PDA

Ver Versão Completa : Cadê o óleo?



Aurélio
07/09/2009, 21:24
Engeseiros,

Numa viagem "besta" hoje a tarde, depois de rodar cerca de 35 minutos na Dutra em velocidade média de 100Km/h parei para um lanche e quando o motor entrou em marcha lenta luz do óleo acendeu. :putz:
Imediatamente verifiquei a temperatura do motor e estava ali, nos 85.ºC.
Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou. Pero que si, pero que no, botei cerca de um litro e fui embora.
Agora há pouco, com o motor frio, verifiquei que o nível de óleo está acima do nível máximo.
Vale dizer que antes de sair verifiquei e o nível de óleo estava um pouquinho abaixo do máximo.
Algum dos amigos conhecedores dos mistérios da mecânica saberia dizer o que - ou porque - aconteceu? :shock:
Abs

Luca
08/09/2009, 01:19
Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou.
Fala, Aurélio!
Não entendi bem. O óleo apareceu bem abaixo do meio da marcação da vareta de óleo? É isso?
Mesmo que estivesse abaixo da marcação mínima, não há motivo, isoladamente, para a luz do óleo acender-se. Ela somente acende quando a pressão cai, seja por falta de óleo seja por folga excessiva. Mistério:pensativo:
[]´s

Aurélio
08/09/2009, 06:11
O óleo apareceu bem abaixo do meio da marcação da vareta de óleo? É isso? Mesmo que estivesse abaixo da marcação mínima, não há motivo, isoladamente, para a luz do óleo acender-se. Ela somente acende quando a pressão cai, seja por falta de óleo seja por folga excessiva.
Grande Luca
Logo que parei praticamente não havia marcação na vareta de nível. Porém, cerca de 30min depois, a vareta mostrava o nível de óleo abaixo do meio da marcação, sendo que pela manhã o nível estava bem mais acima.
Com a temperatura elevada o óleo fica menos viscoso, mas não é motivo para acender luz de óleo, certo? Então sobraria a a folga. Mas, que folga? :pensativo:
Abs

Eduardo Velo
08/09/2009, 09:10
Vou dar um chute ... pode ser entupimento em algum duto prox. da tomada de pressão ...
De qqer maneira é bom ficar esperto daqui pra frente ...
Na dúvida tiraria a tampa do comando de válvulas , que é bem simples , e verificaria os dutos ... se tiver alguma obstrução no retorno pode faltar óleo no reservatório ... é chute , mas pode ser isso tb ... rs ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
08/09/2009, 18:11
Acho o chute do EDU o mais provável , o nível já esta um pouco baixo e com dutos entupidos o óleo custará mais a descer . E pela manhã volta a ficar abaixo do meio , SUGIRO ABRIR PARA VER , pois andar sem lubrificação já viu né ? Paulada no lombo .

Aurélio
08/09/2009, 23:35
Amigos,

Obrigado pelas dicas.
Antes de abrir a tampa do comando de válvulasl, fui a uma retífica medir a pressão do óleo, depois de rodar uns 30 minutos na Dutra com velocidade em torno de 110Km/h para efetuar a medição com o motor quente. O resultado foi de aproximadamente 0,8bar em marcha lenta e 5 bar a 4000rpm.
Ou seja, está tudo nos conformes.
Vou verificar agora o funcionamento do medidor de pressão. Acredito que o problema esteja aí.
Abs

Eduardo Valaretto
09/09/2009, 00:25
Aurélio creio que não está tudo bem não.
Não sei qual seu motor, mas tanto no perkinho (q20b) como no maxion a leitura em marcha lenta nunca foi inferior a 3 bar e também nunca foi superior a 4,5 bar em altos rpm.
Sugiro procurar um profissional urgente.

Abraços, e boa sorte.

Aurélio
09/09/2009, 12:23
Opa.
O motor é o MWM Sprint, 4 cilindros, Eduardo.
Segundo o Manual desse motor, as pressões com o motor quente são 0,7bar em marcha lenta e 4,9 bar em rotação nominal (3500rpm).
De toda forma, obrigado pela mensagem. :concordo:
Abs

Angelo T. P.
09/09/2009, 21:13
Uma vez um amigo meu estava com a luz do óleo acendendo, levou em um mecanico e o cara ja quis abrir o motor, o outro disse que era o pescador entupido, e por ultimo um que só trocou a perinha do óleo!
Resolvido o problema! :mrgreen:
Tenta fazer um teste com a perinha do óleo, as vezes ela pode estar começando a dar problema.
Comece pelo mais barato, e vai eliminando os possiveis defeitos.

BoaTrilha
10/09/2009, 10:24
isso já me aconteceu com um palio...

até hj nao sei o que foi....

depois nunca mais aconteceu de novo! fiquei sem entender!

fpc3
10/09/2009, 13:09
Tudo que é mecanico pode ser a casa provisória dos misterios e dos efeitos paranormais.Todos os meus veiculos apresentaram mistérios, a gente acaba virando um padre quevedo de carros.

CAVESO
10/09/2009, 23:58
Aurélio,

Peça para verificar o pescador de óleo no carter.

Semana passada um amigo meu bateu o motor de seu gol com o óleo no nível, mas borras foram se acumulando no pescador que acabou entopindo-o.

Como disse a galera, tirando carter e tampa de balanceiros para dar uma olhada preventiva.

Abração

rodrigo camper
15/09/2009, 09:49
já aconteceu isso comigo, com o mesmo Sprinter, existe uma valvula ao lado do filtro de oléo que regula a pressão, sugiro que a troque logo.

No meu caso começou assim, e foi piorando. O Sprinter e assim!!!

Viva o 14B!!!!!

Francesco Carbone
19/10/2009, 14:26
[QUOTE=Aurélio;977165]Engeseiros,

Numa viagem "besta" hoje a tarde, depois de rodar cerca de 35 minutos na Dutra em velocidade média de 100Km/h parei para um lanche e quando o motor entrou em marcha lenta luz do óleo acendeu. :putz:
Imediatamente verifiquei a temperatura do motor e estava ali, nos 85.ºC.
Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou. Pero que si, pero que no, botei cerca de um litro e fui embora.
Agora há pouco, com o motor frio, verifiquei que o nível de óleo está acima do nível máximo.
Vale dizer que antes de sair verifiquei e o nível de óleo estava um pouquinho abaixo do máximo.
Algum dos amigos conhecedores dos mistérios da mecânica saberia dizer o que - ou porque - aconteceu? :shock:
Abs[/QUOT



Mais um palpite:
Quando instalei meu MWM, ele ficou um pouco elevado ( empinado) devido a posição do câmbio e caixa de trasnferência. Com isso fui obrigado a refazer a marca da vareta de óleo. Adotei o procedimento de esgotar otodo óleo e colocar a quantidade certa.......esperei baixartodo óleo para o carter e assim marquei a vareta......Pode ser que isso tenha deixado em dúvida quanto ao nível de óleo por estar com o nível diferente do recomendado ...... A pressão do óleo está correta, pois o meu tb trabalha nessa faixa que vc mencionou.......seria interessante começar pelo mais barato que seria fazer a verificação da cebolinha do óleo, bem como por a=onde corre a fiação ( ela pode ter entrado em curto).......Outra coisa importante que adotei no meu MWM. Por ter relação curta e andar com a bomba aberta, nas trocas de óleo eu intercalo colocando 1 litro de BARDHAL B-12 para diesel.......Faço isso por andar com rotação elevada em estradas ( 3.100 rpm) e por criar uma película protetora na camisa dos cilindros, observando que geralmente usamos diesel para lavar peças, e trabalhando com a bomba aberta,temos a injeção de uma quantidade maior de diesel nos cilindros e esse diesel pode "lavar" as paredes dos cilindros causando um atrito maior e diminuindo a vida do motor......Com a adição de BARDHAL, minimizo o problema de lubrificação, mantenho o eixo da turbina protegido ( mesmo em baixas rotações e marcha lenta). ....Mas não se deve, ao meu ver, colocar o B-12 em todas as trocas, pois ele pode criar uma borra de carbono no sistema e entupir galerias e pescador. .....faço as trocas a cada 5.000km e uso óleo CASTROL RB 15w40 ( do cachorrinho) ou IPIRANGA 15w40........A qualidade do óleo e o tempo de uso dele pode ser um dos motivos de fazer acender a luz espia do óleo......
Segue anexo um manual do MWM SPRINT.....

ABS