Conectar

Ver Versão Completa : Troller com aros 16.

JEFFCATUNDA
30/08/2009, 11:23
Colegas.

Quais seriam as vantagens e desvantagens de aros 16 em um troller?

Sei que quando tentam melhorar os freios dos mesmos e necessitam colocar discos maiores é necessário trocar os aros por 16...

Penso que uma configuração muito boa para pneus para o troller seria de 32/75/16... se é que existe essa configuração...

O que os mais entendidos acham a respseito desse assunto...:concordo:

dcifu
30/08/2009, 15:06
Cara já vi e me disseram que fica bom. Quanto ao tamanho do pneu, ja que vai por 16 compra um 265 75 16 que dá a mesma coisa que o 32. Eu tive na Pajero. O pneu é bom, mas dependendo da aplicação o BF não limpa direito, principalmente em barro pesado. Te aconselho a comprar um remold mais agressivo, que limpe bem, se a sua intenção for trillha mais pesada. Estou de olho em um troller agora por isso estou vendo osm topicos. abraços.

JEFFCATUNDA
10/09/2009, 11:10
Então???
mais opiniões????

leo cabral
10/09/2009, 13:05
Jeff

Para o tipo de off road que você pratica (Shoppings), o ideal são aros 22 com os pneus perfil baixo.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Quero também lembrar que um pneu 31 ou 33 independente do aro vai ter sempre a mesma medida.

JEFFCATUNDA
10/09/2009, 18:16
jeff

para o tipo de off road que você pratica (shoppings), o ideal são aros 22 com os pneus perfil baixo.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Quero também lembrar que um pneu 31 ou 33 independente do aro vai ter sempre a mesma medida.
cara...se você não pode ajudar, por favor, não atrapalha...

JEFFCATUNDA
10/09/2009, 18:25
Cara já vi e me disseram que fica bom. Quanto ao tamanho do pneu, ja que vai por 16 compra um 265 75 16 que dá a mesma coisa que o 32. Eu tive na Pajero. O pneu é bom, mas dependendo da aplicação o BF não limpa direito, principalmente em barro pesado. Te aconselho a comprar um remold mais agressivo, que limpe bem, se a sua intenção for trillha mais pesada. Estou de olho em um troller agora por isso estou vendo osm topicos. abraços.
Daniel, eu só gostaria de saber é se isso força mais ou não o sistema, pois temos uma altura maior e uma zona de aderencia menor...Isso diminui a resistência mas aumenta o diametro, o que aumenta o raoi e consequentemente o esforço...

Mas nas outras opções que temos, pneus 32 tem a mesma (ou maior) area de atrito e menor diametro...E os 33 tem uma area de atrito/aderencia muito grande e quase o mesmo diametro...Note que não estou analizando com aros 15 por 10, mas com aros originais 15...e aros "originais" 16...Quando se abre então para os 10, a aderencia/ resistência deve aumentar bastante....

Alguem levantou tambem uma relação das pinças e do diametro, citando que acha que o freio ficaria pior....mas tambem teria a possibilidade de discos e pinças maiores, que parece ser o que fazem nos trollers de competição....

Então?

\gustavo/
10/09/2009, 18:46
jeff... se o seu objetivo for lama pesada, com certeza os pneus 265 75 r 16 remold tork são a melhor opção (custo/benefício)...... mas se for areia, não vejo pq alterar os aros originais....

Murillus
17/09/2009, 14:51

acho que nao é bem assim nao...

ja vi:

31 x 11,5 x15 e 31 x 12,5 x 15

33 x 11,5 x15 e 33 x 12,5 x 15

[]s

ArthurC
20/09/2009, 15:37
O que ele quis dizer é que um pneu 33, vai ter o mesmo tamanho se for aro 15 ou aro 16.

O que vc se referiu é a largura do pneu, que é medida em porcentagem em relação a altura.

Em tempo, não vejo vantagem trocar o aro 15 pelo 16 (que em geral são inclusive mais caros), a não ser que vc queira um pneu específico que não tenha no aro 15, por ex.

JEFFCATUNDA
20/09/2009, 17:07
O que ele quis dizer é que um pneu 33, vai ter o mesmo tamanho se for aro 15 ou aro 16.

O que vc se referiu é a largura do pneu, que é medida em porcentagem em relação a altura.

Em tempo, não vejo vantagem trocar o aro 15 pelo 16 (que em geral são inclusive mais caros), a não ser que vc queira um pneu específico que não tenha no aro 15, por ex.
Pessoal, um pneu 16 não pode ser nunca do tamanho de um 15...Estas relações de altura são a partir do aro para fora...o diametro de um 33/16 é maior que um 33/15...

Um jogo de pneu/aro 255/70/15 é mais baixo que um 255/70/16.

Ronaldo B.
20/09/2009, 17:26
Pessoal, um pneu 16 não pode ser nunca do tamanho de um 15...Estas relações de altura são a partir do aro para fora...o diametro de um 33/16 é maior que um 33/15...

De onde vc tirou a brilhante idéia que um pneu de 33" aro 16 é maior que um pneu de 33" aro 15 ???? :rolleyes: :rolleyes:

Vc continua falando com propriedade sobre coisas que desconhece... :parede::parede::parede:

[]´s

JEFFCATUNDA
20/09/2009, 17:34
De onde vc tirou a brilhante idéia que um pneu de 33" aro 16 é maior que um pneu de 33" aro 15 ???? :rolleyes: :rolleyes:

Vc continua falando com propriedade sobre coisas que desconhece... :parede::parede::parede:

[]´s
Ronaldo, realmente eu não trabalho com pneus, o máximo que fiz foi coloca-los lado a lado e verificar que não são da mesma altura, mas como você e entendido no assunto, não vejo problema nenhum em aprender com você colega...Então no exemplo que dei acima os dois pneus 255/70/15 e 255/70/16, eles são do mesmo tamanho, apesar dos aros serem diferentes.

É isso mesmo?

P.S: não se ofenda com minhas ignorancias.

Ronaldo B.
20/09/2009, 17:55
Ronaldo, realmente eu não trabalho com pneus, o máximo que fiz foi coloca-los lado a lado e verificar que não são da mesma altura, mas como você e entendido no assunto, não vejo problema nenhum em aprender com você colega...Então no exemplo que dei acima os dois pneus 255/70/15 e 255/70/16, eles são do mesmo tamanho, apesar dos aros serem diferentes.

É isso mesmo?

P.S: não se ofenda com minhas ignorancias.

Pneus podem ser fabricados com medidas em polegadas, por exemplo, 33"x12,5"x15" ou em milimetros, por exemplo 255/75R15.

No caso dos pneus fabricados com medidas em polegadas vamos usar o exemplo do pneu 33"x12,5"x15", 33 polegadas é altura total do pneu, 12,5 polegadas é a largura da banda de rodagem (não da banda lateral) e 15 é o aro onde deve ser montado. Nesse caso, independente de ser aro 15" ou ser aro 16", a medida da altura será sempre de 33".. ou seja, o diametro externo do pneu será sempre de 33 polegadas.

No caso dos pneus fabricados com medidas em milimetros aí sim existe diferença entre pneus de aro 15 e 16. Por exemplo, um pneu 255/75R15 quer dizer que a banda de rodagem tem 255 milimetros de largura, a banda lateral tem altura equivalente a 75% do tamanho da banda de rodagem e o pneu é montado em um aro 15. Para chegar na altura total de um pneu desses, soma-se 75% de 255 multiplicado por dois com o valor em milimetros do aro em que ele será montado, que pode ser de 15 ou 16 polegadas dependendo do pneu, e nesse caso sim teremos o tamanho total do pneu e diferença no diâmetro dependendo se é aro 15 ou 16.

Prá enteder melhor e não restar duvida, consulta a pagina da Maxxis, escolhe um modelo de pneu e seleciona a aba specifications, vc vai ver que pneus aro 15 e 16 tem exatamente o mesmo diametro total.

http://www.maxxis.com/AutomobileLight-Truck/Extreme-Off-Road/MT-762-Bighorn.aspx

[]´s

Giovani
20/09/2009, 18:08
Estão misturando as coisas...:roll:

33" é 33", seja aro 15, 16, 17...

Esse site aqui também é bom:
http://www.braziltires.com.br/tudosobrepneus/pneus.html

[]'s

JEFFCATUNDA
20/09/2009, 18:13
Pneus podem ser fabricados com medidas em polegadas, por exemplo, 33"x12,5"x15" ou em milimetros, por exemplo 255/75R15.

No caso dos pneus fabricados com medidas em polegadas vamos usar o exemplo do pneu 33"x12,5"x15", 33 polegadas é altura total do pneu, 12,5 polegadas é a largura da banda de rodagem (não da banda lateral) e 15 é o aro onde deve ser montado. Nesse caso, independente de ser aro 15" ou ser aro 16", a medida da altura será sempre de 33".. ou seja, o diametro externo do pneu será sempre de 33 polegadas.

No caso dos pneus fabricados com medidas em milimetros aí sim existe diferença entre pneus de aro 15 e 16. Por exemplo, um pneu 255/75R15 quer dizer que a banda de rodagem tem 255 milimetros de largura, a banda lateral tem altura equivalente a 75% do tamanho da banda de rodagem e o pneu é montado em um aro 15. Para chegar na altura total de um pneu desses, soma-se 75% de 255 multiplicado por dois com o valor em milimetros do aro em que ele será montado, que pode ser de 15 ou 16 polegadas dependendo do pneu, e nesse caso sim teremos o tamanho total do pneu e diferença no diâmetro dependendo se é aro 15 ou 16.

Prá enteder melhor e não restar duvida, consulta a pagina da Maxxis, escolhe um modelo de pneu e seleciona a aba specifications, vc vai ver que pneus aro 15 e 16 tem exatamente o mesmo diametro total.

http://www.maxxis.com/AutomobileLight-Truck/Extreme-Off-Road/MT-762-Bighorn.aspx

[]´s
Resumindo meu professor.....

Um pneu 255/70/15 tem a mesma altura de um pneu 255/70/16?

Desenhe ai para eu entender.....

Antecipadamente agradeço as suas orientações colega.

Valeu!

Ronaldo B.
20/09/2009, 18:28
Resumindo meu professor.....

Um pneu 255/70/15 tem a mesma altura de um pneu 255/70/16?

Desenhe ai para eu entender.....

Antecipadamente agradeço as suas orientações colega.

Valeu!

Não, um pneu 255/70R15 não tem o mesmo tamanho de um pneu 255/70R16.

Não dá prá desenhar, então....

255/70R15

70% de 255 = 178,5 mm

178,5 x 2 = 357 mm

357 mm = 14,05 polegadas

14,05 + 15 = 29,05 (diametro do pneu 255/75R15 em polegadas)

255/70R16

70% de 255 = 178,5 mm

178,5 x 2 = 357 mm

357mm = 14,05 polegadas

14,05 + 16 = 30,05 (diametro do pneu 255/75R16 em polegadas)

Ou em milimetros

255/70R15 = 737,87 milimetros de diâmetro
255/70R16 = 763,27 milimetros de diâmetro

Entendeu ???

[]´s

Giovani
20/09/2009, 19:13

Tá difícil de entender essa né JEFF?

Vc misturou medidas em milímetros com polegadas!

Um pneu 33x12,5x15 e um pneu 33x12,5x16 tem a mesma altura de 33", pq essa é a medida específica do diâmetro externo do pneu!
Assim como os 12,5 são da largura e os 15 e 16 são do diâmetro interno.

O padrão de medida milimétrico é uma relação entre lagura e perfil, à partir do diâmetro interno do pneu.
O perfil é a altura do pneu, à partir da roda, independente do diâmetro dessa.

Entendeu agora?

[]'s

ArthurC
21/09/2009, 00:18

Vc está equivocado. Dá uma pesquisada melhor no assunto. :concordo:

Edit: não tinha visto as considerações do Ronaldo e do Giovani, estão perfeitas.

rcofreitas
21/09/2009, 01:33
Olá Jeff!

Bem, como eu não sou profissional de pneus, vou relatar a minha experiência, tá?

Eu tenho um Troller RF 2000. Coloquei aro 16 e pneus do geninho.

As medidas são 265x75x16.

Neste caso, devido ao desenho da banda de rodagem, dá 33¨.

O modelo é o LODO, os sulcos tem mais de 30mm.

Estou trocando este pneus e retornando ao Papa-Barros que tem sulcos menos profundos e cavam menos.

No caso do Papa-Barros eu vou ficar com 32¨.

Ou seja, além do que foi mencionado, tem o desenho da banda de rodagem, no caso dos pneus do geninho que eu conheço.

Existe esta diferença porque ele utiliza a carcaça de um 265x75x16 e coloca um nova banda de rodagem.

Dependendo deste desenho, vai ter uma diferença no diâmetro total.

Agora, quanto as vantagens....

Para mim foi a de aumentar a altura livre da viatura, que ficou em 27 cm. Antes não chegava a 20 cm. (com aro 15 e 255x75x15 recapados)

Com esta altura, não enrosquei mais em lugar algum.

Quanto ao desempenho, por ter um troller RF, esta configuração ficou pesada. Perdendo velocidade em subidas. No resto, sem problemas.

espero ter contribuido,

abs,

Ricardo
Sorocaba, SP

Colegas.

Quais seriam as vantagens e desvantagens de aros 16 em um troller?

Sei que quando tentam melhorar os freios dos mesmos e necessitam colocar discos maiores é necessário trocar os aros por 16...

Penso que uma configuração muito boa para pneus para o troller seria de 32/75/16... se é que existe essa configuração...

O que os mais entendidos acham a respseito desse assunto...:concordo:

JEFFCATUNDA
23/09/2009, 18:29
Olá Jeff!

Bem, como eu não sou profissional de pneus, vou relatar a minha experiência, tá?

Eu tenho um Troller RF 2000. Coloquei aro 16 e pneus do geninho.

As medidas são 265x75x16.

Neste caso, devido ao desenho da banda de rodagem, dá 33¨.

O modelo é o LODO, os sulcos tem mais de 30mm.

Estou trocando este pneus e retornando ao Papa-Barros que tem sulcos menos profundos e cavam menos.

No caso do Papa-Barros eu vou ficar com 32¨.

Ou seja, além do que foi mencionado, tem o desenho da banda de rodagem, no caso dos pneus do geninho que eu conheço.

Existe esta diferença porque ele utiliza a carcaça de um 265x75x16 e coloca um nova banda de rodagem.

Dependendo deste desenho, vai ter uma diferença no diâmetro total.

Agora, quanto as vantagens....

Para mim foi a de aumentar a altura livre da viatura, que ficou em 27 cm. Antes não chegava a 20 cm. (com aro 15 e 255x75x15 recapados)

Com esta altura, não enrosquei mais em lugar algum.

Quanto ao desempenho, por ter um troller RF, esta configuração ficou pesada. Perdendo velocidade em subidas. No resto, sem problemas.

espero ter contribuido,

abs,

Ricardo
Sorocaba, SP
Então colegas...

Eu entendi o lance dos tamanhos de pneus...e já faz um tempo. Ocorre que ainda não haviam tocado no assunto-chave da questão que é exatamente o que o colega está postando ai....

Qual a melhor configuração...Eu sei que muda de acordo com a motorização e com o tipo do terreno, mas muda exatamente porque muda a pegada e a altura dos pneus.

Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)..o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga...

Acho então, que para subir dunas seria muito boa uma configuração de pneus 265/70/16... Ou, não sei se existem, 275/70/16...Com pneus a/t....pois teriam a mesma largura dos 32 ou 33/7 e com muito mais altura...

O que vocês acham?

Ronaldo B.
23/09/2009, 18:52
Então colegas...

Eu entendi o lance dos tamanhos de pneus...e já faz um tempo. Ocorre que ainda não haviam tocado no assunto-chave da questão que é exatamente o que o colega está postando ai....

Qual a melhor configuração...Eu sei que muda de acordo com a motorização e com o tipo do terreno, mas muda exatamente porque muda a pegada e a altura dos pneus.

Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)..o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga...

Acho então, que para subir dunas seria muito boa uma configuração de pneus 265/70/16... Ou, não sei se existem, 275/70/16...Com pneus a/t....pois teriam a mesma largura dos 32 ou 33/7 e com muito mais altura...

O que vocês acham?

Por partes...

Não existe pneu 33/7 e nem 33/10, existe pneu 33x12,5x15 que pode ser montado em rodas com tala de 7, 8 ou 10 polegadas, que são as medidas mais comuns.

Um pneu pneu 33" montado em roda de 7" difere de um 33" montado em roda de 10" somente na forma que a sua banda vai ficar. O que muda é trocar um pneu 31" por 33", independente do tamanho da tala, desde que os dois sejam do mesmo modelo.

No caso citado o que pode estar causando a dificuldade de subir uma duna que antes subia tranquilo pode ser o fato que o pneu MUD cava ao tracionar muito mais que um pneu AT, e ao cavar perde tração e aí quanto mais acelera mais cava.

Diametro do pneu quanto maior for mais vão livre ganha, porém perde força mas ganha velocidade final.

Tamanho da tala da roda, quanto mais estreita mais dificil para o pneu destalonar, o ideal é montar o pneu na roda com a tala recomendada pelo fabricante. Normalmente nas rodas de ferro quanto maior a tala, maior o offset.

Quanto ao modelo e construção do pneu, pode ser diagonal ou radial, com desenho apropriado para asfalto, offroad ou misto. O que determina qual o melhor pneu é a finalidade para a qual ele sera utilizado.

[]´s

Luciano SHAKALL
23/09/2009, 21:13
" ... Recentemente um colega trocou os 33/7 a/t (BF) dele por 33/10 mud (MAXXIS)...
o resultado é que ele não está conseguindo subir dunas que anteriormente subia facilmente com a configuracão antiga ... ""... Não existe pneu 33/7 e nem 33/10, existe pneu 33x12,5x15 que pode ser montado em rodas com tala de 7, 8 ou 10 polegadas, que são as medidas mais comuns ...

... No caso citado o que pode estar causando a dificuldade de subir uma duna que antes subia tranquilo
pode ser o fato que o pneu MUD cava ao tracionar muito mais que um pneu AT, e ao cavar perde tração e aí quanto mais acelera mais cava ... "

Só um adendo:
Existem sim, pneus 33"x10,5", e não apenas 33"x12,5".... São difíceis de encontrar por aqui, mas existem :wink: !

Outra coisa:
Embora os pneus com 12,5" de largura possam ser montados em rodas com tala 7",
não é o ideal e nem recomendado pelo fabricante, podendo, inclusive, perder a garantia por "mau-uso" :putz: .

Existe uma relação ideal entre a largura dos pneus e das rodas, que é de 70% a 90% da largura dos pneus para a tala das rodas.
No caso dos pneus com 12,5" de largura, o ideal é que sejam montados em rodas com tala de 8,75" a 11,25" (70~90%) :concordo: .

Concordo em relação ao lance do desempenho nas dunas:
O cara trocou pneus A/T (com desenho menos agressivo) por um conjunto MUD,
que "cavam bastante na areia" e, realmente, diminuem o desempenho nas dunas...

Para "areião", quanto "mais largo" e "menos agressivo" for o pneu, melhor: Ou os S/T (Sand Terrain),
ou no máximo os A/T (All Terrain), Inclusive os "Pneus Street" que vêm em alguns SUV... mas não os MUD :discordo: !
Veja um exemplo de pneus próprios para areia/dunas, usados nos Buggys daqui:
- http://www.pneusalbuquerque.com.br/produtos_ver.asp?id=94 .
Por aí "você tira" que, pra Praia/areia/dunas, quanto "mais liso", melhor :concordo: !

[]'s

Ronaldo B.
23/09/2009, 21:30
Só um adendo:
Existem sim, pneus 33"x10,5", e não apenas 33"x12,5".... São difíceis de encontrar por aqui, mas existem :wink: !

Assim como tem 33x12R20, 33x13R18, 33x14....e por ai vai. Eu estava me referindo a não existir nada na medida do pneu que cite a tala onde deve ser montado, que acredito que era ao que Jeff estava se referindo.

No final, estamos falando a mesma coisa, só que de forma diferente.:concordo:

[]´s

rcofreitas
23/09/2009, 23:15
Olá Jeff!

Eu acho que este é o grande problema que enfrentamos!

Tenho um amigo que tem um Marruá super preparado, mas como você disse, ele também mudou de BF para Maxxis e, apesar de ter um conjunto muito bonito, ele tem sérios problemas em diversos tipos de piso, como em grama!

Se o terreno for um pouco inclinado ele não sai do lugar! OU como já aconteceu... ele não conseguiu segurar a viatura numa pequena descida!

Desceu como se estivesse em óleo no asfalto! Tração ZERO!

Agora, existem sim as medidas 275 e 285, mas muito difíceis de encontrar.

Segundo o Geninho, eles são moscas brancas! :parede:

Também estou à procura da combinação perfeita entre rodas/pneus e desempenho!

abs,

Ricardo
Sorocaba, SP

Então colegas...

O que vocês acham?

Luciano SHAKALL
24/09/2009, 00:50
" ... Eu estava me referindo a não existir nada na medida do pneu que cite a tala onde deve ser montado ... "Mas é justamente ESSE o ponto, Ronaldo...
Nas inscrições no "ombro do pneu", pode até não ter (nunca vi um que tivesse),
mas a tala adequada da roda a ser montada segue essa "formulazinha", divulgada por diversos fabricantes:
:arrow: A tala da roda deve ficar entre 70% a 90% da largura indicada do pneu ;): !

Não que ele não vá "montar", ou não possa rodar se for diferente (pra mais ou pra menos).....
Pode sim (até um certo limite, claro)! Mas não se recomenda, por ser menos seguro, forçar mais a carcaça, etc.

Quanto aos outros pontos.... CONCORDO :concordo: !

[]'s

Ronaldo B.
24/09/2009, 01:03
Pois é Luciano, também nunca ví nenhum pneu que viesse descrito qual a tala da roda deve ser montado, essa informação tem no site do fabricante mas não no pneu. No caso de carros de passeio isso até pode não fazer grande diferença, mas nos pneus acima de 31" aí já começa a fazer diferença, e muita.

A mesma coisa se aplica para as rodas, ela também tem limite de tamanho de pneu para ser montados nelas. Quando as rodas Mangels saiam novas de fabrica, tinha uma etiqueta colada por dentro onde vinha essa informação e nunca ví nenhuma roda da Mangels onde estivesse escrito que poderia ser montada com pneu acima de 31" ou 33", não tenho certeza, mas tem muita gente rodando com pneus 35", 37" e até maiores montados nessas rodas, pelo menos temos que concordar que as rodas eram boas pq nunca vi nenhuma quebrar.

[]´s

leo cabral
24/09/2009, 08:22
Quanto ao modelo e construção do pneu, pode ser diagonal ou radial, com desenho apropriado para asfalto, offroad ou misto. O que determina qual o melhor pneu é a finalidade para a qual ele sera utilizado.

Certíssimo Ronaldo!

Jeff basta você olhar o desenho de um pneu de buggy . Ele sobe qualquer duna.

Mud para quem anda em Dunas é puramente estético,ele Cava mais , força mais os eixos , "destrói" as dunas e deixa a areia toda "zuada" .

JEFFCATUNDA
24/09/2009, 09:36
Finalmente o assunto entrou na linha certa...Apesar de um pequeno deslize, pois como citei 33/7 e 33/10, estava falando em pneus 33 montados em arso 7 e 10 e não em pneus com estas medidas...Mas depois acoisa pegou rumo...

Eu certamente conheço estes pneus usados em bugres, pois ja possui uns 4 ou 5 de várias marcas e modelos, tendo uma época que andava exclusivamente neles...

O que sempre me perguntei foi exatamente isso:

Porque NINGUEM se utiliza de pneus lisos, estes de bugre, em troller para dunas????

Partindo da "logica" eles seriam os ideais...

Luciano SHAKALL
24/09/2009, 14:29
" ... certamente conheço estes pneus usados em bugres, pois ja possui uns 4 ou 5 de várias marcas e modelos, tendo uma época que andava exclusivamente neles ... "Pode crê :concordo: ! ! !
Quando falei (escrevi), nem reparei que você também é de uma "área de DUNAS" (Fortaleza) :oops: . . .

" ... Porque NINGUEM se utiliza de pneus lisos, estes de bugre, em troller para dunas???? ... "Aqui vai meu "ACHISMO":
Decerto, os Firestone Dunne Buggy e os Maggion Big Foot seriam "imbatíveis" nas dunas,
e como a proposta dos Bugres/Buggys é andar em AREIA (Praia/Dunas), vêm equipados com tais pneus.

Com o Troller é (um pouco) diferente: Ele é um Jipe, e apesar de se dar bem nas dunas
(certamente, preocuparam-se com isso no seu desenvolvimento),
não é, digamos, seu uso exclusivo, ao contrário dos Buggys.
O Troller, como um Jipe, especialmente um Jipe CEARENSE, foi feito pra andar em DUNA sim,
mas não exclusivamente, e sim, por ser um JIPE, em TODO tipo de terreno.
Sendo assim, não me parece adequado que viessem equipados com pneus estritamente "de areia"....

Em todo caso, vale lembrar que eles (os Trollers) vêm (ao menos vinham) com os Pirelli S/T (Sand Terrain),
de uso misto e, como sugere o nome, bons na areia, sendo inclusive, rechaçados pelos que gostam de LAMA....

[]'s

Elmer_Jeep
24/09/2009, 15:09
Diferença de pneus montados em tala 7"e 10". (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3492)

[]'s

JEFFCATUNDA
24/09/2009, 19:30
Diferença de pneus montados em tala 7"e 10". (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3492)

[]'s
VALEU GRANDE ELMER!!!!!!!1

CARA:
O saldo positivo foi este:
eitao (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1655) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Membro
Junior
Data de Entrada: May 2004
Local: Barbacena - MG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/im_msn.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3492&page=3#) http://mystatus.skype.com/smallicon/manecopneus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3492&page=3#)

Tala de montagem - considerações - LEITÃO
PessoALL,

Algumas considerações sobre talas de montagem...

O que os fabricantes dizem:

1) Todo pneu tem uma tolerância técnica em relação a tala de montagem. O pneu. A tala ideal irá garantir o máximo de durabilidade e o pneu irá trabalhar sem stress no talão.

2) Usar o pneu em talas menores ou maiores que os máximos irá causar desgaste irregular e/ou acentuado além de estressar os talões, o flanco e eventualmente a própria banda de rodagem. Em casos extremos pode ocorrer danos a estrutura do pneu e/ou rachaduras na borracha.

O que a experiência em 9 anos vendendo e usando pneus Off Road me levaram a concluir:

1) De fato o que os fabricantes dizem acontece, porém o desgaste é pequeno e raramente realmente acontecem os tais defeitos de uso.

2) Em algumas situações é vantajoso perder a garantia e alguns quilômetros para ganhar performance.

3) Geralmente os jipeiros que compram pneus comigo e fazem up-grade de tamanho de pneus usam as rodas originais de seus jipes, geralmente com perda de performance (esterçamento, durabilidade, estabilidade, estética e outros).

4) Em geral, recomendo sempre o aumento da tala de montagem e uso de off-sets negativos, visto os ganhos de esterçamento, estabilidade, tração, aderência, quilometragem e estética.

5) Na minha opinião, talas mais largas proporcionam os beneficios elencados acima, além de proteger a lateral dos pneus contra cortes acidentais.

6) OS benefícios de talas mais finas são o pequeno aumento do diâmetro total do pneus e segundo a opinião de alguns clientes a maior dificuldade de ocorrer o destalonamento dos pneus. Para mim esta segunda vantagem não está totalmente comprovada.

Como tenho observado mais acidentes e perda de provas relacionadas a cortes laterais do que destalonamentos, continuo aconselhando meus clientes e amigos a preferirem talas mais largas as finas.

PAra quem tem problemas de destalonamentos considero o uso de câmaras de ar adequadas, de rodas bead-lock e/ou o aumento da pressão dos pneus, instrumentos mais eficientes do que o uso de rodas subdimensionadas.

Em geral recomendo o uso de rodas tala 8 para pneus 31 e 32 e o uso de tala 10 para pneus 33 e 35.

Para os pneus pneus 34 (265/75R16 Cross) estarei confeccionando rodas tala 9, que é o limite máximo destas carcaças.

Rodas extremamente largas para determinado pneus, tais como tala 10 para pneus 31 ficam lindas, porém o desgaste nos ombros é absurdo... mesmo que se reduza a pressão.

A redução da pressão pode minimizar o desgaste, porém se torna perigoso em algumas condições e principalmente em velocidades maiores e pisos cortantes ou com velocidade altas associada a buracos de asfalto.

Este topico que o Elmer pescou é realmente uma aula.......

Elmer_Jeep
24/09/2009, 20:04
Pra isso q existe a PESQUISA...

JEFFCATUNDA
24/09/2009, 23:11
Pra isso q existe a PESQUISA...
Concordo com você, apesar de não ser tão simples assim utilizar a pesquisa...