PDA

Ver Versão Completa : Trinca no cubo traseiro.

Eduardojeep
09/09/2009, 10:58
Bom dia!

Meu cubo traseiro é da marca Frum, os atuais são de marcas duvidosas.
O meu cubo está coom um pequena trinca encima da chaveta do lado interno do cubo proximo ao rolamento.
Alguém pode me dizer se tem problema essa trinca?
Ela tem 4 mm. e não está saliente.
Oque eu faço?

Rafaminc
09/09/2009, 11:15
Coloca novo ou arruma um usado em bom estado e se ainda estiver na dúvida, liga para o fabricante e pede o material que é feito, se é aço 1020, fefo nodular, cinzento, etc...
Se soldar pode empenar e vai ficar sempre com aquela pulga atrás da orelha no quesito resistência. Eu não arriscaria...

Marcelo Cunha
09/09/2009, 11:29
Eu também substituiria, é arriscado deixar assim.

Eduardojeep
09/09/2009, 11:35
Obrigado!
Mas essa trinca poderia acarretar em que?
quebra, rompimento do retentor?

valdir rainer
09/09/2009, 21:27
Obrigado!
Mas essa trinca poderia acarretar em que?
quebra, rompimento do retentor?

Olá Eduardo,o que vai acontecer é estragar o retentor rapidinho,vc tem que trocar o cubo e o retentor.
Eduardo o que faz trincar o cubo aonde vc falou.é que tem gente que coloca a chaveta no lugar antes de colocar o cubo ,ai quando se coloca o cubo ele empurra a chaveta fazendo com que trinque o cubo.

O que tem que fazer é colocar primeiro o cubo até o fim e depois colocar a chaveta,a arruela e depois a porca.
Eduardo da uma olhada tb na chaveta,ja peguei jeep com a chaveta um pouco mais comprida,que com certeza não era original ,e quando apertava a porca, a chaveta entrava mais para dentro fazendo trincar o cubo.
abs...

leopoldo
09/09/2009, 22:21
Não só isso, mas :

1º - o cubo trincado pode romper de vez e a roda cair no chão

2º - a chaveta além disso dito acima, tem posição correta para ser inserida no rasgo entre cubo e semi-eixo.

valdir rainer
09/09/2009, 22:41
Não só isso, mas :

1º - o cubo trincado pode romper de vez e a roda cair no chão

2º - a chaveta além disso dito acima, tem posição correta para ser inserida no rasgo entre cubo e semi-eixo.

Valeu Leopoldo,duas cabeças pensando juntas vale mais do que uma.:concordo:

fabiano caxias
10/09/2009, 09:23
vale lembrar q os cubos q vejo de repoziçao tem +- um centimetro fechado na parte de dentro,dificultando essa quebra ,se vc trocar ja tente esses,os meus trincaram os dois e soldei o interno deles e passei no torno.ficou bom mas nao recomendo,se puder troca por novo ou original sem trincas.
a chaveta do antigo é maior q desses com a parte interna fechada

t-case willys
33'' recapados
100% soldadinhos

Eduardojeep
10/09/2009, 10:51
Muito obrigado a todos!
Ontem eu comprei um da Willysparts que é fabricado pela Patral, não me pareçe de má qualidade, infelizmente é o que tem no mercado, tb troquei a chaveta e o retentor.
Não gosto de gambiarra, pois uso esse Jeep para viajens longas com minha esposa..
Abraços..