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Ver Versão Completa : Amortecedores Rancho na TR4



Ricardo Piovan
08/09/2009, 12:52
Fala pessoal, blz ??

Semana passada tirei as medidas para fazer o lift de minha TR4 Flex.

Vou fazer o basicão melhorado, pois vou fazer os calços dianteiros e traseiros ( não vou trocar a mola ) + prolongadores de bieletas e amortecedor traseiro.

Porém, não estou muito satisfeito com a questão dos prolongadores dos amortecedores traseiros, apesar de montar para ver o resultado final antes de julgar, e to pensando em colocar logo amortecedores maiores. O Marcos Theodoro ( TR4 com lift ) comentou que usou amortecedores traseiros da L200, que couberam e deram muito certo em relação as medidas, porém eram muito duros pelo fato de serem amortecedores dimensionados para suportar cargas. Aí veio a idéia de colocar amortecedores traseiros Rancho da L200. Pq aí posso regular a pressão para deixa-lo mais macio, pois se eu colocar os Iron Man ou Off Limits não terei a opção de regulagem e certamente eles são mais firmes que os originais, o que minha mulher e meu filho não aprovariam ...hehehehe.

Assim, alguém já viu esse sistema ??

O modelo é o RS 999350, com abertura máxima de 604 mm e fechado 382 mm.

Alguém sabe as dimensões dos amortecedores traseiros originais da TR4 ( aberto e fechado ) para compararmos ?????

Deem suas opiniões.

Abraços

Carlo_TR4Flex
14/09/2009, 20:39
Ricardo,

Eu tambem vou levantar minha TR4 em breve e tambem queria aproveitar pra aumentar o curso da susp. traseira. Dei uma procurada na web e segundo o catalogo da Monroe Brasil (Tenneco), que tambem inclui o Rancho RS999350, o modelo 27262(Monroe) serve no tr4 e as medidas são 522mm aberto e 329mm fechado. Comparando com o curso do RS999350 tem um aumento de 29mm no curso.

Os liks que eu pesquisei são da Rancho, Monroe e Tenneco:

http://www.gorancho.com/products/docs/Specifications.pdf

http://www.sa-tenneco-automotive.com/tenneco/arcweb_br/Catalogo/CatMonroe.pdf

http://www.sa-tenneco-automotive.com/scripts/Tasa/Comun/SitioPublico/_catalog-produtos/catalogo.asp?id=br&nro_pagina=5&producto=0&lineaprod=0&tipoveiculo2=0&marca2=10&modelo=0&codigo=&desde=0&hasta=0&flag=1

Abrç.

Ricardo Piovan
15/09/2009, 09:16
Fala Carlos, blz ?

Valeu pelos links !!! To pensando realmente em colocar os Ranchos RS999350 na traseira e colocar as molas traseiras Iron Man, que dão um lift de 40 mm. Vai cair como uma luva !!!

Abração

Carlo_TR4Flex
17/09/2009, 16:39
Fala Carlos, blz ?

Valeu pelos links !!! To pensando realmente em colocar os Ranchos RS999350 na traseira e colocar as molas traseiras Iron Man, que dão um lift de 40 mm. Vai cair como uma luva !!!

Abração

Fala Ricardo,

Eu andei pesquisando mais a fundo e me veio a dúvida se o Rancho 999350 seria ou não o mais indicado pra TR4. Tomando por base o lift normal de 2" que é calçar a diantera e trocar a mola traseira pela da courier e que a traseira fique alinhada teriamos um aumento de 2" também na traseira, certo? Ai vem a minha dúvida: o curso original(pela medida do monroe) é de 7,01" com 12,9" fechado e 19,3 aberto.
Trocando pelo 999350(que é o 999116 gringo reforçado) ficamos com 8,75" de curso e 15,0" fechado e 23,750" aberto, ou seja, aberto ele é quase 4" maior que o original. Se a mola só aumentou 2" no tamanho total, por um lado ficamos tranquilos que a susp não bate quando descomprime mas o curso novo fica praticamente igual ao original e ainda corre o risco de dar fim de curso.

Então não seria melhor se o amortecedor fosse próximo de 12,9" quando fechado e um pouco maior que 22" quando aberto?


A linha 5000 não tem regulagem mas custa US$ 40,00
A linha rs9000x tem regulagem igual ao xl só que não é a gas US$ 100,00
O rs9000xl sai por US$ 115,00
O RSX não entendi direito a diferença mas parece que é entre um 5000 e 9000x e não tem regulagem e sai uns US$ 60,00

Tem ai uma lista dos candidatos pra vc quebrar a cabeça:

Modelo fixação fechado aberto curso
RS5008 L1 L1 13,75 22.500c 8,75
RS5118 L1 L1 14 22.250c 8,25
RS5205 L1 L1 13,875 22.250c 8,375
RS99001 L1 L1 13,625 20.750c 7,125
RS99008 L1 L1 13,875 21.500c 7,625
RS99116 L1 L1 15 23.750c 8,75
RS99118 L1 L1 14,25 22.125c 7,875
RS99165 L1 L1 14,375 22.250c 7,875
RS99205 L1 L1 14,25 22.125c 7,875
RSX17008 L1 L1 13,25 21,125 7,875
RSX17065 L1 L1 14,375 23 8,625
RSX17124 L1 L1 13,875 22,5 8,625
RSX17320 L1 L1 14 22,25 8,25
RSX17322 L1 L1 14 22,625 8,625
RS999001 L1 L1 13,625 20.750c 7,125
RS999008 L1 L1 13,875 21.500c 7,625
RS999116 L1 L1 15 23.750c 8,75 (999350)
RS999118 L1 L1 14,25 22.125c 7,875
RS999165 L1 L1 14,375 22.250c 7,875

Carlo.

Ricardo Piovan
22/09/2009, 14:30
Fala Carlo, tudo bem ?

Vc fez uma análise bem legal, mas acabei tendo um novo ponto de vista. Segue abaixo:

Amortecedor original: Curso = 6,40" (12,9" fechado - 19,3" aberto )

Amortecedor RS999359: Curso 8,70" ( 15,0" fechado - 23,750" aberto )

Situação com os amortecedores inteiramente aberto

Como a suspensão traseira estará com um calço de 2" ( ou molas maiores ), os amortecedores originais ficaram com 2" de abertura faltando devido aos calços ( meu caso ). Como os RS999350 XL possuem 4,45" a mais de abertura, considerando mais os calços, teremos então 4,45" - 2" = 2,45" que teremos a mais, ou melhor, de sobra para os Ranchos trabalharem, não dando assim final de curso na abertura total dos amortecedores.


Situação com os amortecedores inteiramente fechados

Como a suspensão traseira estará com um calço de 2" ( meu caso ), os amortecedores originais ficaram com 2" de fechamento faltando devido aos calços. Como os RS999350 XL possuem 2,10" a mais no fechamento, os Ranchos ficaram perfeitos, pois fecharam completamente na situação em que a suspenção original se fecha completamente.


Se analisar pelo curso dos amortecedores originais e Ranchos, a diferença de curso é de 2,30" ( 8,70" - 6,40" ), que é justamente os calços de 2" ou as molas maiores.

Agora, você disse que os RS999350 são os mesmos que os RS999116 ???? É isso mesmo !!!??? Porque os RS999116 são muito mais fáceis de encontrar !!!

Abração

Carlo_TR4Flex
22/09/2009, 19:54
Fala Carlo, tudo bem ?

Vc fez uma análise bem legal, mas acabei tendo um novo ponto de vista. Segue abaixo:

Amortecedor original: Curso = 6,40" (12,9" fechado - 19,3" aberto )

Amortecedor RS999359: Curso 8,70" ( 15,0" fechado - 23,750" aberto )

Situação com os amortecedores inteiramente aberto

Como a suspensão traseira estará com um calço de 2" ( ou molas maiores ), os amortecedores originais ficaram com 2" de abertura faltando devido aos calços ( meu caso ). Como os RS999350 XL possuem 4,45" a mais de abertura, considerando mais os calços, teremos então 4,45" - 2" = 2,45" que teremos a mais, ou melhor, de sobra para os Ranchos trabalharem, não dando assim final de curso na abertura total dos amortecedores.
( Nota: meus calculos foram pelo monroe pra tr4 que mede 12,9" fechado e 20" aberto com 7,1" de curso.)

Até aqui eu concordo parcialmente. O ganho de curso é ótimo mas eu acho que vai ficar sobrando amortecedor demais aberto. Porque acho isso? Leia em baixo.



Situação com os amortecedores inteiramente fechados

Como a suspensão traseira estará com um calço de 2" ( meu caso ), os amortecedores originais ficaram com 2" de fechamento faltando devido aos calços. Como os RS999350 XL possuem 2,10" a mais no fechamento, os Ranchos ficaram perfeitos, pois fecharam completamente na situação em que a suspenção original se fecha completamente.

Eu acho que aqui a situação se inverte. Maior é pior. O amortecedor original tinha 12,9" fechado e o 999350 tem 15" fechado. A mola aumentou 2" mas teoricamente ela comprime até onde a original comprimia. Como o batedor é dimensionado pra um amortecedor de 12,9" quem vai segurar o tranco é o amortecedor novo. Ai já viu o problema...No meu jeito de ver, o amortecedor ideal seria um de 12,9" fechado e 22" aberto por que ai vc aproveita o ganho da mola sem perder em compressão.
A conta final com o 999350 é de curso de 7"(22" - 15") contra 7,1" do original, isso quando decolar com o carro. No chao o ideal é o amortecedor ficar na metade do curso que são 3,5" contra 3,55" do original.
Eu vou arriscar colocar o 99118 que é o pra l200 original. Ele tem 14,250" fechado e 22,125" aberto. Ele tem menos curso que o 999350 mas a conta final fica curso de 7,75 quando decolar e 3,875 no chão. Outra coisa que me preocupou no 999350 é que o diametro dele é maior que o 99118 e fiquei com medo dele não entrar pois o original ja fica meio justo. No fim o 350 e o 118 são quase iguais acabei optando por ser mais facil de achar e ser mais barato(US$ 200,00 com frete e se der sorte sem imposto). Da lista que eu tinha postado antes o melhor mesmo, na minha opinião, é o RS5008 que tem 13,75 fechado e 22.500 aberto e no fim teriamos 8,25 em voo e 4,125 no chão. Pena que ele não tem regulagem e deve ficar muito duro na TR4 .



Se analisar pelo curso dos amortecedores originais e Ranchos, a diferença de curso é de 2,30" ( 8,70" - 6,40" ), que é justamente os calços de 2" ou as molas maiores.

Agora, você disse que os RS999350 são os mesmos que os RS999116 ???? É isso mesmo !!!??? Porque os RS999116 são muito mais fáceis de encontrar !!!
Abração

Eu falei por telefone com a Monroe, que vende os Ranchos no Brasil, e ele falou que o 999350 é o 999116 modificado específico para o Brasil e os Trollers novos que estavam quebrando os 999116. Eles tem as mesmas medidas fechado e aberto so que são mais reforçados pra aguentar mais porrada.

Abraço.

PS: No final das contas só quando estiver tudo montado é que vamos chegar a alguma conclusão melhor, e até mesmo então, vamos sempre querer melhorar alguma coisa. O forum serve mesmo é pra trocarmos idéias e pontos de vista pra que novatos, como eu, possam tirar proveito das experiências dos mais experientes e quem sabe até contribuir com uma idéia maluca de vez em quando.

Ricardo Piovan
23/09/2009, 10:05
Fala Carlos, tudo bem ?

Toda vez que trocamos idéias o negócio vai ficando cada vez melhor e gerando mais dúvidas !!!! hahahauuah, mas é mesmo pra isso que serve o forum !!!!!!

Também concordo em parte com seu ponto de vista !!! mas eu acho que sobrar curso na abertura total do amortecedor não vai fazer nenhum mal ao sistema, pois não podemos esquecer que estamos tentando adaptar peças de um outro veículo em nossas TR4 !! Nunca vai ser 100% igual ao original.

Semana que vem instalo meu lift, e em novembro compro os Rancho, quando termino de pagar meu guincho !! hehehehehehe

Com relação ao RS5008, acho que a medida pode ser boa, mas por não ter regulagem ..... vai ficar uma carroça !!! Tenho um amigo que instalou os amortecedores L200 originais na TR4 dele e teve que tirar depois de 1 semana, de tanto que a mulher reclamou !!! hauhauhauha

Com relação aos RS999116, o problema não é que eles são fracos pros Troller, mas sim que devem ser instalados com alguns ajustes que poucos fazem. Meu pai tem um kit RS999116 XL + compressor + controlador no Troller dele, e para instalar corretamente deve-se trocar os embuxamentos dos olhais dos amortecedores e limitar o curso de esterço da direção, como se tivesse colocado pneus 33". O problema é que muita gente instala esses amortecedores em oficinas que não conhecem do assunto, e não fazem esses ajustes, assim a barra de direção fica batendo nos amortecedores em esterço total ou em esterço parcial com a suspensão trabalhando !!! Conheço 3 pessoas que perderam esses amortecedores por porradas da barra de direção !!

Se você instalar os Ranchos na sua TR4 antes, posta seus comentários !!!! aí podemos aprender ainda mais, porque esse é o tipo de assunto que só se chega numa conclusão na prática !!!!

Abração

Bargiela
24/09/2009, 08:14
Amigos foristas,
Parabéns pela iniciativa, não parem por ai não...
Eu tava pensando em colocar os amortecedores da L200 95 e Molas da corrier, mas agora vou esperar vossas experiências e talvez trazer logo um rancho.

PS: o controle/regulagem é externo ( no próprio amortecedor) ou interno no veiculo?


tks

Bargiela
24/09/2009, 08:59
Bom não sou dos melhores intendedores, mas pelas medidas desejadas tem os Pro Comp.( estes não tem reguladores, mas eles tem a opção dos mx6 com reguladores)


Modelo fechado aberto curso
ES12151X 12.97 21.52 8.55

Ricardo Piovan
24/09/2009, 09:14
Fala Bargiela, tudo bem ?

Os Ranchos são regulados in loco, isto é, com uma chave seletora no próprio amortecedor, ou com a opção de comprar o controlador interno + compressor, onde se controla a pressão dos amortecedores de dentro da vtr. Porém, no caso da TR4, onde pretende-se instalar os Ranchos só na traseira, não vale a pena comprar o controlador, pois esse é um kit que controla os dianteiros e traseiros, e vc acabaria pagando um conjunto inteiro e usando só metade !! Tem agora também um KIT Rancho WIRELESS, onde se controla os amortecedores com um controle sem fio, não precisando instalar nenhum compressor e passar nenhuma mangueira de ar, mas o preço não tenho idéia !!! mas não deve ser barato !!! Agora, se a grana tá sobrando ..... são outros quinhentos !!! hehehe

www.gorancho.com (http://www.gorancho.com)


Os Procomps eu não conheço e nunca usei, e não sei se existem a opção de controle interno, mas é uma opção sim no caso dos que possuem regulagem.

Abração

Carlo_TR4Flex
24/09/2009, 20:00
Mais uma informação sobre o Rancho, agora referente a posição de montagem.

Segundo alguns relatos de usuarios e representantes da Rancho sobre se eles poderiam ou não ser montados de cabeça pra baixo indicam que sim e que no caso da linha RS9000XL a única desvantagem, vantagem no caso da TR4, é que ele ficaria mais mole. Isso significa que se montado de cabeça pra baixo vai ficar bem adaptado ao menor peso da TR4 em relação aos veículos para que foram projetados e calibrados. Já no caso da linha RS9000x não tem diferença nenhuma além de melhorar o acesso e proteger o botão de regulagem. Essa diferença de comportamento aparentemente é causada pelo projeto interno das duas linhas da Rancho que no RS9000XL é composta uma camaras para o nitrogenio e outra para o oleo e em uma unica camara no caso do RS9000X.

O Wallace, que também segue esse tópico, poderia confirmar ou desmentir estas informações que se confirmadas podem levar a uma melhor adaptação do amortecedor na hora da montagem.

Ricardo Piovan
25/09/2009, 11:58
Boa Carlos !!!!! Quanto mais informação melhor !!!

Abração !

rbata
22/09/2010, 09:49
Bom dia pessoal!

Alguém chegou a alguma conclusão da melhor combinação mola/amortecedor (ajustável) ???

É possível fazer o lift da TR4 sem o calço? Apenas trocando mola/amortecedor?

Ricardo Piovan
22/09/2010, 10:01
Na dianteira pode-se instalar as molas maiores da IronMan, só que os amortecedores continuam os mesmos !! Acho que os da L200 servem.

Na traseira, molas maiores, como do Escort Zetec ( não gostei !!! batem toda hora com mala na bagagem ) ou molas do Opala 6 Cil. com 2 elos a menos ( aí sim fica bom !!! ) e amortecedores Off Shocks para lift de 2".

Só que precisa dar uma investida $$$$

Abs

Bargiela
22/09/2010, 14:08
Na dianteira pode-se instalar as molas maiores da IronMan, só que os amortecedores continuam os mesmos !! Acho que os da L200 servem.

Na traseira, molas maiores, como do Escort Zetec ( não gostei !!! batem toda hora com mala na bagagem ) ou molas do Opala 6 Cil. com 2 elos a menos ( aí sim fica bom !!! ) e amortecedores Off Shocks para lift de 2".

Só que precisa dar uma investida $$$$

Abs

Ricardo,

Na dianteira pode-se instalar as molas Ironman, e os amortecedores bilstein sem reservatorio, fica com um lift de 2" sem precisar de calço.

Cada amortecedor Bilstein custa em média R$1.000,00 :mrgreen:


Abs

Ricardo Piovan
22/09/2010, 15:01
O foda é gastar 2.000 latinhas em 2 amortecedores !!!

Abração

FDeotti
22/09/2010, 19:15
O foda é gastar 2.000 latinhas em 2 amortecedores !!!

Abração
Já que reativaram o tópico, deixo aqui minha impressão sobre os Rancho XL9000 que estou usando na TR com lift de 2". Muito bom! A possibilidade de regulagem é bem interessante, e já fiz 2 provas de rally sem nenhum problema.

rbata
23/09/2010, 08:52
Legal Deotti.

O que está usando de mola/amortecedor além dos Rancho XL9000 na tras. e diant.?

FDeotti
23/09/2010, 10:36
Na frente, somente calço de 2", na traseira, mola dianteira do zetec + rancho.
Em breve vou colocar o offshox na dianteira.

patto
23/09/2010, 11:15
Na frente, somente calço de 2", na traseira, mola dianteira do zetec + rancho.
Em breve vou colocar o offshox na dianteira.

Estou usando offshox FX5 na dianteira, com calço...na traseira, uso FX7 já com 2" de lift (as molas foram trocadas tb - de scort zetec)...o carro ficou mais firme e, consequentemente, um pouco mais duro, mas nada que incomode, e olhe que sou chato...hehehe

os amortecedores da offshox são mto bons, especialmente para performance...e o conjunto FX5/FX7 estes com 2" é show de bola

abs

santiagoniva
15/07/2011, 15:10
Pessoal;

quero aproveitar a ajuda de voces.

Eu tenho uma toyota sw4 97 na qual ja instale os rancho rsx 9000 com controle wirelles... e to mais do que feliz! so que agora presizo trocar os amortecedores do carro da minha mulher, uma TR4 2006. os originais sao muito ruins mesmo!!! e queria colocar os rancho iguais ao meu sistema na toyota.

algum de voces tem os codigos ja certo que correspondem a estes rancho para a dianteira e trseira??? a TR4 esta com altura original, so quero mudar os amortecedores.

vou agradecer todo ajuda, e ate saber si se conseguem no brasil ou si tere que comprar na USA como fiz como com os da Toyota.

muito obrigado!

Santiago

FDeotti
18/07/2011, 22:29
Eu só coloquei os traseiros, comprei com a 4wdbrasil. Me disseram que o dianteiro não existe, ou melhor, não encontraram uma medida que funcionasse. Vale a pena pesquisar, poder usar o controle, com os 4 amortecedores, seria show de bola.

santiagoniva
19/07/2011, 07:17
Eu só coloquei os traseiros, comprei com a 4wdbrasil. Me disseram que o dianteiro não existe, ou melhor, não encontraram uma medida que funcionasse. Vale a pena pesquisar, poder usar o controle, com os 4 amortecedores, seria show de bola.


obrigado, vou continuar na procura entao!

neilsonhenriques
27/10/2011, 17:50
O amigo pode dizer qual foi a conclusão a que chegou ? Dá pra ter 4 x Rancho ajustáveis na TR4 ? Esse amortecedor me interessou muito !

Muito obrigado ! :concordo:
Neilson

Arno
03/07/2013, 20:37
Pessoal,

Estou com lift de 2" na frente com calço e duas atrás com calço, mola escort zetec e amortecedores Rancho 999350. Pneus bf all terrain 225/75/16.
Estou usando os amortecedores na regulagem 5.
Quem tem esta configuração e que regulagem esta usando?
Apesar de esta no carro a apenas uma semana, gostei muito da configuração.

FDeotti
08/07/2013, 21:51
Uso de acordo com o terreno e a finalidade. Em estrada, se estiver sozinho no carro principalmente, deixo em 7 ou 8, dá muita firmeza em curvas. Mas pula muito, se o asfalto não estiver bom, não compensa.

Em cidade, deixo em 2 ou 3, para absorver as ondulações.

Para um uso geral, é 5 mesmo.


Pessoal,

Estou com lift de 2" na frente com calço e duas atrás com calço, mola escort zetec e amortecedores Rancho 999350. Pneus bf all terrain 225/75/16.
Estou usando os amortecedores na regulagem 5.
Quem tem esta configuração e que regulagem esta usando?
Apesar de esta no carro a apenas uma semana, gostei muito da configuração.

ri_lins
30/07/2013, 00:30
Pessoal,

Estou com o lift de 2" tradicional com molas da courier, entretanto quando coloquei o amortecedor rancho na traseira ficou batendo sempre quando passo em buracos e até mesmo em uma lombada se passo mais rápido. É como se fosse quando ele esta totalmente recolhido. Alguém tendo este problema?

obrigado!

ans,
ricardo

TOYOTA1964
06/08/2013, 21:06
ola estou querendo fazer um lift tbm..e goswtaria de estimativas de custo

o meu e um tr4 mt 2009..72.000km.. vaza óleo em um amortecedor e estourou os batentes.... é normal?

o amortecedor original é a óleo?? faria diferença usar o turbogás cofap ( 2 anos de garantia)?

alguem tem estimativa de vida da embreagem?

RodrigoMarchetto
26/11/2013, 13:09
Bom dia amigos.

Aproveitando o tópico aberto.

Recentemente estava com problema de molas na traseira e troquei todas as quatro. Precisei trocar algumas borrachas e pivô.

Acontece que sinto umas batidinhas (toc toc) quando passo por buracos.

Fui hoje na oficina o o mecânico me informou que o problema é cronico da TR4 e que ele faz uma adaptação com o corpo do amortecedor da TR + miolo a gás do santana!

Diz ele que fica perfeito e não faz mais o "toc toc".

Alguém já fez isto?

Será que é confiável? Será que irá resolver?

Invés de gambiarra que vai ficar na casa dos 800 reais, não seria melhor colocar dois amortecedores Rancho na frente? Tem para TR4 sem lift, certo?

Alguém pode me ajudar?

FDeotti
26/11/2013, 13:27
Este toctoc é na dianteira? O meu faz na traseira, mas é o calço do escapamento que foi para o brejo, então fica batendo no Rancho.

Até onde sei, não tem Rancho para a dianteira, não acharam ainda uma medida que sirva.