PDA

Ver Versão Completa : Motor XUD no NIVA

BACALHAU
03/09/2009, 22:06
Olá, pessoALL.
É o seguinte: Quem sabe dizer alguma coisa sobre a adaptação do motor Peugeot XUD no NIVA?
O que precisa para adaptar?
Fica bom?
Alguém conhece algum caso real?

Surgiu uma oportunidade de comprar um XUD-9A, turbo intercooler, completo.
Como um AP 1.9 D é raridade e muuuuuito caro, pensei nesse. O que acham?

Girti
03/09/2009, 23:16
Olá, pessoALL.
É o seguinte: Quem sabe dizer alguma coisa sobre a adaptação do motor Peugeot XUD no NIVA?
O que precisa para adaptar?
Fica bom?
Alguém conhece algum caso real?

Surgiu uma oportunidade de comprar um XUD-9A, turbo intercooler, completo.
Como um AP 1.9 D é raridade e muuuuuito caro, pensei nesse. O que acham?

Este é o motor instalado nos Nivas diesel, comuns na Europa, particularmente na França, os mesmos que seriam instalados nos Bognor Diva uruguaios. Aqui no Brasil, era instalado nosJPX, mas parece que os turbinados eram problemáticos.
Imagino que haja, na Internet, informações sobre a adaptação feita nestes Nivas vendidos na Europa. Talvez o nosso colega d'além mar, que possui um Niva diesel, possa informar algo a respeito!

Afajoses
03/09/2009, 23:43
Tem esse site europeu ( portugal ) com algumas repostagens dicas e link`s talvez lá tenha algo :pensativo: já que o Niva com Xud parece mas comum por lá...

http://ladaniva4x4.net/

robertofs
04/09/2009, 09:05
Tem esse site europeu ( portugal ) com algumas repostagens dicas e link`s talvez lá tenha algo :pensativo: já que o Niva com Xud parece mas comum por lá...

http://ladaniva4x4.net/

Me desculpem pelo off-topic, mas o texto "Algumas considerações sobre o Lada Niva 4x4" do link que o camarada sugeriu é a mais pura verdade.

[]'s
França.

Alexandre Banana
04/09/2009, 17:44
Até onde sei ... esse motor aqui pro nosso clima não é muito bom não. Pois dá muito problema de aquecimento e alem disso não é essas coisas todas de potencia. Tanto que a maioria dos JPX tem outros motores adaptados.

BACALHAU
04/09/2009, 22:14
Bom, que os XUD são os motores usados nos NIVAs europeus eu sei.
Que os motores turbinados usados nos JPX esquentavam também sei, mas não por ser um motor europeu. Para quem não sabe, em certos lugares da Europa, em determinadas épocas do ano, chega a fazer mais calor do que no Brasil. O problema desses motores (aspirados) era a falta de potência para os JPX, por isso resolveram instalar uma turbina, sem melhorar o arrefecimento (galerias subdimencionadas, radiador pequeno), além de outras Kg@d@s dos projetistas da fábrica do JPX, cujo dono devia se preocupar mais com a Luma de Oliveira (eu faria o mesmo :twisted:). Aí a coisa fervia literalmente, e não me refiro à cama da Luma:mrgreen:, mas soluções foram encontradas. http://jpx.4x4brasil.com.br/html/montez.html

O que eu quero mesmo saber é quais as adaptações a serem realizadas para colocá-lo no NIVA?
Algumas: Calços do motor, capa seca do câmbio, embreagem e separar o diferencial dianteiro do motor (fixação).

Com relação à potência, 90 CV (turbo) é beeeeem melhor que o original do NIVA, além de ser um motor leve e robusto.

Girti
04/09/2009, 23:29
Com relação à potência, 90 CV (turbo) é beeeeem melhor que o original do NIVA, além de ser um motor leve e robusto.

Sem discutir as inequívocas qualidades (e alguns defeitos) dos motores diesel, lembro que a potência estimada do motor Lada com o comando Aerocar é de 88 CV (73+15), portanto muito próximo destes 90 CV.

BACALHAU
05/09/2009, 00:00
Sem discutir as inequívocas qualidades (e alguns defeitos) dos motores diesel, lembro que a potência estimada do motor Lada com o comando Aerocar é de 88 CV (73+15), portanto muito próximo destes 90 CV.

Comando Aerocar aumenta 15 CV? :shock:
Só acredito depois de passar pelo dinamômetro.

Além disso, estou pensando na economia do Diesel.
O vendedor do motor garante que o mesmo, no JPX, faz 15 km/l. Se no NIVA isso cair para 12 ou 13... mesmo para 10 km/l, ainda estou no lucro. :concordo:

Girti
05/09/2009, 00:36
Comando Aerocar aumenta 15 CV? :shock:
Só acredito depois de passar pelo dinamômetro.

Além disso, estou pensando na economia do Diesel.
O vendedor do motor garante que o mesmo, no JPX, faz 15 km/l. Se no NIVA isso cair para 12 ou 13... mesmo para 10 km/l, ainda estou no lucro. :concordo:

Se são 15,14 ou 16 CV eu não sei, mas, por experiência própria, sei que o comando Aerocar faz uma baita diferença! :concordo:

A economia de combustível está entre as inequívocas qualidades dos motores diesel que citei, junto com a robustez e confiabilidade. Mas há os também citados defeitos, entre os quais o ruído, a fumaça, a lentidão nas arrancadas (no trânsito das cidades grandes é um porre, talvez em cidades menores não tanto) e as vibrações. Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria (mesmo as reforçadas, como deverá serr o caso do Pangaré)

BACALHAU
05/09/2009, 07:04
Se são 15,14 ou 16 CV eu não sei, mas, por experiência própria, sei que o comando Aerocar faz uma baita diferença! :concordo:

A economia de combustível está entre as inequívocas qualidades dos motores diesel que citei, junto com a robustez e confiabilidade. Mas há os também citados defeitos, entre os quais o ruído, a fumaça, a lentidão nas arrancadas (no trânsito das cidades grandes é um porre, talvez em cidades menores não tanto) e as vibrações. Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria (mesmo as reforçadas, como deverá serr o caso do Pangaré)

Gil, depois de demorados cálculos realizados com a ajuda dos computadores da NAZA (a Nazaré, dona do cyber) e utilizando o "Teorema de Chutágoras", cheguei à conclusão que o aumento de potência no motor do NIVA com o comando Aerocar é de exatos 15,78462885495 CV. :mrgreen:
Brincadeiras à parte, você está falando de um aumento de potência de mais de 20% no motor do NIVA. Nesse caso, esse comando deveria ser chamado de "Santo Aerocar" e deveria já vir instalado, de fábrica, em todos os carros. Como não acredito em santos, que dirá em milagres...
Outra coisa: só a instalação do comando esportivo não resolve muita coisa. Tem que se mexer também no carburador, de forma a amentar a quantidade de combustível a ser admitida, entre outras coisas.

Você vem falar em vibrações no NIVA? :shock:
Mais especificamente "Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria" (referindo-se a motores diesel). Nesse caso, os NIVAs europeus, equipados com esse motor, estão se desmanchando. Não só os NIVAs, na Europa automóveis (monoblocos) com motor diesel são comuns há várias décadas, entre eles velhos Mercedes Benz que ainda estão rodando muito bem, obrigado. E antes que você diga que são motores modernos, não são não. São motores mais antigos do que os XUD em questão.

Pinaudmaster
05/09/2009, 09:53

Opa, sobre isso eu posso opinar:

1 - A economia de combustível está entre as inequívocas qualidades dos motores diesel que citei, junto com a robustez e confiabilidade.

R: Positivo. Lembrando que a economia é um misto de combustivel mais barato e um melhor redimento do motor Diesel, que no caso do VW 1.9 TDI, possui em consumo de combustivel que parece consumo de carro popular a gasolina (12 a 14 km/l). Quando eu tinha o motor com 84 cavalos (está agora com 110), chegava a 16 km/l.

2 - Mas há os também citados defeitos, entre os quais o
- ruído

R: Confere, é muito alto, ainda mais no Niva, que é um veículo minusculo e mal revestido antiruído na parede corta-fogo. Mas ruído de motor turbodiesel é música para meus ouvidos :-D

- a fumaça

R: Confere, mas isso é até bom, pois nos coloca no mesmo patamar dos Land Rover Defender da vida :twisted::twisted::twisted:

- a lentidão nas arrancadas (no trânsito das cidades grandes é um porre, talvez em cidades menores não tanto):

R: Discordo. Desde que você não use motor 1.6 de Kombi Diesel. O VW 1.9 TDI com 110 cavalos, por exemplo, me faz andar mais que qualquer carro 1.0 da vida, seja em arrancadas de sinal, rodovias, retomadas, aclives, etc. Só perco na velocidade final devido a relacao final do meu cambio. Isso é a minha percepção cotidiana das coisas. Não fico apostando corrida por aí ...

- as vibrações. Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria (mesmo as reforçadas, como deverá serr o caso do Pangaré)

R: Concordo. Vibra muito mesmo e estou já planejando adotar coxins hidráulicos para minimizar esse problema. Mas a vibração é somente do motor. É como ligar um caminhãozinho.
Um Niva com transmissão desalinhada é infinitamente pior em termos de vibração.

My 0,02 cents

Girti
05/09/2009, 15:44
Gil, depois de demorados cálculos realizados com a ajuda dos computadores da NAZA (a Nazaré, dona do cyber) e utilizando o "Teorema de Chutágoras", cheguei à conclusão que o aumento de potência no motor do NIVA com o comando Aerocar é de exatos 15,78462885495 CV. :mrgreen:
Brincadeiras à parte, você está falando de um aumento de potência de mais de 20% no motor do NIVA. Nesse caso, esse comando deveria ser chamado de "Santo Aerocar" e deveria já vir instalado, de fábrica, em todos os carros. Como não acredito em santos, que dirá em milagres...

[FONT="Century Gothic"]Se você morasse em São Paulo, eu o convidaria para dar uma volta no SUVdesenvolvido, assim você fazia o teste de São Tomé.. A diferença entre antes e depois de instalar o comando é muuuuuuito grande, tanto no Niva 90/91 anterior, como no atual. Mas não posso obrigá-lo a acreditar...

[SIZE=3]Outra coisa: só a instalação do comando esportivo não resolve muita coisa. Tem que se mexer também no carburador, de forma a amentar a quantidade de combustível a ser admitida, entre outras coisas.

[FONT="Century Gothic"]Fundamental: o carburador precisa estar em bom estado. Quando instalei o comando no SUVdesenvolvido, fiquei desapontado, pois o Niva antigo (ainda em meu poder) andava beeem melhor do que ele. Levei o carro à Aerocar, e o Giba "desenganou" meu carburador, dizendo que seria necessário trocá-lo por um em bom estado, para obter o resultado desejado. Importei um carburador russo, instalei e...SHAZAM!!!, o comportamento do Niva melhorou enormemente!
Quanto à giglagem, vou desapontá-lo: a giglagem de combustível do carburador que eu instalei foi parcialmente reduzida:

1o estágio combustível: 110 (original 120)
2o estágio combustível: 150 (mantida, por enquanto)

1o estágio ar: 170 (original 150)
2o estágio ar: 160 (original 150)

Ainda estou fazendo testes e ajustes, mas o SUVdesenvolvido está fazendo, atualmente, entre 7,0 e 8,0 Km/lna cidade (muito trânsito e um pouco de estrada ou marginal). Nas estradas, algo em torno de 9,0 e 10,0, dependendo do tipo de estrada (serra ou plano, altas velocidades ou não, etc...)

[SIZE=3]Você vem falar em vibrações no NIVA? :shock:
Mais especificamente "Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria" (referindo-se a motores diesel). Nesse caso, os NIVAs europeus, equipados com esse motor, estão se desmanchando. Não só os NIVAs, na Europa automóveis (monoblocos) com motor diesel são comuns há várias décadas, entre eles velhos Mercedes Benz que ainda estão rodando muito bem, obrigado. E antes que você diga que são motores modernos, não são não. São motores mais antigos do que os XUD em questão.

A diferença é que, a despeito de suas qualidades de robustez, o Niva tem uma estrutura deficiente, bem inferior à maioria dos modernos veículos.

Girti
05/09/2009, 15:48
... O VW 1.9 TDI com 110 cavalos, por exemplo, me faz andar mais que qualquer carro 1.0 da vida, seja em arrancadas de sinal, rodovias, retomadas, aclives, etc. Só perco na velocidade final devido a relacao final do meu cambio

Pudera, um motorzão desses num Niva deve ser animal!!! :shock:

cesar_am
06/09/2009, 21:11
Colaborando , com as variações de motores Diesel para os Nivas, e para quem possa interessar .

Por aqui tem um camarada querendo vender um Niva 93/94, que segundo ele , esta com motor Diesel Fiat 1.7.

Seguem fotos.

Abraços. :concordo:

BACALHAU
06/09/2009, 22:07
...
esta com motor Diesel Fiat 1.7.

Seguem fotos.

Abraços. :concordo:

Primeira pergunta: Ele anda? :twisted: Não deve ficar muito melhor do que o AP 1.6. :pensativo:

Segunda: Com esse ventilador ele não ferve? :oops:

cesar_am
06/09/2009, 22:44
Primeira pergunta: Ele anda? :twisted: Não deve ficar muito melhor do que o AP 1.6. :pensativo:

Segunda: Com esse ventilador ele não ferve? :oops:

E não é que anda, já vi ele rodando pela cidade.

Quanto a potência , temperatura, trepidação, ruídos, etc.... só mesmo andando com a viatura....:pensativo:

Acredito que a maior vantagem , ou talvez única , seja a economia de combustível....:concordo:

lcdalzoc
08/09/2009, 11:16
Posso opinar sobre o motor Fiat 1.7D, pois já tive um Niva com este motor.
Bom torque pra andar FORA DO ASFALTO, estradinhas de terra, brejo e trilha vai que é uma beleza... Consumo: entre 9 e 16 km/l
Em rodovias: se for plana, mantem 100 110 km/h tranquilo, se pegar uma subidinha, aí já era... 3ª marcha e paciência...
O meu tinha um radiador grande, acho q foi fabricado especialmente pra ele...nunca ferveu, nem subindo um precipício em 1ª reduzida, bloqueado e urrando...
Vendi pq comprei um veículo maior e uso mais em asfalto (necessidade), mas se pudesse teria segurado ele...vendi com pena...:cry:

MRaizer
09/09/2009, 21:26
Uma nota: O XUD que vinha instalado no Niva (original) era aspirado e já dava mais que a conta de carregar o russinho e suas 1200 garrafas de vodka. O XUD turbinado (aqui no Brasil) tinha problemas de superaquecimento independentemente de onde for instalado (JPX, Niva, moenda de cana...). O negócio é aumentar radiador e diâmetro de mangueiras mesmo (se bem lembro da "receita").
Estou com um VW 1.9 SD (aspirado e com bomba mecânica). Faz uns 12Km/l (a valvula de mistura gasosa foi amarrotada pela transportadora e não está ativa) e anda bem direitinho. Meu sonho é ativar esta válvula e colocar um blower (um M24 basta) para deixar mais econômico e "esperto" nas retomadas. Mas já anda mais que golzinho caixa-de-fósforo:twisted:

MRaizer
09/09/2009, 21:42
Ah, sim. Quanto à vibração:
Infelizmente todos os kits que já vi (excessão talvez do da Brandenburg, para motor Kia) usam os calços originais (monofrequência) e duros do Niva. Se para motores gasolina já se usam calços mais modernos, quanto mais para um motor diesel!
O ideal seria utilizar-se os calços do Audi diesel (invertendo-se o conceito da adaptação) e manter-se o volante original do motor VW, mais pesado e que reduz a vibração, o que demanda a criação de uma nova capa-seca que permita a instalação do motor de arranque "virado" para a caixa de marchas, como nos novos VW 1.4 (gol e Kombi). Só que isso é muito trabalho e custo...

TTJPX
19/09/2009, 08:06
Bacalhau,
Tenho um JPX MONTEZ com esse motor. Quando comprei, em 2007 ele aquecia bastante mesmo tendo o radiador grande (na espessura são 4 colmeias), a ponto de me obrigar a parar em subidas de serra com mais de 5 km de extensão. Como faço parte do clube do JPX, tem um mecânico (VALDEMAR) que desenvolveu uma receita para melhorar o motor, ele tem um oficina em MOGI DA CRUZES. No final do ano passado resolvi retificar o motor (quando comprei o jipe o motor ja apresentava baixa compressão) e o Valdemar me orientou em todo o processo da transformação do motor (o nome dado a receita é SUPER XUD), ja que eu não tinha disponibilidade para levar o jipe até a oficina dele em Mogi, pois moro em Minas.
O resultado? O jipe parece outro, motor ficou muito bom, não aquece, anda muito mais que antes, mesmo antes de implementar todas as modificações necessárias (maior pressão na turbina e bomba injetora da kombi diesel).
Um detalhe, aquele consumo informado no inicio é muito dificil de conseguir, o meu jipe antes da transformação apresentava uma média 11,5km/l na estrada. Agora depois das modificações, acredito que não chegue a 10Km/l, mesmo porque eu sou meio pirado e mexi na bomba injetora. Ja tenho a bomba da Kombi e vou instalar posteriormente.
Normalmente o pessoal dos JOTAS não gostam muito desse motor (eu aprendi a lidar com ele) porque trata-se de um motor muito melindroso e não é qualquer mecânico que sabe mexer. A transformação que citei eu acredito que tem uma garantia muito maior quando feita por quem desenvouveu, no caso o Valdemar.
Outro detalhe, esse motor não tem muito valor $$$ no mercado. Portanto, não se deve pagar muita grana por ele.
abs.

Adriano-RS
20/09/2009, 20:19
O que eu quero mesmo saber é quais as adaptações a serem realizadas para colocá-lo no NIVA?
Algumas: Calços do motor, capa seca do câmbio, embreagem e separar o diferencial dianteiro do motor (fixação).

Bacalhau,
Quanto a um caso real, não conheço, como diz a musica: "...nunca vi nem comi, só ouço falar..."
O que eu ja vi de verdade, foi o Jossano (jossano@gmail.com que importa peças Lada), ofereçer em outra lista (NivaclubeRGS) o kit para adaptação do motor XUD no Niva, capa seca, suportes, etc...
Vem direto da Russia, novo, derrepente nem precisa adaptar nada...
Parabens pela determinação na reforma do Pangaré, ta ficando arretado...
Um abraço