PDA

Ver Versão Completa : Ajuste de Munhão ENGESA



Eduardo Velo
17/12/2004, 19:42
Galera Engeseira , não sei se algum de vcs já fez o ajuste do Munhão do Engesa , pesquisei sobre isso na NET e não achei nada . Já fiz ajuste de CJ e Rural e é bem diferente ...
Primeiro deixa avisar q não sou mecânico automotivo , tenho formação em Ferramentaria e usinagem ... Hidráulica e pneumática (do tempo q isso tinha valor ) ... , mecânica industrial e Tecnologia na área mecânica , sou um FUÇADOR de primeira , do tipo de quebrar pra ver como funciona ...
Bom , voltando ao papo , como não achei nada resolvi deixar um passo a passo por aqui e aguardo dicas de alguém mais experiente pq já apanhei de mão aberta desse troço ...
Vou colocar por partes pra não ficar maçante .

Desmontagem e verificação de componentes .

-Começando pela retirada do Munhão , tem que soltar a porca do parafuso sup. Retirar o parafuso e soltar os 4 parafusos do pino inf. , deslocar o Munhão para o lado (vai passar raspando no guarda pó) para retirá-lo . O pino inferior vai ficar com a parte dos roletes do rolamento tem que sacar numa prensa ...
-Fazer a limpeza e avaliação dos componentes , vc pode encontrar alguma coisa que te ajude a não repetir 1 possível erro cometido por quem montou anteriormente .

Eduardo Velo
17/12/2004, 20:10
Montagem dos rolamentos do Munhão 1
Colocar as capas externas dos 6 rolamentos pra gelar , isso facilita a colocação , colocar as capas externas dos rolamentos conforme anexos .
Antes de colocar a capa ext. do rolam. na parte inferior , colocar a chapa protetora ...
Na parte superior as capas vão uma contra a outra ...

Eduardo Velo
17/12/2004, 20:28
Parte 2
Ajuste da parte superior colocando e tirando calços entre as partes giratórias do rolamento
Detalhe - esses rolamentos são concavo / convexo , não são de roletes , mas o esquema é o mesmo .
As chapas guarda pó vão na lado de diam. maior da parte giratória do rolamento , não esquecer de colocar ...

Eduardo Velo
17/12/2004, 20:42
Parte 3
Após o ajuste na parte superior partir para inferior . Lembrando que o Munhão tem que ser sacado toda vez que for colocar ou retirar calços na parte inferior assim como o rolamento ...
O rolamento entra prensado , então toda vez que tiver que sacar pra colocar ou retirar calço vai ter que usar prensa , ou improvisar na morsa que é o meu caso ...

Eduardo Velo
17/12/2004, 20:49
parte 4
Usar um Dina , ou uma balança manual como a da figura ...
Deixar entre 1 e 2 kg , pelo menos foi a info que peguei com o João da Rota , o Edson meca de alguns Engeseiros aqui do Forum falou entre 3 e 4kg se usar pneus grandes ...
Boa Sorte pra quem for encarar a parada indigesta ...

[]s... aguardando mais dicas dos colegas que já passaram por isso ...

Eduardo Velo
19/12/2004, 08:51
Algumas surras durante a montagem :
- como não tinha calço fino resolvi cortar uns calços de lata de cerveja , o aluminio vira uma folha qdo aperta , esquece ...
- cortei calços (rolam. sup.) de um espelho de fechadura (inox) , ficou show ...
- no final descobrimos que esquecemos de colocar a chapa que prende a conexão do tubo de freio no parafuso/eixo dos rolamentos superiores , tivemos que tirar a porca e já estava com a cruzeta , tive que pegar uma chave boca de 1" no meca perto de casa e segurar numa área bem pequena , foi difícil apertar essa porca mas conseguimos , não esqueçam disso qdo forem mexer ...

Levamos 6 hrs ao todo , talvez numa oficina com meca experiente ferramentas e calços OK levaria metade desse tempo . Com certeza a prox. troca vou fazer num tempo bem mais curto ...

Obs. Tive ajuda do Marcelo CJ Verde na sexta a tarde e do Carlão ontem .

[]s...

Eduardo Velo
19/12/2004, 09:07
Qual é a periodicidade que vcs trocam ou verificam folga dos rolamentos de munhão ???
Esses rolamentos devem ser trocados a cada 2 anos em uso normal e anualmente em uso severo . Verificar sempre que for mexer am algo no eixo diant. ou qdo tiver suspeitas ...
Usando em rodovias com boa pavimentação a durbilidade é maior até que 2 anos .
Usando em cidades como sampa por ex. aí o bicho pega - buracos e lombadas detonam os rolam. , o mesmo em estrada de terra seca com muitas costelas e buracos .
Em trilha , a atenção é qto da tranco com o carro caindo e batendo forte o pneu , no mais é tudo feito devagar e sem danos .

[]s...

Eduardo Chaves
19/12/2004, 16:49
Xará,

Vc tem as especificações dos rolamentos, dos guarda-pós e da chapa protetora ?

[]'s com o Engesa comigo há dois anos e nunca verifiquei isso...

Eduardo Velo
19/12/2004, 17:21
Xara os rolamentos são 11520 e 11590 (capa e roletes) 6 ao todo , como vc pode perceber pelas fotos optei por outro tipo (concavo/convexo) que é vendido na Rota 4x4 , não sei especificar os guarda-pós , mas é só pedir a chapa de guarda pó e a chapa protetora do rolam. inferior pro Munhão Engesa , parece que tem na Agro-motor e na Zanesco , mas como já estava na Rota pra comprar os braços do limpador peguei tudo lá ...
DH cobre muito defeito , levanta o carro , solta o braço que liga as duas rodas usando saca terminal e verifica o movimento do munhão lateral (entre 1 e 2 Kg)e axial , se estiver sem dar tranquinho está tudo OK , se não , desmonta o munhão e verifica os rolamentos ...

[]s e boa diversão , qqer dúvida berra ...

Eduardo Chaves
19/12/2004, 17:32
Beleza Xará...

Só naum entendi pq 6 ???

Naum são dois rolamentos em cada lado ? Entre capa e roletes seria 8 entaum...

[]'s confusos...

Eduardo Velo
19/12/2004, 18:03
Eu tbm não sabia que eram 6 , e olha que eu fuço pra kct em tudo sobre Engesa ...
Por isso coloquei esse tópico , pra abrir um canal a respeito de Munhão pro pessoal que tem Engesa .
Dá uma olhada nas figuras acima que vc vai ver que tem 2 que trabalham com as partes giratórias entre si com um anel espaçador + calços de ajuste , esses vão no parafuso superior , aquele que vc vê a porca olhando por cima com uma cupilha pra travar ...
Em baixo é o pino de ajuste com 4 parafusos e 1 só rolamento ...

Vc mesmo vai verificar ? te passo as ferramentas que vc vai precisar se quiser .

[]s...

Alexandre Reis
03/03/2005, 13:12
Eduardo,

Fiz essa revisão de rolamentos na minha camper, mas não consegui acertar mais a cambagem...E cambagem positiva faz a camper ficar passarinhando muuuuuito, dando a sensação que está dirigindo em rua que teve o asfalto fresado!!!

Antes da troca dos rolamentos pelas buchas meu caro tinha a cambagem levemente negativa (parte de baixo dos pneus aberta), mas agora ficou positiva (parte de baixo dos pneus fechada)...

Vc saberia me dizer o que tenho que fazer para voltá-la para negativa???

Aqueles caços em forma de "|8o8|" servem para isso???

Agredeço quem tiver alguma dica sobre isso e que não seja o alinhamento técnico!!!

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira)

Eduardo Velo
03/03/2005, 14:00
Alexandre , não sei se tem ajuste de cambagem , no meu é mais fechado em bx como sempre foi ...

O meu ficou passarinhando tbm depois de um tempo que troquei os rolam. , mas é q tinha criado folga - de 3kg passou pra 1,5 kg - , tive que tirar mais calços e agora o que falta é colocar mais um amort. paralelo ao que sai do pitmam .

Qtos Kg deixou de carga nas buchas ??? tem meca que deixa 5 ou 6 kg direto pra não ter que ajustar a folga depois ...

Tenta ver se não criou folga nas buchas , se a cx de dir. está com muita folga , se o amort. de dir. está eficiente e se os calços de carroceria estão bem apertados ...

[]s...

Alexandre Reis
03/03/2005, 15:02
Eduardo,

O efeito de passarinhar foi imediato no meu caso!!!

Vou verificar quanto ele deixou de aperto naquilo e depois te falo...

As buchas foram todas trocadas recentemente, a caixa de direção foi revisada naquela autorizada da ZF da Vila Carioca (quem precisar do endereço me avise que depois eu passo), os terminais de direção são novos e são Nakata, a carroceria está apertada e o amortecedor de direção é um rancho...

Valeu as dicas, vou rerererereconferir!!!...Rs

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira)

rub
14/01/2015, 08:12
Reativando o tópico!

Eduardo bom dia!

Você poderia informar como que você fez para alinhar o munhão, para que ops semi-eixos ficassem livres de interferências com a manga de eixo?

Recentemente eu tive na minha Camper um semi eixo do lado do passageiro (o menor, aquele que passa pela manga de eixo é encontra com a roda livre), que travou ao andar por poucos metros com o 4x4 acionado (a bucha da manga de eixo fundiu no semi eixo pelo atrito causado). Para retirar o semi eixo da manga de eixo, eu tive que usar uma prensa.

Comprei um semi-eixo novo, troquei a bucha da manga de eixo, lubrifiquei e ao montar percebi que o semi eixo está interferindo na bucha da manga de eixo, ou seja, se eu acionar o 4x4, vai travar novamente.

Você saberia me dizer se existe alguma forma de fazer o alinhamento através dos calços do munhão (aquelas chapas ficam na parte superior e inferior do munhão) para eliminar esta interferência ou como eu devo fazer para tentar solucionar o problema?

Olhando o carro de frente as rodas estão praticamente iguais, e não deram diferenças no alinhamento, ou seja, não indicar ser cambagem.

Desde já agradeço pela ajuda e dicas,

Rubens

Eduardo Velo
14/01/2015, 09:17
Rubens , pelo jeito que vc comenta o parece que semi eixo está trabalhando fora de centro ...
A centralização é feita ajustando o munhão pelos calços mesmo , no caso do engesa é um pouco mais chato de alinhar pq usa 3 rolamentos ( ou mancais ) e o ajuste é feito nos 3 , 2 em cima e 1 embaixo ...
Se vc tiver dificuldade de fazer esse ajuste recomendo levar num meca de confiança , posso te indicar a mecanica ACR em Sto André ... .

Vc vai no encontro em Tiradentes ?

abs ...

rub
14/01/2015, 12:56
Eduardo, obrigado pela informação, exatamente isso, o eixo está fora do centro.
Vou tentar fazer o ajuste. Caso eu não consiga eu entrarei em contato para solicitar o telefone da mecanica ACR.

Desta vez não irei conseguir ir no evento de Tiradentes, mas vão surgir novas oportunidades!

Abraços e obrigado pela dica,

Rubens

guilhermeabreu
14/01/2015, 13:19
RUB

Pelo o que vc falou é isto mesmo que o EDU VELO falou , o seu eixo esta empenado , teria que levar o eixo para desempená-lo numa oficina especializada em eixos , só vejo esta forma de centralizar o semi-eixo no tubo do diferencial .

Eduardo Velo
14/01/2015, 13:32
O Doc fez um comentário que iria fazer ... pode ter levado uma pancada forte e ter empenado ou o eixo ou o munhão , o Munhão é de aço forjado , aceita empeno , então teria que examinar tanto o eixo como o munhão antes de iniciar a centralização ... o fone da mecanica é 49723214 .

abs ...

rub
15/01/2015, 20:28
Amigos, Dr. Guilherme / Eduardo

Obrigado pela dica. Vou levar o eixo para corrigir este empeno. Com isso conseguirei alinhar a centralização do semi eixo. Lembrando o que está empenado é o lado do semi eixo menor (lado do passageiro).
Este eixo é um Dana 30.

Abraço,

Rubens

franzlana
16/01/2015, 22:48
Amigos, Dr. Guilherme / Eduardo

Obrigado pela dica. Vou levar o eixo para corrigir este empeno. Com isso conseguirei alinhar a centralização do semi eixo. Lembrando o que está empenado é o lado do semi eixo menor (lado do passageiro).
Este eixo é um Dana 30.

Abraço,

Rubens

NO CASO DO MEU e
ENGESA A SOLDA ENTRE BOLA DO DIFERENCIAL E TUBO SOLTOU E POR ISTO O EIXO FICOU INCLINADO.

valmirzuge
18/01/2015, 20:52
o meu ajustei usando uma barra de tubo 1" bem alinhada, coloquei no lugar do semieixo atravessando a manga, fui ajustando até nao haver interferencia na manga, ou seja o tubo girar soltinho fora a fora.