PDA

Ver Versão Completa : Motor ap 1.9 diesel

UENIRI
02/09/2009, 13:33
Semana que vem estarei estreando o motor AP 1.9D adaptado a partir do Bloco do AP 2.0, adaptação do Sr. Novor Tada, radiadores colmeia de Paranavaí, valor total montado e instalado com peças e serviços R$ 3.500,00, voltarei para comentar o resultado.

BACALHAU
02/09/2009, 19:59
Aguardando com extremo interesse e desejando bons resultados. :pipoca:

MRaizer
02/09/2009, 22:48
Eu coloquei um diesel 1.9 de fábrica. Anda MUUUITO (mesmo aspirado). Só não esqueça de reapertar o cabeçote aos 1000km

BACALHAU
02/09/2009, 22:55
Onde é que se acha um desses (AP 1.9 D) para comprar? Qual o valor?
Aqui por estas bandas ninguém nunca viu, nem ouviu falar. :parede:

UENIRI
03/09/2009, 09:31
No meu caso estou aproveitando bomba e cabeçote do 1.6, com bloco do 2.0 encamizado para 1.9. Mas o Mecanico que fez as alterações, usa em seu saveiro, um AP 2.0 (colocou cabeçote e bomba diesel 1.6) e roda normalmente no diesel já fazem cinco anos, ele é meio mandrake.

cesar_am
03/09/2009, 11:04
Onde é que se acha um desses (AP 1.9 D) para comprar? Qual o valor?
Aqui por estas bandas ninguém nunca viu, nem ouviu falar. :parede:

Pois é camarada Bacalhau ....ano passado antes de me tornar um Niveiro...um amigo meu, dono de uma Retificadora, me ofereceu um AP 1.9 D , zero bala, dentro da caixa, por R$ 7.000,00 ....:parede::parede::cry:

Hoje, talvez (muito improvável) alguma concessionária VW tenha, mas acredito que o valor deva estar em torno de 15.000.

Outra forma, seria, de novo, um usado, :mrgreen: dos hermanos....mas com todo o frio que faz por aqui, o problema seria esquentar o motor....:mrgreen:

Abraços.

mrcrema
03/09/2009, 11:16
Bom dia

adorei essa idéia do AP 1.9 D montado apartir do bloco do 2.0, tenho em casa um bloco completo 2.0, vc teria como me passar uma idéia das mudanças, adaptações e peças que tem que se comprar para montar um desses ?

tenho em meu jeep um ap 1.6 total-flex turbo injetado e queria mudar para ganhar mais torque .

grato pela ajuda.

Marcio

UENIRI
03/09/2009, 15:55
Não sei todos os macetes; Mas se o seu for um AP 2.0 à alcool, dá pra adaptar apenas o cabeçote e bomba injetora do 1.9 ou 1.6D, só que não sei os macetes. A Japa da oficina que fez pra mim, usa em sua saveiro um 2.0 e já fazem cinco anos sem problemas, se interessar posso te passar o telefone dele.

BACALHAU
03/09/2009, 21:55
Pois é camarada Bacalhau ....ano passado antes de me tornar um Niveiro...um amigo meu, dono de uma Retificadora, me ofereceu um AP 1.9 D , zero bala, dentro da caixa, por R$ 7.000,00 ....:parede::parede::cry:
...

Puxa vida, não tenho uma sorte dessas. :putz:
Por esse preço eu comprava na hora. :dance:

MRaizer
05/09/2009, 10:46
?!
Crestana & Crestana em São Paulo capital. Te enviam por transportadora.
O meu é um SD (aspirado, bomba mecânica) custou 5500 latinhas na época. Tempos depois passei por lá e eles estavam oferecendo por 7500. Só não lembro se era o commom rail (SDI) ou mesmo o turbo (TDI). Agora não sei se eles ainda tem para vender nem por que preço, mas pelamordedeus, não vão achando que 15mil é 'normal' nesse motor!:stop:

BACALHAU
05/09/2009, 12:23
?!
..., não vão achando que 15mil é 'normal' nesse motor!:stop:

Só seria normal por esse preço se viesse com um NIVA em bom estado pendurado nele. :twisted:

TENGAMA
05/09/2009, 18:50
Aliás Galera, desculpem mudar o assunto, mas gostaria de estender meu convite para um evento aqui em SP.
Acessem por favor o forum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=62016
abraços
Gama

UENIRI
15/09/2009, 08:42
Ontem o Gorba saiu da oficina com o novo motor, andei apenas 20 km, mas a força do danado dobrou, acho que virou fera.
Bloco 2.0 encamizado para 1.9, pistões e aneis de 1.9, vira de 2.0, bielas de 1.6, ajustes e adaptações do Sr. Novor e Valdemar Tada, Paranavaí-Pr (44 3423-1132), pensa em mandrakes.
abçs
Gorba/93 1.9D

Edintruder
15/09/2009, 11:59
Os pistões são do 1.9 diesel mesmo?
Esse cabeçote e a BI é difícil de encontrar?

BACALHAU
15/09/2009, 12:30
Pois é, Irineu.
Faço minhas as palavras do Edintruder. Explique isso tudo em detalhes, coloque fotos, fale dos custos, como conseguiu as peças. Isso muito me interesa.
E quanto à legalização do motor?

No mais, desejo-lhe muuuuuita sorte com o novo motor e uma trilha longa para os dois. Vá colocando aqui as suas impressões a respeito.

Ahhh, muito atenção ao amaciamento.

UENIRI
15/09/2009, 13:48
Eu já tinha motor AP 1.6D, então aproveitei dele o que podia;
Bloco 2.0 e Vira 2.0 R$ 470,00
Serviço de Torno R$ 50,00
Serviço de Cabeçote R$ 250,00
Juntas R$ 130,00
Revisão da Bomba Injetora R$ 600,00
Retificadora (encamizamento e Brunir Vira) R$ 450,00
Pistões e Anéis (Paraguay) R$ 300,00
Peças p/cabeçote R$ 107,00
Peças diversas R$ 530,00
Motor de Partida Rápida R$ 250,00
Caixa de Filtro de Ar R$ 50,00
Soldas no Cabeçote R$ 60,00
Mão de Obra (adaptações e montagem) R$ 650,00
total R$ 3.897,00
OBS: o motor não está realizado, mas é se levá-lo no imetro com a documentação do bloco e nota fiscal dos serviços e peças e homologá-lo.

BACALHAU
15/09/2009, 14:40
Valeu, Irineu.
Era isso que eu queria saber.
Acho que para você compensou mas, para partir do zero, como seria o meu caso, tendo que comprar tudo, talvez seja mais viável partir direto para um AP 1.9 D original, desde que esteja na faixa de R$ 7000,00 a R$ 8000,00, valores que eu acho justos.

vinibredariol
15/09/2009, 19:17
Boa Noite Galera

To pensando em colocar um motor ap no meu niva , gostaria de saber onde acho a flange pra acoplar o motor no cambio do niva.

abraços

shuther4x4
16/09/2009, 01:00
Boa Noite Galera

To pensando em colocar um motor ap no meu niva , gostaria de saber onde acho a flange pra acoplar o motor no cambio do niva.

abraços

Esse aqui tem, mas tem de ligar:
http://www.lfacil.com.br/produtos.asp?lojaid=19&departamento=164&categoria=337

essa aqui também: http://www.apoio4x4.com/

outra aqui: http://www.atacama4x4.com.br/#resp1 (esse segundo falam é o de referência).

Procura mais aí no fórum que acha outros talvez!
Abraços.

MRaizer
16/09/2009, 21:31
Não basta a flange para o motor, precisa também de um novo calço para a caixa (não sei bem pq). Novos suportes para o motor e calços para alterar a posição dos suportes que vão do monobloco para o motor. Isso sem contar o suporte para o diferncial dianteiro, carter e pescador.
Além disso, filtro de óleo diesel (também chamam ele de racon) radiador, ventoinhas, vaso de espansão, filtro de ar, suportes, mangueiras...
Se depois desta lista vc ainda quizer montar o teu (e não comprar o meu) sugiro que vc não remova o suporte do reservatório de água original e tente instalar o vaso de espansão no lugar. É que o sistema da VW prevê que o vaso fique acima ou alinhado com o cabeçote do motor e com a mangueira do retorno (a mais fina) o mais curta possível para que o ar do sistema saia com facilidade quando do enchimento.
Como o meu foi instalado junto ao pisca esquerdo, quando por acaso esvazio tudo na limpeza sou obrigado a remover esta mangueira para facilitar o sangramento do ar.
Affe, isso ficou um testamento, ninguém vai ler... kkkkkkk

Gustavo Niva
16/09/2009, 22:35
Boa Noite Galera

abraçosCamarada,
uns dias atrás vi alguém (se não me engano o nome era Fabiano Oliveira) vendendo um kit (BR 2000) para ap no niva na área de classificados aqui do fórum....

[]s,
Gustavo.

MRaizer
04/10/2009, 19:17
Cuspir pra cima dá nisso mesmo...
Eu estava achando que o díesel com o qual eu estava abastecendo era MUITO bom, dado que, sempre que abro o filtro água-óleo (o Racon, só que produzido pela Bosh, rs) não tinha nada para drenar.
Dai ontem subi para Nova Friburgo. Passeio legal, neblina bombando. Vizitei uma amiga, mudei de idéia quanto à fazer um escambo com os pneus dela, conversei um pouquinho e decidimos dormir num hotel perto da saída para Mury. Estranhei a demora para o motor pegar (girou 3 vezes) mas dada a altitude, nem me preocupei. Bem, cheguei ao hotel, dormimos numa boa e... Hoje, domingo, 11:30, conta do hotel paga, bagagem no banco trazeiro, água do radiador completada... Dei na chave e p! nenhuma.:parede::parede:
Como a bomba é mecânica, fui na sequência:
"dei" na bomba do filtro para tirar o ar, verifiquei se o diesel chegava à injetora, afrouxei a tubulação dos bicos para tirar o ar... Nada. Enfim depois de chamar o reboque e ter como dar uma chupeta (a esta altura a carga da bateria já tinha ido) consegui fazer chegar combustível nos bicos injetores depois de retirar a eletroválvula que atua como enforcador. Mas chegou tão fraco, que acabei colocando o Niva no reboque pois não pegava mesmo assim.

Fica o alerta, se teu filtro não filtra nenhuma água, não quer dizer que o combustível é bom, mas que o filtro está ruim!!:shock:

Agora preciso arrumar um bombista. Desconfio que a minha foi pro saco.:-(

Pablo.pinto2007
14/10/2009, 11:17
Não sei o que pensam em relação à isso, mas vamos imaginar juntos, todo motor diesel é de baixa rotação, aí pra se ter um bom rendimento, em relação força/velocidade, teríamos que trocar a relação do diferencial, o que para um niva fica bem mais difícil, e eu acho que nem existe outra relação (posso estar falando besteira), então fica a dica... agora se alguém já colocou e não sentiu que o carro ficou preso, ou seja, muito reduzido, o que dá a impressão de que o carro é muito forte, e é, então tá beleza, agora em se falando do motor, sei que há uma grande diferença, em se tratando de motores à diesel em relação à motores à álcool/gasolina, portanto, no meu entender, não valeria a pena colocar um motor AP1.9D normal, por um preço de 7.000 latinhas, por que? por que um motor de muito mais tecnologia e porte e consequentemente torque e etc ou seja, um MWM 2.8 custa entre 10 e 15 paus, agora tem o outro lado da moeda, cada carro tem sua capacidade, o que me faz pensar que nunca colocaria um motor 2.8 enorme no meu CJtinha, assim é o que faz pensar que o motor AP1.9D seria o ideal, mas confesso, fica um motor chocho, agora para deixar ele esperto, compra logo um importado da argentina, que é fabricado no Brasil, mesmo o AP1.9 só que Turbinado e interculado, assim, vem de fábrica especificado e não tem com o que se preoculpar com as limitações de torque e quebras no motor.
Agora vamos pesquisar pra ver por quanto sai um motor desses....
Por aqui na minha cidade tem um cara que tirou, acredite se quiser o motor da Hylux dele pra colocar um motor desses (TDI), e colocou também no CJ5 dele, eu posso dizer, por que vi com meus próprios olhos, que a terra há de comer um dia.

É isso vontade nem sempre acompanha o bolso... é por isso que fico só na vontade.
Abraços!

MRaizer
14/10/2009, 11:24
Cuspir pra cima dá nisso mesmo...
Eu estava achando que o díesel com o qual eu estava abastecendo era MUITO bom, (....)
"dei" na bomba do filtro para tirar o ar, verifiquei se o diesel chegava à injetora, afrouxei a tubulação dos bicos para tirar o ar... Nada. Enfim depois de chamar o reboque e ter como dar uma chupeta (a esta altura a carga da bateria já tinha ido) consegui fazer chegar combustível nos bicos injetores depois de retirar a eletroválvula que atua como enforcador. Mas chegou tão fraco, que acabei colocando o Niva no reboque pois não pegava mesmo assim.

Fica o alerta, se teu filtro não filtra nenhuma água, não quer dizer que o combustível é bom, mas que o filtro está ruim!!:shock:

Agora preciso arrumar um bombista. Desconfio que a minha foi pro saco.:-(

Última forma!
Pasmem, o comando de válvulas "correu"!
Seguinte, esse motor tem uma "polia louca", sem chaveta, apoiada sobre uma sede cônica e travada através de uma porca central. Ora, se a porca não for MUITO bem apertada (notem que digo BEM apertada e não apertada exageradamente), com a vibração acaba permitindo que o eixo de comando mude de posição alterando o "ponto" das válvulas.
Lembrem-se que há outros motores assim, mesmo de outros fabricantes.
(Ufa, a bomba tá inteira!:mrgreen:)

Pablo.pinto2007
14/10/2009, 11:27
Grande amigos....quando tinha meu Niva acabei comprando um motor AP 1.6d com a intenção de adaptar nele...mas não deu tempo vendi o carro original e o motor está em casa.
Está completo com bomba, filtro de ar, motor de partida, etc encontra-se
totalmente desmontado pois iria retificar antes de instalar...tenho também
muitas peças novas (na caixa) que seriam usadas na empreitada,
caso tenha interesse entrem em contato.
ampcampinas@yahoo.com.br

Dependendo do preço que o amigo pede, para quem está interessado vale a pena pegar... Pra quem já tem motor AP é só retirar um e colocar o outro e ver como ficou a nova relação...

Abraços amigo e se você puder colocar as fotos e o preço fica mais fácil a venda.

Abraços!

Pablo.pinto2007
14/10/2009, 11:34
Última forma!
Pasmem, o comando de válvulas "correu"!
Seguinte, esse motor tem uma "polia louca", sem chaveta, apoiada sobre uma sede cônica e travada através de uma porca central. Ora, se a porca não for MUITO bem apertada (notem que digo BEM apertada e não apertada exageradamente), com a vibração acaba permitindo que o eixo de comando mude de posição alterando o "ponto" das válvulas.
Lembrem-se que há outros motores assim, mesmo de outros fabricantes.
(Ufa, a bomba tá inteira!:mrgreen:)

Realmente é de Pasmar que um eixo de comando ainda mais de válvulas de motor a diesel seja assim, por todos sabem que se acontecer do cara ligar o motor, este pode "explodir" dentro, ou melhor, pode quebrar o bloco do motor, eu já vi um motor perkins, ou seja, grande, quebrar o bloco por quebra de uma biela, imagine um motor pequeno, e outra coisa, quando um comando sai do tempo, as válvulas não ficam alinhadas com o pistão, ou seja, haverá válvulas que toparão em algum pistão, o que pode acontecer como falei é empenar alguma válvula (seria bom o amigo verificar isso), ou se não quebrou alguma válvula. Um bom mecânico dá um diagnõstico bem seguro pra você disso!!!
Boa sorte aí no conserto.

Abraços!

MRaizer
14/10/2009, 11:44
Eu não gosto do 1.6 diesel. É curto, pouco elástico, não tem muito torque nem alcança bom giro. Para quem vai ficar só rodando na cidade ou estradas vicinais, beleza, mas 90Km/h é o máximo que alcança e com riscos.

Já o 1.9 (mesmo na versão aspirada e de bomba mecânica) é de outro nível... Ando muito bem com ele e já cogitei até trocar os pneus por maiores para "esticar" a relação. Só que como estou comprando outro carro vou me desfazer dele.

Se, mesmo assim, alguém achar que vale à pena o 1.6, sugiro que se façam algumas coisas para melhorar a performance e evitar quebras:

Instale um radiador de óleo, pode ser um pequeno. O motor 1.6 não tem trocador de calor (o 1.9 tem) e o óleo acaba perdendo as propriedades lubrificantes por sobretemperatura. Além disso, com o cárter menor para poder ser instalado sobre o diferencial dianteiro, é interessante ter uma reserva extra de óleo fora.

Instale um amortecedor de desaceleração. Mesma coisa, no 1.9 tem... Evita que o motor trabalhe "seco" quando se tira o pé muito rápido do pedal do acelerador.

Instale uma M24. Um blower, por ser acionado por correia não produz o tranco das turbinas, tem um funcionamento mais uniforme entregando mais potência dês de giros menores e ainda torna o motor diesel mais econômico.

Bom divertimento!

Pablo.pinto2007
15/10/2009, 21:55
Eu não gosto do 1.6 diesel. É curto, pouco elástico, não tem muito torque nem alcança bom giro. Para quem vai ficar só rodando na cidade ou estradas vicinais, beleza, mas 90Km/h é o máximo que alcança e com riscos.

Já o 1.9 (mesmo na versão aspirada e de bomba mecânica) é de outro nível... Ando muito bem com ele e já cogitei até trocar os pneus por maiores para "esticar" a relação. Só que como estou comprando outro carro vou me desfazer dele.

Se, mesmo assim, alguém achar que vale à pena o 1.6, sugiro que se façam algumas coisas para melhorar a performance e evitar quebras:

Instale um radiador de óleo, pode ser um pequeno. O motor 1.6 não tem trocador de calor (o 1.9 tem) e o óleo acaba perdendo as propriedades lubrificantes por sobretemperatura. Além disso, com o cárter menor para poder ser instalado sobre o diferencial dianteiro, é interessante ter uma reserva extra de óleo fora.

Instale um amortecedor de desaceleração. Mesma coisa, no 1.9 tem... Evita que o motor trabalhe "seco" quando se tira o pé muito rápido do pedal do acelerador.

Instale uma M24. Um blower, por ser acionado por correia não produz o tranco das turbinas, tem um funcionamento mais uniforme entregando mais potência dês de giros menores e ainda torna o motor diesel mais econômico.

Bom divertimento!

Rapaz o cara entende...
Deu até gosto de comprar um motor desses...

Abraços!!!

MRaizer
16/10/2009, 10:03
Realmente é de Pasmar que um eixo de comando ainda mais de válvulas de motor a diesel seja assim, por todos sabem que se acontecer do cara ligar o motor, este pode "explodir" dentro, ou melhor, pode quebrar o bloco do motor, eu já vi um motor perkins, ou seja, grande, quebrar o bloco por quebra de uma biela, imagine um motor pequeno, e outra coisa, quando um comando sai do tempo, as válvulas não ficam alinhadas com o pistão, ou seja, haverá válvulas que toparão em algum pistão, o que pode acontecer como falei é empenar alguma válvula (seria bom o amigo verificar isso), ou se não quebrou alguma válvula. Um bom mecânico dá um diagnõstico bem seguro pra você disso!!!
Boa sorte aí no conserto.

Abraços!

Eu dei sorte. Ok, o fato de o motor ser VW ajudou. Não que eles sejam essa Coca-Cola toda que se pinta, mas por terem um "espaçinho extra" para as válvulas na cabeça do pistão. Foi a conta certa... Ufa!

MRaizer
16/10/2009, 10:14
Rapaz o cara entende...
Deu até gosto de comprar um motor desses...

Abraços!!!

Obrigado pelo elogio mas entendo nada não... Se eu entendesse mesmo não precisaria nunca mais de reboque! rs

Edintruder
18/10/2009, 21:52
Pergunta idiota, mas válida...

Quando faz a salada de frutas dom motor gasolina e passa para diesel, é fácil acertar os ducumentos ou tem muita burocracia com isso?

Pergunto pois sempre fui fã do Niva e talvez tenha que me capitalizar e estudo a venda da minha Ranger e entre as minhas opções são o Niva, Uno Mille ou uma F1000 HSD (se me derem troco na troca pela Ranger)...

Pelo valor a ser investido, o niva será uma excelente terapia, porém terá que ser obrigatoriamente a diesel.

MRaizer
19/10/2009, 10:19
Pergunta idiota, mas válida...

Quando faz a salada de frutas dom motor gasolina e passa para diesel, é fácil acertar os ducumentos ou tem muita burocracia com isso?

Pergunto pois sempre fui fã do Niva e talvez tenha que me capitalizar e estudo a venda da minha Ranger e entre as minhas opções são o Niva, Uno Mille ou uma F1000 HSD (se me derem troco na troca pela Ranger)...

Pelo valor a ser investido, o niva será uma excelente terapia, porém terá que ser obrigatoriamente a diesel.

O quê vc quer dizer com salada de frutas? Montar um motor meio gasolina meio diesel??
Isso nunca fiz não, nem sei como fica para regularizar. Agora, se quizer, estou vendendo o meu o qual foi devidamente legalizado e com motor diesel "de fábrica" (a VolksWagen, não a Lada, rs).:lol:

Edintruder
19/10/2009, 15:45
Salada de fruta é o bloco com pistões do 2.0 a álcool e colocar o cabeçote e BI do 1.6
A numeração acompanha o bloco. Como passa no Inmetro?

MRaizer
19/10/2009, 16:24
Salada de fruta é o bloco com pistões do 2.0 a álcool e colocar o cabeçote e BI do 1.6
A numeração acompanha o bloco. Como passa no Inmetro?

Éeee, esse mesmo. Não sei não, o meu é todo diesel. Quer comprar?

Edintruder
19/10/2009, 16:37
heheheh!
No dia que eu arranjar um Niva, quem sabe...

MRaizer
19/10/2009, 16:45
To falando do carro já montado!

Luciano SHAKALL
19/10/2009, 18:58
" ... Quando faz a salada de frutas dom motor gasolina e passa para diesel, é fácil acertar os ducumentos ou tem muita burocracia com isso? ... "
" ... O quê vc quer dizer com salada de frutas? Montar um motor meio gasolina meio diesel?? ... "
" ... Salada de fruta é o bloco com pistões do 2.0 a álcool e colocar o cabeçote e BI do 1.6 ... A numeração acompanha o bloco. Como passa no Inmetro? ... "O pessoal costuma chamar esse motor de MISTO QUENTE :concordo: . . .

Dá uma olhada nos tópicos a seguir:

- Motor AP2000 Diesel? isso existe? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8173)

- Motor WV AP de álcool para diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42677)

- CONVERSÃO DO MOTOR AP 1.6 ALCOOL PARA DIESEL (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17504)

Esse outro aqui fala na modificação do AP Diesel 1.6cc para 1.9cc:

- repotenciamento dos motores VW diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=219246)

Nesses outros, apesar do tema principal não ser esse,
aborda muito o uso dos blocos AP "Otto" com o cabeçote AP Diesel...

- Nivopala (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28306&page=6)

- Motor Tempra Turbo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20662&page=7)

- Motor 1.7 Diesel FIAT? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19385)

Boa leitura :mrgreen:

[]'s

geraldo paulino filho
19/10/2009, 20:09
PESSOASL,
há 5 anos venho montando esses motores, tive um Sidekick que teve 8 motores AP diesel, começando do 1.6 aspirado [fraco], 1.6 turbo IHI doJPX [andava muito e economico], 1.8 ácool diesel,[tb meio fraco], 1.8 turbo andava bem. 1.85 [com pistões desel do Fiat duna ] andava bem Suzuki, noJPX +-[ porém melhor que o XUD], 1.9 aspirado e turbo T2 Garret, álcool\diesel, 1.9 diesel e turbodiesel da VW original, motor 2.0 álcool\diesel e por fim 2.05cc VW TOTALMENTE DIESEL, com pistões do JPX 83mm e bielas da diesel [aspirado no JPX bom, c\supercharger eaton M24 PORCARIA, agora colocarei uma turbina adequada a KKK03 do Audi, no motor que estou montando 2.05cc , mas neste não usarei pistões usados com canaletas abertas para anéis de fusca 1500, serão pistões zero, aneis alemães e uma p..ta turbina KKK, isso num Vitara ou Samurai não gosto nem de ´pensar [já to pensando em colocar num Samuquinha 95 que tenho aqui parado, só pra ver o resultado.
A partir do motor 1.9 passei a usar o cabeçote e bomba injetora do VWAP 1.9 diesel, fica bem melhor; no motor 1.85 [pistão fiat duna], troquei o cabeçote da B.I. VE da Bosc-Kombi diesel por outro, que me pareceu ser do 2.5, sei que paguei a base de troca na época 650 reais, e melhorou bem, mas essa parte ficou um pouco obscura pra mim, pq na época não entedia quase nada de B.I. e LDA = nenhum desses motores usou B.I com LDA, mas nenhum tb deixava sinais de fumaça.
Um detalhes, os pistões álcool aguentarm MUITO BEM a tx de compressão, embora pelas caracteristicas da cabeça plana, a queima do diesel naum era a ideal
Foram 5 amo$$$$$$ de experien$ia$$$$....
Abs

Edintruder
19/10/2009, 20:22
Luciano, valeu!
MRaizer, me ajuda a oferecer a minha Ranger por R$35.000,00 que compro o teu Niva a vista, porém preciso passar a Ranger pra ter dinheiro...
Vou ler esses tópicos que o Luciano passou! \o/

Edintruder
19/10/2009, 22:05
Depois de ler todos os tópico, confirmei que não existem comentário sobre a documentação.

Alguém aqui fez a documentação de algum AP "misto quente" pra diesel?

MRaizer
20/10/2009, 08:23
PESSOASL,
há 5 anos venho montando esses motores, tive um Sidekick que teve 8 motores AP diesel, começando do 1.6 aspirado [fraco], 1.6 turbo IHI doJPX [andava muito e economico], 1.8 ácool diesel,[tb meio fraco], 1.8 turbo andava bem. 1.85 [com pistões desel do Fiat duna ] andava bem Suzuki, noJPX +-[ porém melhor que o XUD], 1.9 aspirado e turbo T2 Garret, álcool\diesel, 1.9 diesel e turbodiesel da VW original, motor 2.0 álcool\diesel e por fim 2.05cc VW TOTALMENTE DIESEL, com pistões do JPX 83mm e bielas da diesel [aspirado no JPX bom, c\supercharger eaton M24 PORCARIA, agora colocarei uma turbina adequada a KKK03 do Audi, no motor que estou montando 2.05cc , mas neste não usarei pistões usados com canaletas abertas para anéis de fusca 1500, serão pistões zero, aneis alemães e uma p..ta turbina KKK, isso num Vitara ou Samurai não gosto nem de ´pensar [já to pensando em colocar num Samuquinha 95 que tenho aqui parado, só pra ver o resultado.
A partir do motor 1.9 passei a usar o cabeçote e bomba injetora do VWAP 1.9 diesel, fica bem melhor; no motor 1.85 [pistão fiat duna], troquei o cabeçote da B.I. VE da Bosc-Kombi diesel por outro, que me pareceu ser do 2.5, sei que paguei a base de troca na época 650 reais, e melhorou bem, mas essa parte ficou um pouco obscura pra mim, pq na época não entedia quase nada de B.I. e LDA = nenhum desses motores usou B.I com LDA, mas nenhum tb deixava sinais de fumaça.
Um detalhes, os pistões álcool aguentarm MUITO BEM a tx de compressão, embora pelas caracteristicas da cabeça plana, a queima do diesel naum era a ideal
Foram 5 amo$$$$$$ de experien$ia$$$$....
Abs

Gê, e como vc documentou isso? O motor diesel era fácil (agora não sei) era só questão de juntar nota do motor, nota da oficina (levei nota até dos parafuzos que usei) e laudo do representante do INMETRO. Mas, se o motor for convertido eles aceitam uma nota de conversão???

Outra coisa, alguém tem o esquema da bomba injetora do VW 1.9 SD? Ela é monitorada e acho que tem saida para o conta-giros. Só não sei onde...

MRaizer
20/10/2009, 08:24
Depois de ler todos os tópico, confirmei que não existem comentário sobre a documentação.

Alguém aqui fez a documentação de algum AP "misto quente" pra diesel?

Mixto quente? Eu conhecia como bielão!

Luciano SHAKALL
20/10/2009, 14:51
"... Quando faz a salada de frutas dom motor gasolina e passa para diesel, é fácil acertar os ducumentos ou tem muita burocracia com isso? ..."

" ... Isso nunca fiz não, nem sei como fica para regularizar ... "
" ... A numeração acompanha o bloco. Como passa no Inmetro? ... "Cara, eu tava aqui pensando.... :pensativo:
Substituir um motor "Ciclo Otto" por um Diesel tem toda a quela burocracia e exigências e tal...
Nem sempre é possível (pelos pré-requisitos para se usar Diesel), e requer alteração no documento.
(EM TEMPO: No Niva é possível por "ser 4x4 e ter caixa de mudanças múltipla com redutor"...)

Converter um motor, por exemplo, de álcool para gasolina (ou vice-cersa),
ou de álcool e/ou gasoliona para GNV, requer laudo de inspeção,
e também alteração no documeto.

Se a utilização de Diesel é possível no Niva,
e a legislação permite a conversão de combustíveis em um mesmo motor,
acho (veja bem, eu disse ACHO) que seria o caso de juntar as duas coisas:

- Fazer o "Misto Quente" fora do carro e legalizar a conversão como qualquer outra.

- Instalar esse motor (já convertido e legalizado) no Niva e realizar os procedimentos necessários
para a instalação de QUALQUER motor DIESEL (convertido ou original, DEVEM ser os mesmos).

Antes de partir nessa empreitada (se deseja legalizá-la), convém ANTES DE TUDO
procurar saber em sua cidade (ou nas vizinhas :mrgreen: ) acerca da conversão de combustíveis (no caso, Gasolina para Diesel).
Nessa hora, não importa se o veículo pode usar Diesel ou não, pois o motor "está fora" e veio (provavelmente) de um carro "sinistrado".
(tem que ter a documentação do motor: No caso, o do "AP Otto" do qual se utilizará o Bloco - devido à numeração).

Uma vez legalizado, o motor passa a ser um Diesel, e só poderá ser instalado naqueles veículos autorizados a rodar com tal combustível....

ACHO que é por aí...

[]'s

Edintruder
20/10/2009, 20:34
Luciano, o laudo do inmetro é feito através de bancada de testes ou eles nem ligam o motor? Sabes como é feito?

geraldo paulino filho
20/10/2009, 20:35
O que EU acho, pelas minhas pesquisas:
Se formos fazer tudo certinho,é pouco provavel que consigamos legalizar, por um motivo muito sim,ples
O motor não foi HOMOLOGADO, portanto, nem precisa mais explicações...
Poderiamos partir para uma tentativa que nem sei se existe, um motor PROTÓTIPO
Para legalizar= Nota fiiscal do motor ou bloco do motor, NF das peças e M.Obra, teste de emissão de gases, autorização para mudança p\ dieseldo veículo, [dada pelo delegado ou equivalente], passar no INMETRO, pegar Laudo, depois de liberado, pegar doc diesel e emplacar.
tem as taxa$$ do Laudo INMETRO e alterações de dados do veiculo
Como dito anteriomente, veiculos com DENOMINAÇÃO JIPE [se for utilitario terá que contar com ajuda do DR. para passar para jipe =essa denominação é para veiculos 4x4 com determinados angulos de entrada e saída- daí; tendo caixa de transferencia multipla COM REDUÇÃO ORIGINAL DE FÁBRICA é possivel a mudança p\ diesel

Aqui, com documentação da NF do bloco, que não vem discriminando se o bloco é de motor diesel ou gasolina [exemplo o bloco do Golf mexicano e do Gol GTI 95 -aquele que tem uma bolha no capo, são de veiculos a gasolina, que é o mesmo bloco do GOLF 1.9D, portanto , nem isso poderão alegar, neste caso], sendo este o bloco que uso, após rebaixá-lo até facear os pistões do XUD standart de 83 mm, dando um motor muito bom, VWAP GPF TDI -[I de intercooler], de 2.050 cc [agora é chute, mas se perguntarem qual a potencia e torque, diria algo em torno de : potencia por volta de 100 cv e torque pouco acima de 20 mkgf
Abs
a todos

geraldo paulino filho
20/10/2009, 20:38
BAncada de teste, eles aceleram o motor até quase fundí-lo, mas basta vc estrangular a bomba antes, para não ficar "stressado", no meu caso da Disco MWM 2.8 a turbina está com 1.200 gr e passou beleza, ams abomba e LDA estão originais , por eqto.
Abs

Edintruder
20/10/2009, 22:02
Ge, então pelo teu conhecimento, se pegar um bloco originalmente à gasolina e montar o diesel em cima, é muito provável de não passar.
Nesse caso, tem que primeiramente colocar um motor diesel independente do modelo para alterar a documentação e posteriormente investir num motor melhor, mesmo sendo montado a partir de um bloco à gasolina?

Pablo.pinto2007
20/10/2009, 22:37
Ge, então pelo teu conhecimento, se pegar um bloco originalmente à gasolina e montar o diesel em cima, é muito provável de não passar.
Nesse caso, tem que primeiramente colocar um motor diesel independente do modelo para alterar a documentação e posteriormente investir num motor melhor, mesmo sendo montado a partir de um bloco à gasolina?

Amigo para todo problema existe uma solução e em se tratando de troca de moteres e etc, eu tenho duas opções a lhe sugerir...
a primeira que é a que utilizo, eu não aconselho a ninguém, mas vou contar mesmo assim... possuo um jeep 51 com motor AP 1.8 álcool, e nunca legalizei, até porque não pretendo vendê-lo e para isso não fiz necessário uma inspeção mais detalhada no veículo, portanto, quando sou parado em blitz o que faço, desligo o motor antes mesmo de parar o carro, assim o guarda não sente o cheiro do alcool, e fiscaliza normalmente e outra se ele indagar, eu digo que o carro é gasolina e que coloquei álcool por causa do preço, e junto dos documentos pode acompanhar uma cédula de onçinha... caso contrário estou ferrado....
O segundo caso é o certo e que eu tenho fé que ainda vou consguir (é só fazer, é pura preguiça minha), um bom despachante resolve isso em dois tempos e algumas onças... portanto, para todo problema existe uma solução, e nesse caso DESPACHANTE é a SOLUÇÃO.

Abraços e boa sorte na tentativa de legalização...

Quanto à legislação não se pode ter problemas, pois veículos 4x4 podem sim ser equipados com motores diesel.

Inté mais!!!

Edintruder
20/10/2009, 22:56
O caso é para conhecimento mesmo, pois diesel no Niva é fácil, a questão é a legalização do motor... Ou no caso, passar de gasolina pra diesel.

Mas a saída é por aí mesmo. Despachar onças!!! ahahahah!

geraldo paulino filho
20/10/2009, 23:52
Sem duvida, isso foi a 1ª coisa que aprendi, se agarrar pa$$e va$elina $$$$hehehe!
Fato curioso= meu Sidekick foi roubado e recuperado 8 meses depois,o PM que me contatou disee que tinham TREPADO o motor, qdo disse, o motor fui eu que montei e está documentado [eu já tinha esquecido que a numeração era do 1º motor de Kombi diesel], pois bem passou na

geraldo paulino filho
20/10/2009, 23:57
apertei a tecla errada, continuando, passou na vistoria de CARRO ROUBADO com motor diferente do original, SÓ DEPOIS QUE LEMBREI DISSO,pergunto; será que precisamos nos preocupar tanto ???
Já registrei 2 motores VW diesel em meus veiculos, ambos com blocos originais gasolina, sem problema; quem anda demais na linha acaba.....ATROPELADO

shuther4x4
21/10/2009, 00:12
quem anda demais na linha acaba.....ATROPELADO

Só faltou a palavrinha "Brasil".
Infelizmente vc está coberto de razão!
parafraseando paralamas: Nossa terra é maravilhosa, o que estraga é esse "povinho"!

Edintruder
21/10/2009, 10:33
Gê, o problema é que fiquei calejado com uma alteração numa motocicleta.
Andei por 2 anos sem alterar a documentação até um belo dia um amigo meu foi parado e a moto foi apreendida. Depois de 30 dias de brigas com o detran consegui uma alteração para retirar para a Vistoria no Inmetro de Porto Alegre. Pra acertar a documentação foi uma via crucius...

O bom é que depois que consegui colocar a "alteração visual" nos docs, podia modificar à vontade.

Edintruder
21/10/2009, 11:55
Motores AP 1.9D novos.
Tem três modelos, todos com o mesmo valor de 12.000,00:
http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6266 (básico)

http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6625 (com bomda de DH)

http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6624 (com DH e vácuo na BI)

Pra que serve o acionamento de vácuo na BI desse motor?

Por questão de custo, compensa colocar um 1.6 básico e baratinho aqui no Brasil, transfere pra diesel e vai na Argentina ou Uruguai colocar um do Corola ou 1.9TD por lá. O 1.6 volta pois pode ser preciso utilizá-lo na venda por questão de vistoria.

Se um Diesel no Uruguai custa em média 3.000,00 e um 1.6 de kombi no Brasil encontra na faixa de 3.500,00, compensa a viagem! Outra boa opção brasileira, seria pegar a numeração do motor dos docs e remarcar ainda no Uruguai ou na Argentina o motor antes de ser instalado, e dessa forma fica com os docs 100% ok! De quebra deixa o 1.6 por lá e tenta rebater no valor.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110605787-motor-diesel-kombi-ou-saveiro-_JM

Pablo.pinto2007
21/10/2009, 17:08
Motores AP 1.9D novos.
Tem três modelos, todos com o mesmo valor de 12.000,00:
http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6266 (http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6266) (básico)

http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6625 (http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6625) (com bomda de DH)

http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6624 (http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6624) (com DH e vácuo na BI)

Pra que serve o acionamento de vácuo na BI desse motor?

O que acontece é que os motores Diesel não possuem vácuo em seu processo de admissão de ar, ou seja, precisamos de uma bomba de vácuo, que em alguns carros são no alternador, e pelo visto esse aí é na bomba injetora...
Abraços!

Luciano SHAKALL
21/10/2009, 17:45
" ... Luciano, o laudo do inmetro é feito através de bancada de testes ou eles nem ligam o motor? ... "Edin, vou ficar devendo isso aê.... :oops:
Mas imagino que os testes não devam ser muito diferentes daqueles realizados
quando se converte, por exemplo, de Gasolina para GNV :pensativo: . . .

" ... Motores AP 1.9D novos ... http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6624 (com DH e vácuo na BI) ...
Pra que serve o acionamento de vácuo na BI desse motor? ... "
" ... O que acontece é que os motores Diesel não possuem vácuo em seu processo de admissão de ar, ou seja,
precisamos de uma bomba de vácuo, que em alguns carros são no alternador, e pelo visto esse aí é na bomba injetora ... "De fato, os motores "Ciclo Diesel" (ao menos os que eu conheço :pensativo: ) não produzem vácuo "na admissão",
e esse vácuo "gerado via alternador" ou BI serve APENAS (que eu saiba) para o Servo-Freio (Hidrovácuo) :concordo:

[]'s

Edintruder
21/10/2009, 17:57
Não é bomba de vácuo, é esfera de vácuo.
A Bomba de vácuo tem que adaptar de qualquer maneira. Me pergunto pra que tem essa esfera na BI?

MRaizer
21/10/2009, 20:12
A bomba de vácuo nos motores VW1.9 vai no bloco aproveitando a saida do distribuidor. Essa esfera é para o comando de compensação quando o turbo entra.
Além de fornecer auxílio ao freio o vácuo pode ser utilizado para a válvula de recirculação de gazes (GRE?), para o acionamento dos comandos auxiliares do ar-condicionado e outras firulas.

Edintruder
21/10/2009, 20:28
Então é uma válvula LDA externa.

MRaizer
26/10/2009, 09:49
Alguém tem aí à mão o modelo da bomba injetora do VW 1.9 SD? É que esquecí de ver no meu antes de vir para o trabalho e gostaria de dar uma pesquizada a respeito dele...

jaime_sandim
06/04/2011, 16:24
fala galera.
estou revivendo o topico para tirar umas duvidas.

alguem possui motor ap 1.9 diesel e adaptou uma turbina?

pergunto pois comprei o meu jeep com este motor e supercharger(blower)

será que instalando uma turbina com intercooler. eu consigo mais resultado que com SC?:pensativo::pensativo:

na crestana tem uma turbina que acho que serve no motor
http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=5131

ps. eu particularmente não gosto do SC .

oque voces acham?

abraços duvidosos

tiaomsiq
06/04/2011, 20:55
O pessoal costuma chamar esse motor de MISTO QUENTE :concordo: . . .

Dá uma olhada nos tópicos a seguir:

- Motor AP2000 Diesel? isso existe? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8173)

- Motor WV AP de álcool para diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42677)

- CONVERSÃO DO MOTOR AP 1.6 ALCOOL PARA DIESEL (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17504)

Esse outro aqui fala na modificação do AP Diesel 1.6cc para 1.9cc:

- repotenciamento dos motores VW diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=219246)

Será que que esse anúncio abaixo foi do Denilson & Junior??

tiaomsiq@homail.com

Nesses outros, apesar do tema principal não ser esse,
aborda muito o uso dos blocos AP "Otto" com o cabeçote AP Diesel...

- Nivopala (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28306&page=6)

- Motor Tempra Turbo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20662&page=7)

- Motor 1.7 Diesel FIAT? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19385)

Boa leitura :mrgreen:

[]'s

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=88602)

Pablo.pinto2007
07/04/2011, 10:28
Você viou essa turbina na crestana, porque existe motor desses que saiu de fábrica com turbina, que são os motores que equipam a linha wolks internacional fabricada na Argentina, por isso encontramos desses motores por aqui com turbina e eletrônicos, e que geram até 150cv...

Se eu fosse você pensaria bem nisso, qual o problema do seu Supercharger
? algum? não rende, é pequeno? caso as respostas sejam sim... realmente seria uma opção pensar na turbina.

Caso realmente faça isso, me dá um toque, pois se seu charger estiver bom... e quiser vendê-lo e couber no meu bolso podemos fazer negócio... ok? no meu caso uso o motor AP, 1.8 que caso seu charger tenha sido dimensionado para o motor 1.9, servirá no 1.8 com certeza, mas caso não.. ou seja, esteja usando um charger de 1.0, aí não me serve, ok?

Grande abraço e espero que consiga resolver o seu problema...

PS. por aqui tem um 51 que o cara tá fazendo isso turbinou, interculou e é ainda bomba injetora, estou louco para vê-lo funcionando (está fazendo a elétrica)(última etapa)...

Pablo

fala galera.
estou revivendo o topico para tirar umas duvidas.

alguem possui motor ap 1.9 diesel e adaptou uma turbina?

pergunto pois comprei o meu jeep com este motor e supercharger(blower)

será que instalando uma turbina com intercooler. eu consigo mais resultado que com SC?:pensativo::pensativo:

na crestana tem uma turbina que acho que serve no motor
http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=5131

ps. eu particularmente não gosto do SC .

oque voces acham?

abraços duvidosos

jaime_sandim
07/04/2011, 10:51
Então Pablo

meu supercharger esta perfeito. pode olha no tópico da reforma feita pelo Djunior.

mais é gosto particular meu de preferir uma turbina ao SC.

gostaria de saber somente se vale a pena fazer a alteração ou vou gastar dinheiro para ganha pouca coisa.:pensativo:

ps. se decidir colocar turbina nele podemos negociar o SC sim. para mim não vai ter utilidade mesmo.

se voce descobrir alguma coisa do 51 que turbinou e intecooler me avisa

queria inf. sobre potencia e qual turbina foi usada.

abraços:concordo:

Pablo.pinto2007
08/04/2011, 07:41
Posso dar uma olhada... qual a turbina que o cara utilizou... se não me engano ele fez como você, comprou um motor 1.9 sem turbina e com bomba injetora e depois colocou a turbina e o intercooler... eu disse pro meu mecânico que quando o carro ficasse pronto queria ver o bixão funcionando, pra ver o ronco (se é que tem) e exatamente se ficou bem disposto... lá é um 51 com frente de 42... o intercooler ficou na frente do radiador (que tem um bom espaço)... o problema é que o carro está na elétrica agora... tenho que prestar atenção pra ele não "fugir" de lá e nunca mais o veja... pois aqui o pessoal tá com essa moda, gasta um dinherão nos CJ e depois guarda pra eternidade numa bola de cristal (quase isso)... não vemos essas pérolas rodando por aí, fazendo trilha...

Em relação ao ganho que terás, não posso falar nada, pois não sou preparador, mas dizem que turbinado esse motor fica esperto... com relação à comparação do turbo para o SC eu realmente nunca ouvi falar...

Qualquer novidade que conseguir por aqui te aviso!!!

Abraços!

Pablo

Então Pablo

meu supercharger esta perfeito. pode olha no tópico da reforma feita pelo Djunior.

mais é gosto particular meu de preferir uma turbina ao SC.

gostaria de saber somente se vale a pena fazer a alteração ou vou gastar dinheiro para ganha pouca coisa.:pensativo:

ps. se decidir colocar turbina nele podemos negociar o SC sim. para mim não vai ter utilidade mesmo.

se voce descobrir alguma coisa do 51 que turbinou e intecooler me avisa

queria inf. sobre potencia e qual turbina foi usada.

abraços:concordo:

MRaizer
12/04/2011, 08:45
Tem alguma coisa errada, o 1.9 aspirado já anda muito bem para o Niva (até com pneus grandinhos). Será que este blower que está no teu Niva não é de motor 1.0?
Lembre-se de uma coisa, trocando o supercharger por uma turbina você vai passar a ter um (pequeno) turbolag, embora seja a montagem "de fábrica" para teu motor. Ah, verifique a taxa de compressão deste motor para que não fique acima do aconselhável.
Abraços

Volkswagen Sharan 1.9 TDi Displacement: 1896 ccm (115.69 cubic inches) Engine type: Inline, 4 cylinder Max power: 150.00 PS (110 kW or 148 HP) at 4000 Rev. per min. Max torque: 320.00 Nm (32.6 kgf-m or 236.0 ft.lbs) at 1900 Rev. per min. Compression: 18.5:1 Bore x stroke: 79.6 x 95.5 mm (3.1 x 3.8 inches) Fuel system: Turbo Valves per cylinder: 2 Fuel control: Overhead cam (OHC)

unibau
25/04/2011, 22:49
Pessoal, sou novo aqui e tenho muitas duvidas, mas uma grande vontade de ter um jipe e estou vendo um com motor ap 1,9 diesel argentino turbo intercoler, e gostaqria de saber se realmente este motor tem boa durabilidade e se sua mecanica é facil de se mexer pois nao conheco nenhum mecanico na minha cidade que conheca este motor.

Renatozt
17/02/2013, 21:06
Já vi um mecânicodobrar a capacidade do cárter e com isso o motor trabalha com alubrificação mais eficiente e a temperatura do óleo menor. Omecânico tinha feito isso em quatro motores e nenhum destes deu maisproblema de aquecimento.

tiaomsiq
02/11/2015, 01:47
tiaomsiq@gmail.com
Amigos do fórum 4x4brasil resolvi o problema do arranque do meu Nivazul, veja o vídeo:
https://youtu.be/tE3CvhJviCs

Edson Cardeal
04/02/2016, 11:55
rfdex bom dia, tem como passar o contato da pessoa que vende motor VW 1.9 diesel aí em Brasília. Obrigado.

rfdex
04/02/2016, 16:40
Não tenho mais, era do OLX...

garciapepe22
09/06/2016, 13:21
Ola galera. Desculpem rescussitar otopico, ,as é melhor que criar outro.

Pois bem, estava com idéia de motar um motor com vira 2.0 e com pistao do 1.9 tdi (que tem a camara no pistao) que tem á venda na crestana e utilizando o cabeçote do 1.6D mesmo, porem reirando aquela tampa de aço da ante-camara, ficando dessa forma com injeçao direta. Sei que deverá ficar bem destaxado pois a camara do cabeçote somado à camara do pistao dará um volume bem grande, porem, a intençao seria essa mesma, diminuir a taxa para algo entre 18 à 20 de compressao e poder assim pendurar o motor na pressao da turbina, assim como é feito nas camionetes de hoje.

Segue o link do pistao.
http://www.crestana.com.br/mecanica/pistoes/jogo-de-pistoes-1-9-tdi-038107065h-038107065j.html

Algum expert poderia me dizer se o diesel "acende" dessa forma.

tiaomsiq
04/08/2016, 22:49
Semana que vem estarei estreando o motor AP 1.9D adaptado a partir do Bloco do AP 2.0, adaptação do Sr. Novor Tada, radiadores colmeia de Paranavaí, valor total montado e instalado com peças e serviços R$ 3.500,00, voltarei para comentar o resultado.

Alguém do Fórum sabe se eu tirar a turbina do Motor VW 1.9 TDI eletrônico, ele vai funcionar?
Parece que a turbina esta passando óleo lubrificante, e outra nova custa na Crestana&Crestana quase R$6.000.00.
Eu não posso comprar por esse preço...
Grato
Sebastião - 04/08/2016
tiaomsiq@gmail.com

Edintruder
05/08/2016, 12:19
Tião, funcionar vai, mas vai funcionar muito mal, vai ficar detonando e fumaceando preto. Mas funcionará.

Garcia, terá detonação sim, mas para ligar talvez tenha que usar aquecimento na admissão ou no bicos.

rc-mrtn
23/01/2018, 17:29
é, acho que não dá certo

SANDESFISICA
04/04/2019, 12:03
Bom dia amigos, estou com um motor VW AP 1.9 diesel serie AF que estou adaptando em uma GM Tracker 2008 a gasolina, se alguém tiver informações sobre este motor para me passar tipo torque, potencia, oleo correto para usar, se originalmente é TDI ou SDI, qual turbina indicada, ou se é melhor o supercharger do fiesta/ecosport, qualquer informação será util, obrigado.
email: sandesfisica@gmail.com tel/zap: (77) 98109-0047

Julio socci
12/06/2020, 12:26
bom dia amigo, estou precisando muito desse motor para adaptar no meu jeep ano 1948 que fundiu o motor, vc poderia me ajudar a conseguir comprar um desse ou me dar as dicas necessarias para eu fazer uma adaptação como a sua ? desde ja agradeço sua atenção abraço. meu email: julio_socci@hotmail.com

Julio socci
12/06/2020, 12:31
bom dia amigo no ebay vc acha por volta de 3.500
Vw Beetle Golf Jetta Tdi 1.9L Diesel Turbo Charger | eBay (https://www.ebay.com/itm/VW-Beetle-Golf-Jetta-TDI-1-9L-Diesel-Turbo-charger/323332926847?hash=item4b4824ed7f:g:ZfQAAOxyBLBSCVO b)

Julio socci
12/06/2020, 13:57
bom dia amigo você poderia me passar o numero desse japa,que fez as adaptaçôes para vc ? meu contato: email julio_socci@hotmail.com e whatzap:21-964193481 desde já obrigado