PDA

Ver Versão Completa : Lubrax Top Turbo



dero
18/12/2004, 09:16
Um dia desses em outros forums de mecanica tive a noticia de q estava usando Lubrax Top Turbo nos motores a gasolina, inicialmente esse oleo é recomendado pra diesel, na duvida entrei em contato com a Petrobras e um engenheiro respondeu mais ou menos a mesma coisa q vc falaram no forum, disse q o tal Top Turbo tb tem indicaçao pra uso gasolina/alcool, categoria SJ/SL 15w40, e com aditivaçao superior a qquer oleo mineral a venda no mercado, devido ao fato dele ser feito tb pra motor diesel na gasolina o desempenho sera superior.

Usei o Lubrax Top Turbo no meu carro e acabou a batida de tucho e a temperatura de funcionamento baixou quase 10graus, uma demonstraçao clara q a aditivação é superior a qqer coisa q ja usei (autoplast, militec, milicote, stp, engine ssp, etc).

O melhor de tudo é q esse óleo é vendido a R$100 latinhas o balde de 20L, sao 5 latinhas por litro um ótimo custo beneficio. Tb vendido em litro e 5L.

Quem quiser posso repassar a msg do engenheiro da Petrobras.

valeu

Aurélio
18/12/2004, 13:17
Dero,

Esta informação é muito interessante.
Sugiro que você poste aqui mesmo a mensagem do vivente da Petrobras.

[]'s

Wallace
19/12/2004, 12:24
É superior aos minerais; mas é superior aos sinteticos?

dero
25/12/2004, 23:49
Dero,

Esta informação é muito interessante.
Sugiro que você poste aqui mesmo a mensagem do vivente da Petrobras.

[]'s


Segue conforme pedido, com citaçao da fonte e sem efeito de proposito comercial,como determina a politica da Petrobras :


"Resposta a manifestação 175021

Saudações ao Sr. (editado),

Para veículos que requeiram óleo de nível API SL ou inferior, o LUBRAX
Top Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CI-4 / SL, para veículos que requeiram óleo de nível API SJ ou inferior, o LUBRAX Extra Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CG-4/ SJ sendo ambos lubrificantes ideais para uso em frota mista (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.

Para os motores enquadrados nas classificações acima, não há nenhum malefício na utilização desses dois produtos, pelo contrário, pois esses
dois óleos foram concebidos para os motores diesel, que requerem uma
exigência superior ao lubrificante em comparação com os motores a gasolina/álcool.

Atenciosamente,

Paulo Cesar de O. Lima
Engenheiro Mecânico
************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / sac@br-petrobras.com.br
PETROBRAS Distribuidora S.A
************************************************** *********
A PETROBRAS Distribuidora concorda com a utilização do conteúdo deste
e-mail, deste que apenas para utilização pessoal de seus usuários, sem
quaisquer propósitos comerciais e desde que a fonte seja citada."


=====================================
fim do email

fonte: paulocl@br-petrobras.com.br
Fri, 29 Oct 2004 10:44:11 -0300

negrito no texto by deró

valeu

Aurélio
26/12/2004, 12:37
Dero,

Obrigado pela informação.
Na próxima troca, o Woody vai experimentar um sangue novo :mrgreen:

[]'s

marcelo nunes
11/01/2005, 03:07
Conforme respondi no outro tópico, é meio temerário usar óleo para motores diesel em motores a gasolina, devido aos resíduos sólidos próprios da aditivação.
Já se fabricou muito óleo para motor Diesel no Brasil, "adequado" para motores a gasolina, mas ainda não existe aditivação que gere um óleo adequado para as duas condições.

dero
11/01/2005, 10:56
Conforme respondi no outro tópico, é meio temerário usar óleo para motores diesel em motores a gasolina, devido aos resíduos sólidos próprios da aditivação.
Já se fabricou muito óleo para motor Diesel no Brasil, "adequado" para motores a gasolina, mas ainda não existe aditivação que gere um óleo adequado para as duas condições.

marcelo,

Qto maior a qtdade de informaçoes melhor o nivel tecnico do forum, partindo desse principio toda soma q puder ser feita é bem vinda.

Realmente em outro topico vc ja falou q nao é adequado o uso do oleo "multiuso", ao contrario do q publicou a Petrobras atraves do engenheiro responsavel pelo relacionamento do cliente Petrobras, cujo e-mail esta postado nesse topico, lembrando tb q o Lubrax Top Turbo tem o selo SAE (categoria SJ) para o uso gasolina/alcool e isso confere uma seriedade/confiabilidade muito grande para o uso a q se destina.

Partindo de todos esses principios e considerando q já não é a primeira vez q vc diz q esse oleo nao é ideal e tals creio q vc deve ter alguma informaçao ou conhecimento q embasa essa afirmaçao, principalmente considerando a seriedade das fontes (Petrobras/SAE) q dizem q óleo é para uso misto.

Se assim o for é de grande valia q essas informaçoes seja postadas aqui para embasar suas afirmaçoes e contestar o q foi dito pela Petrobras / SAE e enriquecer o nivel tecnico do forum.

valeu

marcelo nunes
11/01/2005, 12:16
Conforme postei no outro tópico, não sei quem é este engenheiro visto que meu relacionamento desde 1994 na Petróleo, da qual sou consultor, não é com os técnicos que tratam do atendimento diário "corpo a corpo" com clientes, mas sim com as equipes de desenvolvimento e pesquisa para grandes consumidores, montadoras e F1.
De qualquer forma, basta analisar as necessidades de aditivação para óleos para motores diesel e para motores a gasolina e as consequentes formulações para concluir que haverá excesso de sólidos no lubrificante para diesel quando não sujeito a contaminação por enxofre.
Ou seja, ou a aditivação para defesa do lubrificante ao enxofre é insuficiente para uso de diesel, permitindo contaminação do óleo, ou excessiva para uso com gasolina e ainda mais com álcool, gerando depósitos.

dero
11/01/2005, 23:56
Mas por interesse das distribuidoras, a adequação comercial frequentemente suplanta a indicação técnica.
Não conheço quem deu a resposta ao e-mail.
postado em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=80658



Isso aki ta ficando interessante :D

Compreendo q como vc tem ligaçao com a tal empresa, entao nao pode falar tudo q sabe abertamente, porem uma previa desse topico com o outro citado acima ja da pra perceber q nao se trata do produto ideal no seu ponto de vista.

Mas a titulo de enriquecimento restam ainda algumas duvidas:

1) como será q o produto recebeu certificaçao SAE/API na categoria SL, sendo essa categoria uma das melhores atualmente para motores a gasolina (em se tratando de oleo de base mineral) se exitem as tais questoes com residuos solidos, q por sinal é um dos criterios para analise SAE/API?

2) Qdo falamos em residuos solidos suponho estarmos falando de algo q é prejudicial ao motor, porem isso sera ruim a medio ou longo prazo? estamos falando de qtos anos e/ou km (previsao)?

3) Qual seria o mecanismo de atuação desses residuos solidos sobre o motor? e quais seriam os defeitos/sinais? :oops:

4) Me chamou atençao q tanto nesse topico (2X) qto no outro citado (1x) vc falou q nao conhece esse engenheiro q respondeu o e-mail publicado, fiquei curioso em saber no q isso é inerente a questao do q ele esta falando no e-mail? Por acaso a informação prestada por ele nao reflete a politica da empresa para divulgaçao externa sobre este produto? ou a informaçao prestada esta em desacordo com a realidade do produto a ponto de ter q saber quem foi q falou pra depois entender porque ele falou? :shock:

Desculpe a assertividade, mas se tenho uma duvida é assim q resolvo: perguntando, e pergunto seguindo a linha de raciocinio das duvidas.

Todo conhecimento q tenho é a base da observaçao, como antes de usar esse oleo tinha problemas com batida de tucho, posso dizer q agora nao bate nem qdo frio de manha cedo, nem qdo muito quente, nem em altissima rotação. :roll:

Li relatos de varios casos de carro turbo-adaptados usando esse oleo com vantagens sobre todos os minerais testados.

Tb observei q meu motor trabalha em media 10ºC mais frio q antes (sinal de uma aditivação superior) e q tais caracteristicas ja tinham sido notadas por outros membros de outros forums (todos chevrolet) q tinham problemas com descarregamento de tucho. :D

Como uso o tal oleo entao sou um dos maiores interessados em tentar entender essa questao e saber se tem realmente danos a medio/longo prazo(apesar do engenheiro da petrobras jurar q nao :roll: ) ou se estamos falando de algo factivel porem improvavel. :P

Como disse no inicio isso aki ta ficando interessante mesmo :mrgreen:

valeu

marcelo nunes
18/01/2005, 02:28
[1) como será q o produto recebeu certificaçao SAE/API na categoria SL, sendo essa categoria uma das melhores atualmente para motores a gasolina (em se tratando de oleo de base mineral) se exitem as tais questoes com residuos solidos, q por sinal é um dos criterios para analise SAE/API?

Os critérios API não levam em conta deposição final de resíduos, mas o desempenho da aditivação.


2) Qdo falamos em residuos solidos suponho estarmos falando de algo q é prejudicial ao motor, porem isso sera ruim a medio ou longo prazo? estamos falando de qtos anos e/ou km (previsao)?

depende do uso e frequência de troca, mas de qualquer forma há prejuízo


3) Qual seria o mecanismo de atuação desses residuos solidos sobre omotor? e quais seriam os defeitos/sinais?

Após iniciada a precipitação dos resíduos de aditivação, inicia-se a abrasão das partes móveis


4) Me chamou atençao q tanto nesse topico (2X) qto no outro citado (1x) vc falou q nao conhece esse engenheiro q respondeu o e-mail publicado, fiquei curioso em saber no q isso é inerente a questao do q ele esta falando no e-mail? Por acaso a informação prestada por ele nao reflete a politica da empresa para divulgaçao externa sobre este produto? ou a informaçao prestada esta em desacordo com a realidade do produto a ponto de ter q saber quem foi q falou pra depois entender porque ele falou?

Não sei se é informação de mercado, prestada por engenheiro assessor comercial, ou técnica, prestada por engenheiro de produto ou por engenheiro do CENPES. Há grandes diferenças de embasamento técnico dentro da companhia, fruto da extensão e direcionamento da formação técnica.


Tb observei q meu motor trabalha em media 10ºC mais frio q antes (sinal de uma aditivação superior) e q tais caracteristicas ja tinham sido notadas por outros membros de outros forums (todos chevrolet) q tinham problemas com descarregamento de tucho.

Sinalizam apenas maior capacidade de troca de calor ou manutenção mais constante de índice de viscosidade e maior volume de aditivação de extrema pressão, tdas características da aditivação por pacote API SL, não necessariamente aditivação superior em todos os outros aspectos relevantes e principalmente não interferem na questão da precipitação de resíduos.

andretomasi
18/01/2005, 03:36
Saudações ao Sr. (editado),

:?

Lá vou eu de novo :roll:

Dero, por que esconder o nome? Vão te sequestrar?
Pelo menos põe alguma assinatura, apelido, nome, sei lá.. Dero é nome, apelido, ou o quê? Responder àquele "valeu" na assinatura parece coisa de chat do terra. Bons tempos aqueles. :lol:

[ ]´s

dero
18/01/2005, 14:53
Hehehe :D

é nome mesmo :mrgreen:

valeu 8)

Paulo Henrique
08/07/2005, 14:35
Amigos, agora fiquei confuso, tenho uma Explorer 94 4X4, comprei tem pouco mais de um mes, vou fazer uma geral nela e trocar o oleo, e agora?... Haviam me dito para colocar o Lubrax Extra turbo lendo o inicio estava para colocar o Top TUrbo e agora... azeite??? :mrgreen: :discordo: :pensativo: :parede:

Um luz ok

Abs

Paulo H

dero
11/07/2005, 19:00
Paulo,

Se vc tem indicação de uso do Extra Turbo, entao pode usar o Top Turbo, pois este último é superior ao primeiro.

Todo manual diz usar óleo "tal" ou "superior", entende-se por superior um óleo com a mesma especificação de "W" ou seja 20w40, 30w50, 15w40, etc... mas com superioridade de especificação que vem a seguir dos dados dos W, q na prática indica um óleo com superior capacidade de resistência a deterioração, detergência, capacidade de reter enxofre, manter a pressão qdo quente, etc...

Lembrando que tanto o top qto o extra sao 15w40, se seu carro tem indicação destes dados de W, entao vai com fé.


valeu

Paulo Henrique
11/07/2005, 20:26
Grato Dero,

Estou seguindo a indicação de um amigo que teve um carro igual ao meu por 4 anos e hoje tem uma 98. Ele me indicou o Castrol Magnatec, outros tb me falaram muito bem, então vou nele e filtro Fram.

[]'s

Paulo

dero
12/07/2005, 21:39
É bom lembrar tb q os 2 critérios para manter uma boa lubrificação é a qualidade do óleo e manter esta qualidade enquanto em uso. :twisted:

Na prática esta última quer dizer q se abastece em qquer posto, abastece muito em estradas e abastece diesel pelo menor preço entao deve pensar em trocar o óleo com maior frequência, menor km por troca. :roll:

Infelizmente nosso combustível-padrao-brazuca NÃO permite a troca do lubrificante na quilometragem indicada nos manuais dos carros, sob pena de perda de qualidade das características lubrificantes e consequente diminuição da vida útil dos motores. :arrow:

Claro que quem tem o carro por apenas "alguns" mil km não notará a diminuição da vida útil, assim cada vez menos veremos exemplos de carros com 100, 200 mil km rodando por ai com óleo trocado na km indicada no manual, a não ser q o dono seja um sortudo q só abastece com combustivel de procedência. :concordo:

Existem casos graves de donos de carros novos q vao atrás de preço e q dão "azar" de fundirem motores antes mesmo da 2ª revisão.
:(

valeu

Engels Kbça
18/07/2005, 14:19
Realmente
Usamos Lubras Top Turbo em dois caminões Ford Cargo 815, que foram comprados 0 Km. Tinhamos um Fiat UNO 2000, que com 45.000Km começou com umas batidas , quando era ligado pela manhã. Lendo a embalagem do TOP TURBO notei a recomendação para motores a gasolina :idea: e passei a usa-lo no Fiat Uno. Resultado: As batidas pela manhã acabaram e o motor estava com com 145.000 km rodados quando vendí e desmonstava que ainda tinha muito para rodar.
:idea:
Atualmente os caminões estão com 260.000 Km e com muita saúde.

Um abraço

dero
18/07/2005, 15:50
Engels Magno Torres,

Os 815 são eletrônicos?

Eles trocam óleo com qtos mil km?



valeu

Engels Kbça
21/07/2005, 09:00
:discordo: Não são eletronicos. As trocas são com 20.000Km, juntamente com os filtros. Até agora nenhum problema. Os motores não fumaçam mais que o normal, o rendimento muito bom. O consumo de diesel é normal. Viajei com um deles no ultimo fim de semana, pra Brumado-BA e o consumo vazio foi de 6,9 km/l e carregado 5,6 km/l Muito bom o óleo.
Estamos usando o Top Turbo na nossa Ranger V 6, sem problema.

Um abraço

Engels Kbça
21/07/2005, 09:01
:discordo: Não são eletronicos. As trocas são com 20.000Km, juntamente com os filtros. Até agora nenhum problema. Os motores não fumaçam mais que o normal, o rendimento muito bom. O consumo de diesel é normal. Viajei com um deles no ultimo fim de semana, pra Brumado-BA e o consumo vazio foi de 6,9 km/l e carregado 5,6 km/l Muito bom o óleo.
Estamos usando o Top Turbo na nossa Ranger V 6, sem problema.

Um abraço

Rodrigo Luvison
21/07/2005, 23:29
Olá pessoal

Tenho acompanhado o tópico, altissimo nivel técnico da discussão acerca dos lubrificantes.

Eu utilizo Lubrax Extra Turbo em meus caminhões e picapes já faz muito tempo, é um produto de alta qualidade.
Agora estou com vontade de experimentar esse Top Turbo.

Abraços

_portela
22/07/2005, 12:10
Eu trabalho na Petrobras, mas não me perguntem de óleo porque a minha área é completamente diferente.

Mas tenho a dizer que concordo com a posição e os argumentos do MARCELO NUNES. Principalmente conhecendo as entrelinhas deste "monstro" que é a Petrobras...

Dero,

Fiz uma pesquisa interna no cadastro da BR e o cara que lhe passou a informação trabalha num setor de atendimento a clientes (ou seja, nada técnico, apesar de ser Engenheiro Mecânico) e, conhecendo bem a Petrobras, arrisco a dizer que a informação é do tipo "formatada" para o público.

Abraço

Paulo Henrique
22/07/2005, 12:45
Oi pessoal,

Mandei um mail para a Petrobras sobre os Top TUrbo e o Extra Turbo para uso em veiculo a gaslina, segue a integra da resposta. :? :? :pensativo:

[]s Paulo H :roll: :?

Cordiais Saudações Sr. Paulo Henrique
Para veículos que requeiram óleo de nível API SL ou inferior, o
LUBRAX TOP TURBO pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API
CI-4 / SL, para veículos que requeiram óleo de nível API SJ ou inferior, o
LUBRAX EXTRA TURBO pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis
API CG-4 / SJ sendo ambos lubrificantes ideais para uso em frota mista
(diesel e gasolina).

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para
esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Julio R. S. Bicalho
Engenheiro Mecânico
************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / sac@br-petrobras.com.br
PETROBRAS Distribuidora S.A
************************************************** *********
A PETROBRAS Distribuidora concorda com a utilização do conteúdo deste
e-mail, deste que apenas para utilização pessoal de seus usuários, sem
quaisquer propósitos comerciais e desde que a fonte seja citada.

_portela
22/07/2005, 13:52
Mudou o nome do atendente, mas a resposta se não é a mesma é 99% igual...

Uma coisa é uma resposta formal em nome da empresa. Outra coisa é a resposta pessoal e informal de um técnico desta empresa que trabalhe com lubrificantes :wink:

As 2 respostas "formatadas" só corroboram o já descrito pelo Marcelo.

Abraço

dero
22/07/2005, 15:55
Tive uma idéia :idea:

Que tal se perguntássemos especificamente sobre o problema levantado pelo Marcelo Nunes? citando a suposta formação de sólidos... e ver como eles se saem com as repostas formatadas. hehehe

Outra pessoa poderia enviar a pergunta aproveitanto partes do texto do Nunes. Quem se dispõe?

Creio q se a resp for definitiva podemos falar de algo palpável, mas se for evasiva então leva a crer q o problema realmente existe.

valeu

_portela
22/07/2005, 16:09
Dero,

Achei ótima a idéia. Só não me comprometo em executá-la porque meu ganha pão vem da Petrobras...

O problema é que as atividades da Petrobras são altamente segmentadas no sentido da máxima especialização e isto se reflete, por exemplo, em questões como estas, onde as informações não são passadas pela área técnica. A área técnica é inacessível ao público.

Eu não saco nada tecnicamente sobre lubrificantes, mas as informações que chegam aos meus olhos e ouvidos batem em gênero, número e grau com o que foi dito pelo Marcelo no que diz respeito as propriedades dos lubrificantes para motores a Diesel e sobre o que é levado em consideração para a classificação API.

Grande abraço e mais uma vez, parabéns pela idéia :mrgreen:

Edintruder
23/07/2005, 17:58
O Top Turbo se destaca tanto em qualidades quanto preço, na última troca paguei R$ 4,90 o litro de Top Turbo. Gastei mais em filtro de óleo que em óleo... :pensativo:

Engels Kbça
25/07/2005, 13:23
:dance: Não sei porque esse medo de usar esse óleo....
Tive uma moto XL 250 R que rodei 140.000 Km, sem abrir o motor e sabe qual o óleo que usava? Lubrax MD 400 SAE 40. Muito superior aos óleos para gasolina. Por isso uso o TOP TURBO sem medo de ser Feliz.

Um Abraço

dero
25/07/2005, 16:19
Dero,

Achei ótima a idéia. Só não me comprometo em executá-la porque meu ganha pão vem da Petrobras...

he he he :mrgreen:


Ok portela,

Só lembrando que o questionamento seria sem citar ninguem, nem nomes, nem o fórum, nem vc, nem o Marcelo Nunes que gentilmente nos alertou sobre as questoes do LTT.

Aproveitaríamos somente as citações do Marcelo para direcionar as perguntas, algo do tipo "ouvi dizer que..."

Alguem se habilita?


valeu

Lucianom38a1
26/07/2005, 15:23
Aproveitando a discussão, meu Jeep tem o motor Continental original. Na ultima troca, optei por um Óleo específico para motores com mais de 100K Km.
Qual a vantagem de eu utilizar este óleo? Ele é mais viscoso? Possui aditivos para "lidar" melhor com as folgas?

Teoricamente poderia utilizar um óleo para motor a Diesel, pois as características de trabalho do Continental (regime de RPM) não são tão diferentes quanto as de um Diesel...

Qual o melhor óleo para motores antigos, haja visto que as especificações da época (temperatura ambiente superiores a 0 Graus Celcius) são para óleo monoviscoso OE Grade 30, e hoje já posso utilizar óleos muito superiores.

Aliás, sei que isso já foi bastante discutido, mais adicionei também um Bardhal B-12. Corro o risco de aumentar excessivamente a viscosidade do óleo?

[]'s

Miguels
21/09/2007, 00:00
Olá, pessoal! Quero reviver um pouco este tópico antigo, sobre lubrificantes. No final, como anda o consenso na utilização desses dois óleos (Extra e Top Turbo) ? Tem alguém usando o Extra turbo para carros de passeio? Na ranger eu estou usando desde há muito tempo o top turbo: passei do API cg-4, para o ch-4 e agora estou no ci-4/sl. É um pouco dificil de achar. Vou comprar amanhã uma lata de 20 l por R$ 130,00 em Niterói. Creio que com esse top turbo dá para diminuir os períodos de troca para condições severas de tráfego, em vez de trocar a cada 5.000-7.000 km daria para esticar para 10.000 (em condições severas). O que vocês acham?
Abraço a todos e bom final de semana - ah, amanhã é o dia da primavera, felicidades!!

Cowboy
22/09/2007, 17:27
Portela, então aquele Candango bonitinho que ficava estacionado na base em Imbetiba, era seu?

Wallace, percebi que não houve resposta à sua demanda, para não deixá-lo sem resposta esclareço que em momento algum a empresa fez menção comparativa superior ou inferior ao "meio" sintético, estando por tanto, este, fora de discussão. (Wallace, sua participação é, sobre muitos aspectos, saudável).
Marcelo, você coloca algumas situações técnicas complexas de forma simples, e isso pode levar a deduções equivocadamente simples sobre fatos complexos.
O nosso companheiro Luciano-M38A1, conseguiu chegar mais perto da realidade usando tão somente o bom senso. Trabalho no setor de turbomáquinas do Ativo Sul, e poderíamos ter uma boa conversa técnica sobre o assunto oportunamente (tenho certeza de que posso aprender muito com esta sua experiência tão específica, que deve ter a participação do nosso pessoal do CEMPES), mas de uma forma que todos possam entender, e sem desmerecer as informações técnicas tão bem colocadas por você, é bom que sejam observadas questões como: regime de trabalho, tipo de motor em avaliação (engenharia de sua construção), ambiente em que está inserido o protótipo que se pretende estudar, composição e dopagem do combustível do teste, tipo de câmara de combustão, princípio do comando de detonação (se ativo ou passivo), etc... Porém sei que se fosse colocá-las, este tópico seria de pouca valia p/ a maioria dos participantes e por isso entendo que tenhas poupado a todos de uma leitura exacerbadamente técnica e de um texto descomunal, contudo, algumas informações fragmentadas podem ter conseqüências indesejadas.
O que dizer de um simples vaso constritor? Um remédio que auxilia a muitos na respiração, mas que pode ser comprometedor aos cardiopatas ou à quem tem pressão alta.
Fato semelhante acontece com a afirmação: “a exposição ao sol pode trazer conseqüências sérias à saúde”. Caso o comentário não especifique em que condições isso pode ocorrer, teremos um monte de gente com medo de “tomar” sol, o que seria um desastre p/ o sistema ósseo e imunológico, sem falar na saúde da pele, uma vez que o banho de sol é importante p/ eliminar alguns fungos e parasitas que de outra forma, tomariam conta do nosso organismo.
Por isso meu caro Marcelo, algumas informações são fundamentais em determinados comentários. Entendo a sua intenção de auxílio e de enriquecimento do fórum, mas vamos procurar colocar as verdades dentro de um contexto mais específico, do contrário incorremos no risco de estarmos sendo levianos p/ com as intenções de outros profissionais, e tenho certeza de que você é um dos bons. Se não trabalha conosco é, pelo menos, um experiente profissional da área.
Sua observação técnica é correta, mas você não observou p/ os colegas que a composição do diesel mudou muito, e que os lubrificantes mais modernos acompanharam esta mudança, e até por isso, hoje podem ser classificados como multiuso, o que em nenhum momento o determina como sendo de uso específico ou de melhor uso para determinados tipos de motores à gasolina, álcool, GLP, ou outro combustível que não o Diesel.
Mesmo entre os técnicos há muita discussão a respeito do “lubrificante perfeito”, ou como alguns gostam de chamar, “o lubrificante universal”. Na prática isto não existe, e cada desenvolvedor de lubrificantes tenta suprir (ou acompanhar) as necessidades abertas pelo desenvolvimento tecnológico das indústrias pesadas, dentre elas a automobilística.
A F1, é reconhecidamente um excelente laboratório, mas p/ um universo e uma realidade muito restrita, muito específica, e o que efetivamente é liberado às ruas é um produto que o custo benefício p/ o cliente final seja plenamente satisfatório.
Não acredito que alguém aqui deste fórum , a pretexto de usar tecnologia de ponta, estivesse disposto à pagar U$ 80,00 pelo litro de um simples Cluber Smidth.
Para as necessidades e realidades do mercado, e dentro de um universo de lubrificantes restritamente determinados à uma utilização, este óleo tem um custo benefício muito melhor do que a maioria de seus concorrentes. Boa parte dos leitores pagam muito mais p/ obterem muito menos.
É por isso que é sempre bom olhar o que o manual do fabricante recomenda. Não quer dizer que você estará necessariamente comprometendo a vida útil de seu propulsor se não usar o óleo recomendado, há também a possibilidade de estar jogando dinheiro fora na tentativa de melhorar a lubrificação com um produto mais caro e que, no entanto, não foi desenvolvido p/ as necessidades daquele projeto, e que por isso não alcançará o seu melhor rendimento naquele equipamento. Isto é muito complexo e leva em conta muito mais do que o exposto aqui.
Querem um exemplo rápido e que certamente não esgota o assunto? A oxidação do lubrificante é um dos fatores mais preocupantes, hoje, no uso automobilístico. O Lubrax Top Turbo, é bem melhor que seus concorrentes diretos mencionados no texto ao consumidor final, aqui colocado. A resistência à oxidação não o torna o melhor dos lubrificantes e tampouco esgota o assunto, mas serve p/ demonstrar que esta discussão tem várias facetas tecnológicas que levariam esta discussão muito longe.
Abraço a todos.
Em tempo:
Portela, parabéns pelo carrinho!

NMiranda
11/08/2009, 14:05
Companheirada, não entendi patavinas do que os srs. discutiram a respeito do óleo (minha área é outra!), mas pelo que percebi, não chegaram a um entendimento, o que me coloca em uma sinuca de bico. Na minha diligência 3.4, 24 V, 6 canecos, hilux 97/97, a gasolina, desde que a adquiri (exato um ano em 17/07, 18.500 KM que já rodei na filé, que completou neste mês 169.000), até por recomendação do ex-proprietário, que também é engenheiro mecânico, injeto o Lubrax 15w40 Extra Turbo e um aditivo Hitech Treatment, com que rodo entre 5 e 7 mil KM, com um desempenho espetacular, sem ruídos, sem aquecimento e sem qualquer transtorno. A fábrica recomenda lubrificante Castrol GTX, do qual não me lembro a especificação, no momento. Devo continuar no meu caminho, ou não? Quanto mais informações tivermos, melhor. É bom corresponder (e principalmente ler) camaradas que sabem infinitamente mais que a gente. Não foi à toa que me inscrevi no fórum. Abraços. Nísio. :parede:

VOVÔ DO TROLLER
19/02/2011, 16:06
Reativando o tópico. ALGUÉM TEM ALGUMA INFORMAÇÃO NOVA sobre o óleo TOP TURBO DA LUBRAX ? Estou pensando em usar este óleo no Troller. Abs. Válter

Imperador!
19/02/2011, 20:48
Reativando o tópico. ALGUÉM TEM ALGUMA INFORMAÇÃO NOVA sobre o óleo TOP TURBO DA LUBRAX ? Estou pensando em usar este óleo no Troller. Abs. Válter
Sim... e o que você quer saber?
Tópico estava desativado por dois anos...

SAPO-BOMBA
19/02/2011, 23:12
Já usei o Lubrax Top Turbo. Mas preferi voltar pro Castrol mesmo... Questão de gosto.

NGDaniel
20/02/2011, 16:34
É o oleo de ponta da petrobrás e é o que uso na Ranger..

Sinto um desempenho melhor que do Brutus da ipiranga..

atende as especificações do NGD que é de CH.. ele é CI.. ou seja, mais evoluido..

Walter L. L. Casitta
20/02/2011, 18:39
Entre um óleo e outro a unica diferença que percebo é o preço.:pensativo:

NGDaniel
20/02/2011, 19:00
Não é bem assim..

em viscosidade, ok.. até pq a base de todo lubrificante no brasil é a petrobrás que fabrica e fornece às outras fabricantes.. , o que os diferencia é a aditivação..


a aditivação é o que determina as especificaçoes, CH, CI e etc... e é isso que vai dar maior durabilidade ao motor, menor fumacemaneto, melhor consumo, melhor potencia e e etc..

zoega
20/02/2011, 19:36
Aqui eu só uso Top Turbo ou Extra Turbo nos máquinários, são 6 veículos/máquinas, compro tambor de 200L fechado....
Até agora, blz, aprovado...
[]'s

Walter L. L. Casitta
20/02/2011, 20:05
Não é bem assim..

em viscosidade, ok.. até pq a base de todo lubrificante no brasil é a petrobrás que fabrica e fornece às outras fabricantes.. , o que os diferencia é a aditivação..


a aditivação é o que determina as especificaçoes, CH, CI e etc... e é isso que vai dar maior durabilidade ao motor, menor fumacemaneto, melhor consumo, melhor potencia e e etc..

Certo, a teoria nos conhemos. Na pratica como você comprova se tudo isso é de verdadeiro mesmo?

Óleo caro, aditivo, em fim tudo que exede a especificação do fabricante é dinheiro no ralo. Se alguém for beneficiado com isso será o futuro proprietário do veículo...

dalmolin
20/02/2011, 20:09
Aqui eu só uso Top Turbo ou Extra Turbo nos máquinários, são 6 veículos/máquinas, compro tambor de 200L fechado....
Até agora, blz, aprovado...
[]'seu usava o extra , depois comecei a usar o top , e acredito que o que muda eh so o preço.

Lucas Nassif
20/02/2011, 20:15
Entre um óleo e outro a unica diferença que percebo é o preço.:pensativo:

X2!

Uso o Top Turbo na Hilux AT e não tenho do que reclamar.
Usava na Toy Band também, mas agora estou usando o Delvac MX (bom também). :concordo:

Anthoniusnikos
21/02/2011, 22:39
Minha Tratoretta já está a seis meses usando o Lubrax 25W60, ainda que o motor só esteja com 130 mil e esse óleo é mais recomendado para motores muito cansados. Mas o pequeno vazamento que tinha no retentor do virabrequim sumiu.
O que tenho percebido é que houve uma ligeira perda de potência, a turbina grita menos, o castanharolar das válbulas está mais abafado, porém, a quantidade de óleo acumulado na válvula PCV nem foi verificado meses seis meses.

Anthon

Imperador!
22/02/2011, 08:24
eu usava o extra , depois comecei a usar o top , e acredito que o que muda eh so o preço.
Foi isso que percebi.

Usei Top Turbo e não vi nenhuma diferença para o Extra.

VOVÔ DO TROLLER
22/02/2011, 12:26
Boa tarde pessoal. Quanto vocês estão pagando pelo Top Turbo? Muito obrigado. Válter

NGDaniel
22/02/2011, 13:13
Boa tarde pessoal. Quanto vocês estão pagando pelo Top Turbo? Muito obrigado. Válter



Tem empresa aqui anunciando a 10,99 o litro..

dalmolin
22/02/2011, 20:02
pago 48 pila o de 5 l top turbo , o extra eh 45 eu acho.

Nava
22/02/2011, 23:51
Comprei esta semana por 9,50 o litro.
O top turbo é a especificação correta. o Extra turbo é uma abaixo.

NGDaniel
23/02/2011, 06:43
Comprei esta semana por 9,50 o litro.
O top turbo é a especificação correta. o Extra turbo é uma abaixo.


isso.. justamente...

o Top turbo é CI e o extra turbo CG...

Trotta.79
21/02/2012, 15:09
O Lubrax Top Turbo é um bom óleo como todos os outros que atendem as mesmas normas. Porém, há dois diferenciais que me fazem usá-lo. O primeiro é o preço, que normalmente, é mais barato que os outros de mesma categoria. E o segundo, é a economia pós troca. Depois da terceira troca o Top Turbo praticamente não abaixa o nível, evitando reposição posterior até a próxima troca.
Valeu

Trotta.79
22/02/2012, 11:29
Na Granlub no CEASA sai a 8,50 o Top Turbo no balde de 20 litros. É o mais barato por lá.

MaurícioBsb
22/02/2012, 12:09
Trotta, qual valor que esta saindo o valor do litro do mobil delvac MX na bombona de 20lts para comparar por aqui,agradeço antecipadamente

Trotta.79
22/02/2012, 12:48
Trotta, qual valor que esta saindo o valor do litro do mobil delvac MX na bombona de 20lts para comparar por aqui,agradeço antecipadamente

Por coincidência, semana que vem vou trocar o óleo da viatura. Vou verificar e posto aqui. Valeu

Trotta.79
13/03/2012, 20:03
O Lubrax Top Turbo na GRANLUB no CEASA aqui de BH tá saindo a 8,50 o litro no balde de 20 litros.

PauloLimited
13/03/2012, 21:20
O Lubrax Top Turbo na GRANLUB no CEASA aqui de BH tá saindo a 8,50 o litro no balde de 20 litros.

Pagei 9,50 no top turbo ontem, so que a granel.

cadgcao00
04/07/2013, 01:52
pessoal o que vcs acham do uso do top turbo em motors a gasolina?

atj77
03/01/2014, 18:07
minha cidade não tem concessionaria nissan...

poderia usar o top turbo numa frontier 2.5 2011??

DieselPower
06/01/2014, 01:19
Conforme postei no outro tópico, não sei quem é este engenheiro visto que meu relacionamento desde 1994 na Petróleo, da qual sou consultor, não é com os técnicos que tratam do atendimento diário "corpo a corpo" com clientes, mas sim com as equipes de desenvolvimento e pesquisa para grandes consumidores, montadoras e F1.
De qualquer forma, basta analisar as necessidades de aditivação para óleos para motores diesel e para motores a gasolina e as consequentes formulações para concluir que haverá excesso de sólidos no lubrificante para diesel quando não sujeito a contaminação por enxofre.
Ou seja, ou a aditivação para defesa do lubrificante ao enxofre é insuficiente para uso de diesel, permitindo contaminação do óleo, ou excessiva para uso com gasolina e ainda mais com álcool, gerando depósitos.

Já que este tópico já foi desenterrado um zilhão de vezes...
Será que este Marcelo Nunes ainda participa do fórum?
Pois levando em consideração a colocação dele acima,teríamos que ter um lubrificante para quem utiliza diesel S1800 e outro para quem utiliza diesel S10...
E agora?

DieselPower
06/01/2014, 01:21
minha cidade não tem concessionaria nissan...

poderia usar o top turbo numa frontier 2.5 2011??

O Top Turbo possui classificação API CI4.
Procure no manual de sua Frontier qual a especificação mínima.

atj77
23/01/2014, 13:36
no manual diz para ser cf-4 e nunca cg-4.... logo então o ci-4 é superior...

qto a viscosidade 15w40 posso usar devido ao clima da minha região

obrigado

Daniel diipak
19/12/2016, 21:46
Boa noite a todos. Reabrindo o sarcófago. Gostaria de tirarbuma duvida,
Tenho uma bm 325i 2001 e no manual diz para usar 5w30...5w40... Mas é comum no brasil usar 10w40.
A questão é que a mecanica esta otima. Mas por um erro de adaptação no painel do carro marca trocas a cada 25.000km

Embora nao apresente borra e segundo historico ( verbal) sempre foi trocado a cada 10.000 km.

Mas o fato é:

Um dos tuchos bate bem baixo. E seu ritimo é de acordo com a RPM seja motor frio ou quente.
E varios me indicam usar top turbo e trocar a cada mil km. Pois assim poderá limpar tudo, onde esse barulho pode ser tucho entupido.

Sera que tem problema usar?

Obrigado.
Abraços