Ver Versão Completa : Cruzetas do cardã Hilux batendo
André Cajarana
01/09/2009, 17:05
Olá amigos!
Recentemente fiz um serviço de caixa de marcha da Hilux e agora as cruzetas do cardã estão batendo muito. Fui ao Mec e o mesmo falou que a troca é inevitável, vai ter que trocar as três. Segundo o Mec mesmo trocando a cruzeta que aparentemente está com defeito, não fica garantido, com certeza uma que não foi trocada, logo logo vai apresentar problemas. O bom seria trocar as três.
Pergunto:
Essa possibilidade existe mesmo? :pensativo:
Fiz uma consulta numa loja no Paraguai sobre o valor da peça, a original Toyota custa R$ 155,00 (unidade) e uma outra Japonesa de marca GMB custa R$ 60,00 (unidade), todas com graxeiros. Na autorizada a mesma peça original custa aqui em Campo Grande,MS, R$ 379,40.
Na hilux existe uma cruzeta que não tem o graxeiro de fabrica, pode?
Algum amigo já usou a marca Japonesa GMB? É confiável?:putz:
Solicito aos amigos uma orientação a respeito do assunto, pois, procurei sobre o assunto no fórum e nada encontrei.:concordo:
Um forte e fraterno abraço
André
André Cajarana
02/09/2009, 11:25
Olá amigos!
Apareçam por favor! Só umas dicas rápidas, OK?:concordo:
Eu não tenho como ajudar, mas quem certamente conhece bem essa matéria é o nosso amigo Sérgio Holanda, um pernambucano arretado que frequenta esse fórum, tem blog dedicado ao 4x4, vive fazendo expedições, etc. Enfim, o Serjão é "o cara" nesses assuntos...
Ele sabe quais são as marcas paralelas boas e inclusive disse que vai listar elas num tópico aqui do fórum.
Logo, logo ele aparece e te dá um bizú legal sobre isso. Um abração, Delfim.
Olá amigos!
Recentemente fiz um serviço de caixa de marcha da Hilux e agora as cruzetas do cardã estão batendo muito. Fui ao Mec e o mesmo falou que a troca é inevitável, vai ter que trocar as três. Segundo o Mec mesmo trocando a cruzeta que aparentemente está com defeito, não fica garantido, com certeza uma que não foi trocada, logo logo vai apresentar problemas. O bom seria trocar as três.
Pergunto:
Fiz uma consulta numa loja no Paraguai sobre o valor da peça, a original Toyota custa R$ 155,00 (unidade) e uma outra Japonesa de marca GMB custa R$ 60,00 (unidade), todas com graxeiros. Na autorizada a mesma peça original custa aqui em Campo Grande,MS, R$ 379,40.
Solicito aos amigos uma orientação a respeito do assunto, pois, procurei sobre o assunto no fórum e nada encontrei.:concordo:
André
Ola amigo
Com relação a marca GMB eu uso e é muito boa. è a cruzeta mais proxima da original, a sua graxeira é no centro e não nos lados como as demais. Pode usar.
Voce havia perguntado se existia cruzeta sem graxeira. Somente a 4x2 vem sem graxeira.
Com relação a trocar todas eu não concordo. Isto é medo de mecanico errar. Se ele não sabe qual a que está com problemas, mande para outro. Abraços.
Vinicius4x4
02/09/2009, 16:15
Olá amigos!
Apareçam por favor! Só umas dicas rápidas, OK?:concordo:
André.
na minha hilux, usei da marca spicer e possui graxeiros........não tenho o que reclamar.
e troque somente a que esta com problemas, como diz o colega TADI.
abraço
brunodhfr
02/09/2009, 16:24
pessoal, aproveitando o topico do amigo, nao sei se vai se enquadrar um problema q venho notando na minha hilux... em 1ª marcha apenas entre 1 e 2 mil rpm, o carro bate alguma coisa.. tipo tum tum tum.. como se fosse alguma coisa batendo embaixo do carro e logo dps em giro mais alto o barulho some... o que pode ser isso?:pensativo:
parece que tem algo batendo o cardã sei la... diferencial? o que pode ser???
André Cajarana
02/09/2009, 17:30
Olá pessoal!
Muito agradecido pelas dicas, mas, já me decidi e vou substituir apenas as duas cruzetas (ching ling) que estão apresentando problemas, a outra se encontra em perfeito estado e é original Toyota com graxeiro, por isso, comprei originais toyota.
Grande Tardi, não esqueci das medidas do espaçador, OK? Assim que consegui-las postarei.
Um forte e fraterno abraço!
André
pessoal, aproveitando o topico do amigo, nao sei se vai se enquadrar um problema q venho notando na minha hilux... em 1ª marcha apenas entre 1 e 2 mil rpm, o carro bate alguma coisa.. tipo tum tum tum.. como se fosse alguma coisa batendo embaixo do carro e logo dps em giro mais alto o barulho some... o que pode ser isso?:pensativo:
parece que tem algo batendo o cardã sei la... diferencial? o que pode ser???
somente na primeira marcha que acontece isso ou em outras marchas tbem?
Ja aconteceu um caso parecido comigo. Entao vc deve observar em que condiçoes acontece para que possamos tentar identificar onde está o problema. Pode ser na caixa, no eixo de saida (rolamento). Coloque a 2a. marcha e ande em baixa rotação para ver. Ok.
brunodhfr
02/09/2009, 19:42
somente na primeira marcha que acontece isso ou em outras marchas tbem?
Ja aconteceu um caso parecido comigo. Entao vc deve observar em que condiçoes acontece para que possamos tentar identificar onde está o problema. Pode ser na caixa, no eixo de saida (rolamento). Coloque a 2a. marcha e ande em baixa rotação para ver. Ok.
é só em primeira marcha, principalmente qdo vou subir alguma ladeira e forçar em 1ª... faz tum tum tum tum ai qdo passa de 2 mil rpm simplesmente some o barulho!
estranho... sabe dizer o que pode ser tadi?
ahhh e de 2ª 3ª 4ª e 5ª marchas nao faz esse barulho!
é só em primeira marcha, principalmente qdo vou subir alguma ladeira e forçar em 1ª... faz tum tum tum tum ai qdo passa de 2 mil rpm simplesmente some o barulho!
estranho... sabe dizer o que pode ser tadi?
ahhh e de 2ª 3ª 4ª e 5ª marchas nao faz esse barulho!
É muito provavel que seja a engrenagem da primeira, pois quando vc passa para a 2a. o barulho desaparece. Faça mais teste, tais como: puxe na 1a. com um giro mais alto. Depois ande na 2a. com rotação baixa. Leve em um mecanico, levante o veiculo em um elevador e peça para ele ouvir com um aparelho. Se fizer somente na 1a, então abra a caixa do seu veiculo. Qualquer duvida pode escrever, que o que eu puder ajudar, certamente não hesitarei. Abraços.
brunodhfr
02/09/2009, 22:02
É muito provavel que seja a engrenagem da primeira, pois quando vc passa para a 2a. o barulho desaparece. Faça mais teste, tais como: puxe na 1a. com um giro mais alto. Depois ande na 2a. com rotação baixa. Leve em um mecanico, levante o veiculo em um elevador e peça para ele ouvir com um aparelho. Se fizer somente na 1a, então abra a caixa do seu veiculo. Qualquer duvida pode escrever, que o que eu puder ajudar, certamente não hesitarei. Abraços.
Quando passa de 2 mil giros de 1ª marcha para o barulho tb! de 2ª marcha nem em giro baixo faz barulho, esta perfeito! estranho.... algum palpite?:
Quando passa de 2 mil giros de 1ª marcha para o barulho tb! de 2ª marcha nem em giro baixo faz barulho, esta perfeito! estranho.... algum palpite?:
Ja houve um caso aqui comigo que acontecia o mesmo, só que de 4a para 5a sumia o barulho e era o rolamento do eixo de saida da caixa. Eu nunca tinha vista um caso assim. Todas as caixa que eu peguei que tinha barulho nesse rolamento não importava a velocidade, ele barulhava assim mesmo. Mas nós mecanicos estamos sempre aprendendo e a cada dia aparece um problema que nunca haviamos visto. Mas se eu fosse voce consultava seu mecanico falando sobre estes fatos e mandava abrir a sua caixa.
brunodhfr
02/09/2009, 22:11
Ja houve um caso aqui comigo que acontecia o mesmo, só que de 4a para 5a sumia o barulho e era o rolamento do eixo de saida da caixa. Eu nunca tinha vista um caso assim. Todas as caixa que eu peguei que tinha barulho nesse rolamento não importava a velocidade, ele barulhava assim mesmo. Mas nós mecanicos estamos sempre aprendendo e a cada dia aparece um problema que nunca haviamos visto. Mas se eu fosse voce consultava seu mecanico falando sobre estes fatos e mandava abrir a sua caixa.
nossa mandar abrir caixa... é uma $$$ preta.... será q é isso mesmo? nao pode ser nada mais simples do que as engrenagens mesmo?
a e outra coisa... quando eu ligo o 4x4 na reduzida o barulho nao faz em nenhuma marcha!
Quando eu tenho um problemas desse tipo eu faço bastante teste, porisso voce deve levar a um mecanico de sua confiança e somente depois de ele afirmar que é na caixa é que voce irá mandar abrir. Aqui na minha oficina eu cobro R$ 300,00 de serviço, mas somente realizo o serviço apartir do momento que eu tenho certeza. Voce deve confiar nele e ele deve ser honesto.
brunodhfr
02/09/2009, 22:21
Quando eu tenho um problemas desse tipo eu faço bastante teste, porisso voce deve levar a um mecanico de sua confiança e somente depois de ele afirmar que é na caixa é que voce irá mandar abrir. Aqui na minha oficina eu cobro R$ 300,00 de serviço, mas somente realizo o serviço apartir do momento que eu tenho certeza. Voce deve confiar nele e ele deve ser honesto.
ok vou verificar!
abs e obrigado!
Depois diga qual era o problema.
jcosta.fernando
04/09/2009, 16:47
Não conhço muito de mecanica, mas esse barulho (tum tum tum) quando sai não poderia ser o óleo do diferencial LSD??
A minha SW certa vez começou a fazer um barulho parecido com o indicado e após trocar o óleo do diferencial pelo original toyota, o barulho simplemente desapareceu.
Não custa nada verificar, ou melhor, é bem mais barato do que descer e abrir o câmbio.
brunodhfr
04/09/2009, 16:51
Troquei por óleo novo 3 meses atraz api gl5 petrobras e ainda botei aditivo bardhal para diferencial!
Vou levar no meca e ver coe!
abs
jcosta.fernando
04/09/2009, 17:13
Eu também tinha usado esse mesmo óleo da BR, só que sem aditivo.
Após rodar uns 7000km apareceu o tal do barulho.
Depois que fiz a nova troca, só que pelo oléo de diferencial original da toyota, o barulho sumiu. Esse óleo da toyota é bem mais caro do que o BR e aqui na minha cidade a concessionaria pediu pra eu levar o vasilhame, pois não o vendem embalado.
brunodhfr
04/09/2009, 17:55
Eu também tinha usado esse mesmo óleo da BR, só que sem aditivo.
Após rodar uns 7000km apareceu o tal do barulho.
Depois que fiz a nova troca, só que pelo oléo de diferencial original da toyota, o barulho sumiu. Esse óleo da toyota é bem mais caro do que o BR e aqui na minha cidade a concessionaria pediu pra eu levar o vasilhame, pois não o vendem embalado.
mais o barulho era direto ou só em algumas condições como subida ingreme em 1ª macha!??!??!
Não conhço muito de mecanica, mas esse barulho (tum tum tum) quando sai não poderia ser o óleo do diferencial LSD??
A minha SW certa vez começou a fazer um barulho parecido com o indicado e após trocar o óleo do diferencial pelo original toyota, o barulho simplemente desapareceu.
Não custa nada verificar, ou melhor, é bem mais barato do que descer e abrir o câmbio.
O barulho do diferencial LSD geralmente aparece quando o veiculo faz curvas, não passando de uma marcha para outra.
jcosta.fernando
08/09/2009, 08:09
Bruno,
O barulho aparecia sempre em 1ª marcha, subindo uma rampa ou fazendo curvas, conforme o Tadi informou.
brunodhfr
08/09/2009, 08:58
Bruno,
O barulho aparecia sempre em 1ª marcha, subindo uma rampa ou fazendo curvas, conforme o Tadi informou.
vou tentar entao trocar o óleo... e ver no que dá!
Ficaremos aguardando sua resposta
Rodolfo40c
24/11/2011, 14:43
Mais um proprietário de uma hilux que está com esse "tum tum tum" ao sair de primeira, entre 1000 ~1500 rpm. Esse barulho começou aparecer ao arquear as molas, o carro ficou um pouco alto. Já estou a 1 ano e meio com essa hilux 95, e troquei apenas o óleo do diferencial dianteiro. Não sei se é a cruzeta, pois quando passo uma marcha para outra, faz um "timmm" como se fosse uma panela batendo em outra. Sem contar que quando ao girar o volante, ou passo em alguma lombada so com um lado do carro, faz um "tuc". Ou seja, estou com 3 problemas, após levantar o carro arqueando as molas. Já da para fazer um pagode com esse tum tum tum timmm tuc.. hehe.
Se alguem puder opinar algo, agradeço.
Gabrielpol
24/11/2011, 16:50
Rodolfo, da uma olhada no Rolamento do carda, e um coxim de borracha que segura um rolamento central que fica no meio do carda preso por dois parafusos no chassi embaixo da cabine, pode ser que a borracha esteja danificada e o rolamento esta batendo no metal.
Deita embaixo do carro e ve se o carda esta bem firme dentro deste coxim, ou seja -nao pode balancar.
Abraco.
Gabriel.
Pessoal,
Estou com problema semelhante em minha Pick-up Hilux CD 97. Ou seja, vibração (tremedeira) em 1ª e 2º marchas em baixa rotação (até 2000 giros), quando forço a tração traseira em subidas ou arrancadas fortes. Quando acionada a tração nas 4 rodas o problema praticamente desaparece.
Já troquei rolamento central do cardã, cruzetas, buchas do feixe de molas traseiro, coxim do câmbio e o problema continua o mesmo.
Um mecânico conhecido sugeriu que o problema pode ser folga no rolamento da saída do câmbio para o eixo traseiro. Alguém já teve problema semelhante e trocou este rolamento? Quanto gastou neste serviço?
Abraços,
Moamed - São Paulo
As luvas e cruzetas estão devidamente engraxadas??? Pois comigo estava assim antes de eu trocar toda a graxa das luvas.. depois que fiz isso o barulho sumiu.
Rodolfo40c
17/12/2011, 14:37
Verifiquei, e o rolamento do cardã as borrachas estão estouradas. Irei comprar outro rolamento, mas precisaria da ajuda de vocês. Qual melhor fabricante indicado para substituição do rolamento da Japa. Grato!
jorge.duarte
19/12/2011, 20:56
Verifiquei, e o rolamento do cardã as borrachas estão estouradas. Irei comprar outro rolamento, mas precisaria da ajuda de vocês. Qual melhor fabricante indicado para substituição do rolamento da Japa. Grato!
Rodolfo,
Se for o que estou pensando, fica no meio do carro "segurando" o cardã. Tem que trocar o suporte inteiro, ou seja, rolamento e o coxim...
Abs
Rodolfo40c
21/12/2011, 20:00
Fale Seu Jorge!
Comprei hoje o rolamento central do cardã, fabricante FINOAUTO, veio a peça completa, com o suporte e o rolamento com a borracha. Realmento rolamento que está no carro apresenta muita folga, deve ser por isso que ao sair com o carro, o eixo deve trepidar e bater no suporte. Irei aproveitar e limpar todo o eixo, para verificar se há algum bico do graxeiro entupido do eixo. Devo fazer semana que vem esse serviço, já que esta semana está atarefada com natal. Após a manutenção, posto o resultado. Grato a todos, e um feliz natal muito abençoado para cada um integrante do forum e para suas famílias.
Abraço!
moswaldo
21/12/2011, 22:27
Rodolfo, desculpe te informar mas o rolamento que voce pretende colocar no seu carro ( finoauto ) eh chines e de pessima qualidade, voce vai gastar o valor da mao de obra e logo terah que trocar novamente.
Infelizmente te falo por experiencia propria!
Na proxima vez tenta na americas ou na ferraco de ponta pora que pagara a metade do valor cobrado pela ccs.
Um abraco e boa sorte.
Rodolfo eu nao estou te jogando praga nao eh que este tipo de forum serve justamente para isso, um companheiro passar sua experiencias (boas ou mas) aos outro e assim um ajuda ao outro.
Abracos
Marco oswaldo
Rodolfo40c
22/12/2011, 14:25
Sem dúvidas Oswaldo! Obrigado pela dica.. Esse seu rolamento durou quantos anos?
moswaldo
22/12/2011, 14:42
Sem dúvidas Oswaldo! Obrigado pela dica.. Esse seu rolamento durou quantos anos?
Anos ??
Durou 3 meses....
Acabei de pagar 364,00 + 40 de frete pelo original na Ferraco Autopecas, na CCS está 799.
O telefone da ferraco é 021 67/3437 3700 (anderson)
O telefone da Americas é 021 67 3431-3641 (Cassio)
Eles remetem para todo o Brasil.
Boa sorte
Rodolfo40c
22/12/2011, 14:52
É Oswaldo! Entrei pelo cano, o meu saiu 85,00 e ainda imaginei ser de segunda linha, mas não para durar apenas 3 meses.. Como já comprei essa porcaria, vou mandar pôr, já que o meu está destruido Mas Me diz uma coisa, esses rolamentos com suporte e tudo mais, são mesmo modelo para hilux japas até as 2004?
jorge.duarte
22/12/2011, 15:13
É Oswaldo! Entrei pelo cano, o meu saiu 85,00 e ainda imaginei ser de segunda linha, mas não para durar apenas 3 meses.. Como já comprei essa porcaria, vou mandar pôr, já que o meu está destruido Mas Me diz uma coisa, esses rolamentos com suporte e tudo mais, são mesmo modelo para hilux japas até as 2004?
Anota o codigo da peça
BEARING ASSY, CENTER SUPPORT
37230‑35100
Caio Tessa
25/08/2015, 20:29
Boa noite! Alguém sabe informar qual a medida correta das cruzetas da Hilux Japonesa? Existe algum código ou só as medidas mesmo?
Valeuu
MARCOS MANCUZO
17/10/2015, 12:11
Olá amigos!
Pergunto:
André
troca tudo amigo,coloca spicer ,custa 85,00
Valdomiro Mortari
24/05/2017, 13:41
Já tive várias caminhonetes e em todas elas tive problemas com cruzetas, procurei por este artigo em vários sites e nunca consegui chegar na resposta desta dúvida, acabei aprendendo com o tempo e experiência própria.
No mercado existem várias marcas e modelos de cruzetas a venda, todos os preços também. A questão da graxeira constante nas cruzetas é muito importante, visto o seu uso demasiado, mas é importante atentar a alguns fatores; o que garante a durabilidade da peça não é basicamente a lubrificação, temos que considerar o tipo de material empregado na fabricação, uma peça original dura anos, uma paralela as vezes meses, com ou sem graxeira. Com matéria prima certa mesmo sem boa lubrificação a peça dura muito, com material ruim dura meses mesmo sendo constantemente lubrificada. Peça original, ou peça de linha de montagem podem ser encontradas no mercado comum, geralmente custam 30% do valor cobrado nas autorizadas. O modo de dirigir é outro fator importantíssimo, trancos, troca de marcas de frente pra ré por exemplo sendo executadas bruscamente forçam demasiadamente as cruzetas, Cardam e engrenagens da caixa satélite. Outro fator está na instalação, a capa onde vão os roletes é extremamente dura, como o vidro por exemplo, dependendo da pancada na instalação ela se trinca, vindo a quebrar com pouco tempo de uso. Na instalação a cruzeta deve também funcionar livremente, fazer teste com os dedos, estando travadas certamente vai trabalhar forçada, reduzindo o tempo de vida. Hoje só uso peças originais ou de linha de montagem, e somente compro peças com graxeira. Comprei equipamentos e ferramentas, (baixo valor) e executo a troca das peças,(muito fácil) meus problemas acabaram totalmente, aconselho a todos que gostam de trilhas a aprender fazer esta troca, assim como outros serviços, é fácil, prazeroso e extremamente úteis em locais afastados dos grandes centros.
Valdomiro Mortari
24/05/2017, 13:49
OBS: Nunca troque uma peça original sem que ela esteja de fato ruim.
Original por original, uma peça vinda com o carro dura muito mais que as originais instaladas posteriormente.
Boa noite amigos, necessitei fazer a troca das cruzetas do meu veículo uma Hilux 2.8d ao procurar nas auto peças de minha cidade não encontrei nenhuma marca renomada encontrei apenas da marca ZM alguém já utilizou essa marca? Sabe se as mesmas são confiáveis? Grato
Eu tenho e utilizo a marca GMB que é japonesa e é importada