PDA

Ver Versão Completa : Clarck + "T" case Toyota



ramiro_eli
28/07/2003, 09:36
All:

Ontem, depois de fazer a trilha do Percy, quando estava chegando em casa, a reduzida do meu Willys explodiu de novo...(a terceira, só este ano!!!) A mesma estava totalmente revisada, com peças de boa qualidade e lubrificação OK.

Desta vez, pretendo adaptar a reduzida da Toyota Bandeirantes, mas tenho algumas dúvidas a respeito...

1) É possivel montá-la no câmbio Clarck 4 marchas(C20)?

2)...ou seria mais barato vender o meu câmbio e colocar câmbio + reduzida Toyota?

3) Qual reduzida da Toyota é a mais indicada?

4) Onde Comprar (eu estou em SP, mas se alguem souber de alguma, mesmo que seja fora de SP, por favor, me passe o contato), Quanto Vale?

Obrigado![/i]

walter.andreis
28/07/2003, 15:15
Ramiro,
O Giovani colocou o cambio + tracao da Bandeirantes no CJ que ele est'a montando para o irmao dele... nao sei se ele jah ligou e testou o bixo, mas sexta-feira passada eu falei com o Sr. Fontana (proprietario da loja Jipepar de Curitiba), e ele me informou que eu ficaria com um conjunto muito reduzido caso utilizasse a cx. da C10 com a cx. de tracao da Bandeirantes...
Nao sei se procede, o Giovani pode nos responder caso ele jah tenha testado o CJ do brother....

[]'s

Giovani
28/07/2003, 21:55
e ele me informou que eu ficaria com um conjunto muito reduzido caso utilizasse a cx. da C10 com a cx. de tracao da Bandeirantes...
Nao sei se procede, o Giovani pode nos responder caso ele jah tenha testado o CJ do brother....

:D Grande Walter!

:D Ainda não roncou... Mas nem precisa. Como ficaria mais reduzido??? A cx. de transferência é 1:1! Na reduzida é que são 2,4:1. Mas nada diferente do Willys. A cx. Toyota só é mais robusta. :wink:
:D Ramiro, qual é seu power train???

walter.andreis
29/07/2003, 00:00
Giovani,
Eh o q eu pensei... mas como eu não sabia a relação da cx. de transf. da Bandeirantes, nem pestanejei quando ele falow...
E olha q o cara ganhou o transparaná umas trocentas vezes! heheheehe... vai entender....

[]´s

ramiro_eli
29/07/2003, 09:15
Oi Walter, Giovani & All!

A mecânica do meu Jeep é:

GM 6cil, c/ pistões de 4''(4.400cc), comando 268 e Webber 44IDF.
Câmbio Clarck 260F + "T" case Willys.

Giovani: A redução de todas as Toyotas é de 2,4 : 1???
a dos Willys é de 3 : 1 certo?
Giovani, voce tem a medida do comprimento do conjunto de transmisão completo da Toyota?
Acredito que no jeep do seu irmão o cardã traseiro deve ser bem curtinho, assim como no meu, portanto, se o conjunto for muito longo não vai caber...
Quantas latinhas voces pagaram no conjunto?

Obrigado!

Marcelo
29/07/2003, 20:16
Ramiro,

A relação da caixa de redução do Willys é 2,46:1 (segundo manual do fabricante), praticamente idêntica à da Toyota. :shock:

[]s reduzidos,

ramiro_eli
29/07/2003, 23:14
Muito obrigado pela informação, Marcelo!!!
Sem querer abusar da sua boa vontade, voce sabe me dizer qual é a relação de redução da Toyota?

walter.andreis
30/07/2003, 00:59
Muito obrigado pela informação, Marcelo!!!
Sem querer abusar da sua boa vontade, voce sabe me dizer qual é a relação de redução da Toyota?

Ramiro,
Estah em uma mensagem logo acima da mensagem do Marcelo... :)
2,4, segundo nosso amigo Giovani...

[]'s

Giovani
30/07/2003, 21:12
Giovani, voce tem a medida do comprimento do conjunto de transmisão completo da Toyota?
Acredito que no jeep do seu irmão o cardã traseiro deve ser bem curtinho, assim como no meu, portanto, se o conjunto for muito longo não vai caber...
Quantas latinhas voces pagaram no conjunto?

:D Olá Ramiro!

:D Não tenho as medidas... E o jeep já não está mais aqui. Mas o cardã traseiro ficou com 9cm de tubo + espiga, luva e cruzetas. O dianteiro ficou com 40cm de tubo! :wink:
:D O Brother pagou 2 paus na caixa e 1 no motor. Mas gastou outro tanto no câmbio, que tava no bagaço... :wink:
[]'s

Luis Assis
31/07/2003, 00:17
:D Ramiro, qual é seu power train???

Desculpe a pergunta idiota, mas o que é power train? Seria Trem de força ou simplesmente Motor? :oops:
[]'s
Gustavo

EduardoLang
31/07/2003, 08:59
Bom dias meus prezados!!!!!

Mais uma que também me deculpo por perguntar, mas não consigo entender nada quando vcs falam, ou melhor, escrevem, algo do tipo 2:4:1 como relação de câmbio etc..... O que seria ??? Quando fala-se de motor, o que é uma taxa de 10:1 ? ? ?


Me desculpem a ignorância, mas não entendo.


Forte abraço a todos.....


SDS

ramiro_eli
31/07/2003, 09:39
Obrigado pela colaboração galera!

Giovani: Eu achei aqui em Sampa, um câmbio 4m + a reduzida por L$ 2.500 , com garantia de 3 meses...Se vcs pagaram 2.000 num cambio "na bagaça", este que encontrei não é caro...

Eduardo:
Quando falamos que a relação de redução é de 2,4:1, quer dizer que quando a reduzida está acionada, ela desmultiplica as rotações da transmisão, ou seja, para cada 2,4 voltas do entalhado do cãmbio o cardan dará apenas 1 volta. Se a reduzida não estivesse acionada, o cardan daria 2,4 voltas tambem, pois a relação é de 1:1.

Taxa de compressão de 10:1 é a relação do volume total da camara de combustão entre o ponto morto superior e inferior do pistão.
ex: Com o pistão no ponto morto inferior, a câmara possui 100cm3 de volume, quando o pistão atinge o ponto superior máximo, esta câmara possui apenas 10cm3....entendeu? Ou complicou?

Marcelo
31/07/2003, 09:54
Eduardo,

Ninguém nasce sabendo, certo?! :lol:

Vamos primeiro explicar as relações do câmbio e reduzida:

A relação do câmbio é a quantidade de voltas que o câmbio dá em relação ao eixo motriz (podemos dizer motor). Cada marcha do câmbio tem uma relação, que exprime essa quantidade de voltas com a marcha relacionada. Assim se temos, por exemplo, uma relação da 1a. marcha 3,5:1 podemos concluir que para cada 3,5 voltas do motor, o "câmbio" (a transferência dessa força) gira 1 vez. Assim quanto mais alta a marcha, mais "leve", ou seja, mais de igual para igual, é transmitida a força do motor para as rodas. Quando temos uma marcha 1:1 tem-se a mesma quantidade de voltas entre motor e câmbio, assim quando temos a relação 0,5:1 podemos concluir que para meia volta do motor e câmbio gira 1 vez.
Com isso, quanto maior a relação mais força e menos velocidade e, quanto menor a relação, mais velocidade e menos força.

Na reduzida é basicamente a mesma coisa, porém ao invés de basearmos o giro no motor, estamos baseado no giro do câmbio com relação à reduzida. Por isso, a caixa de reduzida na posição direta é 1:1 e na posição reduzida é (por exemplo) 2,4:1. Ou seja, para cada volta transmitida pelo câmbio, a reduzida aumenta essa "força" em 2,4 vezes. Dando mais potência e menos velocidade.

É claro que até chegar as rodas, ainda há as relações do diferenciais. Que possuem o mesmo conceito. :)

No motor temos esse valor na taxa de compressão. Sabemos que no 2o. tempo - de um motor de 4 tempos - é a compressão do ar + combustível na câmara de explosão. Quanto menor essa câmara maior será a compressão, resultando mais potência/torque ao motor.
Se temos uma taxa de compressão de 8:1, o motor irá comprimir nessa câmara de explosão 8 vezes a mistura (ar + combústivel) numa única porção. Assim quanto maior a taxa, mais comprimida fica a mistura.
Nos motores a álcool essa taxa é sempre mais elevada devido ao combustível possuir uma combustão menor se comparado com a gasolina.
Quando rebaixado o cabeçote, diminuímos e tamanho da câmara de explosão, aumentando a taxa de compressão e, conseqüentemente, aumentando a potência/torque.

Espero ter ajudado! 8) :lol:
Qualquer coisa, grita. :D :D

[s] esclarecedores,

Leandro
31/07/2003, 13:45
:D Ramiro, qual é seu power train???

Desculpe a pergunta idiota, mas o que é power train? Seria Trem de força ou simplesmente Motor? :oops:
[]'s
Gustavo

Grande Gustavo,
ja que ninguém te respondeu ainda, vou me atrever :lol: :lol: . Pelo que entendi Power Train, é o conjunto mecânico (Motor, câmbio...), e não só o motor. Podem me corrigir se estiver errado.

PessoALL, eu não acho certo ficar se desculpando pelas perguntas :? :roll: . Todos os que hj sabem muito, um dia, tb não sabiam nada, não é mesmo??? :wink:
Bom é isso que eu acho.

Abraços

Leandro

Giovani
01/08/2003, 21:00
:D Ramiro, qual é seu power train???

Desculpe a pergunta idiota, mas o que é power train? Seria Trem de força ou simplesmente Motor? :oops:
[]'s
Gustavo

Grande Gustavo,
ja que ninguém te respondeu ainda, vou me atrever :lol: :lol: . Pelo que entendi Power Train, é o conjunto mecânico (Motor, câmbio...), e não só o motor. Podem me corrigir se estiver errado.

:D Salve galera!

:D Óia eu atrazado de novo... É isso mesmo que eu me referia, todo conjunto mecânico, motor+câmbio+cx. transferência. :wink:
[]'s

ramiro_eli
04/08/2003, 12:08
Giovani:

Qual a relação que o seu irmão está usando nos diferenciais?

Eu andei pesquisando as relações das reduzidas willys(2,46:1) e da Toyota(1,99:1). Como a da Toyota reduz menos que a caixa Willys, meu jipe vai ficar muito "longo" nas trilhas, pois uso a relação 3,54(13X46), que somado aos pneus 33' fica longo pra caramba!

Estava pensando em usar a relação 3,90:1. Esta é fácil de achar?

Giovani
07/08/2003, 15:55
Giovani:
Qual a relação que o seu irmão está usando nos diferenciais?
Eu andei pesquisando as relações das reduzidas willys(2,46:1) e da Toyota(1,99:1). Como a da Toyota reduz menos que a caixa Willys, meu jipe vai ficar muito "longo" nas trilhas, pois uso a relação 3,54(13X46), que somado aos pneus 33' fica longo pra caramba!
Estava pensando em usar a relação 3,90:1. Esta é fácil de achar?

:D Grande Ramiro!

:? Estranho... Uma vez olhei no manual duma Toyota 88, a relação da reduzida... Bom, sua relação de diferencial é looonnngaaaaaa!!! No jeep do meu Brother ficou a original 8/43 ou 5,37:1. Acho que usando uma 9/44 (4,88:1) ficaria ótimo. Mas se vc quer velocidade final... Aí essa 3,90:1 ou 11/43, vc deve encontrar nos Aero Willys. :wink:
:D Veja bem, o jeep do meu Brother é só para trilhas! Ele não quer velocidade final. Chegando à 90 ou 100 Km/h tá ótimo. Mas com a 9/44 vc chega tranqüilo nos 120 Km/h... :wink: E pra quê mais???? :shock: :shock:
[]'s