Ver Versão Completa : px e py no Rio de Janeiro
klaus motta
01/09/2009, 17:16
Pretendo instalar uma radio minha pick-up estava pensando em px porem outro dia andei no carro de um amigo que tem px e não tinha ninguem em frequencia nenhuma conversando ele disse que quase ninguem mais fala em px só quando o grupo de junta para fazer trilha,motivo pelo qual ele tem Px esta informação esta correta ? E o PY tem mais pessoas utilizando ou tambem se tornou um meio de comunicação obsoseto?
Abraços a todos
klaus motta
Xavier4x4
02/09/2009, 14:31
Tambem é minha dúvida, no aguardo.
JORGE CAMOI
11/09/2009, 18:21
Tambem é minha dúvida, no aguardo.bem pelo que to vendo por aki de fato os dois estão bem absoletos mesmo....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...acho melhor a gente se falando pelos talk balt...rsrss..abraços
paulobarbosa
11/09/2009, 23:21
Se vc pegar estrada. Muitos camioneiros ainda usam px. Na ponte rio niteroi, vc pega ainda muita conversa no canal 5. Que é o mais utilizado pelos camioneiros.
Depende do seu uso. Mas eu acho q o px é o mais indicado.
O talk about tem um alcance muito limitado, alem de gastar gastar gastar muito as pilhas.
PB
Hi ALL,
Infelizmente é verdade. :rolleyes:
Já existiu uma época maravilhosa no rádio, pelo menos no Rio. Eu, ainda bem, peguei o final dela. Tinham maratonas, a ECT tinha estação, no Sumaré tinha estação, na polícia tinha estação. Era muito bom. Todos se conheciam, tinham encontros, diplomas em maratonas (tenho alguns)... ah época boa.
Fui "presidente" de um clube (canal 31). Um dentre vários regionais que existiam. Uma brincadeira que rendeu mais de 40 unidades (pessoas) e muitos encontros maravilhosos.
As informações detalhadamente corriam como aqui no fórum. Tinham "os nomes lendários" dos caras que mexiam em tudo. Quem queria e podia ter uma senhora estação, tinha, fosse base ou móvel. Hoje vemos o povo comprando antena sem saber sequer o que é ROE, instalando de qualquer jeito e arriscando queimar o rádio ou a falar "daqui a ali" por causa do sinal ruim ou da QRM.
E de anos pra cá ficou às moscas. Saudade.... não voltará mais. :palmas:
[ ]'s,
Tormy.
Mergulhador
21/12/2011, 00:09
Antes de ir ao jalapao em agosto, comprei um px pra me comunicar com os outros radios. Nao tive tempo de levar p alguem que entedesse do assunto instalar. Me alertaram dessa tal de ROE, mas tbm ninguem soube me informar onde medir isso aqui no rj. Comprei a antena e coloquei do tamanho q veio msm.... so evitei transmitir por mt tempo pq o radio esquentava pkct. O alcance na estrada ficou em torno de 3km... ( achei mt pouco )
Diariamente costumo andar pela rod pred dutra e washington luiz. La escuto td dia os caminhoneiros conversando.... infelizmente na maioria das vezes n da pra entender pn. fica c mt chiado.
gostaria de saber se o alcance é ruim assim mesmo, e se indicariam algum local no rj pra instalar adequadamente.
Gostaria tbm de saber se por aqui tem muita gente que usa o py. Por conta do alcance pequeno, to pensando em colocar um p futuras viagens.... qund alguem ia ate a cidade, c um py talvez desse p manter o contato.
agradeco desde ja a ajuda dos companheiros
Mergulhador
22/12/2011, 20:13
deve ser por isso q o pessoal vive falando sozInho.
não sei se impressão minha, mas sinto q o pessoal radioamador e meio estrelinha. pouco se mostram dispostos a ajudar os leigos no assunto.
Fala Mergulhador.
O PX no troller é complicado mesmo.
Depende muito do modelo do radio e da antena que vc esta usando.
No meu carro uso um Hannover BR-9000 e antena Maria Mole (a melhor para PX). Escuto e falo com caminhoneiros perfeitamente.
Outro problema é que vc precisa ajustar o radio para falar com distancias menores na estrada, caso contrario ficará escutando coisa com pessima qualidade devido à distancia. Ajustando para distâncias menores vc fala e escuta quem esta mais perto e pronto.
Quanto ao PY, a qualidade é superior, o alcance é superior, porém não é utilizado por caminhoneiros.
Se vc não tiver com quem usar, nao vale a pena.
Outro detalhe: você vai precisar de uma "habilitação" de radio amador.
Procure mais informações aqui no fórum sobre material de estudo e provas para tirar sua carteira.
abs
Mauricio
Segue ai um pequeno exemplo do meu PX operando.
Troller Urubu - Bate Papo Radio PX BR-116 BA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=MBUabl3kBdA)
Troller Urubu - Radio PX BR-116 BA 05/10/2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-AqCSl_w5Pw)
abs !
não sei se impressão minha, mas sinto q o pessoal radioamador e meio estrelinha. pouco se mostram dispostos a ajudar os leigos no assunto.
Da ANATEL: "O Radioamador é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas(...)"
A verdade é que a maioria não sabe o suficiente pra ajudar. A outra parte, espera que você pesquise, teste, faça um esforcinho mínimo e chegue pedindo ajuda pra resolver um problema específico, ao invés de "qual é melhor", "comofas"... etc.
Mergulhador
23/12/2011, 15:17
reforco o q disse... por isso q ficam falando sozinhho.
eu particularmente preferiria ficar falando um monte de abobrinha no radio, do q utiliza-lo somente p emergência/ ajuda. se n puder ser de uma forma " formal" c todas combinações "Q" possíveis, que seja informal. basta respeitar ass freqüências de emergência. no dia q realmente estiver em uma emergência, nada melhor q um celular c sinal e ligar 190/193.
pelo visto devo continuar c o px msm. Vhf vai ser jogar dinheiro fora.
Mergulhador
23/12/2011, 15:18
reforco o q disse... por isso q ficam falando sozinhho.
eu particularmente preferiria ficar falando um monte de abobrinha no radio, do q utiliza-lo somente p emergência/ ajuda. se n puder ser de uma forma " formal" c todas combinações "Q" possíveis, que seja informal. basta respeitar ass freqüências de emergência. no dia q realmente estiver em uma emergência, nada melhor q um celular c sinal e ligar 190/193.
pelo visto devo continuar c o px msm. Vhf vai ser jogar dinheiro fora.
Código Q é para ser usado em telegrafia. Não existe razão para usar em fonia.
Mas essa briga também é perdida.
Quanto a PX/PY, o fator preponderante na escolha é a forma de comunicação escolhida/usada pelo seu grupo.
Eu sou radioamador desde os 17 anos, então, pra mim o carro é a minha estação de radioamador.
Edlopes_RJ
14/03/2012, 20:50
Caro Mergulhador, aonde vc fez a instalação do seu RADIO PX, vc poderia fornecer o endereçø ou contato de quem fez a sua instalação, preciso de instalar no meu tb, grande abraço
Eu sempre ando com meu PX ligado. Mas como a na rodovia "quase nenhum 4x4" faz isso, eu sempre ando no canal 5. Assim posso ouvir os caminhoneiros. Em viagens ja escapei de engarrafamentos por ouvi-los falar. Mas para comunicar com eles acho dificil. Geralmente eles só falam de frete, empressa e coisas ligadas a eles.
vlw
Ferrentini
05/04/2012, 14:57
Antes de ir ao jalapao em agosto, comprei um px pra me comunicar com os outros radios. Nao tive tempo de levar p alguem que entedesse do assunto instalar. Me alertaram dessa tal de ROE, mas tbm ninguem soube me informar onde medir isso aqui no rj. Comprei a antena e coloquei do tamanho q veio msm.... so evitei transmitir por mt tempo pq o radio esquentava pkct. O alcance na estrada ficou em torno de 3km... ( achei mt pouco )
Diariamente costumo andar pela rod pred dutra e washington luiz. La escuto td dia os caminhoneiros conversando.... infelizmente na maioria das vezes n da pra entender pn. fica c mt chiado.
gostaria de saber se o alcance é ruim assim mesmo, e se indicariam algum local no rj pra instalar adequadamente.
Gostaria tbm de saber se por aqui tem muita gente que usa o py. Por conta do alcance pequeno, to pensando em colocar um p futuras viagens.... qund alguem ia ate a cidade, c um py talvez desse p manter o contato.
agradeco desde ja a ajuda dos companheiros
Mergulhador,
ola´
Onde encontro radios e antenas para PX no Rio - capital ? Pode me enviar por email : adorojipe@gmail.com
Obrigado
Ferrentini