Ver Versão Completa : Defender 110 - relato e problemas
dasvirgens
09/09/2009, 11:28
Ola amigos do Forum, gostaria de compartilhar com voces minha experiencia de viagem com minha Defender-110 (ano 98).
Comprei esse carro após um dissabor no transito de teresina que não respeita carros pequenos. Decidi por um "carro grande". Pensei em uma Toyota bandeirantes, embora todos dissessem que toyota é Hilux. Pelo preço, decidi pela Defender... convenhamos, é mais carro. Esse carro ficou em Natal até eu ir buscar nesse FDS.
Saí de Natal ás 15:00 da segunda, após rodar uns 50km senti um estalo na roda dianteira direita, antes havia um barulho agudo metálico que sumiu com o estalo. A partir da fronteira RN/CE a buraqueira tomou de conta. Pernoitei em Aracati.
No outro dia, senti a direção puxando e parei em Beberibe para alinhar. Notei a Roda DD com uma folga de uns 2mm mas mesmo assim segui viagem. Pra desviar dos buracos entre Fortaleza e Sobral, a dica é ir por Canindé - Taperuaba - Forquilha. Chegando em Piripiri o rolamento "despetecou" de vez e começou a roncar. Deu pra chegar em Teresina. Só que o freio começou a falhar.
Vi em algum lugar que o freio tem ligação com o rolamento, embora nenhum mecanico que consultei tenha confirmado. O disco de freio está estriado mas inteiro, a roda ainda ta mole e apareceu um vazamento de oleo que pinga de cima do carter, escorre até a base da caixa de embreagem.
Foram 1300 km de viagem. Gostei muito do carro apesar dos problemas, é verdadeiramente uma MAQUINA! Só acho que uma viagem assim deve ser feita em mais tempo pra uma possivel parada de manutenção.
ainda tenho algumas duvidas: quem puder me esclarecer qual o rolamento que posso usar, quanto custa, se ainda posso usar o disco de freio e outras dicas eu agradeço.
73! Joca - PS7JN
P.S. Não sei se postei no topico certo, é minha primeira participação aqui.
Carlão Rover
09/09/2009, 13:55
Meu amigo, que perigo!
Ainda bem que o eixo é flutuante e a land tem freio a disco.
O seu rolamento foi para o espaço e você continuou andando, ou seja, se prepare que se o semi-eixo "azulou" terá que trocar também, pois vai quebrar fácil.
Se eu não meu engano o rolamento é o RTC 3027 ou 3047.Depois te confirmo.
O vazamento de óleo deve ser do filtro ou do suporte dele, é bom conferir.
Teste os outros rolamentos também...
Abraço e bem vindo!
Obs: estamos organizando um encontro e um clube, se tiver interesse entra lá!
dasvirgens
09/09/2009, 14:43
Ola Caanreu,
a cada hora de viagem eu parava o carro e verificava a temperatura da roda (no dedômetro mesmo), normal, levemente aquecida a mais que as outras rodas. Já levei o carro a um mecânico que me indicaram. Consegui o rolamento LM603049/LM603011. Verifiquei no catálogo do fabricante que serve na Defender 110, comprei logo os dois. Depois vou trocar o resto pra já deixar prevenido.
Quanto ao vazamento, enquanto o carro tava em Natal a cada vez que saía rompia um retentor, muito estranho, meu honda fit teve problema semelhante e era a valvula de alivio de pressão do óleo que tava entupida. Será que o motor da Land tem valvula que entope também?
73, Joca
dasvirgens
09/09/2009, 18:36
Acabei de voltar da oficina.
O Rolamento realmente virou sucata. Ainda tive que adicionar um retentor que tambem foi pro saco. O semi-eixo teve um pequeno desgaste mas segundo o mecanico não compromete o funcionamento. O freio irá se recuperar tambem. O rolamento era mesmo o que eu referi acima.
O proximo passo é trocar os rolamentos das outras rodas e investigar a fonte do vazamento de óleo, pouca coisa mas incomoda. So vaza depois que o carro anda.
73, Joca PS7JN
Amigo, uma pergunta: Você comprou o carro e pegou a estrada direto?
Se foi isso, você se arriscou. Mesmo sendo um carro para longas distâncias, não esta livre de problemas de manutenção. Antes de outra aventura desta, faça uma revisão geral no carro, inclusive parte elétrica.
E uma observação, em seu primeiro comentário, quando falou da hillux, você fez uma reserva quanto ao carro, embora seja, como se diz, landeiro até o ultimo dos poucos fios de cabelo que me restam, não podemos negar que a hillux é um puta carro.
Aproveite o carro porque é muito bom.
Parabéns
[]
praiasecacustom4x4
11/09/2009, 19:15
lothar gostei do comentario sob a Hilux
estranho que um landeiro fala assim de uma Japa ehheheheehhehehehe
dasvirgens
13/09/2009, 17:55
Olha o que aconteceu foi o seguinte:
comprei esse carro em junho, ficou em Natal com a recomendação de trocar TODOS os retentores, TODOS os rolamentos, TODAS as correias e TODOS os fluidos.
contrariando a recomendação, excetuando-se os fluidos e as correias, so foi trocado o que ia dando defeito a medida que o carro ia rodando. Mesmo assim o rolamento estourou na estrada, na minha mão. Vou aproveitar e trocar os outros rolamentos das rodas. Sei que muito da mecanica do carro é coisa que nós mesmo podemos fazer, porisso vou montar uma reserva de peças que porventura venham a ser mais frequente de dar defeito. O pior de ter que consertar pela estrada porque não é em qualquer canto que vá ter peças de reposição.
Ainda assim não sei se é um procedimento correto
1 Abraço, Joca
dasvirgens
13/09/2009, 17:58
como é que deixa a embreagem da defender mais macia mesmo? trocar o cilindro resolve ou tem que adaptar de outro carro?
dasvirgens
21/01/2010, 04:48
Ola novamente. Estou com uma duvida e busco a ajuda de voces.
Novamente minha defender (ano 1997/1998), quando estou na estrada e "enfio o pé" num retão, descendo a ladeira, atinjo cerca de 140 km/h marcados no GPS. Acontece que se eu manter essa velocidade por muito tempo percebo que o ponteiro da temperatura começa a subir, bem lentamente, o efeito é mais grave quando o ar-condicionado está ligado. Não deixei a temperatura passar de 1/4 da escala e quando alivio o pé lentamente a temperatura volta ao normal.
o efeito unica e exclusivamente tem ocorrido quando forço mais o motor na estrada e atinjo velocidades acima de 110 km/h (no GPS). Vendo o reservatorio de expansão o jato de água está normal, aumentando quando acelero. Noto tambem que com o ar condicionado desligado o problema tende a diminuir, acredito que o condensador aquece e contribui com o calor do radiador juntamente com a temperatura ambiente.
P.S. normalmente viajo a 100km/h ou menos.
Abraços
Não parece ter nada de errado !!
Só esse jato de água do reservatório , que não deu pra entender direito :pensativo::pensativo: ..
Se isso acontece com a viatura fria , tá andando sem a válvula termostática !
Abraço,
Zé Marrara
dasvirgens
21/01/2010, 23:22
Ola zémarrara, O sistema está sem valvula termostática sim. O jato de água que me refiro é a "mijadinha" do retorno que se vê quando se abre o reservatório de expansão (logicamente com o motor ainda frio). Então é normal o motor das Lands esquentarem quando forçado, em alta velocidade com o ar ligado? porque quando ponho ela no areial não parece esquentar tanto.
Não sei se isto teria a ver com o acoplamento viscoso ou em um defletor do radiador que me falaram ou ainda os dutos do adiador poderiam está semi-entupidos. Não sei, são suposições apenas.
abração
Bom , nesse caso a temperatura vai tá sempre variando , já que não tem a válvula p/ estabilizar .
O motor foi feito pra trabalhar quente , nem frio e nem morno , QUENTE MESMO !!
Agora .. como esse assunto de refrigeração é meio sério , vale dar uma atenção especial e falar com algum "especialista".
Pode ser bomba d´água danificada , sujeira no sistema , sistema de ar quente comprometido . e ai vai ...
Abraço,
Zé
dasvirgens
26/01/2010, 10:35
Ola novamente Zé Marrara e demais,
Viajando de Natal para Teresina observei:
até uma velocidade de 120 km/h o ponteiro da temperatura do motor permaneceu pouco acima da metade da escala. Quando forcei até a rotação máxima o motor deu uma esquentada e logo apos parei em um posto e liguei uma mangueira de agua "irrigando" a frente do radiador o que fez a temperatura baixar para a metade da escala. quando a água começou a jorrar em cima dos coletores de exaustão o ponteiro foi quase a Zero (sei que não se deve fazer isso para evitar choque térmico no bloco. no meu entender o bloco do motor aqueceu, apesar da água está circulando normalmente.
Outra coisa que observei foi que mesmo com o motor aquecido, o ventilador pode ser parado com a mão (na verdade parei com a sandália) o que no meu entender me faz pensar se o acoplamento viscoso não está "vencido", assim em altas rotações a helice não acompanha o aquecimento, apesar do ar que entra devido a velocidade já deveria ser suficiente no meu entendimento (de leigo).
Notei tambem que o aquecimento é mais grave durante o dia (solzão escaldante do Nordeste) enquanto durante a noite o motor rodou abaixo da metade da escala do mostrador de temperatura.
Finalizando, um comentário sobre a valvula termostática. Li que a valvula serve para reter a água até o motor aquecer proximo dos 80 graus mais rapidamente, quando então ela abre e a água volta a circular normalmente não fechando mais até a temperatura cair abaixo dos 80 graus. Muita gente acha que a valvula termostática é dispensável pelo Nordeste quando muitas vezes o motor atinge a temperatura proxima do funcionamento somente exposto ao Sol.
abração, Joaquim
Carlão Rover
26/01/2010, 12:19
Velocidade de cruzeiro da Land é 110 KM h. O seu motor está normal, você que deve evitar abusos. Além do mais a Land é um "tijolo" sobre rodas, o que força mais o motor para conseguir desempenho em altas velocidades. Não dá nem para comparar com outros veículos com o mesmo motor por causa da aerodinâmica, 4x4 fulltime, relação diferencial e do câmbio, etc...
Abraço.
Deixa eu dar meu pitaco,
meu carro nunca tinha esquentado, mas desconfiei que a água estava baixando lentamente, e por sugestão do mecanico isolei o radiador do ar quente, pois segundo ele alí poderia ter vazamento.
quando fui trocar a água do radiador, por sugestão do dono da loja, pus um fluído sem anti-congelante/fervente, só com anti-ferrugem.
pronto, toda vez que subia uma serra em 5a., lá ia o ponteiro de temperatura para as alturas. Bastava reduzir para 4a. e ele voltava ao normal.
Conclusão, liguei novamente o radiador de ar quente e troquei o fluído pelo original, adeus problemas.
MaS baixa um pouca a água a cada 5.000 klm, não descobri por onde.
É o que eu tinha a relatar.
abrs
Carlão Rover
26/01/2010, 13:34
Caique. se baixa pouco a água e não identificou, pode ser da junta, do sensor ou da própria bomba...evapora quente e não deixa rastro...
Abraço.
Carlão,
qual sensor? a bomba dagua é nova, antes da troca já vinha com essa baixa lenta...não creio que seja a junta pois não há sinais de água no oleo e vice versa.
abççs
dasvirgens
26/01/2010, 15:13
No meu caso a água não baixa, digo, completo o reservatório até o nível maximo. durante uma longa viagem quando verifico o nível ele tá mais alto, creio eu que devido ao aquecimento da água, vapor, etc. quando o motor esfria o nível volta ao mínimo e quando abro o reservatorio ele solta um pouco de vapor subindo um pouco mais o nível. Muitas vezes não é necessário completar.
Uma vez passada tive que trocar o cabeçote pois estava vazando compressão para o sistema de água. de uma hora pra outra o motor esquentou e sumiu toda a água do sistema. creio que já havia comprado o carro com o cabeçote empenado. neste caso a minha dica é soltar a mangueira que entra na parte superior do reservatorio de expansão até liberar toda a pressão de vapor e novamente completar com água (sempre levo um reservatorio com água) abrindo o bujão superior pra não ficar ar no sistema. assim pode seguir viagem até esquentar novamente, lembrando que o ar-condicionado agrava o problema pois libera arquente para o radiador.
abraços, Joaquim
Thiago Gontijo
05/02/2010, 08:34
Defender a 140??
Se o seu motor não esquenta a 110 pode ficar tranquilo.Andar a 140 na defender acho que o motor não é o único problema não, suspensão, aerodinamica, pneus para fora de estrada, etc.
henrique wamser
05/02/2010, 10:31
Deixa eu dar meu pitaco,
meu carro nunca tinha esquentado, mas desconfiei que a água estava baixando lentamente, e por sugestão do mecanico isolei o radiador do ar quente, pois segundo ele alí poderia ter vazamento.
quando fui trocar a água do radiador, por sugestão do dono da loja, pus um fluído sem anti-congelante/fervente, só com anti-ferrugem.
pronto, toda vez que subia uma serra em 5a., lá ia o ponteiro de temperatura para as alturas. Bastava reduzir para 4a. e ele voltava ao normal.
Conclusão, liguei novamente o radiador de ar quente e troquei o fluído pelo original, adeus problemas.
MaS baixa um pouca a água a cada 5.000 klm, não descobri por onde.
É o que eu tinha a relatar.
abrs
olá
aposto que tem pelo menos um dos selos do motor apodrecido (tampinhas de lata que fecham as cavidades por onde se usina partes do motor)
muito comum , pricipalmente quando se usa produtos que limpam o sistema de arrefecimento.
Henrique,
religuei o radiador do ar quente e notei que uma das abraçadeiras (aquelas originais, de pressão), estava frouxa. Substituí pelas de cinta, parece que o problema foi solucionado, mas não vou descartar a troca dos selos.
abç
dasvirgens
12/02/2010, 10:01
Bem, darei aqui um breve relato da minha experiencia com aquecimento do motor da 110:
Começou quando fui a Barreirinhas (Lençois Maranhenses):dance:. na estrada o compressor do ar condicionado travou e ficou comendo embreagem até a correia partir pelo calor produzido pelo atrito (correia do compressor, as demais estavam ótimas):putz:. Rodei os lençois todo sem problema algum, o tempo todo em alta rotação naquela areia que só quem foi sabe:palmas:.
Na semana seguinte consertei o ar condicionado e viajei para natal pelo asfalto, com o bafo ligado no calorzão do Nordeste. após andar uns 200 km a temperatura do motor disparou e quando parei vi que não havia mais água no reservatório e este estava sob uma forte pressão:putz:. recoloquei água no radiador (sempre ando com um reservatório de 10L) cuidando para abrir o bujão de cima da entrada de água do motor para não ficar ar no sistema. isso aconteceu umas 5 vezes na viagem de 1300 km, sempre que eu ligava o ar condicionado ele esquentava de ferver:twisted:.
Em Natal, Jefferson (o médico da minha 110, LR não tem mecanico tem pediatra) diagnosticou CABEÇOTE EMPENADO por onde vazava compressão para o sistema de água sempre que o motor esquentava mais. Concluí então que o calor produzido pelo condensador do AC estava contribuindo para o aquecimento da água do radiador (tanto fazia com ou sem aditivo):dance:.
Nas viagens seguintes, por poucas vezes forçava o pedal até o máximo para ver se algo aparecia e sempre notei que o aquecimento acontecia após menos de 10 minutos. mas na velocidade de cruzeiro a 90-110 tudo normal, exceto o ponteiro pouco acima do meio da escala:pensativo:.
A ultima viagem pesada que fiz foi a jericoacoara e mais uma vez rodei bastante na areia e nenhum problema, igualmente no retorno para Teresina desde que sempre abaixo dos 110 km/h:concordo:.
aproveitei e troquei os pneus (os 4, pense numa facada) o quez o shimmy, sempre entre 80 e 100 km/h, desaparecer completamente apesar do mecânico alinhador de direção insistir que eu teria que trocar os terminais e o braço pitman:stop:.
voltando ao tema... eu notava que mesmo com o motor quente eu conseguia parar a hélice com a mão (depois de ganhar confiança parando com um pedaço de borracha) mas alguem disse ser normal. Minha suspeita era o radiador ou tubulação do motor entupidos (mesmo a água estando cristalina?) ou o acoplamento viscoso. Troquei o acoplamento viscoso (R$300). Fiquei triste porque ao rodar um pouco a helice continuava frouxa após desligar o motor. Fiquei alegre quando vi que com o motor ligado a hélice não para "nem com a bixiga". até o barulho do motor mudou, o ar condicionado funciona melhor (desde que a camara do motor esquenta menos) e o viscoso antigo funcionava ao contrario: frio ele segurava a helice, quente ele afrouxava... vai entender... talvez porisso que o motor esquentava em demasia em altas velocidades.
Amanhã estarei viajando novamente a Natal e avaliarei os resultados pra ver se o problema foi mesmo resolvido:lol:.
Piscada de farol! bom carnaval a todos!
dasvirgens
24/02/2010, 14:20
Bem, conforme prometido, aqui vai as minhas impressões sobre a troca do Acoplamento viscoso:
1. ouço algumas pessoas dizerem que a ventoinha do radiador é pra ficar frouxa quando o carro aquece: MENTIRA! a ventoinha funciona como exaustor e deve ficar mais rígida quando o motor aquece. Se ela ficasse frouxa, o vento que passa através do radiador quando o carro está em velocidade esbarraria na hélice criando uma resistência e diminuindo a eficiencia do arrefecimento.
2. o carro não esquentou mais, nem quando estiquei mais um pouco na estrada no calorão do NE com o ar ligado. Inclusive a eficiencia do A/C melhorou devido ao carro não está mais tão quente.
3. Mesmo o ponteiro não indo muito além do meio da escala, os aquecimentos sucessívos são suficiente para empenar o cabeçote. A recomendação é apertar os parafusos do cabeçote no torque recomendado e evitar aquecimentos e resfriamentos repentínos no motor. e nunca, mas nunca mesmo jogar água sobre o motor quente. O choque térmico faz com que o alumínio do cabeçote deforme.
4. Aprendi algumas formas de diagnosticar um cabeçote empenado: entrada de ar no sistema de água do radiador (não obrigatóriamente com óleo) que permanece no sistema mesmo com o motor frio. a entrada de ar pode inclusive esvaziar o radiador; a junta pode "soprar" ar, produzindo um pequeno borbulhamento na lateral do motor devido à compressão vazar pela junta para o lado de fora. Geralmente o empeno é próximo dos cilindros 2 e 3.
Portanto, se com o motor ligado e morno voce conseguir parar a ventoinha com a mão, pode trocar o acoplamento viscoso. E se o sistema de agua estiver "pegando ar" é bom verificar o cabeçote.
dasvirgens
05/03/2010, 14:17
encontrei esse site legal:
http://www.clifton.nl/index.html?calvin.html
voce entra com o numero do chassi de sua Land Rover e ele retorna todas as caracteristicas do carro. Tipo uma calculadora de chassi. Mera curiosidade.
piscada de farol
encontrei esse site legal:
http://www.clifton.nl/index.html?calvin.html
voce entra com o numero do chassi de sua Land Rover e ele retorna todas as caracteristicas do carro. Tipo uma calculadora de chassi. Mera curiosidade.
piscada de farol
O link esta nos levando a um site de aluguel de carros.
[]
Tenta este aqui :
http://www.clifton.nl/index.html?landrover.html
:concordo:
dasvirgens
17/03/2010, 13:59
pra mim aqui ta normal...
http://www.clifton.nl/index.html?calvin.html
aparece a página:
CalVIN, the automatic VIN CALculator for Land Rovers
Your VIN
http://www.clifton.nl/buttons/m_mini_go.png (javascript:calvin();) http://www.clifton.nl/buttons/m_mini_clr.png (javascript:document.checkyourvin.reset()) http://www.clifton.nl/buttons/m_mini_info.png
Fill in all characters (numbers and letters) of the vehicle identification number (VIN), serial number or chassis number for your Land Rover, and find out what each code letter and code number means.
NOTE: The CalVIN service is fully free of charge. Any contribution you do, e.g., via the PayPal button here, is voluntary, but even 1 euro will be highly appreciated.
abraços
dasvirgens
05/04/2010, 09:15
Olá pessoal, me parece, não sei... só uma impressão... que a minha Land Rover está me ensinando mecânica da forma mais prática e este tópico está virando um livro didático (sem querer concorrer com o MQG mas do jeito que vai...)
EMBREAGEM:
Esta temporada 2010 começou com um probleminha no ar condicionado. No caminho para a oficina a embreagem travou. Pelo menos era o mecânico (Totó de Teresina) que estava levando. Pelas restriçoes orçamentárias optei por por o hit de embreagem paralelo de uma marca que nunca ouvi falar (custa uns R$500). O disco antigo havia quebrado os cravos e as molas tinham soltado pra dentro do platô. Após a troca, demorou pra me acostumar com a embreagem macia (menos dura) porque antes eu tinha minha propria academia de malhar a perna esquerda e o Totó já havia alertado que seria as molas do disco de embreagem "cansadas". Vamos ver quanto tempo dura macia :pensativo:.
CABO DE VELOCIMETRO:
Beleza, peguei o carro e me mandei pro feriadão. Comecei sentindo uma vibração embaixo do carro, a qual eu atribuí ao kit de embreagem novo. Rodei uns 210 KM e o marcador zerou. lá se foi o cabo de velocímetro.
CRUZETA:
Rodei pelas praias do litoral piauiense e sempre a vibração incomodando. No retorno para Teresina, a vibração aumentou e decidi parar pra ver que danado tava acontecendo. Parei num local onde já tinha uma L-200 e uma Hilux, não é possivel que não tivesse alguem com uma mala de ferramentas pra ajudar. Quando entrei debaixo do carro, desabou a maior chuva o que me impossibilitou de inspecionar no meio do rio de lama que se formou embaixo do carro. Resolvi seguir viagem. Mal entrei na estrada a vibração tornou-se insuportável e um barulho forte veio de baixo e o carro parou de imediato, atravessado no meio da BR movimentada. Uma rápida olhada e vi o cardã dianteiro solto do diferencial central e preso no eixo dianteiro. E pra tirar o carro da pista? alinhando o cardã com a mão e soltando o carro até chegar ao acostamento? trabalho simples mas complicado quando se está numa chuvarada, raios, transito, stress...
Não tinha mais o que fazer, esperar e retirar o cardã quando a chuva passasse. no local havia umas casas e descobri que tanto a L-200 quanto a HILUX estavam quebradas, uma com problema no motor e outra na transmissão. Fazer o que... Com a ajuda de locais, soltei a cruzeta dianteira, coisa que quase não consigo fazer porque quando um deles martelou a tampa de um dos lados da cruzeta ela deve ter deformado e não saiu mais. Depois disso agradeci a eles, liguei o diferencial central e fui embora. Dá até um lema: "onde os outros ficam a Land Rover segue".
Incrivel a instabilidade que o carro ganha sem a tração dianteira. parecia que tava andando na "banguela" meio sem controle em altas velocidades (acima dos 90), embora mais macio. A vibração soltou vários parafusos que ainda estou apertando (principalmente portas). Olhando a peça da cruzeta, ela estava deformada de um dos dois lados opostos (lado do diferencial central) e a peça que a segura (a que fica aparafusada) rompida.
Agora gostaria de saber:
Onde consigo a peça que rompeu (a aparafusada e fixa ao central em forma de "U" e como se chama?
Há alguma substituição para a Cruzeta ou só serve a original?
Onde encontro estas peças, incluindo o cabo de velocímetro?
é isso aí... Piscada de Farol.
henrique wamser
06/04/2010, 20:55
aí vai novamente uma dica importante:
quando se compra uma defender usada se que se conheça seu históico, devemos fazer algumas coisas básicas:
1- trocar a correia dentada e seus esticadores
2- verificar e trocar a bomba dágua
3- limpeza do sistema de arrefecimento
4- desmontar e engraxar os cubos e rolamentos da rodas
5- fluidos e óleos de caixas, e diferenciais
6- regular as válvulas
7-reapertar parafusos de suspensão, e outros sob o carro
8- só aí se pode sair por aí e ser feliz por milhares de quilometros.
isto não custa mais do que 5mil
abraço
rafaelfernandez
07/04/2010, 00:08
aí vai novamente uma dica importante:
quando se compra uma defender usada se que se conheça seu históico, devemos fazer algumas coisas básicas:
1- trocar a correia dentada e seus esticadores
2- verificar e trocar a bomba dágua
3- limpeza do sistema de arrefecimento
4- desmontar e engraxar os cubos e rolamentos da rodas
5- fluidos e óleos de caixas, e diferenciais
6- regular as válvulas
7-reapertar parafusos de suspensão, e outros sob o carro
8- só aí se pode sair por aí e ser feliz por milhares de quilometros.
isto não custa mais do que 5mil
abraço
Que isso Henrique. Nem em concessionaria se gasta 5 mil para fazer isso. :discordo:
Essa revisao basica sai por uns 2 mil no maximo. Isso pagando bem pela mao de obra. :concordo:
[]´s
Rafael
Na relação, temos o custo , aproximado, de peças/lubrificantes em 800/1000. Com as revisões e desmonste de cubos, mão de obra em 1000 (bem pagos).
[]
M. Bueno
07/04/2010, 13:46
[QUOTE=dasvirgens;1131919]Olá pessoal, me parece, não sei... só uma impressão... que a minha Land Rover está me ensinando mecânica da forma mais prática e este tópico está virando um livro didático (sem querer concorrer com o MQG mas do jeito que vai...)
...............
Agora gostaria de saber:
Onde consigo a peça que rompeu (a aparafusada e fixa ao central em forma de "U" e como se chama?
Há alguma substituição para a Cruzeta ou só serve a original?
Onde encontro estas peças, incluindo o cabo de velocímetro?
Olá Das Virgens,
Deus me livre e guarde de todos estes problemas que vc relata... eu tô até desconfiado que vc tem um troller e fica aí inventando problema p/a Land! rsrsrs!!!
Bem, andar acima de 110 km/h como vc disse nos posts anteriores é landcídio, não dá né!?
Logo que peguei minha 90" 2001 com 140K rodados e bem cuidados, tive um pouco de problemas com bomba de vácuo e embreagem, dei umas cabeçadas até encontrar um bom mecanico, as peças vc pode encontrar na www.bearmach.com.br (http://www.bearmach.com.br) , a equipe do Robert (Bob) vai mandar as peças via correio aí pra vc.
Ah! claro, hj a minha 90" está com 210 K e sempre está pronta pra estrada, seja ela qual for.
Joga um sal grosso aí, leva a vtr na benzedeira e tira os nego de olho gordo de perto do brinquedão! rs!
Boa sorte
M. Bueno
marcio pajero
07/04/2010, 15:23
Amigos
Falo aqui todo dia - Tabela de preço de Defender é seu estado de conservação.
Não digo que seja o caso mais certamente land barata sai caro.
Num veiculo que vai para as quebradas mais diversas, grandes viagens, trilhas leves ou pesadas, raid, provas, comprar carne para o churrasco, levar noiva para casamento etc, manutenção periodica e preventiva é fundamental.E sejam felizes com suas viaturas.
Marcio
dasvirgens
07/04/2010, 16:06
Na verdade eu já tenho minha opinião sobre o que é barato e o que é caro em relação às Lands. Já vi carros ano 2006 custando 60 mil mas com o cassi todo comprometido com a ferrugem da orla cearense. no meu caso paguei 40 mas já gastei uns 12 mil em manutenção (cabeçote, ar condicionado, troca de retentores, rolamentos, etc) principalmente porque quando chego nas oficinas o cara mete a facada porque acha que por ser um carro diferente tem que cobrar caro. Muita coisa eu mesmo faço. Acho que Land usada tem sim que ser comprada barata porque quem garante que o dono da que tava sendo vendida cara fazia manutenção? uma similar a minha ano 98 ta na faixa de uns 55 a 60 mil aqui pela região e este preço aumenta para as posteriores então ainda acho que fiz um bom negócio.
Quanto aos problemas é típico de veículos que nunca viu manutenção e quando vem a cascata de problemas o dono vende pra estourar na mão de outro, muito comum esse comportamento por aqui. Mesmo assim ainda compensa mais que comprar um novo. Dia desses falei com um mecanico do EB e ele me falou que até os tanques de guerra que são indestrutíveis precisam de manutenção.
Esta cruzeta já tava dando sinal que ia pro saco mas quebrou-se antes de eu fazer o pedido de uma nova, fazer o que né? até chegar é andar o mínimo possivel no bloqueio. do que visualmente ainda precisa ser consertado é essa cruzeta, os amortecedores trazeiros (trocar), algum retentor ou rolamento que porventura venha a dar defeito, dobradiças das portas e uns pontos de ferrugem.
abração
Na verdade eu já tenho minha opinião sobre o que é barato e o que é caro em relação às Lands. Já vi carros ano 2006 custando 60 mil mas com o cassi todo comprometido com a ferrugem da orla cearense. no meu caso paguei 40 mas já gastei uns 12 mil em manutenção (cabeçote, ar condicionado, troca de retentores, rolamentos, etc) principalmente porque quando chego nas oficinas o cara mete a facada porque acha que por ser um carro diferente tem que cobrar caro. Muita coisa eu mesmo faço. Acho que Land usada tem sim que ser comprada barata porque quem garante que o dono da que tava sendo vendida cara fazia manutenção? uma similar a minha ano 98 ta na faixa de uns 55 a 60 mil aqui pela região e este preço aumenta para as posteriores então ainda acho que fiz um bom negócio.
Quanto aos problemas é típico de veículos que nunca viu manutenção e quando vem a cascata de problemas o dono vende pra estourar na mão de outro, muito comum esse comportamento por aqui. Mesmo assim ainda compensa mais que comprar um novo. Dia desses falei com um mecanico do EB e ele me falou que até os tanques de guerra que são indestrutíveis precisam de manutenção.
abração
Olá Dasvirgens
Como está a sua Land já resolveu os problemas? Estou estudando uma proposta de uma Land também 98, em torno de 45.000,00. Gostaria de saber se em Teresina tem mecânico bom conhecedor de Land Rover (vi que você já faz boa parte sozinho). Pergunto caso eu compre gostaria de referencias na nossa região.
Obrigado desde já por qualquer informação!
Ajúnior
dasvirgens
14/06/2010, 11:45
Ola AJunior,
Em Teresina eu tenho conhecimento de dois mecanicos que sabem trabalhar com as defender, pelo menos eu já fiz serviços com eles. Um deles é o filho de Francisco, alí ao lado do 1-BEC, o outro é Totó, final da Joaquim Ribeiro (ultimamente tenho adotado ele)
O fato de eu mesmo fazer alguns serviços é mais devido ao "passatempo" e manter a tradição de ser um carro que pode ser consertado pelo próprio dono. Tutoriais na Net e experiencias de colegas não faltam.
piscada de farol
Olá, Joca
Muita coragem comprar um carro destes usados e sair para a estrada !!!!! Mas este é o carro : chega quebrado mas chega ! Me escreva por fora do forum (murilo.galvao.queiroz@gmail.com) que lhe envio dois dos volumes do MANUAL QUEBRA-GALHO que eu acredito possa lhe ser muito útil. Abç e boa sorte com o carro ! mg
Ola AJunior,
Em Teresina eu tenho conhecimento de dois mecanicos que sabem trabalhar com as defender, pelo menos eu já fiz serviços com eles. Um deles é o filho de Francisco, alí ao lado do 1-BEC, o outro é Totó, final da Joaquim Ribeiro (ultimamente tenho adotado ele)
O fato de eu mesmo fazer alguns serviços é mais devido ao "passatempo" e manter a tradição de ser um carro que pode ser consertado pelo próprio dono. Tutoriais na Net e experiencias de colegas não faltam.
piscada de farol
dasvirgens
Obrigado! Acho que o Totó já ouvi falar dele, seria um que é engenheiro mecanico?
Bons passeios e expedições com sua land.
Até mais.
Rapaz, como ficou a questão do vazamento de óleo?? Resolveu?? O quê era??:pipoca:
dasvirgens
30/06/2010, 00:41
Olha, eu aprendi que Land Rover não vasa oleo, ela marca território. O oléo que vaza o faz pela base do cano de inspeção da vareta do oleo, vaza tambem pela mangueira da direção hidraulica logo no pé do reservatório em uma emenda e vasa pelo o´ring do diferencial central. os outros vazamentos são retentores vencidos e sempre estarão aparecendo. é ir administrando. Afinal é Land Rover, não é um simples carro de passeio.
4X4rey4X4
07/09/2010, 17:18
é bom saber que tem uns doidos por defender aqui em teresina...
acho que o maior problema de vcs é a manutenção dos carros, devido a falta de concessionária, etc.
bem passa uma experiência pra mim e quem sabe um dia agente possa se conhecer...
bem pessoal deveriam tirar umas concessionárias daqui e botar uma da land. é maldade o pessoal ir comprar em fortaleza. na minha opinião deveriam tirar a sang yong que não faz falta... calma.se alguém gostar é brincadeira.
sou de teresina. :pipoca:
e no maranhão tb não tem concessionária da land. o landizinha que não investe no brasil...
4X4rey4X4
07/09/2010, 22:29
bota o endereço deles aqui: serve como endereço de grande utilidade. para todos.
é bom saber que tem uns doidos por defender aqui em teresina...
acho que o maior problema de vcs é a manutenção dos carros, devido a falta de concessionária, etc.
bem passa uma experiência pra mim e quem sabe um dia agente possa se conhecer...
bem pessoal deveriam tirar umas concessionárias daqui e botar uma da land. é maldade o pessoal ir comprar em fortaleza. na minha opinião deveriam tirar a sang yong que não faz falta... calma.se alguém gostar é brincadeira.
sou de teresina. :pipoca:
e no maranhão tb não tem concessionária da land. o landizinha que não investe no brasil...
dasvirgens
10/12/2010, 10:23
Galera, esse talvez seja o (não exatamente) defeito mais inusitado pelo qual a minha land já passou (e está passando, ja que até agora não resolvi o que vou fazer). as fotos dizem tudo.
PdF, Joaquim
rafaelfernandez
10/12/2010, 12:49
Galera, esse talvez seja o (não exatamente) defeito mais inusitado pelo qual a minha land já passou (e está passando, ja que até agora não resolvi o que vou fazer). as fotos dizem tudo.
PdF, Joaquim
Rapaz,
Eu ja tinha visto um monte de coisas inusitadas, mas essa foi demais!! :shock::shock::shock:
Acho que o amigo precisa usar a Land com mais frequencia. So que agora so depois dos filhotes nascerem...
Essa eu quero ver o pessoal aqui do forum resolver!!! :odedo:
Vai ter que esperar a maternidade ser liberada...
[]´s
Rafael
P.S: Show as fotos!!!
Boa noite galera,
Poxa li esse tópico agora desde o inicio com os comentários do “dasvirgens” e seus relatos de defeitos. Bem tenho uma 110 ano 98 e já fiz muitas viagens nela, inclusive eu trabalho com turismo em passeios off Road, e possuo também uma 110 2003, o fato é que a land necessita de manutenção, sei que todo carro necessita, mas a land tem necessidades mais freqüentes mas não que seja desvantagem, vejo isso como ponto positivo, assim vemos depoimentos de landeiros aqui ano 97, 98 com 110 , carros pesados, quadrados, tracionados full time, mas tds rodando, atolando e saindo, puxando outros por ai. Muitos querem comparar carros de fibra, montado sobre gaiolas, com motores enormes, um Milk-shake de veículos, mas quero ver por a família, a churrasqueira, o cachorro bagagens, e mesmo assim entrar numa trilha e sair dela, tds sentados, confortáveis, e se divertindo.
Porem a cada final de trilha pesada, vai o principal,
· uma boa ducha, e graxa, por isso ela já vem com tds os graxeiros, e são só 06 ( nas 03 cruzetas) e mais os 02 parafusos dos cabeções da roda.
· Óleo troco com 5mil km, óleo motor CI4, filtro lubrificante
· Filtro combustível troco a cada 10 mil km
· Filtro de ar 20 mil e sempre que troco óleo retiro para checar bater e recolocar, se em época de muita chuva, e muito fácil trocar mais cedo, pois devido a proximidade do teto ele puxa muito respingo de água pra dentro, e no caso de quem usa pra frente, diminui muito a vida deles e não da tanto beneficio ao motor
· Vedação da válvula que tem no cotovelo do mangote que vem do snorkel para o filtro em passagem de rios ele pode aspirar água por ali facilmente.
· Lubrificação dos rolamentos das rodas a cada 20mil
· Óleo de diferenciais 20 mil ou se vou ao maranhão em epoca de chuva, passo muita água, água sob capô, chego em casa, mando arrear tudo, transferência, cx, diferenciais.
· Correa dentada 100mil, deixo sempre aberto embaixo, pois qualquer vazamento d retentor do eixo, e se vc perceber o óleo pingando, pode salvar seu motor e Correia dentada, com ele tampado vai acumulando óleo e vc fica numa estrada.
Bem sei que muitos aqui sabem tudo isso e fazem e uns ate discordam, mas não posso falar das PUMA, num conheço nada dela, mas já fiz viagens que os puma contornaram rios, saíram das trilhas com medo d’água. So sei que na estrada o Maximo que faço é dar tchauzinho, pois esses motores andam.
Por falar em andar, me diz, 140 no motor 2,5 turbina original? Cara vc ta bem viu, porem num a atoa que seu cabeçote empenou. Olha por experiência própria e de muiiiiitos amigos de land, se seu ponteiro de temperatura original passou do meio (FUDEU), pode mandar abrir e revisar a junta, Fez um trecho de dificuldade ele esquentou, deixe esfriar e fica quase normal, no próximo obstáculo se vc força ele da pau e vc fica sem motor e o estraga é maior, então subiu do meio, revise a junta do cabeçote, use sempre aditivo e a válvula ela mantém a temperatura no ideal do motor sim.
Cara falei demais, desculpe
Bem vou esperar o retorno e depois continuo ou dependendo das pancadas me calo kkkk.
Abraços
Catunda
dasvirgens
11/12/2010, 03:32
Ola Catunda,
o que vc falou em muita coisa é verdade. No inicio, conforme ta no topico, o carro esquentou e nem precisou muito, foi devido ao condensador do ar condicionado ter fornecido calor ao radiador e o acoplamento viscoso não está funcionando como deveria. Mesmo assim, o carro andou mais de 3000 km com o cabeçote empenado.
Depois de uma retífica bem feita e de um novo acoplamento viscoso, o motor nunca mais enquentou, nem a 140 km/h, que certa vez não resisti, somente pra tirar a prova do aquecimento. Não costumo andar a mais de 100 km/h. Dia desses viajei uns 400km e ao chegar, abri o reservatorio de expansao e não havia pressão nele, a água nem tava tão quente, talvez uns 80 graus, prova que sistema está perfeito.
A proposito, o radiador estava com um vasamento na Junta da bomba de água (uma triangular), o problema é facilmente diagnosticado pois na base da bomba de água fica com uma marca de cor rosa pela evaporação da água com aditivo que escorre pelo bloco. Problema que o Totó resolveu. aproveitei e revisei o alternador e troquei preventivamente a bomba de vácuo, e revisei o sistema de direção hidraulica. Agora o unico vasamento que tem é pelo o´ring da caixa de transferencias.
Eu tambem faço troca de óleo e correias da forma que voce indicou mas não sabia da dica do oleo na camara da correia. Como aqui por onde moro não tem muitas opções de laser, termina sendo um prazer meter a mão na graxa quando tenho algum tempo livre, do tipo, sempre dá pra apertar um parafuso enquanto a "cristal" vai pagar a conta da manicure.
PdF, Joca
P.S. a respeito dos "inquilinos", parece que eles estavam ha tempos se instalando no snorkel, hoje limpei o filtro de ar e havia bastante gravetos e penas dentro dele, detalhe que saio todo dia com o carro - isso é que é persistência.
Ola Catunda,
o que vc falou em muita coisa é verdade. No inicio, conforme ta no topico, o carro esquentou e nem precisou muito, foi devido ao condensador do ar condicionado ter fornecido calor ao radiador e o acoplamento viscoso não está funcionando como deveria. Mesmo assim, o carro andou mais de 3000 km com o cabeçote empenado.
Depois de uma retífica bem feita e de um novo acoplamento viscoso, o motor nunca mais enquentou, nem a 140 km/h, que certa vez não resisti, somente pra tirar a prova do aquecimento. Não costumo andar a mais de 100 km/h. Dia desses viajei uns 400km e ao chegar, abri o reservatorio de expansao e não havia pressão nele, a água nem tava tão quente, talvez uns 80 graus, prova que sistema está perfeito.
A proposito, o radiador estava com um vasamento na Junta da bomba de água (uma triangular), o problema é facilmente diagnosticado pois na base da bomba de água fica com uma marca de cor rosa pela evaporação da água com aditivo que escorre pelo bloco. Problema que o Totó resolveu. aproveitei e revisei o alternador e troquei preventivamente a bomba de vácuo, e revisei o sistema de direção hidraulica. Agora o unico vasamento que tem é pelo o´ring da caixa de transferencias.
Eu tambem faço troca de óleo e correias da forma que voce indicou mas não sabia da dica do oleo na camara da correia. Como aqui por onde moro não tem muitas opções de laser, termina sendo um prazer meter a mão na graxa quando tenho algum tempo livre, do tipo, sempre dá pra apertar um parafuso enquanto a "cristal" vai pagar a conta da manicure.
PdF, Joca
P.S. a respeito dos "inquilinos", parece que eles estavam ha tempos se instalando no snorkel, hoje limpei o filtro de ar e havia bastante gravetos e penas dentro dele, detalhe que saio todo dia com o carro - isso é que é persistência.
Também pudera. Não é sempre que se encontra um "castelo inglês" à disposição.
[]
rafaelfernandez
11/12/2010, 14:48
P.S. a respeito dos "inquilinos", parece que eles estavam ha tempos se instalando no snorkel, hoje limpei o filtro de ar e havia bastante gravetos e penas dentro dele, detalhe que saio todo dia com o carro - isso é que é persistência.
Eles sabem o que é bom. A escolha e a persistencia nao vem ao acaso. 8-)
Cara, muito duka os passarinhos terem escolhido seu carro. Tirando o inconveniente de nao poder usar o carro, muito legal mesmo.
[]´s
Rafael
FALOTICVS
13/12/2010, 14:24
Meu amigo, que perigo!
Ainda bem que o eixo é flutuante e a land tem freio a disco.
O seu rolamento foi para o espaço e você continuou andando, ou seja, se prepare que se o semi-eixo "azulou" terá que trocar também, pois vai quebrar fácil.
Ou seja, se alguem tentasse fazer isso com qualquer outra viatura que o pessoal cisma de comparar com os modelos da Land Rover aqui no Fórum (TR4, Troller, Pajeros, etc), será que algum deles chegaria ao destino final ?
dasvirgens
18/12/2010, 01:34
Ola pessoal,
uma das ultimas coisas que faltava eu verificar era o excesso de fumaça preta que saia do cano de escape quando eu trocava de marcha ou punha em movimento. Muita gente (90%) dizia ser bomba injetora desregulada, os outros 10% dizia que era minha forma de dirigir, pois eu ainda não tava acostumado ao motor diesel.
pois bem, lembram do caso do casal de sebite (é descobri a especie deles)? pois bem, tive de desalojalos (de coração partido), depois de limpar todos os gravetos que eles puseram no snorkel até quase entupir o filtro de ar, pois eu andava com o carro e o ninho lá...
quando troquei o filtro (que me garantiram ter sido trocado no ano passado), vi que o problema da fumaceira acabou, não era bomba, não era forma de dirigir... era apenas o filtro de ar parcialmente entupido, o que enriquecia a mistura e por falta de ar não queimava completamente dando aquela fumaceira.
mais uma dica autodidática para o tópico.
Joca
dasvirgens
10/01/2011, 10:40
peço novamente a ajuda dos colegas pra um problema que me ocorreu com a bomba de direção hidraulica.
meu LR vinha apresentando um vasamento de fluido hidraulico pela mangueira do filtro. ao ser reparado apareceu outro na caixa de direção e foi reparada. beleza, so que havia um piado/ronco no rolamento da caixa de direção hidraulica que cuminou com a quebra da mesma quando estava em viagem, dia 20/12/10 vazando o fluido todo pela bomba e endurecendo a direção. parei em uma cidade e comprei uma bomba da GM, creio que da S-10 a 500 reais e instalei. ela funcionou até ontem (menos de 1 mes) e estourou tambem após subir uma serra (motor uns 15 minutos em alta rotação).
procuro alguma orientação sobre o que ocorreu e agradeço a ajuda dos colegas que vem me auxiliando desde que abri este tópico. por enquanto vou por uma correia menor isolando a bomba e seguir viagem pra casa.
abração, Joaquim
dasvirgens
14/01/2011, 16:51
bem, ja descobri que a bomba original das defender é a HA ANR2157 HE1205082/31. difere da bomba da ranger por ser montada em rolamentos e por ser fechada por parafusos,. enquanto a bomba da ranger é fechada por presilhas. me parece que a ANR2157 é montada por rolamentos enquanto a da ranger é montada em mancais.
supostamente a bomba da GM que coloquei sofreu ação de fluido contaminado (mistura de fluido e limalha do rolamento da bomba original) e ar residual no sistema, que a forçou quando foi exigida dirante uns 15 minutos de subida de serra.
Descobri tambem que na caixa de direção existe uma valvula de alivio de pressão (na parte superior) que pode ter sido danificada com a limalha, mas é suposição, já que não tenho manômetro pra testar a pressão do fluido.
estou tendo que por mesmo a bomba da ranger no lugar enquanto não consigo a bomba original que ao meu ver é mais resistente.
amanhã vou abrir a bomba e ver o que aconteceu. de qualquer forma é preciso fazer uma limpesa do sistema antes de por a funcionar novamente.
Nos deixe informado do andamento...
dasvirgens
14/01/2011, 19:28
foi uma mistura de impurezas no sistema da DH junto com uma folga na mangueira que entra na BH.
a mangueira folgou a braçadeira deixando entrar ar no sistema, o que destruiu a vedação do eixo da bomba. As impurezas como a limalha de ferro do rolamento da bomba anterior acelerou o processo. o problema agravou-se quando a bomba foi forçada durante a subida da serra.
a solução foi limpar o sistema com o produto "flushing" após trocar a bomba (tive que colocar a da ranger mesmo) e introduzir oleo ATF, cuidando pra retirar todo o ar do sistema esterçando a direção toda para um lado e toda para o outro umas 10 vezes. usei uns 2 litros de oleo neste processo.
o proximo passo será adquirir uma bomba original e substituir o ATF pelo Dexron IID recomendado.
dasvirgens
04/02/2011, 12:35
Ontem, após uns 6 meses de ter sido trocadas, a cruzeta que conecta o cardã dianteiro a caixa de transferencia partiu-se, ela desgastou-se toda, mesmo tendo sido lubrificada. o desgaste foi exclusivamente nos cilindros que pegam na cx de transferencia.
pra sair do prego passei um elastico no chassi segurando o cardã na horizontal e sai bem devagar com o cambio bloqueado. Como o sistema é inegral, não adianta empurrar porque o cardã fará uma alavanca em "L" e impedirá o carro de sair do lugar. por sorte quebrou em baixa velocidade senão ia destruir um bocado por baixo.
Joaquim
rafaelfernandez
04/02/2011, 20:18
Ontem, após uns 6 meses de ter sido trocadas, a cruzeta que conecta o cardã dianteiro a caixa de transferencia partiu-se, ela desgastou-se toda, mesmo tendo sido lubrificada. o desgaste foi exclusivamente nos cilindros que pegam na cx de transferencia.
pra sair do prego passei um elastico no chassi segurando o cardã na horizontal e sai bem devagar com o cambio bloqueado. Como o sistema é inegral, não adianta empurrar porque o cardã fará uma alavanca em "L" e impedirá o carro de sair do lugar. por sorte quebrou em baixa velocidade senão ia destruir um bocado por baixo.
Joaquim
Joaquim,
Com certeza não é normal essa quebra tão precoce. Especialmente se você lubrificou corretamente a viatura. :pipoca:
Voce verificou como esta o balanceamento desse cardã? Ele pode estar enpenado ou desbalanceado. :pensativo:
Não sei se um rolamento com folga poderia causar esse tipo de dano, mas com certeza tem algo causando isso.
[]´s
Rafael
Aposto minhas fichas na qualidade da cruzeta.
abs
Sergio
dasvirgens
07/02/2011, 11:00
acredito eu que o cardã está desbalanceado, já que quando atinjo 60 km/h ele faz um barulho de vibração, um brrrr... e exatamente aos 60 km/h. a luva do lado da cx de transferencias sofreu desgaste em um dos lados desde quando instalei a cruzeta (essa que quebrou). as cabeças que pegam no eixo estavam intáctas já as que pega na luva do lado da cx transf. acabaram-se completamente.
a proposito, a cruzeta é importada (da china!) a nova tambem. com a nova a vibração dos 60 km/h continua. não encontrei somente a luva pra comprar e acho que vou morrer num cardã novo (varia de 800 a 3000 reais no Brasil, na inglaterra está entre 55 e 250 libras). só não sei em termos de qualidade o que iria valer a pena comprar.
Joaquim
Tenha certeza absoluta antes de comprar um cardã novo. Peça em emprestado de alguém para testar primeiro. Um amigo gastou uma grana, balanceou o cardã duas vezes, trocou rolamento do diferencial traseiro, etc etc, para no final descobrir que era apenas uma cruzeta mal instalada.
Abs
Sergio
rafaelfernandez
07/02/2011, 16:26
Se for o caso de realmente ter que trocar o cardã, pense seriamente em importar. Sai muito mais barato e voce ainda mantem seu carro original.
Agora antes de qualquer coisa, eu consultaria outro mecanico. Vê se nao tem nada instalado de forma incorreta como o Sergio falou.
Mas pode ter certeza que há algo de errado no sistema. Só para efeito de comparação, as cruzetas da minha 110 já estão com 180.000km e continuam perfeitas, então essa quebra precoce tem alguma causa ainda não identificada.
[]´s
Rafael
dasvirgens
08/02/2011, 11:33
olha, se tem uma coisa que vem me incomodando há algum tempo é um estalo (cleck) na hora da arrancada ou mudança de macha, não ocorre sempre mas ocorre 70% das vezes. o diferencial trazeiro não tem folgas mas a caixa de transferencias possui uma folga e o diferencial dianteiro tambem, na mão consigo girar cerca de uns 10 ou 20 graus. creio que esta folga deva está contribuindo para o desgaste precoce devido ao impacto que provoca na cruzeta.
agora pergunto eu: tem como tirar esta folga dos diferenciais? no manual cita umas arroelas de ajuste do pinhão do diferencial, teria relação?
abraços
rafaelfernandez
08/02/2011, 11:41
Eu começaria pelo basicão: Verificando o estado das tulipas. Não é comum elas criarem folga na dianteira, mas acontece. Se elas estiverem ok, ai sim partiria para o ajuste da folga do diferencial. Sao exatamente essas arruelas que você leu no manual.
Você tem certeza que ha uma folga na caixa de transferencia? Não é comum isso acontecer, mas se tiver, acredito sim que possa estar influenciando.
Mas va tentando do mais simples e barato aos mais complexos e caros, assim você acaba por descobrir o problema.
Outra coisa que volto a insistir: Nao conheco o mecanico que tens levado teu carro pra julgar a capacidade dele, mas mesmo assim, eu pegaria a opiniao de outro profissional. So pra descargo de consciencia.
[]´s
Rafael
henrique wamser
08/02/2011, 14:06
olha, se tem uma coisa que vem me incomodando há algum tempo é um estalo (cleck) na hora da arrancada ou mudança de macha, não ocorre sempre mas ocorre 70% das vezes. o diferencial trazeiro não tem folgas mas a caixa de transferencias possui uma folga e o diferencial dianteiro tambem, na mão consigo girar cerca de uns 10 ou 20 graus. creio que esta folga deva está contribuindo para o desgaste precoce devido ao impacto que provoca na cruzeta.
agora pergunto eu: tem como tirar esta folga dos diferenciais? no manual cita umas arroelas de ajuste do pinhão do diferencial, teria relação?
abraços
minha 110 tem 18mkm e tem este "clank"........relaxa!!!
dasvirgens
08/02/2011, 14:55
mas nesse caso se é coisa que pode resolver e minimizar vou buscar solucionar, pelo menos pra dar uma vida util maior aos componentes.
PY5IQ DE PS7JN TNX BY FB QTC SK.
Cacetada!!!
depois de ler todo esse tópico cheguei a seguinte conclusão:
no dia em que comprar um defender, vou levar logo 2, um para andar e outro para ser guinchado, enquanto o principal vai quebrando o segundo serve de peça reserva! :mrgreen:
*sacanagem, brincadeiras a parte, que sirva e lição que devemos saber o que estamos comprando, ainda mais em grupo de risco (4x4 em geral, que são carros bem exigidos). e infelismente com manutenção preventiva deficiente.
dasvirgens
18/02/2011, 15:33
Agora uma pergunta:
na Inglaterra o cardã Genuino ta 295,12 Libras, o Original ta 155,41 e o Paralelo ta 74,22. não sei a qualidade do paralelo é aceitável, sei que o Original é o mesmo Genuino só que sem a marca Land Rover, pois ambos vem do mesmo fabricante.
sua referencia é o TVB100610 (serve na Defender 1997/1998?)
quanto ao quesito Defender x problemas, concluí que estes problemas provêem de um dos antigos donos que só queria saber de dar pau no carro e nunca se importar com manutenção, soube que só de serviço de cabeçote do motor foram 8! e o curioso aqui que vos escreve matou o problema trocando o Acoplamento Viscoso. Outra coisa que esse carro nunca viu foi Graxa nas peças nem troca de óleo regular.
Mas apesar de tudo isso, esta minha Defender tem se tornado uma das mais bem conservadas de todas as outras que eu tenho visto. Em Janeiro, de ferias, ví muitas DEF bonitinhas, bem maquiadas postas a venda mas vendo no detalhe encontrei chassis podres, problemas elétricos, etc.
A propósito, Na estrada vi duas Hilux (das novas) e uma L-200 capotadas, só pra quem acha que só Defender capota hehe.
rafaelfernandez
18/02/2011, 15:59
Agora uma pergunta:
na Inglaterra o cardã Genuino ta 295,12 Libras, o Original ta 155,41 e o Paralelo ta 74,22. não sei a qualidade do paralelo é aceitável, sei que o Original é o mesmo Genuino só que sem a marca Land Rover, pois ambos vem do mesmo fabricante.
sua referencia é o TVB100610 (serve na Defender 1997/1998?)
quanto ao quesito Defender x problemas, concluí que estes problemas provêem de um dos antigos donos que só queria saber de dar pau no carro e nunca se importar com manutenção, soube que só de serviço de cabeçote do motor foram 8! e o curioso aqui que vos escreve matou o problema trocando o Acoplamento Viscoso. Outra coisa que esse carro nunca viu foi Graxa nas peças nem troca de óleo regular.
Mas apesar de tudo isso, esta minha Defender tem se tornado uma das mais bem conservadas de todas as outras que eu tenho visto. Em Janeiro, de ferias, ví muitas DEF bonitinhas, bem maquiadas postas a venda mas vendo no detalhe encontrei chassis podres, problemas elétricos, etc.
A propósito, Na estrada vi duas Hilux (das novas) e uma L-200 capotadas, só pra quem acha que só Defender capota hehe.
Podem até judiar da criança, mas basta pegar um dono atencioso e cuidadoso que facilmente ela volta a ser um veiculo confiavel. :concordo:
Agora 8 serviços no cabeçote?!? :shock: Ou é muito desleixo ou muita falta de informação. :putz:
Claro que alguns problemas são um pouco mais chatos e requerem um pouco mais de paciencia e conhecimento do dono, mas nada que o forum nao resolva! :palmas:
[]´s
Rafael
Agora uma pergunta:
Mas apesar de tudo isso, esta minha Defender tem se tornado uma das mais bem conservadas de todas as outras que eu tenho visto. Em Janeiro, de ferias, ví muitas DEF bonitinhas, bem maquiadas postas a venda mas vendo no detalhe encontrei chassis podres, problemas elétricos, etc.
A propósito, Na estrada vi duas Hilux (das novas) e uma L-200 capotadas, só pra quem acha que só Defender capota hehe.
é isso aí meu amigo,
vc está de parabéns, apesar do alto custo que vc está tendo em Remanufaturar o carro, assim que ele ficar pronto só vai te trazer alegrias e bons momentos, a gente ainda vai viajar muito junto com nossos carros em ordem e rebocar muito dono descuidado. Sem dúvida no final de sua saga ele mair durar muito contigo.
* Se ferrari de F1 Capota, imagina o resto!
dasvirgens
21/02/2011, 10:35
Agradeço aos colegas pelo incentivo.
eu estou precisando trocar aquele "pivô" da suspensão trazeira (ANR1799), existem deles PARALELO e ORIGINAIS, queria saber dos mais experientes se a qualidade das peças paralelas anda aceitável para ítens em geral ou se seria melhor partir pro original (opção mais barata que a Genuina).
abração
Agradeço aos colegas pelo incentivo.
eu estou precisando trocar aquele "pivô" da suspensão trazeira (ANR1799), existem deles PARALELO e ORIGINAIS, queria saber dos mais experientes se a qualidade das peças paralelas anda aceitável para ítens em geral ou se seria melhor partir pro original (opção mais barata que a Genuina).
abração
Assim,
existem dois tipos de paralelos:
1 - paralelo Xing Ling, é até melhor ficar com o velho!
2 - paralelo de marcas consagradas: SKF, Nakata, TRW, Viemar,Driveway...que são tão bom e muitas vezes melhores que os originais.
abraço
henrique wamser
21/02/2011, 16:57
mas nesse caso se é coisa que pode resolver e minimizar vou buscar solucionar, pelo menos pra dar uma vida util maior aos componentes.
PY5IQ DE PS7JN TNX BY FB QTC SK.
ok, na revisão de 10k, apertaram alguma coisa que estava folgada lá por baixo, a meu pedido , e melhorou um pouco.
agora na de 20k, vou querer explicações a respeito, quero saber se tem alguma coisa que precisa apertar de vez em quando.
FT 73 QAP 28.400 QTR 21:00
dasvirgens
16/03/2011, 15:12
cara, o cardã ta vibrando mesmo, alem de ser mais forte nos 60 km/h tem uma ressonância menor nos 40km/h e acho que já já vou precisar de outro, se ainda eu conseguisse somente a luva, já me serviria já que o problema (aparentemente) está nela.
a vibração acho que folgou o rolamento do diferencial central, parte da frente, consigo mexer ele com a mão pra um lado e outro ou a vibração está sendo causada pelo rolamento desajustado. a folga tem incomodado, com 235k acho que já ta na hora de uma revisão, apesar de não ter vasamentos.
é isso aí...
rafaelfernandez
18/03/2011, 14:30
Dasvirgens,
Voce ja verificou o balanceamento dos cardas parceiro? Pode ser isso.
[]´s
Rafael
buchmann
18/03/2011, 15:33
Dasvirgens
Vc já levou o seu carro para benzer??
Ele deve estar cheio de espiritos maus ou olho gordo de pessoas com mas intenções.
Já que tentou de tudo, quem sabe isso pode ajudar. hehehe
Antes de comprar um eu tentaria fazer o balanceamento, pode ser coisa simples.
Boa sorte com o cardam.
dasvirgens
27/03/2011, 14:29
Ola, nao verifiquei o balanceamento, primeiro porque onde moro o especialista disse que o problema não era cardã desbalanceado e sim "luva" desbalanceada. Como não achei os parafusos originais de fixação do cardã, tive que recorrer a parafusos sem parte da rosca lisa. o cara disse que isso pode ter tirado o cardã um pouco fora do eixo, e como ele disse que a luva estava danificada, recomendou uma luva nova, como não encontro somente a luva, terei que comprar o cardã inteiro. Outro ponto observado foi a cruzeta vagabunda poderia está influenciando.
assim, vai sair mais barato comprar um cardã novo que ficar testando possibilidades já vem tudo pronto: cardã, cruzetas e parafusos.
abração
dasvirgens
09/05/2011, 09:32
A duvida de hoje é:
como se desmonta um diferencial frontal pra trocar os rolamentos do pinhão?
isto é, ele é desmontado por tras, por onde passa o eixo do pinhão e conecta-se o cardã ou tem que arrancar a caixa toda (o "coquinho")?
abraços
Dasvirgens,
remova os munhões, que no caso do LR é muito simples de faze,r graças ao fato de serem removíveis sem precisar desmontar todo o conjunto da ponta do eixo. Saque os semi-eixos e depois remova o "third member" sacando todos os parafusos ao seu redor, que é o suporte de todo o diferencial, Desmonte o diferencial e aí você chega ao pinhão e o seu rolamento interno.
Recomendo seguir o manual LR:
Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)
A duvida de hoje é:
Abraços
como se desmonta um diferencial frontal pra trocar os rolamentos do pinhão?
isto é, ele é desmontado por tras, por onde passa o eixo do pinhão e conecta-se o cardã ou tem que arrancar a caixa toda (o "coquinho")?
abraços
dasvirgens
10/05/2011, 08:15
Grato Cgauer, muito elucidativo. Ontem eu teimei com um mecânico que era dessa forma que se desmontava o diferencial mas ele dizia que não era, assim tá dificil... ora, é só olhar o manual de oficina!
porém, ontem eu andei vendo o Diferencial. Abri o bujão de troca de óleo e olhando pelo furo, pude ver que a folga não está no diferencial dianteiro, pois todo o conjunto movimenta com menos de 1mm de folga (para quase 1/8 de volta do cardã). Como as tulipas estão bem ajustadas nas ponteiras das JH, deduzí que a folga está entre a Junta Homocinética e o Semi-Eixo dianteiro de ambos os lados (dá pra ouvir um estalo quando movimenta o cardã com a mão mas no transito é só o tranco mesmo), mas acho que só desmontando pra saber qual dos dois (ou ambos) estão gastos, a menos que voce ou alguem saiba onde é mais comum de dar problema nessa parte.
se é que eu consegui explicar o caso hehe
abração
Dasvirgens,
uma certa folga no eixo dianteiro é absolutamente normal. Com todas as rodas no chão, transferência desbloqueada e no neutro, 1/4 de volta do pinhão é normal. São pequenas folgas que são somadas e depois multiplicadas pela relação do diferencial, rendendo a aparente percepção de uma grande folga.
No eixo traseiro a folga deve ser quase nula e o pivô (ball joint) sobre o diferencial traseiro não pode ter folga alguma.
Abraços
Clemente
Grato Cgauer, muito elucidativo. Ontem eu teimei com um mecânico que era dessa forma que se desmontava o diferencial mas ele dizia que não era, assim tá dificil... ora, é só olhar o manual de oficina!
porém, ontem eu andei vendo o Diferencial. Abri o bujão de troca de óleo e olhando pelo furo, pude ver que a folga não está no diferencial dianteiro, pois todo o conjunto movimenta com menos de 1mm de folga (para quase 1/8 de volta do cardã). Como as tulipas estão bem ajustadas nas ponteiras das JH, deduzí que a folga está entre a Junta Homocinética e o Semi-Eixo dianteiro de ambos os lados (dá pra ouvir um estalo quando movimenta o cardã com a mão mas no transito é só o tranco mesmo), mas acho que só desmontando pra saber qual dos dois (ou ambos) estão gastos, a menos que voce ou alguem saiba onde é mais comum de dar problema nessa parte.
se é que eu consegui explicar o caso hehe
abração
rafaelfernandez
10/05/2011, 13:34
O ball joint, como o Clemente falou, faz uma barulheira danada. Inclusive na troca de marchas. Seria uma boa ideia dar uma verificada nele antes de sair desmontando o diferencial.
[]´s
Rafael
dasvirgens
11/05/2011, 08:03
Amigos, eu já desisti de desmontar o diferencial. mas eu tenho certeza que há algo de errado com as juntas homocinéticas, pois o giro do diferencial não parece está sendo transferido para as rodas de forma correta, eu consigo ver o semi-eixo movendo-se, ouço o seu deslocamento através do eixo mas não movimenta nada lá na tulipa, ou seja, o estalo que ouço é em algum ponto da conexão semi-eixo com JH.
Estou estudando adquirir as JH da Bearmach, não sei se é preciso comprar tambem juntas e retentores na troca dela.
Dasvirgens, se for trocar as JHs, troque todas as juntas e retentores. Compre o Kit. nada mais chato do que começar o job e ter que parar porque falta algo. Ou pior, fazer o job pela metade.
Abraços
dasvirgens
12/05/2011, 10:05
Ola,
pois é Clemente, eu prefiro na segunda desmontar os conjuntos das rodas, fazer uma lista do que vou precisar e mandar pedir (Bearmach?) peças novas. Deve sair uma facada mas pelo menos não vou arriscar quebrar no meio da estrada. Manutenção é tudo!
dasvirgens
12/05/2011, 11:31
Observando o conjunto da roda, vi que pelo retentor da "cabeça de gato" como chamam por aqui solta um pouco de graxa escura. Pois bem, acredito que o antigo dono pra solucionar o vazamento de óleo (originalmente é óleo 90 na caixa da JH) ao invés de trocar o retentor, deve ter enchido com graxa, que já deve ter vencido e desgastou o conjunto da JH. daí a folga. isso é suposição minha, so depois de desmontar eu vou ter um veredicto.
Dasvirgens, de 99 em diante a LR passou p/ graxa no sistema e emitiu um boletim técnico orientando o mesmo procedimento para os carros com sistema de JH em óleo. No problemas. Esquema é comprar bisnaga de graxa correta e com o volume certo (one shot). Um pouco de graxa vazando é normal. Errado é ficar babando. Limpar a vedação pode resolver o problema. Basta um graveto forte para a vedação ficar afastada e vazar.
No BR esquema é Bearmach, mas eu compraria TUDO na Inglaterra via WEB e preferencialmente genuinas.
Abs Clemente
Observando o conjunto da roda, vi que pelo retentor da "cabeça de gato" como chamam por aqui solta um pouco de graxa escura. Pois bem, acredito que o antigo dono pra solucionar o vazamento de óleo (originalmente é óleo 90 na caixa da JH) ao invés de trocar o retentor, deve ter enchido com graxa, que já deve ter vencido e desgastou o conjunto da JH. daí a folga. isso é suposição minha, so depois de desmontar eu vou ter um veredicto.
Olá Clemente,Estou com um vazamento e uma das JH e já comprei os retentores ,vc falou prara comprar o kit o que envolve este kit? Obrigado pela ajuda!!
Rodrigo, procure pelo part nr: FRC7065DEFKITNB na Paddock Spares - Land Rover, Range Rover Parts & Accessories - Discovery, Defender and Freelander (http://www.paddockspares.com/)
Existem dois kits, variam de acordo com o ano do seu carro. Cada kit serve em apenas um lado
Paddock kit: Swivel Kit - no ball - Defender from LA930456 consists of:
2x 606666 Roller Bearing
1x 571752 Drive Flange Gasket
1x FTC3401 Swivel Seal
1x 571755 Swivel Seal Retainer
1x FRC2883 Shim
1x FRC2884 Shim
1x FRC2885 Shim
1x FRC2886 Shim
1x FTC3646 Gasket
1x FRC4206 Gasket
1x FTC3648 Gasket
1x FTC3276 Seal
1x STC3435 Swivel Grease
Jogue os códigos no Google Images para ver as fotos.
Abraços
Olá Clemente,Estou com um vazamento e uma das JH e já comprei os retentores ,vc falou prara comprar o kit o que envolve este kit? Obrigado pela ajuda!!
dasvirgens
13/05/2011, 17:38
olha, aquela meleca preta que ta lá dentro do conjunto parece com tudo, menos com a graxa recomendada pela LR. ta com cara de graxa comum.
Valeu Clemente pela dica , tô sempre acompanhando no seu blog e suas dicas aqui no forum,são de suma importância, é muito bom aprender, confesso que as vezes preciso de ler o texto mais de uma vez pois o seu conhecimento é monstruoso!!! Valeu !!!
Valeuu! Mas tudo que sei aprendi com esta turma aqui. Portela e cia...
Quanto a ter que ler duaz vezes; é o meu português que é ruinzinho mesmo! rsrs
Abraços
Valeu Clemente pela dica , tô sempre acompanhando no seu blog e suas dicas aqui no forum,são de suma importância, é muito bom aprender, confesso que as vezes preciso de ler o texto mais de uma vez pois o seu conhecimento é monstruoso!!! Valeu !!!
Acertei na imagem?
http://www.who-sells-it.com/images/catalogs/670/280/ct/LandRoverCat_0261.jpg
Paddock kit: Swivel Kit - no ball - Defender from LA930456 consists of:
2x 606666 Roller Bearing
1x 571752 Drive Flange Gasket
1x FTC3401 Swivel Seal
1x 571755 Swivel Seal Retainer
1x FRC2883 Shim
1x FRC2884 Shim
1x FRC2885 Shim
1x FRC2886 Shim
1x FTC3646 Gasket
1x FRC4206 Gasket
1x FTC3648 Gasket
1x FTC3276 Seal
1x STC3435 Swivel Grease
Jogue os códigos no Google Images para ver as fotos.
Abraços
Valeu Clemente,
Não é o seu português que é ruim ,sou eu que tenho dificuldade em acompanhar seu raciocínio na descrição dos problemas e soluções!!! Abcs,
Rodrigo
Valeu Ajunior,
Acertou em cheio, ainda bem que podemos contar com amigos do Brasil inteiro,obrigado!!!
dasvirgens
20/05/2011, 09:51
Clemente (e demais), voces sabem dizer quantos graus a luva da parte frontal fica rotacionada em relação a parte da frente no cardã dianteiro? No manual da oficina fala que este angulo é o ângulo de fase e serve para o cardã atingir maior amplitude de movimento "phasis".
O meu tá com 90 graus mas vi em outros foruns que seria 30 ou 45. No manual não encontrei essa especificação. de repente pode ser isso que está destruindo minhas cruzetas.
abraço, Joaquim das Virgens
Dasvirgens, o correto é deixar fora de fase em 45˚, como manda o manual da LR. Mas muitas casas de cardans condenam a idéia e deixam alinhado. Fato é, se deixar em fase (tudo alinhado) a vibração será terrível.
Outro detalhe, é praticamente impossível montar o estriado diferente do que vem de fábrica. As estrias são cobertas com rilsan, uma espécie de verniz, que evita o desgaste do metal e também dificulta muito o encaixe do estriado em razão da presença de um sulco para o graxeiro, onde o rilsan é mais alto.
Vale a pena dizer; todos os LRs com cruzetas grandes (110+130 e 90 depois de 2002), tem uma vibração leve e natural na casa dos 120-125km/h. Logo evite andar na velocidade onde o efeito aparece.
Abraços
Clemente
dasvirgens
23/05/2011, 12:13
Ola Clemente,
a minha é ano 98 e o cardã ta a 90 graus fora de fase, não sei se foi mexido. a primeira vez que quebrou foi a parte da cruzeta que conecta a caixa de transferencia, estando a parte da liva intacta. escontrei um modelo de cruzeta no comercio local que não estão durando mais que 6 meses, a ultima comeu quase todo os dois "dados" que conectam À caixa de transferencia antes de quebrar., teoricamente falta de lubrificação mas eu sempre as lubrificava. a propósito, A vibração se dá a 65 km/h. comprei cruzetas originais bearmach e vou ver se vai ficar melhor. antes de trocar o cardã todo.
abração
dasvirgens
31/05/2011, 16:25
outra pergunta a caráter orientativo: como se faz pra trocar o retentor do munhão? é necessário desmontar o munhão (soltando os rolamentos de cima e de baixo) ou basta desaparafusar a base dele do eixo sem ter que desmontar tudo?
dasvirgens
03/06/2011, 11:37
Para trocar o retentor do munhão, em todo canto que eu pesquisei diz para desmontar o conjunto soltando os pinos que o sustentam. Em um local apenas vi trocar o retentor soltando os parafusos que seguram o conjunto da roda, solta-se tambem os freios e a barra de direção e puxa tudo, com semi-eixo e tudo e recoloca o retentor novo por traz, passando pelo semi-eixo e pela base do conjunto da roda. convenhamos bem mais pratico que desmontar tudo.
alguem sabe qual a forma mais prática de trocar este retentor?
Dasvirgens,
acredito que a segunda maneira "soltando os parafusos que seguram o conjunto da roda, solta-se tambem os freios e a barra de direção e puxa tudo" seja mais prática.
Nunca fiz este job, mas faria desta maneira.
Abraços
Clemente
Para trocar o retentor do munhão, em todo canto que eu pesquisei diz para desmontar o conjunto soltando os pinos que o sustentam. Em um local apenas vi trocar o retentor soltando os parafusos que seguram o conjunto da roda, solta-se tambem os freios e a barra de direção e puxa tudo, com semi-eixo e tudo e recoloca o retentor novo por traz, passando pelo semi-eixo e pela base do conjunto da roda. convenhamos bem mais pratico que desmontar tudo.
alguem sabe qual a forma mais prática de trocar este retentor?
Dasvirgens
Por que vai trocar esse retentor?
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
dasvirgens
05/06/2011, 00:47
Valeu Clemente tambem acho que dá mas no manual não cita nada a respeito,
a proposito, vou trocar o retentor simplemente porque quero trocar. alem do que ele não ta numa boa aparencia, nem tampouco a graxa que tá lá na roda não é a graxa indicada (e tá saindo pelo retentor), a que ta lá é uma comum, inclusive foi ela que danificou as juntas homocinéticas por não ter viscosidade suficiente pra penetrar nas esferas. Tenho certexa que quando eu colocar a graxa indicada ela vai vazar pelo retentor.
continuo querendo saber se é possivel trocar esse retentor sem ter que desmointar o conjunto todo.
abração.
dasvirgens
05/06/2011, 00:51
a propósito...
andei a semana toda sem o eixo dianteiro, retirado para manutenção. o consumo foi de 7,9 km/l. normalmente faço 8 a 9 em média. concluindo assim que a land rover é mais econômica com a 4x4 do que em 4x2. sem contar com a estabilidade que a 4x4 dá ao carro.
quem tiver pensando em por roda livre na land pra economizar combustível te garanto que não vai funcionar.
abraço, Joaquim
Este é um erro muito comum. Tem muita gente que perde as homocinéticas por uso de graxa incorreta.
Como sempre se perde um pouco da graxa, mesmo com tudo ok, de vez em quando coloco uma fração da bisnaga de dose única nos munhões. A original não é tão cara para justificar o risco de usar uma paralela.
Britcar (UK) Ltd > STC3435 GREASE ONE SHOT FOR SWIVELS (G) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=93007)
Abraços
Clemente
Dasvirgens
Por que vai trocar esse retentor?
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
dasvirgens
07/06/2011, 11:22
Pois é Clemente, como por aqui não tem a graxa recomendada pela LR, vou colocar provisóriamente o óleo 90 conforme o manual indica até eu ter a graxa pra substituir, por isso que quero os retentores em ordem. essa semana vou iniciar a operação de substituição do reparo das homocinéticas.
Legal, verifique se a superficie da bola do munhão está boa, pois costuma ficar marcada na posição neutra (na reta). Do contrário pode vazar muito óleo, por isso a LR converteu todos os sistemas que usavam óleo para graxa.
Acredito que graxa para homocinéticas vendida aqui possa ser a correta. Mas a quantidade deveria ser muito maior.
Abraços
Clemente
Pois é Clemente, como por aqui não tem a graxa recomendada pela LR, vou colocar provisóriamente o óleo 90 conforme o manual indica até eu ter a graxa pra substituir, por isso que quero os retentores em ordem. essa semana vou iniciar a operação de substituição do reparo das homocinéticas.
Valeu Clemente tambem acho que dá mas no manual não cita nada a respeito,
a proposito, vou trocar o retentor simplemente porque quero trocar. alem do que ele não ta numa boa aparencia, nem tampouco a graxa que tá lá na roda não é a graxa indicada (e tá saindo pelo retentor), a que ta lá é uma comum, inclusive foi ela que danificou as juntas homocinéticas por não ter viscosidade suficiente pra penetrar nas esferas. Tenho certexa que quando eu colocar a graxa indicada ela vai vazar pelo retentor.
continuo querendo saber se é possivel trocar esse retentor sem ter que desmointar o conjunto todo.
abração.
Das virgens
É possível trocar o retentor do munhão soltando os seis parafusos do flange do eixo. Se estiver melando óleo e não graxa é porque o retentor (peça N° 8) está com problema. Eu utilizo em cada munhão uma mistura de 100 gr de óleo Lubrax TRM5 SAE 140 com 270 gr de graxa Molykote BR-2 Plus.
http://img542.imageshack.us/img542/6543/semieixosdiant.jpg
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Valeu Clemente tambem acho que dá mas no manual não cita nada a respeito,
a proposito, vou trocar o retentor simplemente porque quero trocar. alem do que ele não ta numa boa aparencia, nem tampouco a graxa que tá lá na roda não é a graxa indicada (e tá saindo pelo retentor), a que ta lá é uma comum, inclusive foi ela que danificou as juntas homocinéticas por não ter viscosidade suficiente pra penetrar nas esferas. Tenho certexa que quando eu colocar a graxa indicada ela vai vazar pelo retentor.
continuo querendo saber se é possivel trocar esse retentor sem ter que desmointar o conjunto todo.
abração.
Das virgens
É possível trocar o retentor do munhão soltando os seis parafusos do flange do eixo. Se estiver melando óleo e não graxa é porque o retentor (peça N° 8) está com problema. Eu utilizo em cada munhão uma mistura de 100 gr de óleo Lubrax TRM5 SAE 140 com 270 gr de graxa Molykote BR-2 Plus.
http://img542.imageshack.us/img542/6543/semieixosdiant.jpg
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
dasvirgens
08/06/2011, 10:02
Pois é amigos, ontem deixei lá na oficina pra fazer esse serviço. Logicamente vou acompanhar de perto pra ter certeza que vai ficar como eu quero. Uma pena porque devido a falta de tempo, não vai dar pra eu fazer, porque o bom é meter a mão na graxa.
quanto ao cardã, terei que comprar outro. Interessante ele já ter caido duas vezes. a primeira vez, depois de consertado ficou uma vibração nos 65 kmh, da segunda surgiu outra vibração aos 40 kmh, ai ficou uma aos 40 e outra aos 65. não era cruzetas nem posição, somente ele que empenou milimetricamente e o que é pior é que ninguem aqui se prontificou a balancear. Alias, nas oficinas especializadas eles até que quiseram fazer porque achava que eu tava de passagem, mas depois que disse que morava na cidade o interesse morreu. é triste isso, porisso que, se é pra fazer mau feito, eu mesmo faço!
Hugo, eu também fazia a graxa desta maneira. Mas reparei que depois de muito tempo a mistura ficava meio instável. Obviamente isso não é problema. Agora prefiro comprar a "mistura" oficial.
Uso esta mesma graxa em 110% do carro. Muito boa, apesar de meio cara.
Abraços
Clemente
Das virgens
É possível trocar o retentor do munhão soltando os seis parafusos do flange do eixo. Se estiver melando óleo e não graxa é porque o retentor (peça N° 8) está com problema. Eu utilizo em cada munhão uma mistura de 100 gr de óleo Lubrax TRM5 SAE 140 com 270 gr de graxa Molykote BR-2 Plus.
http://img542.imageshack.us/img542/6543/semieixosdiant.jpg
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
dasvirgens
08/06/2011, 21:10
pois bem, foi retirada a homocinetica e trocado o retentor. o retentor foi trocado passando ele por tras, sem precisar desmontar o conjunto.
as homocinéticas não estavam com folga, mas o estriado de uma delas estava gasto. como a que havia comprado é diferente da que tava, optei por trocar logo as duas.
Lembram lááá no comecinho quando falei que os rolamentos da roda direita tinha estourado na primeira viagem? pois eles danificaram a peça 5 (stub axle) da figura anexa aí acima (a peça vai ser retificada). e o rolamento já estava se danificando, creio que dvido a alguma areia que possa ter entrado na caixa deles.
agora é montar tudo e por pra rodar.
dasvirgens
04/08/2011, 09:13
Da série DIY:
ha uns 2 anos troquei o reparo do braço Pitman mas o mecânico que trocou me fez o favor de rasgar a coifa de borracha e agora ele está precisando ser trocado novamente. Inclusive quando mexo a direção, o conjunto da barra de direção/amortecedor torce pra frente e pra tras (porque não de um lado para o outro?).
no kit que comprei, consegui identificar todas as peças, exceto uma espécie de arroela com perfil em "L", fina que aparentemente encaixa na coifa de borracha em sua parte mais larga, embora pareça ter o mesmo diâmetro do disco que fecha o conjunto.
o braço pitman não tem a borda ressaltada como nas figuras que vi na net, ele tem uma borda reta na parte que pega a borracha.
alguem teria uma orientação a respeito?
Quando eu comprei meu Defender90 veio com uma folga assustadora na roda dianteira esquerda sem contar o barulho também assustador que fazia quando pegava estradas esburacadas , eu não sabia o que era então mandei no mecânico, ele falou que apenas apertou o munhão e está firme até hoje faço trilhas pesadas com ele e sem problemas.
Alguém sabe o que pode ser essa folga?E se ela pode voltar?
gustavoullmann
05/08/2011, 19:01
Quando eu comprei meu Defender90 veio com uma folga assustadora na roda dianteira esquerda sem contar o barulho também assustador que fazia quando pegava estradas esburacadas , eu não sabia o que era então mandei no mecânico, ele falou que apenas apertou o munhão e está firme até hoje faço trilhas pesadas com ele e sem problemas.
Alguém sabe o que pode ser essa folga?E se ela pode voltar?
Quando peguei a minha (uma 110/2002 com 55k km) ela também apresentava este problema. A solução foi exatamente a mesma: só foi apertada a porca do cubo. Até hoje, depois de 25k km, não tive nem sinal desse problema de novo.
Detalhe: o antigo dono usava uns Pirelli MUD e eu uso os pneus originais.
Gustavo.
Quando peguei a minha (uma 110/2002 com 55k km) ela também apresentava este problema. A solução foi exatamente a mesma: só foi apertada a porca do cubo. Até hoje, depois de 25k km, não tive nem sinal desse problema de novo.
Detalhe: o antigo dono usava uns Pirelli MUD e eu uso os pneus originais.
Gustavo.
o antigo dono da minha usava pneus de caminhão da mercedes com 50libras era muito grosso o cara axo que ele enchia tudo de uma veiz pra nunca mais mexe, agora eu uso pneus 33´´ e nunca mais soltou tambem.
rafender
06/08/2011, 20:03
Quando peguei a minha (uma 110/2002 com 55k km) ela também apresentava este problema. A solução foi exatamente a mesma: só foi apertada a porca do cubo. Até hoje, depois de 25k km, não tive nem sinal desse problema de novo.
Detalhe: o antigo dono usava uns Pirelli MUD e eu uso os pneus originais.
Gustavo.
Gustavo, em breve irei adquirir uma 110 CSW 01 e ela esta com pneus (passados de meia vida) pirelli MUD. Tambem quero colocar os originais quando comprar. Quais sao os originais, e as medidas? Valeu, abs!
gustavoullmann
07/08/2011, 00:07
Gustavo, em breve irei adquirir uma 110 CSW 01 e ela esta com pneus (passados de meia vida) pirelli MUD. Tambem quero colocar os originais quando comprar. Quais sao os originais, e as medidas? Valeu, abs!
Rafender,
Os originais da minha são os Firestone Steeltex e a medida, se eu e o google não estivermos enganados, é 235/85 R 16.
No entanto eu só uso esses pneus pq eles vieram junto com o carro. Se eu fosse comprar pneus novos iria de BF All Terrain T/A KO ou de Michelin XZL, ambos na mesma medida dos originais...
Abraço!
Da série DIY:
ha uns 2 anos troquei o reparo do braço Pitman mas o mecânico que trocou me fez o favor de rasgar a coifa de borracha e agora ele está precisando ser trocado novamente. Inclusive quando mexo a direção, o conjunto da barra de direção/amortecedor torce pra frente e pra tras (porque não de um lado para o outro?).
no kit que comprei, consegui identificar todas as peças, exceto uma espécie de arroela com perfil em "L", fina que aparentemente encaixa na coifa de borracha em sua parte mais larga, embora pareça ter o mesmo diâmetro do disco que fecha o conjunto.
o braço pitman não tem a borda ressaltada como nas figuras que vi na net, ele tem uma borda reta na parte que pega a borracha.
alguem teria uma orientação a respeito?
Das virgens
Como a coifa rompeu e entrou todo tipo de impureza a bola ficou cravada sem movimento, por isto quando mexe na direção em vez de um lado para outro o braço se mexe para frente e para trás. Vê em Drop Arm ball joint - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=10088) a montagem.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Das virgens
A arruela serve para segurar a vedação de borracha (o-ring) na placa. Veja esta dúvida e também uma boa idéia de colocar uma graxeira na placa em:
Drop arm ball joint renewal - Land Rover Zone (http://www.landyzone.co.uk/lz/f41/drop-arm-ball-joint-renewal-63811.html)
Drop arm ball joint kit - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=39718)
Replacing a drop arm ball joint in situ - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=14326)
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
dasvirgens
18/08/2011, 12:05
valeu pela Ideia Hugo, eu troquei o reparo mas o "gogó" do braço ta bem danificado e o guarda pó não ta segurando bem no encaixe. de qualquer forma eu to encomendando outro "lá fora" pra por no lugar.
mas mudando de pau pra cassete, saberia dizer qual o componente da transmissão que gera a folga do diferencial central? da série de serviços só ta faltando retirar essa folga.
abraços, Joaquim
Joaquim
São vários os componentes que podem ter folga na transferência, no diferencial central é característico o desgaste das arruelas de metal utilizadas como calço para ajustar as satélites nas planetárias. Neste site landroverclub.com.ar :: Ver tema - Caja de trasferencia LT230 (http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=117009) tem um artigo interessante sobre o tema.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Mergulhador
22/08/2011, 21:31
Acabei de rodar aproximadamente 6000 km com minha def 110 2000... Sai do RJ rumo ao jalapao e posteriormente terra ronca, chapada dos veadeiros e tres marias em MG. Mais de 1300km foram de estrada de terra e muuuuita costela de vaca.
Vou dar uma resumida nos problemas. Em outro topico vou colocar melhor o relato da viagem
Depois de muitos km, já no jalapao, o freio comecou ficar baixo.. fui verificar e havia rompido aquele tubinho de cobre\ferro que liga no disco de freio. Amassei a ponteira do tubo p isolar aquela roda e parar de vazar.....infelizmente o fluido ja havia ido td pras cucuias. Foram mais de 100 km sem freio no meio do jalapao.
1 -Chegando na cidade, o cara na oficina refez o flange. depois de colocado, viu tbm que vazou do outro lado... havia trincado o outro lado tbm. Refeito o flange, ficou td bem. ( mao de obra 20 reais os 2 flanges )
2 - Antes de sair da oficina, percebi tbm um vazamento na frente. era o radiador que havia furado. Foi retirado e soldado la msm. ( solda = 50 reais )
3 - Fui passar por um local que parecia mato, mas era simplesmente um pantano. rs. Acabei atolando.... Acionei o bloqueio e simplesmente nao funcionou. Engatava somente a reduzida ou o normal... ( falei com o mecanico aqui do rj por tel, e disse que podia ser problema na regulagem das alavancas. Desmontei aquela parte central entre os bancos e vi que havia um parafuso sem rosca e com folga. Trocado o parafuso e devidamente apertado, ficou td ok. )
4 - Setas e farol apagados.... Como havia tido esse mesmo problema recentemente, ja sabia o que era. Quando fui abastecer, aproveitei pra lanchar no posto. Quando olhei, o frentista estava dando um belo banho no meu vidro, e consequentemente no meu painel ( minha janelinha da frente estava aberta ). Nao deu outra.... deu curto naquele maldito conector azul. Chegando na cidade, desmontei tudo e de fato o conector estava com marcas de curto. Levei no eletricista e ele falou que aquele conector era a mosca branca de olhos verdes. Deu uma apertada nos conectores e voltou a funcionar. ( deixei o painel aberto p eventuais problemas ) ( nao cobrou nada. Dei 20 reais de caixinha e ele falou que era muito. Aceitou somente 10. rs
3 - Ponteira da descarga arrebentada
4 - Depois de muitos km, quando chegamos em uma cidade maior, fui de manha soldar a descarga. Quando olhei o carro por baixo quando o cara foi soldar, havia um novo vazamento no maldito tubinho do fluido de freio. Com a trepidacao da descarga solta, acabou rasgando o tubinho por causa do atrito. ( solda = 30 reais )
5 - Troca do tubo do fluido de freio ( colocado novo ) ( 38 reais tubo + flange + conector )
6 - Depois de muitos km, em direcao a chapada dos veadeiros, fiquei sem freio novamente no sertaozao. Mais uma vez a porra da flange que o cara havia feito simplesmente se desfez. Mais uma vez, isolada a roda e refeito a flange em veadeiros. ( 20 reais um flange )
8 - Luz de bateria acendeu... levei no eletricista e era um diiodo queimado. Retirou do alternador de um gol e colocou no meu. Problema resolvido. ( 100 reais )
7 - Voltando de minas rumo ao RJ, comprei um carregador de iphone no camelo. Quando liguei aquela porcaria no carro, deu uma piscada nos fuziveis.... Resultado... painel todo apagado, sem velocimetro, sem marcadores de temperatura e sem seta.... Detalhe que estava escurecendo. Queimaram 2 fuziveis... Fui na porta de uma oficina, e o mineiro encarecidamente retirou do carro dele e simplesmente me deu!! ( os fuziveis ) ( 20 reais o carregador )
------->>>>> 8 - Chegando no rj, comecou a estalar a direcao e ficar com folga. Levei direto na oficina pra dar uma geral no carro. Essa folga era da coneccao do braco articulado do volante. O parafuso que prende estava frouxo, porvavelmente por conta de trepidacao durante a viagem. Se ele afrouxa mais um poquinho, podia ter ficado sem direcao nenhuma!!!
8 - A poeirada dentro do carro acho que faz parte...nao sei se posso considerar como problema da land. rs
Na viagem foram mais um troller e uma L200.
eu e o troller ( 2x ) tivemos problemas com a flange do freio. Depois disso, vou providenciar um flangeador e um tubinho de cobre pra deixar no carro e, expedicoes longas. Uma coisa facil de resolver e que deixa realmente na mao!
A L200 ( nova ) teve problema com o diesel ruim
Mais detalhes em breve
Vc refez o flage em Mateiros? Vim do Jalapao em julho, tive o mesmo problema com o tubinho. O cara que arrumou, em Mateiros, é o verdadeiro rei da gambiarra. Estava trepado em uma torre arrumando uma antena quando cheguei. Ele deu garantia de 200anos na flage kkk. A primeira coisa que fiz quando voltei foi fazer uma nova.
Acabei de rodar aproximadamente 6000 km com minha def 110 2000... Sai do RJ rumo ao jalapao e posteriormente terra ronca, chapada dos veadeiros e tres marias em MG. Mais de 1300km foram de estrada de terra e muuuuita costela de vaca.
Vou dar uma resumida nos problemas. Em outro topico vou colocar melhor o relato da viagem
Depois de muitos km, já no jalapao, o freio comecou ficar baixo.. fui verificar e havia rompido aquele tubinho de cobre\ferro que liga no disco de freio. Amassei a ponteira do tubo p isolar aquela roda e parar de vazar.....infelizmente o fluido ja havia ido td pras cucuias. Foram mais de 100 km sem freio no meio do jalapao.
1 -Chegando na cidade, o cara na oficina refez o flange. depois de colocado, viu tbm que vazou do outro lado... havia trincado o outro lado tbm. Refeito o flange, ficou td bem. ( mao de obra 20 reais os 2 flanges )
2 - Antes de sair da oficina, percebi tbm um vazamento na frente. era o radiador que havia furado. Foi retirado e soldado la msm. ( solda = 50 reais )
3 - Fui passar por um local que parecia mato, mas era simplesmente um pantano. rs. Acabei atolando.... Acionei o bloqueio e simplesmente nao funcionou. Engatava somente a reduzida ou o normal... ( falei com o mecanico aqui do rj por tel, e disse que podia ser problema na regulagem das alavancas. Desmontei aquela parte central entre os bancos e vi que havia um parafuso sem rosca e com folga. Trocado o parafuso e devidamente apertado, ficou td ok. )
4 - Setas e farol apagados.... Como havia tido esse mesmo problema recentemente, ja sabia o que era. Quando fui abastecer, aproveitei pra lanchar no posto. Quando olhei, o frentista estava dando um belo banho no meu vidro, e consequentemente no meu painel ( minha janelinha da frente estava aberta ). Nao deu outra.... deu curto naquele maldito conector azul. Chegando na cidade, desmontei tudo e de fato o conector estava com marcas de curto. Levei no eletricista e ele falou que aquele conector era a mosca branca de olhos verdes. Deu uma apertada nos conectores e voltou a funcionar. ( deixei o painel aberto p eventuais problemas ) ( nao cobrou nada. Dei 20 reais de caixinha e ele falou que era muito. Aceitou somente 10. rs
3 - Ponteira da descarga arrebentada
4 - Depois de muitos km, quando chegamos em uma cidade maior, fui de manha soldar a descarga. Quando olhei o carro por baixo quando o cara foi soldar, havia um novo vazamento no maldito tubinho do fluido de freio. Com a trepidacao da descarga solta, acabou rasgando o tubinho por causa do atrito. ( solda = 30 reais )
5 - Troca do tubo do fluido de freio ( colocado novo ) ( 38 reais tubo + flange + conector )
6 - Depois de muitos km, em direcao a chapada dos veadeiros, fiquei sem freio novamente no sertaozao. Mais uma vez a porra da flange que o cara havia feito simplesmente se desfez. Mais uma vez, isolada a roda e refeito a flange em veadeiros. ( 20 reais um flange )
8 - Luz de bateria acendeu... levei no eletricista e era um diiodo queimado. Retirou do alternador de um gol e colocou no meu. Problema resolvido. ( 100 reais )
7 - Voltando de minas rumo ao RJ, comprei um carregador de iphone no camelo. Quando liguei aquela porcaria no carro, deu uma piscada nos fuziveis.... Resultado... painel todo apagado, sem velocimetro, sem marcadores de temperatura e sem seta.... Detalhe que estava escurecendo. Queimaram 2 fuziveis... Fui na porta de uma oficina, e o mineiro encarecidamente retirou do carro dele e simplesmente me deu!! ( os fuziveis ) ( 20 reais o carregador )
------->>>>> 8 - Chegando no rj, comecou a estalar a direcao e ficar com folga. Levei direto na oficina pra dar uma geral no carro. Essa folga era da coneccao do braco articulado do volante. O parafuso que prende estava frouxo, porvavelmente por conta de trepidacao durante a viagem. Se ele afrouxa mais um poquinho, podia ter ficado sem direcao nenhuma!!!
8 - A poeirada dentro do carro acho que faz parte...nao sei se posso considerar como problema da land. rs
Na viagem foram mais um troller e uma L200.
eu e o troller ( 2x ) tivemos problemas com a flange do freio. Depois disso, vou providenciar um flangeador e um tubinho de cobre pra deixar no carro e, expedicoes longas. Uma coisa facil de resolver e que deixa realmente na mao!
A L200 ( nova ) teve problema com o diesel ruim
Mais detalhes em breve
Mergulhador,
verifique se os dutos estão fixados nas presilhas. Do contrário eles chacoalham e trincam. É bem comum soltarem com trepidação.
Curiosamente, já fiz esta viagem e voltei ileso, com direito a atoladas até o chassi, tempestade de areia, Diesel de fundo de quintal etc...
Abraços e boa sorte.
Clemente
Acabei de rodar aproximadamente 6000 km com minha def 110 2000... Sai do RJ rumo ao jalapao e posteriormente terra ronca, chapada dos veadeiros e tres marias em MG. Mais de 1300km foram de estrada de terra e muuuuita costela de vaca.
Vou dar uma resumida nos problemas. Em outro topico vou colocar melhor o relato da viagem
Depois de muitos km, já no jalapao, o freio comecou ficar baixo.. fui verificar e havia rompido aquele tubinho de cobre\ferro que liga no disco de freio. Amassei a ponteira do tubo p isolar aquela roda e parar de vazar.....infelizmente o fluido ja havia ido td pras cucuias. Foram mais de 100 km sem freio no meio do jalapao.
1 -Chegando na cidade, o cara na oficina refez o flange. depois de colocado, viu tbm que vazou do outro lado... havia trincado o outro lado tbm. Refeito o flange, ficou td bem. ( mao de obra 20 reais os 2 flanges )
2 - Antes de sair da oficina, percebi tbm um vazamento na frente. era o radiador que havia furado. Foi retirado e soldado la msm. ( solda = 50 reais )
3 - Fui passar por um local que parecia mato, mas era simplesmente um pantano. rs. Acabei atolando.... Acionei o bloqueio e simplesmente nao funcionou. Engatava somente a reduzida ou o normal... ( falei com o mecanico aqui do rj por tel, e disse que podia ser problema na regulagem das alavancas. Desmontei aquela parte central entre os bancos e vi que havia um parafuso sem rosca e com folga. Trocado o parafuso e devidamente apertado, ficou td ok. )
4 - Setas e farol apagados.... Como havia tido esse mesmo problema recentemente, ja sabia o que era. Quando fui abastecer, aproveitei pra lanchar no posto. Quando olhei, o frentista estava dando um belo banho no meu vidro, e consequentemente no meu painel ( minha janelinha da frente estava aberta ). Nao deu outra.... deu curto naquele maldito conector azul. Chegando na cidade, desmontei tudo e de fato o conector estava com marcas de curto. Levei no eletricista e ele falou que aquele conector era a mosca branca de olhos verdes. Deu uma apertada nos conectores e voltou a funcionar. ( deixei o painel aberto p eventuais problemas ) ( nao cobrou nada. Dei 20 reais de caixinha e ele falou que era muito. Aceitou somente 10. rs
3 - Ponteira da descarga arrebentada
4 - Depois de muitos km, quando chegamos em uma cidade maior, fui de manha soldar a descarga. Quando olhei o carro por baixo quando o cara foi soldar, havia um novo vazamento no maldito tubinho do fluido de freio. Com a trepidacao da descarga solta, acabou rasgando o tubinho por causa do atrito. ( solda = 30 reais )
5 - Troca do tubo do fluido de freio ( colocado novo ) ( 38 reais tubo + flange + conector )
6 - Depois de muitos km, em direcao a chapada dos veadeiros, fiquei sem freio novamente no sertaozao. Mais uma vez a porra da flange que o cara havia feito simplesmente se desfez. Mais uma vez, isolada a roda e refeito a flange em veadeiros. ( 20 reais um flange )
8 - Luz de bateria acendeu... levei no eletricista e era um diiodo queimado. Retirou do alternador de um gol e colocou no meu. Problema resolvido. ( 100 reais )
7 - Voltando de minas rumo ao RJ, comprei um carregador de iphone no camelo. Quando liguei aquela porcaria no carro, deu uma piscada nos fuziveis.... Resultado... painel todo apagado, sem velocimetro, sem marcadores de temperatura e sem seta.... Detalhe que estava escurecendo. Queimaram 2 fuziveis... Fui na porta de uma oficina, e o mineiro encarecidamente retirou do carro dele e simplesmente me deu!! ( os fuziveis ) ( 20 reais o carregador )
------->>>>> 8 - Chegando no rj, comecou a estalar a direcao e ficar com folga. Levei direto na oficina pra dar uma geral no carro. Essa folga era da coneccao do braco articulado do volante. O parafuso que prende estava frouxo, porvavelmente por conta de trepidacao durante a viagem. Se ele afrouxa mais um poquinho, podia ter ficado sem direcao nenhuma!!!
8 - A poeirada dentro do carro acho que faz parte...nao sei se posso considerar como problema da land. rs
Na viagem foram mais um troller e uma L200.
eu e o troller ( 2x ) tivemos problemas com a flange do freio. Depois disso, vou providenciar um flangeador e um tubinho de cobre pra deixar no carro e, expedicoes longas. Uma coisa facil de resolver e que deixa realmente na mao!
A L200 ( nova ) teve problema com o diesel ruim
Mais detalhes em breve
dasvirgens
25/08/2011, 22:05
poxa velho, voce superou!ja ta anotado aqui pra checar esses item que te deram dor de cabeça pra ja ir me prevenindo.
hugo, mais uma vez obrigado pela informação, ja suspeitava dessas arroelas de ajuste. vou ver como resolvo.
joaquim
dasvirgens
30/08/2011, 09:05
Finalmente fui batizado.
semana passada alguns descuidistas arrombaram a land. Os caras forçaram o vidro da porta com uma chave de fenda puxando o vidro pra fora da calha e tirando ele fora (chegou a deformar a calha). o vidro tinha película que causou uma certa dificuldade, se bem que pra bandido não há dificuldade pois cada sistema de segurança tem o bandido que merece. Levaram uma mochila com cadernos e outra com material da empresa. Mesmo o alarme se esguelando, ninguem quis se meter, atitude correta, porque em tempos de bandido poder andar armado e nós cidadãos não, é melhor deixar levarem o que quiserem.
A atitude correta é ao menos chamar a policia. Certamente chegarão umas 2 horas depois do ocorrido, mas não se pode perder a esperança......
Finalmente fui batizado.
semana passada alguns descuidistas arrombaram a land. Os caras forçaram o vidro da porta com uma chave de fenda puxando o vidro pra fora da calha e tirando ele fora (chegou a deformar a calha). o vidro tinha película que causou uma certa dificuldade, se bem que pra bandido não há dificuldade pois cada sistema de segurança tem o bandido que merece. Levaram uma mochila com cadernos e outra com material da empresa. Mesmo o alarme se esguelando, ninguem quis se meter, atitude correta, porque em tempos de bandido poder andar armado e nós cidadãos não, é melhor deixar levarem o que quiserem.
Pô dasvirgens, passei por isso dois meses atrás. Tentaram levar a cadeira do meu filho. Felizmente não conseguiram.
Comprei o vidro em www.garagemdovidro.com.br
Abraço,
Henrique
dasvirgens
30/08/2011, 10:59
Eles mandam pelo correio?
é seguro, digo risco de quebrar?
valeu
Mergulhador
30/08/2011, 21:20
Cgauer, depois da primeira troca, acabei esquecendo de prender naquelas presilhas. Acabei fixando com aquele tireUP msm... Mas realmente e um detalhe que nao pode dar mole... foda que ja havia montado td e colocado o oleo qund percebi. Acabei colocando tanto tire up que acho que ficou mais fico que com a presilha. rs
Ka2. Foi em mateiros msm! Ate tirei foto da oficina ( os carros ficam ao relento.. so tem 2 muros. rsrs ) No cara da frente ( irmao ), fiz a solda do rediador....
Quando cheguei na outra cidade que comprei os tubos ( posse ), o cara da loja ainda criticou a flange que o cara havia feito. falou que ia dar vazamento. Pior que foi justamente a flange desse que criticou que acabou se desfazendo! A dele tava la inteirinha... so troquei pq rasgou o tubo com a descarga.
Sim, mandam pelo correio. O meu chegou inteiro e embalado com plástico bolha.
Eles mandam pelo correio?
é seguro, digo risco de quebrar?
valeu
dasvirgens
18/09/2011, 21:47
Ola Pessoal,
faz um tempo, comprei o suporte de pneu estepe, aquele da Maceral para aliviar o peso da porta trazeira. Juntamente comprei o quebra mato com suporte de farois da maceral tambem.
Acontece que:
o suporte "A", aquele dianteiro que segura os farois, são fabricados para as defender mais recentes, porque o radiador é mais recuado e ele cabe perfeitamente. A minha possui a grade do radiador mais avançada e tive que fazer uma adaptação pra poder usar ele: cortei a base e refiz o "desenho" pra caber.
O suporte tipo "mão francesa" do estepe, também cabe e acredito que seja um acessório eficiente pra aliviar o peso da roda, porém, na base inferior, ela usa os mesmos furos que a armação de reforço do para-choque (a minha é equipada com um) e o resultado é que voce escolhe: ou o parachoques ou o suporte. Uma dica pra quem vai instalar um suporte desses seria por um reforço na parte superior, pois eu acho que com o tempo o aluminio não deve segurar e começar a ceder no local do parafuso.
Sei que existe um suporte que a base inferior fica um pouco mais alta, acho que esse me serveria.
figuras para referência:
quebra mato: protetor A com travessa removivel Land Rover maceral (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-DEFENDER-Acessorios-protetor-A-com-travessa-removivel-Land-Rover-maceral-versao-1530-1613.aspx)
Suporte estepe Maceral: suporte estepe reclinável Defender Maceral (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-Acessorios-suporte-estepe-reclinavel-Defender-Maceral-versao-1015-1067.aspx)
Para-choques: http://www.newtrack.com.br/eshop.admin/imagens/newtrack/Thumbs/TN500_nt-1519.jpg
Se tuver alguem ligado a Maceral, poderia sugerir fazer acessórios que coubesse nas defender mais antigas, ou pra as que ja tem outros acessórios.
73, Joaquim
Novellino
27/09/2011, 12:57
Olá pessoal,
comprei recentemente uma Defender 110 TD5 ano 2006, tenho utilizado o carro no meu dia a dia, utilizava anteriormente uma Ranger, bom o problema que estou tendo há uns 60 dias é o seguinte:
Quando ligo o carro preciso solar bastante para conseguir fazer pegar, às vezes preciso dar umas bombadas (pisadas) no acelerador, uma pista para a solução é que se desligo o carro e tento ligar em seguida é muito mais difícil de fazer pegar, quase impossível, é preciso esperar uns 5 minutos, já se o carro fica desligado por mais tempo, ou de um dia para o outro já consigo fazer fazer pegar mais facilmente, mas nunca de primeira.
Já foi feita análise via computador e descartados problemas de injeção ou eletrônica, alguém já passou por isso ? Nossa próxima desconfiança é a bomba de combustível.
Agradeço desde já aos amigos pela atenção !!
Abraço
Novellino
nfigueiredo
30/09/2011, 10:07
Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...
Figueiredo,
verifique o ajuste das lonas do freio de mão, parafuso 15 ou 17mm na parte inferior e fontal do protetor da panela do freio de estacionamento. Deixe um pouco mais solto e veja se resolve. Verifique também a lubrificação das cruzetas e eventuais folgas.
Se nada resolver suspeite do diferencial, mas isso é BEM raro, haja visto que os diferencias traseiros dos 110 e 130 são ULTRA parrudos.
Abraços
Clemente
Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...
Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...
O roncado é só quando acelera??
Com o carro andando (60km/h na reta) em ponto morto, dá barulho??
dasvirgens
01/10/2011, 14:56
Ola pessoal, hoje eu instalei o cardã dianteiro novo. ele é britpart (FRC8390) comprado na paddock spares.
notei que ele ficou muito justo, quase no final do curso com o carro parado, diria uns 2mm até topar. não notei nenhuma pancada na transmissão.
gostaria de saber se é assim mesmo, apesar desse cardã ser uns 5cm maior que o que tava no lugar (original), lembrando que a minha land é uma 110, ano 1997/1998.
abraços
dasvirgens
02/10/2011, 22:19
Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...
Olha, pode ser que as cruzetas possam estar indo pro saco, já que voce diz que está aumentando.
existem testes simples pra fazer:
1. veja se as cruzetas não tem folgas, pegando o cardã e girando de um lado para outro buscando folgas.
2. veja na tampa da cruzeta, onde está a presilha, de a tampa (muita gente chama de "dado") não está girando solta dentro da flange, voce percebe porque a presilha limpa a peça a medida que ela gira quando folgada.
Quanto ao meu cardã, o novo é aproximadamente 3cm maior que o original, acho que vou mandar cortar na oficina especializada.
abraços, Joaquim
Ola pessoal, hoje eu instalei o cardã dianteiro novo. ele é britpart (FRC8390) comprado na paddock spares.
notei que ele ficou muito justo, quase no final do curso com o carro parado, diria uns 2mm até topar. não notei nenhuma pancada na transmissão.
gostaria de saber se é assim mesmo, apesar desse cardã ser uns 5cm maior que o que tava no lugar (original), lembrando que a minha land é uma 110, ano 1997/1998.
abraços
Dasvirgens ,
Pela diferença de medida , deve ser o cardã do 200tdi .
abç
dasvirgens
03/10/2011, 16:50
é isso aí ZeMarrara, como o modelo da minha é um modelo de transição, terminei comprando a peça errada, mesmo com a indicação do vendedor, por sorte é um eixo maior, essa semana vou cort-alo e balancea-lo, em uma casa especializada é logico.
depois digo como ficou
De uma olhada nos rolamentos. ajuste se necessário ou substitua em caso de avaria. Mas também verifique os pneus. Eles empenam na estrutura, de fora não se vê e fazem barulho. Se puder experimente pneus de outro carro similar para ver se procede. abraço
O roncado é só quando acelera??
Com o carro andando (60km/h na reta) em ponto morto, dá barulho??
dasvirgens
07/11/2011, 10:39
Pois bem, mais uma pra reforçar a teoria que o melhor mecanico de Defender é o dono:
Lembram quando deixei a Jeanny na oficina pra trocar as homocinéticas? Pois bem, ontem, após 5 meses do serviço feito, ouvi um forte estalo vindo da roda, seguido de barulho de peças sendo moidas e logo em seguida fiquei sem tração. por sorte foi na entrada do prédio e tive que engatar o bloqueio pra poder sair e estacionar na vaga.
Levei no mecânico que fez o serviço, eu mesmo fiz questão de desmontar a roda (ele teve a chance dele) e ao sacar a homocinética, adivinhem: mais seca que lingua de papagaio, a graxa que o cara botou não tinha viscosidade suficiente pra penetrar na homocinética e como resultado disso estourou a "aranha" entre as esferas - dos dois lados. ou seja, cumpriu com o trio dos serviços em geral: CARO, DEMORADO e MAU FEITO.
é uma pena que a coisa ta seguindo por este lado, o que parece ser geral. Na medida do possível eu mesmo vou fazer o papel de mecânico porque mesmo sem saber muito parece que sei mais que quem sabe.
dasvirgens
21/11/2011, 16:30
Uma dica importante, principalmente para quem está notando a barra de direção empenando com frequencia:
verifiquem os parafusos de limite do curso da direção. a minha quando se esterça toda para direita a barra fica sendo forçada até começar a empenar, o que facilita o empeno definitivo em algumas situações (cair num buraco com o freio acionado por exemplo).
dasvirgens
21/11/2011, 23:21
só uma atualizaçãozinha a respeito da Barra de Direção... hoje desentortei a barra de direção e percebi que os tais parafusos limitadores de curso estão parando a roda antes de completar o giro fazendo a barra dar a entortada citada antes. eu apertei toda a barra de direção menor, a que conecta com o amortecedor até que o movimento de "flambagem" da barra da parte de traz do eixo minimizasse, porém não foi completamente eliminado.
alguma dica a respeito?
Joaquim das Virgens
dasvirgens
22/11/2011, 11:31
enquanto aguardo a opinião dos colegas, continuo no meu conhecimento empírico:
após fazer um serviço na caixa de direção há algum tempo atras, notei que a direção puxava um pouco para a esquerda. ano passado estourei duas vezes a bomba da direção hidraulica por excesso de pressão no sistema. adicioonado às observações de ontem sobre a barra de direção "flambar" quando totalmente esterçado para a direita. Este mistério acrdedito que está chegando perto da solução.
Ontem ao inspecionar a caixa de direção, notei que na posição central das rodas, o braço pitman ficava um pouco desviado para a direita (uns 10 graus). isso pode ter contribuido para que a bomba hidraulica tenha trabalhado alem do normal, com a valvula interna da caixa sempre aberta para a esquerda (provocando a "puxada") e com o excesso de giro empurrando a barra de direção alem do necessário provocando seu empeno prematuro.
Lendo a respeito, atras do braço pitman há uma marca de alinhamento com o corpo da caixa marcando a posição central. acredito que esta posição central deva coincidir com as rodas alinhadas na reta. Acredito que o procedimento correto é apertar a barra do "drag link" e depois ir folgando até "dar o ponto".
alguem confirmaria este procedimento e se o raciocínio estaria correto?
Joaquim
Dasvirgens,
eu ví que você mandou algo no minha caixa privativa. Ainda não tive tempo de olhar, pois costumo dar prioridade para as mensagens do fórum.
Então, a caixa de direção do Defender possui um pequeno furo de ± 8mm alinhado a saída do eixo do setor (eixo que entra no pitman).
Neste furo, pode-se inserir um pino (use uma broca para ficar bem justo), que encaixa-se por sua vez perfeitamente no "U" na parte posterior do braço Pitman, apontando assim a posição reta do pitman. Aí é só colocar o resto do sistema na reta até tudo ficar certo: pneus e volante em posição reta. Isso, na hipótese de não terem mexido na posição do Pitman em relação ao eixo da caixa.
Quanto a instabilidade do carro... Primeiro verifique as buchas da bara "A" na traseira e também o seu ball joint, este último é difícil de verificar, melhor usar uma barra de ferro para desmonstar pneus para tentar levantar a barra A em relação ao Diferencial junto ao ball joint. Se existir um movimento, por menor que seja, substitua o ball joint, apertando sua porca com MUITA força.
Depois verifique as buchas da Panhard na dianteira e finalmente o restante das buchas, terminais e rolamentos de roda.
Para verificar a folga dos rolamentos de roda não adianta nada tentar chacoalhar a roda no ar, não tem como fazer a força necessária para pegar a folga. O correto é com as quatro rodas no chão no plano, chacoalhar pela parte superior do pneu até o carro entrar no ritmo certo e assim finalmente apontar a folga (sente-se na mão). A regra mostra que se você fizer um 8 ou slalom em um estacionamento com certa velocidade e depois o freio ficar baixo, você tem rolamentos folgados. Se ficar tudo ok, no problemas.
Quanto a barra de direção. Instale as sólidas. As originais do LR são motivo de muita dor de cabeça sempre "flambam" (na física conhece-se este fenômeno como Flambagem). Não adianta desentortar, uma vez amassada JÁ ERA, o material está comprometido.
Flambagem (http://pt.wikipedia.org/wiki/Flambagem)
Buckling - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Buckling)
Sim, os batentes deveriam encostar simultaneamente, mais isso dificilmente acontece. Pode tentar ajustar, mas o correto é nunca jamais deixar o sistema bater com força no batente. Por ex. a caixa de direção do Defender pode ter todos os retentores danificados por sobre-aquecimento caso o motorista segure o volante por mais de 30 segundos no batente com força, está no manual de oficina.
Por sorte o sistema de suspensão do Defender é bem simples. O esquema é verificar ponto a ponto. Normalmente o problema não é pontual, mas sim uma soma de micro folgas e desgaste sistêmico.
Abraços
Clemente
enquanto aguardo a opinião dos colegas, continuo no meu conhecimento empírico:
após fazer um serviço na caixa de direção há algum tempo atras, notei que a direção puxava um pouco para a esquerda. ano passado estourei duas vezes a bomba da direção hidraulica por excesso de pressão no sistema. adicioonado às observações de ontem sobre a barra de direção "flambar" quando totalmente esterçado para a direita. Este mistério acrdedito que está chegando perto da solução.
Ontem ao inspecionar a caixa de direção, notei que na posição central das rodas, o braço pitman ficava um pouco desviado para a direita (uns 10 graus). isso pode ter contribuido para que a bomba hidraulica tenha trabalhado alem do normal, com a valvula interna da caixa sempre aberta para a esquerda (provocando a "puxada") e com o excesso de giro empurrando a barra de direção alem do necessário provocando seu empeno prematuro.
Lendo a respeito, atras do braço pitman há uma marca de alinhamento com o corpo da caixa marcando a posição central. acredito que esta posição central deva coincidir com as rodas alinhadas na reta. Acredito que o procedimento correto é apertar a barra do "drag link" e depois ir folgando até "dar o ponto".
alguem confirmaria este procedimento e se o raciocínio estaria correto?
Joaquim
dasvirgens
22/11/2011, 15:39
Clemente, ontem após eu fazer uma pré-regulagem do sistema de direção, a instabilidade melhorou bastante. eu acho que realmente o sistema hidraulico estava acionado gerando esta instabilidade por desalinhamento da caixa. A questão é que o braço que está instalado nela é o da Britpart e não tem a cava de travamento e eu terei que supor o ponto médio dela pra fazer este ajuste.
essa semana eu vou apertar toda a rosca dos terminais do drag link e depois ir folgando até atingir o ponto de centro da caixa em relação as rodas. depois eu ajusto a posição da direção soltando ela da coluna.
confere?
Dasvirgens
dasvirgens
23/11/2011, 09:18
Clemente, voce está certo! a roda do lado direito, uma semana após sair da oficina, está com uma folga nos rolamentos e não adianta trocar de mecânico, essa oficina foi a melhor que eu encontrei na cidade, daí tu tira o resto...
porque que eu mesmo não fui fazer esse serviço?????
dasvirgens
24/11/2011, 10:22
ontem eu desmontei o cubo da roda (nunca soube porque chama de cubo, se a roda é cilíndrica). Segui o workshop manual e apertei a porca interna cos rolamentos com 50Nm, retornei 90 graus e reapertei com 10Nm. coloquei o separador e apertei a segunda porca com 50Nm, dobrei as abas e fechei a tulipa usando adesivo de junta de motor.
me resolveu (espero que definitivamente) o problema da folga. não sei porque sempre que mando fazer algum serviço na roda ela volta com uma folga.
para isso usei uma chave 52mm e um torquímetro adaptado a esta chave.
abraços
Legal! Assim que se faz! Parabéns!
Agora apenas observe que não foi apertado excessivamente. Controle com a mão a temperatura dos cubos em estrada que se usa pouco os freios. O cubo deve estar morno, jamais quente a ponto de queimar a mão.
Apertar rolamentos é uma ciência e vai muito do feeling. Girando o cubo de roda, consegue-ver o estado da carga no rolamento.
O hábito de sempre verificar a temperatura dos cubos é diz muito sobre a saúde dos rolamentos. Aprendi isso com meu pai, que por sua vez aprendeu com os maquinistas dos trens que passavam perto de sua casa quando pequeno.
Abraços
Clemente
ontem eu desmontei o cubo da roda (nunca soube porque chama de cubo, se a roda é cilíndrica). Segui o workshop manual e apertei a porca interna cos rolamentos com 50Nm, retornei 90 graus e reapertei com 10Nm. coloquei o separador e apertei a segunda porca com 50Nm, dobrei as abas e fechei a tulipa usando adesivo de junta de motor.
me resolveu (espero que definitivamente) o problema da folga. não sei porque sempre que mando fazer algum serviço na roda ela volta com uma folga.
para isso usei uma chave 52mm e um torquímetro adaptado a esta chave.
abraços
dasvirgens
25/11/2011, 14:54
a necessidade é mãe da criatividade.
a ferramenta de aperto das porcas dos rolamentos é uma 52mm. Normalmente esta ferramenta é em forma de cano com a ponta sextavada e do outro lado dois furos para passar uma barra pra dar o aperto.
nestes furos eu coloquei a "chave de caixa" com a castanha de 1/2 pra fora, posicionada no meio da ferramenta. conectei uma chave #15 e nela encaixei o torquímetro. desta forma tive como dar o torque correto na peça, meio no improviso mas funcional.
a respeito da roda, o aquecimento é somente pelo uso dos freios, nem excessos.
Dasvirgens
Boa idéia, eu tive outras:
Dasvirgens
- Com uma porca velha e aquecendo um tubo moldei a chave numa extremidade, comprei um soquete com encaixe de 1/2” e soldei na outra extremidade.
- Como não achava o soquete de 52 mm, comprei um de 50 mm e fiz as porcas com aço sextavado de 50 mm.
- Por último achei o soquete de 52 mm.
dasvirgens
30/11/2011, 11:05
pois é, sempre tem como se dá um jeito.
quanto ao problema na barra de direção, realmente a caixa estava desalinhada e a barra empenava apenas com o simples esterçar a direção toda para a direita, pois a roda esquerda topava no batente e o braço continuava empurrando a outra roda, aí não tem barra que aguente.
a roda não deu mais problemas, mas eu sei que terei que refazer o serviço das homocinéticas assim que tiver tempo, porque as limalhas que podem ter ficado na caixa pode trazer problemas a longo prazo.
mas eu tava querendo mesmo era uma lista de ferramentas para se ter no carro para eventuais problemas. pensei em um jogo de boca/fresa em mm e em polegadas e um jogo de chaves de boca duplas, tambem em mm e pol. uma de caixa também vai. vai ser uma maleta só pra levas as chaves, sem contar com chaves de fenda, philips, alicates, etc.
abração, Joaquim
Saudações aos Landeiros, sou novo nesta aventura!
Tive um problema de curto-circuito causado pelo contato dos pólos da bateria com a tampa do compartimento da mesma.
Resultado: partiu o cabo do freio de mão.
Alguém tem alguma dica para reposição?
Abs.
Gkist
Saudações aos Landeiros, sou novo nesta aventura!
Tive um problema de curto-circuito causado pelo contato dos pólos da bateria com a tampa do compartimento da mesma.
Resultado: partiu o cabo do freio de mão.
Alguém tem alguma dica para reposição?
Abs.
Gkist
Olá, seja bem-vindo!!
Dê uma olhada na Tekcom (.:: TEK-COM :::::: Peas para Vans ::. (http://www.tekcom.com.br)).
Sempre que preciso de algo rápido me entregam com 2 dias...
Meu contatoé sempre feito com o Rafael:
vendas.rafael@autop.com.br
Abraço,
Hailton.
dasvirgens
11/12/2011, 11:48
desta vez, consegui resolver o problema da fumaceira da Jeanny.
o carro respondia nas aceleraões como se não houvesse ar suficiente pra queimar o diesel, meio que como "bomba aberta". um mecanico diagnosticou como turbo pequeno, outro diagnosticou bomba desregulada. nenhum nem outro, o problema era só o mangote do intercooler para o motor.
Este mangote era de borracha e apresentava-se "estufado" desta forma a pressão do turbo morria nesta mangueira e o turbo precisava funcionar mais que o necessário para fornecer ar suficiente para a queima, ainda imperfeita.
com a mangueira nova encapada com lona, o motor passou a render mais, mais força e menos fumaça. a fumaça era somente diesel não queimado pois o ar não entrava na proporção certa enriquecendo a mistura.
abraços, Joaquim
dasvirgens
02/01/2012, 01:19
mais uma pra coleção: em um momento de "buliçoso", quebrei a tal valvula Y que une duas mangueiras até o reservatório de expansão. ao trocar por uma nova, notei que o tal reservatório acumula menos pressão que antes.
de fato, eu notava um borbulhamento na água que jorrava dentro do reservatorio e sua vazão era bem pequena, quase que somente escorrendo quando em macha lenta. ao desligar o motor eu notava um acumulo de pressão no reservatório. inicialmente achei que fosse vazamento da pressão dos cilindros do motor. ao substituir a valvula, a preesão estabilizou. suspeito que havia algum entupimento ou algum furo que contribuia com a entrada de ar, apesar de não haver perda de líquido refrigerante. quebrou devido ao ressecamento natural do plástico.
raphael.meira
07/01/2012, 13:55
Bom pessoal, boa tarde, passei umas duas horas ou mais lendo sobre os problemas das lands, o senhor Dasvirgens sofreu bastante, lembrei muito da minha tracker 2001 a diesel com motor mazda q praticamente quebrava todos os dias, bom vamos ao ponto, estou querendo comprar uma land defender 110 2002 que rodava pra alguma empresa, o carro está parado a uns 8 meses ou mais, ao chegar pra ver o carro, liguei a chave e o carro ligou normal, não pude andar pois o mesmo está com o pedal da embragem no fundo, creio eu q seja cilindro da embreagem estragado, o carro está com 388 mil rodados, bem estragadinha por dentro mais ao ver o carro no geral e gastando uma graninha ela fica novinha outra vez, o dono está querendo me entregar por 37.500, será q vale a pena? essa quantidade de kilometros rodados, será q vou sofrer muito com essa land, tendo em vista q já sofri bastante com minha tracker?
Mergulhador
07/01/2012, 18:33
37 ou 17 mil?
Ta doido!
marceloeolica
07/01/2012, 20:44
Amigos minha disco 1, depois de alguns contra tempos começou a me apresentar o seguinte, vou guiando ela normalmente e de repente ela para a rotação e a aceleração, ou seja vai caindo drasticamente tanto aceleração quanto rotação, acelero e não altera nada ate o carro morrer e aparecer a luz da bateria e do oleo, aconteceu isso umas tres vezes e em todas procedi da seguinte maneira, com o carro no acostamento depois de uns 5 minutos bato na chave ele pega e vou embora, já troquei filtros e uma valvula da bomba injetora, mas hoje já apresentou a pane oque os amigos me diriam sobre isso, alguem ja passou por isso, oque poderia fazer, desde já agradeço.
Djalma Inoue
08/01/2012, 13:01
Isso já aconteceu comigo em um corsa que tive tomei o ráio para descobrir porque levava na concessionária e o carro funcionava normalmente e de vez em quando ele dava esta pane foi verificado tudo o carro ficou uma semana na concessionária e só sobrou uma opção trocar o módulo pois, o scaner não diaguinosticava nada nenhum problema no carro colocaram outro módulo e o problema acabou ou seja módulo brocado graças a Deus ele estava na garantia ainda.
marceloeolica
08/01/2012, 21:00
Amigo Djalma, obrigado pela resposta, fiquei preocupado agora, trocar o modulo deve ser uma nota, vou amanha cedo na oficina e pedir a Deus que me ajude.
Colega, pelo relatado, desconfio que não valha isso não...
Abs
Bom pessoal, boa tarde, passei umas duas horas ou mais lendo sobre os problemas das lands, o senhor Dasvirgens sofreu bastante, lembrei muito da minha tracker 2001 a diesel com motor mazda q praticamente quebrava todos os dias, bom vamos ao ponto, estou querendo comprar uma land defender 110 2002 que rodava pra alguma empresa, o carro está parado a uns 8 meses ou mais, ao chegar pra ver o carro, liguei a chave e o carro ligou normal, não pude andar pois o mesmo está com o pedal da embragem no fundo, creio eu q seja cilindro da embreagem estragado, o carro está com 388 mil rodados, bem estragadinha por dentro mais ao ver o carro no geral e gastando uma graninha ela fica novinha outra vez, o dono está querendo me entregar por 37.500, será q vale a pena? essa quantidade de kilometros rodados, será q vou sofrer muito com essa land, tendo em vista q já sofri bastante com minha tracker?
dasvirgens
10/01/2012, 19:51
land rover defender só existem dois tipos: as que dão menos trabalho e as que dão mais trabalho pra manter.
a maioria das pessoas que compram uma, a querem para destruir, pois acreditam que estão comprando um carro indestrutível - puro engano! Resistente sim, indestrutível não. porisso largam o carro dentro do mar, não lavam, não trocam óleo, não engraxam cruzetas, etc. desse jeito não tem que aguente. quando alguem aparece vendendo uma, pode desconfiar que algum problema tem, senão não estariam querendo vender e assim passar o pepino pra quem vai comprar.
sabendo disso, ao comprar uma defender, deve-se avaliar o custo/beneficio na hora de consertar o que estiver quebrado somado ao preço da compra. Normalmente o problema está na transmissão, no motor, corrosão do chassi e aspecto do interior (banco rasgado, painel dos instrumentos solto, o que não é bem um problema). se voce acha que compensará reformar a sua vá em frente, pois por este preço so se achará neste estado, já que o preço delas em geral tem subido bastante puxados pelo aumento do IPI de carros importados, ou então espere a "onda passar" e talvez consiga uma mais barata em melhor estado.
recentemente comprei uma defender 90, estado de nova, exceto pelo diferencial central estragado. valeu a pena? ainda não sei, pelo menos até concluir o serviço e ver quanto cu$tou. mas como dizia o poeta, "tudo vale a pena se a alma não é pequena".
abraços, Joaquim das Virgens
dasvirgens
10/01/2012, 19:58
Marcelo, a discovery 1 tem a mesma plataforma da defender (motor 300 tdi ou TD5), os quais não são eletronicos, ao contrario do corsa do Djalma. Verifique o fio do estrangulador da bomba injetora. muita gente emenda fios de cobre somente torcendo eles um no outro e com o tempo formam-se maus contatos (o fio aquece, dá mau contato, quando esfria o conteto se restabelece e aparece tudo normal).
dia desses um gato entrou no motor e soltou o fio do estrangulador da bomba injetora, o carro sem pegar, já estava achando que ia morrer numa bomba nova até que descobri o fio solto.
abraços, Joaquim
dasvirgens
16/01/2012, 11:41
Bom dia,
uma dica para os colegas que de forma prudente fazem manutenção preventiva em suas viaturas. a minha dica é:
NÃO FAÇAM! DEIXE QUEBRAR DEPOIS CONSERTE!
logicamente digo isso em tom de brincadeira. Acontece que fui bem infeliz das duas ultimas manutenções preventivas na Jeanny. a primeira foi quando substituí as homocinéticas que uma delas quebrou por falta de lubrificação do conjunto pelo uso de graxa inadequada.
a mair recente foi que eu notei um leve aquecimento no motor devido a um destravamento do Acoplamento Viscoso da ventoinha (senti o motor aliviar pouco antes da temperatura subir). Comprei uma nova e antes de viajar substituí a antiga. acreditam que a nova veio com DEFEITO? o motor trabalhou um pouco acima do normal e pra minha surpresa quando fui verificar, a ventoinha dava pra parar com a mão! tive que improvisar uma ferramenta pra substituir a nova pela velha.
Onde já se viu? parece que é agora é pratica comum se vender peças com defeito. Imagine se tivesse acontecido problema maior como empeno do cabeçote ou fusão do motor como eu comentei anteriormente neste tópico? 90% das coisas que compro nas lojas vem com defeito e eu tenho que retornar pra trocar, o que raramente acontece quando compro algo por importação. Decidi que não compro mais peças aqui no Brasil (salvo algumas exceções). Tenho sido feliz com as lojas on-line como:
www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk)
www.paddockspares.com (http://www.paddockspares.com)
abraços, Joaquim.
dasvirgens
12/11/2012, 16:45
Olha pessoal, incrivelmente a Jeanny já faz uns 10 meses que não dá nenhum problema, nada. Por pura falta de ter o que fazer, mandei um soldador recuperar uns poder na parte de tras pegando o parachoques. Estava meio corroido mas preferi deixar como novo. Aproveitei e troquei os forros dos bancos que já estavam se acabando.
a propósito, alguem sabe se os pneus 265-75-16 servem nas rodas originais de aço das defender no lugar dos 235-85-16? ouvi algo sobre a possibilidade deles encostarem na estrutura do chassi/suspensao.
rafaelfernandez
12/11/2012, 16:56
Fale dasvirgens,
Pode colocar os 265 sem problemas. Talvez ao estercar totalmente ele podera encostar na caixa de rodas proximo ao chassis. Mas basta regular o limitador e pronto. Coisa boba de resolver.
Estou no segundo jogo de 265/75r16 nas rodas de ferro HD de 6.5¨.
[]´s
Rafael
Eu queria tanto os BF KM2 255/85 R16 que vendem lá fora...
Altura de 33 com largura 255.. Perfeito..
Abs
Clemente
Fale dasvirgens,
Pode colocar os 265 sem problemas. Talvez ao estercar totalmente ele podera encostar na caixa de rodas proximo ao chassis. Mas basta regular o limitador e pronto. Coisa boba de resolver.
Estou no segundo jogo de 265/75r16 nas rodas de ferro HD de 6.5¨.
[]´s
Rafael
dasvirgens
13/11/2012, 02:10
Clemente, tenho a possibilidade de adquirir os originais (235/85/16) em torno de 700 cada, os 4 é uma facada! mas é BF goodrich, embora so venha sob encomenda. os 265... são uns 50 reais mais caro mas tem na loja. acho que vou ficar com os originais mesmo.
rodrigoboscardin
13/11/2012, 09:40
DasVirgens, eu tenho interesse nos BF 235/85/16... é MUD ou ALL Terrain?? Prefiro o MUD...
Onde é a loja, ou a pessoa para contato?
Abraços
Rodrigo
Clemente, tenho a possibilidade de adquirir os originais (235/85/16) em torno de 700 cada, os 4 é uma facada! mas é BF goodrich, embora so venha sob encomenda. os 265... são uns 50 reais mais caro mas tem na loja. acho que vou ficar com os originais mesmo.
dasvirgens
13/11/2012, 09:50
Rodrigo, encontrei na loja da Michelin aqui em Teresina mas o vendedor falou que tem que fazer o pedido e esperar 15 dias pra chegar. O pneu que me refiro é o original da LR, acho que é ALL. Passe em uma revenda da michelin pra conferir.
Abçs Joaquim
Ihh eu sou suspeito demais para opinar.
Eu gosto muito dos 235/85 R16. Elegantes e bons de barro. Os 265 flutuam mais no barro raso, mas a lateral, por ser mais largo, agarra melhor no barranco...
Eu fiquei com os 235/85 pois são mais finos, eu aprecio por remeterem aos LR antigos e também por serem ligeiramente mais econômicos durante as viagens longas.
BF é BF, o melhor pneu que o dinheiro pode comprar.
Só trocaria os 235/85 pelo 255/85 R16. Alongaria a transmissão na medida certa e ganharia um excelente vão livre
Abs
Clemente
Clemente, tenho a possibilidade de adquirir os originais (235/85/16) em torno de 700 cada, os 4 é uma facada! mas é BF goodrich, embora so venha sob encomenda. os 265... são uns 50 reais mais caro mas tem na loja. acho que vou ficar com os originais mesmo.
rodrigoboscardin
13/11/2012, 12:53
Joaquim, interessante que aqui na revenda da Michelin não tem 235/85/16 e o 265/75/16 está na faixa de R$ 900,00 para ALL e R$ 1.000,00 para MUD... pelos 700,00 eu ecomendo os 4... sem problemas de esperar 15 dias... o problema é o frete até o Paraná... vc pode me passar o contato eu tentar uma negociação?
Abraços
Rodrigo
Rodrigo, encontrei na loja da Michelin aqui em Teresina mas o vendedor falou que tem que fazer o pedido e esperar 15 dias pra chegar. O pneu que me refiro é o original da LR, acho que é ALL. Passe em uma revenda da michelin pra conferir.
Abçs Joaquim
rodrigoboscardin
14/11/2012, 17:08
Dasvirgens? Pode me passar o contato?
Abraço
dasvirgens
26/11/2012, 12:05
acho que o forum engoliu minha mensagem... Rodrigo, cometi um engano, os pneus são perto dos 900 reais mesmo e não 700 como eu citei, tanto o 265 quanto o 235 - este uns 50 reais mais barato.
dasvirgens
07/12/2012, 16:59
Retificando a informação anterior.
estive na loja da Michelin de Teresina e o vendedor me passou os seguintes valores (à vista):
235/85/16: R$ 831,00
265/75/16: R$ 781,00
so não entendi porque o pneu maior é mais barato. De qualquer forma o 235/85/16 não tem nem eles vão pedir a menos que seja por encomenda e o 265/75/16 tem mas tá faltando.
Olá, só um pitaco na prosa:
265 de largura/75/16 dá 31,6 polegadas de altura
235 de largura/85/16 dá 31,7 polegadas de altura
No preço por 0,1 de polegada a mais(2,5mm ~) se paga 50 reais a mais por pneu.
Alguém mais qualificado explicaria se há algo que encaresça o custo na arquitetura do 235? Não sei? Desconfio que é a lei da oferta e procura.
Abraço.
roberto.cardoso@ig.com.br
08/12/2012, 23:57
Pessoal, fiz a primeira viagem com a Defender e ainda estou acostumando com o carro. Durante a viagem, fiquei com algumas duvidas:
Qual a velocidade final da Defender? (a minha demora para chegar aos 120km/h e não passa)
É normal o carro não ter muita força para subidas de serra? (para quem conhece, na subida da Imigrantes, o trajeto todo em quarta marcha com velocidade máxima de 80km/h)
Não percebi o motor com fumaça branca ou azul, apenas com fumaça preta em alguns momentos. Tanto a turbina com a BI não apresentam vazamentos.
Durante a viagem já percebi algumas coisas que terei que fazer na suspensão, como o problema da vibração. No mais estou muito contente com o carro.
Abraços,
Exatamente...
:(
Alguém mais qualificado explicaria se há algo que encaresça o custo na arquitetura do 235? Não sei? Desconfio que é a lei da oferta e procura.
Abraço.
Felipe07
10/12/2012, 18:10
Pessoal, fiz a primeira viagem com a Defender e ainda estou acostumando com o carro. Durante a viagem, fiquei com algumas duvidas:
Qual a velocidade final da Defender? (a minha demora para chegar aos 120km/h e não passa)
É normal o carro não ter muita força para subidas de serra? (para quem conhece, na subida da Imigrantes, o trajeto todo em quarta marcha com velocidade máxima de 80km/h)
Não percebi o motor com fumaça branca ou azul, apenas com fumaça preta em alguns momentos. Tanto a turbina com a BI não apresentam vazamentos.
Durante a viagem já percebi algumas coisas que terei que fazer na suspensão, como o problema da vibração. No mais estou muito contente com o carro.
Abraços,
Roberto, a velocidade de cruzeiro fica em torno dos 110 / 120 km/h, rodando tranquilo e sem forçar muito (velocidade permitida nas principais rodovias). Quanto ao desempenho na subida, sim ele perde velocidade e cai para uns 80 / 90 km/h. Com o tempo você se acostuma e começa a acelerar um pouco antes, para chegar com o motor mais cheio lá em cima.
Aproveite a viagem para ir curtindo o caminho.
Felipe
roberto.cardoso@ig.com.br
10/12/2012, 21:44
Roberto, a velocidade de cruzeiro fica em torno dos 110 / 120 km/h, rodando tranquilo e sem forçar muito (velocidade permitida nas principais rodovias). Quanto ao desempenho na subida, sim ele perde velocidade e cai para uns 80 / 90 km/h. Com o tempo você se acostuma e começa a acelerar um pouco antes, para chegar com o motor mais cheio lá em cima.
Aproveite a viagem para ir curtindo o caminho.
Felipe
Felipe, obrigado pela ajuda.
Fiquei um pouco preocupado, pensei que o carro estava com problema. Estava acostumado com um motor 4.0 V6, acho que o problema foi esse.
Abraços,
Roberto,
um Defender 300 TDI Euro 2 ( 2000->2005 ) em bom estado, 100% original, incluindo pneus ( 235/85 R16 ), sem bagageiro, deve chegar a 150km/h de velocímetro na reta sem vento; ± 140km/h no GPS.
Verifique nesta ordem:
0) retire o snorkel (a não ser que seja o Fabrico, o único com bom volume de passagem de ar)
1) filtro de Diesel
2) filtro de ar
3) tensão do cabo do acelerador (quando o pedal está no fundo, a bomba injetora também deve estar batendo no parafuso limitador)
4) mangueira de admissão de ar no turbo (custuma colapsar quando está na estrada em subidas ou retas, principalmente em dias quentes)
5) ajuste de válvulas
6) ponto da bomba injetora
7) convergência do eixo dianteiro
8) funcionamento da LDA (diafragma localizado sobre a bomba injetora).
Para solucionar ou evitar o estrangulamento da mangueira que entra no turbo (aquela que vem do filtro de ar), eu coloquei externamente, um pedaço de cano PVC preto logo após o primeiro cotovelo antes da turbina. Ficou justo e assim impede a deformação da mangueira.
Faça isso e depois dê umas boas pisadas.
O 300TDI quando usado de maneira pacata, tende a ficar meio lerdo. Basta alguma insistência em rotações mais altas para ele voltar a forma.
Quando peguei meu 110, ele mal passava de 100km/h hoje é muito veloz.
abs
Clemente
Felipe, obrigado pela ajuda.
Fiquei um pouco preocupado, pensei que o carro estava com problema. Estava acostumado com um motor 4.0 V6, acho que o problema foi esse.
Abraços,
Roberto,
um Defender 300 TDI Euro 2 ( 2000->2005 ) em bom estado, 100% original, incluindo pneus ( 235/85 R16 ), sem bagageiro, deve chegar a 150km/h de velocímetro na reta sem vento; ± 140km/h no GPS.
Verifique nesta ordem:
0) retire o snorkel (a não ser que seja o Fabrico, o único com bom volume de passagem de ar)
1) filtro de Diesel
2) filtro de ar
3) tensão do cabo do acelerador (quando o pedal está no fundo, a bomba injetora também deve estar batendo no parafuso limitador)
4) mangueira de admissão de ar no turbo (custuma colapsar quando está na estrada em subidas ou retas, principalmente em dias quentes)
5) ajuste de válvulas
6) ponto da bomba injetora
7) convergência do eixo dianteiro
8) funcionamento da LDA (diafragma localizado sobre a bomba injetora).
Para solucionar ou evitar o estrangulamento da mangueira que entra no turbo (aquela que vem do filtro de ar), eu coloquei externamente, um pedaço de cano PVC preto logo após o primeiro cotovelo antes da turbina. Ficou justo e assim impede a deformação da mangueira.
Faça isso e depois dê umas boas pisadas.
O 300TDI quando usado de maneira pacata, tende a ficar meio lerdo. Basta alguma insistência em rotações mais altas para ele voltar a forma.
Quando peguei meu 110, ele mal passava de 100km/h hoje é muito veloz.
abs
Clemente
vou pegar essas dicas pra mim também..
A regulagem de valvulas deve ser feita a cada quantos mkm?
comprei-a usada e não me informei se ela ja foi regulada.
Roberto,
um Defender 300 TDI Euro 2 ( 2000->2005 ) em bom estado, 100% original, incluindo pneus ( 235/85 R16 ), sem bagageiro, deve chegar a 150km/h de velocímetro na reta sem vento; ± 140km/h no GPS.
Verifique nesta ordem:
0) retire o snorkel (a não ser que seja o Fabrico, o único com bom volume de passagem de ar)
1) filtro de Diesel
2) filtro de ar
3) tensão do cabo do acelerador (quando o pedal está no fundo, a bomba injetora também deve estar batendo no parafuso limitador)
4) mangueira de admissão de ar no turbo (custuma colapsar quando está na estrada em subidas ou retas, principalmente em dias quentes)
5) ajuste de válvulas
6) ponto da bomba injetora
7) convergência do eixo dianteiro
8) funcionamento da LDA (diafragma localizado sobre a bomba injetora).
Para solucionar ou evitar o estrangulamento da mangueira que entra no turbo (aquela que vem do filtro de ar), eu coloquei externamente, um pedaço de cano PVC preto logo após o primeiro cotovelo antes da turbina. Ficou justo e assim impede a deformação da mangueira.
Faça isso e depois dê umas boas pisadas.
O 300TDI quando usado de maneira pacata, tende a ficar meio lerdo. Basta alguma insistência em rotações mais altas para ele voltar a forma.
Quando peguei meu 110, ele mal passava de 100km/h hoje é muito veloz.
abs
Clemente
Concordo com o Clemente, o nosso nas subidas era muito preguiçoso, bastou ele sair de alguns atoleiros em primeira reduzida e pé no fundo(fundo mesmo), que o motor soltou.
Abrs
Esqueci de dizer algo!
Apesar de chegar a 150km/h não se deve usar este carro nesta velocidade. 110-120km/h é a velocidade de cruzeiro e ponto.
Abs
Clemente
Roberto,
um Defender 300 TDI Euro 2 ( 2000->2005 ) em bom estado, 100% original, incluindo pneus ( 235/85 R16 ), sem bagageiro, deve chegar a 150km/h de velocímetro na reta sem vento; ± 140km/h no GPS.
Verifique nesta ordem:
0) retire o snorkel (a não ser que seja o Fabrico, o único com bom volume de passagem de ar)
1) filtro de Diesel
2) filtro de ar
3) tensão do cabo do acelerador (quando o pedal está no fundo, a bomba injetora também deve estar batendo no parafuso limitador)
4) mangueira de admissão de ar no turbo (custuma colapsar quando está na estrada em subidas ou retas, principalmente em dias quentes)
5) ajuste de válvulas
6) ponto da bomba injetora
7) convergência do eixo dianteiro
8) funcionamento da LDA (diafragma localizado sobre a bomba injetora).
Para solucionar ou evitar o estrangulamento da mangueira que entra no turbo (aquela que vem do filtro de ar), eu coloquei externamente, um pedaço de cano PVC preto logo após o primeiro cotovelo antes da turbina. Ficou justo e assim impede a deformação da mangueira.
Faça isso e depois dê umas boas pisadas.
O 300TDI quando usado de maneira pacata, tende a ficar meio lerdo. Basta alguma insistência em rotações mais altas para ele voltar a forma.
Quando peguei meu 110, ele mal passava de 100km/h hoje é muito veloz.
abs
Clemente
roberto.cardoso@ig.com.br
11/12/2012, 20:31
Roberto,
um Defender 300 TDI Euro 2 ( 2000->2005 ) em bom estado, 100% original, incluindo pneus ( 235/85 R16 ), sem bagageiro, deve chegar a 150km/h de velocímetro na reta sem vento; ± 140km/h no GPS.
Verifique nesta ordem:
0) retire o snorkel (a não ser que seja o Fabrico, o único com bom volume de passagem de ar)
1) filtro de Diesel
2) filtro de ar
3) tensão do cabo do acelerador (quando o pedal está no fundo, a bomba injetora também deve estar batendo no parafuso limitador)
4) mangueira de admissão de ar no turbo (custuma colapsar quando está na estrada em subidas ou retas, principalmente em dias quentes)
5) ajuste de válvulas
6) ponto da bomba injetora
7) convergência do eixo dianteiro
8) funcionamento da LDA (diafragma localizado sobre a bomba injetora).
Para solucionar ou evitar o estrangulamento da mangueira que entra no turbo (aquela que vem do filtro de ar), eu coloquei externamente, um pedaço de cano PVC preto logo após o primeiro cotovelo antes da turbina. Ficou justo e assim impede a deformação da mangueira.
Faça isso e depois dê umas boas pisadas.
O 300TDI quando usado de maneira pacata, tende a ficar meio lerdo. Basta alguma insistência em rotações mais altas para ele voltar a forma.
Quando peguei meu 110, ele mal passava de 100km/h hoje é muito veloz.
abs
Clemente
Clemente,
Obrigado pelas dicas.
Todos os filtros são novos e as mangueiras da turbina também! A única coisa que tem instalado é o snorkel! Segue a foto... não sei quem é o fabricante.
Um detalhe importante, foi a primeira vez que viajei com o carro, na ida estava bem presa, porém na volta senti o carro mais solto. Existe a possibilidade do motor estar carbonizado? Pensei em mandar descarbonizar!
As válvulas foram ajustadas em março de 2012, e tem menos de 5.000KM (foi feito na The Specialist e esse é o meu medo!, foi o antigo dono quem fez).
Vou checar o restante das dicas! Segue uma foto do carro com o snorkel! (como posso descobrir o fabricante?)
384975
Abraços,
roberto.cardoso@ig.com.br
11/12/2012, 20:33
Roberto,
um Defender 300 TDI Euro 2 ( 2000->2005 ) em bom estado, 100% original, incluindo pneus ( 235/85 R16 ), sem bagageiro, deve chegar a 150km/h de velocímetro na reta sem vento; ± 140km/h no GPS.
Verifique nesta ordem:
0) retire o snorkel (a não ser que seja o Fabrico, o único com bom volume de passagem de ar)
1) filtro de Diesel
2) filtro de ar
3) tensão do cabo do acelerador (quando o pedal está no fundo, a bomba injetora também deve estar batendo no parafuso limitador)
4) mangueira de admissão de ar no turbo (custuma colapsar quando está na estrada em subidas ou retas, principalmente em dias quentes)
5) ajuste de válvulas
6) ponto da bomba injetora
7) convergência do eixo dianteiro
8) funcionamento da LDA (diafragma localizado sobre a bomba injetora).
Para solucionar ou evitar o estrangulamento da mangueira que entra no turbo (aquela que vem do filtro de ar), eu coloquei externamente, um pedaço de cano PVC preto logo após o primeiro cotovelo antes da turbina. Ficou justo e assim impede a deformação da mangueira.
Faça isso e depois dê umas boas pisadas.
O 300TDI quando usado de maneira pacata, tende a ficar meio lerdo. Basta alguma insistência em rotações mais altas para ele voltar a forma.
Quando peguei meu 110, ele mal passava de 100km/h hoje é muito veloz.
abs
Clemente
Concordo com o Clemente, o nosso nas subidas era muito preguiçoso, bastou ele sair de alguns atoleiros em primeira reduzida e pé no fundo(fundo mesmo), que o motor soltou.
Abrs
Valeu Mistura.... vou dar umas voltas com o pé no assoalho.... hehehehe
Abraços,
roberto.cardoso@ig.com.br
11/12/2012, 20:34
Esqueci de dizer algo!
Apesar de chegar a 150km/h não se deve usar este carro nesta velocidade. 110-120km/h é a velocidade de cruzeiro e ponto.
Abs
Clemente
Clemente,
Minha ideia é essa mesmo... é que demorou muito para chegar na velocidade de 120KM/H... por isso que eu achei estranho!
Abraços,
Roberto,
o serviço da The Specialist costuma ser ok, mas tudo que envolve humanos é passível de erros. Se não estiver fazendo barulho de maquina de costura quando você reduz (no freio motor), está tudo ok.
Sim, este snorkel é ruim. Eu tive um. Na estrada ele restringe a passagem de ar. Volte para o sistema original.
A mangueira que me refiro, é a de entrada de ar que liga o filtro a turbina. Com este snorkel é quase certeza que ela apanhou bastante.
Abraços
Clemente
Clemente,
Minha ideia é essa mesmo... é que demorou muito para chegar na velocidade de 120KM/H... por isso que eu achei estranho!
Abraços,
roberto.cardoso@ig.com.br
12/12/2012, 07:44
Roberto,
o serviço da The Specialist costuma ser ok, mas tudo que envolve humanos é passível de erros. Se não estiver fazendo barulho de maquina de costura quando você reduz (no freio motor), está tudo ok.
Sim, este snorkel é ruim. Eu tive um. Na estrada ele restringe a passagem de ar. Volte para o sistema original.
A mangueira que me refiro, é a de entrada de ar que liga o filtro a turbina. Com este snorkel é quase certeza que ela apanhou bastante.
Abraços
Clemente
Clemente,
No freio motor o barulho está perfeito (nada de máquina de costura hehehehehe...).
O restante vou checar. Começando por isolar o snorkel. Aonde eu posso encontrar esse snorkel Fabrico que vc falou (fotos ou referência)?
Abraços,
Roberto,
o snorkel você encontra aqui: Fabrico 4x4 Home (http://www.fabrico4x4.com.br).
Abraços
Clemente
Clemente,
No freio motor o barulho está perfeito (nada de máquina de costura hehehehehe...).
O restante vou checar. Começando por isolar o snorkel. Aonde eu posso encontrar esse snorkel Fabrico que vc falou (fotos ou referência)?
Abraços,
dasvirgens
12/12/2012, 11:21
Exatamente...
:(
Clemente, só se for oferta e procura ao contrário!
Na revenda disseram que o 235 é um pneu com pouca procura, porisso não tinha e era caro, já o 265 é mais procurado, portanto barato.
Um vendedor certa vez falou que coisas que ninguem procura são caras porque ele quer tirar o prejuizo de algo que ficou parado por anos no estoque vendendo algo "raro" na ideia dele e o comprador irá pagar o valor que ele pedir.
certa vez precisei do mangote da entrada de ar de um pálio que eu tinha e, pasmem, a peça da sucata era 50 reais mais cara que a peça paralela que por sua vez era 50 reais mais caro que a mesma peça na concessionária.
Alguem falou que é porque aqui em Teresina tudo é ao contrário.
Joca
Heranças da época colonial, onde tudo que era diferente custava o que o comerciante queria, pois "vinha de longe".
Aqui em SP é a mesma coisa.
Abs
Clemente
Clemente, só se for oferta e procura ao contrário!
Na revenda disseram que o 235 é um pneu com pouca procura, porisso não tinha e era caro, já o 265 é mais procurado, portanto barato.
Um vendedor certa vez falou que coisas que ninguem procura são caras porque ele quer tirar o prejuizo de algo que ficou parado por anos no estoque vendendo algo "raro" na ideia dele e o comprador irá pagar o valor que ele pedir.
certa vez precisei do mangote da entrada de ar de um pálio que eu tinha e, pasmem, a peça da sucata era 50 reais mais cara que a peça paralela que por sua vez era 50 reais mais caro que a mesma peça na concessionária.
Alguem falou que é porque aqui em Teresina tudo é ao contrário.
Joca
Roberto,
um Defender 300 TDI Euro 2 ( 2000->2005 ) em bom estado, 100% original, incluindo pneus ( 235/85 R16 ), sem bagageiro, deve chegar a 150km/h de velocímetro na reta sem vento; ± 140km/h no GPS.
Verifique nesta ordem:
0) retire o snorkel (a não ser que seja o Fabrico, o único com bom volume de passagem de ar)
............
abs
Clemente
Clemente, vc não acha que o Safari também tem um fluxo de ar compatível com as necessidades do motor?
E quanto ao original?
Abs
Sergio
Sim Sergio,
o Safari tem um bom volume, o seu problema porém é o fato de o ar passar pelo "T" de drenagem de água original do LR antes de entrar no filtro, lugar por onde pode entrar água. Outro ponto é o fato de também ficar muito exposto na lateral. Hoje é difícil de encontrar os originais, muitos tem o "safado" idêntico ao Safari, porém em fibra de vidro.
Ainda assim, em todos os casos é importante selar toda a caixa do filtro de ar, pois originalmente ela é toda furada na parte externa, entre uma solda e outra.
Abs
Clemente
Clemente, vc não acha que o Safari também tem um fluxo de ar compatível com as necessidades do motor?
E quanto ao original?
Abs
Sergio
Sim Sergio,
o Safari tem um bom volume, o seu problema porém é o fato de o ar passar pelo "T" de drenagem de água original do LR antes de entrar no filtro, lugar por onde pode entrar água. Outro ponto é o fato de também ficar muito exposto na lateral. Hoje é difícil de encontrar os originais, muitos tem o "safado" idêntico ao Safari, porém em fibra de vidro.
Ainda assim, em todos os casos é importante selar toda a caixa do filtro de ar, pois originalmente ela é toda furada na parte externa, entre uma solda e outra.
Abs
Clemente
OK Clemente.
Perguntei pois tenho um Safari original instalado antes de 2000 e nunca percebi problemas de perda de potência. De qualquer forma vou dar uma olhada na vedação, apesar de usar o snorkel mais para pegar ar mais limpo do que mergulhar.
Abs
Sergio
roberto.cardoso@ig.com.br
13/12/2012, 18:22
Galera, mais um dia de estradas! Hoje fiz um bate-volta em Ubatuba, SP pra resolver a transferência da Defender (adeus Controlar). Como a Tamoios está em obras resolvi descer e subir pela rodovia Oswaldo Cruz... que aventura, a cada curva uma nova sensação de que o carro ia capotar! Realmente preciso esquecer como dirigia a ranger e encarnar de vez o modo de dirigir a Defender.
Vamos ao que interessa, visualizei todos os itens que o Clemente citou, só não isolei o snorkel. Aparentemente não encontrei nenhum problema. Pode ser psicológico, mas o carro parece um pouco mais solto, hoje consegui chegar aos incríveis 130KM/H na volta (na rodovia Carvalho Pinto).
Clemente, o barulho da máquina de costura (batendo válvula) só vale quando está utilizando o freio motor correto? Eu só escuto ele quando acelero, realmente ao reduzir ou utilizar o freio motor não acontece (não existe lugar melhor pra testar o freio motor do que na Oswaldo Cruz, desci alguns trechos em primeira marcha e com o pé no freio).
Agora vou para o próximo passo, isolar o snorkel e testar o carro. (já fiz isso agora de tarde, só espero que não chova em São Paulo ao ponto de ter enchente, moro próximo da Av. Aricanduva.. muito famosa por seus alagamentos)
Sábado irei para Boituva, SP... vou sentir o desempenho na Castelo sem o snorkel. Caso o problema persista, existe algo contra abrir uma volta na BI? O aumento da entrada de combustível pode danificar o motor?
Abraços,
Alexandre Tietsche
13/12/2012, 19:31
. Caso o problema persista, existe algo contra abrir uma volta na BI? O aumento da entrada de combustível pode danificar o motor?
Abraços,
A minha tava original lacrada com 214.000km. Amarrada que só dps que troque a relação de marchas. Uma abridinha na bomba e resolveu meu problema. Na estrada ainda não testei mas ja melhorou MUUUITO!
roberto.cardoso@ig.com.br
17/12/2012, 10:56
Pessoal, bom dia!
Mais informações da Defender, retirei a ligação do filtro de ar com o snorkel na quinta-feira, e ontem peguei estrada. Acreditem não mudou completamente nada o carro, a velocidade máxima que consegui foi de 120KM/H em linha reta.
No próximo sábado colocarei o duto de pvc na mangueira de ar (dica do Clemente) embora apertando com a mão a borracha pareça bem firme (acredito que não esteja estrangulando a mangueira ao acelerar).
Uma coisa que tenho percebido é que nas saídas ou em retomadas quando a rotação do motor está baixa e acelero fundo ela está soltando um pouco de fumaça preta, um amigo comentou que esse motor fumaça mesmo nessa situação. Isso procede?
Abraços,
A minha tava original lacrada com 214.000km. Amarrada que só dps que troque a relação de marchas. Uma abridinha na bomba e resolveu meu problema. Na estrada ainda não testei mas ja melhorou MUUUITO!
:concordo:
Alexandre Tietsche
17/12/2012, 22:02
Hailton, você chegou a fazer limpeza de bico qdo mexeu na sua bomba ? Chegou a medir o consumo ? Normalmente costumo completar o tanque mas esses dias precisei botar apenas um pouco de Diesel e a primeira impressão é de que o consumo aumentou bastante. Semana que vem na estrada eu vou medir. A vantagem é que antes eu tinha que andar com o pé cravado no mundo e agora meio pedal anda a mesma coisa ou mais.
abs,
roberto.cardoso@ig.com.br
17/12/2012, 23:13
A minha tava original lacrada com 214.000km. Amarrada que só dps que troque a relação de marchas. Uma abridinha na bomba e resolveu meu problema. Na estrada ainda não testei mas ja melhorou MUUUITO!
Alexandre,
Como ficou a fumaça após a abertura da bomba? Aumentou muito?
Abracços,
Alexandre Tietsche
18/12/2012, 01:28
Alexandre,
Como ficou a fumaça após a abertura da bomba? Aumentou muito?
Abracços,
Sim, aumentou. A minha tinha zero de fumaça, só na partida mesmo, dps podia pisar que não saia nada. Qdo eu troquei a relação de marchas do carro (coloquei uma caixa mais longa) o carro ficou muito amarrado, mal conseguia arrancar em subidas bem leve.
Agora sai uma boa fumaça preta até entrar a turbina, dps melhora muito quase não sai. O segredo é trocar as marchas com giro mais alto, se andar no tóto igual a carro gasolina esquece que fumaça pra kct...rs..
Abs,
Marcelo-HPE
18/12/2012, 06:08
Roberto ;
Se ela já está fumaceando preto !! vai na haste roscada da Waste gate da turbina e dá uma encurtada na mesma , uma volta já tá bom !! a turbina vai entrar mais rápido , vai limpar a fumaça, e o desempenho vai melhorar , depois porcure saber qual a pressão de trabalho da turbina e compare .!!!
Abração.
Hailton, você chegou a fazer limpeza de bico qdo mexeu na sua bomba ? Chegou a medir o consumo ? Normalmente costumo completar o tanque mas esses dias precisei botar apenas um pouco de Diesel e a primeira impressão é de que o consumo aumentou bastante. Semana que vem na estrada eu vou medir. A vantagem é que antes eu tinha que andar com o pé cravado no mundo e agora meio pedal anda a mesma coisa ou mais.
abs,
Quando mexi na BI, foi uma revisão geral e troquei os bicos ... "Aproveitei" para solicitar a regulagem.
O consumo em média é 10Km/l.
*Lembro que fiz uma tabela da viagem ao encontro LR 2012 e postei todos os detalhes. Posso colar aqui novamente se quiser...
dasvirgens
14/01/2013, 23:21
Troquei os Pneus da Defender 90 (irmão mais novo da Jeanny). ele estava com pneus 245/70/16 reabertos, maior perigo. Viajei com estes pneus e ele fez em torno de 9-10 km/l. coloquei pneus 265/75/16 BF e ele passou a fazer 10-11 km/l e a diferença do odômetro diminuiu deduzi que os pneus 245 (menores) estavam forçando o motor, principalmente nas retas que ele trabalhava meio "se esguelando".
porém estou com um problema:
a água do radiador, desde que eu comprei esse carro tem cor amarelada. drenei o sistema já duas vezes em intervalo de 6 meses e adicionei aditivo mas a água continua com tendencia a ficar amarelada. As mangeiras estão ganhando pressão em viagens mais longas, acho que por causa da tampa do reservatório de expansão, até que a mangueira de água quente do aquecedor rompeu perto do motor, onde saem duas mangueiras para a caixa (neste caso a do lado esquerdo estava furada). Consegui detectar o problema antes da água esvaziar completo e o motor esquentar. Notei que as mangueiras estão rachando internamente e acho mais prudente trocar todas.
a minha duvida é: qual a referencia para as mangueiras do sistema de arrefecimento, incluindo as mangueiras do aquecedor?
abraços, Joaquim
P.S. trata-se de uma Defender 90, ano 2000
Joaquim,
O colega Petcho, aqui do fórum, já postou isso em outro tópico e transcrevo parte de seu post:
conj. de mangueira do vaso de expansão:PCH117840
mangueira inferior do radiador:ESR3121
mangueira superior do radiador:ESR2298
mangueira by-pass:ERR5099
duas mangueiras do aquecedor interno: JHB100590 e JHC100310
Abraços,
Helio Felix
Troquei os Pneus da Defender 90 (irmão mais novo da Jeanny). ele estava com pneus 245/70/16 reabertos, maior perigo. Viajei com estes pneus e ele fez em torno de 9-10 km/l. coloquei pneus 265/75/16 BF e ele passou a fazer 10-11 km/l e a diferença do odômetro diminuiu deduzi que os pneus 245 (menores) estavam forçando o motor, principalmente nas retas que ele trabalhava meio "se esguelando".
porém estou com um problema:
a água do radiador, desde que eu comprei esse carro tem cor amarelada. drenei o sistema já duas vezes em intervalo de 6 meses e adicionei aditivo mas a água continua com tendencia a ficar amarelada. As mangeiras estão ganhando pressão em viagens mais longas, acho que por causa da tampa do reservatório de expansão, até que a mangueira de água quente do aquecedor rompeu perto do motor, onde saem duas mangueiras para a caixa (neste caso a do lado esquerdo estava furada). Consegui detectar o problema antes da água esvaziar completo e o motor esquentar. Notei que as mangueiras estão rachando internamente e acho mais prudente trocar todas.
a minha duvida é: qual a referencia para as mangueiras do sistema de arrefecimento, incluindo as mangueiras do aquecedor?
abraços, Joaquim
P.S. trata-se de uma Defender 90, ano 2000
dasvirgens
15/01/2013, 19:39
Valeu Helio, era isso que eu tava procurando!
Joaquim
dasvirgens
18/01/2013, 23:12
mais uma coisa: qual a referencia daquela mangueira que sai da entrada de ar na lateral e vai até o filtro de ar das defender até 1998? a minha tem um snorkel no lado do motorista e essa mangueira tem um tamanho maior que os modelos cuja entrada é do lado do passageiro. encontrei no e-bay duas parecidas:
Land Rover Series 2 2A 3 Diesel Air Cleaner Hose | eBay (http://www.ebay.com/itm/370513249957)
Air Mass Meter Hose Land Rover Defender 90 | eBay (http://www.ebay.com/itm/370622560827)
abraços, Joaquim
dasvirgens
21/01/2013, 20:16
como ninguem sabe a referencia da mangueira, faço uma pergunta mais facil:
preciso do freio dianteiro da Defender 90 (2000). vejo que existem vários tipos de disco de freios, sólidos, ventilados, furados...
queria saber qual a diferença entre eles no sentido de compatibilidade, se posso por discos ventilados no lugar de sólidos, etc.
abraços, Joaquim
dasvirgens
21/01/2013, 20:39
OK, descobri aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/107045-freio-dianteiro-duvidas.html
como ninguem sabe a referencia da mangueira, faço uma pergunta mais facil:
preciso do freio dianteiro da Defender 90 (2000). vejo que existem vários tipos de disco de freios, sólidos, ventilados, furados...
queria saber qual a diferença entre eles no sentido de compatibilidade, se posso por discos ventilados no lugar de sólidos, etc.
abraços, Joaquim
dasvirgens
23/10/2013, 12:15
A propósito, a bomba de direção hidraulica pifou, estou aguardando uma nova chegar, enquanto isso tô andando com uma correia menor isolando a polia da bomba com defeito.
Olá, Dasvirgens,
Quantos km durou esta sua bomba ?
Abç,
dasvirgens
23/10/2013, 16:53
Durou uns 40-50 mil km troquem ela em janeiro de 2010.
Olá, Dasvirgens,
Quantos km durou esta sua bomba ?
Abç,
Grato, Dasvirgens. Este dado vai ajudar na tabela de "vida útil" que fazemos para o MQG.
Abç,
carlosdick
06/12/2013, 21:17
Preciso saber como retirar a homocinética do semi eixo do defender?
Preciso saber como retirar a homocinética do semi eixo do defender?
Segura o semi-eixo numa morsa (protege o semi-eixo para a morsa não morder direto nele), bate na parte externa da homo com um "MARTELO DE BORRACHA" até separar as peças.
dasvirgens
12/12/2013, 12:23
Muito "simples": baixe o manual de oficina da defender (workshop manual) que lá tem todo o procedimento. dá pra fazer em casa. Só não esqueça de completar a caixa com a graxa apropriada após terminar o serviço (acredite, tem mecânico que "esquece" como já aconteceu comigo).
dasvirgens
12/12/2013, 12:53
Ontem troquei novamente o pino do braço pitman. Da vez anterior, o mecânico utilizou graxa grafitada pra preencher a peça o que não deu muito certo pelo visto. Ao abrir havia muito desgaste entre o pino e os suportes internos o que provocava uma folga excessiva que chegou até a rasgar o guarda pó. Dessa vez usei graxa "normal" e espero que aguente por muito tempo.
abraços, Joaquim
roberto.cardoso@ig.com.br
30/10/2014, 15:31
Hugo, boa tarde.
Obrigado por salvar meu FDS... hehehehehe
Tava procurando o passo a passo pra trocar o reparo do pitman!
Abraços,
Das virgens
Como a coifa rompeu e entrou todo tipo de impureza a bola ficou cravada sem movimento, por isto quando mexe na direção em vez de um lado para outro o braço se mexe para frente e para trás. Vê em Drop Arm ball joint - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=10088) a montagem.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
dasvirgens
19/01/2016, 17:43
A ultima da Jeanny: os farois ha muito tempo haviam sido convertidos para controle por relé. na caixa de fusível foi instalado dois fusíveis extra de 30A cada, para os farois (puxam 8A). Um mal contato provocou um aquecimento localizado na emenda dos relés que chegou a derreter a tampa da caixa de fusíveis. A fita isolante com o tempo soltou-se e provocou um curto já que a capa dos fios haviam ressecado e descascado. Passei a tarde ressoldando novos fios que estavam só torcidos, isolando-os com tubos de borracha termoretráteis e fita isolante de auto-fusão. Para instalações duradouras nada de apenas torcer fios e fita isolante convencional.
Solucionada a gambiarra, a parte elétrica agora está funcionando normalmente.
Armindo Neto
21/01/2016, 22:26
É normal uma Land Defender dar muitos problemas?
Abs e que Deus abençoe vocês!
Marcelo Oyarzábal
22/01/2016, 01:12
É normal uma Land Defender dar muitos problemas?
Abs e que Deus abençoe vocês!
Sr. Armindo, já tive vários 4x4, troller, willys, niva e agora um land rover, o que mais gostei foi o land rover, tudo é bem planejado, não tem gambiarra, tem peças em todo o mundo e é muito forte, robusto e tem uma infinidade de acessórios, e o melhor, muito espaço.
Um abraço
dasvirgens
22/01/2016, 17:32
Sr. Armindo, já tive vários 4x4, troller, willys, niva e agora um land rover, o que mais gostei foi o land rover, tudo é bem planejado, não tem gambiarra, tem peças em todo o mundo e é muito forte, robusto e tem uma infinidade de acessórios, e o melhor, muito espaço.
Um abraço
Não, não é normal, meu caso é quase utópico. alguns problemas aparecem no dia a dia da cidade e outros a longo prazo na estrada. mas vai ser normal em qualquer carro com mais de 3 anos começarem a aparecer problemas. Como a maioria dos serviços que se faz são provisórios, um dia vai acontecer novamente, principalmente as gambiarras - esse é meu caso.
Estou comprando uma LR Defender 110 1996/97 2.5 SW 110, quais são as coisas que devo checar antes de finalizar a compra?
e pós compra? quais as revisões básicas? existe algum passo a passo para isso?
É um carro usado, e tenho certeza que não é o ideal, mas planejo dar um "trato' nela!
dasvirgens
02/02/2016, 17:27
Estou comprando uma LR Defender 110 1996/97 2.5 SW 110, quais são as coisas que devo checar antes de finalizar a compra?
e pós compra? quais as revisões básicas? existe algum passo a passo para isso?
É um carro usado, e tenho certeza que não é o ideal, mas planejo dar um "trato' nela!
Olha, meu caso foi ter pego um carro que rodava tipicamente na cidade e transformar ele em carro de longas viagens. Então todo tipo de problema que apareceu foi ao longo dos trechos de mais de 1000 km. A vantagem é que so quebra uma vez. Mas verifique a parte do motor, se a água do radiador está limpa, pois agua suja implica em possivel corrosão do cabeçote e/ou partes do motor que vai dar problema de vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento. vazamentos são comuns que podem ser solucionados paulatinamente e finalmente corrosão do chassi (procure por pequenos pontos de corrosão, já que ele corroi de dentro pra fora e quando um furo aparece, por dentro deve ta mais estragado). veja também a parte eletrica se não tem tanta gambiarra.
abraços, Joca
Armindo Neto
10/02/2016, 18:47
Estou aprendendo bastante nesse tópico. Gosto muito da Defender e algumas dúvidas que existiam, já não existem mais.
Gostaria de parabenizar os nobres colegas. Parabéns!
Meu cordiais cumprimentos,
Armindo Neto.
Que Deus abençoe vocês.
Marcelo Oyarzábal
10/02/2016, 20:43
Estou aprendendo bastante nesse tópico. Gosto muito da Defender e algumas dúvidas que existiam, já não existem mais.
Gostaria de parabenizar os nobres colegas. Parabéns!
Meu cordiais cumprimentos,
Armindo Neto.
Que Deus abençoe vocês.
Pode comprar que não vai se arrepender.
Visita o tópico do defender no frota4x4 e vai ver que foi facil de reformar 100% original.
Um abração.
Diogo Fernandes
18/02/2016, 10:55
Nos deixe informado do andamento...
Buenas!!! Lothar sei que tu deve ter respondido várias vezes essa pergunta, mas vai mais uma...
Estou pensando em comprar uma Defender, acho uma bela camionete!!!! Dar uma impressão de ser robusta!!! Meu objetivo é fazer Trips pela América Latina (Uruguai, Chile e Ushuaia)...Só estradas
Já vários post e conversei com amigos que tem Rangers e TR4 e me disseram que manutenção muito cara!!! Gostaria da sua opinião e dos demais amigos!!!
Desde já agradeço!!
André Rio
22/02/2016, 23:32
Pessoal, primeiro lugar queria pedir desculpas pelo texto longo, mas acredito ser importante informar o contexto para melhor esclarecer minhas dúvidas(que são muitas). Em dezembro de 2014 comprei uma 110 de uma forma totalmente inesperada. Um porteiro conhecido comentou que uma senhora estava vendendo um “jeep” e insistiu para eu ir olhar. Relutei com medo de gostar e não deu outra, levei meu filho de 6 anos à época e acabamos comprando a 110 97/98.
O carro estava parado aguardando a conclusão do inventário por cerca de dois anos, sendo eventualmente ligado na garagem. Como sou totalmente leigo com motores diesel (um pouco menos agora), dei uma olhada e me pareceu tudo ok. Quando fui buscar o carro, notei uma fumaça esbranquiçada e senti um forte arrepio pensando que o motor estava ferrado, mas depois de me acalmar pensei que o diesel poderia estar velho e com água(acho que foi isso, porque isto parou após consumir o combustível). Então comecei uma pesquisa e vi que o carro tem correia dentada e como meu tio é mecânico aposentado(de carro a gasolina) pedi que me ajudasse a trocar a correia e fazer uma manutenção preventiva. Sem nunca ter visto uma defender, comecei a troca da correia. Primeiro desafio, como retirar o viscoso? Não sei até hoje o sentido da porca e para piorar TODOS os parafusos da cobertura e a porca do viscoso estavam com cola(acho que locktite). Depois de muito apanhar, desisti de tentar e, não sei como, tirei a polia do virabrequim sem sacar a hélice do radiador(que trabalhão!). Correia e esticadores novos, com torque de 1,5(coloquei um pouco há mais para compensar a dilatação - li isto também), filtros de ar, combustível e óleo, óleo do motor trocados, água destilada, aditivo(o radiador estava limpo e com aditivo) colocados. Conferi os níveis óleos dos diferenciais(estavam ok), mas não chequei as caixas de marcha e transferência(os bujões estavam apertados e fiquei com medo de dar alguma zebra.
Ao sair notava o carro preso, até subir rampas de garagens estando parado tinha que por reduzida! Parecia estar "enforcado", com falta de combustível. Após umas viagens melhorou, mas ainda acho meio “lerdo”, às vezes ainda tenho que por reduzida se parar em subias mais íngremes. Tenho várias dúvidas sobre as quais pediria a gentileza de algum colega caridoso que pudesse me orientar. Acho que vou até numerar para facilitar.
1-li, acho que em um tópico aqui mesmo, que eventualmente deve-se lubrificar as Homocinéticas(munhões?). Pergunto como fazer, é um parafuso acima daquela semi-esfera cromada na roda dianteira? A graxa em bisnaguinha para homocinética serve?
2-Li em outro tópico, mas não encontrei mais, um esquema super bacana para instalar um sensor do nível da água do radiador. Comprei a tampa do radiador do Vectra antigo e tem que colocar um relê DNI 0865 e outro DNI 8155(sonoro),mas perdi o esquema para o eletricista fazer. Alguém poderia me indicar e confirmar se é isso mesmo. Adianta trocar o marcador por outro de resposta mais rápida, além do sensor de falta de água?
3- Como usarei para viagens, passeios e trilhas leves, convém trocar o óleo da caixa de marchas e da reduzida(li uma vez que o fabricante diz não ser necessário, mas em clima quente como o nosso vale a pena trocar eventualmente)
4- Noto que o pedal do freio é baixo, mas eficiente e umas bombadas sobe e às vezes fica alto sozinho. Isso poderia ser o cilindro mestre ou abertura excessiva das pinças? Fiz o teste de bombar e pisar e não percebo que vai descendo, mas após um tempo sem frear, se pisar forte acho que vai na tábua!
5- Sei que há muitas pessoas que defendem a menor intervenção possível, mas li em algum lugar que há uma determinada quilometragem(acho que 250k Km) para se trocar as bronzinas, alguém já ouviu algo sobre isso?
6- também li que para aumentar a vida útil do motor, deve se evitar ultrapassar rotação de 2500RPM(isso é a cerca de 100km/h) Notei que esta é a rotação logo após o motor estar cheio(acho que a turbina entra em 2000RPM, certo? É o que noto no conta giros) ? Pneu mud BF 265 75 R16,roda de liga. Qual seria a calibragem para asfalto e trilha? Tenho posto 26 e está bem mais macio sem socar, será pouco ar?
7- em um trecho reto de descida em uma estrada, fui a uns 110km/h e notei a roda esquerda trepidando(como se estivesse “quicando”, como amortecedor ruim, mas depois lembrei que os pneus estavam com cerca de 31 libras, será que estava com muito ar
Por fim queria relatar um fato bem intrigante, no fim do ano passado fiz o caminho velho da Estrada Real e na véspera de sair notei o pedal da embreagem parecendo “agarrar” um pouco e o curso super curto(soltava um pouquinho o pedal e o carro já saía). No posto encontrei outro Defender e o dono me disse que poderia ser o cilindro da embreagem vazando e como não vi isto na preventiva (por ignorância) reparei o reservatório vazio! Completei e após checar que não havia vazamento segui viagem. Após cerca de 80 km de estrada,na serra de Petrópolis, o pedal começou a ficar tão pesado que tinha que puxar de volta com as costas do pé e estava ficando difícil passar as marchas. No fim da serra ao para não conseguia mais passar marchas e o pedal super duro. Mais uma vez troquei mensagens com conhecidos que disseram que se não houvesse vazamentos não haveria de ser nada de anormal no sistema. Conferi o nível do reservatório e estava ok, então dei umas bombadas no pedal e melhorou sensivelmente a dureza do pedal e o encaixe das marchas. Resolvi seguir viagem e quando o pedal dava sinais de “agarrar”,colocava no ponto morto dava mais umas bombadas e assim foi. Após uns 1300km fui notando melhora até normalizar, hoje parece estar tudo certo. Como máquinas não ficam curadas sozinhas(kkk) pergunto se poderia ter sido ar no circuito e as bombadas teres expulsado o aos poucos? Estou monitorando o nível do óleo e está ok. Devo investigar ou seguir de olho,pois time que está ganhando não se mexe? Será que a Defender se curou, kkkkk?!!!!
Mais uma vez peço desculpas pelo texto longo, mas quanto mais me informo,vejo que menos sei do carro. Abraços André
ary nunes
23/02/2016, 20:57
Boa noite André,
O esquema do alarme de falta de agua esta aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html
Abraço
Ary
Defender 110 2004
André Rio
25/02/2016, 11:41
Boa noite André,
O esquema do alarme de falta de agua esta aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html
Abraço
Ary
Defender 110 2004
Ary,
Super obrigado!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.