Conectar

Ver Versão Completa : Carburador 2E no OHC 2.3 alcool

Marcelo Tironi
02/09/2009, 12:20
Olá pessoal, sou novo aqui no forum, e tenho uma rural 1974, estou trocando o motor BF 161 por um OHC 2.3 a alcool, já fiz toda a revisão no motor e empaquei no carburador, andei falando com alguns mecanicos e me passaram q a melhor opçao de carburador a alcool para esse motor seria o 2E, alguem já usou esse carburador no ohc a álcool? alguem teria as medidas do pé do carburador para me passar? um torneiro aqui da minha região me pediu R$ 300,00 para fazer esse pé, achei um absurdo.

Fico no aguardo da colaboração de vocês

att
Marcelo

rubensx
02/09/2009, 13:47
procura no site: www.maveco.com.br e deve ter por 150 já essa bae, eu sugiro o 3E o 2E num dá conta não ou o H34 corpo duplo mesmo

abraços

Flaibam
02/09/2009, 17:56
...eu sugiro o 3E o 2E num dá conta não ou o H34 corpo duplo mesmo

abraços
Minha viatura está com o 2E, álcool, no motor OHC. Está na minha lista de prioridades para troca. É ruim de regular a marcha lenta e, por isso, deixei-o acelerado. Ainda não escolhi o modelo sucessor, mas esse vai embora, com certeza.

Flaibam
03/09/2009, 09:35
Minha viatura está com o 2E, álcool, no motor OHC. Está na minha lista de prioridades para troca. É ruim de regular a marcha lenta e, por isso, deixei-o acelerado. Ainda não escolhi o modelo sucessor, mas esse vai embora, com certeza.
Pessoal, me desculpem o engano. A viatarua tem um solex simples. O mecânico sugeriu um 2E - ainda em estudo.

Marcelo Cunha
03/09/2009, 10:20
Bota 3E, não se incomada mais. :concordo:

rubensx
03/09/2009, 11:04
eu injetava heheheeheh :rolleyes:
:twisted:

Marcelo Tironi
21/09/2009, 08:19
Pois é, eu andei pesquisando, e conversei com um mecanico de uma oficina autorizada da Brosol, ele me explicou a seguinte diferença sobre o 2E e o 3E .

O 2E tem um fluxo de ar menor comparado ao 3E, então ele seria um carburador de resposta mais rápida e giro mais rápido, portanto ele vai te dar mais torque. Quanto o 3E ele é um carburador sem fim, de tiro longo. acima de uma velocidade aproximadamente 120 km/h, ele vai ser melhor e mais economico, mas como não vou andar nem a 100 km/h, acho q a melhor opção seria o 2E.

Isso é correto? alguém já usou os 2 carburadores para ver se é essa a diferença mesmo?

e a respeito do H34 SEIE Duplo, eu consegui esse carburador a alcool, mas parece q pra ford só saiu a gasolina, portanto não tem a giclagem dele a alcool para ford. será q posso usar o do opala 4cc mesmo????, pois a cilindrada é quase igual!!!

Grato pela ajuda por enquanto pessoal.

rubensx
21/09/2009, 11:11
nossa seu mecanico precisa de ferias

é a primeira vez que vejo carburador ligado a velocímetro auhauhahuauhauhaauhu

cara, escuta a voz da razão: Vazão de ar, giclagem e fluxo é isso que vc tem de pensar, apaga esse monte de merda que te falaram e pensa assim...

Adianta vc ter um motor de ferrari com uma entrada de ar do tamanho da cabeça de um alfinete?? não né?

Tb não adianta vc ter um motor de máquina de cortar cana e ter uma entrada de ar de cano de esgoto industrial!

Pronto entendeu? 2E supre até motores de 2.0 esguelando, o OHC é 2.3 e tem mais capacidade cúbica, precisa de mais combustivel e mais ar, santana e versailes originais saiam com 3E porque será? (e eram 2.0)!

Então vai pela lógica procura um 3E decente regula ele decentemente com gicleurs menores e vai suprir seu motor, se tiver uma 446 seria legal mas vai ser foda acertar.

Esquece esse papo furado de acima de 120 de 300km/h é tudo asneira... pára de dar ouvidos aos achômetros e faça comparações inteligentes senão vc vai gastar mais de 4x na mesma coisa e vai continuar uma merda!

Porque de velocidade, depois do carburador vem pistão, vem embreagem, vem cambio, vem relação e diametro de roda ok? então se tivessem te falado em faixas de giro ainda vai lá, agora velocidade?
:parede:

Marcelo Tironi
29/09/2009, 16:21
Rubens....

Não foi meu mecanico q falou isso! por um acaso passei em uma loja autorizada da Brosol e o atendente me falou isso, q no caso muito pior do q um mecanico colocar essa situação, mas isso não vem ao caso.
Já que você comentou, esse carburador 446, já me falaram muito bem dele, mas também não vi uma pessoa acertar ele, seria viável colocar esse carburador ????? outra coisa, me falara do weber DFV q vinha nos landau a alcool, por acaso é esse 446 ????

cara, escuta a voz da razão: Vazão de ar, giclagem e fluxo é isso que vc tem de pensar, apaga esse monte de merda que te falaram e pensa assim...

Adianta vc ter um motor de ferrari com uma entrada de ar do tamanho da cabeça de um alfinete?? não né?

Tb não adianta vc ter um motor de máquina de cortar cana e ter uma entrada de ar de cano de esgoto industrial!

Pronto entendeu? 2E supre até motores de 2.0 esguelando, o OHC é 2.3 e tem mais capacidade cúbica, precisa de mais combustivel e mais ar, santana e versailes originais saiam com 3E porque será? (e eram 2.0)!

Então vai pela lógica procura um 3E decente regula ele decentemente com gicleurs menores e vai suprir seu motor, se tiver uma 446 seria legal mas vai ser foda acertar.

Esquece esse papo furado de acima de 120 de 300km/h é tudo asneira... pára de dar ouvidos aos achômetros e faça comparações inteligentes senão vc vai gastar mais de 4x na mesma coisa e vai continuar uma merda!

Porque de velocidade, depois do carburador vem pistão, vem embreagem, vem cambio, vem relação e diametro de roda ok? então se tivessem te falado em faixas de giro ainda vai lá, agora velocidade?

Flaibam
29/09/2009, 22:35
Olha eu aqui de novo. Um pouco mais experiente ($$$$ deixa a gente mais esperto). Meu OHC 2.3 a álcool era ruim demais para andar. Estava com um Solex H40DEIS, mas muito ruim. Pesquisei muito aqui no fórum e em lojas especializadas em carburadores. A maior e melhor referência era o modelo que estava usando. Fui ver o preço para uma revisão completa e era o mesmo de um novo (recondicionado). Comprei um recondicionado, em São Paulo, pela internet, e instalei. Mudou até o barulho do escapamento. A marcha lenta é perfeita e acho que ganhei um km por litro. Coloquei o mesmo modelo anterior, que era o mesmo utilizado pelo Ford Maverick 1974, lançado junto com o programa Proálcool do Governo Federal da época. Paguei 380 no carbura. Tá tinindo.

inaciocm
30/09/2009, 08:14
para evitar "adaptações", no começo do ano comprei um Solex H40 EIS ZERADO na Jipebras. Veio até na caixa original.
tá perfeito!!!
só o preço foi meio alto: quase 800 mangos...:?

Marcelo Cunha
01/10/2009, 10:18
para evitar "adaptações", no começo do ano comprei um Solex H40 EIS ZERADO na Jipebras. Veio até na caixa original.
tá perfeito!!!
só o preço foi meio alto: quase 800 mangos...:?

Se ficou satisfeito, este investimento tira rodando e poupando dor de cabeça. :concordo:

Julinot
01/10/2009, 13:55
rubensx... aproveitando o embalo desse tópico... me diz aí se você souber... sem me mandar pesquisar porque já fiz isso e nada foi conclusivo... um carburador desses aí bom para o BF-161... qual seria ?

Abraços a todos...

inaciocm
01/10/2009, 15:31
Se ficou satisfeito, este investimento tira rodando e poupando dor de cabeça. :concordo:
Rapaiz. quase que dobrou a autonomia!!!
Com o antigo carbura (quando comprei o jipe ele tava no gaiz...hehehe...com uma embalagem de durepoxi "passei" ele pra gasola...rsrsrs) ele fazia coisa de 4 km/l, isso na rodovia.
Quando troquei e puz o novo, fiz a medição e tava fazendo 7.5 km/l nas mesmas condições!!!
Satisfeito é pouco!!! :pipoca:
Só comprei um zero porque tava com receio de gastar uma nota em um recondicionado e acabar na mesma mer...da.
Valeu cada centavo!!!:wink:

Julinot
02/10/2009, 09:28
Que maravilha !
Parabéns... teve coragem de investir e se deu muito bem.
Queria ter a mesma sorte com o meu BF-161, que anda bebendo um pouco além da conta, e eu acho que tem muita relação com o carburador. Aquelas afogadas de vez em quando... vai muito petróleo para o chão.
Alguém se habilita a me dar uma dica consistente e direta sobre um bom substituto ?

Abraços a todos...

Rapaiz. quase que dobrou a autonomia!!!
Com o antigo carbura (quando comprei o jipe ele tava no gaiz...hehehe...com uma embalagem de durepoxi "passei" ele pra gasola...rsrsrs) ele fazia coisa de 4 km/l, isso na rodovia.
Quando troquei e puz o novo, fiz a medição e tava fazendo 7.5 km/l nas mesmas condições!!!
Satisfeito é pouco!!! :pipoca:
Só comprei um zero porque tava com receio de gastar uma nota em um recondicionado e acabar na mesma mer...da.
Valeu cada centavo!!!:wink:

calhiandro
06/07/2011, 09:59
Pessoal, meu jeep é alcool 1983 ford ohc 2.3 e ganhei de um colega um carburador 3e brosol alcool, estou em dúvida quanto a adaptação, meu carro está com um carburador solex h40 Eis simples( o antigo dono colocou ele para rodar gasolina). É muito difícil a adaptação? Precisa de uma flange para adaptar o carburador?Reparei que esse coletor é simples e o carburador é de corpo duplo, teria algum problema?

Olha o ganho de desempenho é significativo? Pretendo continuar rodando com gasolina.

Aguardo resposta

4X4GARAGE
06/07/2011, 10:12
Pessoal, meu jeep é alcool 1983 ford ohc 2.3 e ganhei de um colega um carburador 3e brosol alcool, estou em dúvida quanto a adaptação, meu carro está com um carburador solex h40 Eis simples( o antigo dono colocou ele para rodar gasolina). É muito difícil a adaptação? Precisa de uma flange para adaptar o carburador?Reparei que esse coletor é simples e o carburador é de corpo duplo, teria algum problema?

Olha o ganho de desempenho é significativo? Pretendo continuar rodando com gasolina.

Aguardo resposta

ola calhiando,a algum tempo montei em um ohc turbo o 3e da solex,sim vc vai ter que fazer uma flange pro carbura nova e embaixo do seu sai a flange de ligação dos carburadores!!!
qq duvida me add no msn garage4x4@hotmail.com
[]s
edison
natal rn

chinelao4x4
08/07/2013, 11:03
falando novamente do 2e no OHC...

já adquiri um 2e alcool, foi retirado com o carro funcionando na minha frente, é de um ap. 1.8

se alguem tiver a configuração dos giclês pra me passar irá me facilitar

achei isso, me parece que é só fazer a furação pro coletor, certo ? Base Para Adaptar Carburador 2e / 3e Solex Brosol - R$ 89,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488671343-base-para-adaptar-carburador-2e-3e-solex-brosol-_JM)

mais alguma dica do pessoal que fez essa adaptação ?

abrçs

chinelao4x4
11/07/2013, 11:46
Um video ! ,
quem sabe assim alguem dá uma ideia diferente ou mesmo me digam se estou indo pro caminho certo ,

minha duvida esta tambem no ant chama , o que fazer com ele ?

mais acho a solução mais facil é mandar fazer a flange, mesmo de plastico duro vai resolver; ???

adaptação carburador 2e no OHC - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=aqkKQ4p_uAc&feature=youtu.be)

chinelao4x4
14/07/2013, 22:03
421687

essa foto é como fiz, mandei o torneiro fazer uma flange pra parafusar no coletor , e esta flange com a furação pra por a base do 2e . tudo com junta e cola .

este video é da primeira partida , ainda com gicles fora de medida

YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=3WklGV77vbw)

este é o video com os gicles correto, só faltou um acerto mais fino na aceleração e o parafuso do ar.

Carburador 2e no ohc 4cc alcool - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nQFdWuphJUc)

ficou perfeito em baixas rotações, e digo que se pisar de uma vez, se compara a um turbo, acredito que se turbinar esse motor como ele esta hj, vai voar biela , pistão , tá muiiiito rápido mesmo os giros , não dá pra por mais nada neste meu motor pra melhorar de performanc , pelo que andei hj e dei umas puxadas mais fortes, senti que tá no limite mesmo, agora é andar só na manha com o bixo.

vavarusso
14/07/2013, 22:21
Parabéns Chinelão. Muito bom, boa sorte aí.

matrakaum
16/07/2013, 16:08
Este motor OHC é bom? Entre ele e o do Opala 4cc, qual o mais indicado para o CJ?

calhiandro
16/07/2013, 16:43
Este motor OHC é bom? Entre ele e o do Opala 4cc, qual o mais indicado para o CJ?
O motor de opala é bem mais barato aqui na minha região comprasse um motor desses por uns 500 reais tranquilo. A disponibilidade de peças é bem melhor, mais barato de manter. Eu vendi meu jeep, mas se fosse para ter outro jeep iria de motor de opala, pela disponibilidade de peças e custo. Sobre o motor ohc é um baita motor, muito bom mesmo sobe de giro, tem o mesmo torque do motor de opala 4cc, acho que anda até mais que o motor de opala 4cc, mas o custo é muito alto assim como a disponibilidade de peças é escasso. Dizem que da para preparar bem um motor de opala: se você pegar o motor de opala 4cc álcool dos últimos já de retentor traseiro da para rebaixar o cabeçote em 2mm, colocar o comando do motor a gasolina que é mais bravo que o do álcool e claro colocar um ignição forte fica muito bom. O Sergio da motorspice me disse que o motor de opala álcool suporte o avanço total da ignição da motorspice que é 24º e os avanços progressivos tudo no máximo sem bater pino.

Grande abraço

matrakaum
17/07/2013, 10:10
Como saber se o motor de Opala que eu tenho é com este tal retentor?

calhiandro
17/07/2013, 10:23
Tem uma foto do amigo vavarusso que mostra a parte traseira do bloco do motor, o dele é de retentor ao invés de gaxeta.

chinelao4x4
17/07/2013, 10:31
Como saber se o motor de Opala que eu tenho é com este tal retentor?

saca o volante do motor , se o retentor for um tipo de anel preto de borracha é rententor, se for um anel dividido , e não borracha é gaxeta. é não é preto

vavarusso
17/07/2013, 11:18
Amigo Calhiandro voce se desfez do seu jeep? Vai adquiri outro?

Amigo Matrakaum com o número do motor vc descobre até o dia da fabricação. O meu inicia com 9, portanto ele é de 1989.

Veja um exemplo de número de motor do Opala:
9JL30PA001

Significado:

9 = Ano de fabricação ( nesse caso 1989 )
J = Origem ( nesse caso São J. dos Campos )
L = Mês ( nesse caso dezembro )
30= Dia do mês.
PA= sufixo
001=nº de série

vavarusso
17/07/2013, 11:20
saca o volante do motor , se o retentor for um tipo de anel preto de borracha é rententor, se for um anel dividido , e não borracha é gaxeta. é não é preto
Chinelão o retentor do volante de meu motor opala e vermelho.

calhiandro
17/07/2013, 14:30
Amigo Calhiandro voce se desfez do seu jeep? Vai adquiri outro?

Amigo Matrakaum com o número do motor vc descobre até o dia da fabricação. O meu inicia com 9, portanto ele é de 1989.

Veja um exemplo de número de motor do Opala:
9JL30PA001

Significado:

9 = Ano de fabricação ( nesse caso 1989 )
J = Origem ( nesse caso São J. dos Campos )
L = Mês ( nesse caso dezembro )
30= Dia do mês.
PA= sufixo
001=nº de série

Bora Vavarusso vendi sim, pois tenho outras prioridades, mas no futuro pretendo adquirir, ou fazer outro. Ainda estou chocado de ter vendido o jeep, ainda não o esqueci hehhehehe, mas é isso bola para frente.

pelo acompanhar do tópico você está com o seu praticamente pronto, né?

Grande abraço e boa sorte

vavarusso
17/07/2013, 15:13
Vavarusso pelo acompanhar do tópico você está com o seu praticamente pronto, né?

Grande abraço e boa sorte

Boa sorte nas suas prioridades, sucesso. Sobre o Trupy Zupy tá quase pronto: esperando chegar o tanque traseiro da CLA, finalizzando a instalação eletrica(sensor de temp.), o silencioso da descarga, um banca traseiro, uma capota ou toldo... Aff! nao sabia que faltava tanto.

matrakaum
18/07/2013, 13:26
Vavarusso o meu motor é 0J

vavarusso
18/07/2013, 14:20
Agora a dúvida!!! Ele é de cor cinza? Se for, deve ser 1990, se nao for cinza deve ser 1980. ????