Ver Versão Completa : Jipeiro iniciante !!!!
Bom dia galera !!!! meu nome é Junior, sou de Londrina no Paraná e tô chegando agora no 4X4, sou endureiro já faz 5 anos ... mas sempre quis ter um jeep, pra conciliar os dois esportes .. off road tá na veia !! pego num tem jeito ... Tô pensando em começar com um Samuca ... de preferência metal ... +- 93 92 .. que acho que é o que vai dá pra compra com a minha grana .. aqui na minha região temos poucos .. portanto tá difícil de achar ... SE alguém puder me ajudar .. souber de um jeep legal .. o samuka vai ser meu carro do uso por isso tem que ser um jeep zeradinho ... interessei no jeep do Fabil .. o Samuka 92 .. azul ... toda a ajuda vai ser bem vinda !!! Agradeço desde já .. parabéns pelo fórum ... Boas Trilhas !! Acelere e mantenha o respeito !!! Abraço.
Fala Juninho...
cara.. vc vai estar comecando muito bem.. os Samurais sao otimos jipes e topam qualquer "parada"....
o que eu estou vendendo está em excelente estado, e sinceramente seria uma otima opcao para vc... se vc animar, pegue um onibus e venha a BH, tenho certesa de que vc gostará do jipe... inclusive ele está em perfeitas condicoes para encarar a viagem de BH-Londrina... qualquer duvida, mail-me..
T+
Samurai_MOA
21/12/2004, 06:58
No Forum existe um tópico de compra e venda, vc poderia postar uma mensagem lá indicando o interesse na compra do Samuca!
Falow
rafaelSamurai
21/12/2004, 21:54
Vai de samuca que nao vai se arrepender !!!
Soh procura ver bem o estado de conservação de for pegar um modelo mais antigo pra evitar dor de cabeça !
[]'s
Rafael
Samurai 94
Ae Marcelo ... valeu a dica !!! Abraço .. e se souber de algo ai por Fortal da um salve por aki ! Abraço. Aceler .. mas mantenha o respeito!
valeu rafael !! tem que se um bem zeradinho .. pois vo usa terno e gravata dia de semana .. e botina e capa de chuva no fim de semana !!! hahahaha >>>>Abraço.
Fala Juninho!!
Também acho q vc deve optar pelo Samuca!!
IMHO é o melhor custoXbenefício entre os 4x4 "mais acessíveis".
Já tive um mas tive q vender, pois recém-nascidos não combinam com um único veículo, com teto de lona, se é q vc me entende :wink: Mas assim q tiver mais $$tempo$$ vou comprar outro sem duvida.
Procura o Marques aqui do fórum. Ele trabalha com compra e venda de Samuca. Não tenho o e-1/2 dele, se alguém tiver e puder colocar aqui.... Caso contrário, fuça nos threads q vc acha uma msg dele...
[]s de boas-vindas ao mundo 4x4 :!: :!:
Fala Juan !! a procura continua ... acho que tb vo de canvas .. apesar do metal ser mais usual ... mas valeu pela dica .. vo procurar o Marques sim .. Abraço.
Supercharger
02/01/2005, 17:10
acho que tb vo de canvas .. apesar do metal ser mais usual...
Se for para uso diário, único carro, não te recomendo o canvas. Eu mesmo troquei o meu Metal em um Canvas por ser um carro mais divertido, porém é um carro que não é seguro de deixar na rua, pois basta soltar dois botões de pressão da capota para abrir a porta... No meu caso é um carro só para trilha então menos mal, mas para uso diário, acho melhor ir de Metal :wink: .
Saudações.
Valeu Supercharger ... decidi pelo Metal .. justamente por isso .. vo usa pra tudo que eh coisda . portanto .. segurança vai conta .. apesar de existir o lance das capotas de fibra .. até vou dar um aolhada pra ver se vejo um topico sobre isso .. questao de preço e tal .. e se realmente compensa investir num canvas com capota de fibra .. abraço.
Ae Juninho.. blz?? vc comprou esse samurai da foto no seu nick ??
E aí fabiano !! Blz .. comprei nada .. esse é um que eu to vendo pra compra em SP, mas como eu num tinha nenhuma foto aki .. peguei essa ae .. esse jipe parece tá bem legal .. tem snorkel .. pneus 31 .. diferencial blocado .. gaiola interna .. guincho .. vamo ve se dá negócio @@!! Mas continuo procurando ... se tiver por aí .. manda um mail .. Abraço !!
jmquiroga
18/01/2005, 13:44
ola amigos , estou invadindo esse topico para pedir ajuda tmb , pois estou com o mesmo problema do juninho , estou partindo para um off-road , pela primeira vez , amo jeep desde criança e ja enfiei meu carro de passeio varias vezes para poder chegar a lugares isolados , mas agora estou vendendo meu carro de passeio e estou escolhendo um jeep , e o mais indicado parece mesmo o samurai , mas estou tmb em duvida com o jpx , que é a diesel e existem alguns pelo mesmo preço do samurai , .. então ai vai as perguntas . juninho vc ja comprou o jeep ? esse jeep da sua foto eu tmb pesquisei , mas falei com o dono e ele disse que para uma pessoa que vai usar mais na cidade que na terra não vale a pena , melhor pegar um mais original , ele esta muito preparado para trilha ,
Fabil , vc esta vendendo o seu samurai ? fale quanto e como ele esta ? , existem muitos samurais a venda , existem modelos bem novos como por exemplo um 97 bem bonito e original em uma faixa de 20.000 e existem modelos bem mais velhos , 94 por exemplo por um preço igual , só que mais equipado , o que eu deveria levar em consideração para escolher ? o que mudou de um samurai 94 para um 97 fora a frente e os farois ? eu adoro jeep com cara de off-road , pneus grandes , snorkel ..... etc. , bom , tmb estou em duvida com relação ao canvas e o top metal , ouvi dizer que da pra por alarme no canvas , então é só por uma trava multi lock , não deixar nada de valor dentro .. e pronto , o que acham ? , e se puderem falar um pouco sobre o jpx , agrdeço ,
e juninho , desculpe usar seu topico para meu uso , mais pode ser util para vc tmb .. valeu
Ae Quiroga..
eu vender meu speedporco??? nem pensar..heeh esse samurai da foto é o meu de uso... de vez em quando eu tenho outros samurais p/ venda, mas no momento vendi todos... se pintar algum eu te dou o toque...
jmquiroga,
Seguinte, primeiro de tudo defina o uso que vai dar para o Samuka. Viagens, uso urbano, trilhas, passeios.....na maior parte do tempo.
Basicamente o que muda de um Samuka 94 para o 97 seria que esses mais velhos sao carburados e suspensao feixe de molas e os 97 sao injetados e com molas helicoidais.
Quando digo pra definir o uso do jipe, eh pelo fato de voce ter citado que gosta, entao, provavelmente vai querer pneuzoes, snorkel etc....Snorkel nao tem muito segredo, agora pneuzoes nao eh tao simples quanto parece :( . Colocar pneus maiores vai deixar o jipe mais lerdo. No meu uso uns mud de 30" (que nao eh nada grande, para as medidas de pneus mud mas jah eh bem maior que os originais) e posso te dizer que eh o limite de lerdeza que posso suportar :x . Na estrada mal consigo engatar a quinta marcha, somente em descidas.
Velocidade maxima na reta 100km/h e na descida 110Km/h e demora pra chegar nessas velocidades ta certo que jipe nao foi feito pra correr, mas nao vamos entrar nesse merito. Jah nas subidas eh 90, 80...e vai caindo :( dai qualquer carro mil, fusca, caminhao te dah farol alto!!
Agora tenho um outro jogo de pneus 225/75R15 street, que faz uma diferenca perceptivel na agilidade do jipe...embora ainda sejam maiores que os originais que se nao me engano sao 205/70 ou 75 (nao tenho certeza).
Pneus 30" tambem sao o limite que entram no Samuka sem maiores modificacoes e sem raspar em nada. Soh um bl de 2" jah basta...Mas jah dah pra ir pra praticamente qualquer trilha, pq o Samuka eh velente mesmo!! :shock:
Agora, dah uma olhada num pneu de 30" e ve se o tamanho dele vai te satisfazer, se nao for.....se prepara $$$$$
Quanto a canvas ou metal top, Os samurais mt sao como carros vc tranca e vai embora, jah um canvas....eu nao ficaria tranquilo (ainda mais em Sao Paulo). Claro que tem suas vantagens, sua beleza etc.... e nao deixar nada de valor dentro do carro na minha opiniao eh muito relativo pois nem sempre as coisas sao como agente quer neh...de repente voce vai levar sua tv pra conserto e no caminho te ligam e pedem pra comprar alguma coisa, vc estaciona na rua pra ir comprar essa coisa e .....o que fazer com a tv???? :P
:P
Abracos
jmquiroga
19/01/2005, 08:26
BOM ... muito obrigado pelos esclarecimentos , como estou decidido em comprar um jeep , ja tenho em consideração muitas mudanças na minha vida , como por exemplo a redução de velocidade , pra falar a verdade eu tenho um corsa 1.0 que coloquei uns pneus bem largos e ele mal passa dos 100Km/h , parece um jeep , e eu não estou nem ai , não gosto de correr , e com relação a segurança vou ver se vale a pena pegar um canvas , e ter que deixar o carro em estacionamento sempre , outra duvida , o porta luvas do samurai possui fechadura com chave ? ... valeu
o porta luvas do samurai possui fechadura com chave ?
Sim possui, mas eu na confiaria muito em tranca de porta luvas nao =].
Mas falando sério, quando eu comprei meu Samurai eu optei pelo metal top pela segurança sim, pois ele seria meu carro do dia a dia também, ir pra faculdade, sair a noite, essas coisas.
Ah, quanto as diferenças entre os Samurais antes e depois de 97 tem uma informaçao muito importante que o rwata esqueceu de colocar, que é em relaçao a caixa de transferência.
Não existe kit de reduçao para a caixa de transferência dos samurais novos, apenas para os samurais antigos, o tal do X-Crawler.
Eu sei que vc tah começando no off-road agora e ainda nao tah pensando em alterações muito grandes no jipinho, mas nao tem como, cedo ou tarde vc vai querer mexer nele, pode perguntar pra qualquer um do forum.
Acredito que o samurai feixe seja mais fácil de preparar pra trilhas, nao que nao se possa fazer isso com o helicoidal, mas no helicoidal fica mais complicado.
Levantei a questão da caixa de transferência só pra vc ficar avisado, pois quando comprei o meu Samurai 97 não sabia disso.
Ah, quase ia esquecendo, o Samurai helicoidal nao tem substitutos para os amortecedores dianteiros, ou vc compra os originais ou muda os pontos de fixaçao e parte para outros amortecedores.
Bem, é isso. Acho que se vc nao se importar em ficar quicando em cima de feixes de mola optaria pelos Samurais mais antigos :mrgreen:
Abraços e boa sorte.
jmquiroga
19/01/2005, 13:12
valeu guil ..... e com relação a confiar em um carro 94 , que tem 11 anos de porrada , levando em conta que é um motor 1.3 ...... é facil confiar ?
Olha quiroga, nao acredito que vc venha a ter problemas com um motor Suzuki, eu pelo menos nunca tive com o meu.
Comprei meu Samurai em 2001, de lá pra cá tenho feito a manutençao normal, troca de óleo e filtro a cada 5000km, troca de filtro de ar, correias, limpeza de bicos, esse tipo de coisa, e até agora nao tive um problema sequer, o motor funciona como um relógio.
É só dar uma olhada aqui no forum Suzuki, sao pouquíssimos os posts sobre problemas com motor.
Tem uma galerinha aqui com samurais mais antigos, acho que vao poder te esclarecer melhor. Até porque eu nao manjo nada de mecânica :oops:
É mais vc ter cuidado na hora de comprar, levar um mecanico seu de confiança pra dar uma olhada no motor, pedir pra engatar a reduzida e ver se tah funcionando, enfim, nao comprar um jipe acabado.
T+
Guilherme.. só completando alguns pontos..
todo Samurai a partir de 1993 TEM injecao eletronica, se vc ver um que nao tenho é pq estragou e colocaram o carburador ou é de importacao independente de algum pais ( na india por ex.. é fabricado samurai até hoje com carburador)
sim a T-case dos acima de 96 sao de corrente e nao possibilitam instalar kit de reducao, mas dependo do uso que vc vá dar ao samurai , NUNCA precisará de kit de reducao, ou se precisar, basta colocar um T-case do modelo antigo... sem o menor problema
os amortecedors dianteiros, se vc nao se importar de fazer uma facilima adaptacao PODE-SE usar os traseiros de CHEVY500 / MARAJO... fica excelente e baratinho ( custam em media 90,00 o par ), a adaptacao é feita no proprio amortecedor ( fixa-se um prato de mola nele), entao nao precisa modificar NADA na suspensao do samurai..
em resumo... eu NAO trocaria meu samurai 97 por nenhum outro abaixo de 95...se falar que os acima de 96 tem um visual mais bonito, novo interior mais agradavel, suspencao helicoidal mais confortavel... na minha opniao nao fica nada a dever num mdelo de feixe....
T+
ahhh.. outro detalhe p/ o quiroga...
motor suzuki desde que bem cuidado ( leia-se troca de oleo dentro do prazo, BOM oleo ( nada de oleo de 3 reau o litro), uma boa conducao sem ficar judiando do motor com giros constantes lá nos 8mil rpm) ele dura mmmuuuuuuiiiiiitttttoooo....
nessas condicoes, duram uns 200 a 250 mil km antes da primeira retifica...
a alguns meses atras, eu estava vendendo um samurai com 125.000 km, o motor nunca foi aberto e estava como novo!! nao dava nenhuma fumadinha, nao baixava oleo e nao rajava nada!! e olha que o samurai em questao era meio judiado!! o dono anterior nao tinha dó nenhuma!!
T+
eu NAO trocaria meu samurai 97 por nenhum outro abaixo de 95
É isso aí Fabil, eu também nao troco o meu 97 nao =]
Eu particularmente nao sou muito fã de feixes de mola, essa foi uma das razões deu ter optado pelo 97. Agora, se o amigo quiroga nao se importar em andar sobre feixes acho que ele deveria considerar comprar uma Samurai mais antigo, jah lhe pouparia o trabalho de procurar uma caixa de transfêrencia para adaptar, caso se interesse em mexer no bixinho partindo para para pneus maiores e mais agressivos.
Aproveitando.... se alguém souber de uma tcase antiga me dá um toque aí :mrgreen:
Eh bem isso mesmo!! Nem toquei no lance da t-case pois a meu ver, colocar uma x-crawler seria uma coisa que estaria mais pra frente.....acho que existem muitas coisas a serem feitas para preparar o jipe pra trilha antes de colocar um kit de reducao. Mas se a intencao for meeesmo colocar uma x-crawler num futuro proximo, vale a pena pensar afinal as t-case antigas estao ficando raras e cada vez mais caras. Quando aparece alguem mencionado vender uma, jah tem uns 3 carinhas na fila pra comprar :shock:. Entao se fizer questao da reducao compre um Samuka mais velho e jah garanta a sua t-case :P
Foi bom mesmo o Guilherme ter falado pois eu tbm nao sabia desse nogocio de x-crawler quando comprei...mas mesmo que soubesse, nao teria comprado um samuka mais velho, pois uso como unico carro e PARTICULARMENTE nao gosto de andar com carros de 10 anos de idade.
Resumindo, seja 94 ou 97, canvas ou mt, branco ou verde, sendo Samurai voce estarah bem servido de um jipe pra trilhas. :wink:
jmquiroga
20/01/2005, 10:22
valeu
jmquiroga
21/01/2005, 12:56
ola samukeiros ... tenho uma dúvida ..... estou de olho em um samuria canvas 98 , o carro esta bem equipado e parece estar muito lindo , o interior parece um carro de passeio ... mas tem um problema , ele foi preparado para competição e foi colocada uma gaiola na cambine e foi tirado o banco traseiro .. eu perguntei pro dono se dava pra colocar o banco de volta , ele disse que tem o banco guardado e que vai dar trabalho pra colocar ... mais pode dar , capaz que tenha que fazer algum corte na gaiola , eu por enquanto não usarei a gaiola , o que vcs acham ? .. é o canvas mais novo e mais bonito que eu achei .. .. valeu
Tire fotos dessa gaiola, pode ser que alguém compre de você..........
Ah, se op jipe realmente era de competição, vale olhar com mais cuidado o estado dele.....
Fala Guilherme .. Blz !! isso aki é igual ao BBB .. entre e fique a vontade !! minha procura continua tb ... achei um em SP .. 92 ... parece estar bem legal .. original .. apenas pneus 30'' .... quebra mato e bagageiro .. metal .. essa semana vou ver se acreto o negócio ... meu poder aquisitivo num vai além de um Samuca 95 ... mas enfim .. começo devagar .. e daki a poko eu chego lá .. sem pressa !!! tb gosto muito de off road .. por enquanto minha xr 200 2001 tá fazendo a diversáo do fim de semana por aki .. mas qdo eu vejo um raid por aki ..complica !! kkkkkkkk decidi por um metal tb por se tratar de ser um " automovel" de trilha ..para na rua liga o alarme e vai embora !!! e tb pelo meu gosto pelas expedições !! que com certeza farão parte do meu mundo off road !!! se souber de alguam coisa por ai me de um toke !! vai um adica .. aki na minha cidade tem um Samuka 97 .. canvas .. só ar condicionado .. manual ... o carro é ZERO demais !! a pedida é $ 23000 ... bem salgado .. mas eu fui ver o carro e fikei impressionado .. se interessar de um aviso e eu vejo p vc !!! Um abraço e boa sorte !!
Olá Juninho! Sou de Londrina também, mas moro em Tremembé/SP, depois de passar 24 anos em sampa e 4 em Campos do Jordão/SP. Tenho um Jimny 2001 e sou fundador do Jimny Club Brasil. Qualquer coisa que precisar entre em contato conosco. Sobre sua escolha, você não podia ter feito melhor. Batismo num Samurai é perfeito... Ele é bem versátil quanto à reposição de peças. Quanto ao ano, é claro que veículos, ainda mais carros que andam por trilhas, com mais de 5 anos, são no mínimo suspeitos. Qualquer veículo usado merece atenção na compra e um 4x4, mais ainda. Escrevi um artigo na Automóvel 4x4 sobre como comprar um 4x4 usado, se te interessar mando uma versão word pra vc. Seja bem vindo suzukeiro! Abraço, Henry (Jimny Club Brasil)
Olá Jininho! Ía me esquecendo, se precisar tenho tb o catálogo técnico do samurai de 86 à 95. É bem útil... Até, Henry (Jimny Club Brasil)
Valeu Henry ! brigado pela força .. encontrar conterraneos por aki tava difícil .. o pessoal daqui é mais comedido em se relacionar .. fazer novas amizades .. bairrismo de interior ! mas é bom saber que posso contar com vc .. pois devido a distãncia entre Sp Pr ..fica complicado eu escolher um carro pela net e ir buscar . ou acreditar numa descrição por telefone .. tem que ver .. andar ..sentir ... deixar alguém que conheça ver e opinar .. eu ainda não conheço nada de 4x4 .. mas com certeza toda a ajuda será bem vinda .. já vi alguns carros em SP .. pela net só .. nesta semana meu pai viaja pra Sp e vai da uma olhada p mim por ai ... se eu tiver algum que eu interessar e vc puder me ajudar .. ou conhecer alguem que possa fazer isso por mim eu agradeceria .. se puder enviar o catalogo tecnico e o guia de compra do usado já me ajudaria bastante ... Desde já .. agradeço a recepção no mundo dos suzukeiros ! Boas trilhas por aí e se precisar de alguma coisa por aki é só dar um alô !! Um abraço.
Desculpem por invadir tamben este topic :mrgreen:
más eu estou prestes a comprar um jeep, eu estou olhando os niva :D porem me interessei no samuca, eu já encontrei alguns samucas por R$12,000 R$13000 +/-
e está na mesma faixa de preço do niva que quero comprar, de niva eu ja conheço um pouco.
más do samurai eu não sei nada :cry:
o que eu devo olhar num samuca ?
a manutenção dele é cara ?
qual samurai eu posso comprar com uns R$12,000 ?
eu posso aumentar a altura dele facil e gastando pouco ?
ps: pretendo usa lo apenas para ir e vir no sitio e andar na rua.. nada de radical de mais ( por inquanto :P )
valew pessoal e me disculpem pela intromição
sinceramente, com 12.000,00 vc nao vai comprar um BOM samurai... por esse preco só os mais judiados... ou os mais velhos.... um samurai 91/92 BOM vc acha na casa dos 13.000,00
se quiser um OTIMO niva 93/93 ( jipe fino MESMO!!! de mulher) eu tenho um por 9.300,00.. estou em BH.. caso tenha interesse contact-me
fabilbh@yahoo.com.br
Samurai_MOA
09/02/2005, 21:36
sinceramente, com 12.000,00 vc nao vai comprar um BOM samurai... por esse preco só os mais judiados... ou os mais velhos.... um samurai 91/92 BOM vc acha na casa dos 13.000,00
Depende também de onde vc está!!!
Por aqui se compra Samurai 94 em otimo estado por R$ 13.000,00!!!
o que eu devo olhar num samuca ?
Tudo, se vc mora em litoral, ferrugem principalmente no chassis!
a manutenção dele é cara ?
A manutenção não eh cara e vc pode adaptar muitas peças de carros nacionais
qual samurai eu posso comprar com uns R$12,000 ?
depende
eu posso aumentar a altura dele facil e gastando pouco ?
pode!
samurai MOA,
eu procuro um samuraizinho na faixa de uns 12L.. que sirva para eu ir e vir ao sitio.. nada de trilhas grotescas com ele :shock:
eu moro no litoral, porem pretendo compra lo em minas gerais.
valew, vou verificar :wink:
Fabil,
eu dei uma olhadinha no seu site e não vi fotos do niva :cry:
más tudo bem, eu devo comprar o niva ou o samuca ai em BH mesmo...quando eu for eu te telefono,
enquanto isso vou me informando aos poucos sobre :)
Ae Juninho, não sei se já comprou seu Samuka.
Um bom lugar pra dar umas olhadas.
www.webmotors.com.br vai achar muitos anuncios, inclusive o telefone do Marques, aqui de SP.
lá tambem tem um cara em Jundiai que tem ótimos carros, o meu eu comprei com ele, e estou muitissimo satisfeito. o site dele se não me engano é www.automovel4x4.com.br
Quanto ao carro, é muito bom, e bastante confiavel, não quebra a toa, e é super valente.
Abraços
Teo
Fala Téo !! valeu a dica .. achei uma " relíquia" por aki na minha cidade .. um Samuka 87, com motor 2. 0 AP ... Canvas .. que não era a idéa no começo .. mas depois de comprar vi que fiz um bom negócio .. o carro era de um cara daki que tem 10 jipes .. desde Cj 5 até Mercedes G500 ... ele foi fundador do jeep clube de Londrina .. de Brusque .. Camboriu .. de jipe ele entende ... fiz um negócio bom .. paguei o preço do gosto ... mas valeu a pena .. tb to satisfeitissimo !!! tem alguns ajustes ainda por fazer .. por se tratar de um carro adaptado .. mas enfim .. é um carro 87 .. pelo ano o jipe é mto novo de conservação ... vo coloca umas fotos dele lá no album depois ... só o que tá me dando trabalho é o tal de feixe de mola .. pula demais !!!! mas tá bão .. devagar a gente chega lá ... Um abraço. valeu a dica ....
Ae, Juninho.
Legal cara, o carrinho é bão mesmo.
Quanto a pular, é foda, pula mesmo.
E acho que não tem jeito, melhor é se acostumar. Se descobrir algo que o deixe mais macio me avise. (Não vale almofada.)
[]s.
Ae Leep.. numa boa .. aqui em MG-BH vc NAO COMPRA um BOM samurai por 12.000,00... só se vc for muito sortudo e achar uma oportunidade...
e NAO se iluda com minas.. aqui tem mmmuiuuuiiiiiitttttoooo samurai, mas muitos deles sao vindos de outros estados, e geralmente os que tem placa comecando com a letra G ( que sao se minas) sao até mais valorizados...
junte uns 15.000,00 na mao e ai com certesa vc compra um BOM samurai por aqui...
eu de vez em quando pego uns p/ revender... se pintar algum eu lhe falo...
quanto ao niva, vindo a BH eu lhe mostro...