PDA

Ver Versão Completa : Caixa de chevete aguenta trilha

trovãojeep
01/09/2009, 10:42
GOSTARIA de saber dos mais entendidos se a caixa do chevete no motor de opala 4cc fica boa, e se aguenta trilhas pesadas, e se e fica melhor que a original 3 marchas. estou mudando a configuraca doi meu jeep queera motor 3000 com caixa original 3 marchas 1 sincronizada, motivo quebradeixo virabrquim do motor.

Digo
01/09/2009, 11:09
Da uma olhada nesse topico do link abaixo, que tem bastante informações sobre esse cambio no jeep.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=chevette (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=chevette)

[]´s

Marcelo Cunha
01/09/2009, 11:38
Define 1º o motor que vai usar, para depois escolher o cambio.
As opiniões se dividem mas eu acho que você deveria considerar a hipótese de usar motor com bom torque em baixa rotação e cambio robusto, para evitar o risco de quebras e o retorno periódico a oficina, reduzindo também as despezas. Esta é minha opinião, espero ter ajudado.

trovãojeep
01/09/2009, 12:21
Marcelo, qual motor e caixa no caso vc me recomendaria

trovãojeep
01/09/2009, 12:22
o motor estou tendendo para o gm 4cc

Marcelo Cunha
01/09/2009, 13:57
Ótima escolha, pode usar com cambio C20 de 4 ou 5 marchas, configurações consagradas e relativamente fáceis de realizar.
Só para lembrar, lugar de Jeep é na trilha e não no meca! :concordo:

peiper
01/09/2009, 20:55
Ae galera estou quase na mesma situação do trovão ai, meu motor eu ja decidi, o cambio tbm...Motor Ap 1.9 e cambio do chevete..
A minha dúvida é...Será q o cambio vai aguentar na trilha??gostaria de ouvir de qm sabe, entende ou tem esse cambio, quero uma coisa mais certa e não""eu acho isso ou aquilo"" alguem sabe o q acontece com a ré??diz q é o maior problema..

Desde ja agradeço

trovãojeep
01/09/2009, 21:46
to contigo peiper, quero saber de quem tem se é bom ou não, ate agora so encontrei coisas superficiais, e cambio não é brincadeira, ja pensou se quebra subindo um barranco?

anderson_wzorek
01/09/2009, 22:02
Motor de opala 4 cc e caixa de chevette se bem adaptado fica otimo,eu particularmente não tenho queixas,uso ele em trilhas de medias a pesadas com pneus tork de 33" e ate então a unica coisa que precisei fazer fou ajeitar a 3° marcha,ia ser quere demias não quebrar nd em um cambi de 198.....e alguma coisa,

Em fim,eu to faceiro com a caixa do meu jeep e recomendo,fica bem bacana

Guilherme Kyrillos
01/09/2009, 22:03
Amigos, saudações.
Lí muita coisa sobre usar o Clarket com um motor GM4cc, e TODOS dizem que aguenta.
Objetivamente, alguém sabe informar se o câmbio do Chevette aguenta o motor GM4.1?
[]s a todos.

trovãojeep
01/09/2009, 22:11
onde encontro o kit de adaptação da caixa do chevete no motor gm 4cc?

peiper
01/09/2009, 22:14
Trovão enviei um MP ao nosso amigo Anderso ai de cima:concordo: ele me respondeu o q eu qria ouvir, o cambio é mto bom ele usa a bastante tempo e só teve problema com a 3 mas coisa q se revisar antes n terá problema, ja ouvi falar tbm p revizar os rolamentos do grupo q pode dar problema..o q eu tinha medo era a ré...mas n vejo ninguem falar nada..

""se alguem estiver algo a falar de ruim do cambio estamo ai p ouvir"":pensativo:

agradeço a turma aee...abraçoooo

anderson_wzorek
01/09/2009, 22:18
Trovão,pra vc colocar a caixa de chevette no motor gm 4 cc não existe kit,só se faz necessaria a troca da capa seca.Ai vc vai precisar de uma flange pra acoplar a reduzida willys no cambio do chevette.
Eu fabrico essa flange que mecionei,hj ela custa 500 reais,feita em chapa de aço bem semelhante a outras que temos no mercado,a outra opção que temos é uma fundida em aluminio da deeptec,não sei ao certo,mas é bem mais cara.
Fica ai a dica
abraços

trovãojeep
01/09/2009, 22:21
Anderson, então é so comprar essa flange? o cambio fica no mesmo lugar do original?
Como que fica a relação, tenho medo de ficar muito frouxo nas arrancadas

anderson_wzorek
01/09/2009, 22:41
Trovão,
inevitavelmente o cambio recua,devido ao comprimento do conjunto,veja bem:
no meu willys eu tenho um motor de opala 4 cc,posisionei o maximo possivel ele para frente,cerca de 2 cm do radiador e mesmo assim a travessa original que fixa a caixa veio cerca de 8 cm para trás,mas não dificultou as trocas de marchas não,vai terque retrabalhar cardãs tbm,mas eu acho que vale a pena.

Eu não achei que o motor ficou frouxo não,as relação de marchas é bem escalonada,sem contar os engates que são bem macios e precisos.

Quanto a flange,se vc for usar motor de opala vai precisar da capa seca do opala 5 marchas e essa flanhe que liga o cambio a reduzida,e logico mais pequenos detalhes,mas a flange é o principal.

qualquer duvida estamos ai ok
abraços

trovãojeep
01/09/2009, 23:13
voce usa ventuinha eletrica, e o carburador, pode se usar o do jeep? Obrigado pela ajuda

anderson_wzorek
02/09/2009, 22:20
Boa noite trovão,desculpa a demora a responder,mas vamos lá;

Eu uso uma ventuinha eletrica entre a grade e o radiador,ela é de ar condicionado,é bem compacta e gera um bom fluxo de ar,da conta tranquili do arrefecimento do radiador.

quanto a carburação,tem gente que usa o do jeep no motor do opala,é trocado o pé dele para dar certo,mas eu particularmente acho gambiarra.O certo é vc procurar um carburador pro opala mesmo,eu hj utilizo um solex h-34 de corpo duplo,muito bom o carburador.
ai vc tem o carburador sem nenhuma gambiarra,fica bem bacana.
qualquer duvida estamos ai
abraços

trovãojeep
03/09/2009, 00:19
Galera , estou trocando a configuração do meu jeep willys cj5 1973(motor e caixa), estou na duvida de qual conjunto coloco, pensei em motor ap com caixa chevete, ou motor opala 4cc com caixa clark 4 marchas, gostaria da opinião de voces sobre qual ficaria melhor, ou ainda se voces tem uma terceira opção. O maior uso do meu jeep é em trilhas medias à pesadas, e tambem uso na cidade. Estou afim de uma coisa boa que não me de problemas e que mecanicos da minha cidade saibam adptar e concertar, desde ja agradeço a atenção.Experts de plantão me ajudem....

Leandro P
07/09/2009, 13:24
Salve Galera, Sou novo aqui no fórum mas acompanho já tem um tempo, e aproveitando o gancho neste tópico, eu estou com o mesmo problema no nosso amigo Trovãojeep, pois estou reformando o Podríssimo e estou querendo trocar o conjunto dele original por um motor AP 2.0 de Santana e caixa de Chevete, e gostaria de saber se esse conjunto vai bem no meu CJ3B?
Agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.

proença
08/09/2009, 09:25
Meu CJ3B está agora com motor AP 2.0, câmbio do Chevette e kit da Autocar 4x4
Está andando muito bem na estrada e tem aguentado bem na trilha (fiz recentemente a trilha do 90) :concordo:
Tem correspondido plenamente às minhas necessidades

Leandro P
08/09/2009, 22:06
Meu CJ3B está agora com motor AP 2.0, câmbio do Chevette e kit da Autocar 4x4
Está andando muito bem na estrada e tem aguentado bem na trilha (fiz recentemente a trilha do 90) :concordo:
Tem correspondido plenamente às minhas necessidades

Boa noite Proença, estive olhando outros tópicos e o pessoal tem falado bem da caixa de chevete, e com mais essa sua confirmação acho que ja decidi, vou colocar o Motor 2.0 de santanda e caixa de chevet 5m.
Outra pergunta o motor que vc tem no seu é Injetado ou carburado ? qual é a média de consumo dele? estou perguntando pois pretendo usar ele no meu dia a dia ...
Obrigado pela atenção