Conectar

Ver Versão Completa : andar sem estepe da multa???????????

COMOEHMAH
03/09/2009, 23:27
comprei recentemente um troller eletronic..

uma das primeiras atitudes tomadas, foi mandar tirar o step... ACHO QUE O CARRO FICA 100% MAIS ESTILOSO e ainda evita roubo do estepe..

ME DISSERAM QUE ANDAR SEM ESTEPE DÁ MULTA.

PROCUREI O ENQUADRAMENTO NO CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO E NAO VI NADA..

afinal, andar sem estepe dá multa?

alguem aqui ja foi multado por isso, ou conhece alquem que ja tenha sido?

qual o artigo do CTB que preve essa suposta infracao de trânsito?

leo cabral
04/09/2009, 00:05
multa sim

A resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de fevereiro de 1998, obriga o uso do estepe

http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/08/31/ult634u2638.jhtm

mas o que é estiloso para você?

leo cabral
04/09/2009, 00:17
RESOLUÇÃO Nº 14/98

Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;

CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro;

CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar às autoridades fiscalizadoras, as condições precisas para o exercício do ato de fiscalização;

CONSIDERANDO que os veículos automotores, em circulação no território nacional, pertencem a diferentes épocas de produção, necessitando, portanto, de prazos para a completa adequação aos requisitos de segurança exigidos pela legislação; resolve:

Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:

I) nos veículos automotores e ônibus elétricos:

1) pára-hoques, dianteiro e traseiro;
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
4) limpador de pára-brisa;
5) lavador de pára-brisa;
6) pala interna de proteção contra o sol (pára-sol) para o condutor;
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
8 )luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
13) retrorefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha;
14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca;
15) velocímetro,
16) buzina;
17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes;
18 ) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo;
20) extintor de incêndio;
21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão;
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso;
25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo;
26) chave de roda;
27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas;
28 ) lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem;
29) cinto de segurança para a árvore de transmissão em veículos de transporte coletivo e carga;

PAULO CARECA
04/09/2009, 13:31
A substituição do pneu não é só dispendiosa, mas também uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro. O estepe é equipamento obrigatório. O condutor flagrado sem ele recebe cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127. Se o problema não for resolvido na hora em que for diagnosticado (numa blitz, por exemplo), o carro pode ser conduzido ao depósito do Detran.

01javali
04/09/2009, 14:06
Pessoal nao podemos esquecer que andar sem estepe da multa tal como ele estar vazio ou em mas condiçoes de uso careca tambem da infraçao de transito, mas que vantagem leva de deixar o carro estilozo e quando furar um pneu ter de ligar ou implorar para alguem emprestar um, ai o estilo vai embora rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrssrsrsrrs
O uso de macaco chave de roda e triangulo tambem é obrigatorio
Um abraço

Ricardo Piovan
04/09/2009, 14:24
Troller sem step é um crime !!! Coloque pelo menos o step no bagageiro !!! Mantem assim o estilo 4x4 !!!

Abraço

COMOEHMAH
04/09/2009, 14:35
OK

ja tinha detectado aqui a resolucao 14 do contran...

VOU CONTINUAR SEM ESTEPE, POIS ACHO QUE O CARRO FICA MAIS BONITO! É UMA OPINIAO MINHA..

QUANDO FOR VIAJAR, COLOCO O STEP NA MALA, E O PROBLEMA TA RESOLVIDO..

VALEU. UM ABRACO.

COMOEHMAH
04/09/2009, 14:40
pessoal nao podemos esquecer que andar sem estepe da multa tal como ele estar vazio ou em mas condiçoes de uso careca tambem da infraçao de transito, mas que vantagem leva de deixar o carro estilozo e quando furar um pneu ter de ligar ou implorar para alguem emprestar um, ai o estilo vai embora rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrssrsrsrrs
o uso de macaco chave de roda e triangulo tambem é obrigatorio
um abraço

quanto ao fato de furar, essa possibilidade é remota. Eu mesmo dirijo há uns 8 anos (ja tive gol, fiesta, l200 e agora troller) e nunca tive um pneu furado ou rasgado...

Mesmo que ocorra de furar, sempre que saio p/ trilha, ando com varios amigos tb de troller... Nao precisarei implorar, os amigos emprestam sem problema! Assim, permanece o estilo!

Lucas Nassif
04/09/2009, 14:55
Eu mesmo dirijo há uns 8 anos (ja tive gol, fiesta, l200 e agora troller) e nunca tive um pneu furado ou rasgado...

Esse é um típico exemplo do "isso nunca vai acontecer comigo", e merece ir pra aquele tópico - Frases ditas antes de morrer! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50041) :parede: :parede: :parede:

E gostaria de saber como que leva um estepe de TROLLER na mala! :putz: :!:

COMOEHMAH
04/09/2009, 15:04
rapaz, é bem simples.. ABRE A MALA, COLOCA O STEPE E FECHA A MALA..:dance:

os bancos traseiros levantam, cabe step, bolsa de viagem, cachorro, periquito, papagaio, menino, ate um veado cabe dentro da mala, se vc for caçar!:pensativo:

QUANTO AO FATO DE SER LEGAL, BONITO, FEIO, DESELEGANTE, EU NAO PERGUNTEI ISSO NAO! mas obrigado pelas opinioes!!

eu perguntei:

dá multa?

alguem aqui já foi multado?

onde está tipificada a infração?

JA OBTIVE A RESPOSTA. ESTOU GRATO!

UM ABRACO A TODOS OS AMIGOS JIPEIROS...

:concordo:

leo cabral
04/09/2009, 15:06
Os Estetas ( pessoas que cultuam o belo ) , são cruéis , Hitler era um esteta para vocês terem idéia.

Olha o grau de irresponsabilidade que chegamos aqui. Andar sem estepe porque fica mais "estiloso" :parede::parede::parede: PQP!!!

Lucas Nassif
04/09/2009, 15:10
rapaz, é bem simples.. ABRE A MALA, COLOCA O STEPE E FECHA A MALA..:dance:

A sim, depois desse passo a passo eu aprendi!! :concordo:
Se tiver somente 2 pessoas no Troller dá sim. Quero ver andar com 4 ou até 5 pessoas...

QUANTO AO FATO DE SER LEGAL, BONITO, FEIO, DESELEGANTE, EU NAO PERGUNTEI ISSO NAO!

Eu disse alguma coisa sobre estética no meu último post???? :parede: :parede: :parede:

eu perguntei:

dá multa?

alguem aqui já foi multado?

onde está tipificada a infração?

JA OBTIVE A RESPOSTA. ESTOU GRATO!

Que bom que teve sua dúvida sanada! :concordo:
Só não entendi pra que essa preocupação toda se o que manda é a estética! (E provavelmente irá continuar andar sem estepe!) :pensativo:

Sds.

Ricardo Piovan
04/09/2009, 15:11
Hehehehehe

semana passada meu irmão furou o bf md 33" dele no puma em atibaia. A mais ou menos 2 meses atrás meu pai furou o geolander ats 33" dele no centro de ribeirão preto ......

Depender dos outros ..... Pura opção !!

Tem tb a lei de murfie !!! Hauhauhauuha

abraços

COMOEHMAH
04/09/2009, 15:33
Os Estetas ( pessoas que cultuam o belo ) , são cruéis , Hitler era um esteta para vocês terem idéia.

Olha o grau de irresponsabilidade que chegamos aqui. Andar sem estepe porque fica mais "estiloso" :parede::parede::parede: PQP!!!

vivemos em um país livre.. TEM GENTE QUE SE TATUA, TEM GENTE QUE SE VESTE DE EMO, TEM MULHER QUE GOSTA DE MULHER, TEM HOMEM QUE GOSTA DE HOMEM.. TÊM OS ESPIRITAS, OS CATOLICOS, OS EVANGELICOS, OS MACUMBEIROS E TEM GENTE QUE "GOSTA DE ANDAR SEM ESTEPE".... TUDO ISSO DEVE SER RESPEITADO!

HITLER ERA, NA VERDADE UM PRECONCEITUOSO... PRECONCEITO É O ATO DE ATRIBUIR UM CONCEITO/ADJETIVO A DETERMINADA PESSOA QUE VC NEM CONHECE, TAXÁ-LA DE "ESTETA" OU DE "IRRESPONSAVEL" SEM NUNCA TER SEQUER VISTO A PESSOA!

NAO SABIA QUE O FATO DE ANDAR SEM ESTEPE, CAUSARIA INCÔMODO A TANTA GENTE, vou inclusive colocar ja já o meu de novo, para evitar que eu seja linchado ou apredejado no meio da rua.. KKKKKKKKK

GARANTO QUE O FATO DE UMA PESSOA ANDAR SEM ESTEPE NÃO CAUSA NENHUM TRANSTORNO A OUTRAS PESSOAS..

NAO ENTENDI ONDE SE ENQUADRA O TERMO "IRRESPONSABILIDADE", UM TROLLER SEM ESTEPE NÃO POLUI MAIS, NAO ATRAPALHA NINGUEM NO TRANSITO, NÃO PROVOCA MAIS OU MENOS ACIDENTES..

pra mim, este assunto está encerrado..

DEIXO UM ABRAÇO AOS AMIGOS JIPEIROS E NÃO SE INCOMODEM, POIS EU JAMAIS LIGAREI PRA NENHUM DE VOCES PEDINDO ESTEPE EMPRESTADO.. TENHO AMIGOS PARA ISSO, MAS MESMO SE NAO OS TIVESSE, LIGARIA PRO REBOQUE DO SEGURO...

ATÉ A PRÓXIMA DÚVIDA!

BoaTrilha
04/09/2009, 16:25
Ainda bem que eu não tenho e não faço amigo assim...

o cara já sai de casa pensando em depender de mim (e do meu estepe)....

tô fora!!!

guabiroba
04/09/2009, 16:55
vivemos em um país livre.. TEM GENTE QUE SE TATUA, TEM GENTE QUE SE VESTE DE EMO, TEM MULHER QUE GOSTA DE MULHER, TEM HOMEM QUE GOSTA DE HOMEM.. TÊM OS ESPIRITAS, OS CATOLICOS, OS EVANGELICOS, OS MACUMBEIROS E TEM GENTE QUE "GOSTA DE ANDAR SEM ESTEPE".... TUDO ISSO DEVE SER RESPEITADO!

HITLER ERA, NA VERDADE UM PRECONCEITUOSO... PRECONCEITO É O ATO DE ATRIBUIR UM CONCEITO/ADJETIVO A DETERMINADA PESSOA QUE VC NEM CONHECE, TAXÁ-LA DE "ESTETA" OU DE "IRRESPONSAVEL" SEM NUNCA TER SEQUER VISTO A PESSOA!

NAO SABIA QUE O FATO DE ANDAR SEM ESTEPE, CAUSARIA INCÔMODO A TANTA GENTE, vou inclusive colocar ja já o meu de novo, para evitar que eu seja linchado ou apredejado no meio da rua.. KKKKKKKKK

GARANTO QUE O FATO DE UMA PESSOA ANDAR SEM ESTEPE NÃO CAUSA NENHUM TRANSTORNO A OUTRAS PESSOAS..

NAO ENTENDI ONDE SE ENQUADRA O TERMO "IRRESPONSABILIDADE", UM TROLLER SEM ESTEPE NÃO POLUI MAIS, NAO ATRAPALHA NINGUEM NO TRANSITO, NÃO PROVOCA MAIS OU MENOS ACIDENTES..

pra mim, este assunto está encerrado..

DEIXO UM ABRAÇO AOS AMIGOS JIPEIROS E NÃO SE INCOMODEM, POIS EU JAMAIS LIGAREI PRA NENHUM DE VOCES PEDINDO ESTEPE EMPRESTADO.. TENHO AMIGOS PARA ISSO, MAS MESMO SE NAO OS TIVESSE, LIGARIA PRO REBOQUE DO SEGURO...

ATÉ A PRÓXIMA DÚVIDA!

1º- Andar sem estepe não é escolha sua, é lei, ou seja, ao contrário do que o Sr. escreveu acima, não é questão de escolha sua, é sua obrigação te-lo no carro, sob pena de sanções da lei.
2º - Este forum é um lugar para discussões sérias, não para futilidades e criancices. Suas respostas foram muito ofensivas. Os colegas de forum te responderam com muita boa vontade, apesar de ser uma pergunta muito obvia para qualquer um que fez curso de legislação para tirar carteira de motorista.
3º - Se já resolveu não utilizar o estepe, pra quê criou o tópico? Não há sentido algum, fez seus colegas de forum perder seu tempo e ainda foi deselegante e arrogante com todos que tiveram a boa vontade de te responder.
4º - se tiver outras dúvidas, acho que falo por todos que nem precisa abrir mais tópicos se for para ter este mesmo tipo de comportamento.
Por último, aja um pouquinho como adulto e repense suas atitudes neste forum.

PS: Moderação, sugiro trancar o tópico, dada a sua inutilidade.

JORIS
04/09/2009, 17:38
........NAO SABIA QUE O FATO DE ANDAR SEM ESTEPE, CAUSARIA INCÔMODO A TANTA GENTE, vou inclusive colocar ja já o meu de novo, para evitar que eu seja linchado ou apredejado no meio da rua.. KKKKKKKKK

NÃO SE INCOMODEM, POIS EU JAMAIS LIGAREI PRA NENHUM DE VOCES PEDINDO ESTEPE EMPRESTADO.. TENHO AMIGOS PARA ISSO, MAS MESMO SE NAO OS TIVESSE, LIGARIA PRO REBOQUE DO SEGURO...

ATÉ A PRÓXIMA DÚVIDA!

ao contrário do que você pensa, andar não só de troller más de qualquer outro carros sem estepe, pode a qualquer momento atrapalhar a outros sim, tudo bem que você é o CARA e tudo mais, teu carro NUNCA irá furar o pneu, pois é o TEU carro, más o dos demais simples mortais, podem sim furar o pneu, e se por acaso for em uma avenida movimentada ou pior num viaduto, se tiver o estepe como a lei obriga, passará somente o tempo nescesário pra efetuar a troca, no teu caso por exemplo, vai ter de ligar pra teu Papai pra ele ligar pra teu Titio e ele arrumar um estepe de troller emprestado, enquanto isso, tu fica trancando o trânsito, e ATRAPALHANDO vários pobres mortais que estão com estepe no lugar, más isso é hipotético, já que teu carro é praticamente imposível furar o pneu, manda uma solicitação pro congresso abrir uma exeção pra você andar sem estepe deve sr bem fácil pra você!

[]´s com estepe sem estética nenhuma!

Elmer_Jeep
04/09/2009, 18:02
Se continuar a choradeira vai ter expulsão.

estou fechando o topico pois não vi muita coisa de útil.

[]'s