Ver Versão Completa : Substituto do rolamento de munhão...presta?
Elmer_Jeep
20/12/2004, 17:36
http://www.gama4x4.com.br/media/catalog/product/cache/1/thumbnail/800x800/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/k/i/kit_rolamento_de_apoio_engesa.jpg?timestamp=145851 8400047
Segurança na direção
Projetado pela Metalúrgica Enfer, o mancal substitui o rolamento do munhão ou rolamento do shimmy com as seguintes vantagens: maior durabilidade e preço mais acessível. O mancal Enfer foi testado e aprovado por off-roaders das regiões sul e sudeste do país. Está disponível para os veículos: Jeep Willys e Ford, Rural, F-75, Engesa, Camper, picapes com suspensão Engesa e Toyota. É o ideal para veículos com pneus maiores que os originais, medidas 33 ou 35 polegadas, por exemplo. Preço médio: R$ 30,00. Informações Rota 4x4, telefone (11) 6971-0588 ou 6971-0884, com João ou Igor.
Li isso ontem na 4x4&cia e copiei do site agora.
Será q presta?
Como é feita a lubrificação?
Eduardo Velo
20/12/2004, 18:23
Acabei de fechar o Munhão do engesa com eles , achei que seria muito melhor que os roletes , agora é aguardar pra ver , esse é o tópico que coloquei sobre isso -
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6995
[]s...
Elmer_Jeep
20/12/2004, 18:35
Acabei de fechar o Munhão do engesa com eles , achei que seria muito melhor que os roletes , agora é aguardar pra ver , esse é o tópico que coloquei sobre isso -
[]s...
Mas e ae, como é o material deles? é atrito ferro-com-ferro mesmo :?:
Eduardo Velo
20/12/2004, 18:53
É de aço , trabalha como mancal mesmo , atrito aço com aço , só que vc deixa um espaço entre a capa e a parte giratória que é o ajuste do Mancal (Rolamento) , tem canais em hélice na capa para lubrificação . Na montagem já coloca um pouco de graxa e depois mais graxa pelo pino graxeiro ...
Rodei com ele por 30 km aqui na cidade , fazendo muitas curvas e verifiquei aquecimento , não aqueceu nada , mesmo estando com 2 kg de pressão de ajuste ...
O que tive que fazer foi aliviar um pouco o sem-fim da cx DH , pq como estava com muita folga antes enforcaram a bichinha pra compensar , aí o volante não voltava sózinho , verificando o que podia ser vimos que o sem-fim estava totalmente enforcado sem nenhuma folga na direção e com o parafuso de ajuste travado deixamos com um pouco de folga e ficou muito bom .
[]s...
Ian Moreira
27/12/2004, 16:28
É de aço , trabalha como mancal mesmo , atrito aço com aço , só que vc deixa um espaço entre a capa e a parte giratória que é o ajuste do Mancal (Rolamento)
[]s...
E o seu é o mesmo da "METALÚRGIC ENFER" :?:
Tomara que aguente mesmo com uso forçado, vai ser uma boa opção na substituição dos rolamentos :P
Avise-nos sempre :!:
OLA ELMER
UTILIZO UM SISTEMA SEMELHANTE A ESTE HA UNS DOIS ANOS NOS VEICULOS QUE TENHO E NAO TIVE PROBLEMAS, A DIFERENÇA É QUE USO A CAPA DO ROLAMENTO ORIGINAL E O CONICO É TORNEADO SOB MEDIDA EM BRONZE, COM CANAIS PARA LUBRIFICAÇÃO.
NAO TENHO DO QUE RECLAMAR
QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO.
hj ouvi comentários sobre essa matéria da 4x4 & Cia
no começo n entendi nada
mas agora tô vendo que é algo interessante
vamos esperar pra ver se funciona legal mesmo
[ ]´s
leopoldo
28/12/2004, 08:46
relembrando sobre as diferenças de ajuste:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=rolamentos+de+munh%E3o
Elmer_Jeep
28/12/2004, 11:35
relembrando sobre as diferenças de ajuste:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=rolamentos+de+munh%E3o
Ei mestre Leo, eu não conhecia esse concorrente do rolamento de munhão, vc já teve alguma experiência com esse mancal ?
Qual a sua opinião sobre a substituição dos rolamentos de munhão por essa peça?
leopoldo
28/12/2004, 13:15
Na última vez que eu estive atrás desse componente (rótula axial) não achei em polegada que pudesse substituir os rolamentos do munhão.
Se bem que procurei na www.termicom.com.br:
http://www.termicom.com.br/pg23.gif
Ai, infelizmente coloquei os benditos rolamentos de munhão. Eu prefiro essa peça pois pode-se colocar um pouco mais de pré-carga, não é tão sujeito à corrosão e sujeira como os rolamentos e pelo visto são mais baratos.
Não posso dizer "aprovado !" pois não usei ainda mas, eu diria que é o mais indicado para substituir os rolamentos de munhão.
Eduardo Velo
28/12/2004, 14:07
Pessoal , usei alguma coisa do tópico do Leopoldo sobre Munhão e acrescentei um de ajuste do Engesa , já que usam munhoes e tipos de ajuste diferentes , tem fotos desses mancais ...
Está montado com 2 kg , seguindo orientação do João da Rota , que me vendeu a peça , está bem justo e funcionando perfeitamente ...
Não tem o canal de lubrificação furado na parte de bx como mostrado na figura do leopoldo , só os canais helicoidais na parte fixa , a giratória é lisa ...
[]s...
Eduardo Velo
31/12/2004, 14:03
Galera , fiz um novo ajuste ontem , rodei com a vtr uns 100 km e tive que ajutar tirando 1 calço de cada lado , agora deve ficar assim ...
[]s...
Elmer_Jeep
25/05/2005, 17:36
Ressucitando o tópico :lol:
pessoal, alguém mais aí usa essa bucha no lugar dos rolamentos do munhão :?:
To querendo saber mais antes de decidir se compro ou não. Liguei pra Enfer e me disseram q a durabilidade dessa peça é 80% superior ao rolamento do munhão.
[]'s duvidosos :)
Eduardo Chaves
05/06/2005, 17:36
Elmer,
Tb estou usando os mancais no lugar dos rolamentos de munhão, já rodei uns 1000km desde a troca e está tranquilo, o resultado no uso é similar...
Chequei a folga após uma viagem à Canastra no feriado passado e está ok...
[]'s...
Elmer_Jeep
05/09/2006, 09:45
Ressucitando após mais 1 ano, hehe.
Iai, quem tá usando a peça aprova ou reprova ??
[]'s
Paulo de Tarso
05/09/2006, 14:27
Pessoal
Meu "j" Está Com Uma Certa Folga Nas Rodas Dianteiras. Verifiquei Que é No Munhão. é Perigoso???
Abraço Jeepeiro
GustavoRisso
05/09/2006, 15:20
Paulo,
É sim!!! Provavelmente é este bendito rolamento do munhão ...
[]'s
Afonso Carlos
05/09/2006, 18:46
A TT4 também fabrica e tem otimo preço nesta peça.
Aço 8620 temperado usinado em CNC.
www.tt4.com.br
Abraços.
Elmer_Jeep
05/09/2006, 20:35
Afonso, faz logo a propaganda completa, iai é melhor que os rolamentos? Tem pra linha Bandeirante ? Qual o preço do jogo ??
1 abraço.
Afonso Carlos
06/09/2006, 15:06
OK Elmer é muito bom sim, aguenta barbaridade principalmente pra quem tem pneus grandes.
Pra toy não faço ainda cara.
Abraços.
Elmer_Jeep
24/02/2007, 12:55
OK Elmer é muito bom sim, aguenta barbaridade principalmente pra quem tem pneus grandes.
Pra toy não faço ainda cara.
Abraços.
Meu primo, ainda tenho interesse nos mancais de munhão pra linha Toyota.
Dê uma olhada no relato técnico feito pelo Mestre Leopoldo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=329588#post329588
[]'s
minha vez de resucitar o topico
e Ai qual a melhor configuração usar ou não usar isso, principalmente pro dia a dia??
Jack Jipeiro
13/01/2009, 23:17
Para usar com pneus 35", melhor que os rolamentos??
Abraços...
Marco Aurélio R Guimarães
13/01/2009, 23:55
minha vez de resucitar o topico
e Ai qual a melhor configuração usar ou não usar isso, principalmente pro dia a dia??
Tem coisas, principalmente antigas, que foram feitas para durar. Sei lá se vou ajudar com a minha opinião, mas creio que se o sistema foi adotado e usado num veículo utilizado para a guerra (no caso da foto uma Dodge Commando 1942) deve durar. Nesta restauração, foram tirados os originais que já tinham mais de 65 anos e feitos novos sob medida.
Abraços!
Junior Toyota
18/05/2009, 21:10
Elmer,
Voce chegou a substituir os rolamentos do munhao da Band pelos macais Enfer??
Abraço
Junior
Elmer_Jeep
19/05/2009, 09:35
Junior, não cheguei nem à comprar, na época eu estava com eixos band no meu Jeep mas agora estou com Dana 60...
Na F75 do meu pai tem eixos band mas usamos o rolamento de munhão KOYO da hilux que custa 20 reais aqui na Venezuela.
[]'s
Junior Toyota
20/05/2009, 08:33
Valeu Elmer,
Sera que alguem usou na Band??
Abraço
Junior
valtinho
28/06/2009, 20:27
Elmer, aqui no sul, após mais de 1, 2 anos de uso, temos aprovação total, muita gente da nossa turma, substitui os rolamentos por mancais, menos uma coisa pra quebrar, é raro se encomodar com eles, usamos em cjs e f-75, em ambos nota 10.
espero ter contribuido.
Marcelo Cunha
04/07/2009, 17:26
Elmer, aqui no sul, após mais de 1, 2 anos de uso, temos aprovação total, muita gente da nossa turma, substitui os rolamentos por mancais, menos uma coisa pra quebrar, é raro se encomodar com eles, usamos em cjs e f-75, em ambos nota 10.
espero ter contribuido.
Estes veículos estão rodando em deslocamentos longos também ou trilhas e curtas distâncias? Aquecimento e desgaste?
valtinho
06/07/2009, 14:32
Marcelo, o desgaste é zero. No entanto, o eslocamento é curto, não fazendo longas JORNADAS, usamos em trilhas pesadas porém curtas em kilometragem.
Marcelo Cunha
06/07/2009, 18:00
Marcelo, o desgaste é zero. No entanto, o eslocamento é curto, não fazendo longas JORNADAS, usamos em trilhas pesadas porém curtas em kilometragem.
Eventualmente viajo por periodos uso no dia a dia o meu CJ por isso perguntei.
No meu caso ainda acho os rolamentos mais indicados.
E aí alguem já tem experiencia no uso desses mancais para dizer se são bons ou não?
Coloca o relato aí :concordo:
[]´s
Osmir
Tenho amigos que colocaram e gostaram. Também conheço gente que colocou e teve os buracos para os rolamentos ovalizados...
Acredito que se for um veiculo leve, com pneus pequenos fique bom. Um veículo mais pesado, com pneus maiores, de trilha, acredito que force muito.
[]'s
guilhermeabreu
05/10/2010, 23:45
PESSOAL
Meu ENGESA com MWM 2.8 + ar + pneus 33" , qdo tinha rolamentos no munhão era regulagem a cada 2 meses e troca de rolamentos a cada 6 meses .
Ha 4 anos troquei pelos MANCAIS DE MUNHÃO DA ENFER , até hoje só fiz regulagem de folga 1 vez , eles estavam praticamente sem desgaste , rodo +- 3.000 km/mes , já fiz viagens longas como serra da Canastra 1.000 km numa só tocada e andando sempre a 100/120 km/h e muitas trilhas .
RECOMENDO O USO DESTAS MARAVILHOSAS PATACAS QUE INVENTARAM . NOTA 1.000 .
Eduardo Schaefer
07/10/2010, 09:35
Usei no meu Jeep por 3 anos,fiz 2 viagens de quase 2000 Km cada,rodava com pneus 33,no começo ajustaram demais e a direção não voltava suave,mas acertaram depois e ficou perfeito,fazia trilhas direto e era meu veiculo do dia a dia,até hoje esta perfeito no jeep.
As que usei eram sda Enfer
Acho que eu vou arriscar colocar essas peças aí, ainda mais que elas não precisam da tal pré-carga que vai nos rolamentos, facilita a instalação.
Tem manuel de instruções, qual a carga no torquimetro?
[]´s
Comprei os tais substitutos do rolamento do munhão fabricados pela Enfer.
Porém, como o Leopoldo havia advertido em outro tópico, eles não encaixam no toquinho do munhão apenas com a força da mão, como ocorre com o rolamento.
Como vocês que instalaram essas peças fizeram? Ajustaram o toquinho do munhão ou a peça de aço da enfer?
Valeu pela ajuda. :concordo:
Osmir
4X4GARAGE
05/01/2011, 11:49
fffaaalllaaa Osmir,feliz ano novo heim!!!!
então....eu coloquei em uns 10 jeep's,uns 3deles gastaram os pinos dos toquinhos pois entraram muito faceis!
me add no msn garage4x4@hotmail.com pois ja estou em natal/rn
grande abs
edison
fffaaalllaaa Osmir,feliz ano novo heim!!!!
então....eu coloquei em uns 10 jeep's,uns 3deles gastaram os pinos dos toquinhos pois entraram muito faceis!
me add no msn garage4x4@hotmail.com pois ja estou em natal/rn
grande abs
edison
É aí magrão.... Feliz 2011 para voce e sua família aí também.
Vida ruim heim.... o destino foi cruel contigo, te tirar de Sp para te jogar em Natal, realmente é uma infelicidade sem tamanho rsrs.
Seguinte, voce falou que colocou em 10 jeeps, 3 estavam com o toquinho gastos e entraram fácil, até aí beleza, e os outros 7? Desbastou o toquinho ou a peça da enfer?
Olha, só não vou te adicionar no MSN porque eu não tenho essas coisas, rsrs, ainda não sou da modernidade.
No mais, se quiser deixar o sol e a praia aí e pegar uma enchete aqui em Sp, estamos por aqui, é só dar um alô. :concordo:
Valeu pela ajuda.
willys1960_ctba
22/06/2011, 10:13
Pessoal, foi feita a troca substituido o rolamento que tinha ido pro saco por essa "bucha", depois disso notei que o jeep ficou com a direção sem folgas, porém ao fazer curvas ou virar o volante o mesmo não retorna a posição ( reto ) só desvirando o volante mesmo, é algum ajuste que precisa ser feito? onde?
ps.: foi trocado apenas na roda direita, a esquerda continua usando rolamento...
[]s
willys1960_ctba
19/12/2011, 10:48
Pessoal, foi feita a troca substituido o rolamento que tinha ido pro saco por essa "bucha", depois disso notei que o jeep ficou com a direção sem folgas, porém ao fazer curvas ou virar o volante o mesmo não retorna a posição ( reto ) só desvirando o volante mesmo, é algum ajuste que precisa ser feito? onde?
ps.: foi trocado apenas na roda direita, a esquerda continua usando rolamento...
[]s
Pessoal, apenas a titulo de curiosidade, defiz a troca e voltei a usar rolamento, o jeep ficou muito ruim de direção, pesado ( sim sem folgas mas extremamente pesado), passarinheirooo que só... enfim, pode ter faltando ajustar, mas seou sincero estava sem saco pra ficar perdendo tempo com isso.. voltamos a usar o rolamento e pronto, resolvido os proeblemas...
ainda passarinheiro, mas isso acredito que seja outra coisa.
[]s
guilhermeabreu
19/12/2011, 12:35
Pessoal, apenas a titulo de curiosidade, defiz a troca e voltei a usar rolamento, o jeep ficou muito ruim de direção, pesado ( sim sem folgas mas extremamente pesado), passarinheirooo que só... enfim, pode ter faltando ajustar, mas seou sincero estava sem saco pra ficar perdendo tempo com isso.. voltamos a usar o rolamento e pronto, resolvido os proeblemas...
ainda passarinheiro, mas isso acredito que seja outra coisa.
[]s
Tenho um ENGESA e vivia trocando rolamento , pois tenho pneus grandes , depois que coloquei estes MANCAIS da ENFER adeus problemas , o volante não voltar é pq o mancal esta esta apertado demais , qto ao passarinhar é PROBLEMA DE ÂGULO DO CÁSTER , vc deve ter levantado o jipe não ?? Pois se levantou vc tera que corrigir o CÁSTER , andar com CÁSTER errado , vai passarinhar na certa , qdo a gente levanta o jipe , o CÁSTER fica tendendo a NEGATIVO daí passarinha .
Uso este MANCAIS DE MUNHÃO ha 4 anos e não fiz nenhuma regulagem até agora , RECOMENDO O USO .
vavarusso
15/02/2012, 15:49
Esses mancais ficam bons mesmos? Pros e contras?
Milton Bley Junior
27/02/2012, 18:00
Esses mancais ficam bons mesmos? Pros e contras?
Tenho um amigo com um jeep com motor maxion st4 plus(muito pesado) que trocava os rolamentos do munhão a cada 4 meses.Chegava a quebrar a capa em vários pedaços devido ao esforço e também peso do motor, daí ele colocou estes mancais somente na parte de baixo do munhão e em cima continuou com rolamento.....
....já fazem 2 anos que ele não faz nenhum tipo de regulagem!!!
Marcos ET
18/04/2020, 21:48
Boa noite pessoALL!!
Ressuscitando o tópico mais uma vez (depois do grande Elmer, do Rubens e tantos outros, agora é minha vez!
Rapaz, tem uns 15 anos que estou ensaiando trocar, e sempre que chega a “hora H” o meca acaba metendo rolamento e bola pra frente...
(...) daí ele colocou estes mancais somente na parte de baixo do munhão e em cima continuou com rolamento.....
....já fazem 2 anos que ele não faz nenhum tipo de regulagem!!!
Pois é Milton! Tinha essa mesma “teoria” de colocar as rótulas (nas palavras do desaparecido “mestre Leopoldo”) apenas nos mancais inferiores, deixando os de cima (que aguentam a maior parte do peso dianteiro da viatura e, por consequência, devem ser os que mais teriam atrito) com rolamentos novos... será que alguém mais já montou assim? Será que apareceu alguma “manha” de montar melhor, nestes 16 anos de tópico sobre estes mancais?
Se alguém mais puder opinar, agradeço! Em breve terei que decidir se troco tudo, ou se uso “2+2” (dois rolamentos encima e duas rótulas embaixo).
[]’ folgados (no munhão) rsrsrs