... quase fiquei totalmente careca com isso, agora que já sei o "suspiro do motor" fica pra fota e a entrada no filtro de ar isolada, o motor vai pra todo canto, travessia e etc, sem problemas...
Agora lembro que também já tive problemas com o tanque, depois de um tempo a carepa entopia o pescador e pronto, tinha que parar e soprar de volta pra dentro do tanque, resolvi da melhor forma possível, comprei um tanque de plástico 60L....

Abraços!

tulliomf
22/10/2009, 19:52
Cara o meu Jeep está com um problema parecido. Tem dias que ele funciona muito bem, mas tem hora que do nada ele para de funcionar e ai não da partida mais. Já mexi no carburador e já troquei a agulha e funcionou muito bem, mas agora voltou a dar esse mesmo problema e percebi que a bóia do carburador está ficando presa e assim a gasolina não passa e logicamente o carro para de funcionar. Alguém ai sabe como poderia melhorar o funcionamento to do me Jeep????

Mais alguém ai sabe como resolver o problema da boia do carburador que está ficando presa??? Acho que realmente é a boia porque quando dou umas batidas no carburador onde fica a boia da para ver bolhas de ar voltando na mangueira de gasolina e imediatamente o carro volta a funcionar.
Espero a ajuda de vocês!
Até

Flaibam
22/10/2009, 20:56
Bom, vamos ao meu caso (o mais recente) mas com a mesma característica: troquei o carburador na sexta-feira, rodei às mil maravilhas na sexta à noite e sábado o dia quase que inteiro. No fim da tarde, o motor começou a falhar em alta. Achei que fosse regulagem do carburador, que era novo. Domingo de manhã aqueci o motor na garagem (é a álcool) e peguei a Rodovia Dom Pedro I. Com três quilômetros o motor apagou. Cheguei em casa na reduzida (marcha lenta funciona que é uma maravilha). Só hoje o mecânico veio buscar na garagem de casa (de onde não saía mais). Na minha opinião, foi a bomba de combustível, mas amanhã eu falo com o mecânico e passo para vocês o diagnóstico correto (quero aprender, como a maioria daqui, a fuçar no jeep, mas falta tempo, por isso vai pro mecânico!!!)

É tanta correria que me esqueci de dar um retorno sobre o problema.
Depois de limpar duas vezes o carburador e trocar tudo, como todos trocaram, o mecânico resolveu esgotar o tanque.
Resultado: tinha quase dois dedos de lodo dentro.
Foi lavar o tanque e acabar com o problema.
Tá funcionando igual a um relógio!

Rafaminc
23/10/2009, 07:52
Mais alguém ai sabe como resolver o problema da boia do carburador que está ficando presa??? Acho que realmente é a boia porque quando dou umas batidas no carburador onde fica a boia da para ver bolhas de ar voltando na mangueira de gasolina e imediatamente o carro volta a funcionar.
Espero a ajuda de vocês!
Até

Pelos relatos dos colegas, tem uma lingueta da boia que fica raspando dentro da cuba e acaba trancando. Faz tempo que não abro o meu carbura, portanto vc tem que desmotar a tampa e verificar se em algum ponto dela está travando dentro da cuba.
Caso isso não seja o seu caso, verifique o estado do eixo da boia, e troque, agulha, sede e boia...

tulliomf
24/10/2009, 19:04
Pelos relatos dos colegas, tem uma lingueta da boia que fica raspando dentro da cuba e acaba trancando. Faz tempo que não abro o meu carbura, portanto vc tem que desmotar a tampa e verificar se em algum ponto dela está travando dentro da cuba.
Caso isso não seja o seu caso, verifique o estado do eixo da boia, e troque, agulha, sede e boia...
Sim. Pelo que você falou e os outros amigos também pode ser essa aba que está ficando presa. Mas como não tenho muita técnica em mecânica queria saber se eu mexer no carburador tem algum problema de eu desregulá-lo? E se realmente for a “aba” da bóia que estiver prendendo a bóia, o que você acha que eu devo fazer? Ahh, outraboa, aquele parafuso que tem no radiador que serve para regular, como faço pra deixar bem regulado?? Muito obrigado por estar me ajudando!Um abraço e até a próxima!

Rafaminc
26/10/2009, 08:23
Tulio, abrir o carburador de BF para verificar a bóia é relativamente bem simples, só tem que ter muito cuidado para não entortar a bóia na hora de tirar a tampa e colocar novamente. Agora, se vc não manja quase nada de mecânica, aconselho levar num mecânico.
Caso vc desmonte a tampa (6 parafusos de fenda), verifique se a bóia está enroscando em algum canto, daí com muito cuidado, retire o pino que segura a bóia, retire a agulha e depois esmerillhe com mais cuidado ainda, a parte da chapa que está raspando na carcaça.
Já aproveita e olha o estado da agulha. Se ela estiver bem polida e plana (sem sulcos) deve estar boa, agora se ela já criou um canal onde encosta na sede, troque as duas peças.
Lembre-se de retirar os parafusos e coloca-los na mesma ordem que estavam montados, pois as vezes o pessoal faz um servicinho porco e enjambra parafusos métricos no lugar dos originais em polegadas. Daí quando vc for remontar a tampa, acaba ferrando com as roscas originais caso misture os parafusos.
Abç

Pacheco_SJC
26/10/2009, 13:28
Este problema de enroscar a boia é cronico, o meu vez ou outra a boia prende, ai dou umas batidas "leves" no copo do carbura e ela solta, mas é estressante parar por um problema bobo deste!!!!

Preciso dar uma esmerilhada no suporte dela!!!

Tulio, abrir o carburador de BF para verificar a bóia é relativamente bem simples, só tem que ter muito cuidado para não entortar a bóia na hora de tirar a tampa e colocar novamente. Agora, se vc não manja quase nada de mecânica, aconselho levar num mecânico.
Caso vc desmonte a tampa (6 parafusos de fenda), verifique se a bóia está enroscando em algum canto, daí com muito cuidado, retire o pino que segura a bóia, retire a agulha e depois esmerillhe com mais cuidado ainda, a parte da chapa que está raspando na carcaça.
Já aproveita e olha o estado da agulha. Se ela estiver bem polida e plana (sem sulcos) deve estar boa, agora se ela já criou um canal onde encosta na sede, troque as duas peças.
Lembre-se de retirar os parafusos e coloca-los na mesma ordem que estavam montados, pois as vezes o pessoal faz um servicinho porco e enjambra parafusos métricos no lugar dos originais em polegadas. Daí quando vc for remontar a tampa, acaba ferrando com as roscas originais caso misture os parafusos.
Abç

RABUGENTO
26/10/2009, 13:55
É tanta correria que me esqueci de dar um retorno sobre o problema.
Depois de limpar duas vezes o carburador e trocar tudo, como todos trocaram, o mecânico resolveu esgotar o tanque.
Resultado: tinha quase dois dedos de lodo dentro.
Foi lavar o tanque e acabar com o problema.
Tá funcionando igual a um relógio!

Flaibam,

Onde você tem abastecido?
Costuma abastecer sempre no mesmo posto?

Flaibam
01/11/2009, 13:25
Flaibam,

Onde você tem abastecido?
Costuma abastecer sempre no mesmo posto?
Rabugento, meu tanque fica embaixo do jeep, é de inox e tem capacidade para 60 litros.
O problema foi no cano do respiro, que se soltou, e fiquei atolado por mais de duas horas com água até a metade do jeep.
Acredito que tenha entrado água e lama pelo respiro.
Em relação ao posto, também abasteço o veículo "on-road" no mesmo local e nunca tive problemas.

Julinot
02/11/2009, 21:23
nassif... onde e que se arranja isso ? o desborbulhador...
contrói-se um ?

abraços...

Em dias quentes geralmente geram bolhas (vapor) na mangueira de combustível entre o tanque e o carburador, ocasionando falhas e até a parada completa do motor.

Nesse caso, é só instalar um desborbulhador (5 reais) que o problema já era.

Sds,

RBM
02/11/2009, 21:31
contrói-se um ?

abraços...

em lojas de auto peças mesmo. varios carros usam.

Lucas Nassif
02/11/2009, 21:33
contrói-se um ?

abraços...

Julinot, acha-se em qualquer autopeças!
Só pedir "desborbulhador" que a maioria tem pra venda. Comprei o meu, se não me engano, por 5 conto!!

Dá pra construir um sim, mas pelo preço que acha pra comprar, acho que não vale a pena. O mais chato na hora de colocar esse desborbulhador no carro é fazer o retorno no tanque. O resto é moleza!

Julinot
02/11/2009, 21:43
seria ótimo se fizéssemos uma tabelinha de defeitos (sintomas) versus possíveis causas, ou um roteiro para solução de problemas de não pegar, morrer, etc e tal. não seria ? eu sei que poderei ouvir... já que você teve a idéia... faça ! tudo bem... eu faço, mas quem ajuda ?
vamos lá... primeiro listemos todos os possíveias problemas... depois, uma a um, identificamos o procedimeno a seguir.
quem tem conheciento de causa para fornecer uma lista de problemas ?

abraços a todos...

eu vou começar:

1.fico com o jeep parado toda a semana, e quando no sábado dou a partida ele não pega de jeito algum.
2.fico com o jeep parado durante toda a semana, e para pegar tenho que ficar acionando o arranque um tempão... as vezes a bateria vai pras p... e preciso dar uma chupeta do meu carro de passeio.
3.quando reduzo de terceira para segunda e principalmente se tiro o pé do acelerador o motor peida horrores.
4. estou andando com o jeep normalmente de repente o motor começa a peidar e morre.

e tem muito mais por aí... relatem os problemas, que não há de faltar solução...
(verificar se tem faísca, se tem gasolina no tanque, se injeta, se isso, se aquilo...) vamos lá...

Julinot
02/11/2009, 21:46
nassif... o retorno só pode ser para o tanque ?
não sei de onde tirei essa idéia ridícula, mas não poderia ser para a entrada da bomba ?
se for idiotice nem resposnda...

abraços...

Julinot, acha-se em qualquer autopeças!
Só pedir "desborbulhador" que a maioria tem pra venda. Comprei o meu, se não me engano, por 5 conto!!

Dá pra construir um sim, mas pelo preço que acha pra comprar, acho que não vale a pena. O mais chato na hora de colocar esse desborbulhador no carro é fazer o retorno no tanque. O resto é moleza!

Pacheco_SJC
02/11/2009, 22:40
Boa noite amigão!

Ja vi Jeeps com o retorno direcionado para pouco antes da bomba, sem problemas.

nassif... o retorno só pode ser para o tanque ?
não sei de onde tirei essa idéia ridícula, mas não poderia ser para a entrada da bomba ?
se for idiotice nem resposnda...

abraços...

RBM
02/11/2009, 22:43
Boa noite amigão!

Ja vi Jeeps com o retorno direcionado para pouco antes da bomba, sem problemas.

Não fica bom não, o meu tinha feito isso, o mecanico colocou um T no cano que vai para a bomba, ele falou que a Banderante é assim, mas o Jeep vivia parando, quando tirei o desborbulhador nunca mais falhou.
Pacheco e o seu Jeep ficou bom? não foi na Limeira?

Pacheco_SJC
02/11/2009, 22:45
1.fico com o jeep parado toda a semana, e quando no sábado dou a partida ele não pega de jeito algum.
Experimentou puxar o afogador? Comigo é assim, se ficar mt tempo parado, puxo o afogador, dou uma partida, volto o afogador, e na segunda partida liga tranquilamente

2.fico com o jeep parado durante toda a semana, e para pegar tenho que ficar acionando o arranque um tempão... as vezes a bateria vai pras p... e preciso dar uma chupeta do meu carro de passeio.
Idem 1

3.quando reduzo de terceira para segunda e principalmente se tiro o pé do acelerador o motor peida horrores.
Isso pode se escapamento furado ou entrando ar em alguma conexão.
Platinado tb pode ser, dá uma olhada nele, veja se ta sujo ou com os contatos ja danificados, é baratinho R$ 15 pra trocar.

4. estou andando com o jeep normalmente de repente o motor começa a peidar e morre.
Ta afogando? A boia não ta enroscando? Veja se qd ele morre começa a "vazar" gasolina, se vazer, é boia travando.

seria ótimo se fizéssemos uma tabelinha de defeitos (sintomas) versus possíveis causas, ou um roteiro para solução de problemas de não pegar, morrer, etc e tal. não seria ? eu sei que poderei ouvir... já que você teve a idéia... faça ! tudo bem... eu faço, mas quem ajuda ?
vamos lá... primeiro listemos todos os possíveias problemas... depois, uma a um, identificamos o procedimeno a seguir.
quem tem conheciento de causa para fornecer uma lista de problemas ?

abraços a todos...

eu vou começar:

e tem muito mais por aí... relatem os problemas, que não há de faltar solução...
(verificar se tem faísca, se tem gasolina no tanque, se injeta, se isso, se aquilo...) vamos lá...

Pacheco_SJC
02/11/2009, 22:48
Nem fui cara, preciso trocar o rolamento dianteiro direito, deu pau....
Preciso desmontar e limpar tb a pinça de freio nesta mesma posição, pois ta pegando um pouco, acho que tem sujeira que não deixa a pastilha voltar...
Aí com o rolamento ruim e o freio pegando, da uns pqnos trancos, mt ruim isto!!!

Não fica bom não, o meu tinha feito isso, o mecanico colocou um T no cano que vai para a bomba, ele falou que a Banderante é assim, mas o Jeep vivia parando, quando tirei o desborbulhador nunca mais falhou.
Pacheco e o seu Jeep ficou bom? não foi na Limeira?

Lucas Nassif
02/11/2009, 23:02

Meus 0,02 cents:

1) Se nem bombando ele pega, provavelmente a injeção da rápida não tá funcionando. Pistonete ruim e/ou bengalinha entupida. Pode ser que a gasolina da cuba tenha evaporado também, mas é menos provável.

2) Idem 1.

3) Motor fora de ponto e/ou platinado com folga incorreta.

4) Pode ser tanto problema de alimentação como problema elétrico. No primeiro caso, pode ser entupimento de gigle ou afogamento. Já no segundo caso, pode ser bobina ou módulo da ignição eletrônica que esquentou além no normal.

Aproveitando...
sobre o retorno do desborbulhador, já li aqui mesmo no Fórum, relatos de pessoas que colocaram o retorno antes da bomba e deu zica!! Eu ainda sou mais comprar 1m a mais de mangueira e jogar direto no tanque! :lol:

:concordo:

Julinot
03/11/2009, 08:58
É isso aí... companheiros de BF.
Na verdade as dicas valem não só para quem tem BF.
Estou anotando tudo e assim que houver um quantidade razoável de informação eu posto uma planilha com o nosso "check-list". Já é bastante... mas ainda é pouco...

Abraços a todos...

Julinot
03/11/2009, 09:16
Nassif... tome lá...

Meus 0,02 cents:

1) Se nem bombando ele pega, provavelmente a injeção da rápida não tá funcionando. Pistonete ruim e/ou bengalinha entupida. A tal rápida funciona quando se pisa no acelerador ? E nesse caso, não estaria conseguindo jogar gasolina na admissão para fazer pegar ? E esse seria o motivo de você suspeitar de problemas na rápida ?

Pode ser que a gasolina da cuba tenha evaporado também, mas é menos provável. Tem como a gasolina vazar da cuba ? Se o Jeep fica na sombra e se o sistema é fechado não haveria como evaporar ? Não seria vazamento, mesmo ?

2) Idem 1.

3) Motor fora de ponto e/ou platinado com folga incorreta. Nesse caso não tem platinado... é eletrônico. Depois que pega fica estável... não seria ponto, também. Ou ainda poderia ser ?

4) Pode ser tanto problema de alimentação como problema elétrico. No primeiro caso, pode ser entupimento de gigle ou afogamento. Já no segundo caso, pode ser bobina ou módulo da ignição eletrônica que esquentou além no normal. Ainda não chegamos na parte elétrica... o que verificar primeiro ? A elétrica ou a alimentação ? E se ambos estiverem OK não é aí que entra a parte de ponto do motor ? E o que mais deveria ser considerado nesse caso ?

Finalizando (por enquanto)...

Se tiver gasolina na cuba, então não precisa bombar o acelerador nem puxar o afogador - no caso de não estar pegando e de não ser por problema elétrico. Como é que a gasolina vai da cuba para a admissão ? Pela marcha lenta ? Esse processo é que pode estar bichado então ?
Bombear o acelerador seria um procedimento para encher a cuba ou pelo menos colocar alguma gasolina caso esteja seca ?
Qual o nível da gasolina necessário na cuba para fazer o motro pegar sem ter que lançar mão de qualquer outro expediente como bombar o acelerador ou puxar o afogador ?
Como saber se tem gasolina na cuba ? Basta sacar o filtro e acionar o acelerador à mão para verificar se sai gasolina daquele biquinho (acho que é a bengalinha) ? Se não sair também não significa que a cuba esteja vazia... o negócio pode estar entupido, não ?
A gasolina sempre vai para a admissão pela tal bengalinha ?
Ou só sai gasolina pela bengalinha pquando se aciona o acelerador ?
E o afogador... por que puxá-lo ?
Caras... isso vai virar um curso de primeiro socorros ao motor que teve parada cárdíaca.

Abraços a todos...

Aproveitando...
sobre o retorno do desborbulhador, já li aqui mesmo no Fórum, relatos de pessoas que colocaram o retorno antes da bomba e deu zica!! Eu ainda sou mais comprar 1m a mais de mangueira e jogar direto no tanque! :lol:

Julinot
03/11/2009, 09:22
OK, Pacheco... chegou a tua vez...

Experimentou puxar o afogador? Comigo é assim, se ficar mt tempo parado, puxo o afogador, dou uma partida, volto o afogador, e na segunda partida liga tranquilamente. Diga-me... afundar o pé no acelerador enquanto dá a partida teria o mesmo efeito ? Ou teria outro efeito mas também ajudaria ?

Idem 1

Platinado tb pode ser, dá uma olhada nele, veja se ta sujo ou com os contatos ja danificados, é baratinho R$ 15 pra trocar. O escapamento não está furado. Isso aconteceu na verdade depois de simplesmente abrir e fechar o carburador para ver se tinha gasolina na cuba. E aí ?

Ta afogando? A boia não ta enroscando? Veja se qd ele morre começa a "vazar" gasolina, se vazer, é boia travando. Já aconteceu de vazar gasolina mas era a agulha que tinha ficado presa, e quando isso aconteceu o motor não estava peidando. Já ouvi falar desse negócio da bóia enroscar, e até teria uma abazinha para esmerilhar... mas não sei que abinha é essa. E então ?

Vamos lá... Pacheco.
Vamos construir um check-list novo...

Abraços a todos...

Rafaminc
03/11/2009, 10:18

Experimentou puxar o afogador? Comigo é assim, se ficar mt tempo parado, puxo o afogador, dou uma partida, volto o afogador, e na segunda partida liga tranquilamente. Diga-me... afundar o pé no acelerador enquanto dá a partida teria o mesmo efeito ? Ou teria outro efeito mas também ajudaria ?

Se afundar o pé, vai acabar deixando a mistura mais pobre que antes, pois vai entrar mais ar e menos gasosa...
Tentou dar um traguinho no motor para ver se pega melhor?

Platinado tb pode ser, dá uma olhada nele, veja se ta sujo ou com os contatos ja danificados, é baratinho R$ 15 pra trocar. O escapamento não está furado. Isso aconteceu na verdade depois de simplesmente abrir e fechar o carburador para ver se tinha gasolina na cuba. E aí ?

Tem um economizador de combustível dentro da cuba, derrepente pode ser isso. É uma valvulazinha de latão com uma mola que fecha a passagem de combustível do giglê quando o vácuo é grande (fica no lado esquedo da cuba se não me engano). Se estiver trancado, quando vc desacelera, uma pequena quantidade adicional de gasolina vai continuar sendo aspirada pelo motor, e isso pode gerar os estouros.
Abre denovo a tampa e verifica se não tem alguma obstrução (junta virada, sujeira...) no canal que aciona essa válvula ou então desenrosque ela e veja se ela não está entupida ou trancada.
Tirando ela fora, assopre com o auxílio um pedaço de mangueira (caso não tenha ar comprimido) e veja em que giglê superior sai o ar. Se fizer vácuo nesta válvulazinha, a haste dela tem que descer.

Ta afogando? A boia não ta enroscando? Veja se qd ele morre começa a "vazar" gasolina, se vazer, é boia travando. Já aconteceu de vazar gasolina mas era a agulha que tinha ficado presa, e quando isso aconteceu o motor não estava peidando. Já ouvi falar desse negócio da bóia enroscar, e até teria uma abazinha para esmerilhar... mas não sei que abinha é essa. E então ?

Como ninguém postou a foto do serviço, o negócio é vc sentar do lado do carburador, bater um papinho com ele com calma e tentar diagnosticar o problema, hehe...brincadeira. Mas faça isso, levante um pouco a tampa e delicadamente com o auxílio de uma pequena chave de fenda ou palito, levante e abaixe a boia para tentar achar o local do enrrosco.

Abçs

Vamos lá... Pacheco.

Abraços a todos...

Rafaminc
03/11/2009, 10:29
Julinot, pegando emprestada uma foto do Lucas, indiquei o local da tal válvula.
Uma da marcas em verde deve ser o canal que deixa passar o vácuo para acionar essa valvulazinha.

Pacheco_SJC
03/11/2009, 13:29

Não, puxar o afogador faz puxar mais gasolina, pois tampa a entrada de ar gerando maior sucção

Idem 1

Excesso de ar, experimentou regular a entrada de ar?

Deve esmerilhar o suporte da boia, a parte metalica onde vai o pino

Vamos lá... Pacheco.

Abraços a todos...

Lucas Nassif
03/11/2009, 22:37
Nassif... tome lá...

Vamo lá:

A tal rápida funciona quando se pisa no acelerador ? E nesse caso, não estaria conseguindo jogar gasolina na admissão para fazer pegar ? E esse seria o motivo de você suspeitar de problemas na rápida ?
Bom, a rápida atua na primeira pisada no acelerador sim. Olhando pra dentro do carburador e acelerando com a mão, dá pra ver as esguichadas de gasolina pela bengalinha. Acontece que a gasolina do coletor de admissão evapora, ficando apenas a gasolina da cuba. Quando isso acontece, se não bombar o acelerador, o motor vai demorar pra pegar, até a gasolina percorrer o carburador, sem contar que como o motor tá frio, dificulta mais um pouco. Aí quando vc bomba, esguicha gasolina pra dentro do coletor. É só beliscar na chave que pega de 1a (pelo menos no meu é assim, e não precisa de afogador).

Tem como a gasolina vazar da cuba ? Se o Jeep fica na sombra e se o sistema é fechado não haveria como evaporar ? Não seria vazamento, mesmo ?
Se o seu carburador tem um bujão embaixo da cuba, pode vazar por ali. Já vi DFV228 com e sem bujão. O meu antigo tem, o atual não!
Mas pode acontecer da gasolina evaporar pelo respiro da cuba!

Nesse caso não tem platinado... é eletrônico. Depois que pega fica estável... não seria ponto, também. Ou ainda poderia ser ?
Acho que não entendi direito. Quando vc disse que dava os estouros, eu entendi que seria ao usar o freio motor em descidas, como ocorre em muitos motores boxers por aí (kombi, brasilia, fusca, etc).
Se for isso mesmo, dá uma regulada no ponto e na folga de válvulas.

Ainda não chegamos na parte elétrica... o que verificar primeiro ? A elétrica ou a alimentação ? E se ambos estiverem OK não é aí que entra a parte de ponto do motor ? E o que mais deveria ser considerado nesse caso ?
Olha, se fosse comigo, quando ele morrer a primeira coisa que eu faria era ver se a bobina e módulo da ignição eletrônica estão MUITO quentes, a ponto de não conseguir colocar a mão. Se tiver, pode ser isso!! Mas se estiverem em uma temperatura normal, bem provável que o defeito seja na alimentação. Pode ser gasolina na tubulação evaporando em dias quentes (resolve com o desborbulhador), bóia do carburador travando, sujeira na agulha e/ou nos 'dutos' do bura, etc....

Se tiver gasolina na cuba, então não precisa bombar o acelerador nem puxar o afogador - no caso de não estar pegando e de não ser por problema elétrico. Como é que a gasolina vai da cuba para a admissão ? Pela marcha lenta ? Esse processo é que pode estar bichado então ?
Pode ter gasolina na cuba mas o coletor tá seco. Aí tem que bombar pra pegar de 'prima'!! Se mesmo bombando ele não pegar (bombar que eu falo é umas 3 ou 4 bombadas só, pra não afogar o motor), ou o tempo está MUITO frio ou tem algum problema elétrico. O que vejo por aí é muita gente reclamando que o motor tá ruim pra pegar de manhã (gira gira até arriar a bateria), mas não sabem que a injeção da rápida não funciona. Então não adianta bombar, pois tem que esperar a gasolina 'descer' do carburador até o coletor, pelo circuito de lenta. Com o motor frio, força demais a bateria, portanto, caso a rápida não funcione, o ideal é jogar gasolina com a mão, direto no coletor.

Bombear o acelerador seria um procedimento para encher a cuba ou pelo menos colocar alguma gasolina caso esteja seca ?
Não!! Se a cuba tiver seca, não adianta bombar, pois a gasolina da rápida é proveniente da cuba. Se ela tá vazia, não vai injetar nada, aí tem que jogar gasolina com a mão, como dito acima.

Qual o nível da gasolina necessário na cuba para fazer o motro pegar sem ter que lançar mão de qualquer outro expediente como bombar o acelerador ou puxar o afogador ?
Pergunta difícil essa. Qualquer gasolina na cuba já é suficiente para injetar ao bombar o acelerador. Acontece que pode acontecer do coletor "ter gasolina pronta" pra injetar na hora da partida, mas se o tempo tiver muto frio, é necessário dar umas 2 bombadas pra ajudar o motor a pegar mais rápido.

Como saber se tem gasolina na cuba ? Basta sacar o filtro e acionar o acelerador à mão para verificar se sai gasolina daquele biquinho (acho que é a bengalinha) ? Se não sair também não significa que a cuba esteja vazia... o negócio pode estar entupido, não ?
Isso aí, se não injeta, pode ser cuba vazia ou circuito da rápida entupido (mais provável).
Pra ter certeza se a cuba tá vazia ou cheia, antes de mais nada, tem que tirar a tampa do carburador e ver se tem gasolina nela.

A gasolina sempre vai para a admissão pela tal bengalinha ?
Não entendi a pergunta. Sempre como? Ao bombar o pedal? Se for isso, ao bombar a gasolina sai sempre pela bengalinha sim.

Ou só sai gasolina pela bengalinha pquando se aciona o acelerador ?
A cada pisada no carburador é uma injetada. Se vc písa e segura o acelerador pressionado, ele injeta na bengalinha só na hora da pisada, e depois para até vc dar outra pisada novamente.

E o afogador... por que puxá-lo ?
Ao puxar o afogador, a borboleta se fecha e entra menos ar no carburador. Com isso a mistura fica rica (mais combustível do que ar) e pega mais fácil em tempos frios. Como disse, eu nunca precisei de afogador no meu Jeep, e olha que as vezes aqui baixa pra uns 10°c, e quando não pega "de prima", pega de segundona!!

RBM
03/11/2009, 22:46
Lucas!!
Motor dá uma explodida na primeira tentativa, o que é?

Lucas Nassif
03/11/2009, 22:53
Lucas!!
Motor dá uma explodida na primeira tentativa, o que é?

Provavelmente o motor deu uma leve afogada (ou bombou muito o pedal ou jogou muita gasolina com a mão).

RBM
03/11/2009, 22:57
Blz, obrigado.

Pedrão B.
03/11/2009, 23:13
ALL,
O meu pega sempre fácil, muitas vezes só na "triscada":dance:.
Afogador não uso, porque nem tem:oops:, porém uma vez li um artigo do Bob Sharp, dizendo que motores que pegam sem acionar o afogador não estão regulados corretamente:pensativo:
[]'s

Lucas Nassif
03/11/2009, 23:23
Isso PRA MIM é lenda! :pensativo:

Pedrão B.
03/11/2009, 23:28
Julinot, dá uma olhada:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=J6HTwMNQnyU&feature=related]YouTube - functionare carburator[/URL]

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=noOMaIHNknY&feature=related]YouTube - Carburetted systems in cars[/URL]

[]'s

Pedrão B.
03/11/2009, 23:30
Isso PRA MIM é lenda! :pensativo:

Pra mim também...mas só para registrar.
[]'s

tulliomf
05/11/2009, 19:59
O meu também não tem o sistema de afogador, mas ainda tem a borboleta (do afogador) dentro do carburador, e então se o motor não estiver pegando posso feixar essa borboleta por um tempo, até que o carro estiver funcionando bem???
Um abraço!VLW!

Lucas Nassif
05/11/2009, 20:27
Poder pode, mas não acho que isso vai resolver o problema!

Pacheco_SJC
06/11/2009, 08:38
Qd peguei meu Jeep ele tb soh tinha a borboleta, e qd ficava mt parado e eu precisava funcionar, fechav a borboleta, dava uma partida, reabria, dava a partida novamente e pronto.

Depois disso resolvi comprar o cabo e instalar o afogador, mas raramente preciso utilizar.

O meu também não tem o sistema de afogador, mas ainda tem a borboleta (do afogador) dentro do carburador, e então se o motor não estiver pegando posso feixar essa borboleta por um tempo, até que o carro estiver funcionando bem???
Um abraço!VLW!

Julinot
06/11/2009, 12:55
A bem da verdade... usar o afogador não chega a ser algo estarrecedor.
Os carros modernos têm injeção eletrônica, mas quando os ligamos dá para perceber claramente que ficam um pouco masi acelerados nos primeiros segundos de funcionamento do motor. Não seria aí algum tipo de afogador eletrônico atuando também ? Então, qual é o problema de usar o afogador para dar a partida num velho BF-161 ?

Abraços a todos...

Herculóide
16/03/2010, 15:55
Meu, tenta fazer um " tanque de combustível" com garrafa pet ou galão, ligando direto no cano posterior a bomba, o de metal que vai para o carburador!!

Pega a garrafa e faz dois buracos um para o caninho e um furinho na tampa para ser o respiro. Deixa a garrafa mais alta pra gasosa fluir tranquilamente !! Tenta andar com o carro ai pelos 10 minutos. Se não morrer mais, é sua bomba !!! Se fosse bobina , a hora que morresse não daria para dar a partida logo de cara !! teria que esfriar a mesma !!

Comigo aconteceu na trilha, andei durante um bom tempo, porém após 30 minutos, o carro morria na rotação alta!! No inicio achei que era distribuição, porém fiz o que o colega acima falou, do pano na bomba pra esfriar e foi 100 % o resto do passeio !!

abraços barrentos hahaha:concordo:

tulliomf
28/03/2010, 00:23
Ola de novo a todos,
Estou com um problema que me está deixando de cabelo em pé. Mandei dá uma reformada no meu carburador (embuchar pra tirar as folgas) mas na hora de montar o bendito carburador ele não quis dar lenta , ou seja, se o carro está ligado no ponto morto e não acelera, o carro “morre”. Já mandei regular várias vezes e da ultima ficou até bom( pois o mecânico deu uma regulada no parafuso que tem no distribuidor) mas depois de andar um pouco pela cidade, voltou o mesmo problema. È estranho que o Jeep de 2ª ou 3ª fica bom, só quando estou no ponto morto ou volto pra 1ª e não acelero o carro “morre”.
O que será isso pelo amor de Deus?Alguém faz idéia de que está acontecendo?

rodrigo.hoffman
28/03/2010, 00:30
Ola de novo a todos,
Estou com um problema que me está deixando de cabelo em pé. Mandei dá uma reformada no meu carburador (embuchar pra tirar as folgas) mas na hora de montar o bendito carburador ele não quis dar lenta , ou seja, se o carro está ligado no ponto morto e não acelera, o carro “morre”. Já mandei regular várias vezes e da ultima ficou até bom( pois o mecânico deu uma regulada no parafuso que tem no distribuidor) mas depois de andar um pouco pela cidade, voltou o mesmo problema. È estranho que o Jeep de 2ª ou 3ª fica bom, só quando estou no ponto morto ou volto pra 1ª e não acelero o carro “morre”.
O que será isso pelo amor de Deus?Alguém faz idéia de que está acontecendo?

Opa

Cara, diagnosticos assim de longe são complicados.. Mas se tivesse que apostar eu ia no gicle da lenta entupido.. Qual é o carburador??

Abraços

Lucas Nassif
28/03/2010, 01:04
Vou deixar registrado o que aconteceu comigo a umas semanas atrás, carburador DFV228: [meus 0,02cents]

As vezes meu Jeep falhava quando pisava tudo no acelerador, ou quase tudo. Ele pipocava, mas não perdia muita força. E eu já sabia que não era problema de ignição, pois ele falhava só com pé baixo e quando é problema elétrico, ele perde muita força.

Pois bem, custeeei a descobrir o que era [um relato a parte]. Em uma das desmontagens do carburador para limpeza, percebi que aquela junta entre o corpo e a base do carburador estava rachada, mas mesmo assim o motor não falhava na lenta.

Tinha uma outra junta dessa aqui em casa. Velha, mas estava inteira (mas era mais dura). Peguei ela e coloquei no carburador e terminei de montá-lo. Quando liguei o jeep, a lenta já não ficou 100%. Tive que mexer na agulha do ar. Até aí beleza, dei umas voltas abrindo esse parafuso e ficou bom. Saí com ele e a 500mts de casa do nada o motor morre. Pensei comigo, FUDE*! Liguei e pegou normal de novo, só não segurava marcha lenta nenhápau!

Voltei e parei na rua de casa pra tentar achar o defeito. Comecei regulando o parafuso da mistura novamente, e tive que FECHAR o parafuso (tava dando mistura pobre). Aí ficou normal denovo.

Lá vou eu andar e pouco depois fica sem lenta novamente. Vou no parafuso da lenta e deu mistura rica. Abri o parafuso e melhorou! Ou seja, a mistura tava variando e com isso deu na cara que era entrada de ar falsa.

Comprei um jogo de juntas NOVO, e substituí aquela que tinha trocado, entre o corpo e a base. Depois foi só regular o parafuso da mistura e tá nos trinks até hoje!

Sugiro que, quando ele ficar sem lenta, tentar regular no parafuso da mistura, e se melhorar, o risco de ser entrada de ar falsa é grande.

tulliomf
28/03/2010, 17:27
Opa

Cara, diagnosticos assim de longe são complicados.. Mas se tivesse que apostar eu ia no gicle da lenta entupido.. Qual é o carburador??

Abraços
Ola Rodrigo,
O meu carburador é o DFV 228. Quando mandei embuchar, o mecânico deu uma limpeza geral no carburador, trocou todas as juntas, trocou os parafusos, trocou a bóia e o gigle, alguma dessas coisas pode estar atrapalhando?

Hoje tentando "arrumar"(como se eu fosse mecânico rsrsrsrs) tentei deixar o carro mais acelerado e até que ficou um pouco "melhor" mas ainda não está do geito que eu queria.
Então depois de tanto mexer, quando coloquei o filtro de ar e liguei o carro, deu tipo um pipoco no carburador e saiu uma fumaça de dentro que pelo geito parece que entrou óleo do filtro de ar para o carburador. Mas e agora porque isso?O que eu fiz de errado? Vou ter que levar amanhã o Jeep na oficina de novo, mas já fui "roubado" tantas vezes pelos mecânicos que tenho até medo de pensar em entrar em uma oficina.
Alguma outra dica pra me ajudar?

Rafaminc
29/03/2010, 09:12
Tullio, esse estouro no carburador pode ser motor fora de ponto ou afogado. Verifique se a bóia nova está funcionando direito. Pode estar muito alta e deixando o motor afogado.
Tenta ir tampando a boca do carburador com a mão aos poucos (motor ligado), e veja se os sintomas pioram. Isso está com cara de mistura muito rica.

tulliomf
31/03/2010, 23:47
Tullio, esse estouro no carburador pode ser motor fora de ponto ou afogado. Verifique se a bóia nova está funcionando direito. Pode estar muito alta e deixando o motor afogado.
Tenta ir tampando a boca do carburador com a mão aos poucos (motor ligado), e veja se os sintomas pioram. Isso está com cara de mistura muito rica.
Ola Rafaminc,
Levei o Jeep no mecânico e o carburador estava mesmo fora do ponto , assim como o platinado estava muito aberto, assim madei trocar o platinado e regular o casrburador e resolveu meu problema mesmo!Muito obrigado a todos

Rodolfo Ourique
01/04/2010, 04:48

Irmãos passei por isto há alguns anos atrás...fiz de tudo que citaram aqui...no final das contas fui descobrir que a tubulação de cobre que levava a gasosa do tanque pra bomba tinha uma pequena obstrução (galho) o que fazia com que o Jeep andasse até faltar, qd parava ele voltava a encher o circuito e andava mais alguns metros...
Pelo menos acabei colocando tanque novo e hj tenho bomba reserva, bobina reserva e até carbura reserva...

Lição aprendida, agora tubulação de combustível só de borracha...hehehe!!!

syncretist
14/06/2010, 23:41
Pessoal,

eu de novo.

Hj tava andando no Jeep e começou à falhar até apagar.

Falta de alcool não é. Mesmo derramando combustível no carburador ele não pegava de jeito nenhum. Como tinha umas peças lá dentro da viatura, troquei filtro e algumas mangueiras.

Tirei a mangueira que vinha do tanque e soprei, tudo certo.

Fiz uma coisa meio estranha.

Peqguei uma mangueira fina, abri o carburador, coloquei uma galão de plástico na capô, fechei o capô e fiz uma "ligação direta", mas nada do Jeep pegar.

Parece que estava vazando muita gasolina e o bicho engasgava.

Amanhã vou ver se é bobina, rotor, etc...
Se não for, era pra pegar não era, derramando gasolina direta no carburador uai.....

Ats,
Lúcio

Rafaminc
15/06/2010, 07:37
A bobina esquentou? Verificou se não tem água condensada dentro da tampa do distribuidor? Chega faísca da bobina até o distribuidor e do distribuidor até as velas?
Se tiver faísca no ponto certo, combustível e compressão, tem que funcionar...

André Luiz Rossetim
15/06/2010, 13:09
Por duas vezes eu tinha faisca, mas dava pra ver q estava mais fraca q o normal, e o jeep não pegava, era bobina queimada, (ou quase), bastou troca-la e o problema se resolveu.
Portanto mesmo q haja faisca, seria bom colocar outra bobina só pra testar.

paesem520
16/06/2010, 10:06
Pessoal,
também estive com esse problema ultimamente. Engasgava e morria, ás vezes sem mais nem menos simplesmente morria. Assoprava no filtro de gasolina e na mangueira que sai do tanque, pegava de novo, mas depois de algumas tentativas. O problema também que depois ficava desregulado, meio fora do ponto e falhava. Troquei 2 platinados, 1 rotor e 1 condensador em menos de 1 mês. Descobri que a bobina era muito potente pra condensador e platinado. Até aí tudo bem, mas o problema de apagar e engasgar continuou, era preciso sempre assoprar no filtro e na linha que sai do tanque. Já limpei o tanque, o carbura. Pretendo colocar um Incofil (decantador) antes do filtro de gasolina e trocar as manguerias por aquelas transparentes. Alguém aí usa Incofil?