Ver Versão Completa : Sportage vs. Cherokee Sport
Th Cerga
09/09/2009, 19:09
Caros, estou analisando a troca do meu Siena 2008 por uma Sportage 2001 2.0 diesel (muito bem conservada) ou por uma Cherokee Sport 1997 ou 1998 4.0 gasolina.
O fato é que já estou até sentindo as "pedradas", mas vamos lá...não quero fazer o buraco do Camel com eles, mas também não quero ficar enroscado na trilha de Castelhanos.
A viatura ira ficar com a patroa durante a semana, que roda uns 100 Km / semana.
Se for a Cherokee, o motor 6cc irá consumir, mas a Sportage não parece tão robusta quanto o Jeep.
Em qualquer um dos casos, irei melhorar a performance da viatura gradativamente com calços na susp. e carroceria, troca de pneus por BF's AT e protetores por baixo, para eventuais pedras.
O valor investido esta na casa dos 25-30 mil reais.
Conto com a ajuda de voces, pois já li tudo quanto foi tópico de Guia de Compra e demais sobre os dois. E em ambos, tem elogios e criticas.
Até !
Ronaldo B.
09/09/2009, 19:33
Não é fácil fazer uma comparação porque os dois são bem diferentes um do outro, e como feliz proprietário de uma Cherokee Sport é óbvio que vou falar prá vc comprar uma. :mrgreen:
Conheço muito pouco Sportage, então nem vou falar sobre ela mas posso te falar sobre a XJ. Consumo na cidade em média fica entre 4,5 e 5,5 km/l dependendo do transito e da forma de dirigir, na estrada entre 7,5 e 9,5 km/l. Então se consumo é um ítem importante prá vc, aí já tem um ponto negativo para a XJ, mas esse é o preço que se paga para andar com um 4.0 L com 6 cilindros e mais de 190HP, e posso te dizer que vale a pena.
Como vc disse que é a sua esposa que vai dirigir acredito que ela não vai ter problemas, apesar de parecer grander a XJ não é muito grande e é muito fácil de dirigir na cidade e mesmo prá manobrar vai tranquilo. A posição de dirigir é bem confortável e a visibilidade é excelente.
Quanto a manutenção, se pegar uma bem conservada não vai ter problema e com o tempo vc pega o jeito de onde comprar as peças e vai ver que não é tão dificil assim manter uma XJ. Para equipar já tem muitas opções disponiveis de acessórios, se o objetivo é fazer trilhas leves/médias ela encara muito bem com algum preparo.
Acho que fica mais fácil vc ir postando as suas dúvidas e na medida do possível o pessoal vai respondendo. No que precisar de ajuda, tamos aí...:concordo:
[]´s
Th Cerga
10/09/2009, 09:10
Ronaldo.
E como fica em relação a seguro ?
Ja procurei várias Sport, mas sempre encontrei algo que não me agradava, ou o preço acima da média, ou o preparo para trilhas (pneus, susp., guincho, funilaria etc...)
E as Sport a diesel, o que voce me diz ?
Tks []'s
Ronaldo B.
10/09/2009, 11:00
Seguro é relativamente tranquilo, tem seguradoras que aceitam mas os preços variam muito, aí só cotando mesmo pq tem o lance do perfil, bonus, etc...
Cherokee Sport boa é cara, essas que vc encontra por aí na faixa dos R$ 20K tô prá ver uma que preste, mas o problema maior é que tem muito lixo caro no mercado também, como acontece com qualquer carro. Então o negócio é ter muita paciência e procurar muito que uma hora vc encontra uma que valha a pena, eu quando comprei a minha devo ter visto umas 30 XJ antes de fechar negócio. Cherokee Sport diesel saiu entre 1999 e 2001 que me lembre, mas eu não gastaria meu dinheiro numa dessas.
Preparo prá trilha ai vai depender do tipo de trilha que vc quer fazer, uma desvantagem que a XJ tem é o fato de ser unibody, ou seja, o chassi é soldado na carroceria então não tem como fazer body lift prá encaixar pneus maiores, só trabalhando a suspensão mesmo. A receita mais fácil é instalar um kit de 3" e colocar pneus 31", aí já dá prá começar a brincar, daí prá frente vai do gosto e do $$$ do freguês. Em SP já tem quem faça algumas coisas bem interessantes em termos de preparo prá trilha com a Cherokee e o preço varia também de acordo com o que vc quer fazer.
[]´s
arlei_vitara
10/09/2009, 19:53
Caros, estou analisando a troca do meu Siena 2008 por uma Sportage 2001 2.0 diesel (muito bem conservada) ou por uma Cherokee Sport 1997 ou 1998 4.0 gasolina.
O fato é que já estou até sentindo as "pedradas", mas vamos lá...não quero fazer o buraco do Camel com eles, mas também não quero ficar enroscado na trilha de Castelhanos.
A viatura ira ficar com a patroa durante a semana, que roda uns 100 Km / semana.
Se for a Cherokee, o motor 6cc irá consumir, mas a Sportage não parece tão robusta quanto o Jeep.
Em qualquer um dos casos, irei melhorar a performance da viatura gradativamente com calços na susp. e carroceria, troca de pneus por BF's AT e protetores por baixo, para eventuais pedras.
O valor investido esta na casa dos 25-30 mil reais.
Conto com a ajuda de voces, pois já li tudo quanto foi tópico de Guia de Compra e demais sobre os dois. E em ambos, tem elogios e criticas.
Até !
Sem querer polemizar (e já correndo das pedradas) mas.........Sportage a Diesel, nem pensar :parede: :parede: :parede:
Não tenho, nunca tive, mas já pensei em ter Sportage. Desisti ao conhecer melhor o carro e pesquisar um pouco mais, mas também ao ver um ex-colega de trabalho enlouquecer com uma Sportage TDI 2001.....
Faz o seguinte, dá uma pesquisada no tópico das Sportage, em especial nos assuntos sobre superquecimento, motor fervendo, cabeçote trincado etc......e tire suas próprias conclusões.
Só prá constar, a Sportage do meu amigo trincou cabeçote e ferveu tantas vezes que ele simplesmente desistiu de andar com o carro, perdeu completamente a confiança.
Quanto às XJ..........bom, sou apaixonado por Vitaras, mas se não tivesse Vitara teria XJ.
Faz o seguinte: vai de XJ e seja feliz :concordo:
Olá meu amigo!
Uma dúvida: você já dirigiu os 2 carros? Eu nunca dirigi uma Sportage, mas tenho um XJ 91 com 72 mil originais e acho que você vai se apaixonar de cara por uma. Como nosso amigo disse, ela parece enorme mas não é. Moro em prédio, tenho 2 vagas e ela não fica nada pra fora e meu outro carro não é um Celta. Manobrar é mais fácil que comer mamão com açucar. A direção é muito leve, mesmo com pneus 32". Agora o consumo pesa ... 4-5 na cidade. A minha têm supa de 5.5, pneus 32", escapamento Borla e nada mais que isso. Pra chegar nisto vc vai gastar ai uns 6k.
Enfim não dá pra comparar. Conforto, kits para suspender (facílimo na XJ), amigos que têm uma (e te ajuda nas dicas pra meche-la), perfomance na trilha (blocado na traseira, bom curso de suspensão, etc), se você pode, vai pra cima. MAS eu te aviso: é difícil achar uma inteira. Procura bem ... meu meca ofereceu uma a 6 meses atrás pra mim que estava inteirona. Carro de médico que usava só no FDS pra ir pescar. Posso ver se ele vendeu já ... []'s
Um abraço e boa sorte na compra.
Th Cerga
14/09/2009, 11:57
Rija.
Essa XJ do amigo do mecanico, qual a cor ? E o valor ? Aceita troca ?
Agora, Arlei, Rija e Ronaldo, obrigado pelas dicas e opiniões.
Estou vendo uma XJ 98 em Taubaté, vou até la na quarta (16/09) para ve-la. Se o dono aceitar meu carro (Siena 2008), volto de XJ branca !!
Abs
Vou tentar ajudar. Tenho uma sport 98, gasolina. Uso para trabalhar e não tenho dó dela na lama...reduzida tem muito folego 126cv.
O carro é bem forte de mecanica e tem peças mais faceis de encontrar do que um XJ, com certeza. Metade da sportage diesel é da kia besta, então custam muito barato pç original ou opção da besta pela metade do preço. Veja, estou comparando com a XJ.
A sportage diesel turbo, vai fazer entre 10 e 11 km/l na cidade. Não é um motor MWM, mas entre conforto e torque vai...
Para o off-road, se for o modelo curta, elevar e trocar pneus já vai fazer muita diferença, o que é recomendável mesmo andando só cidade.
A minha tem seguro completo e pago 1100 por ano (HDI).
Pontos negativos da sportage: motor gasolina fraco em baixa rotação, casos de superaquecimento por desleixo, roda-livre acionada a vacuo não é muito confiavel.
Veja, mecanica do carro estando em ordem, ao vai te deixar na mao.
Vai depender do teu bolso...uma sport gasolina boa vai pegar ai em SP por menos de 20 mil, com certeza. Se equipar bem, vai gastar com guinchoe tudo uns 4 mil. Na XJ, os amigos ajudam ai...
Abraço
Ronaldo B.
14/09/2009, 17:32
Quando vc fala Sport não sei se tá falando da Sportage ou da Cherokee Sport, ams se for da Cherokee Sport me desculpa discordar, mas Cherokee Sport realmente boa por menos de R$ 20.000,00 não vai achar nem em SP nem em lugar nenhum.
O preço médio de uma XJ 98 em bom estado e original varia de R$ 23.000,00 a R$ 26.00,00, e se estiver equipada aí aumenta mais ainda. Esse papo de XJ a R$ 20.000,00 é lenda, e se encontrar ou o tá um lixo ou o dono tá precisando se livrar dela logo, na maioria das vezes é a soma dos dois, e te digo isso com a experiencia de quem ficou quase 3 meses procurando uma XJ prá comprar, quem duvidar é só dar uma olhada na Webmotors que é o melhor termometro prá preço de carro usado, e não Mercado Livre que só tem lixo.
Quanto a valores que vai gastar vou ser sincero, mesmo pegando uma XJ em bom estado o ideal é fazer uma boa revisão, trocando filtros e óleos, verificar o liquido de arrefecimento e se necessário trocar, verificar freios, cabos, velas, rolamentos de rodas, etc. Trocando só os ítens básicos já pode separar por volta de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 prá fazer essa revisão, mas vale a pena pq aí vai ter certeza que sabe o carro que tem nas mãos.
Para equipar, aí depende do que quer fazer, mas para fazer bem feito com R$ 4.000,00 não se equipa nem CJ prá fazer trilha. Lift de suspensão de 3" a 6" vai gastar entre R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00 para fazer direito. Não estou falando de colocar um tarugo em cima do eixo traseiro e um calço nas molas dianteiras, prá isso gasta menos de R$ 300,00 mas depois não reclama que as buchas da suspensão, bieletas e panhard arrebentaram, que os amortecedores vazaram, que o feixe traseiro entortou e por ai vai. Pneus entre 31" e 33" novos vai gastar entre R$ 3.000,00 e R$ 4.500,00 montados e balanceados, menos que isso só se for usar pneus recapados, aí depende do uso que vai fazer da XJ, pode ser uma boa ou não. E ainda nem falei de guincho, bloqueio, etc..
Esse gastos parecem altos mas não são, é a real, mas vale a pena fazer direito prá fazer uma vez, mas o resultado final vale a pena e isso não é só prá XJ é prá qualquer 4x4.
[]´s
laserman
14/09/2009, 19:10
Caro Cerga,
Vou tentar ajudar pois tenho conhecimento de causa. Já fui proprietário de vários veículos 4x4, inclusive de uma Sportage 2.0 99 e hj tenho além da Toyota uma XJ !
Inicialmente o Sportage era atrativo por sua relação custo benefício, era o 4x4 mais barato entre os de mesmo ano. Como faço trilhas médias a pesadas o KIA não resistiu!
Comecemos a citar algumas diferenças entre o KIA e JEEP :
1º A MARCA (JEEP É JEEP) !
2º XJ É MT MAIS CONFORTÁVEL !
3º XJ É MT MAIS POTENTE !
4º XJ POSSUI EIXO RÍGIDO DIANTEIRO (JÁ VAI ENTENDER A VANTAGEM) !
5º XJ É MT MAIS BONITA !
6º XJ É MT MAIS CONFIÁVEL !
7º XJ É MAIS ESPAÇOSA !
8º XJ TEM MAIS OPÇÃO PARA PREPARAÇÃO !
9º XJ TEM MT MAIS CURSO DE SUSPENSÃO !
10º A KIA É MAIS ECONÔMICA (APESAR QUE A MINHA COM PNEU 31" FAZIA 6,5 KM/L URB) !
Mas se ainda assim desejar o KIA, prepare-se para trocar roda livres, homocinéticas, radiador, ventoinha eletromecânica, cabeçote, balança e etc ...
Boa lama,
Como disse sport = sportage e XJ = jeep
O amigo quer um caro urbano e que enfrente trilhas esporádicas e leves. Pelo menos foi o que eu entendi de quem abriu o topico.
Sim, se vc quer equipamento para trilha e nao liga em gastar para ter confiabilidade, vai de jeep, pajero, land rover, toyband...
SE eu tivesse 35 mil para comprar um aviatura compraria um aranger ou hilux 2P. Se fosse só para trilha, Pajero V6.
Bem, queriam uma opiniao da sportage, eu passei. Resumo, é o carro custo beneficio.
Rija.
Essa XJ do amigo do mecanico, qual a cor ? E o valor ? Aceita troca ?
Agora, Arlei, Rija e Ronaldo, obrigado pelas dicas e opiniões.
Estou vendo uma XJ 98 em Taubaté, vou até la na quarta (16/09) para ve-la. Se o dono aceitar meu carro (Siena 2008), volto de XJ branca !!
Abs
Acho que era cinza escuro, como chumbo. O preço estava um pouco salgado mas realmente valia a pena. Vou ver tudo com ele e te falo. um abraço
Quando vc fala Sport não sei se tá falando da Sportage ou da Cherokee Sport, ams se for da Cherokee Sport me desculpa discordar, mas Cherokee Sport realmente boa por menos de R$ 20.000,00 não vai achar nem em SP nem em lugar nenhum.
O preço médio de uma XJ 98 em bom estado e original varia de R$ 23.000,00 a R$ 26.00,00, e se estiver equipada aí aumenta mais ainda. Esse papo de XJ a R$ 20.000,00 é lenda, e se encontrar ou o tá um lixo ou o dono tá precisando se livrar dela logo, na maioria das vezes é a soma dos dois, e te digo isso com a experiencia de quem ficou quase 3 meses procurando uma XJ prá comprar, quem duvidar é só dar uma olhada na Webmotors que é o melhor termometro prá preço de carro usado, e não Mercado Livre que só tem lixo.
Quanto a valores que vai gastar vou ser sincero, mesmo pegando uma XJ em bom estado o ideal é fazer uma boa revisão, trocando filtros e óleos, verificar o liquido de arrefecimento e se necessário trocar, verificar freios, cabos, velas, rolamentos de rodas, etc. Trocando só os ítens básicos já pode separar por volta de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 prá fazer essa revisão, mas vale a pena pq aí vai ter certeza que sabe o carro que tem nas mãos.
Para equipar, aí depende do que quer fazer, mas para fazer bem feito com R$ 4.000,00 não se equipa nem CJ prá fazer trilha. Lift de suspensão de 3" a 6" vai gastar entre R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00 para fazer direito. Não estou falando de colocar um tarugo em cima do eixo traseiro e um calço nas molas dianteiras, prá isso gasta menos de R$ 300,00 mas depois não reclama que as buchas da suspensão, bieletas e panhard arrebentaram, que os amortecedores vazaram, que o feixe traseiro entortou e por ai vai. Pneus entre 31" e 33" novos vai gastar entre R$ 3.000,00 e R$ 4.500,00 montados e balanceados, menos que isso só se for usar pneus recapados, aí depende do uso que vai fazer da XJ, pode ser uma boa ou não. E ainda nem falei de guincho, bloqueio, etc..
Esse gastos parecem altos mas não são, é a real, mas vale a pena fazer direito prá fazer uma vez, mas o resultado final vale a pena e isso não é só prá XJ é prá qualquer 4x4.
[]´s
Vou ser sincero. Meu carro é 91 e ficou parado 3 anos. Está com 72 mil originais e eu gastei mais de 12 mil latinhas nele só em manutenção. Só de freio (que foi da Blazer), gastei +- 2.5k, radiador +1.5k, suspensão (reparo na Rubicon 5.5") 2k e por ai vai.
4k você não faz nem a parte interna dela. Não é porque o carro têm as peças cara, mas é que ele exige peças caras. Eu poderia ter gasto 4k remendando as coisas, mas preferi ir trocando tudo ...
[]s
laserman
17/09/2009, 18:12
Por isto é beeeem melhor pagar pouco mais caro numa XJ com a manutenção td em dia !
Boa lama,
Th Cerga
22/09/2009, 10:07
Caros, muito obrigado pelas dicas e sujestões...
Estou 95% pendendo a Cherokee Sport. Estou procurando uma que esteja no mínimo boa, para não ter gastos altos com reparações.
Achei uma Laredo 1998, mas me desaconcelharam por ser 4x4 full time, é verdade ? E ela aceita pneus 31" da mesma maneira "simples" que a Sport ?
Dou preferência a uma branca, prata ou verde clara e que aceite meu carro, como já disse um Fiat Siena Celebration II completo 2008/2008. Se souberem de algo, por favor, me enviem um email/mensagem.
Até mais !
Ronaldo B.
22/09/2009, 11:54
Estou 95% pendendo a Cherokee Sport. Estou procurando uma que esteja no mínimo boa, para não ter gastos altos com reparações.
Achei uma Laredo 1998, mas me desaconcelharam por ser 4x4 full time, é verdade ? E ela aceita pneus 31" da mesma maneira "simples" que a Sport ?
Dou preferência a uma branca, prata ou verde clara e que aceite meu carro, como já disse um Fiat Siena Celebration II completo 2008/2008. Se souberem de algo, por favor, me enviem um email/mensagem.
Até mais !
A mecanica da Grand Cherokee é totalmente diferente da mecanica da Cherokee Sport, incluindo o fato de ser 4x4 fulltime. Prá colocar pneu 31" também vai ter que mexer na suspensão, e se for colocar por exemplo um kit da Procomp, para Grand Cherokee é mais caro. Sinceramtene, me desculpe quem tem, mas não gastaria meu $$$$ em uma Grand Cherokee.
[]´s
laserman
22/09/2009, 12:38
Veja só :
Até nisto a XJ é melhor que a ZJ, minha XJ tem opção Full time e Part time !
Boa lama,
Até mais !
A verdade é que são coisas totalmente diferentes... talvez a opção mais racional seja por nenhuma das duas. Eu, como não sou muito racional, acho que ficaria com a Cherokee a uma Sportage. Para quem tem dúvidas entre os dois equipamentos... talvez seja o caso de começar pela Sportage e se não gostar partir para um Cherokee.
Abraços a todos...
laserman
22/09/2009, 13:59
Discordo de vc, o Jeep de melhor relação custo x benefício hj é a XJ ! E comprar antes uma Sportage é um perigo, pois corre-se o risco de passar o resto da vida com ela sem poder fazer uma trilha de verdade, a minha demorei 1,5 ano para vender pela bagatela de 14 K !
A verdade é que são coisas totalmente diferentes... talvez a opção mais racional seja por nenhuma das duas. Eu, como não sou muito racional, acho que ficaria com a Cherokee a uma Sportage. Para quem tem dúvidas entre os dois equipamentos... talvez seja o caso de começar pela Sportage e se não gostar partir para um Cherokee.
Abraços a todos...
Tanta gente por aí tem Sportage.
Logo... não é um absurdo ter uma.
Mas eu também partiria para a XJ.
Abraços a todos...
Discordo de vc, o Jeep de melhor relação custo x benefício hj é a XJ ! E comprar antes uma Sportage é um perigo, pois corre-se o risco de passar o resto da vida com ela sem poder fazer uma trilha de verdade, a minha demorei 1,5 ano para vender pela bagatela de 14 K !
Ronaldo B.
22/09/2009, 23:11
Tanta gente por aí tem Sportage.
Logo... não é um absurdo ter uma.
Mas eu também partiria para a XJ.
Abraços a todos...
Não existe 4x4 ruim, o que existe na maioria das vezes é expectativa mal ajustada.
Muitas vezes uma pessoa compra um 4x4 sem conhecer e depois fica frustrado se o carro não corresponde as expectativas. Sportage, Cherokee, Niva, CJ, etc.. são todos bons, desde que usados de forma compativel com aquilo que estão preparados para enfrentar. :concordo:
[]´s
samukanvas
23/09/2009, 01:22
Acho a laredo um bom 4x4 tb. Gasta-se praticamente o mesmo que em uma xj em manutenção, é mais barata e tem aptidão para trilhas. Só é mais pesada e tem que ser mais cuidadoso com o cambio (trocar o óleo e cuidar do radiador).
De sportage eu não tenho o que falar. Não conheço o carro a ponto de opinar :concordo:
Abs
Não existe 4x4 ruim, o que existe na maioria das vezes é expectativa mal ajustada.
Muitas vezes uma pessoa compra um 4x4 sem conhecer e depois fica frustrado se o carro não corresponde as expectativas. Sportage, Cherokee, Niva, CJ, etc.. são todos bons, desde que usados de forma compativel com aquilo que estão preparados para enfrentar. :concordo:
[]´s
O Ronaldo disse tudo. Cada jipe com o seu cada qual. Tive Samurais que são ótimos nas trilhas, baratos de adaptar, mas pra pegar uma estrada, haja paciência a 80tinha por hora. Tive Niva com calço na suspensão (2 rodinhas de supermercado + um calço no Pivo) + pneu 31 que passava onde CJ 6cc com 35" não passava. Mas bebia feito um Opala, andava feito um BR800 e fazia barulho como um CBT Javali. Da Cherokee ainda não fiz trilha, mas por enquanto não tenho nenhum dos problemas anteriores. Anda feito Opala e tem ronco de Opala. Negativo que eu achei até agora foi o consumo. Manutenção é como eu já disse: você pode gastar 10 latinhas num remendo 1000 num lavo ta novo ou 10.000 num novo.
Enfim, depende do que você realmente quer. Todos os meus 4 jipes sempre me deixaram contente, cada um da sua forma. Você não vai encontrar uma mulher gostosa, bonita, inteligente, rica, que sabe passar, lavar, cortar as suas unhas, não pula a cerca e ainda ser boa de cama. Mas talvez encontre uma com todas as qualidade emocionais, táticas que com um bom um lift, ela fique mais "bonitinha" ;-)
Abraços, teste bastante e boa compra meu amigo!!!
Conversei com meu meca e ele disse que o cara ainda não vendeu a Cherokee. É uma 98 e sempre revisada pelo meu mecanico. Digiri ela e o carro está no estado de 0. Mas o preço está salgado = ~35K mas acho que tem negociação.
Quem tiver procurando uma boa pra andar na cidade, vale a pena. Falem com ele = Jonas - 11-20626653 que ele dará mais detalhes.
[]s