Conectar

Ver Versão Completa : OHC 2.3 puxando água pelo retentor trazeiro

Elmer_Jeep
17/12/2004, 17:51
é normal isso quando se anda em trechos inundados? :x
O jeep é de um cliente meu, antes o mancal era de gaxeta e sugava bastante água.
Desmontamos o motor e retrabalhamos bloco e virabrequim pra receber retentor no lugar da gaxeta e continua do mesmo jeito.
O curioso é que depois que esfria a água sai pelo retentor. Óleo não vaza.

Alguém já passou por isso.
Tem alguma forma de selar a capa seca ?

Leopoldo me socorre ae. :)

[]'s 8)

cristiano
29/12/2004, 14:17
quanto você entrou no riacho ?? eu entrei com o meu quase cobrindo a roda e não aconteceu nada disso... o meu jeep está na altura original, só os pneus que são 265/70 R16....

elcio
29/12/2004, 14:38
Elmer
eu selei a capa seca com massa de calefaçao.
antes de montar a capa-seca no motor eu coloquei uma fileira de massa em volta de toda a capa-seca que entra em contado com o motor.
com o aperto dos parafusos o excesso eh espremido pra fora.
falta agora a coifa do garfo que ta f#da pra achar.
ai fica hermetico.

[]´s

Elmer_Jeep
29/12/2004, 16:15
Elmer
eu selei a capa seca com massa de calefaçao.
antes de montar a capa-seca no motor eu coloquei uma fileira de massa em volta de toda a capa-seca que entra em contado com o motor.
com o aperto dos parafusos o excesso eh espremido pra fora.
falta agora a coifa do garfo que ta f#da pra achar.
ai fica hermetico.

[]´s

poizé rapaz, acho que uma possível solução vai ser essa, massa de calafetar ou silicone pra vedar a capa seca.
Agora tem um porém, meu pai disse que não vai dar certo porque o funcionamento do kit de embreagem gera um calor desgraçado e aquilo tudo vedado ali dentro pode ocasionar algum outro problema.
Estive pensando em "vedar" a capa seca e adaptar um suspiro(com saída elevada) na parte superior da capa seca pra aliviar a pressão quando necessário.

Será q vai dar certo ? :?

1[] aguardando novas idéias 8)

leopoldo
29/12/2004, 16:40
Elmer, boa tarde.

Já ví uns 4 motores irem pro brejo....literalmente.

O mancal traseiro é jóia para engolir água + lama, e depois o motor fica retificado com LAMA.

Infelizmente é uma característica não só desse motor mas, de todos.

Existem 2 explicações possíveis para isso:

Ao entrar na água, o carter resfria e cria-se uma depressão forçando a água a entrar pelos mancais da frente e de trás.

O retentor traseiro (quando presente), tem uma hélice no lábio que funciona como uma bomba de óleo, para dentro. Mas isso é para o óleoficar dentro do o motor. Só que quando há agua, dana tudo pois êle bomba para dentro.

Uma forma de resolver isso é como o colega anterior mencionou, selar a caixa seca, inclusive o GARFO da embreagem.

Elmer_Jeep
29/12/2004, 16:53
Elmer, boa tarde.

Já ví uns 4 motores irem pro brejo....literlamente.

O mancal traseiro é joia para engolir água +lama, edepois o motor fica retificado com LAMA.

Infelizmente é uma característica não só desse motor mas de todos.

Existem 2 explicações possíveis para isso:

Ao entrar na água, o carter resfria e cria-se uma depressão forçando a água a entrar pelos mancais da frente e de trás.

O retentor trazeiro, quando tem, tem uma hélice no lábio que funciona como uma bomba de óleo, para dentro. mas isso é para o óleo. Quando há agua, dana tudo.

Uma forma de resolver isso é como o colega anterior mencionou, selar a caixa seca.

Obrigado Leopoldo :D

Meu pai também falou sobre isso do desenho do retentor somado ao sentido de rotação do motor e sua temperatura interna que faz puxar água(que não deveria estar ali fora) pra dentro. hehehe.

O que vc acha da idéia do suspiro após blindar a capa-seca ? :?:

leopoldo
29/12/2004, 16:59
Sim, respiro ou suspiro (esse termo cheira mal).

E

Não se esqueça que no fundo da caixa seca em um dreno para o óleo que por ventura vaze. Tem que se manter uma comunicação com o exterior.

Talvez nem um respiro seja necessário. Só esse furo de dreno estaria bom , mas ele tem que ser lá pelas casa dos 3 a 5 mm de diâmetro.

CJ 60
29/12/2004, 17:03
pra quem naum sabe.. segue intaum a receita de se fazer um suspito no jeep

Ingredientes:

Creme
5 colheres (sopa) de amido de milho MAIZENA®
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina BECEL CULINÁRIA
suco de 2 limões
1 colher (chá) de raspas de limão
250g de suspiros

Modo de Preparo:
CREME
1- Em uma panela, dissolva o amido de milho MAIZENA® no leite, junte o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e espere amornar.
2- Coloque na batedeira ainda morno, junte a margarina BECEL CULINÁRIA e bata até formar um creme homogêneo.
3- Adicione o suco, as raspas de limão, misture com uma colher e reserve.

MONTAGEM
4- Em um refratário redondo médio (25 cm de diâmetro), monte camadas alternadas de creme de limão e suspiros, terminando com os suspiros. Leve à geladeira por cerca de 1 hora e sirva em seguida.

[]´s :twisted: :twisted: :twisted: VOTANDO A FAVOR DA EXTINSÃO DA PALAVRA SUSPIRO NO FORUM.. HAHAHAHA

Alexandre Vaz Ferreira
29/12/2004, 17:07
Hhahahahaahhaha

Pô Elmer, macaco velho e deixo a bola picando.....

Um abração

Elmer_Jeep
29/12/2004, 17:52
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?mode=results

:P :lol:

tavio_g
30/09/2005, 01:11
Pessoal, etive vendo que neste tópico o problema se da atras do motor, junto a caixa seca, bom, eu vedei ela toda com silica e td mais, aí qdo montei o motor no lugar passei silicone por cima da junção do carter com a caixa seca, pq ali pega água e barro pacas, o problema é que agora começou a vazar na frente. na frente do ohc tem uma gaxeta ou retentor????
dá para trocar sem ter que desmontar o motor todo!? só tirando o carter???
Bom, o motor tem uns 6 meses depois da retífica e não vazava nada de óleo. agora começou...
e tá vazando até que bem... :shock:
que pode fazer para nao vazar alí!?? antes de começar a vazar eu passei silicone, pq sei que barro se entrar aí da caca.... então não entendi....

Valeu!

Abraços

leopoldo
30/09/2005, 08:03
Sim, na tampa da frente tem um retentor.

veja como montar / trocar, baixando o manual de manutenção do jeep, no capítulo motor OHC.

algumas explicações:

1- A ventilação positiva do seu carter não está funcionando e aumentando a pressão, qualquer caminho de vazamento vira um rio.

2- a polia do motor está deslocada ou está deslocando da posição correta, deixando uma fresta.

3- a polia está rachada e vaza pela rachadura.

4- o retentor está danificado

5- a tampa está tricada.

a troca é possivel sem desmontar o motor, e como está piorando o vazamento, não durma no ponto.

Nicoletti
30/03/2010, 18:37
Sim, na tampa da frente tem um retentor.

veja como montar / trocar, baixando o manual de manutenção do jeep, no capítulo motor OHC.

algumas explicações:

1- A ventilação positiva do seu carter não está funcionando e aumentando a pressão, qualquer caminho de vazamento vira um rio.

2- a polia do motor está deslocada ou está deslocando da posição correta, deixando uma fresta.

3- a polia está rachada e vaza pela rachadura.

4- o retentor está danificado

5- a tampa está tricada.

a troca é possivel sem desmontar o motor, e como está piorando o vazamento, não durma no ponto.
Leopoldo

O tópico é velinho, mas no caso de entrar água no ohc não e nos mancais e sim no respiro da bomba de combustível, essa ficando embaixo d,água enche o Carter..

abraços.

rodrigo.hoffman
30/03/2010, 22:43
Leopoldo

O tópico é velinho, mas no caso de entrar água no ohc não e nos mancais e sim no respiro da bomba de combustível, essa ficando embaixo d,água enche o Carter..

abraços.

Onde fica o respiro da bomba de combustível :pensativo:???

homerohermida
30/03/2010, 23:40
Onde fica o respiro da bomba de combustível :pensativo:???

É na própria bomba, num furinho que aponta para a caixa de direção.

rubensx
30/03/2010, 23:44
simples.. use uma bomba eletrica...

agua no retentor traseiro??

use embreagem hidraulica e vede a caixa seca

agua pela vareta do óleo??

Silicone vermelho na base

qual a proxima?