Ver Versão Completa : jeep cj asfalto/cidade/estrada
eduarapongas
07/09/2009, 12:09
Olá pessoal, primeiro de tudo deixa eu dizer: sou novato no mundo JEEP ... acabei de comprar o meu CJ-5 1957, motor de Opala 4cc e câmbio 4 marchas.
Segundo, sei que vou ser vaiado, xingado de tudo quanto é nome pelo que quero fazer no meu jeep. É justamente o contrário do que todos fazem: quero trazê-lo para o asfalto!
Explico: quero colocar câmbio 5 marchas nele, para desenvolver uma velocidade melhor na estrada (compatível com a lei apenas), mantendo o giro um pouco mais baixo para economia de combustível e pouco ruído por trabalhar em uma rotação mais de cruzeiro e usá-lo também na cidade, me levando onde for necessário. Um carro de uso urbano, no asfalto. Nada de atoleiros, subidas íngremes, reboque nem nada do tipo. É o meu carro urbano para ir trabalhar!
Pergunto: qual câmbio utilizar? vi alguns fóruns dizendo sobre os tais "clarck" que parecem ser o utilizado nas caminhonetes c-20 e também câmbio de chevette.
Por favor, sei que quando o asfalto acaba, o que sobra são os 4x4, mas o meu ainda está esperando o asfalto acabar. Peço ajuda de todos pois sei que aqui só tem fera no assunto!
Valeu!
Pedrão B.
07/09/2009, 12:28
Olá eduarapongas!
Seja bem vindo ao mundo dos Jeep's e ao Fórum!
Primeiramente não cabe vaia e nem xingamentos, pois este é um espaço democrático e cada indivíduo tem a liberdade de fazer o que bem entende com o que possui!
Mas vamos lá:
Se você quer um câmbio que resulte em uma rotação menor e uma velocidade maior, você deverá procurar por câmbios com Overdrive, ou 5ª Drive, ou então 5ª Louca, como alguns dizem.
Mas você deve também verificar a relação de seu(s) diferenciais, pois se forem muito curtas, não terá o resultado esperado, tendo assim que trocá-las, por relações mais longas.
Só lembre, que velocidade é inversamente proporcional a força, então se quiser um Jeep mais veloz, mas sem colocar um motor forte, tome cuidado com a escolha dos pneus, que se forem demasiadamente grandes, lhe trará problemas.
[]'s
Pedro....
07/09/2009, 12:39
Edu
Coloca um cambio de 5 marchas com overdriver, quando em 5 marcha o RPM é mais baixo. Não é só o cambio, precisa também trocar a relação do diferencial, uma 11x47 ou 11x47. Servo freio e disco, de preferência nas quatro rodas.
Cuidados que deve ter:
Compre as peças de freio novas, não economize com segurança. Procure aqui no fórum pelos kits do berga, converse com ele e escolha o melhor kit, eu coloquei com disco ventilado na dianteira.
As flanges para adaptar o cambio e reduzida, também pesquise veja na recuperg.com.br, o pessoal é bem honesto.
Finalmente cuidado com o mecânico, ele pode estragar todas as peças se não souber o que está fazendo.
Não acredito que depois de pronto você não vai pegar uma estradinha de terra, um barro de leve, não se engane você vai.
Grande abraço
pedro
além da relação comentada pelo pedro eu aconselho:
- cambio de chevette 5 marchas (adapte a reduzida ou se num for usar se livra do eixo dianteiro e deixa ele permanente em 4x2).
- freios a disco nas 4 com cilindro mestre de c-20.
- caixa de direção hidraulica de preferencia, opala, s-10, landau etc (ou mais barata de santana que tem a adatação aqui no forum procure or CAIXA DE SANTANA).
- procure trocar o sistema de suspensão por um com molas helicoidais (fica mais maico e mais baixo na rua normal).
- se der grana INJETA o motor de opala e manda o carburador a merda (se precisar de mais dicas me manda MP que tenho kits de injeção rpa esses motores).
- se tiver verba providencia uma capota rígida ou se gosta da capota conversivel procura uma de melhor qualidade.
acho que isso já resolve muita coisa pra virar um carro de rua, desnecessário dizer que pneus quanto maior e mais largos mais gasto de combustivel, rodas de liga são melhores e mais leves pro seu uso, carroceria é barulhenta demais mas pode utilizar calços de carroceria mais macios deles aqui: www.topkits.com.br e por fim cinto de segurança 3 pontos, adaptar fechaduras essas coisas triviais...
Na questão de retirar o diferencial dianteiro e o 4x4 se o fizer apesar de uma judiação para o veiculo vc pode vender a reduzida e o eixo dianteiro 9colcoando um eixo rigido apenas) e dá rpa ganhar uma boa grana, com ocarro de rua ele não é e nem com todas essas modificações será um bom carro, se é por estilo tudo bem, mas por uso é melhor um fusca do que o jeep ou mesmo se tiver $$$ um suzuki vitara, samurai, etc
abraços
eduarapongas
07/09/2009, 21:03
Aí gente, agradeço a atenção de todos ... as dicas foram ótimas e vou começar a fazer a cotação das peças pra já e deixar meu jeep mais "urbano".
abraços!
......quero colocar câmbio 5 marchas nele, para desenvolver uma velocidade melhor na estrada.....
Eu também não sou muito experiente, mas vou repassar o que ouvi quando comprei o meu: acima de 80 km/h qualquer Willys é perigoso. Tenho acelerado até 100 km/h com o meu, e realmente é muita trepidação, isso sem contar que o freio dá susto. Se for correr, use freio a disco nas 4 rodas e mantenha a viatura alinhada e balanceada.
eduarapongas
07/09/2009, 21:18
- se der grana INJETA o motor de opala e manda o carburador a merda
E me diz: o que tu acha de kit gás no cj-5?
bo eu acho uma merda, mas é funcional
merda proque pra acondicionar esses cilindros é uma tranqueira... espaço é muito ruim do jeep
desvantagens do jeep pra asfalto (mesmo com mudança):
- desconfortavel sempre
- sem estabilidade alguma
- pouco espaço para dirigir
- porta-malas inexistente
- chuva vc se molha e calor vc sua
- difilmente vc fecha ele (alvo de furtos e perigo de roubo)
- detestável ter de aguentar as zueiras (porque jeep é pra terra e lerdo, e se está com cara de carro de passeio te alopram)
boas :concordo:
Marcelo Cunha
08/09/2009, 11:04
Compra um Cherockee Sport:
-é Jeep
-fechado, portamalas razoável
-confortável e cabe a família
-cabe o kit gás
-bom no asfalto e na terra
-não precisa modificar, já sai usando
-preço acessível e dá prá financiar
Não quiz desanimá-lo mas achei que este carro se encaixa no seu perfil, além de ser exelente.
eduarapongas
08/09/2009, 12:02
Olá Marcelo,
Bom, quanto a me desanimar, fica frio, ainda sou fã do velho jeep ... mesmo com os problemas dele ... quanto ao Cherockee Sport ... muita grana! tipo, o povo tá me dando uns toques legais quanto a transformar o jeep em carro urbano ... uns não recomendam, outros apoiam, só pelo fato de entrar para o mundo jeep ... enfim, sou brasileiro e não desisto ... é jeep 1957 na cabeça.
Valeu pela força!
guabiroba
08/09/2009, 20:08
Bom, em relação ao câmbio, pelo forum vejo que o pessoal tem adaptado o do Chevette a um custo razoável. Não vejo necessidade de vc partir pra um câmbio mais robusto se seu uso será mais leve.
Agora o que acho mais importante pra questão de conforto é a escolha dos pneus. Se você SÓ vai usar o Jeep no asfalto, eu partiria pra um pneu 100% on road, de preferência aro 15, como por exemplo 235R15. Já tivemos em casa 2 experiências, uma com um Samurai e uma com um Troler, que foram comprados com Pneus 100% asfalto e depois trocados pra 50/50% e 80/20% e posso te falar que a diferença em termos de conforto, ruído, aderencia e etc é significativa.
valdir rainer
09/09/2009, 23:32
bo eu acho uma merda, mas é funcional
merda proque pra acondicionar esses cilindros é uma tranqueira... espaço é muito ruim do jeep
desvantagens do jeep pra asfalto (mesmo com mudança):
- desconfortavel sempre
- sem estabilidade alguma
- pouco espaço para dirigir
- porta-malas inexistente
- chuva vc se molha e calor vc sua
- difilmente vc fecha ele (alvo de furtos e perigo de roubo)
- detestável ter de aguentar as zueiras (porque jeep é pra terra e lerdo, e se está com cara de carro de passeio te alopram)
boas :concordo:
Olá Rubensx,concordo com vc só em questão de porta malas,mas se resolve com bagageiro,quando a roubo qualquer carro está sujeito a isso ,tenho meu jeep ano 1951, a 8 anos e sempre faço viagens longas com ele,minha mãe mora no Rio de Janeiro,e pelo menos 2 a 3 vezes por ano vou até la sem problemas.
Quanto ao resto convido vc a vir aqui tomar um café comigo e faço questão que vc ande no meu jeep,e depois tenho certeza que vc vai mudar de opinião.
Espero que vc entenda o que eu quis dizer,e que vc não leve a mal.
Um grande abraço.
Olá Rubensx,concordo com vc só em questão de porta malas,mas se resolve com bagageiro,quando a roubo qualquer carro está sujeito a isso ,tenho meu jeep ano 1951, a 8 anos e sempre faço viagens longas com ele,minha mãe mora no Rio de Janeiro,e pelo menos 2 a 3 vezes por ano vou até la sem problemas.
Quanto ao resto convido vc a vir aqui tomar um café comigo e faço questão que vc ande no meu jeep,e depois tenho certeza que vc vai mudar de opinião.
Espero que vc entenda o que eu quis dizer,e que vc não leve a mal.
Um grande abraço.
Fala Valdir tudo vem????
Magina levar a mal de modo algum, mas sinceramente vc anda acostumado a ele, se vc converter o bixo pra um carro de dia a dia ainda ficará devendo... te falo até as 200 razões que meu civic é melhor que um jeep (no dia a dia), ou mesmo as 30 que uma cherockee é melhor... (porém num tem o estilo e a cara de imponente claro :-D)
Ladrão gosta de facilidade, e mais fácil que um jeep só se vc achar com a chave no contato, pois não fecha!
Meu jeep (assim que estiver pronto) é muito próximo do confortável (pois é esticado 37cm, molas de band, eixos de rural) logo ele terá algo aceitável...
Mas meu amigo te digo com todas as palavras... ande num ENGESA ou em algum cherockee e etc, sempre será mais confortável, é uma linha com duas extremidades e uma vc tem o desempenho off-road e a outra vc tem o conforto, quanto mais vai pra perto de um se afasta do outro, o que uma suspensão alta pra ser confortável é quase impossivel eheheheh
De toda forma a idéia do rapaz do tópico é ter algo de dia a dia, mas comparado ao que se pode ter hoje, uma ford explorer, um vitara, uma pickup etc o jeep fica meio fora da possibilidade de ter conforto...
Simples
- Molas semi elípticas (feixes) não tem tanto conforto quanto helicoidais
- Entre eixos curto faz com que todos os desníveis do eixo traseiro seja sentido quase na coluna do motorista e não te dá estabilidade
- A largura dos eixos é curta, ruim para curvas em mais alta velocidade
- Espaço interno na carroceria é trágico para os maiores, acomoda-se (mal) 4 pessoas num jeep original
todo o resto é possivel mudar sem muito sofrimento... mas aumentar um entre eixos por exemplo é mais dificil, mas ganha-se espaço interno tb...
enfim só citei que comparando a outros veículos de valores próximos se tem resultados melhores sem tanto gasto ;-)
Porém, eu (or estar acostumado) ando de jeep todo dia tranquilamente se for necessário, mas é porque gosto do que faço e ADORO jeeps ;-), porém sou realista!
Ronaldo B.
10/09/2009, 00:08
Cada vez que eu vejo esse papo de CJ prá usar no dia a dia me lembro da história da tartaruga no alto do poste. :lol:
Prá tentar melhor um pouco os pontos negativos já citados tem que investir muito tempo e dinheiro, e depois de muito sofrimento a única coisa que se consegue é ter gasto muito tempo e dinheiro para continua com os mesmos problemas, só um pouco "menos piores"... :parede:.
Mas não adianta falar isso pq gosto é gosto e cada um tem o seu, e como diz o grande filósofo Sérgio Reis.... "O mundo judia, mas também ensina" ... Pode demorar, mas um dia aprende que alto de poste não é lugar prá colocar tartaruga. :discordo:
[]´s
GuTo_Cerulli
10/09/2009, 02:31
Pessoal, meus dois centavos:
- Aceite o conselho de melhoras na segurança do Jeep! Não as contra roubo, mas as de freio, direção etc. Um santo antonio ou gaiola com cintos e bancos bons podem ser considerados.
- Manutenção em dia sempre! Não é porque é "robusto" que vai relaxar nisso.
- Coloque na lista uma chave geral embaixo do painel, funciona contra panes elétricas e previne o furto (ou pelo menos dificulta - se for para ser roubado, pode ser Jeep ou carro forte...vai embora do mesmo modo)
- Se eu fosse montar um Jeep para uso urbano, viagens e trilhas bem leves faria mais ou menos assim ó:
Motor GM 1.8 ou 2.0 flex
Câmbio de chevette 5 marchas
Caixa de transferência original
Caixa de direção hidráulica da S-10
Pedaleiras suspensas, hidrovácuo e cilindro mestre novos
Freios à disco nas 4 rodas
Relação de diferencial mais longa (para não me "arrastar" pelas ruas)
Flutuante na traseira
Gaiola
Bancos sem encosto de cabeça
Cintos de 3 pontos
Pneus 265/75 r16 goodyear MT/R nas rodas originais
Visual externo e interno o mais original possível (vermelhão com as rodas brancas ou beje)
Agora a parte de quem já teve jeep de uso diário, trilha, viagem (era o único carro): não tem espaço para nada, pula, é desconfortável e lerdo, mas é um tesão!
Hoje ando de Cheroka sport todos os dias, Jeep só pra trilha, mas quem acha que ela é 100% em tudo, está enganado! A buraqueira acaba com as buchas, é grande e não cabe em qualquer lugar e depende do lugar que vou em São Paulo fico com o )*( na mão de ser assaltado, mas do resto, só alegrias!! Ah! Tem um detalhe...tem sempre um corno na família que tem um 1.0 do ano com carnê de 400 vezes falando que seu carro é velho e não presta, mas na primeira vez que anda vem logo perguntando se sabe de outro para vender, como faz para trocar de carro...:odedo:
A minha dica mesmo é: pesquise muito para gastar uma vez só! Experimente colocar o Jeep na estrada de terra uma vez, ou engatar a reduzida para subir um barranco razoável, com toda certeza vai querer ter um carro de uso misto.
[]'s e boa sorte!