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Ver Versão Completa : Falta de potência - Hilux SRV 3.0 Turbo



Roberto Nunes
07/09/2009, 20:00
Olá a todos ! sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vcs. Recentemente comprei uma Hilux SRV 3.0 TD 2003 que está com 130.000 km e acho que ela está muito “xoxa” para os 116 cv pois não pode ver uma subidinha que começa a perder velocidade e pedir marcha. Na estrada tem subidas que eu fazia em 5ª marcha a 110 km/h com uma L200 de 87cv que eu tinha antes agora faço em 4ª ou até terceira e mesmo assim a velocidade cai para 80/90 km/h. Já levei a pickup numa oficina onde levava a minha L200 e fizeram uma revisão na bomba injetora, limparam os bicos e mandaram fazer a reprogramação eletronica dela na única oficina que faz esse serviço em Aparecida de Goiás (informação confirmada pelo SAC da Toyota) mas apesar de o desempenho ter melhorado no plano ainda continua fraca quando pego subidas. A pressão da turbina já foi verificada e está ok. Todos os filtros já foram trocados. Outra coisa que também achei estranho é o consumo - em torno de 8km/l na estrada a 100km/h. Gostaria de saber se vcs podem me ajudar me dando uma idéia do que pode estar acontecendo ou se ela é assim mesmo. Outra coisa que preciso é indicação de um mecânico que conheça bem esse motor - 1kzte - para eu poder levar a pickup. Desde já agradeço a ajuda. Abraços.

dpab
07/09/2009, 20:13
É difícil afirmar alguma coisa, mas eu, no seu lugar, trocaria os bicos injetores.
Muitas vezes só limpar e calibrar os bicos não resolve, só trocando mesmo.
Mas vamos aguardar a opinião dos nossos amigos mais experientes...
Um abraço, Delfim

Tadi
10/09/2009, 18:30
Olá a todos ! sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vcs. Recentemente comprei uma Hilux SRV 3.0 TD 2003 que está com 130.000 km e acho que ela está muito “xoxa” para os 116 cv pois não pode ver uma subidinha que começa a perder velocidade e pedir marcha. Na estrada tem subidas que eu fazia em 5ª marcha a 110 km/h com uma L200 de 87cv que eu tinha antes agora faço em 4ª ou até terceira e mesmo assim a velocidade cai para 80/90 km/h. Já levei a pickup numa oficina onde levava a minha L200 e fizeram uma revisão na bomba injetora, limparam os bicos e mandaram fazer a reprogramação eletronica dela na única oficina que faz esse serviço em Aparecida de Goiás (informação confirmada pelo SAC da Toyota) mas apesar de o desempenho ter melhorado no plano ainda continua fraca quando pego subidas. A pressão da turbina já foi verificada e está ok. Todos os filtros já foram trocados. Outra coisa que também achei estranho é o consumo - em torno de 8km/l na estrada a 100km/h. Gostaria de saber se vcs podem me ajudar me dando uma idéia do que pode estar acontecendo ou se ela é assim mesmo. Outra coisa que preciso é indicação de um mecânico que conheça bem esse motor - 1kzte - para eu poder levar a pickup. Desde já agradeço a ajuda. Abraços.
Voce deve fazer uma limpeza na bomba injetora. Se nenhuma luz de advertencia está acesa é provavel que seja somente a parte mecanica da mesma. Alguma sujeira, etc.

FJV
10/09/2009, 19:04
Que pneus ta usando e qual a pressao usado ?

carneirosousa
10/09/2009, 19:20
A minha sw4 2000 3.0 D, estava com problema parecido, eu chegava a pensar até que minha Ranger 2.5 2001 112cv tinha mais potência, mais bastou colocar combustivel de boa procedência e adicionar um aditivo para limpeza de bicos para que a fera mostrasse a sua força, faça uma drenagem no tanque também e veja o filtro de ar, pois a entrada de ar dessas máquinas é no paralamas direito (pega muita impureza) e se não tiver bem protegida pode entrar até pequenas pedras e o filtro não estando bom !! já viu o que vai acontecer.
descubra o problema e coloque aqui pra nós ficarmos sabendo.
Ronaldo(carneirosousa)
sw4 2000 3.0D

Roberto Nunes
14/09/2009, 18:13
Agradeço os comentários e dicas enviados mas pelo jeito o buraco é mais embaixo pois acho que já fiz tudo o que recomendaram, exceto trocar os bicos e isso eu acho que vai ficar caro e não vai resolver pois o bombista me falou que os meus bicos estão em ordem. Quanto aos pneus que o FJV perguntou, estou rodando com BF AT 265/75-15 mas já fiz o teste com pneus originais mais finos e não mudou praticamente nada. Todos os filtros já foram trocados duas vezes... o diesel que coloco é de primeira... a bomba e o bico estão limpos... a pressão da turbina está ok... outro dia fui numa oficina passar o scanner e a parte eletrônica está ok... mas não adianta... chega na subida eu não acompanho nem Uno Mille (dos antigos)... se eu tirar o pé então estou ferrado porque ela não tem retomada nenhuma... o giro demora a subir e só melhora um pouco quando entra o turbo... estou pensando em procurar algum mecânico que tope enfrentar esse desafio... outro dia falei por telefone com um que me disse que poderia ser alguma coisa com o pescador de combustível que “puxa” pouco combustível na subida... também disse que poderia ser escapamento entupido... espero encontrar logo uma solução pois estou com ela faz 3 meses e até agora ainda não senti prazer em dirigí-la... fico no aguardo de mais comentários e assim que eu encontrar a resposta para esse problema eu conto no forum !!!

dpab
14/09/2009, 19:18
Não sou nenhum expert, mas a hipótese de problemas com a exaustão de gases (escapamento entupido) pode fazer sentido.
Outra coisa que me ocorreu, embora eu possa estar falando uma grande bobagem, é com relação à embreagem da sua viatura... Será que ela está boa? Um abraço, Delfim.

FJV
14/09/2009, 20:29
Roberto,

Nao vamos nos entregar p L200 nao, apesar que voce ja verificou tudo. O seu Hilux ficou muito tempo parado antes de voce comprar ele ?
Sobre o pescador, eu nao sei se no fundo do tanque tem um peneira, mas pode ser algo mais grosso que entrou (pano ?) e tampou quase inteiro. Ja vi num cabeca de filtro de Bandeirante um pedaco de madeira, tambem quase nao puxava mais e nem com troca de filtro melhoria.
Escapamento entupido p mim nao e, porque voce nao ia alcancar alta rotacao (bastante volume de ar) nas retas tambem. Mas nao quero descartar este opcao, porque e quase a ultima opcao.
No meu SRV 2002 ja tive varios tamanhos de pneus, agora estou com os originais, 235/75*15, com 35 libras e assim eu consigo chegar a 9 de media. Ja tive ate 31* 10.5, estou com media de 8,31 ate agora (+ de 100 000km)
Agora tem uma subida que eu faço com 120, sem carga, sozinho, sem a/c ligado. Em 4 pessoas, ou A/C ja cai p 110-105. Retomada, so cambiando. Agora A/C e num dia quente, ai se sente falta de um intercooler, porque a noite (p casa) ela anda muito mais do que as 2-3hrs da tarde.

att, FJV

Aiello
14/09/2009, 20:56
Apesar de toda parte de injeção ter sido checada, converse com o mecanico, ou leve em outro, para verificar o sincronismo e avanço da bomba injetora. Veirifique também a compressão do motor. Essa Km é baixa pra já apresentar esse tipo de problema, mas não se sabe como era feita a manutençao do veículo.

Abraços

Tadi
15/09/2009, 22:02
Agradeço os comentários e dicas enviados mas pelo jeito o buraco é mais embaixo pois acho que já fiz tudo o que recomendaram, exceto trocar os bicos e isso eu acho que vai ficar caro e não vai resolver pois o bombista me falou que os meus bicos estão em ordem. Quanto aos pneus que o FJV perguntou, estou rodando com BF AT 265/75-15 mas já fiz o teste com pneus originais mais finos e não mudou praticamente nada. Todos os filtros já foram trocados duas vezes... o diesel que coloco é de primeira... a bomba e o bico estão limpos... a pressão da turbina está ok... outro dia fui numa oficina passar o scanner e a parte eletrônica está ok... mas não adianta... chega na subida eu não acompanho nem Uno Mille (dos antigos)... se eu tirar o pé então estou ferrado porque ela não tem retomada nenhuma... o giro demora a subir e só melhora um pouco quando entra o turbo... estou pensando em procurar algum mecânico que tope enfrentar esse desafio... outro dia falei por telefone com um que me disse que poderia ser alguma coisa com o pescador de combustível que “puxa” pouco combustível na subida... também disse que poderia ser escapamento entupido... espero encontrar logo uma solução pois estou com ela faz 3 meses e até agora ainda não senti prazer em dirigí-la... fico no aguardo de mais comentários e assim que eu encontrar a resposta para esse problema eu conto no forum !!!
Neste caso não é a parte mecanica da bomba que está com problema e sim a parte eletronica. Existem poucas empresas que trabalam com equipamentos para analisar este tipo de bomba. Quando eu trabalhava na concessionaria Toyota, somente em Goias faziam este serviço, mas agora ja tem varias. Procure nas assistencias Bosh que eles tem o catalogo de quais empresas fazem este reparo. Aqui na minha região somente em São Jose/SC trabalha com esta bomba.

Fernando Figueiredo
16/09/2009, 11:22
Já que vc é São Paulo, dá uma conversada com o pessoal da Zergo www.zergo.com.br
A oficina era na Vila Leopoldina, mas mudaram para o começo da Ahnanguera. São Autorizados Bosch e trabalham com toda a linha diesel, inclusive o dono tem ou tinha Hilux.

Boa sorte.

Fernando

Roberto Nunes
20/09/2009, 11:16
Agradeço a todos pelas dicas que me deram. Fui a 3 lojas de escapamento em SP e todas me disseram que a vazão do meu escapamento está ok. Não usaram nenhum equipamento mas o pessoal dessas lojas me pareceu bastante seguro do que falou.
A embreagem eu troquei faz pouco mais de 1.000km, mas estava meio duro e acabei colocando uma recondicionada numa mecânica que faz isso há mais de 20 anos chamada LENAF e me parece que está em ordem.
O tanque eu mandei limpar nessa semana na NASSIF SOLDAS e agora está zerado. O pescador tinha um pouco de sujeira mas nada que afetasse o desempenho.
Os pneus BF 265/70-16 AT que uso devem mesmo segurar o carro um pouco, mas a minha queira é nas retomadas e na sustentação da velocidade em subidas.
Pode ser que isso seja uma característica do motor, mas para ter certeza que está tudo ok acho que vou mesmo levar em outra oficina pois perdi a confiança na Cataldo onde fiz o serviço e que mandou inclusive a bomba para Goiás na oficina que o Tadi mencionou. Sei que a Zergo como o Fernando sugeriu é muito boa mas o problema é que eles são bem careiros. Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda e assim que eu tiver alguma novidade compartilharei aqui no forum. Valeu !!!

Rogério Tortato
07/10/2011, 22:43
Roberto Nunes,

e aí, voce conseguiu descobrir o que tinha sua hilux?

abração.

EGIDIO WEEGE
09/10/2011, 23:07
Roberto boa noite Recentemente adquiri minha sw4/98 e na primeira viagem que fiz no retorno voltei a uma velocidade de 60km/h, troquei filtro limpei tanque e quando estava preparado para abrir a bomba estive em outro bombista que retirou o cano de entrada de combustível na bomba retirou o parafuso aquele com furo no centro ali por traz existe um filtro que parece uma caneta passaram ar comprimido e colocaram tudo no lugar. Ficou ótimo. QUEM SABE NÃO SEJA POR AI. UM FORTE ABRAÇO

Roberto Nunes
12/10/2011, 16:46
Rogério, depois de uma verdadeira maratona tentando resolver o problema, finalmente a solução foi encontrada: era mesmo a bomba injetora. O pessoal da oficina Cataldo mandou para Goiás para revisar e me cobraram mais de R$ 3.500,00. O pior é que voltou quase do mesmo jeito e acabei indo para outra oficina chamada MGM Diesel que fica em Santo André e que também é representante da empresa de Goiás e eles finalmente resolveram o problema na garantia. O desempenho melhorou muito mas mesmo assim resolvi colocar um intercooler e ficou melhor ainda. abs.

Rogério Tortato
13/10/2011, 18:40
Roberto,

me passa o número dessa MGM Diesel porque minha hilux tá desse jeito.

se não for incomodar demais, diz aí como botou intercooler. qual o esquema, botou na frente? onde? qual intercooler usou?

abração.

Roberto Nunes
14/10/2011, 10:03
Rogério,

Não me lembro o nome da pessoa que me atendeu na MGM Diesel mas o telefone deles é 4479-5800.

Sobre o intercooler, depois de muita pesquisa acabei fazendo numa oficina no ABC em aço inox. A única coisa que é em PVC são as conexões. Instalei ele frontal mas para isso tive que fazer um furo na lataria para passar o cano de inox. Vai fazer um ano que instalei e ficou em torno de R$ 1.800,00. Na época eles estavam com problema de mão de obra para instalação mas pelo que sei agora eles estão mais estruturados. A oficina se chama supercooler e os telefones são (11) 2374-8954 (11)7895-7452 – 9*81058. Pode falar com o Marco Rossi. Após a instalação do intercooler não percebi muita mudança no consumo mas o motor anda sempre mais cheio e com mais potência. qualquer outra dúvida estou às ordens ! abs.

Rogério Tortato
15/10/2011, 12:01
Roberto,

mais uma coisa, voce mencionou duas MGM diesel, uma em Goias, outra em Santo André. esse telefone aí é de qual? qual seria o prefixo?

grato.

Roberto Nunes
16/10/2011, 10:18
Rogerio, o prefixo é 11. Na verdade a oficina que fica em Goiás é a única do Brasil que trabalha com a parte eletronica da bomba da Hilux 3.0 turbo. Até a própria Toyota manda as bombas para lá pois também não tem equipamento. Isso foi confirmado pela própria Toyota pois entrei em contato com eles para saber se era verdade. O que acontece é que vc precisa levar a Hilux em alguma oficina para verificar qual o problema da bomba injetora. Se for alguma parte mecanica, o bombista mesmo pode consertar mas se for eletronica, vai ter que mandar para Goiás. Se essa oficina for autorizada da oficina que ficam em Goiás fica fácil pois eles já tiram a bomba mandam para lá recebem de volta e depois instalam de novo. Sei que a MGM faz isso mas com certeza devem ter outras que fazem isso também, inclusive as próprias concessionárias Toyota. Qualquer outra dúvida fique à vontade. abs. Roberto

Florencio
13/01/2012, 18:21
Falta de potência - Hilux SRV 3.0 Turbo

[/URL] (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/62084-falta-de-potencia-hilux-srv-3-0-turbo.html#)[URL="http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/62084-falta-de-potencia-hilux-srv-3-0-turbo.html#"]


Olá a todos ! sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vcs. Recentemente comprei uma Hilux SRV 3.0 TD 2003 que está com 130.000 km e acho que ela está muito “xoxa” para os 116 cv pois não pode ver uma subidinha que começa a perder velocidade e pedir marcha. Na estrada tem subidas que eu fazia em 5ª marcha a 110 km/h com uma L200 de 87cv que eu tinha antes agora faço em 4ª ou até terceira e mesmo assim a velocidade cai para 80/90 km/h. Já levei a pickup numa oficina onde levava a minha L200 e fizeram uma revisão na bomba injetora, limparam os bicos e mandaram fazer a reprogramação eletronica dela na única oficina que faz esse serviço em Aparecida de Goiás (informação confirmada pelo SAC da Toyota) mas apesar de o desempenho ter melhorado no plano ainda continua fraca quando pego subidas. A pressão da turbina já foi verificada e está ok. Todos os filtros já foram trocados. Outra coisa que também achei estranho é o consumo - em torno de 8km/l na estrada a 100km/h. Gostaria de saber se vcs podem me ajudar me dando uma idéia do que pode estar acontecendo ou se ela é assim mesmo. Outra coisa que preciso é indicação de um mecânico que conheça bem esse motor - 1kzte - para eu poder levar a pickup. Desde já agradeço a ajuda. Abraços.

Caro Roberto!
Minha querida hilux 2001/2002 3.0 tb esta com este problema, na reta vai a 140km pra mais, mais numa subidinha qualquer tenho que colocar 1ª macha e traçar, isto se não precisar reduzir. O caso é grave, filtros novos, aditivos, limpeza do tanque, rastro na consessionaria e nada, na lenta acende uma luz no painel acusando bomba injetora, quando acelera ela apaga, mais é só ver uma pequena subida que me dessespero, bombista não acha nada, vc acha que devo ir até a consessionaria mandar tirar a bomba e mandar para Goiania ?? nesta unica empresa que mexe nesta bomba no Brasil?? pergunto quanto fica o reparo desta bomba em media? será que em Campo Grande - MS tem algum bombista que faz esta bomba? se tiver alguem que sabe desde já agradeço.

Amadeus123
14/01/2012, 22:18
Falta de potência - Hilux SRV 3.0 Turbo
Caro Roberto!
Minha querida hilux 2001/2002 3.0 tb esta com este problema, na reta vai a 140km pra mais, mais numa subidinha qualquer tenho que colocar 1ª macha e traçar, isto se não precisar reduzir. O caso é grave, filtros novos, aditivos, limpeza do tanque, rastro na consessionaria e nada, na lenta acende uma luz no painel acusando bomba injetora, quando acelera ela apaga, mais é só ver uma pequena subida que me dessespero, bombista não acha nada, vc acha que devo ir até a consessionaria mandar tirar a bomba e mandar para Goiania ?? nesta unica empresa que mexe nesta bomba no Brasil?? pergunto quanto fica o reparo desta bomba em media? será que em Campo Grande - MS tem algum bombista que faz esta bomba? se tiver alguem que sabe desde já agradeço.


Tive um problema semelhante, quando comprei minha SW4 97, sofria pra subir morro, na estrada era normal, mas nas subidas lá vinha aquela fraquesa, levei em toda parte e ninguém descobria o que era, até que em 2009 trinquei o cabeçote devido a superaquecimento (meu caso está descrito no tópico cabeçote da SW4 ou coisa assim) que houve por eu não perceber uma rachadura no radiador que consumiu minha água. Pois bem, durante a troca do cabeçote o mecânico detectou que uma das válvulas estava com problema e eu andava só com 3 cilindros, o quarto não tinha força, Assim que o motor foi montado e subi uma ladeira a viatura subiu com um ânimo que eu desconhecia, vencendo com facilidade a subida sem requerer aquelas reduções que eu costumava fazer, ou seja, de uma desgraça veio a minha salvação pois já pensava em vender a SW4, por achar fraca!

Rodrigo_Gurgel
22/05/2015, 11:40
Pessoal, estou escrevendo neste post na esperança de conseguir alguma ajuda para melhorar o rendimento de minha viatura que no caso é a mesma Hilux 3.0 Turbo Diesel ano/mod 2002/2003 1KZTE.

Li acima que nosso amigo Roberto teria resolvido seu problema da Bomba injetora e depois teria colocado o inter cooler para ficar "Melhor ainda", pois bem.

Também percorri já quase a mesma maratona, desde que adquiri a viatura , uns 10 meses atrás tudo foi trocado e revisado, filtros, correias, até mesmo uma revisão detalhada na bomba, mas o rendimento dela , apesar de ser melhor que de uma 2.8 aspirado , ainda deixa um pouco a desejar, numa estrada com o carro lotado ela dá canseira mesmo.

Há tempos estou procurando uma solução para melhorar este desempenho e sei que o intercooler é uma da mais indicadas neste caso, ocorre que não basta colocar o intercooler , precisa também mexer na demanda de combustível e aí que vem o drama, essa bomba é uma m... mosca branca, meio mecanica meio eletronica, e ninguem diz que mexe, falei com o Mauricio da Rasch Motoren e ele falou a mesma coisa, que faria a colocação do intercooler mas... a bomba ... e por aí vai.

Daí a pergunta pessoal alguém pode me ajudar caso tenha acontecido parecido? qual seria uma possível solução? trocar a bomba? uma manual? ou melhor a eletrônica, seria mesmo possível fazer esta adaptação? ou não valeria a pena?

Agradeço qualquer ajuda dos colegas.
Abs
Rodrigo

AlonsoFausto
22/05/2015, 14:43
Para intercoolar o 1KZ-TE não há necessidade de "abrir débido" da bomba. Os sensores compensarão a quantidade de combustível para a nova e maior quantidade de ar. Pode intercoolar e não precisa fazer absolutamente nada.

Rodrigo_Gurgel
25/05/2015, 18:19
Para intercoolar o 1KZ-TE não há necessidade de "abrir débido" da bomba. Os sensores compensarão a quantidade de combustível para a nova e maior quantidade de ar. Pode intercoolar e não precisa fazer absolutamente nada.

Opa Fausto tudo bom?! Obrigado pela sua resposta. me conta como é? você fez na sua SW 2002? qual foi o resultado?

Abs
Rodrigo