PDA

Ver Versão Completa : Ajuste de Munhão ENGESA



Eduardo Velo
17/12/2004, 19:42
Galera Engeseira , não sei se algum de vcs já fez o ajuste do Munhão do Engesa , pesquisei sobre isso na NET e não achei nada . Já fiz ajuste de CJ e Rural e é bem diferente ...
Primeiro deixa avisar q não sou mecânico automotivo , tenho formação em Ferramentaria e usinagem ... Hidráulica e pneumática (do tempo q isso tinha valor ) ... , mecânica industrial e Tecnologia na área mecânica , sou um FUÇADOR de primeira , do tipo de quebrar pra ver como funciona ...
Bom , voltando ao papo , como não achei nada resolvi deixar um passo a passo por aqui e aguardo dicas de alguém mais experiente pq já apanhei de mão aberta desse troço ...
Vou colocar por partes pra não ficar maçante .

Desmontagem e verificação de componentes .

-Começando pela retirada do Munhão , tem que soltar a porca do parafuso sup. Retirar o parafuso e soltar os 4 parafusos do pino inf. , deslocar o Munhão para o lado (vai passar raspando no guarda pó) para retirá-lo . O pino inferior vai ficar com a parte dos roletes do rolamento tem que sacar numa prensa ...
-Fazer a limpeza e avaliação dos componentes , vc pode encontrar alguma coisa que te ajude a não repetir 1 possível erro cometido por quem montou anteriormente .

Eduardo Velo
17/12/2004, 20:10
Montagem dos rolamentos do Munhão 1
Colocar as capas externas dos 6 rolamentos pra gelar , isso facilita a colocação , colocar as capas externas dos rolamentos conforme anexos .
Antes de colocar a capa ext. do rolam. na parte inferior , colocar a chapa protetora ...
Na parte superior as capas vão uma contra a outra ...

Eduardo Velo
17/12/2004, 20:28
Parte 2
Ajuste da parte superior colocando e tirando calços entre as partes giratórias do rolamento
Detalhe - esses rolamentos são concavo / convexo , não são de roletes , mas o esquema é o mesmo .
As chapas guarda pó vão na lado de diam. maior da parte giratória do rolamento , não esquecer de colocar ...

Eduardo Velo