Conectar

Ver Versão Completa : Trava das rodas dianteiras (4x2 e 4x4)

TROLLEIRO
28/08/2009, 21:59
Amigos, tenho uma dúvida pertinente que pode lhes parecer banal, mas como sou novo no assunto, irei me instruindo aqui com os caros colegas com mais experiência.

Minha dúvida consiste na inexistência das travas das rodas dianteiras. Meu TROLLER não possui essas travas, somente a chave no painel. Nesse caso eu somente tenho a opção do acionamento via painel? Alguém saberia me dirimir essa dúvida com maiores detalhes a respeito?

Desde já agradeço a colaboração.

Boas trilhas à todos! :mrgreen:

Lucas Nassif
28/08/2009, 22:28
Que ano é o seu TROLLER? Pelo que entendi, ele não tem RODA LIVRE no eixo dianteiro.
Se for esse o caso, o acionamento do 4x4 é feito somente pelo painel mesmo.

TROLLEIRO
30/08/2009, 19:22
Isso mesmo Lucas, o acionamento somente pela chave seletora no painel. O ano do Troller é 2001. Desculpe o meu amadorismo, mas uma vez com o comando dentro da cabine, que outra vantagem pode oferecer a chave externa(na roda)?

Lucas Nassif
30/08/2009, 19:29
Com a roda livre na posição 4x2, nem o eixo dianteiro nem o cardã dianteiro giram. Com isso, todo o sistema é poupado, garantindo uma maior vida útil dos componentes.

T+

TROLLEIRO
30/08/2009, 19:45
Entendi...

outra coisa, sinto o carro meio frenado... tem algum relação com o fato de não possuir roda livre?

Agradeço os esclarecimentos.

:concordo:

Lucas Nassif
30/08/2009, 19:56
Entendi...

outra coisa, sinto o carro meio frenado... tem algum relação com o fato de não possuir roda livre?

Agradeço os esclarecimentos.

Quando o 4x4 está ligado no asfalto, o carro fica meio travado nas curvas. Mas acho que esse não é o seu caso.

Verifica os rolamentos, lonas e pastilhas. Quando acumula muito barro dentro dos tambores e nas pinças, costuma ficar agarrando, aí a sensação do carro está freando.

Verifica também o varão do cilindro mestre. Pode ser que ele esteja muito justo ou até pressionando um pouco o cilindro. Daí freia mesmo. (mas isso eu acho pouco provável)

TROLLEIRO
30/08/2009, 20:38
Quando o 4x4 está ligado no asfalto, o carro fica meio travado nas curvas. Mas acho que esse não é o seu caso.

Verifica os rolamentos, lonas e pastilhas. Quando acumula muito barro dentro dos tambores e nas pinças, costuma ficar agarrando, aí a sensação do carro está freando.

Verifica também o varão do cilindro mestre. Pode ser que ele esteja muito justo ou até pressionando um pouco o cilindro. Daí freia mesmo. (mas isso eu acho pouco provável)

Vou verificar os ítens que você mencionou.

Muito obrigado mais uma vez.

:mrgreen:

zeca_cj
31/08/2009, 16:00

Complementando um pouco mais a resposta do Lucas,

Trollers ate 2001 nao tem roda livre, mas ele tambem nao roda 4x4 full time.

basta desligar a tração no painel que o carro anda 4x2, porem o conjunto gira - sem resistencia significativa.

*Inclusive, nao ande 4x4 no asfalto!!! nem mesmo em chuva.

TROLLEIRO
31/08/2009, 22:52
Complementando um pouco mais a resposta do Lucas,

Trollers ate 2001 nao tem roda livre, mas ele tambem nao roda 4x4 full time.

basta desligar a tração no painel que o carro anda 4x2, porem o conjunto gira - sem resistencia significativa.

*Inclusive, nao ande 4x4 no asfalto!!! nem mesmo em chuva.

Beleza Zeca,valeu pela ajuda!

alanjipe
01/09/2009, 12:09
Como eu já tinha lhe falado na MP que lhe enviei, dá uma olhada lá que vai lhe ajudar bastante. Já que somos donos dos 2001...

Renato Fraga
01/09/2009, 13:58
Pertinente a essa questão eu descobrí (novidade pra mim) que existe um kit de rodas livres AVM para Troller até 2001.

O preço é meio salgadinho, cerca de R$2500,00 mas é composto pela rodas livres propriamente ditas mais os cubos compatíveis a elas.

Resta saber se presta, e se aguenta pneus 35, bem como se os cubos têm durabilidade satisfatória.

O kit é comercializado pela Tor Off Road http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=4

Abraços

Jõão Teixeira
15/09/2009, 21:05
Pessoal, sou novato e talvez essa pergunta seja idiota, mas tenho que aprender, não é!!! rss:-P:-P:-P:-P
Rodei no asfalto (+ - 400km) com minha roda livre na posição 4x4, porém nao acionado pelo botão interno do 4x4. Pode ocorrer algum problema com isso???
Grato
J. Fernando (T4 2009)

Lucas Nassif
15/09/2009, 23:03
Pessoal, sou novato e talvez essa pergunta seja idiota, mas tenho que aprender, não é!!! rss:-P:-P:-P:-P
Rodei no asfalto (+ - 400km) com minha roda livre na posição 4x4, porém nao acionado pelo botão interno do 4x4. Pode ocorrer algum problema com isso???
Grato
J. Fernando (T4 2009)

Só teve uma média de consumo maior do que o normal.
Desgaste dos componentes eu considero que foi nulo, pois o que são 400km em um eixo de Troia 2009... :pipoca:

Jõão Teixeira
16/09/2009, 23:59
Obrigado pela ajuda....Tb achei que desgate houve nada...E sabe que fiz uma média de 10,6 km/lt rodando entre 100 e 130km....

TROLLEIRO
19/09/2009, 17:56
Grato
J. Fernando (T4 2009)

João, seu carro rodou como roda o meu atualmente. Segundo me explicaram, a única desvantagem é o desgaste prematuro das peças uma vez que o conjunto trabalha tracionando em 4x4 ou não. No percurso que você fez, creio que esse desgaste seja pífio!

Nem esquenta!

JEFFCATUNDA
20/09/2009, 11:52
Para os iniciantes:

Tem muita gente que quando necessita passar de roda livre para bloqueada (4x2 para 4x4) vai lá na roda e tem que olhar nos marcadores...Em locais escuros então fica uma dificuldade...

Mas não precisa disso, pois para saber se esta livre ou bloqueado basta pegas a borboleta e girar...

Girando para a direita (liga) você bloqueou as rodas dianteiras, posição necessária para acionar (de dentro da viatura) a tração dianteira.

Girando para a esquerda (desliga), você deixou a roda livre (por isso o nome "roda-livre"), posição que deve permanescer durante o uso em 4x2 e pisos pavimentados....

Deu para sacar?

Espero ter ajudado.

Renato Fraga
20/09/2009, 17:50
Horário ou anti horário???????

Entre direita e esquerda tudo é relativo, hehehehe, tal como Einsten diria !!!!!!!!!!!!!!!

Abraços

Lucas Nassif
20/09/2009, 18:53
- Horário: trava (4x4)
- Anti horário: destrava (4x2)