Conectar

Ver Versão Completa : Jeep tremendo

masp
09/09/2009, 17:57
Pessoal,

Ultimo final de semana estava andando no asfalto (baixa velocidade) e Jeep começou a tremer e vibrar muito, direção, cambio etc.
Depois de algum tempo essa vibração para e ele volta ao normal (isso aconteceu 2 vezes ja). Alguma dica do que poderia estar causando? Não consegui perceber nenhuma relaçao com velocidade etc, simplesmente do nada começa e depois para.

Flaibam
09/09/2009, 18:24
.... e o Jeep começou a tremer e vibrar muito, direção, cambio etc.

Seria Mal de Parkinson? Não, com certeza não.
A questão é: você parou 100% a viatura e ela continuou a tremer?
Ou só treme em movimento?

Boaventura
09/09/2009, 18:53
Tens amortecedor de direção?

BoaTrilha
09/09/2009, 19:15
antes de mais nada,

como estão os coxins de cambio e t-case?

Flaibam
09/09/2009, 19:55
antes de mais nada,

como estão os coxins de cambio e t-case?

Essas perguntas reforçam a minha pergunta: se mesmo parado a viatura treme, veja o estado dos coxins. Se for apenas em movimento, vou elencar algumas opções, e que o pessoal mais experiente me ajude:
1) Reaperto na suspensão
2) Vc pode ter perdido chumbo do balanceamento
3) Amortecedor (se não for feixe) travando
4) Calços da carroceria deteriorados
5) Ponta de eixo (menos provável)
6) Roda solta (aperta os parafusos)
7) Os coxins de motor e câmbio
O que mais gente? Ajudaê!

Elison
09/09/2009, 20:08
Pelo relato acredito que seja "chimi", solução: verificar folga dos rolamentos de roda e do munhao, balancear os pneus e instalar amortecedor de direção.

Fabiano Willys CJ5 1959
09/09/2009, 20:14
Fala Masp,
seu problema pode ser o famoso Shimy, leia mais sobre o assunto nos tópicos aqui do Forum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2000&highlight=shimy (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2000&highlight=shimy)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8275&highlight=shimy (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8275&highlight=shimy)

At+

leopoldo
09/09/2009, 22:23
SHIMMY

that's the way you are

valdir rainer
09/09/2009, 22:48
Pessoal,

Ultimo final de semana estava andando no asfalto (baixa velocidade) e Jeep começou a tremer e vibrar muito, direção, cambio etc.
Depois de algum tempo essa vibração para e ele volta ao normal (isso aconteceu 2 vezes ja). Alguma dica do que poderia estar causando? Não consegui perceber nenhuma relaçao com velocidade etc, simplesmente do nada começa e depois para.

Isso ta com cara de cruzetas ruins.
Examina direitinho essas cruzetas,porque se ela estiver quebrando é perigoso .
Na minha opinião se fosse shimmy ele iria chacoalhar e não vibrar,como o masp disse ele está vibrando.
Da uma olhada tb se não tem folga no rolamento do pinhão.
Apenas mais um palpite.

raivil
10/09/2009, 11:37
Eu estava com problema de shimmy fudido no meu CJ.

Passar em qualquer buraco em asfalto a baixa velocidade quase desmontava o carro. Dava pra bater uma clara em neve sem usar as maos.

Troquei as buchas da suspensão removendo as originais de metal e colocando de PU ( tinha bucha pela metade),
Olhei a direção (original), o amortecedor de direção.
Ate chassi eu olhei pra ver e nao tava empenado.

Eu ja tava quase desistindo mas ai eu coloquei pneus Armadillo 2 da Tatu que ja tinha comprado, rodas balanceadas e pronto. Passei por todos os lugares que eu tinha certeza que o carro ia tremer e nada de tremedeira.

O problema era a porcaria dos pneus. Claro, eram pneus bridgestone 7x15 ARGENTINOS, obviamente bem rodados.
E tava cada um em um estado pior que o outro. (tinha pneu que tava maior que o outro, mesmo sendo a mesma medida, lixo total, agora so falta descobrir o que fez os pneus ficarem assim)
Detesto argentinos. :-D

Confere a calibragem dos pneus, se as rodas nao estao empenadas e se os pneus estão bons.

[]'s

Rafaminc
10/09/2009, 12:11
Quando começar a tremer, coloca a cabeça pra fora e olha se as rodas estão chaqualhando mais que o normal (só cuida p/ não perder o rumo do Jeep). Se sim, retira as folgas dos ítens postados pelos colegas ... direção, pivôs, jumelos, rolamentos de roda, etc, etc, etc...

Julinot
10/09/2009, 13:18
Pode ser perigoso colocar a cabeça pra fora com essa tremedeira toda.
Tome cuidado...

abraços a todos...

ps. tem toda a pinta de shimmy (como se escreve isso, afinal ?) , mesmo.

Quando começar a tremer, coloca a cabeça pra fora e olha se as rodas estão chaqualhando mais que o normal (só cuida p/ não perder o rumo do Jeep). Se sim, retira as folgas dos ítens postados pelos colegas ... direção, pivôs, jumelos, rolamentos de roda, etc, etc, etc...

masp
10/09/2009, 13:21
Obrigado pelas sugestoes, Esse final de semana vou tentar diagnosticar melhor o problema. E seguir essas dicas.

valdir rainer
20/09/2009, 13:26
Obrigado pelas sugestoes, Esse final de semana vou tentar diagnosticar melhor o problema. E seguir essas dicas.

E ai masp,qual foi o diagnostico?
Resolveu o problema do jeep?

abs...

masp
20/09/2009, 19:31
Nao consegui achar o problema ainda pois apareceu outro (cambio emperrou na 1 marcha), Agora ele esta no estaleiro, aproveitei e pedi para o mecanico dar uma olhada nesse problema tb.

valdir rainer
20/09/2009, 19:55
Nao consegui achar o problema ainda pois apareceu outro (cambio emperrou na 1 marcha), Agora ele esta no estaleiro, aproveitei e pedi para o mecanico dar uma olhada nesse problema tb.

Então é bem provavel que a vibração que vc estava sentindo ,pode ser do cambio.

Flaibam
20/09/2009, 21:53
Então é bem provavel que a vibração que vc estava sentindo ,pode ser do cambio.
Valdir, se fosse câmbio, viria com barulho também? Certo? Ou não necessariamente?

Renato_SJC
21/09/2009, 08:56
Eu como um bom entendedor de mecanica willys ja iria perguntar:
Você estava com a capota aberta?? estamos no inverno, pode ser frio...:parede:

Ainda bem que temos bons "foristas" para dar dicas aqui...

Será que existe algum "manual" de possiveis problemas e suas soluções do Jeepinho? Bem que o feras aqui do forum poderiam criar um topico e depois um manual... hehehe assim ajudava os leigos como eu...:pensativo:

Depois quero ver qual era o problema... fiquei curioso...

Um abraço e boa semana

masp
21/09/2009, 11:28
O problema do cambio travado descobri o que era antes do mecanico abrir pesquisando aqui no Forum (Tem que trocar macaquinho).

tulliomf
11/10/2009, 12:41
Ola, boa tarde Masp ,

O meu Jeep estava com o mesmo problema que o seu Jeep está a qualquer momento ele começava de repente a tremer muito e quando olhava para a roda ela estava tremendo de um lado para o outro, isso na verdade é o tão famoso Shimmy.
Tentei de muitos modos resolver esse problema trocando as rodas, mas nada resolvia. Foi ai que levei em um mecânico que trabalha com Jeep’s e ai descobri que o problema estava no Rolamento Da Cúpula que tive de comprar dois novos e tive de comprar também um Retentor Da Cúpula. Depois que mandei trocar foi à solução dos meus problemas. Já andei em todas as velocidades e terrenos e nem sinal desse maldito Shimmy!
Bom, não sei se assim você vai solucionar sei problema, mas fica ai uma boa dica!!!
Um abraço e até

valdir rainer
08/11/2009, 14:58
Pessoal,

E ai Masp,qual foi p problema do jeep,vc nos deixou sem resposta.

Um abraço.

masp
08/11/2009, 20:05
Fazia tempo que nao tinha mais esse problema, mas voltou a acontecer nesse final semana com bastante frequencia. tentei verificar o q o pessoal sugeriu por aqui,mas nao encontrei nenhum problema. Vou tentar recorrer ao mecanico. Abraco

Milton Quindim
08/11/2009, 21:36

Se eu fizer isso no meu jipe quando shyma eu sou jogadeo pra fora com toda certeza...kkk

Milton Quindim
08/11/2009, 21:40
O shymmi vai e vem sempre, tem de manter tudo apertado sempre parando para reaperto nas molas troca das porcas e verificação das buchas isso é normal em jipe.
Eu terei de parar e refazer isso tudo no meu logo, estou com os rolamentos todos compradois e aproveitarei para trocar verificarei tbm a condição das mangas de eixo e farei alinhamento afinal faz mais de ano que nem mecho e o shymmi tah dando até dor de cabeça de tantop que chacoalha.

masp
09/11/2009, 00:03
Estava relendo todo o tópico, e o comentario do raivil dizendo que ele teve esse problema e resolveu trocando os pneus me deixam bastante desconfiado que possa ser o meu caso. Também estou com pneus argentinos e o estado deles não é dos melhores e esse problema só acontece também no asfalto, na terra ele vai tranquilo.

valdir rainer
09/11/2009, 13:43
Pessoal,

Masp vc tem como saber se o jeep esta tremendo,vibrando como vc disse ou esta chacoalhando a direção?

masp
09/11/2009, 14:05
Masp vc tem como saber se o jeep esta tremendo,vibrando como vc disse ou esta chacoalhando a direção?

Valdir,
Ele fica vibrando, não somente a direção mas cambio e tudo mais.

Renato_SJC
09/11/2009, 14:19
Estava relendo todo o tópico, e o comentario do raivil dizendo que ele teve esse problema e resolveu trocando os pneus me deixam bastante desconfiado que possa ser o meu caso. Também estou com pneus argentinos e o estado deles não é dos melhores e esse problema só acontece também no asfalto, na terra ele vai tranquilo.

Ola

Eu tb acho bem provavel que seja Pneu, ja tentou levar para balancear somente para ver o "batimento" da roda com Pneu??
O meu tb estava tremendo demais qdo passava de 40km/h isso com Pneus novos e balanceados e antes com os pneus carecas não acontecia isso, mas depois fui perceber que os pneus velhos ja estavam "acomodados" e quando coloquei os novos acabou aparecendo a folga em uma bucha que tenha na roda....

resolvi o problema fazendo uma bucha de bronze e um pino novo com rosca interna para prender o parafuso.

Agora ando a 100km/h e o carro nem vibra... :concordo:

abraço

valdir rainer
09/11/2009, 15:23
Valdir,
Ele fica vibrando, não somente a direção mas cambio e tudo mais.

Masp é muito difícil de falar o que pode ser sem andar com o jeep,mas pelo oque vc fala só pode ser ou cruzeta ruim ou cardam desbalanceado.
Se vc levar num mecânico com certeza ele vai achar o problema.

abs...

Caco
09/11/2009, 17:28
Buenas Pessoal! Depois de mais de ano afastado, estou retornando às lides Jipeiras, devido, obviamente à interminável reforma no Jeep. Falando sobre estas tremedeiras, notei que quando dou marcha a ré, ele dá uma vibrada e parece meio travado...alguém sabe o que pode ser?
Abs

Flaibam
09/11/2009, 17:36
...Falando sobre estas tremedeiras, notei que quando dou marcha a ré, ele dá uma vibrada e parece meio travado...alguém sabe o que pode ser?
Abs
Eita jeep safadinho....hehehehe, ele vibra quando você dá ré?
hummmmm!!!!???? Sei não...desculpaê, mas essa conversa está estranha! rs!:dance:

Caco
09/11/2009, 17:38
1 x o! Tem volta.
hehe

Caco
09/11/2009, 17:40
Eu mereço, o pessoal de Campinas falando isso...

rodrigo.hoffman
09/11/2009, 18:50
Eita jeep safadinho....hehehehe, ele vibra quando você dá ré?
hummmmm!!!!???? Sei não...desculpaê, mas essa conversa está estranha! rs!:dance:

Aehuaehuaheuaheuh.. to me matando de rir aqui... :lol:

As vezes e bom uma descontraida no forum, ainda mais qd o pessoal leva na brincadeiraaa :palmas:

Abraços

Flaibam
09/11/2009, 20:29
1 x o! Tem volta.
hehe
Caco, me desculpe! Espero que tenha aceito a brincadeira.

Conheço tua cidade e o Guaíba, assim como as gurias e as chinocas!

Só tenho boas recordações (...da Gruta....!!!! ah, a Gruta!!!!)

Abs!

Pedrão B.
09/11/2009, 22:47
ALL,
No quesito Shimmy, posso me considerar um cara de sorte:dance:
O meu CJ, quando comprei, veio com pneus Michelin LTX AT 31" quase carecas, não dava shimmy!
Depois coloquei 235x75 ressolados Genius 1001, e não de shimmy.
Não contente com os 235, coloquei uns argentinos 7.50x16 e continuou sem shimmy.
Nesse meio tempo, troquei o pino central de direção...os terminais novos estão guardados, pois o mecânico julgou necessário não trocá-los.
A única coisa que percebo é um efeito pula-pula, como se os pneus fossem ovos, isso, acredito eu, graças à uma ressolagem ruim.
Esse efeito aparece em velocidades médias(para um Jeep é claro) depois que aumenta a velocidade ele diminui.
Tenho um pouco de medo de trocar os terminais e começar a apresentar shimmy, cujo nome vem de uma dança onde a mulher requebra os quadris:concordo:
[]'s preferindo o shimmy feminino!

Milton Quindim
10/11/2009, 00:15
Buenas Pessoal! Depois de mais de ano afastado, estou retornando às lides Jipeiras, devido, obviamente à interminável reforma no Jeep. Falando sobre estas tremedeiras, notei que quando dou marcha a ré, ele dá uma vibrada e parece meio travado...alguém sabe o que pode ser?
Abs

Rolamentos do Pinhão do diferencial com folga ele para frente é forçado para fora porque os dentes do pinhão formam uma espiral como se fosse um sorvete do Mc donalds(comparação de gordo) e quando vc dá a marcha ré ele volta para dentro e algumas vezes acaba dando uma encavalada até se ajustar por isso trava e estrala. Alguns testes simples para verificar antes de abrir o diferencial para verificaçao e ajuste...
Pega com o carro parado deita e tenta mecher no cardã se ele tiver folga para os lados abree e manda executar logo o serviço antes que piore ai fica até mesmo perigoso.
Comigo eu tive este mesmo sintoma que vc descreveu na ré e deixei para lá, durante uma trilha foi-se tudo quebraram os rolamentos e caiu para dentro os roletes do rolamento conico foi uma pendenga danada para movimentar o jipe tive de remover quase tudo tirar ponta de eixo e outras coisas pois o pinhão ficou soltinho e caia para dentro.
Cuidado com isto.

Caco
10/11/2009, 18:07
Caco, me desculpe! Espero que tenha aceito a brincadeira.

Conheço tua cidade e o Guaíba, assim como as gurias e as chinocas!

Só tenho boas recordações (...da Gruta....!!!! ah, a Gruta!!!!)

Abs!
Mas que bonito, hein? Em vez de ir conhecer a catedral metropolitana e o Theatro São Pedro, foi pro Gruta...hehehehe
Lá custa uns 200 "pilas" cada vibrada em marcha a ré..hehehe
Abs

Caco
10/11/2009, 18:10
Valeu, Milton, vou ver então. Pqp, o jeep saiu da refroma há duas semanas e já vai voltar pro mecanico...
Abs

Flaibam
10/11/2009, 21:49
Mas que bonito, hein? Em vez de ir conhecer a catedral metropolitana e o Theatro São Pedro, foi pro Gruta...hehehehe
Lá custa uns 200 "pilas" cada vibrada em marcha a ré..hehehe
Abs
Mas conheci o bar do Natalício e o da Dona Neusa também.....tinha catedral no roteiro.....??? desculpaê!!!! hehehehe Na Gruta foi 200 só pra entrar...mas entrei com vontade...! heheh! Abs!
Em relação ao "treme-treme", achei que era pneu velho e falta de balanceamento e troquei tudo. Após mais de mil reais em pneus e alinhamento, descobri que era ponta de eixo e rolamento... Vai tremer mais um pouco, até sobrar grana pra surpresa do mês!

arseniosilva
23/10/2018, 03:17
po ra o meu hoje m uma curva 100k o bicho tremeu uito a ponto de eu nao poder dirigir fui pisando no freio de vagar a velocidade baixou segui viage normau agora to eu pensando aqui deitado para resolver amanha e chumbo perdido do balanceamento alinhamento calco do mtor ou do hidraulico ou direca com folga ?