Ver Versão Completa : Molas Traseiras Grand Vitara 4p
betosuzuki2001
08/09/2009, 20:43
Boa Noite cambada de gente boa......
Tenho um GV 4p auto GÁS Natural.
As molas originais ficaram fracas e resolví trocar pelas dianteiras do chevete. Uso calços de 1,5" na traseira. O que acontece agora é que quando estou com o carro carregado e passo por uma depressão o carro dá fim de curso (leia-se, as molas encolhem e batem os L´s uns nos outros) e sente-se um batidão na suspensão.
Minha pergunta: Qual a melhor mola para colocar na traseira deste carro, visto que ando sempre com o tanque cheio e com um cilindro de gás na mala.
Obrigado a todos os amigos .
luiztacco
08/09/2009, 21:58
Muitos aqui usam molas dianteiras de OPALA com ar.
tem também uma bolsa inflável que fica dentro da mola, dando maior rigidez a mesma.
betosuzuki2001
09/09/2009, 19:03
Valeu..........
Ouví falar nisso tb.............
Se alguém souber mais uma dica.........
Obrigado.
Newton Guerra
09/09/2009, 19:27
Eu tentaria colocar a mola do Opala mais "parruda" que tiver (6CC, c/ar). Você tem calço na dianteira? Se não tiver pode ser que com essa mola a traseira fique mais alta.
Eu tenho as bolsas de ar no meu carro (air-lift). Elas deixam a suspensão bem firme com o carro carregado, evitando que ele abaixe. Pode ser uma boa opção para você.
betosuzuki2001
09/09/2009, 22:53
onde eu acho essas bolsas?? Tipo.....não bate de jeito nenhum???
betosuzuki2001
09/09/2009, 22:55
Aproveitando........coloca fotos da tua viatura pois achei bacana esse visual ai atras.......
Newton Guerra
10/09/2009, 08:28
onde eu acho essas bolsas?? Tipo.....não bate de jeito nenhum???
Dá para comprar pela internet nos EUA. Eu comprei de um colega aqui do fórum que tinha comprado mas desistiu de usar.
http://www.suspensionconnection.com/cgi-bin/suscon/air_lift_suspension_suzuki.html
Eu acho que não bate, mas não posso garantir. Quando viajo com o carro pesado encho ele com 30 libras antes de carregar e fica muito bom, traseira nivelada.
As fotos da minha assinatura são do meu antigo GV, não tinha o Air-lift ainda.
betosuzuki2001
10/09/2009, 09:11
Muito showl as fotos.......
É uma pena aqui no Brasil termos tão poucos GV´s TRacker alterados.
Vou comprar as molas hoje mesmo e ver no que dá.
Fiz um video hehehe fazendo um zerinho em Natal-RN
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=yiPSY0pWVJc]YouTube - Grand vitara off road[/URL]
Obrigado mais uma vez.
betosuzuki2001
16/09/2009, 20:42
Você colocou calços na traseira? Na foto parece que o carro as possui. Foi necessário fazer um extensor de amortecedor???
Dá para comprar pela internet nos EUA. Eu comprei de um colega aqui do fórum que tinha comprado mas desistiu de usar.
http://www.suspensionconnection.com/cgi-bin/suscon/air_lift_suspension_suzuki.html (http://www.suspensionconnection.com/cgi-bin/suscon/air_lift_suspension_suzuki.html)
Eu acho que não bate, mas não posso garantir. Quando viajo com o carro pesado encho ele com 30 libras antes de carregar e fica muito bom, traseira nivelada.
As fotos da minha assinatura são do meu antigo GV, não tinha o Air-lift ainda.
Newton Guerra
16/09/2009, 22:50
Você colocou calços na traseira? Na foto parece que o carro as possui. Foi necessário fazer um extensor de amortecedor???
Beto, eu fiz um "mini-lift" de 3 cm. O calço tem 3 cm na traseira e 2 na dianteira. Não fiz extensores, o resto está original.
Mais pra frente vou instalar o kit de 2" com amortecedores de Suprema, calços na dianteira e pneus 235/70
Abraços
betosuzuki2001
17/09/2009, 14:04
Coloquei as molas do opala 6bocas.....eu tinha um calço de 1,5" e foi necessário cortar 1,5 elos da mola e ainda assim o carro está alto. Vou ao torneiro tornear os calços para 0,7'' pra baixar um pouco.....pois a viatura está igual a sheila carvalho com a bundinha empinada.
Newton Guerra
17/09/2009, 14:07
Coloquei as molas do opala 6bocas.....eu tinha um calço de 1,5" e foi necessário cortar 1,5 elos da mola e ainda assim o carro está alto. Vou ao torneiro tornear os calços para 0,7'' pra baixar um pouco.....pois a viatura está igual a sheila carvalho com a bundinha empinada.
Beto, tire o calço!
Abraços
rogeriomasih
17/09/2009, 16:31
Coloquei as molas do opala 6bocas.....eu tinha um calço de 1,5" e foi necessário cortar 1,5 elos da mola e ainda assim o carro está alto. Vou ao torneiro tornear os calços para 0,7'' pra baixar um pouco.....pois a viatura está igual a sheila carvalho com a bundinha empinada.
Não ficou muito duro?
o mecânico estava insistindo para eu colocar esta mola na traseira do samurai. Acabei optando por uma de verona com kit gás, mas ficou muito molenga, balançando muito.
o que vc achou da mola do opala?
Aqui no Rio tem a fábrica de molas Tigre, e eles fazem sob encomenda. Fizeram para o meu Pathfinder e ficou show. Talvez eles possam enviar pelo correio.
http://www.molastigre.com.br/
Alfredo Stavale
17/09/2009, 18:31
eu fiz as molas do meu jimny 10cm maiores que as originais nas molas tigre. na verdade elas não sao 10cm maiores são mais resistentes e com 2 elos maior e ai combinou em 9cm+/- a mais, duraram 8 meses e o carro ficou com frente torta. como meu Jimny tem guincho e parachoque de aço, o carro tem a frente mais pesada e ai um lado ficou mais alto que o outro. um amigo era estagiario da Flex molas ( uma fabricana pequena aqui no rj) fez 0800, novas molas dianteiras to usando já tem um bom tempo, mas me parece que cederam 1cm. se puder usar uma original de algum carr eu te aconselho pois é bem mais barata que fazer molas novas( ainda passa pela minha cabeça a possibilidade de ser um mola de serie de algum carro que nego diz que fez) e não tem garantuia de durar muito. a garantia das molas são de 6 meses.. as minhas com 8 cederam e já estavam fora da garantia.
eu atualmente to usando na traseira do jimny, as molas dianteiras originais com calço de 3cm pra manter o carro na altura ideal.
já pensou/tentou colocar as molas dianteiras que são geralmente 1 ou 2 elos maiores que as traseiras, no eixo traseiro? derrepente te serve isso.
eu to querendo colocar essas molas do opala no jimny mas elas não são baratas( em média 120 reais o par) pra arrsicar não ficar legal e perder o dinheiro.
o tracker tem o peso parecido com o jimny( especialmente o meu que tem pneu 30" e guincho e mais parachoque de aço) por isso to me metendo aqui no topico.
eu gostaria de uma opnião dessas molas de opala ( dianteira ou traseira do opala??) na dianteira. idependente se é tracker/gv/samurai. gostaria de saber se fica muito duro pois o opala é um carro muito pesado.
to acompanhando a novela aqui!:pipoca::mrgreen:
betosuzuki2001
17/09/2009, 19:47
kkkkk.....e lá vai o desfecho.
Carro: Grand vitara 2001 2.0 aut. 4portas Gás
Mola dianteira de Opala 6cc + AR (marca cofap)
Cortei 1,5 elo (voltas)
Tenho Calço de 1,5cm de poliuretano (feito no torneiro)
Fiz prolongador de amortecedor de 5cm (feito no torneiro)
Pneus 235/70/16 AT Magnun Tires
FICOU SIMPLESMENTE PERFEITO.
Estou com o tanque de gasolina e de gás cheios, e a traseira está com a caixa de roda abertinha, ou seja, na altura que esse carro já deveria sair de fábrica.
Detalhe.....a caixa de roda do meu carro está uns 3cm mais baixa do que o carro do Newton. A mola não está muito comprimida, está com abertura satisfatória e não está dando fim de curso no amortecedor.
PARABÉNS PARA MIM. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk
betosuzuki2001
17/09/2009, 19:48
A propósito, um amigo meu colocou as molas de opala 6cc no Jymmi dele e ficou SHOWL, sem contar que o carro está paracendo um trator.
RicardoM
17/09/2009, 21:38
Beto,
O problema não está nas molas, e sim nos amortecedores. Usei essa mesma configuração que vc(molas de chevette, espaçadores e calços de 2") com amortecedores originais.
Quando colocava peso na traseira do meu vitara 5p, em ondulaçoes o amortecedor tovava, e não as molas. Verifica se não é isso.
O problema foi totalmente resolvido quando coloquei os amortecedores da suprema a gás, o carro está super firme e não topa mais nada, mesmo com peso.
Newton Guerra
17/09/2009, 22:03
kkkkk.....e lá vai o desfecho.
Carro: Grand vitara 2001 2.0 aut. 4portas Gás
Mola dianteira de Opala 6cc + AR (marca cofap)
Cortei 1,5 elo (voltas)
Tenho Calço de 1,5cm de poliuretano (feito no torneiro)
Fiz prolongador de amortecedor de 5cm (feito no torneiro)
Pneus 235/70/16 AT Magnun Tires
FICOU SIMPLESMENTE PERFEITO.
Estou com o tanque de gasolina e de gás cheios, e a traseira está com a caixa de roda abertinha, ou seja, na altura que esse carro já deveria sair de fábrica.
Detalhe.....a caixa de roda do meu carro está uns 3cm mais baixa do que o carro do Newton. A mola não está muito comprimida, está com abertura satisfatória e não está dando fim de curso no amortecedor.
PARABÉNS PARA MIM. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk
Beleza! Fica a dica para quem tem gás.
Abraços
betosuzuki2001
18/09/2009, 07:07
Eu outro tempo até troquei o amortecedor pelo da L200 que tem curso muito maior. O fato que reduziu as batidas pois se trata de um amortecedor bem mais rígido, mas por encrível que pareça não eliminou as batida, tanto é que as molas ficam marcadas quando elas batem. Mas valeu pela dica, mas aqui em Recife amortecedor de Suprema é mosca branca.
Abraço.
Pedrinha
18/09/2009, 07:26
O amortecedor de Suprema que normalmente é mosca branca é o GBL da Cofap. Eu estou usando ha um ano os amortecedores de Suprema à gas da Monroe e estou feliz! Uso tb as molas dianteiras de Opala na suspensão traseira do meu Tracker...o único senão é que eu uso as molas do 4 CC, que são mais macias. Mas pela experiência que já tenho com estas molas, recomendo as do 6 CC para quem vai andar com o carro pesado...pois quando estou andando nestas condições, as molas do 4 CC cedem um pouco, chegando a dar fim de curso, mas é raro acontecer. Para quem anda com o carro leve (sem gás + passageiros e bagagem)...as molas do 6 CC são muito duras...o carro vai quicar muito nas costelas.
[]s. :concordo:
betosuzuki2001
18/09/2009, 07:44
Ainda bem que não comprei as do 4cc, mas até na original do GV/tracker elas batem tb, mas alí entra em trabalho os batedores de suspensão. Para isto, ou vc coloca os Air Lift do nosso amigo Newton, ou compra um "tarudo" de borracha nessas casas que vendem borracha, no tamanho que faça com que a suspensão não bata novamente. Suas molas de 4cc não estão ruim, faça isso que estou falando. No meu carro que está com as do 6cc vou colocar as borrachas, pois viajo muito e sempre carregado.
Abraço
Pedrinha
18/09/2009, 07:58
Eu já utilizo prolongadores dos batentes da suspensão dianteira (meu carro está com calços de 2")...só me falta tempo para parar o carro na oficina e mandar instalar estes mesmos prolongadores na suspensão traseira. Em tempo, meus prolongadores foram feitos num torneiro em alumínio. Os batentes de borracha ainda são os originais.
[]s. :concordo:
betosuzuki2001
18/09/2009, 12:22
Bacana........
Coloquei calços na dianteira de borracha de 1" e o amortecedor as vezes dá final de curso, será que tem como fazer prolongador para os amortecedores dianteiros?????? Vale lembrar que fiz os prolongadores para os amortecedores traseiros e estão exelentes.
Obrigado.
Alfredo Stavale
18/09/2009, 12:35
Bacana........
Coloquei calços na dianteira de borracha de 1" e o amortecedor as vezes dá final de curso, será que tem como fazer prolongador para os amortecedores dianteiros?????? Vale lembrar que fiz os prolongadores para os amortecedores traseiros e estão exelentes.
Obrigado.
beto, eu tenho uns prolongadores do amortecdor original do jimny, mas eu acho que são uns 5cm esses prolongadores. é pino a fixação em cima os amortecedores do vitara? eu to com ele lá guardados( nem tirei pois troquei por amortecedores maiores)nos amortecedores velhos do jimny. derrepente te serve!
te mandei um mp pra você falar com seu amigo sobre esta config. que seu amigo tá usando no jimny dele. se puder consultar e me passar eu agradeço!
volneifetter
24/09/2009, 09:31
Olá;
Estou usando amortecedores da Suprema e ficou ótimo
Um abraço.
tonyPapaleguas
02/09/2014, 18:00
Newton,
Estou pensando em colocar essa bolsade ar no meu tracker , saberia dizer a medida delas ? Voce usa que molas no teu ? Ficou como ? Macio ou duro? Quero deixar a viatura com inicio de curso mais macia sem dar final de curso, deixar a suspensão mais progressiva: macia no inicio e aumentando a dureza no final, meu projeto é usar molas mais altas 2" porém mais macias e com essa bolsa de ar .
Abração !!
Toni
Newton Guerra
08/09/2014, 13:16
Newton,
Estou pensando em colocar essa bolsade ar no meu tracker , saberia dizer a medida delas ? Voce usa que molas no teu ? Ficou como ? Macio ou duro? Quero deixar a viatura com inicio de curso mais macia sem dar final de curso, deixar a suspensão mais progressiva: macia no inicio e aumentando a dureza no final, meu projeto é usar molas mais altas 2" porém mais macias e com essa bolsa de ar .
Abração !!
Toni
Tony, não tenho mais o Tracker, mas as molas traseiras eram originais, pois só fiz um lift de 1". O Air-lift que tinha instalado eu calibrava com 8 libras no dia-a-dia, ficava macio como o original. Para viajar com carga máxima, colocava 30 libras e o carro não "sentava", ficando nivelado e confortável. Se tirasse a carga e mantivesse as 30 libras pulava que nem um cabrito, rsrsrs.
Gosto muito do Air-lift, tenho hoje na Prado. Imagino que não tem como ser progressiva, deixa mais dura ou não. Você pode ir testando as calibragens para cada situação de uso.
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Prezados
Antes de mais nada quero agradecer a todos que participaram desta discussão sobre a substituição das molas traseiras do GV GII. Li e reli muitas vezes o material de vocês antes de decidir o que fazer, foi tudo muito útil. Obrigado.
Não sou muito favorável a adaptações nos carros aqui em casa, mas tenho que reconhecer que as vezes estas podem trazer melhorias significativas. Quando adquiri o GV, no início de 2012, fiquei deliciado com o comportamento da suspensão dele na cidade e nas estradas de terra. Entretanto, tinha uma coisa que me incomodava, que era a tendência dele de "girar" (rolagem) sobre o seu eixo longitudinal quando em curvas de maior velocidade, em rodovias. Isto me incomodava muito porque este movimento ocorria subitamente, no meio de uma curva, muitas vezes em situações de ultrapassagem, o que me fazia tirar automaticamente o pé do acelerador. Não gostava mesmo disso.
A solução que procurei então foi endurecer a suspensão, colocando uma mola mais rígida. A escolha recaiu sobre as molas dianteiras de opala 6 cilindros, encurtadas em 3 elos. O problema desapareceu, ficou ótimo na estrada, embora seja necessário reconhecer que ficou menos confortável nas estradas de terra ou em lombadas, em especial para o pessoal no banco de trás.
As molas estão instaladas sem calços, pois ela detona com os mesmos. Ainda não sei quais são as consequências disto, mas já são quase 25.000 assim sem problemas.
Na modificação, foi tentada a instalação cortando somente 2 elos conforme já vi recomendações, mas ficou com a traseira muito levantada e portanto com a estabilidade comprometida. Mas é bom não esquecer que as molas de Opala normalmente não são originais, são do mercado paralelo, e portanto pode haver diferenças entre fornecedores que justifiquem eu ser obrigado a ter cortado 3 elos para obter o mesmo resultado que outro chegou cortando somente 2.
Um mecânico de uma oficina especializada Suzuki me alertou que esta adaptação pode ser perigosa no caso de trilhas, quando uma das rodas pode descer bastante em relação à do outro lado. Neste caso, ele afirma que pode ocorrer o travamento da mola se ela sair um pouco do alojamento, o que poderia levar à quebra do eixo traseiro ou outros problemas sérios. Não sei se ele está certo, mas realmente a mola fica com o topo livre do alojamento quando o carro é levantado no macaco da oficina. Creio que a instalação do Air Lift mataria este potencial de risco, pois serviria de guia interna para a mola. Entretanto, isto é uma suposição minha. De qualquer forma, como meu carro não faz trilhas, não fiquei preocupado e ele vai seguir do jeito que está.
Em breve coloco fotos do GV com a modificação. E mais uma vez muito obrigado a todos!
Fernando
Grand Vitara 2.0 16v 2000/2000
4p Gasolina
235.000 km
Pneus 235/70 R16
Prezados
Conforme prometi, seguem algumas fotos.
509131
A foto acima é o GV ainda com as molas traseiras originais; quem dirige é a Sra Dona Patroa... Observem a distância entre o topo do pneu traseiro e o para-lama.
509132
Nesta outra, o GV já está com as molas traseiras originais substituídas pelas molas dianteiras do Opala 6 cilindros, cortadas em 2 elos. Vejam bem como ficou a suspensão traseira!
509133
Naquele mesmo dia, o carro recebeu uma carga de quase 300 kg de piso cerâmico. Viajei por mais de 600 km passando por estradas nem sempre boas, e por muitas lombadas, e em nenhum momento a traseira desceu a ponto de "encostar" ao fundo. Foi perfeito.
Entretanto, sem carga, a traseira alta comprometia um pouco a estabilidade, de modo que foi retirado mais um elo.
509134
Esta foto foi tirada com as molas na configuração final. O carro está totalmente vazio, e pode ser observado que o chassi está nivelado com a horizontal quase do mesmo modo em que estava quando eram usadas as molas originais.
Mas mesmo quando carregado, graças à maior rigidez das novas molas, a situação não muda muito.
509135
Na ocasião desta foto, o carro estava razoavelmente carregado: uma esteira de ginástica, uma mesa desmontada, uma escada de alumínio de 2,5m de abrir, uns 100 livros, todas as minhas roupas, todos os apetrechos de cozinha... Não chegou a 300 kg como da outra vez, mas não deve ter sido muito menos também. Podem observar que a traseira não "arriou", e a estabilidade continuou ótima, afetada somente pela distorção aerodinâmica da carga superior, embalada horrivelmente por mim... mas que permaneceu firme a viagem toda sem problemas.
Aproveito a oportunidade para novamente recomendar a modificação. O carro ficou um pouco mais duro, mas o ganho em estabilidade compensa.
Saudações!
Fernando
Grand Vitara 2.0 16v 2000/2000
4p Gasolina
Pneus 235/70 R16
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