PDA

Ver Versão Completa : limpador do farol



gbpereira
20/12/2004, 01:50
Alguem sabe onde encontar ou qual motor serve para os limpadores do farol do niva




" BONS MENINOS VÃO PARA O CEÚ"

" OS JIPEROS VÃO A QUALQUER LUGAR"

Eduardo Velo
20/12/2004, 10:18
Pereira , arranca essa tranqueira e joga fora , hehehe ...
VC tem certeza que o motor pifou ??? , os conectores ficam com muita terra e acabam ficando com mal contato ...
entra nesse site se cadastra que alguém pode querer jogar fora e vc pega ...

http://www.nivaclubeabc.com.br/

[]s...

quimico2
27/12/2004, 16:21
Pereira :

Na minha opinião, não devemos retirar o motorzinho dos limpadores não ...

Se não for mal contato nos terminais, retire o motor e abra-os. Eles são selados com uma resina, mas com uma micro retifica e paciencia, vc libera os parafusos e abre.

No meu caso, era apenas uma haste que havia saido do lugar ( escapado do eixo de acionamento ), foi apenas recolocar e selar com silicone. Faz 01 ano que fiz e está perfeito.

Qualquer caso, com certeza na Sarancar tem.

[]´s sem barro

gbpereira
27/12/2004, 22:05
Quimico 2

Estou fazendo isto retirei o motor e estou restaurando ele pois acho quie entrou agua nele durante muito ele estava todo esbranquiçado e com algumas partes enferrujada, chave de retorno para repouso estava com um dos contatos oxicidado e coisitas mais, ainda estou em processo de restauração mais estou registrando todos os passos para que possa ser colocado no site quando acabar posto aqui o link



valeu pela atenção

Waldyr Corcovia
26/01/2006, 16:40
Pessoal,

Os limpadores de farol do meu Niva funcionam muito bem, acho ótimo isso já que muitos não funcionam ou foram jogados fora mesmo. Meu problema é como substituir as palhetas, alguém sabe o que dá pra fazer neste caso? Existe algo que possa ser adaptado ou tem que ser inventado uma coisa parecida para substituir?

Waldyr Corcovia
Itu SP
Niva 91

Cavalcante
26/01/2006, 21:49
Se você descobrir, favor informar, estou quebrando a cabeça com isso desde que comprei o meu...

Leandro Chico
27/01/2006, 10:32
Na Sarancar tem tanto a haste qto o motor, talvez eles tenham a palheta tb...

www.sarancar.com.br

[]s!

christian govastki
27/01/2006, 14:07
Os limpadores de fárois tem algumas particularidades interessantes, principalmente para aqueles que acham que os seus estão quebrados:
1 - Eles só funcionam com o farol ligado (parece imbecilidade, mas durante muito tempo achava que o meu estava quebrado justamente por causa disto)
2 - Os fusíveis estão situados próximos ao mesmo. E o pior, são de vidro, e de um tamanho anormal, que é um meio termo entre aquele que só tem as duas cabeças de metal e o normal de vidro. Há duas soluções possíveis, uma usar o fusível de vidro de eletrônica, que é de um tamanho intermediário e usar dois discos de metal para adaptar o fusível (solução que adotei) ou trocar o porta-fusível

Na RDL em Curitiba tem só a palheta de borracha. É bem mais barato (quando comprei a mais ou menos 1 ano paguei 6 reais em cada) e não precisa trocar a haste.

Cavalcante
27/01/2006, 20:21
christian, tem o telefone da rdl?

a sarancar não tem a palheta.

em tempo: outra alternativa é mudar o comando dos limpadores para que funcionem de forma independente do acendimento dos faróis. quanto aos fusíveis: aquilo é uma tranqueira, no lugar onde está só presta pra oxidar e/ou encher de barro. o ideal é retirar aquilo, passar a fiação direto para a caixa de fusíveis e aí sim instalar um fusível de 10 A para os dois motores. Existem duas ou três posições de fusíveis reserva, é só ver no manual do mecânico (disponível na seção de downloads do fórum), na seção 7.

christian govastki
30/01/2006, 10:12
Cavalcante

Eu tenho comprado com certa regularidade peças lá na RDL, em geral eles apresentam preços melhores que o Albino, Marli e outros, principalmente para que é de fora e tem que pagar frete.

Até o momento sem problemas no despacho e na entrega, ele sempre manda com a NF junto. PS, eles trabalham com Banco do Brasil.

Os dados da RDL são:
Av. Prefeito Omar Sabbag, 526 - Jardim Botânico
Curitiba - Paraná
CEP 80.210-000 - (41) 363-0070

ou através do e-mail:
rdlpecas@bol.com.br

lhneves
30/01/2006, 10:36
Também estou interressado em restaurar o meu. Sei que não vou usá-lo muito, mais o carro fica mais original. Preciso das palhetas , os motores estão funcionando. O reservatorio de agua foi retirado e vou
ter que refaze-lo. Ouvi dizer que existe um reservatoria para Uno com 2 motores. Acho que fica mais facil adapta-lo do que colocar um segundo reservatorio.

lhneves
31/01/2006, 09:29
Liguei na Rdl e varios outros lugares. Só tem usado, e geralmente em más condições. Acho que novo só na Russia ou no Uruguai. Ví uma vez um revendedor no Uruguai que importa peças de Niva. Não guardei a pagina e agora não encontro. Se alguem souber ????

christian govastki
31/01/2006, 09:43
Prezado LhNeves

O que vc precisa é do bracinho ou da palheta em borracha? Eu comprei a palheta de borracha nova na RDL, agora se for o bracinho, ai acho que vc só vai achar usado mesmo. O que danifica, em geral, é a borracha, que é separada do braço e pode ser substituida.

lhneves
31/01/2006, 11:24
Christian, preciso da palheta mas eles não têm nova para vender. Achei algumas usadas apenas. Estou quase desistindo e colocando as que eu tenho lá em casa e que estão bem desgastadas.

MANFREDI
31/01/2006, 15:14
Christian, essa dica dos limpadores só funcionarem com os faróis ligados pode ser a "luz no fim do túnel" pra mim e meu Niva com vários problemas elétricos.

Grande abraço e ai desistiu de vender o Papai Smurf?

Cavalcante
31/01/2006, 15:23
Os limpadores de faróis só funcionam com o farol ligado porque o condutor ligado ao botão de acionamento vem do relé de farol, logo só é energizado com os faróis ligados...

christian govastki
31/01/2006, 18:14
Prezado Manfredi, se surgir um projeto que estou esperando não será mais necessário vender o PapaiSmurf, mas caso contrário.... :cry:

santiagoniva
03/02/2006, 13:15
Pessoal, não se com´pliquem mais.....!!! joguem fora o velho ! Eu comprei novo pela internet da Russia da Ural Lada. O Kit completo de 02 motores, hastes e paletas com gasto de enviao ao brasil custa U$ 60.... Vale a pena demoro 15 dias em chegar. So enviar marcado por e-mail a peça numa vista explodida do manual de partes do niva, e eles confirmao para voces. Logo faz o pagamento via cartão de credito.
O endereço e www.ladaparts.ru

Santiago

ferchina
18/07/2006, 13:05
Camaradas, revisei os motores e estão funcionando (fiz o teste ligando direto na bateria), mas quando ligo nos conectores não funcionam, os conectores são três fios (preto(-), branco(-) e amarelo(+), testei com um multímetro e sem acionar o botão os fios estão energizados e quando aciono o botão nada muda, testei o botão e parece estar certo, nele entram 3 fios (rosa, amarelo e verde), fiz tudo com o farol ligado, alguém tem um esquema do circuito mas simples pq achei um no manual do mecânico mas não consegui entender ou alguma dica?
vlw

pedrodoniva
19/07/2006, 01:44
nao sei nao o q acontece no seu viu...o meu foi só apertar aquele butaozim com os farois ligados que tudo funcionou perfeitamente...e eu fikei 6 meses achando que estavam quebrados!uhauehaueaueaeuaheuahueae

emtsuhako
19/07/2006, 07:49
Fernando, me passa seu e-mail que a noite eu enviarei um esquema que tenho lá em casa... está no formato JPEG, qualidade média, mas é só dar um zoom que dá para entender... meu e-mail: emtsuhako@yahoo.com.br

Rones Jr
19/07/2006, 13:10
Caraca, estes limpadores são maior charme do Niva, mas a dor de cabeça é bem maior....
No meu era assim: funcionava só com os farois acesos. Depois pirou o kabeçote e disparava sozinho...depois passou a ter fuga de corrente ....era o dito. ...depois tirei o fusível na caixa interna do carro e continuava a ter fuga...até que descobri que os danados tinham um outro fusível, que fica no fio antes da chegada deles...são de um padrão diferente dos nacionais. Tirei os fusíveis e deixei desligado (até hj)....não houve mais fuga de corrente.
E depois, estes limpadores foram feitos para neve....com lama tende a arranhar os faróis....quando a neve chegar aki no ES eu religo os danados!!!

pedrodoniva
19/07/2006, 13:44
Nao faz muito sentido os limpadores serem feitos para a neve pq com o calor que os faróis liberam,nao há neve que nao aguente virar água,aheuhaeuhaeuae....será que nao foram feitos mesmo para lama??

ferchina
19/07/2006, 19:21
Nao faz muito sentido os limpadores serem feitos para a neve pq com o calor que os faróis liberam,nao há neve que nao aguente virar água,aheuhaeuhaeuae....será que nao foram feitos mesmo para lama??

olha, acho q a neve deve resistir sim, imaginem -40ºC....mas como Rone disse, vale pelo charme...

emtsuhako
19/07/2006, 19:51
Rones, os limpadores só funcionam com o farol acesso mesmo. Serve pra neve e lama, mas se o esguicho não estiver funcionando, a tendência é, com o tempo, os limpadores riscarem os faróis por causa do atrito...

Cavalcante
19/07/2006, 21:56
O limpador sem o esguicho realmente não serve pra nada a não ser riscar os faróis. É o que acontece com o limpador de pára-brisas sem o esguicho ser ligado. Espalha barro, pedra e areia pelo vidro, riscando ele todo.
Para que os limpadores funcionem sem o farol aceso, basta conectar a alimentação do botão do limpador a um ponto com alimentação direta. A conexão original vem da alimentação da bobina do relé de farol baixo. É bom também colocar um relé para acionar os limpadores e capar os fusíveis individuais para cada limpador (depois do conector final deles), puxando a alimentação de um dos fusíveis reservas da caixa de fusíveis (no manual do mecânico, na seção de elétrica, tem a descrição das funções de cada um dos fusíveis).

Nivoide
02/07/2007, 21:39
Tem algum esquema para retirar e abrir os motores? to restaurando os meus, funcionam mas com o curso meio errado.
As palhetas já eram e nao achei na RDL. Fiz uma artesanal mas nao prestou...

emtsuhako
02/07/2007, 21:53
Dilmar, a Marli, da Sarancar, tem as palhetas do limpador de farol...

Carlão Pinheiro
06/07/2007, 12:32
Neste link : http://www.parque4x4.com.ar/lada/rejilla/index.html, no fim da página.
O cara fez um esquema com os limpadores.

Girti
06/07/2007, 15:41
Sou adepto da originalidade, mas, no caso particular dos limpadores, resolvi retirar os mesmos em meus últimos 2 Nivas.Por que? Os principais motivos são:
- quando funcionam no seco (a cada vez que, de noite, com os faróis acesos, você acionar os limpadores de parabrisas, eles irão funcionar também, mesmo sem que você queira), eles estão riscando os faróis do carro;
- quando você precisar retirar a grade para manutenção (troca de lâmpadas, por exemplo), precisa sempre desmontar estes limpadores, totalmente inúteis no Brasil, pois são destinados a limpar neve (!!!)

Nivoide
22/12/2007, 01:52
Tentei fazer uma plaheta melhorada pegando a ideia dos hermanos, usando borracha de limpador mesmo mas nao prestou...
Ainda nao consegui arrancar os motores! Como fazer?

Peter
22/12/2007, 09:28
Dilmar

Tira os limpadores de farol,a grade,tira uma capinha de borracha ou plastico que fica no eixo,tira a porca e empurra de fora pra dentro do cofre do motor pelo eixo do motor do limpador com cuidado.:concordo::concordo:

Nivoide
22/12/2007, 15:19
Boa peter, agora ententi onde ta enroscado!
Valeo a dica!

Flugêncio
22/12/2007, 21:02
Nivoíde,

Hoje estive fuçando nas tranqueiras de Niva que tenho em casa e encontrei dois motores dos limpadores dos faróis e duas palhetas em excelente estado e mais duas que servem só as hastes. Se lhe interessar é só mandar uma MP.

UENIRI
23/12/2007, 11:33
Flugêncio, se por acaso o nosso amigo ñ se interessar, fale comigo. ok
abçs

Leandro Telles
01/02/2012, 08:41
Pessoal,

tive uma notícia boa...a Marli da Sarancar me informou que irá começar a produzir a palheta do limpador....em breve ela deverá começar a vender...ela disse que será praticamente idêntica...a mesma borracha e com o arame por dentro...vamos aguardar pois o meu limpador funciona, mas a palheta esta uma tristeza....

Abraços!

tiagogermann
17/12/2014, 13:02
E ai pessoal.. Alguma notícia das palhetas de farol?? Revorei tudo que é site e não encontrei

tiagogermann
18/12/2014, 16:01
ACHEI AS PALHETAS NA DIÓRIO PEÇAS - dioriopecas@hotmail.com

Bacarji
19/11/2017, 18:34
Olá amigos!
Aproveitando o post... sei que já faz algum tempo... mas gostaria de tirar uma dúvida: tenho um niva 1998 que possui os motores de limpador de farois... hastes .. palhetas etc... Alguem saberia me dizer onde aciona o limpador? nesse modelo não tem o botão no painel (versão niva 1991). Valeu!



Alguem sabe onde encontar ou qual motor serve para os limpadores do farol do niva




" BONS MENINOS VÃO PARA O CEÚ"

" OS JIPEROS VÃO A QUALQUER LUGAR"

xibiu!!!
19/11/2017, 18:44
Olá amigos!
Aproveitando o post... sei que já faz algum tempo... mas gostaria de tirar uma dúvida: tenho um niva 1998 que possui os motores de limpador de farois... hastes .. palhetas etc... Alguem saberia me dizer onde aciona o limpador? nesse modelo não tem o botão no painel (versão niva 1991). Valeu!


Caro Bacarji.
Seja bem vindo ao fórum 4x4 Brasil.

Veja se te ajuda o link. (MANUAL DO LADA NIVA)

Manual do proprietario do Lada Niva (https://pt.slideshare.net/talahass/manual-do-proprietrio-do-lada-niva)

:concordo:

Bacarji
19/11/2017, 18:46
Obrigado Xibiu!

christian govastki
13/12/2017, 14:46
Olá amigos!
Aproveitando o post... sei que já faz algum tempo... mas gostaria de tirar uma dúvida: tenho um niva 1998 que possui os motores de limpador de farois... hastes .. palhetas etc... Alguem saberia me dizer onde aciona o limpador? nesse modelo não tem o botão no painel (versão niva 1991). Valeu!

Infelizmente não faço nem ideia onde seja. Mas estou curioso para ver um Niva 1998. Para mim, os últimos que vieram para o Brasil eram 1994.