PDA

Ver Versão Completa : HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!



Páginas : [1] 2 3 4 5

maka
17/12/2004, 10:51
Adquiri minha sw4 há 2 meses (Sw4 3.0 Tdiesel 1997). Fui contratado para uma expedição até o Chile e não hesitei, melhor oportunidade para testar o carro não haveria...enfim, no começo da viagem o carro super aqueceu. Foi aquele terror, na argentina, sem cobertura de guincho, etc...tirei a válvula termostática achando que tinha resolvido o problema...500km depois, aqueceu novamente. Depois de umas 3 concessionárias e muito estresse me disseram que esse carro tem um problema de cabeçote e radiador. O radiador é mal dimensionado e quando o carro super aquece, o cabeçote trinca! Conclusão, fiz a viagem de 10.000km colocando 2 litros de agua no radiador a cada 150km. Foi um caos, mas não poderia abandonar o trabalho! Aqui no Brasil, a concessionaria reconheceu o problema e orçou em quase 15mil reais a substituição do radiador e cabeçote. Agora eu tento a briga com a Toyota, já que me disseram que esse problema é de fábrica. Estou perdido e furioso, já que comprei o carro no particular!
Alguém se habilita a comentar esse episódio? Alguém já passou pelo mesmo problema?
O que devo fazer?
Enfim, fica registrado aqui a minha profunda revolta, mágoa e desespero...
Valeu
Paulo.

elmestizo
17/12/2004, 11:36
Ops..

Super-aqueceu porque?

Não acredito que seja um problema de fabrica... trazer um cabeçote da argentina é mto, mto mais barato.

sds
LM

maka
17/12/2004, 12:17
Problema 01 - Nos modelos 1997 e 1998, o radiador foi mal dimensionado, isto é, ele é menor do que o necessário para tal motor.
Problema 02 - quando o carro 'super aquece', o cabeçote (que tem um defeito de fabricação), trinca!
Isto foi o que todas as concessionarias na Argentina falaram. Não convencido, um mecânico em Foz do Iguaçu também confirmou, e ainda um cliente que estava ao lado disse que teve esse problema com o mesmo modelo.
Já no Brasil, meu mecânico também disse que isso é um problema famoso nesses modelos de SW4. Até mesmo os mecânicos da concessionária aqui no Brasil, quando eu cheguei lá, antes de contar toda a história, eles já adiantaram: "ih, aquele problema no cabeçote!)
Enfim, agora a briga vai começar, pois paguei um bom dinheiro nesse carro e em menos de 3 meses deu esse problema. Não vou e nem tenho todo esse dinheiro pra trocar o cabeçote! Só não entendo porque não existiu nenhum 'recall' para tal problema.

maka
17/12/2004, 12:19
Problema 01 - Nos modelos 1997 e 1998, o radiador foi mal dimensionado, isto é, ele é menor do que o necessário para tal motor.
Problema 02 - quando o carro 'super aquece', o cabeçote (que tem um defeito de fabricação), trinca!
Isto foi o que todas as concessionarias na Argentina falaram. Não convencido, um mecânico em Foz do Iguaçu também confirmou, e ainda um cliente que estava ao lado disse que teve esse problema com o mesmo modelo.
Já no Brasil, meu mecânico também disse que isso é um problema famoso nesses modelos de SW4. Até mesmo os mecânicos da concessionária aqui no Brasil, quando eu cheguei lá, antes de contar toda a história, eles já adiantaram: "ih, aquele problema no cabeçote!)
Enfim, agora a briga vai começar, pois paguei um bom dinheiro nesse carro e em menos de 3 meses deu esse problema. Não vou e nem tenho todo esse dinheiro pra trocar o cabeçote! Só não entendo porque não existiu nenhum 'recall' para tal problema.

Fernando.cesar
17/12/2004, 14:23
É estranho. A reputação das SW4 até agora eram impecáveis. Eles redimensionaram o radiador a partir de qual ano?

Everton Júnior
17/12/2004, 17:41
Ja vi 2 dessas hilux cd nova com o 3.0TD misturando agua com oleo por consequencia de super aquecimento.

Fernando.cesar
17/12/2004, 17:47
Ja vi 2 dessas hilux cd nova com o 3.0TD misturando agua com oleo por consequencia de super aquecimento.

Uau :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: É impressionante o que você ve acontecendo com Hilux, Rangers e S10... Parabéns........ :shock:

Daniel RJ
17/12/2004, 22:00
Também nuca ouvi falar nada a respeito.
[]'s e boa sorte.

Luca
18/12/2004, 00:49
Maka,
Hoje pela manhã vou encontrar um mecâncio de concessionária Toyota. Vou assuntar com ele o seu caso, entre outros. Se o caso for recorrente, ele vai me dizer. Depois conto toda a história aqui, e a solução também. Eu já havia escutado que este motor 3.0 não tem a mesma resistência dos 2.8. O que não quer dizer, que pareça um Fiat. É possível mesmo que o cabeçote tenha um defeito crônico de projeto. Quanto ao radiador não ser bem dimencionado, eu truco. Tô duvidando. Tanto é assim, que até apresentar o problema, cê nunca tinha reparado que a temperatura tava elevada. Pelo menos, num contou prá gente. Portanto, a temperatura nunca ficou elevada. Se tivesse ficado elevada, cê deveria ter buscado auxílio técnico. Ou seja super-aqueceu por outro problema, e não o contrário. E portanto o radiador tá certinho.
Mas agora, dê mais detalhes: com qual kilometragem, vc adquiriu o carro?, qual kilometragem do seu carro, agora?, tinha aditivo no radiador?, deu algum tipo de aviso?, etc.
[]´s

maka
18/12/2004, 23:50
Bom, Luca. Tive uma CS 2.8 por 5 anos. Fiz várias expedições e nunca aconteceu nada, apesar de achá-la um pouco fraca (motor apenas!)...enfim, adquiri essa SW4 1997 3.0TD há uns 2 meses. Carro usado é carro usado, né?...O carro, a princípio, está impecável (funilaria, etc...), era de um senhor de 76 anos!... mas acabei descobrindo que voltaram a quilometragem, pois consegui informações através do chassi e foi feita uma revisão de troca da correira dentada (100.000km) em 2001. Eu comprei o carro com 90.000km em 2004 (como pode?)...mentira tem perna curta mesmo. Mas de qualquer forma, um motor desses aguenta, e eu não me incomodo se voltaram ou não a Km...enfim...
O problema do superaquecimento me deixou bastante 'grilado'. Precisei ir até o Chile e Argentina (a trabalho) e resolvi ir de carro, pra testar o desempenho da SW4. Estava puxando uma carreta com 2 motos...e depois de uma puxada de 1000km até Foz, no dia seguinte, logo cedo, ao atravessar a fronteira, o carro superaqueceu! Fiquei desesperado e parei...foi um dia inteiro até tentar resolver...tiramos a válvula termostática achando que resolveria, mas em seguida (depois de uns 500km), aqueceu de novo. Dai foi aquela loucura, procurando concessionárias pela Argentina!
Resumindo...as próprias concessionárias me alertaram (e foram super atenciosos!). Disseram que esses modelos (principalmente 1997/1998) têm um problema de dimensionamento no radiador (que deveria ser maior) e também possuem alguma falha no cabeçote. Disseram que a cada mês aparece uma SW4 com esse problema, e a Toyota troca (cabeçote e radiador) sem custo algum!
Como não podia abandonar o trabalho, a única solução que me deram foi um boa sorte! O mecânico disse p/ ir colocando água a cada 150km p/ manter sempre a temperatura ok. E assim foi. Viajei 9.000km colocando agua no radiador a cada 150km. Foi um Caos...mas consegui chegar aqui!
O carro está na Concessionária e eles disseram que o problema é no radiador e no cabeçote. Agora tento brigar p/ não pagar (o orçamento fica em torno de 11 mil reais!)...estou falando com advogado também para ver meus direitos com o dono que me vendeu...aquela coisa toda...
Bom, estou bem chateado e, mesmo depois de trocar cabeçote, radiador, etc...acho que vou vender o carro. Estou traumatizado e quem garante que isso não vai se repetir? Eu viajo muito, e vou longe geralmente. Não posso ficar na mão! Infelizmente fui vítma de um caso que me tirou o tesão por uma SW4. Quisera eu que fosse diferente!
Mas, vamos ver o que vai acontecer. Ao menos quero saber porque o carro aqueceu. A minha outra pickup entrava na água, subia a 5.000metros, lama, asfalto, terra...e eu nunca abri a tampa do radiador!
Agradeço a atenção!
Mk.

Aurélio
19/12/2004, 07:19
Infelizmente fui vítma de um caso que me tirou o tesão por uma SW4. Quisera eu que fosse diferente!

Ô amigão,

Não é por causa de um exemplar que vc vai se chatear com a raça toda, certo?!
Mau comparando, é o sujeito decepcionado com a namorada que desiste de mulher :shock:

[]'s solidários com o problema do amigo,

Luca
19/12/2004, 11:13
... é o sujeito decepcionado com a namorada que desiste de mulher...
:D :D :D :D :D Adoro este fórum. Professor Aurélio, vc é um "filófoso".
Abração :D

Luca
19/12/2004, 11:50
Maka e All.
Lamento, mas a notícia não é boa. É o seguinte. Conversei rapidamente, ontem, com um entendido (no sentido lato, claro) em Toyotas, da Toyota. Maka, sem concessões. Como suspeitava, o problema é falta de manutenção preventiva. Talvez o 1° dono tenha sido muquirana, e economizado na hora errada. Nada a ver com radiador subdimensionado. Como mostra a realidade. Quantas Toyotas cê já viu ou ouviu falar que tem o líquido do radiador fervendo? Só o Everton. Não perca seu tempo e dinheiro processando a Toyota. Ele sugeriu que vc converse com o SAC da Toyota (se é que vc já não o fez). A explicação é simples: rodou durante excesso de tempo sem aditivo, ou com a mistura indevida, ou com produto inadequado. Eventualmente, o sistema de atrito viscoso do hélice do radiador pode ter pifado (ele disse, eu nunca tinha ouvido falar que desse defeito), então o hélice vira menos do que o devido, reduzindo o fluxo de ar no radiador. Mas esse item é fácil de verificar, basta virar o hélice com a mão. Se tiver livrinho tá com defeito, se tiver "viscoso", tá certo.
Superaqueceu, frita o cabeçote. Mesmo. Abre uma trinca no centro da câmara de combustão, por onde vaza compressão, que vai empurrando o liquido do sistema de arrefecimento para o vaso de expansão. Vai ficando cada vez mais com menos fluido, e a situaçção só piora. Por isso, Maka, vc tinha que encher o sistema a cada 150 km. E não há solda que resolva o problema (esquecí-me de perguntar se dá prá tentar soldar), tem que comprar um cabeçote novo. R$ 8.000,00 só o cabeçote. :shock: Eventualmente se pode tentar achar um cabeçote em desmanche.
Esta encrenca poderia aparecer em outro motor, mas aí entra o problema do 3,0 Turbo. Ele é menos resistênte do que o 2,8. O cabeçote é que tá no limite, prá potência que o motor gera. Tá próximo do limite de resistência. A tolerância é muito menor. Não é uma armadilha, pois ninguém dimensiona motor prá quebrar. Então não tem jeito, tem que prestar atenção na criança.
[]´s

Fernando.cesar
19/12/2004, 17:10
Luca, esse motor não deveria estar no limite para os 116 cv do Turbo. É o mesmo motor da Land Cruiser Prado, mas na Land tem intercooler, gerando 132 cv. Estranho isso..........

_portela
19/12/2004, 17:43
Será que meu sonho de consumo acabou? :cry: Fala isso não :cry:

Acho que o cabeçote, provavelmente não tem problema...Rachou porque esquentou, normal. Mas se a própria Toyota admitiu...

[]s profundamente tristes

Luca
19/12/2004, 18:42
...É o mesmo motor da Land Cruiser Prado, mas na Land tem intercooler ...
Fernando,
Escutei que é diferente. Mas não sei se é outro motor. Pode ser que vc tenha razão. Não conheço intimamente nem o 3,0 turbo e muito menos o da Land Cruiser. Em outra oportunidade perguntarei bem especificamente.

Talvez vcs amigos já soubessem, mas prá mim foi novidade da boa. O motor 3,0 aspirado (5L), não é o mesmo que o 3,0 turbo. É o bom e velho 2,8 com diâmetro dos pistões maior (99,5 mm contra 96 mm). Cabeçote de ferro fundido. Tudo velho e conhecido. 8)
[]´s

_portela
19/12/2004, 19:03
É isso aí Luca, o turbinado do Land Cruiser é o 1KZ-TE e não o 5L com turbo, que seria um 5L-T...
O 5L é tão parecido com o 3L que até o manual de oficina deles é o mesmo...

Quanto a história, triste, se a Toyota admitiu que há defeito, é uma grande decepção :cry:

Mas alguns fatos devem ser levados em consideração:

1. Primeiro dono sem cuidados e trapaceiro. Voltar odômetro não é coisa que se faça;
2. Sendo assim, não deve nunca ter trocado o fluido de radiador, danificando o sistema, com corrosão;
3. Este motor anda para cacete, mas a sua potência máxima é atingida logo a 3600RPM. Se o dono descuidado for daqueles "pé pesado" 140km/h direto, o bicho já abriu o bico há muito tempo,devido a uma temperatura de trabalho continuamente elevada. Diesel não aguenta rodar muito em potência máxima e isto não é exclusivo da Toyota. Quando isto acontece, advinha o que primeiro vai para o espaço? Justamente o cabeçote...

Particularmente acho que o cabeçote rachou por superaquecimento, sendo isto uma mera consequencia e não por defeito de fabricação...

As causas do superaquecimento, podem ser duas:
1. Pé pesado e o motor trabalhando a altas temperaturas e o cabeçote já rachou há muito tempo;
2. Mau funcionamento do sistema de arrefecimento, por falta de manutenção ou se for o caso mesmo da "mea culpa" da Toyota, sub-dimensionamento do sistema.

Eu quero apostar muito mais que tudo aconteceu por descuido do primeiro dono na mistura "pé de chumbo"+falta de manutenção do sistema de arrefecimento e aí o cabeçote, como já disse, é o primeiro a "pagar o pato".

[]s curiosos pelo desfecho

Luca
19/12/2004, 19:44
1) ... o turbinado do Land Cruiser é o 1KZ-TE ...;
2) ... o dono descuidado for daqueles "pé pesado" ... ;
3) ... Particularmente acho que o cabeçote rachou por superaquecimento, sendo isto uma mera consequencia e não por defeito de fabricação...
4) ... ou se for o caso mesmo da "mea culpa" da Toyota, sub-dimensionamento do sistema...
Portela,
1) Se é esse o código, então o Fernando tem razão, O motor do LC Prado é o mesmo da 3,0 Turbo.
2) Parece que o antigo dono tinha 76 anos. Acho mais que ele foi muquirana ou foi desleixado.
3) Concordo totalmente.
4) Sinceramente, eu duvido que montadora tenha assumido qq culpa. Neguinho da concessionária na Argentina pode até ter verbalizado isso pois sabe que tá com o dele fora da reta. A montadora, ou a rede oficial no Brasil, jamais faria isso. Podem até arrumar e dizer que foi por cortesia :lol: . Admitir jamais. Quando assumem problema, fazem por recall.
Houve um caso famoso da GM. Os 2.0 quando foram lançados nos Monza tinham desgaste excessivo de casquilho do virabrequim. Problema de projeto. Eles nunca assumiram. Aproveitavam quando o proprietário ia fazer a revisão dos 30 ou 40 mil km, e ... retificavam o motor. :shock: Pasme, mas é verdade. Na surdina. Não cobravem nadinha. Depois resolveram o problema definitivamente.
[]´s

_portela
19/12/2004, 20:06
Luca,

Este é o código e os motores turbinados são os mesmos, sim.

Porra! Eu tenho uma puta confiança na Toyota. Espero continuar a tê-la...

[]s aguardando desfecho

Aurélio
19/12/2004, 20:17
eu duvido que montadora tenha assumido qq culpa. Neguinho da concessionária na Argentina pode até ter verbalizado isso pois sabe que tá com o dele fora da reta. A montadora, ou a rede oficial no Brasil, jamais faria isso.

Concordo plenamente.

Mesmo porque não há, até hoje, nenhum registro deste tipo de problema com as SW4, seja ela de que ano for.

[]'s confiando cada vez mais nas TOYOTAS ( principalmente se for fabricada no Japão :D )

maka
20/12/2004, 11:15
Essa é a pickup, japonesa...1994...impecável, mas que infelizmente foi vendida!!!
Mk.

Luca
20/12/2004, 11:45
Maka,
Acho que vc tem o carro certo. Normalmente é o logista que altera a kilometragem do velocímetro. O proprietário nem fica sabendo (num sei se vc comprou de logista). Na minha Toya aconteceu o mesmo.
Eu arrumaria o motor. Se tens a $$$ compre um cabeçote novo e faça o serviço. Não vejo porque trocar o radiador. Só se ele tiver um defeito comprovado. Não se deixe levar. Não entre naquela “...é melhor trocar...”. Vc ficará com um carro muito bom prá usar do jeito que vc quiser. Mas a marcação na manutenção preventiva, tem que ser cerrada.
Bom, uma curiosidade. Que felizardo é vc que tem um trabalho de pesquisa, que envolve ir pra Patagônia rebocando duas BM´s 1.150? E ainda, aproveitando do seu conhecimento de causa :D e sem querer abusar, tô pretendendo partir para Ushuaia em breve. Como posso obter informações sobre a rede de assistência oficial Toyota na Argentina? São competentes? Enfiam a faca? Vc teve problema com a qualidade do diesel? Há alguma distribuidora de combustível que seja melhor ou pior?
[]´s

Nando
20/12/2004, 14:52
Ja ouvi falar algumas vezes de problemas de superaquecimento em Hiluxes, mas como nunca me falavam expecíficamente de SW4s ou SR5, achei que fosse generalizado. Mas depois de muito rodar, inclusive com farois de milha, quebramato e guinho reduzindo a entrada de ar do radiador, e até andar um bom tempo com uma cabeça de vaca na frente (coisas do Jalapão) acabei vendo que não era bem assim. O carro só sobreaqueceu comigo duas vezes, uma depois da trilha do Roncon onde a lama chegou no capô e alagou toda colmeia, e outra de pois de fazer uma puta força com o carro em uma inclinação de uns 60 graus sem conseguir que ele fosse muito a frente. Mas em ambos os casos foi só dar um tempinho de 2 mins para tudo voltar ao normal.
Deste modo, fico achando que o problema esta realmente apenas nas Sw4... Acho que melhor que tentar processar a Toyota é vc arrumar um bom intercooler e um snorkel e ver o que acontece, vai gastar ai uns 2000 paus com os dois.

Jimmy Offroad
21/12/2004, 22:17
Meu pai teve duas SW4 uma 97 e outra 2000, nunca teve problema sempre cumpriu as manutenções, nunca deu problema, não foi trocado nenhuma peça por quebra ou defeito. Fizemos uma viagem de 1200km (até o Pantanal - Rio Paraguai) em 12h com a 97, andando forte com ar ligado e carregada, foi impecável. A minha SRV nunca deu problema.

maka
22/12/2004, 11:54
Galera...acho a Toyota demais. Os carros são 'parrudos', e sempre tive Toyota (há pelo menos 10 anos!), mas o fato é que esse problema existe!
Independente do cuidado e da manutenção correta (e quando se compra um carro usado, a gente nunca sabe como o ex-dono cuidava...), o problema de superaquecimento nas SW4 1997/1998 existe. Ele pode se manifestar ou não! Não estou aqui pra criticar o carro, caso contrário, não teria nem comprado. Mas pra quem tiver dúvida, procure pela internet e verão que o problema existe. Eu achei uns 5 casos na Argentina, ...meu mecânico pessoal (que trabalhou na Toyota 8 anos), um outro que ainda trabalha, amigos, etc...confirmaram que esse problema existe. Tenho dois casos de pessoas que tiveram esse problema em 2001 (com SW4 1997) e a Toyota cobriu, consertou sem custo!
Repito, não significa que a 'sua' vai ter o problema. Depende...e comigo aconteceu. Estourou na minha mão, já que faz 3 meses que comprei o carro. Troquei óleos, filtros, etc...mas aconteceu infelizmente! e pode ter certeza que a Toyota não vai assumir esse problema em publico, é óbvio!
E mais, descobri que voltaram a Km do meu carro, e acredito que ele esteja com mais de 140milKm, portanto ele ficou cansado, esquentou a cabeça!
Abraço,
Mk.

Luca
22/12/2004, 12:52
Ok, Maka!
Acredito que vc não tem nenhum motivo para contar algo diferente do ocorrido. Pelo que estamos presenciando me parece que foram poucos casos, mas são idênticos. Prá mim, é uma decepção com a Toyota. Quando houver o desfecho deste caso, peço a você que nos mantenha informados.
[]´s e boa sorte.

Daniel RJ
22/12/2004, 18:17
Antes de tudo verifique no 0800 da toyota se não houve chamada para recall, caso contrario seria bom pegar os donos dos carros que tiveram o mesmo caso e entrar com uma ação solicitando o serciço gratis ( melhor do que pagar R$ 8000,00 ) Já que em motores não pode existir tanta coincidencias.
Fica ai a sugestão.
[]'s e boa sorte.

Nando
22/12/2004, 18:29
Isso ai não funciona... Vai ver quantas SW4 foram produzidas em 1997/8 e ve quantas pessoas entraram em ações. O mais simples de eles alegarem é que o carro passou por um esforço muito maior do que foi projetado, então não tem nada que eles possam fazer. Qq pessoa consegue trincar o cabeçote, é só ficar acelerando no talo em ponto morto por uns 15 minutos....

Fernando.cesar
22/12/2004, 18:47
Isso ai não funciona... Vai ver quantas SW4 foram produzidas em 1997/8 e ....


Isso é verdade. Teria que ser uma porcentagem significativa, porque se forem casos isolados realmente vão alegar mal uso e é muito difícil você provar o contrário depois que o estrago está feito.

_portela
24/12/2004, 14:04
Coincidência ou não. Mas acabei de ver, há mais ou menos 15min (24/12-13:40), um Land Cruiser Prado superaquecendo bem no meio da pista da lagoa Rodrigo de Freitas...
O dono, com cara de Playboy endinheirado, dentro do carro, o capô aberto, sob a orientação de um frentista de um posto gasolina próximo, metendo o pé no acelerador, fumaça branca para tudo que é lado, fumaça no motor, o motor engasgando e trepidando muito e o sinal abriu...Fui embora e o Prado ficou lá...

[]s

eustaquio lucena
26/12/2004, 22:43
maka, tambem tive problemas de aquecimento (mesmo com aditivo e agua no nivel) com uma sw4 98 e para meu desespero teria que gastar em torno de R$ 10.000,00. gastei R$ 4.500,00 porque consegui em desmonte um cabecote semi-novo. Na oficina em coloquei (e em qualquer outra que faca servico para toyota)encontro SEMPRE OUTRAS COM O MESMO PROBLEMA. Depois disto, estava em uma loja de pneus quando encontrei outro proprietario que o tambem teve o mesmo problema mas com outra solucao: MESMO NAO ESTANDO MAIS NA GARANTIA ele exigiu o reparo em autorizada, nao consegui, mas nao desistiu. O cabecote (segundo ele) foi enviado para a toyota no Japao e recebeu um novo e tbem o radiador maior confirmando a suspeita : toyota tem SIM problema em cabecote e radiador.Vamos lutar junto a toyota. conte tbem comigo(guardei o cabecote com defeito).

_portela
01/01/2005, 20:36
PQP :twisted:

Que mancada da Toyota. Meu sonho acabou mesmo :(

Ao menos quando são realizadas as trocas necessárias (cabeçote e radiador), estas novas peças são simplesmente novas e iguais as anteriores ou são modelos diferentes que garantirão a ausência de futuros problemas :?: :?: :?:

[]s

elmestizo
01/01/2005, 23:50
Ops...

Galera, vamos por partes!!!

Essas sw4 em referencia são japonesas, certo? O Japão tem uma legislação mto severa que pune os dirigentes das montadoras caso os veiculos tenham problemas e os consumidores não sejam informados.

Moral da história: tem que procurar se houve um recall no japão.... se não houve, eu garanto que não existe problema técnico de fabricaçào!!! o governo de lá é sério, acredite!!!

sds
LM

_portela
02/01/2005, 12:42
Elmestizo,

Japonês é tão sério que foi descoberto em 2000 (e desde lá ela enfrenta uma puta crise) que a Mitsubishi escondia os defeitos dos seus veículos, não efetivando recall...Logo, a coisa não é tãaaaoooo rígida assim...
De repente esta é a vez da Toyota...Espero, sinceramente, que não. Aliás, nunca ouvi falar nada de errado a respeito dos veículos Toyota em qualquer parte do mundo. A Toyota é uma das empresas que goza de maior credibilidade e confiança no mundo inteiro...
Contudo, vários amigos aqui têm relatos do mesmo problema com este motor 1KZT-E, então vale a pena averiguar junto a Toyota, não só no Brasil...

[]s

elmestizo
03/01/2005, 09:33
OPs....

Portela... vc viu onde o Presidente da época está?

sds
LM

Luca
03/01/2005, 09:43
... vc viu onde o Presidente da época está?
:roll: numentendinada!
[]´s

elmestizo
03/01/2005, 10:27
OPs...

O preseidente da mitsubishi (da época) que escondeu o problema nos veículos está preso.

sds
LM

Luca
03/01/2005, 12:54
Preso? Há bom. Seria legal se o mesmo acontecesse em terras Tupiniquins. Não que o caso dos cabeçotes das Hilux 3.0 turbo demonstre má fé. Mas, tendo em vista os relatos dos colegas, aparenta ser um problema crônico. Mudei radicalmente de opinião. E eu acho que é erro de projeto, mesmo. Parecem aqueles problemas apresentados pelos Fiat´s.
[]´s

elmestizo
03/01/2005, 15:27
Luca,

Comparar toyota com fiat já foi sacanagem demais.. ahahha

sds toyoteiras
LM

Caio
03/01/2005, 17:22
Vcs sabem como foi a evolução do motor 3L (2.8) para o 5L (3.0)????

Eu já uei o meu 3L pra valer (areião 3ª reduzida e pé embaixo/ estrada 3500-3800 rpm ) e nunca mexeu o ponteiro de temperatura.

Caio
03/01/2005, 17:24
Leia-se (2.8) no emoticon........

Caio
03/01/2005, 17:26
Deu pau no "oito" :evil: :evil:

Luca
03/01/2005, 18:22
Vcs sabem como foi a evolução do motor 3L (2.8) para o 5L (3.0) Caio,
Pelo que me disseram, é basicamnete o bom e velho 2,8, com o diâmetro dos pistões aumentados. Só. Cabeçote, virabrequim, bloco, é tudo a mesma coisa.
[]´s

Fernando.cesar
03/01/2005, 19:06
Pessoal, espero que não seja um defeito de projeto desse motor 1KZT-E, porque estou até um pouco preocupado com esse problema. E olha que até agora as picapes Toyota eram para mim referência em excelência mecânica.
[]s preocupados.......... :shock:

_portela
05/01/2005, 11:01
Elmestizo,

Bom saber :D

Caio,

São basicamente os mesmos. Baixe o manual em http://perso.wanadoo.fr/adherence.4x4/liens_techniques.htm#Manuel%20moteur%202L-2LT-3L-5L%20%201997%20HILUX

O único detalhe é que é em francÊs...

Fernando,

Compartilho da mesma opnião. Até então , pra mim, era Toyota na Terra e Deus no céu (ops, sou Ateu)...

[]s

_portela
06/01/2005, 16:02
PQP!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Tô triste para Kralho
:cry: :cry: :cry:
Acabei de sair do Google com as seguintes palavras-chave: "1KZT-E PROBLEMS", "HEAD 1KZT-E" E "HEAD PROBLEMS TOYOTA 1KZT-E"...

Triste e decepcionante conclusão...Não faltam reclamações iguais as do Maka...

[]s

Nakagawa
18/01/2005, 16:52
Pessoal, só prá confirmar o relato do Caio, acabo de vir da estrada e minha SW4 3L veio carregada, com o pé apertando e a temperatura chegou, no máximo, até a metade do mostrador. tirou o pé, em dois minutos, volta para 1/4 do mostrador...
Maka, teve algum desdobramento?
[]s,
Nakagawa

Gustavo Luis
10/05/2005, 22:40
Amigos

Como saber se uma Sw4 97 tem o motor 3.0 turbo ou o 5.0? Pelo que eu entendi o 5.0 é uma evolução do 2.8 porém sem turbo, é isso?

Se um colega vai comprar uma SW4 ano 97, como saber qual é o motor daquela danada?

[]´s

Gustavo

Fernando Figueiredo
10/05/2005, 23:41
Gustavo,
se entendi sua dúvida, a resposta é a seguinte.
O motor 2.8 é conhecido como 3L e o 3.0 como 5L.
SW4 a partir de 96 (modelo novo) já tem o motor 3.0 5L.

_portela
11/05/2005, 08:15
Fernando,

Só uma pequena correção.

As SW4 novas (a partir de 1996) têm motor 1KZ-T. O motor 5L não foi produzido com turbo.
Apesar de ambos serem motores 3.0.

Isto já foi discutido aqui neste tópico mesmo...

Abraço,

Gustavo Luis
11/05/2005, 09:32
Amigos

Então me esclareçam uma coisa

Qual é o motor da SW4 que é bom e não dá problema?

Valeu

_portela
11/05/2005, 09:54
3L :!:

Abraço

Gustavo Luis
12/05/2005, 12:05
Resumindo

A SW4 que presta é a que tem o motor 2.8, conhecido como 3L, e foi feita até 96.

De 97 pra cá, o motor é o 3.0 Turbo Diesel, conhecido como 5L e aquece e da problema com certa frequência.

Para encerrar, não existe motor SW4 de 97 pra cá com outro tipo de motorização se não a 5L TD (No caso de Diesel)

Estou certo?

Obrigado

Gustavo

_portela
12/05/2005, 12:12
Gustavo,

Só tem uma coisa errada. O 5L nunca equipou a SW4 e sim o 1KZ-T e o 1KZ-TE (eletrônico para as mais novinhas).

O 5L é uma evolução do 3L (o amado 2.8) e não dá pau.

Por ambos serem 3.0 sempre ocorre esta confusão...

Abraço,
Portela

Gustavo Luis
12/05/2005, 13:38
Beleza Portela obrigado.

Os 5L equipam qual viatura? que ano?

Estou perguntando porque um colega do serviço está quase fechando negócio em uma SW4 TD, mas com esse histórico ruim talvez não seja um bom negócio, embora o carro seja uma beleza...

Será que rola de pegar uma SW4 95 e mandar um Turbo com Intercooler nela? Fica bacana? Tipo uns 2 mil reais?

[]´s

Gustavo

_portela
12/05/2005, 13:46
Gustavo,

Tem um monte de gente aqui que turbinou o 2.8. Não sei muita coisa a esse respeito, mas dá uma fuçada aí que você achará grandes dicas.
A princípio acho R$2mil turbo+intercooler muito pouco, mas sei lá...

Os 5L equipam essas Hilux pick-ups de 2001(mod. 2002) até início de 2005. As novas (projeto IMV) são D4-D.

Abraço,

Fernando.cesar
12/05/2005, 16:14
Eu acho um exagero generalizar que o 1KZ-TE é problemático. Eu conheço várias pessoas que tem SW4 de 97 em diante que nunca tiveram nada no motor. Minha pickup tb tem esse motor. Aliás, um dos SUVs que eu mais vejo na rua aqui em SP é a SW4 do último modelo que foi vendido aqui (97 até acho que 2002). Quando estive em férias em Natal no começo do ano um taxista que fazia ponto no hotel tinha uma 97 TD com mais de 200.000 KM rodados e que só falava maravilhas do carro. []s :D

_portela
12/05/2005, 16:19
Eu acho um exagero generalizar que o 1KZ-TE é problemático


Concordo. Com a produção em série é F...Se der problema em um dia F...
Mas que, realmente, dando uma pesquisada pela internet em problemas no cabeçote do 1KZ-T aparecerão críticas, aparecerão...infelizmente. Mais os relatos postados aqui.

Abraço,

Fernando Figueiredo
17/05/2005, 00:06
Pessoal, peguei essas informações na lista dos toyoteiros do yahoo. Vejam, o que o CV fala sobre as SW4:

"...No ano 97 sairam 3 versões da SW4 com diferentes tipo de motorização: - Origem Australia, importação independente, 3.0TD motor 1KZ TD é um motor 3.0 turbo diesel com injeção direta eletromecanica, é um puta motor, nunca ví um com problema mas também nunca ví peças dele à disposição nas concessionárias porque foram importadas por empresas independentes.
Origem Japão via Argentina, importação da fabrica - motor 5L, 3.0 injeção mecanica indireta com velas de pré aquecimento, é o mesmo motor 3L(2.8) com pequena mudança na altura do cabeçote, esse motor é extremamente robusto e confiável, tem peças à vontade no mercado original e paralelo - Origem USA via Argentina, importação da fabrica - motor 22Re, 2.7, 16v, 4cc em linha, gasolina EFI , sai fora é um ME% 4&DA de motor, bebe muito e não funciona direito com nossa gasolina vagabunda, se o negocio for bom compra e troca o motor por um
3L No mais a mecanica é exatamente a mesma, suspensão dianteira independente com amortecedores estruruais+ molas helicoidais, suspensão trazeira eixo rígido com molas helicoidais, e amortecedores independentes, cambio 5 marchas com cx de tração e redução diversos mimos de conforto como sinal sonoro de cinto de segurança aberto, trava e bloqueio de todos os vidros e portas, ajuste de temperatura para cada boca de saída do ar-condicionado etc, etc,
etc....
Ahhhh eu ia me esquecendo...as SW4 possuem carroceria galvanizada, portanto praticamenteé quase impossível apodrecer antes de 20 anos de uso. Não se preocupe se a suspensão dianteira não for por eixo rígido, pois o diferencial dianteiro é até muito mais superdimensionado nessa versão e tem o plus do ADD que é um mini-cambio que acopla os semi-eixos para evitar descer da viatura para girar as rodas livres.

Valews,

Cv
Atolada - SW4 1995 - era 22Re e troquei para 3L..."


As perguntas que não se calam são as seguintes:
Vieram muito mais via importação independente do que via Toyota? Andei vendo algumas 97 e todas eram com motor 1-KTZ (estava escrito na plaquinha no cofre do motor).
Pensei que todas as Toyotas SW4 fossem produzidas no Japão. inclusive no site argentino sobre as SW4 conta essa informação. Austrália seria somente o canal de importação?

_portela
17/05/2005, 08:06
Fernando,

Desconhecia SW4 com motor 5L...Vivendo e aprendendo :lol:
Quanto ao 22R-E, não é o motor que você se refere como sendo 2.7 (e uma M...).
O 22R-E é um motor 2.4 8 válvulas, japonês, OK :wink: Como era o da sua e talvez seja um dos melhores motores já fabricados pela Toyota e, com certeza, é o que tem mais informações disponíveis no exterior...
O 2.7 16v a que você se refere é o 3RZ-FE :wink:

Abraço,

Fernando Figueiredo
17/05/2005, 09:57
Portela, só uma correção:
As informações não são minhas, peguei as na lista do yahoo do CV. Também tinha percebido o erro na motorização a gasolina, mas acabei não escrevendo na mensagem. Redigi na íntegra a mensagem do CV.

_portela
17/05/2005, 10:05
Ok, OK 8)

Grande abraço

Reinaldo
17/05/2005, 20:33
Prezados,

Minha experiência com uma SW4 3.0 1997:
Comprei o carro com 126mil em fevereiro. Hoje tá com uns 129900 ...
Na revisão de compra, o meu mecânico falou que o motor tá zerado.
No feriadão de 21/04 rodamos uns 1200Km (RJ -> Águas de Lindoia -> RJ), andando horas (+/- 400Km) em torno dos 3000 RPM sem aliviar, na ida e na volta. O ponteiro da temperatura chega na temperatura de trabalho (meio) e não se mexe mais.

Estou totalmente satisfeito com a verdinha! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

gustavo pires
07/09/2005, 17:15
Amigos, um familiar está quase fechando negócio numa picape Hilux mod. 2004. Vim pesquisar no forum e descobri o possível problema crônico de superaquecimento nas Sw4. Perdoem-me a insistência em voltar ao assunto, mas gostaria de saber se a picape mod. 2004 motor 3.0 continua com esse problema e a opinião de vcs.
Obrigado.

fabricio barra andrade
07/09/2005, 17:33
Estes motores, mesmo da Prado tem acontecido problemas de aquecimento, tenho uma SW4 97/98 que teve com 160000 Km o cabeçote trocado. Venho rodando com ela e já está com 180 000 Km sem nenhum problema. Acredito que mantendo rotação de 3200RPM para menos não terei problemas, qualquer novidade postarei aqui. []´s Fabricio.

Reinaldo
09/09/2005, 20:42
Gustavo,

Como relatei em um outro tópico, acabei de perder o cabeçote da minha Maritaca. Um furo numa mangueira fez o radiador esvaziar. Como entrou ar no sistema, o recipiente plástico onde se confere o nível da água não esvaziou ... (Isso é o que me deixa mais P da vida, porque eu confiro religiosamente os níveis ...). O resultado foi um cabeçote trincado e muitas latinhas a menos no bolso ...
Portanto, o bendito motor 3.0TD, 1KZT-E tem esse problema sim. Se você pesquisar aqui no fórum, vai encontrar alguns outros tópicos que abordam o assunto.
Eu não acreditava muito, achava que era falta de manutenção, até acontecer comigo ...

Luiz Antonio
23/09/2005, 22:13
Reinaldo,
Mas acho que em qquer viatura que furar alguma mangueira do sistema de arrefecimento e não observarmos o painel acusando um aquecimento acima do normal, pode ocasionar problemas sérios do cabeçote, mas veja bem, não estou defendendo o motor 1KZT-E, mesmo pq. parece ser mesmo um erro de projeto da Toyota, apenas comento o ocorrido.

[]'s

bob_f
24/09/2005, 19:59
Acabo de compra uma sw4 3.0T akele com motor 1KZ-T (axu) e estou kurioso em saber a q rpm abre o turbo ??? E q cuidados devo ter kom o motor para num dar esse problema de super aquecimento e outro problema!!!
Valeu. Edson

bob_f
24/09/2005, 20:00
Há e se tem bloqueio de diferencial traseiro !!!!!

fabricio barra andrade
25/09/2005, 08:24
tem bloqueio de diferencial traseiro sim, :D cuidado com o óleo nas trocas, tem que ser especial para diferencial com bloqueio, quanto ao turbo já abre com rpm baixa, 1500 rpm já se ouve o seu assovio é só desligar o ar e abrir as janelas que você ouve :D . , 2000 rpm é o torque máximo de 32,4 Kgf muito bom :twisted: . Para evitar problema de aquecimento tá uma geral no sistema de arrefecimento, a minha roda com 100% de aditivo toyota, evite manter velocidade de cruzeiro acima de 3200 rpm :wink: . (dá 130 km/h).

bob_f
25/09/2005, 23:10
uhum, valeu !!! :D
Eh normal o velocimetro marca menos do que o real ????
Estava em floripa - q eh aki pertu - com ela (sw4) e passa um Citroen Picasso, eu curioso boto de lado com ele e vejo seu painel, nele marca 90 kilometros por hora (Digital). Até ai tudu bem. Volto pro meu velocimetro ele ta entre 75 e 80 km/h, dai o espantu..... Será q ja fui multado por esseço de velocidade ???? !!!!! :shock:
Eh normal essa difença em caminhonetes, deve ser algum problema de velocimetro ou eh o Meu pneu, ja q eh um BF All TERRAIN 265/75 R16 ???????
Mais uma vez Obrigado
Edson

Novato em caminhonete ..... HILLUX SW4 3.0Turbo (4° Dia de Uso e Felix :dance: )

fabricio barra andrade
26/09/2005, 07:59
este velocimetro deve estar "programado" para rodagem 225/75/15, então tem que descontar aproximadamente 10% ou vai tomar umas multinhas.[]´s Fabricio.

Dlima
31/10/2005, 01:14
Srs, sou mais um feliz proprietário de uma sw4 98/99, só que estou com ela parada no momento pelo motivo já aqui exaustivamente explicitado: problema no cabeçote. Ela começou aquecendo, baixando o nível d´água e depois perdeu a pressão, em conversa com o mecânico êle indicou que seria o cabeçote.
Alguém teria uma dica de como resolver este problema sem passar pelo valor exorbitante cobrado pela toyota? Será que posso soldar o referido cabeçote?

vagnermonteiro
01/12/2005, 13:21
Todos estes problemas de super aquecimento só acontecem nas SW4 1997/1998?
Pq estou comprando uma 1994 Diesel... o motor (a pesar de um pouco fraco) é bom ? (qual o modelo?)

[s]
Vagner

Luiz Antonio
01/12/2005, 14:51
A SW4 1994 tem o motor 2.8, não sei de nenhum caso dela de superaquecimento, enquanto que nas mais modernas com o motor 3.0 tem sido bastante repetitivo esses problemas de cabeçote trincando devido a excesso de temperatura, pode comprar tranquilo.
Como eu te disse leva pro Jair (cjcheckup.cjb.net) examinar a SW4 pra vc., ele manja muito de toyota.


[]'s

Beto Casagrande
21/12/2005, 04:34
Caros amigos,

Estava procurando algo que se aproximasse do meu problema e encontrei os relatos aqui nesta página.
Vou contar o fato "parecido" que aconteceu comigo e que me traumatizou durante todo o segundo semestre de 2005.
Tinha uma SR5 2000 CD e a troquei por uma SW4 99 TD 3.0 na loja Superauto Veículos em Florianópolis, uma rede de lojas de carros no Estado de SC, que revende todos os tipos de carro e inclusive é revendora Mitsubishi e Ford em Florianópolis e Porto Alegre, respectivamente.
Precisava de espaço devido a viagens entre Poa e Floripa, principalmente porque no final de 2004 tive meu segundo filho, aumentando a "carga" na valente SR5, a qual nunca tive um problema.
Como dizia aos amigos, a SR5 subia até o coqueiro. Fiz uma viagem com ela de Torres (RS) a Laguna (SC) pela praia literalmente, e ela se comportou impecável, mesmo em dunas de 50 metros, como no Farol de Santa Marta, perto de Laguna.
Pois bem, o problema todo começou 20 dias depois de pegar a SW4, fiquei literalmente na estrada entre Poa e Floripa, a camionete começou com um barulho que foi aumentando até quase travar, e depois de guinchada até Fpolis, descobriram que a bomba de óleo pifou, o que gerou um efeito cascata em todo o motor.
A minha sorte é que tinha uma garantia de 3 meses e trocaram de tudo, cabeçote, valvulas, e ate mesmo o virabrequim.
Entretanto, dois meses depois (sem carro durante 1 mes e carro alugado no outro), eis que vou buscar minha SW4. Porém, a loja Superauto devolveu-me a camionete com várias peças trocas, e sem força, ou seja, nao andava nada, mesmo com o motor 3.0 TD
Reclamei à loja, que mandou a uma oficina especializada Bosch/ Diesel em Poa, que regulou os bicos, trocando peças e cobrando deles a bagatela de R$ 2,4 mil, pelo que soube.
Pois bem, até aí, mesmo tendo ficado sem carro um bom período, pensei, tudo bem.
Porém, para minha surpresa, cerca de 1 mês depois, com toda a manutenção, indo para Gramado (RS) com minha família, eis que na subida da serra, após Três Coroas (RS), quase chegando ao destino, verifiquei o ponteiro de temperatura chegando ao máximo.
Parei e desliguei imediatamente o motor na beira da estrada, num local onde só tinha um supermercado próximo, nada de posto.
Comprei uma garrafa de 2 L de água e com a SW4 ligada, após o motor esfriar, coloquei os 2 litros no radiador.
Até aí tudo bem, pensei, mas meu problema começou a aparecer ali.
Em Canela (RS), andando no centro da cidade, o motor esquentou de novo em baixa velocidade. Fiz uma troca de toda a água em um posto, a bomba estava funcionando bem, a ventoinha normal, tudo OK.
Voltei a POA e quando cheguei ela esquentou de novo.
A partir daí, durante 2 semanas foi só isto, aquecia, botava água, baixav o nível rapidamente, aliado ao fato de que começou a sair uma fumaça azul em baixa rotação.
Fiz uma limpeza no radiador, troquei peças na Oficina Zago (parece que até fábrica de radiadores eles são), mas nao adiantou.
No dia seguinte, lá estava eu com o motor superaquecendo de novo!
Levei à Superauto Porto Alegre que diagnosticou problemas no cabeçote do motor.
Resultado: mais uma vez fiquei sem o carro, sem poder viajar, sem poder fazer nada.
Levaram o cabeçote para São Paulo, mas ainda não trocaram nem me devolveram.
Agora o mecânico da Superauto disse a mim que estas Toyotas SW4 tem um problema de dimensinamento no radiador, e que o meu seria trocado tb. Putz!
E aeh, amigos, coloquei no Google este problema e cá estou, relatando o que aconteceu comigo.
Desde que compre a SW4, fiquei menos de 2 meses com ela, e já faz 5 meses a compra.
No aniversário de 1 ano de meu filho, fiquei sem carro, além de diversos feriados.
Agora é natal, e cá estou, com meu carro desmontado, sem cabeçote, pensando em processar a empresa que me vendeu esta grande encrenca.
E para surpresa minha, não é que o problema é comum aos proprietários de SW4??
O que fazer, caros amigos? Devo ir na Toyota e pedir explicações?
Vão me dar um cabeçote novo sem custos??

Porque o que estão botando no meu carro, tenho certeza que é usado!!!!

Que coisa isto tudo!

Luiz Antonio
21/12/2005, 20:10
vagnermonteiro,

Achei uma raridade, com certeza peça unica se nao tiver comprado e tiver ainda interesse numa SW4 2.8 me fala, ela é 93 completa com couro e tudo que tem direito, perfeita, pra ter uma ideia o estepe ainda não foi no chão e está com 4 pneus Scorpion 235 ainda com a tinta azul nas letras.
Com certeza será vendida rapidamente, fui hoje ver andei nela e não achei defeitos ( sou chato pacas ), tentarei amanhã tirar umas fotos dela e te mandar se vc se manifestar, claro.

[]'s

Luiz Antonio
21/12/2005, 20:18
Beto Casagrande,

Olha, mais encrencado do que vc está será dificil ficar, então acho mesmo que vc deve juntar tudo que tem de notas fiscais, ordens de serviço e tal e procurar o SAC da TOYOTA, temos aqui no forum diversos relatos em que a TOYOTA, através da rede de concessionarias, resolveu o problema de troca de cabeçote ( novo ) sem despesas, eles tem conciencia que o radiador foi sub dimensionado e é um erro de projeto, procure pesquisar aqui pra ficar bastante informado sobre esse motor .
Pelo que tenho lido muito aqui e em outros foruns depois da substituição do cabeçote e troca do radiador por outro com maisor capacidade os problemas são resolvidos e a viatura volta a ser uma TOYOTA de verdade, assim como a sua antiga SR5.

[]'s e boa sorte amigo

Leonardo Dic
21/12/2005, 20:52
Oi Beto, vai pra cima da Toyota, o meu amigo que teve problema ganhou todas as peças da Toyota, só pagou a M.O. A Hilux dele tb já estava fora da garantia.

Se não viu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11901


Abraço

cbridi
21/12/2005, 22:36
E a história se repete...
A Hilux de meu tio teve o cabeçote do motor 1KZ-TE trincado um mês antes de expirar a garantia.
Por não ter feito todas as revisões, precisou brigar com a Toyota mas conseguiu com que o problema fosse resolvido sem custos. Mais detalhes no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=143240.

[]'s

Serengetiman
15/02/2006, 05:37
Uma das coisas que me chama a atenção na minha SW4 é que mesmo quando muito exigida o ponteiro ainda permanece um pouco abaixo do meio, gosto muito dela, é excelente para grandes viagens e muito valente quando a situação complica! Abs

Neco
04/03/2006, 23:47
:putz: Pois é meus amigos! cá estou eu pela segunda vez.
> como voces já devem imaginar na 1 vez minha SW4 97,esquentou,
foi trocada as juntas,OK, andei uns 25 Km normal ,mas sem exigir muito da Bicha. Agora antes do carnaval, fiz uma viagem mais puxada e a danada deu problema na turbina, retificada a turbina(em Anapolis) no meio da viagem,ela não guentou a pressão :evil: esquentou e deu pro cabeçote :parede: Desisto!!!
Tõ procurando uma Ranger! fui!!!!!



Neco
Porto de Galinhas PE
EX- SW4

_portela
05/03/2006, 12:32
:cry:

Marvila
05/03/2006, 20:53
Neco.

Eu penso que alguma coisa não ficou bem feita. Pelos relatos postados em alguns tópicos no Forum toda vez que o motor da SW4 3.0 superaquecia trincava o cabeçote...não bastava somente trocar a junta. Outra coisa, não sei exatamente o que seria "retificar a turbina"...depois o fato dela "...esquentou e deu pro cabeçote". Não consigo ver a relação entre a "turbina esquentar" (confesso que não conheço esta teminologia) e, por não aguentar a pressão, e "passar" esta temperatura elevada para o cabeçote...
A princípio, se o diagnóstico foi do mesmo mecânico que "consertou" sua SW4 após ter superaquecido e ter trocado somente as juntas...huummmm...é melhor vc trocar de mecânico ao invés da SW4.
Vai por mim !

Abs
Marvila
Mitsubishi L200 GL 2000

Neco
06/03/2006, 07:04
> Està certo,O problema na turbina foi folga no eixo ,logo comeceu a baixar òleo do motor.
A turbina foi recondicionada ,me cobraram mil reais. parece que ficou boa,assoviando como nova.daí que o carro ficou mais disposto talvez tenha exigido mais que o normal< que é normal?> costumo manter 3000rpm á 120Km/h.Foi recondicionada em Anápolis, perto de Correntina BA a temperatura subiu,completei de água e continuei com pé em cima até Pernambuco (80Km/h sem Ar).
>O primeiro problema de aquecimento foi na garantia da revenda,portanto numa oficina que não tenho conhecimento,me diseram que trocaram juntas e limpeza no radiador.Desde então só levo numa oficina em Recife com mecânico especializado em Toyotas,Givanildo,todas revisões e trcas de óleo são feitas lá.
Como tenho acompanhado neste tópico do fórum, não é um caso isolado com vários precedentes de aquecimento nas SW4 97/98.Me parece que a Toyota tem conhecimento do erro de projeto.Talvez o motor não tenha sido projetado para as estradas e temperaturas do Brasil, mas acho que não devemos
PAGAR PARA SER COBAIA DOS GRINGOS.
> vou recerber o orçamento da oficina hoje.
depois comunico o total do estrago.

Tramontini
07/05/2006, 20:58
Aqui na minha cidade ( Encantado RS) tem apenas umas 15 Hilux SW e SRV, mas sei de pelo menos 4 casos de trocas de cabeçotes destes modêlos.
Um dos casos, uma SW 3.0 a concessionária da região trocou o cabeçote e o bloco entre outras peças e com uma ameaça do cliente a fábrica assumiu a conta que tinha ficado em 25 mil reais.
Em outro, uma SR5 2.8 foi subtituido o cabeçote por um novo e não resolveu, após 3 reaberturas e testes de raio X sem apresentar defeitos no novo o meu amigo comprou mais um cabeçote e encamisou o bloco para resolver o ploblema mas a conta já passou de 15 mil reais.
Nos outros dois casos também foram substituidos os cabeçotes.
Portanto não é so o 3.0 de alumínio, que trinca, os 2.8 de ferro fundidos são ainda piores.
Por aí da pra ver que não são raros os casos, caberia sim a Toyota assumir esta bronca fazendo um reccal se for o caso.

demil
23/07/2006, 22:18
Olá a todos, acabei de adquirir uma sw4 97 e gostaria de me prevenir deste problema. Será q trocando o radiador por um maior resolve? qual radiador vcs acham q dá certo na 97? E colocar um intercooler será q ajuda?

demil
23/07/2006, 22:24
Gostaria de saber dos mais experientes se qdo desligada a 4x4 é normal o pequeno eixo q liga a roda ao diferencial dinteiro continuar rodando.

Ktranger
25/07/2006, 13:48
Mas nao acredito muito nessa historia da toyota ter mal dimensionado o radiador, vou consultar ....
mas um breve relato, de concessionaria , muita gente coloca o aditivo errado para radiador........
mas mesmo assim nao causa rachaduras.....
mal dimensionado.....jah andei 1200 km sem parar , e alguns trechos com 4x4 , nenhum problema......

Ktranger
25/07/2006, 18:40
Eh duro afirmar que seu carro predileto , possa dar problema......
De acordo com a consulta da toyota , realmente existe este problema , principalmente , para carros que foram importados extra oficial ( estoria de concessionaria) mas segundo eles , com uma certa logica , existe quatro modelos basicos de SW 98 a 2000 , Japonesa todos , mas para mercados diferentes , Americano , Australiano , Argentino e por ultimo Brasileiro .....
diferenca esta nos radiadores, no filtro de ar, diferenciais e pneus, segundo ele a primeira leva , de 97 a 98 modelo 98 com filtro de ar cilindrico de 11 polegadas , estao isentas do problema , mercado australiano , 98 a 98 , comeca a entrada EUA e Argentina , esse pelo clima do pais vizinho , o filtro de ar e quadrado EUA e o radiador menor , o da argentina tb eh menor o filtro cilindro tipo 5 polegadas , os 99 a 2000 comeca o mercado brasileiro jah com o filtro de 11 polegadas e com radiador de 11.1 litros....
agora qual eh qual...nem eles sabem.....

boa sorte

demil
25/07/2006, 20:29
Ktranger, esta dimensão de 11pol. é da medida externa do compartimento do filtro ou do elemento filtrante? Porque da minha (97) é 11pol a externa do compartimento e o elemento mede 8,5pol.

Aurélio
26/07/2006, 00:03
Interessante essa informação do Ktranger.
Essa consulta foi feita em alguma concessionária específica ou foi direto na Toyota do Brasil?

[]´

Renatopami
26/07/2006, 08:29
Sou novo no forum,e vendo estes relatos do motor 3.0 tb,que é fraco,superaquece e etc,estou preocupado...Tinha uma hilux 2001 2.8 aspirada,q vendi c/200000 km sem nunca ter dado qualquer tipo de problema,e me apareceu a oportunidade de trocá-la por uma hilux 3.0 tb 4x4 dezembro 2004 c/10000 km que acabei comprando.Será q este motor vai me dar dor de cabeça?E o liquido do radiador que consta p/ser trocado somente aos 160000 km,será que respeito esta km ou troco antes?Fica a duvida no ar,se alguém tiver dicas a respeito ficarei grato.
OBS:meu carro não faz trilha e nunca carreguei nada na caçamba,óleo do motor a cada 5000 km.
Abraço a todos!

Renatopami
26/07/2006, 08:30
:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Sou novo no forum,e vendo estes relatos do motor 3.0 tb,que é fraco,superaquece e etc,estou preocupado...Tinha uma hilux 2001 2.8 aspirada,q vendi c/200000 km sem nunca ter dado qualquer tipo de problema,e me apareceu a oportunidade de trocá-la por uma hilux 3.0 tb 4x4 dezembro 2004 c/10000 km que acabei comprando.Será q este motor vai me dar dor de cabeça?E o liquido do radiador que consta p/ser trocado somente aos 160000 km,será que respeito esta km ou troco antes?Fica a duvida no ar,se alguém tiver dicas a respeito ficarei grato.
OBS:meu carro não faz trilha e nunca carreguei nada na caçamba,óleo do motor a cada 5000 km.
Abraço a todos!

Aurélio
26/07/2006, 11:26
(...) hilux 3.0 tb 4x4 dezembro 2004 c/10000 km que acabei comprando.Será q este motor vai me dar dor de cabeça?

Acho que não. Os problemas aqui relatados são com os motores 1KZT e 1KZTE que sairam, salvo engano, nas Hilux mais antigas.



(...) o liquido do radiador que consta p/ser trocado somente aos 160000 km,(...)

Pode ser que o líquido de arrefecimento original aguente tudo isso :pensativo:.
Não sei a quanto tempo está com a caminhonete e qual a quilometragem, mas na dúvida, troque. Não é tão caro assim. Lembre-se de verificar a cor do líquido. Se for azul, coloque o novo azul também, pois dizem que os líquidos de cor diferente, quando misturados - provavelmente por conta dos aditivos diferentes - criam uma espécie de gel que obstrui a circulação de água.

Abraços,

Ktranger
26/07/2006, 21:17
Informacoes de dentro da toyota sem assinatura e sem responsabilidade..hehehe
11 polegadas , nem vi provavelmente deve ser da caixa de ar .....
referentes a motores KZ-T , KZ-Te soh apartir de 2000-
outra coisa interessante o meu liquido eh vermelho , uma vez em uma concessionaria , me disseram que o vermelho eh de carro a gasolina, mas desde zero a minha veio assim ???? a maior parte que eu vejo ai fora h verde ??? fazer o que ......

Ktranger
26/07/2006, 21:22
Aurelio , vejo que vc eh mais expert ....
na plaqueta de indentificacao do veiculo no cofre do motor ,
na informacao axle ( diff ) que numero consta no seu e que ano,
o meu nao bate com a descricao , levantei a viatura , girei o pneu e o carda identifica 4.30 mas de acordo com descricao , deveria ser menor ..estranho ....o seu tb ???

Fernando Figueiredo
28/07/2006, 13:11
hilux 3.0 tb 4x4 dezembro 2004 c/10000 km
As sw4 de 97 até 2002 são equipadas com este motor. As demais CD e CS são de 2002 a 2005, quado a nova Hilux saui com o D-4.
Por isso a sua, se turbo de fábrica, é equipada com o 1KZTE

Ktranger
29/07/2006, 18:33
soh de curiosidade , nas informacoes , ninguem fala qual o radiador envolvido....
Existem basicamente tres tipos 97 a 2000
PA 66 - 22 F
PA 66 - 35 F
PA 76 - 22 F
Qual deles ???
o motor correto eh para 97 - 99/00 KZ-T
2000- KZ-TE com injecao eletronica ......
Lembrando que o modelo 97 , vc tem o modelo 3.0 sem turbo , derivado da 2.8 , diferente do KZ-T #3E
os 2002- e Prado os comom rail D4D
eu acho....

Renatopami
31/07/2006, 18:29
Obrigado pelas dicas pessoal...
Minha hilux é de dezembro de 2004,e de acordo com meu manual o motor é mesmo o 1kzte.Sobre o liquido do radiador,os carros mais modernos de fato ultilizam este liquido vermelho que permitem trocas mais longas,só que 160000 km é muita coisa....Não se trata nem do custo,mas da falta de informação que a própia autorizada aqui no Rio não sabe não sabe definir,pois me falaram p/efetuar a troca c/50000 km.Como eles sempre querem tirar o nosso suado dindim do nosso bolso,fico desconfiado desta informação...Se alguém souber de mais alguma coisa a respeito,coloquem no fórum,acho que é legal p/todos.Sobre o motor,continuo c/receio de ser um motor frágil,alguém teria mais informações e conselhos sobre este motor.
GRATO!

Aurélio
31/07/2006, 22:48
(...)pois me falaram p/efetuar a troca c/50000 km

O Manual da SW4/93, motor 3L, recomenda a troca do líquido de arrefecimento do motor a cada 40K, ou dois anos, se for com anticongelante do tipo etileno-glicol ou a caka 20k, ou um ano, se for com anticorrosivo.

[]´s

FabianoEG6
13/09/2006, 09:47
Olá pessoal,

sou novo no fórum e li tudo sobre este tópico. É o seguinte:

em 98 comprei uma SW4 3.0 turbo D 0km. Antes dela tinha um IBIZA SR não sei se vcs lembrar desse furgão (que tirei 0km tb em 1989). A SW4 é maravilhosa, sou de Brasília e todos os anos vou para o nordeste (sempre de pé em baixo). Fui pra São Luís com essa SW4 5 vezes, fora as viagens para sul e sudeste. Sempre fiz as revisões em dia e nunca tive problemas de superaquecimento. Em 2002 peguei outra SW4 0km 3.0 turbo EFI e já fui pra São Luís 4 vezes, também sem problemas. Será que o fato de fazer as manutenções preventivas em concessionária ajudaram a evitar esse problema? Ou será a questão de km porque a minha 98 vendi com 55.000km e a minha 2002 nem fez 40.000 km ainda. Qual a média de km dos veículos que superaqueceram??? será que a minha 2002 corre esse risco de superaquecimento em função do radiador???

abs

Arbass
14/09/2006, 20:58
Caros colegas,

Estou quase certo que irei trocar meu carro por uma Hilux.
Porém este tópico me deixou preocupado.

Dúvidas:

As CD 3.0 também têm este problema (teve uma explicação umas páginas atrás, mas não entendi)? Se positivo em quais anos?

É certo que a causa do problema é o subdimensionamento do radiador? A troca do radiador por um maior previne o problema?

Obrigado e saudações,

Amauri
14/09/2006, 22:11
A minha dúvida é mesma do Ari.
Sempre que questionam se há problemas também com as CD SRV, alguém comenta que a picape tem o mesmo motor da SW4 (1KZ-T), e portanto sujeita aos mesmos problemas, mas nunca vi aqui no forum algum relato sobre problemas com a picape, mas somente com a SW4!!??
Outra questão; Sempre falam sobre problemas com as SW4 97/98. E quanto às mais novas 99, 2000, ....

[]s

Leonardo Dic
14/09/2006, 22:36
Amauri, tenho um amigo q tem uma SRV 2002 e teve o problema com 120.000 km. Já faz uma ano. A toyota deu um cabeçote novo e ele pagou a mão de obra. Pois tinha todas as revisões feita na concessionária. Ela deu problema quando ele estava vindo pra cá de São paulo, na Castelo Branco a 120 km/h.
Já vi tantos motores Kzt dar problema q fico com o pé atrás.

Abraço

Amauri
14/09/2006, 22:55
Oi Leonardo,

Já faz tempo que penso em trocar minha 2.8 por uma 3.0 Turbo, mas vivo adiando por causa destas notícias desanimadoras. Essa semana fui na concessionária dar uma olhada nas usadas e ....
Continuo com o pé atrás....
Uma coisa que não entendo é como que algo que corre de boca em boca aqui no forum nunca saiu em uma revista (4x4 e Cia, 4 Rodas, etc).

PS. Passei aí pela sua cidade há poucos meses, a caminho de Wenceslau Braz no Paraná. A viagem na Castelo com a 2.8 é uma tortura. Não gosto de forçar muito a máquina, aí vou a 110 Km/h, sendo ultrapassado por todos os fuscas e caminhões....(sem desmerecer os fuscas, que são minha segunda paixão, depois da Hilux)

[]s

demil
15/09/2006, 19:59
Oi pessoal, já faz 2 mese q estou c/ a minha 97, completou 211.865 km dos quais 5 mil na minha mão vou trocar o óleo amanhã. Já fiz todo tipo de viagem c/ ela nesses dois meses a mais longa em um tiro só p/ Vacaria-RS a 800 km de onde moro, só parei p/a mijar e ela ainda ficoufuncionando enquanto fazia o serviço. Já peguei várias serras c/ ela e p/ testar sempre pisando no fundo com o olho sempre na temp. e nada o ponteiro sempre um pouco abaixo do meio, estático só variava p/ baixo qdo esfriava parada. Cheguei a tocar durante +- 40 min. a 140 nos campos de Palmas-PR e não teve variação.
Será que não precede a informação do colega que escreveu nas páginas anteriores q existem tamanhos diferentes de filtros e radiadores, a minha tem filtro de ar de 11 pol. medidos na parte externa e radiador bem grande ainda não medi quantos litros mas vou medir e lhes informo.
Será q essas q aqueceram não possuíam aqueles fliltros de ar e radiadores menores p/ os mercados dos EUA e Argentina?
Dessas máquinas que super aqueceram, os que tiveram contato visual c/ as mesmas poderiam medir o tamanho do compartimento do filtro na parte externa e nos informar qtas polegadas mediam?
Talves assim possamos chegar a uma conclusão. Por via das dúvidas qdo comprei a minha procurei uma c/ este filtro de 11 pol. e nas minhas andanças atráz do brinquedo ví várias c/ este filtro menor e nào comprei só por causa disso e olha q algumas estávam impecáveis

Abraços a todos,
aprendi muito aqui, e estou feliz c/ a viatura.

J.Carlos
15/09/2006, 20:28
Por acaso esse tal filtro de ar de 11 pol. (medida externa) que é o mais recomendado para que a hilux não venha sofrer com superaquecimento não seria (para quem utiliza FRAM) , código CA4255 ?... Obrigado se puder esclarecer ...

Leonardo Dic
16/09/2006, 17:17
Amauri, da próxima vez q passar por aqui, da uma alô, se vc quiser te levo numas serras bonitas, represa e umas cachoeiras 10 q tem por aqui. Vc tem parentes em WB ? Vou sempre pra lá a trabalho.

Quanto ao KZT, tem outro conhecido q tem uma SW4 98 q tb trincou o cabeçote, aí ele comprou um motor da SRV 04 e colocou nela, até agora tá indo bem.

Demil, essa medida do filtro vc faz no diametro por fora ? Quando encontrar com ele vou medir.

Abraço

demil
17/09/2006, 11:27
Positivo Leonardo, é a medida externa do compartimento.
Quanto a pergunta do José Carlos não sei dizer o código da FRAM mas vou ter que trocar o filtro esta semana e vou procurar dessa marca aí te respondo, OK?

Abraç.

Leonardo Dic
17/09/2006, 19:00
Demil, pelo catalogo da Fram q eu tenho o filtro da SW4 3.0 é o CA 376.
O CA 4255 é pro 2.8

Abraço

demil
21/09/2006, 14:09
Pessoal, o filtro que encontrei em minha cidade foram da Tecfil cod. AP-7060 por 75,00 e da Wega International Parts (www.wega.com.ar) por 48,00 e coloquei desse da Wega a qualidade parece boa, vou testar p/ ver.

abraç

demil
21/09/2006, 14:17
Esqueci de colocar o cód. da Wega q é JFA292 p/ a 3.0.

adrianomoenster
28/10/2006, 18:16
Colegas, há 3 meses troquei minha SR5 2.8 98 manca por uma SW4 3.0 97 . . . o carro é o bicho mas infelizmente o problema do aquecimento já começou. Fiz apenas 02 viagens com ela, uma de 2000 km e outra de 800 sendo que na segunda viagem começou a aquecer e baixar água . . . . não sei se já deu problema no cabeçote, tirando o problema de aquecer e baixar um pouco a água ela continua igual, não joga óleo nem pro escape nem pro motor e tá andando igual, de qq maneira vou devolvê-la na revenda pois ainda está na garantia. O Motor também é esse 1 KZ-T e não dá pra ficar andando com um carro desse .... 45 mil andando com um galão de água no bagageiro..... Meu colega comprou uma L200 Sport, acho que vou partir pra essa apesar de essa ser a minha quinta hilux eu sempre fui um toyoteiro de carteirinha . . . Abraços

Leonardo Dic
28/10/2006, 18:49
Mais uma, ja perdi a conta de quantas ja vi assim. Não tenho dúvidas nenhuma q realmente esse 1kzt tem problemas.

Abraço

cesarsouza
02/11/2006, 01:18
Apesar de tudo, a vontade de ter uma... é grande !

adrianomoenster
02/11/2006, 10:35
Segundo algumas informações que eu consegui levantar, existe um problema crônico da Junta do Cabeçote . . . . . me parece que nos EUA houve um recall para troca dessa junta dos motores 1KZ-T, Se a troca não for realizada existe o risco de problema com queima parcial da junta e posterior vazamento de água .... vazando água o motor superaquece e o cabeçote na maioria das vezes trinca. Menos mal pois se a junta for trocada ou se o carro tiver o cabeçote refeito o risco de dar problema novamente praticamente é nulo . . . . a Minha está no concerto ainda, vou pegá-la semana que vem e depois vou pegar a estrada, andei pensando e não vou vendê-la não até pq a l200 sport do meu amigo agora com 60 mil km foi o cabeçote pro saco e essa sw4 3.0 é o bicho....nada contra as 2.8 mais antigas que já tive várias mas como viajo muito ela tem baixa velocidade final e o ruído do motor é muito alto... abraços!

demil
03/11/2006, 19:11
Eh duro afirmar que seu carro predileto , possa dar problema......
De acordo com a consulta da toyota , realmente existe este problema , principalmente , para carros que foram importados extra oficial ( estoria de concessionaria) mas segundo eles , com uma certa logica , existe quatro modelos basicos de SW 98 a 2000 , Japonesa todos , mas para mercados diferentes , Americano , Australiano , Argentino e por ultimo Brasileiro .....
diferenca esta nos radiadores, no filtro de ar, diferenciais e pneus, segundo ele a primeira leva , de 97 a 98 modelo 98 com filtro de ar cilindrico de 11 polegadas , estao isentas do problema , mercado australiano , 98 a 98 , comeca a entrada EUA e Argentina , esse pelo clima do pais vizinho , o filtro de ar e quadrado EUA e o radiador menor , o da argentina tb eh menor o filtro cilindro tipo 5 polegadas , os 99 a 2000 comeca o mercado brasileiro jah com o filtro de 11 polegadas e com radiador de 11.1 litros....
agora qual eh qual...nem eles sabem.....

boa sorte

Olá pessoal, já fiz 10mil km c/ a minha em todo tipo de estrada e ainda nem sinal de superaquecimento. A última viagem longa foi pra floripa 15 dias atrás subi a serra traçada pq estava chovendo e fiquei impressionado como fica estável nesse modo, debaixo de chuva ia deixando todo mundo prá trás, nas curvas então que maravilha dava dó de ver a cara dos motoristas nos carrinhos q tentavam acompanhar nas curvas
Nesta segunda rodei 50 km em estradas de chão de terra vermelha debaixo de chuva, quase todo o trajeto em reduzida (a estrada era péssima...ou ótima depende do ponto de vista) e mais uma vez me surpreendi.
Qto ao amigo que superaqueceu, poderia nos informar o diâmetro do filtro de ar da viatura, pois parece que tem algumas que vieram c/ um filtro menor q 11pol. (medida externa do compartimento) e postaram este aspecto em msg anteriores, a seu caso pedo ser de grande ajuda na investigação desse defeito.

Abraç

ah, já ia esquecendo, comprei o intercooler e vai chegar semana q vem, mas está já é uma outra historia q vou contar depois...

adrianomoenster
04/11/2006, 09:29
Blz Demil . . .. então, o filtro da minha é aquele redondo, sempre compro ele na Jocar que tem bons preços e entrega na minha casa já que não é todo posto que tem ele disponível . . .aí vai o endereço com o modelo do filtro da minha que aqueceu: http://www.jocar.com.br/ecommerce/index.aspx.

Também vou muito a Floripa, inclusive o aquecimento se deu vindo de lá pra São Paulo . . . toquei direto sem parar velocidade de cruzeiro a 120, 130 km e o ponteiro sempre do meio pra baixo, quando cheguei em Taboão fiquei 5 minutos na fila e o ponteiro subiu lá no vermelho . . quando vi toquei o pé no acelerador pra refrigerar daí a temperatura foi voltando ao normal, porém quando cheguei em casa vi que tava baixando água e o pior, a água tava borbulhando um pouquinho, típico sintoma de junta queimada . . . Aproveitando, eu tinha uma 2.8 que fazida em viagem 11 por litro e essa 3.0 tá fazendo 9,7 . . . é isso mesmo, a tua bebe assim também . .valeu, abraço!

demil
04/11/2006, 11:42
Adriano, o consumo tá na média desses motores mesmo, na ultima viagem a minha fez 10,2 km/lt em velocidades de estrada entre 100 e 140. Acho q pra fzer mais q isso só andando no máximo a uns 110.
Qto ao filtro é o mesmo q a minha usa, nos informe do desfecho do problema.

té mais...

conder
05/11/2006, 22:47
ah, já ia esquecendo, comprei o intercooler e vai chegar semana q vem, mas está já é uma outra historia q vou contar depois...

Já li que o intercooler aumenta a potencia do motor, logo o aumento de potencia aumenta a temperatura do motor, porém é sabido que uma queima mais perfeita em motores a diesel melhora seu funcionamento melhorando o desempenho e consumo. Já Qual destas variaveis você está levando em conta para intercoolar a viatura?

Quais os riscos para o motor?
Há nescesidade de mexer na pressão do turbo, bomba e bicos injetores?
Quanto sai esta bricadeira?

boa sorte no esperimento.

demil
06/11/2006, 13:00
Oi Conder, apesar de aumentar a potência ele não aumenta a temperatura não, pois o aumento da potência deve-se ao enriquecimendo da mistura combustível+pressão+ar, portanto c/ o intercooler podemos aumentar os parâmetros combustível+pressão sem aumentar a quantidade de calor gerada pois este equipamento irá gerar um enriquecimento do ar em patículas de oxigênio e resfríar o ar, tem alguns q só abrem a bomba e aumentam a pressão do turbo alem dos padrões de fábrica sem instalar o intercooler, melhora o desempenho só q logo o motor vai pro pau porque a mistura tá errada temos mais um elemento q é o ar que fica no mesmo parâmetro.
O aumento da potência deve-se tbém ao fato do ar entrar mais frio na câmara de combustão e ser rápidamente aquecido com a combustão sob pressão, pois o ar frio tem uma massa menor q o ar quente, faça o teste vc mesmo pegando uma garrafa pet e deixando ela fechada por alguns minutos no sol, qdo vc fechar o ar dentro vai estar na temperatura ambiente qdo aquecer com o sol e vc abrí-la vai notar q vai escapar uma pressão e isso é uma fonte de energia gerada com o aumento da massa dento da garrafa e isso acontece tbém na camara de combustão só q em maior proporção devido a quantidade de ar injetado na câmara de combustão através do turbo e juntando a isto mais combustível e mais presão do turbo dentro de parâmetros exatos teremos um resultado bom.

Então respondendo suas perguntas no meu ponto de vista:

1-Na minha opinião não a risco pro motor além dos q já possam existir no momento da instalação, devido tipo manutenções erradas ou não executadas e procedimentos errados tipo "dar uma abridinha na bomba".

2-Temos q abrir a bomba e aumentar a pressão para q a fogueira queime de acordo pois o ar apropriado vai estar lá.

3-No meu caso negociei por 1.600 latinhas c/ 30 dias de prazo na maxcooler em Goiânia, segundo eles vão me dar as instruções necessárias para regulagem da bomba e do turbo, acho q vou fzer eu mesmo pois já estive conversando c/ um bombista aqui na minha cidade e não senti a menor firmeza nas palavras dele.

Já tenho experiência c/ intercooler pois instalei o equipo em uma D20 ano 88 q tive até o ano de 2001 e achei muito bom. Certa vez em uma viagem c/ ela quebrou uma pá da hélice do radiador, tive q tirá-la na estrada pois o desbalanceamento fazia trepidar muito e mesmo sem a hélice o motor não modificou a temperatura nem menso nas subidas e olha q eu tava c/ uns 800 quilos em cima da caçamba, rodei assim por quase 100km e c/ certeza o intercooler ajudou pois com ele vc precisa pisar menos para ter a mesma potência q teria s/ ele.

Vou parar por aqui q seão vira um jornalzão chato de ler!

Ktranger
11/11/2006, 23:59
Pessoal que teve problema, sei que eh duro ...mas ajudem quem continua com a viatura , qual o filtro ? e a referencia do radiador ? procede a informacao ?
Dizer que o carro tem problema , legal ....
Dizer qual modelos apresentam o problema , Melhor ainda .....
Dizer como resolver o problema , coisas na vida que nao tem preco......hahahaha

demil
12/11/2006, 11:26
Kt, depois q o problema acontece só oficina resolve mesmo, o q vc deve ter cuidado agora é escolher uma boa oficina ou melhor um bom mecânico pq tem oficinas q tem fama do passado mas nos dias de hje trocam de meca toda hora. Se vc der mais este passo errado o problema cresce.
Vou relatar o meu caso na compra da sw4, pq foi a base q tive p/ escolher a viatura com uma grande ajuda dos colegas aqui do forum.

- Procurei uma viatura durante 1 ano e dois meses, sempre pesquisando histórico de manutenções e conversando com o máximo de donos anteriores q pude localizar, é claro q sempre observando o estado de beleza da viatura mas só isso não basta pois as vezes é bonitinha pra olhar mas tá igual uma bomba relógio.

- Observei estas características de filtro e radiador.

- Qdo comrei primera coisa q fiz foi trocas todos os fluídos (óleos, radiador, embreagem, radiador).

-Neste período, olhei mais de 30 viaturas, algumas tinhan uma coisa mas faltava outra, tinha de toda cor, todo estado de conservação, mas só comprei depois q a chei uma q equilibrava em níveis aceitáveis todas as características de estética e mecânica colhidas aqui no forum.

Qto as ítens como radiador e filtro a minha é radiador de 6 litros + 1L no reservatório e filtro tecfil AP7060 ou Fram CA376 ou WEGA JFA292.

- Troco óleo do motor, filtro de comb., filtro de ar a cada 5mil.

adrianomoenster
24/11/2006, 20:40
Bem colegas, como falei pra vcs acima, minha SW4 deu pau por aquecimento e como estava na garantia a loja realizou o concerto e depois de uma semana estou com ela aqui em casa. Apesar do aquecimento (chegou no vermelho 2 X) não chegou a fritar o Cabeçote.... ao abrir o motor foi identificada a causa do superaquecimento e vejam só, mesmo problema da L200 de um amigo meu: Dentro do cabeçote existem algumas peças chamadas "anti-câmaras" e eis que todas as 4 estavam com um pequeno trincado por onde vazava comprensão e queimava a água.... água baixa representava novo aquecimento...... o concerto não foi tao complicado, todas as 4 pré-câmaras foram trocadas por novas, foi dado uma plainada no cabeçote e trocada a junta, estou rodando com ela já a uma semana e parece que está tudo normal, a retífica inclusive deu garantia.... disse que se eu tivesse abusado um pouco mais e andado no vermelho por mais tempo teria detonado por inteiro o motor, então fica a sugestão, em caso de abertura do cabeçote do carro de vcs dêem uma olhada nessas pré-câmaras e vejam se não há desgaste... mais vale gastar um pouco numa manutenção preventiva do que morrer com um motor desses fundido... valeu, abraços!

Ktranger
25/11/2006, 17:56
Conversei com um japones da toyota do japan , responsavel pela planta industrial indaituba-SP. O cara quase me bateu , quando eu falei que o KZT apresentava problemas , nas palavras dele , quantos recall de carros americanos e alemao neste ano , nao se comparam aos da toyota em 20 anos(firmeza)........e vai...mais um interessane eh que ele estava me comentando , que as legislacao do japao , proibiu a circulacao de veiculos diesel no pais desde 98 e apartir de 2000 caminhoes.....protocolo de Kioto, e este ano eles estao voltando com a tecnologia para biodiesel.......
Voltei a tocar no assunto do KZT , mais de levinho , tropicalizacao, etc etc ...
O japones disse que se a Toyota tiver um problema , que possa comprometer a marca , a ordem eh um novo ......na mao , independe onde seja feito e para onde seja levado.....
Dois whiskies mais tarde ....., sendo chato com o cara , o cara comentou , que na abertura da argentina , algumas unidades apresentaram problemas de montagem , o diretor foi demitido , e todas as unidades do lote referente foi recuperada .......um dos motivos que a toyota nao compra pecas de terceiros , que outras marcas compram.....apos outras doses, comentou que no indice de satisfacao do toyota eh um dos mais altos do mundo , e no brasil o indice de reclamcao eh nulo ? serah verdade ????
Moral da historia ........
e agora ?

Ktranger
25/11/2006, 18:02
Mecanico a ford brasil , sobre uma reclamacao sobre a ranger 2006 4x4 3.0 D...
" O cliente utilizou o sistema 4x4 hi no asfalto tempo integral no trajeto de aprox 100 km , mas o superaquecimento e travamento do motor, ocorreu pela substituicao nao aconselhavel do conjunto pneu/roda , do diametro original de 30 polegadas , para modelo de esportivo nao apropriado de 26 polegadas, ultrapassando a faixa de giro permitido......."

Pode ?

adrianomoenster
04/12/2006, 23:07
Bem colegas, acho que minha saga está quase chegando ao fim..... depois de abrir 02 vezes o cabeçote da criança, ter trocado as pré-câmaras, revisado bomba e válvula, plainado cabeçote, trocado junta e ela ainda aquecendo descobri que existe um item chamado acoplamento viscoso (tipo de embreagem) entre o eixo e a hélice do radiador que define a taxa de rotação de hélice e evita o aquecimento... pois bem, num simples teste identifiquei (nem a loja nem a autorizada conseguiram enxergar isso, tive que fussar uma semana na net pra descobrir isso) que a minha hélice simplesmente estava "frouxa" sendo tocada facilmente com as mãos sem nenhum arraste, quando deveria ser bem mais "pesado" como consegui identificar em outras toyotas iguais a minha.... Amanhã vou tratar de trocar esse item, acredito que custe em torno de mil reais a cargo da loja que me vendeu o carro lógico, então fica a dica... Hilux com mais de 150 mil KM revisar o acoplamento viscoso e trocar as pré-câmaras.. na realidade o aquecimento estava se dando por conta desse acoplamento e não por causa das pré-câmaras que estavam levemente trincadas.... e o básico que é válvula e bomba d´agua itens simples de testar. Falow, abraços!!

Luciano Almeida Silva
24/12/2006, 18:44
Amigo, Minha SW4 é 2.8 ano 95, acoplamento é um pouco mole, parece que ele funciona mole mesmo sem girar a helice do radiador, somente quanto a temperatura do motor aquece que o acoplamento entra em operação, para refrigerar o radiador, é semelhate aos outros carros, quanto aquece dispara a ventuinha.
Confirme para nós o resultado de Sw4 após trocar o acoplamento.
FELIS NATAL A TODOS E PROSPERO ANO NOVO.

Luca
25/12/2006, 19:19
...descobri que existe um item chamado acoplamento viscoso (tipo de embreagem) entre o eixo e a hélice do radiador... Adriano,
Este é um item importante, mas nunca imaginei que desse defeito. Na minha SW, dá até prá ouvir quando o conjunto começa a atuar. Faz um leve ruído agudo.
Abraço.

adrianomoenster
27/12/2006, 16:03
Luciano, é isso mesmo . . . é um pouco mole mas quando aquece ele "firma" e daí gira mais forte a hélice.
A minha cheguei a fazer a troca mas não era isso não,,,,,, os mecânicos falaram que nunca viram essa peça dar pau nas hilux.... acontece muito é com as L200 novas.
No meu caso encontrei uma trinca no cabeçote não visível facilmente e também não tem como concertar, ou seja, estou trocando o cabeçote por um novo, o meu carro está na loja que me vendeu e estou andando com um carro reserva que eles me deram... estou aguardando o cabeçote novo pra ver se realmente o problema será de vez resolvido.... abraços!

JEFFCATUNDA
28/12/2006, 11:07
Quem dá muito problema no "acoplamento viscoso" é a SPORTAGE.....

Engels Kbça
07/01/2007, 07:12
Caros colegas,

Estou quase certo que irei trocar meu carro por uma Hilux.
Porém este tópico me deixou preocupado.

Dúvidas:

As CD 3.0 também têm este problema (teve uma explicação umas páginas atrás, mas não entendi)? Se positivo em quais anos?

É certo que a causa do problema é o subdimensionamento do radiador? A troca do radiador por um maior previne o problema?

Obrigado e saudações,



Afinal o problema do superaquecimento foi resolvido ?? Se foi a partir de ano?? Também estou pretendendo comprar uma Pick up Hilux 3.0 TD, mas com essa dúvida fica difícil.

Alguém pode ajudar ??

Um abraço
Cabeção

SÉRGIO HOLANDA
22/01/2007, 16:59
Pessoal,

este problema de aquecimento é das 97-98-99, mas sempre que ocorreu o aquecimento foi por uso extremo, ou seja, se verificar a temperatura no painel e ver que tá aumentando, da uma parada e espera, caso o esquente ocorra, então só novo cabeçote...no mais esta peça ainda tem de ser entregue sem custos, pois é um defeito de fabricação...entrar em conato com a Toyota e correr atrás dos seus direitos...

Sérgio Holanda

mex
23/01/2007, 10:23
Pessoal,
Também tive a infeliz experiencia de ter a minha SW4 96/97 super-aquecer e ter o cabeçote trincado.
Na verdade eu colocava agua e RadCool da Bardal no radiador.
Falei com o SAC da Toyota e me disseram que se eu provar que usava o liquido de radiador original da Toyota eles me daria outro cabeçote. Mas não foi o caso. Estou agora na duvida se coloco um novo cabeçote que custa 5000 reais ou se tento recuperar o antigo com solda numa boa retifica. Ainda não sei o que fazer, só sei que aprendi de maneira cara que esse motor não pode ser resfriado com água.
Quando o motor ferveu, estava a 110Km na reta! Não teria razões para o ocorrido.
Gostaria de saber se alguem aqui já recuperou um cabeçote de aluminio e se funcionou. Não quero passar pelo famoso: O barato saiu caro!
Meu mecanico de confiança me falou que cada caso é um caso, e que teria que estudar a trinca do meu... Enfim, quero ter um carro que possa me guarantir segurança. Outro problema que pode ser resolvido é o intercooler... Alguem aqui já fez isso no 1KZT ? Funciona bem?
Aguardo os comentarios !
Obrigado,
Marcelo - São Paulo

SÉRGIO HOLANDA
23/01/2007, 11:06
Grande Marcelo,

O pessoal alegou que foi a falta de uso do adtivo original para radiador toyota, isso foi uma forma de tirar o deles da reta, pois isso não é motivo pro motor ferver e estourar o cabeçote...na realidade, o que acontece é que o motor ferve depois da trinca...pensem nisso...e não o contrario, agora pra tincar tem de ter um certo esquente ou tempo mesmo, uma vez que estes cabeçotes possuem falha de usinagem criando uma especie de fusivel...

em relação a encher teu cabeçote de aluminio e tentar, acho que se a empresa que faz este serviço for boa, vale a tentativa e fica de olho no painel...afinal fazemos muito trabalho de mexer em motor e aterar aqui e ali e nem sempre da bronca...dependendo do custo deste trabalho talvez vale a pena tentar...aproveita manda varetar teu radiador, verifica o sistema de acoplamento viscoso da ventuinha e em relação ao intercooler, tenho um amigo no sertão da Paraíba que interculou a SW4 98 com aquele maxcooler e o motor passou a trabalhar mais aliviado e ainda pode aumentar a pressão da turbina, embora ele tenha preferido aumentar muito pouco era possível ter ganho mais potência, mas no caso dele ele queria o motor mais aliviado...

em relação ao SAC toyota, se vc puder provar que a trinca é falha de fabricação vc não só ganha outro cabeçote mas também pode ganhar mais, afinal não faltam casos como o seu.

Espero ter ajudado,

Sérgio Holanda

demil
06/02/2007, 19:25
Oi, respondendo ao amigo q perguntou: coloquei o intercooler e ficou bão pra daná, como dizem aqui na minha região "sobe se agarrando de tanto que puxa". Escrevi sobre isto nas pag. anteriores deste tópico q vc pode conferir.

abraç

SÉRGIO HOLANDA
06/02/2007, 21:25
Grande Demil,

e teu consumo, já verificaste a diferença???

abrs,


Sérgio Holanda


Oi, respondendo ao amigo q perguntou: coloquei o intercooler e ficou bão pra daná, como dizem aqui na minha região "sobe se agarrando de tanto que puxa". Escrevi sobre isto nas pag. anteriores deste tópico q vc pode conferir.

abraç

demil
07/02/2007, 16:46
No consumo nao deu diferença, apesar de ter aberto a bomba em 10% como recomendou o fabricante ficou nos mesmos 10Km/l na estrada variando um pouco p/ + ou para - dependendo da estrada e peso da butina e na cidade em torno de 7,5km/l. O equipamento funciona bem melhor na estrado pq a refrig. do ar é maior.

ok?

SÉRGIO HOLANDA
07/02/2007, 18:57
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Demil,

valeu...vou turbinar e colocar o cooler na SR5...vc teria o valor de quanto gastou??? e o contato do pessoal da maxcooler???

abrs,


Sérgio Holanda



No consumo nao deu diferença, apesar de ter aberto a bomba em 10% como recomendou o fabricante ficou nos mesmos 10Km/l na estrada variando um pouco p/ + ou para - dependendo da estrada e peso da butina e na cidade em torno de 7,5km/l. O equipamento funciona bem melhor na estrado pq a refrig. do ar é maior.

ok?

demil
07/02/2007, 22:59
Então, eu gastei R$1.600,00 do cooler + 50 de frete me pediram um pouco mais, porem se vc chorar um pouco eles te fazem este preço e aindo me deram 30 dias no boleto, mais informações e fotos e fone pra contato www.intercooler.com.br.
Qto a instalação ñ gastei nada pois eumesmo instalei na oficina de um amigo q me emprestou as ferramentas e deu palpites q facilitaram o meu trabalho, o mais chato é colocar dois pequenos calços de alumínio, que ja vem no kit, sob a bomba que regula a pressão do turbo e q fica quase atrás da turbina estes calços aumentam a pressão do turbo p 1kg, e tirar o para-choque tirando isso é so borracha, braçadeiras e parafusos e uma batida aqui outra ali e pronto. Serviço de 3 horas no meu caso de meca de fim de semana. O kit vem com uma cartilha explicando tudo passo-a-passo e com fotos dos detalhes. Depois disso passei em umbambista e pedi pra dar 1/4 de volta na abertura da bombo como me instruiram na maxcooler e pronto... tá rodando q uma beleza, amanha vou pra Palmas-Pr q fica a 360 km de onde moro, com esta belezinha é um pulinho vc nem vê o tempo passar, comprei ela em julho e estou adorando a viatura, qto aos aquecimentos , o ponteiro da temperatura vai até um pouco abaixo do meio e fica por ali, mesmo que pise eté o talo mesmo em serra.
Qdo comprei troquei todos os fluidos e óleos e no radiador coloquei Paraflu, já rodei c/ ela quase 15 mil e o liquido do radiador q era azul qdo coloquei o aditivo foi esverdeando e agora começou a amarelar, sinal q tá na hora de trocar, segundo o fabricante o q vou fzer correndinho qdo retornar desta viagem.

Abraç

demil
07/02/2007, 23:03
Desculpem os erros de digitação da mens. anterior, já tô meio atrapalhado, vou dormir, Tchau!

SÉRGIO HOLANDA
07/02/2007, 23:53
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande Demil,

valeu mesmo pelas dicas e não se preocupa com os erros, é normal, pois aqui o que vale é a experiência como piloto de 4x4 e mecanico nas horas vagas, digitador é só jornal...

abrs,

Sérgio Holanda


Desculpem os erros de digitação da mens. anterior, já tô meio atrapalhado, vou dormir, Tchau!

JEFFCATUNDA
08/02/2007, 00:23
Gostei Muito Destas Dicas E Do Material Didático Da Empresa.

SÉRGIO HOLANDA
08/02/2007, 07:40
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande Jeff,

digo o mesmo...inclusive já entrei em contato com o pessoal da maxcooler...vamos agora ver o dindin!!!

abrs,

Sérgio Holanda


Gostei Muito Destas Dicas E Do Material Didático Da Empresa.

JEFFCATUNDA
08/02/2007, 13:17
Gostaria de saber o seguinte:

A melhora do desempenho não é só por conta deste avanço na injetora????

Isso não força o motor???

Lembro de ter lido por aqui que existe a probabilidade do problema das falhas dos cabeçotes terem sido causadas por erros de regulagem da bomba injetora de algumas viaturas....

Estou certo ou enganado???/

JEFFCATUNDA
08/02/2007, 13:17
Será que iso não diminui a vida util do motor????

demil
09/02/2007, 21:06
leia pg 13 deste tópico

SÉRGIO HOLANDA
09/02/2007, 21:26
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Jeff,

como diz o demil, nesta pg 13 do tópico, o que diminui a vida do motor é a falta de manutenção, lembrando que se é um veículo aspirado, quando turbinar terá de tomar outros cuidados e fazer manutenções diferetes ao que fazia no motor normal...tudo isso aliado a manter o pé no ritimo certo, pois o motor turbinado e intercoolado responde muito mais rápido e com mais força...você terá um motor com a vida util igual ou até maior, já que ele vai trabalhar mais aliviado...agora se o cara se empouga com a potência e saie rasgando sempre, ai tome embreagem, tome pneu e tome porrada no motor...

abrs,

Sérgio Holanda


leia pg 13 deste tópico

Engels Kbça
12/02/2007, 16:01
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande Demil,

valeu mesmo pelas dicas e não se preocupa com os erros, é normal, pois aqui o que vale é a experiência como piloto de 4x4 e mecanico nas horas vagas, digitador é só jornal...

abrs,

Sérgio Holanda

Grande Sergio

:discordo: É preciso cuidado na hora de turbinar um motor. Os motores que são aspirados, vem de fabrica com uma taxa de compressão em torno de 20:1, enquanto os turbinados com taxas que variam de 16 a 18:1, que serão elevadas com a turbina, daí terá que usar uma pressão de turbo menor. Outra coisa, os motores turbinados também tem uma folga maior entre camisa e pistão, pois trabalham com temperatura maior. Já pensei em comprar uma Hilux 2.8 e depois colocar turbina, mas fiquei em duvida quanto ao resultado e optei por comprar um viatura turbinada de fabrica, como Hilux 3.o TD ou Troller. Não quero ter problemas com motor numa serra dos Andes.:concordo:

Aquele abraço
Cabeça (Magno)

Aurélio
12/02/2007, 17:13
É preciso cuidado na hora de turbinar um motor.(...)

Opa,

Segundo o Fabinho da Maxcooler, todos os motores diesel fabricados no Brasil ou no exterior a partir de 1990 são "turbinados por dentro", ou seja, já são preparados para receber turbina sem problemas.

[]´s

Aurélio
sspfoa

SÉRGIO HOLANDA
12/02/2007, 20:15
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Cabeça,

na verdade para colocar a turbina eu fui atrás de tudo que é dica, conselho, ajuda, macumba, etc...quer dizer, pra ter coragem, pois ainda não coloquei, principalmente porque minha experiência com turbo era de garoto com voyajão turbinado fazendo racha e isso arrombava meu motor, mas esta história é outra...os motores toyotas 2.8 são extremamente resitentes, tanto que se estalava nas concercionárias com garantia e tudo...se a colocarmos um kit de primeira, com pressão correta e fazendo as manutenções acho que não teremos problemas a longo prazo e também o proprietário passar a usa o motor sabendo das diferenças entre um turbinado e aspirado, como tipo de óleo, lembrar de que quando se anda com a turbina funcionando ao se parar devemos esperar a rotação da turbina cair para desligar o motor, pois se desligarmos faltará óleo na turbina e com o tempo isso destroi o sistema...e outras coisinhas a mais...

abrs,

Sérgio Holanda
ps. só esperando a verba:dance: :dance: :dance: para turbinar, intercoolar e bloquear a Sápac Hilux SR5 99 vinho...





Grande Sergio

:discordo: É preciso cuidado na hora de turbinar um motor. Os motores que são aspirados, vem de fabrica com uma taxa de compressão em torno de 20:1, enquanto os turbinados com taxas que variam de 16 a 18:1, que serão elevadas com a turbina, daí terá que usar uma pressão de turbo menor. Outra coisa, os motores turbinados também tem uma folga maior entre camisa e pistão, pois trabalham com temperatura maior. Já pensei em comprar uma Hilux 2.8 e depois colocar turbina, mas fiquei em duvida quanto ao resultado e optei por comprar um viatura turbinada de fabrica, como Hilux 3.o TD ou Troller. Não quero ter problemas com motor numa serra dos Andes.:concordo:

Aquele abraço
Cabeça (Magno)

SÉRGIO HOLANDA
12/02/2007, 20:18
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Aurelio,

e segundo todos os mecânicos de diesel que conheço dizem a mesma coisa, mas os motores anteriores a essa data não vale a pena...é bronca!!!

Abrs,

Sérgio Holanda


Opa,

Segundo o Fabinho da Maxcooler, todos os motores diesel fabricados no Brasil ou no exterior a partir de 1990 são "turbinados por dentro", ou seja, já são preparados para receber turbina sem problemas.

[]´s

Aurélio
sspfoa

Engels Kbça
13/02/2007, 19:10
:concordo: :concordo: :concordo:

.......faltará óleo na turbina e com o tempo isso destroi o sistema...e outras coisinhas a mais...

abrs,

Sérgio Holanda
ps. só esperando a verba:dance: :dance: :dance: para turbinar, intercoolar e bloquear a Sápac Hilux SR5 99 vinho...

Sergiolanda.

Depois que você turbinar sua Hilux 2.8 quero sabero resultado. Como ficou o cunsumo, potencia, se esquenta muito etc....
Cabeça

SÉRGIO HOLANDA
13/02/2007, 19:50
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Engels,

assim que tiver a verba eu turbino e te aviso...estou querendo fazer isso antes da expedição, principalmente porque as subidas da cordilheira serão brabas e mesmo o motor elástico da toyota vai sofrer e eu que estarei dirigindo mais ainda...a bronca e o dindim, pois tem a grana da viagem e desponibilizar R$ 2.500,00 pra turbina e mais R$ 1.500,00 pra o intercooler vai ser díficil antes da viagem...

abrs,

Sérgio Holanda



Sergiolanda.

Depois que você turbinar sua Hilux 2.8 quero sabero resultado. Como ficou o cunsumo, potencia, se esquenta muito etc....
Cabeça

JEFFCATUNDA
14/02/2007, 13:58
Tô pensando em intercular SW4, desta forma, daqui a uns 3 ou 8 meses eu faço....

SÉRGIO HOLANDA
14/02/2007, 21:16
Grande Jeff,

vale a pena, pois é uma diferença monstruosa!!!

digo isso, porque andava na minha SW4 2001 e quando comprei a Prado, que é o mesmo motor, só que interculado, putz, que diferença, e olha que a Prado pesa mais e tem sistema 4x4 full-time...

abrs,

Sérgio Holanda




Tô pensando em intercular SW4, desta forma, daqui a uns 3 ou 8 meses eu faço....

JEFFCATUNDA
15/02/2007, 10:52
É tanta coisa pra fazer e PAGAR no começo do ano que... sei não.

Um dia sai!

SÉRGIO HOLANDA
15/02/2007, 15:51
:cry: :cry: :cry:


pois é...nem nos fale!!!

ai,ai...que saudades da época em que vivia nas barras da minha mãe...


É tanta coisa pra fazer e PAGAR no começo do ano que... sei não.

Um dia sai!

JEFFCATUNDA
17/02/2007, 10:48
Sergio, minha preocupação é com uma coisa que escreveram por aqui a respeito da taxa de compressão dos motores das SW4 97 a 99. Se entendí bem é maior que os das EFI, acho que você mesmo disse isso que notava que as antigas eram "mais espertas"...

Será que este intercooler não vai pesar muito para o motor 97?

Se for realmente uma boa, vou protelar a troca dos pisantes e intercular.

GRANDE MESTRE!

Peço uma orientação sua.

SÉRGIO HOLANDA
21/02/2007, 00:21
:D :D :D

Grande mestre foi boa...:D :D :D aqui todos trocamos experiências então todos são mestres Grande MESTRE JEFF...

Vamos lá...eu lembro que quando começaram a vender as SW4 EFI, meu pai comprou uma e eu fiquei doido por outra igual, era aquela Prata Dourada, Linda!!! e por isso adiei meu casorio por um ano, hehehehe...a mulher num sabe disso não...como tinha uma SW4 98 com a bomba e a turbina recalibradas, não muito, de leve o suficiente pra deixar o carro mais esperto do que já era...qaundo passei dos 5mil km, pois até os 5mil eu não passo de 2.500 giros e faço mais algumas viadagens como meus carros zeros para amaciar, eu verifiquei que ela era meio molenga nas arrancadas e quando tava na areia pesada era foda pra fazer andar, depois que enchia o motor tudo bem...ai fui procurar ver uma alternativa...ninguém mexia nesse tipo de bomba EFI e entrei am contato com o pessoal da Maxcooler e eles disseram que como o carro era recém lançado eles não tinham nenhuma solução...o tempo passou e me acostumei...mas ai começaram a vender intercooler pras SW4 EFI, resolvido o problema, claro um reajuste no turbo e na alimentação, então estavam andando como as sem ser EFI...ou seja...putz falei pra caramba!!! um intercooler em uma turbina só traz beneficios pro sistema como um todo, porque:

- o motor trabalha mais frio;
- a turbina pode e é aumentada a pressão, semque afete o sistema, pois pressão extra sem refriamento é que prejudica;
- vc terá maior desempenho no conjunto com menor gasto de combustivel, uma vez que terá maior pressão na turbina, maior vazão na bomba e maior potência no motor, tudo isso antes de precisar enfiar o pé até o talo...claro, não ter economia se for andar pé dentro o tempo todo;
- como teu motor vai trabalhar mais frio e vai chegar mais cedo a sua curva de torque, teoricamente, se vc não abusar, seu motor terá vida útil maior...

abrs,

Sérgio Holanda
ps. tenho certeza que vc não irá se arrepender de intercoolar seu carro...


Sergio, minha preocupação é com uma coisa que escreveram por aqui a respeito da taxa de compressão dos motores das SW4 97 a 99. Se entendí bem é maior que os das EFI, acho que você mesmo disse isso que notava que as antigas eram "mais espertas"...

Será que este intercooler não vai pesar muito para o motor 97?

Se for realmente uma boa, vou protelar a troca dos pisantes e intercular.

GRANDE MESTRE!

Peço uma orientação sua.

JEFFCATUNDA
21/02/2007, 10:07
Assim você tá virando é meu GURÚ!!!!!!

Estou convencido! Vou intercular.

SÉRGIO HOLANDA
21/02/2007, 13:11
:concordo: :concordo: :concordo:

Mete bronca...e entra em contato com o pessoal da Maxcooler, segundo todo mundo aqui no fórum, o pessoal é primeira e o equipamento também...acredito que deva ser mesmo, pois só há elogios por aqui...

abrs,



Assim você tá virando é meu GURÚ!!!!!!

Estou convencido! Vou intercular.

SÉRGIO HOLANDA
21/02/2007, 13:13
:D :D :D

GURÚ...heheheheh...beleza...mas eu entendo mais de Mineração de Rochas Ornamentais do que de Carro...mas AMO os CARROS e principalmente TOYOTAS...

abrs,


Assim você tá virando é meu GURÚ!!!!!!

Estou convencido! Vou intercular.

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 14:05
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Engels,

na quinta-feira vou turbinar a maquina...não vou intercular por enquanto, pois é muita grana de uma vez...vou verificar os dados e depois informo, vou postar fotos dã colocação da turbina...

abrs,


Sergiolanda.

Depois que você turbinar sua Hilux 2.8 quero sabero resultado. Como ficou o cunsumo, potencia, se esquenta muito etc....
Cabeça

Engels Kbça
28/02/2007, 15:02
:D :D :D

GURÚ...heheheheh...beleza...mas eu entendo mais de Mineração de Rochas Ornamentais do que de Carro...mas AMO os CARROS e principalmente TOYOTAS...

abrs,

Sergiolanda

Na quarta-feira de cinza, quando retornava, de maceió para Salvador, pela linha verde, vinha andando na L 200 com 110Km/h, quando ví chegando no retrovisor uma Toyota 2.8. Chegou e passou, apertei pra vê até onde ela andava ..passei e mantive 120km/h, como ela estava carregada, acho que era turbinada...mas acha que andava bem,:palmas: mesmo com carga, não se na subida ia bem, pois o trecho não tinha grandes subidas.

Um abraço

SÉRGIO HOLANDA
28/02/2007, 15:15
:concordo: :concordo: :concordo:

Quando tive minha primeira Toyota uma SR5 em 97, ela andava bem, puxava 130km/h na estrada, mas não chegava aos 140km/h...essa que comprei anda a 120-125km/h no velocímetro, mas tá com pneuzão quase 31" o que faz segurar um pouco, mas estou turbinando por causa das subidas ingremes dos Andes, se não fosse fazer essa expedição com a SR5 e fosse na Prado, não iria turbinar, afinal é um carro pra cidade e pra trilhas pesadas e sem turbo faz muito bem, não é a toa que é conhecida na nossa região como Jumentinha!!!

amanhã vamos ver como vai ficar, vou tentar montar amanhã mesmo, mas na sexta-feira vou levar pro bombista fazer bico e bomba e regular tudo pra ficar bem macia e queimando certo...

abrs,





Sergiolanda

Na quarta-feira de cinza, quando retornava, de maceió para Salvador, pela linha verde, vinha andando na L 200 com 110Km/h, quando ví chegando no retrovisor uma Toyota 2.8. Chegou e passou, apertei pra vê até onde ela andava ..passei e mantive 120km/h, como ela estava carregada, acho que era turbinada...mas acha que andava bem,:palmas: mesmo com carga, não se na subida ia bem, pois o trecho não tinha grandes subidas.

Um abraço

SÉRGIO HOLANDA
01/03/2007, 21:34
Bom pessoal...

deu pra fazer tudo hoje e finalmente a SR5 99 Sápac está turbinada e andando muito bem...

Engels Kbça
05/03/2007, 13:38
E aí Sergiolanda !!:!:

Como está a máquina turbo :?: Já mediu consumo, desempenho etc...:?:
Como foi a trilha do ensaio geral :?:

Um abraço Magno

SÉRGIO HOLANDA
05/03/2007, 14:38
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande Engels,

tentei passar o vídeo da trilha, mas tua caixa recusa pelo tamanho, está com 9MB...

vejamos, o carro tá muito mais economico, lembrando que antes pra ela andar mais estava com a bomba aberta e fazia 9,8km/L em média...depois de trubinada passou rápidinho pra 12km/L...mesmo arregaçando no sábado na trilha de lama quando completei o tanque hoje fez 11km/L...

com o turbo, estou lembrando minha antiga SW4 98, pois está andando igual, pelo menos de saída e retomada...como o diferencial e caixa sâo muito reduzidos, pra dar mai força que velocidade, em termos de velocidade tá quase a mesma coisa, antes chegava a 130km/h agora vai a 145km/h, claro que isso é judiar e nunca vai ser o ritimo desse carro, mas a diferênça é que chega rápido aos 130km/h, muito rápido mesmo...não é o mesmo carro!!!

ó link do youtube para ver a brincadeira de sábado é: http://www.youtube.com/watch?v=wADOnRX29LI

grande abr,



E aí Sergiolanda !!:!:

Como está a máquina turbo :?: Já mediu consumo, desempenho etc...:?:
Como foi a trilha do ensaio geral :?:

Um abraço Magno

JEFFCATUNDA
06/03/2007, 00:24
Lembrei do meu interior e dos porquinhos brincando na lama.....

SÉRGIO HOLANDA
06/03/2007, 05:31
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Jeff,

Putzzz...tem lama ainda nas entranhas do carro...foi lavado no domingo, ontém (com a retirada dos radiadores) e hoje ainda vai pra lavagem final...pense na quantidade de lama...sabe que isso, um monte de macho cheio de cachaça no juizo e que não viam lama a mais de 30 dias, ai só deu dros carros...:grin: :grin: :grin:

Agora Jeff, fala a verdade, sentiu saudades dos porquinhos lá do interior??? Sabe como é esse pessoal que quando muito novo vive no interior!!! :lol: :lol: :lol:

abrs,


Lembrei do meu interior e dos porquinhos brincando na lama.....

JEFFCATUNDA
06/03/2007, 14:31
Ai no caso daria saudades da jumentinha!!!!!

JEFFCATUNDA
06/03/2007, 14:32
Deve ser comum achar MUSSUN NO NOTUR NÃO???

SÉRGIO HOLANDA
06/03/2007, 16:35
hehehehe...dessa vez foi muito mato depois de tirar o barro...hoje após três lavagens o veículo ta pronto pra outra...

abrs,

SÉRGIO HOLANDA
06/03/2007, 16:36
hehehehe...dessa vez foi muito mato depois de tirar o barro...hoje após três lavagens o veículo ta pronto pra outra...mas agora só quando voltar da grande viagem pelos Andes...15.000km de chão...

abrs,

andregazza
15/03/2007, 11:44
Comprei uma Hilux SW4 97 a 2 meses, a primeira coisa que fiz foi trocar todos os filtros e oleos, liquido de arrefecimento, checar a correia dentada pois os antigos donos nao eram muito cuidadosos com o carro, percebi isto mais e iclusive que a kilometragem havia sido voltada, em fim, pensei "é uma Toyota". Estou adorando o carro estava ainda em lua de mel com o mesmo ate ler este topico. No meu caso rodei com ela ate agora só 3500 kms com direito a um passeio na areia da praia por varios kms onde instintivamente para conhecer o carro nao tirava o olho do marcador de temperatura, era um dia muito quente o para nao ficar na areia fofa foi necessario exigir um pouco do carro mais nada alem de 3200 RPMs, e o ponteiro da temperatura sempre cravado lijeiramente abaixo do meio, full time, em todos os regimes que usei o veiculo ate hoje, serra etc.. sempre igual.
O meu filtro de ar é aquele de 11 pol que foi citado,
A helice oferece aquela resistencia ( nao gira livremente )

Perguntas:

Teria como eu saber se o carro ja apresentou esse problema com antigos propietarios?

Qual a conclusao a respeito do topico? Pois ja estou amedrontado e pensando em vender um carro que estou adorando.

Grato a todos

Andre

Hilux SW4 97

SÉRGIO HOLANDA
15/03/2007, 22:40
:lol: :lol: :lol:


Que isso Andre,

Vender essa máquina!!! Não faça isso, voc6e tem muito a aproveitar...

Olha, se já deu o problema com os antigos proprietários, tudo resolvido, não vai dar contigo...:D :D :D Lembrando que não são todas que apresentam o problema...

Da uma verificada nos nossos comentários e você vai ficar mais calmo, você fazendo as revisões certas e sabendo andar, pronto, vai ter carro pro resto da vida, pois qualquer carro se levar cacete grande, qualquer mesmo, vai dar esquente no motor...acabei de chegar de viagem e tive um puta prolema, o diesel que coloquei estava batizado e fiquei sem força nenhuma no carro, ai tive de sair do boqueirão da serra e na subida, com o carro sem força o sistema foi exigido e com isso esquentou, claro que como estava precavido olhando o ponteiro desliguei antes de chegar no vermelho, mas foi foda!!! conseguir subir a serra e só podia esvaziar o tanque e comprar filtro novo na cidade acima da serra...ou seja o carro, um Toyota, tá beleza, amahã vou só levar num bombista pra ver se prejudicou a bomba, pois depois que sangrei e coloquei oléo novo ficou tudo bom...

aporveite bem sua máquina!!!


Comprei uma Hilux SW4 97 a 2 meses, a primeira coisa que fiz foi trocar todos os filtros e oleos, liquido de arrefecimento, checar a correia dentada pois os antigos donos nao eram muito cuidadosos com o carro, percebi isto mais e iclusive que a kilometragem havia sido voltada, em fim, pensei "é uma Toyota". Estou adorando o carro estava ainda em lua de mel com o mesmo ate ler este topico. No meu caso rodei com ela ate agora só 3500 kms com direito a um passeio na areia da praia por varios kms onde instintivamente para conhecer o carro nao tirava o olho do marcador de temperatura, era um dia muito quente o para nao ficar na areia fofa foi necessario exigir um pouco do carro mais nada alem de 3200 RPMs, e o ponteiro da temperatura sempre cravado lijeiramente abaixo do meio, full time, em todos os regimes que usei o veiculo ate hoje, serra etc.. sempre igual.
O meu filtro de ar é aquele de 11 pol que foi citado,
A helice oferece aquela resistencia ( nao gira livremente )

Perguntas:

Teria como eu saber se o carro ja apresentou esse problema com antigos propietarios?

Qual a conclusao a respeito do topico? Pois ja estou amedrontado e pensando em vender um carro que estou adorando.

Grato a todos

Andre

Hilux SW4 97

Sandwarrior
15/03/2007, 23:54
Minha SW4 97 tem 165.000 km e é toda original. Claro que na estrada a mais de 3 mil rpm a temperatura começa a passar do meio, mas é só aliviar e ela volta ao normal. Principalmente a mais de30 graus de temperatura externa.

SÉRGIO HOLANDA
16/03/2007, 13:29
:?: :?: :?:

Grande Sandwarrior,

já rodei 230.000km em uma 98 e 280.000 na 2001 e nunca tive esse problema de rodar acima de 3.000rpm, pois andava na faixa de 150km/h, ou seja acima dos 3.000rpm e olha, no sertão brabo, onde sombra faz 40 graus...

manda varetar teu radiador, verifica o acoplamento da ventoinha e troca teu óleo a cada 5.000km...sempre use aditivo de radiador e nunca coloque água de troneira...

abrs



Minha SW4 97 tem 165.000 km e é toda original. Claro que na estrada a mais de 3 mil rpm a temperatura começa a passar do meio, mas é só aliviar e ela volta ao normal. Principalmente a mais de30 graus de temperatura externa.

andregazza
17/03/2007, 10:51
Em termos de manutencao esta tudo ok, liquido de arrefecimento da propia Toyota, agora a conclusao que eu tirei foi relmente essa, pouca manutencao com pe embaixo nao combina com esse motor,

Grato
Boas aventuras

Andre
SW4 97 3.0 TD -Paquetao-



Que isso Andre,

Vender essa máquina!!! Não faça isso, voc6e tem muito a aproveitar...

Olha, se já deu o problema com os antigos proprietários, tudo resolvido, não vai dar contigo...:D :D :D Lembrando que não são todas que apresentam o problema...

Da uma verificada nos nossos comentários e você vai ficar mais calmo, você fazendo as revisões certas e sabendo andar, pronto, vai ter carro pro resto da vida, pois qualquer carro se levar cacete grande, qualquer mesmo, vai dar esquente no motor...acabei de chegar de viagem e tive um puta prolema, o diesel que coloquei estava batizado e fiquei sem força nenhuma no carro, ai tive de sair do boqueirão da serra e na subida, com o carro sem força o sistema foi exigido e com isso esquentou, claro que como estava precavido olhando o ponteiro desliguei antes de chegar no vermelho, mas foi foda!!! conseguir subir a serra e só podia esvaziar o tanque e comprar filtro novo na cidade acima da serra...ou seja o carro, um Toyota, tá beleza, amahã vou só levar num bombista pra ver se prejudicou a bomba, pois depois que sangrei e coloquei oléo novo ficou tudo bom...

aporveite bem sua máquina!!![/QUOTE]

SÉRGIO HOLANDA
17/03/2007, 19:33
:concordo: :concordo: :concordo:


Mas com manutenção...tudo :concordo: :concordo: :concordo:




Em termos de manutencao esta tudo ok, liquido de arrefecimento da propia Toyota, agora a conclusao que eu tirei foi relmente essa, pouca manutencao com pe embaixo nao combina com esse motor,

Grato
Boas aventuras

Andre
SW4 97 3.0 TD -Paquetao-



Que isso Andre,

Vender essa máquina!!! Não faça isso, voc6e tem muito a aproveitar...

Olha, se já deu o problema com os antigos proprietários, tudo resolvido, não vai dar contigo...:D :D :D Lembrando que não são todas que apresentam o problema...

Da uma verificada nos nossos comentários e você vai ficar mais calmo, você fazendo as revisões certas e sabendo andar, pronto, vai ter carro pro resto da vida, pois qualquer carro se levar cacete grande, qualquer mesmo, vai dar esquente no motor...acabei de chegar de viagem e tive um puta prolema, o diesel que coloquei estava batizado e fiquei sem força nenhuma no carro, ai tive de sair do boqueirão da serra e na subida, com o carro sem força o sistema foi exigido e com isso esquentou, claro que como estava precavido olhando o ponteiro desliguei antes de chegar no vermelho, mas foi foda!!! conseguir subir a serra e só podia esvaziar o tanque e comprar filtro novo na cidade acima da serra...ou seja o carro, um Toyota, tá beleza, amahã vou só levar num bombista pra ver se prejudicou a bomba, pois depois que sangrei e coloquei oléo novo ficou tudo bom...

aporveite bem sua máquina!!![/quote]

Sandwarrior
17/03/2007, 21:20
Valeu,Serjão.

A água do meu radiador tá meio marrom mesmo. Vou mandar varetar etrocar o leiquido de arrefecimento.
Boas Trilhas.

Sand

SÉRGIO HOLANDA
17/03/2007, 23:31
:concordo: :concordo: :concordo:

Aproveita e limpa o sistema todo, manda fazer a limpeza no motor pra quando colocar o radiador varetado e liquído original toyota não pegue impurezas que ficaram no motor...

abrs,


Valeu,Serjão.

A água do meu radiador tá meio marrom mesmo. Vou mandar varetar etrocar o leiquido de arrefecimento.
Boas Trilhas.

Sand

Sandwarrior
18/03/2007, 21:34
Serjão
O Líquido de arrefecimento tem que ser da Toyota? O Paraflu, ou similares não cumprem a mesma função? Nada contra o fluido original, apenas curiosidade.
Abs
Sandwarrior

SÉRGIO HOLANDA
19/03/2007, 06:14
:pensativo: :pensativo: :pensativo:

Grande Sandwarrior,

Na realidade tem de ser um bom, não necessáriamente o original, eu uso o original por fazer sempre revisão na Toyota e quando viajo pra lonje sempre levo um de reserva, mas nunca uso...


Serjão
O Líquido de arrefecimento tem que ser da Toyota? O Paraflu, ou similares não cumprem a mesma função? Nada contra o fluido original, apenas curiosidade.
Abs
Sandwarrior

Engels Kbça
20/03/2007, 06:52
Serjão
O Líquido de arrefecimento tem que ser da Toyota? O Paraflu, ou similares não cumprem a mesma função? Nada contra o fluido original, apenas curiosidade.
Abs
Sandwarrior

Sandwarrior
Uso sempre o aditivo da MWM, que é concentrado e custa baratinho. R$10,00 o litro. Um litro de aditivo para 30litros de água. Compro em loja de peças para caminhão.

Um abraço:concordo:

SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 07:12
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Engels,

Mas lembrando que nunca se deve usar água de torneira, o ideal é água destildada, uma vez que essas ;aguas de torneira possuem cloro e outros produtos químicos que enfrequecem o alumínio com o tempo....ai começa um tal de fura aqui, fura ali, solda acolá, coloca durepox por ali...


abrs,


Sandwarrior
Uso sempre o aditivo da MWM, que é concentrado e custa baratinho. R$10,00 o litro. Um litro de aditivo para 30litros de água. Compro em loja de peças para caminhão.

Um abraço:concordo:

Luciano Almeida Silva
27/05/2007, 12:09
Pessoal,

Alguem já verificou se é possível instalar um reservatório de agua acima do radiador, como nos carros de passeio ou S-10 por exemplo, assim a agua circula pelo reservatório aumentado a capacidade de radiador.

TcheRenato
27/05/2007, 14:24
Pessoal,

Alguem já verificou se é possível instalar um reservatório de agua acima do radiador, como nos carros de passeio ou S-10 por exemplo, assim a agua circula pelo reservatório aumentado a capacidade de radiador.

Caro Luciano,

Ester reservatório, ao qual te referes, não serve para circulação, mas sim para manter o nível de água no radiador.

[ ]'s

SÉRGIO HOLANDA
27/05/2007, 21:53
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Luciano,

complementando o que Tche falou, você só vai ter resultado neste seu pensamento trocando o radiador por um maior, pois na verdade não é a quantidade de água e sim a capacidade de resfriar a que circula no sistema....


Caro Luciano,

Ester reservatório, ao qual te referes, não serve para circulação, mas sim para manter o nível de água no radiador.

[ ]'s

JeepToy
05/06/2007, 00:26
Olá Sergio,

Estive perto de dialogar lá no belo tópico
"Caminhos dos Incas" mas como lá o assunto
é a aventura... barabéns para a turma toda,
resolvi me perder por aqui.

Estive pensando sobre o que deve ter acontecido
com a capacidade de resfriamento destes motores
naquelas condições... altitude 4.800 metros,
eu imaginando exigência dos motores... água
fervendo a 80 graus e o valentão motor 2.8D
resistindo - a minha questão é se este
"comportamento" do motor era esperado ou se
estamos falando de uma situação "fora" da curva
de normalidade?

Estou com meu CJ na oficina preparando o que
posso para receber este motor. Estou indo
atrás de respostas, ou melhor, perguntas que
me ajudem a entender estes 2.8D valentões.

Concordo contigo quando dizes "pois na verdade

JeepToy
05/06/2007, 00:33
Olá Sergio

continuando...

não é a quantidade de água e sim a capacidade
de resfriar a que circula no sistema...."

JeepToy
05/06/2007, 00:41
Olá Sergio,

continuando... 2

Pois bem, motor limpo, mangueiras ok, radiador
em cima, água destilada ou deionizada, óleo
novo, motorzão Toyota 2.8D, aquele astral na
natureza... o que deve ter acontecido???

Dissestes que destes uma paradinha (na minha
avaliação o motor já estaria entrando na
curva normal), tirastes a válvula (imagino
que a tal capacidade de resfriar aumentou)
voltastes a colocá-la ou terminastes a
aventura sem ela?

Em situação normal, no dia-a-dia, esta
válvula cumpre sua função. Sei que é
para manter o motor num regime de regularidade.
E aí teríamos uma faixa de temperatura
de trabalho normal. Que faixa seria esta?
Ou será que estou totalmente por fora.

Queria apelar para a tua experiência. O
que achas se eu usar uma ventoinha elétrica
(do monza... já uso a algum tempo)? Tenho
acoplado, por segurança, 2 termostatos
(se um falha o outro segura). Usando,
neste caso, o radiador original do CJ.

Bem vou parar por aqui te desejando,
extensivo à tua turma, muita paz.
O relato de vocês está ótimo.

abraços
P.S.: Que me desculpem os administradores, acho que o problema é
comigo. Estava até a mensagem anterior, usando o Firefox Portable
Edition. Isto já tinha acontecido comigo em outro tópico.
Quando uso a versão normal do Firefox isto não acontece.
Ou é da minha máquina... sei lá. Perdoem-me.

SÉRGIO HOLANDA
05/06/2007, 13:39
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande JeepToy,

Valeuzzzz pela atenção ao tópico do Caminho dos Incas...

Vamos ver a questão do 2.8...


Olha é um put!!!! Motor, lembrando que este motor, bem cuidado, é para rodar 500.000km sem fazer nada e olha que dependendo da manutenção e do dono ele roda mais do que isso, não tô comparando, mas tenho uma Volvo NL10 e já está com mais de 1.000.000km rodados e a únicas coisas não estander no motor são a bomba d'agua e o compressor de ar, o resto é o mesmo desde zero...aliás, fiz a Caixa em dezembro com 1.000.000km...claro que tudo isso se deve a manutenção e ao meu motorista que é zeloso e um bom profissional...

Cleber61
12/06/2007, 01:07
Olá pessoal,
Esta é minha primeira interferência neste fórum.
Quanto ao aquecimento das SW4 97 e 98, sempre ouvi falar que tratava-se de defeito em um lote de cabeçotes que foram instalados, tanto é que tinha conhecimento de 02 casos, aqui em Campo Grande/MS, nos quais a Toyota trocou as peças, a custo zero, garantia estendida, mesmo após encerrada a garantia.
No mês passado adquiri uma SW4 97, diesel, que se encontra com 192.000KM, originais.
Fiz o levantamento da "vida pregressa" dela na concessionária e verifiquei que com ela aconteceu a mesma coisa.
Em maio de 2005 superaqueceu. Levada pra concessionária pelo proprietário anterior, foi verificada a falha no cabeçote, sendo trocado gratuitamente, sem qualquer transtorno. O antigo proprietário aproveitou e mandou fazer o motor completo, substituindo, inclusive pistões e aneis, ou seja: ficou zerado. Hoje o motor está com 47.000Km.
Diante do exposto, acredito que a concessionária que não quiser trocar o cabeçote de um carro desses poderá estar com má vontade, ou até mesmo, má fé !
Aproveitando o ensejo, gostaria quem alguém me informasse qual o consumo aproximado, em estrada, em condições normais de condução em velocidade média de 110 a 120 km/h.
Espero ter contribuído para o assunto "aquecimento" dos motores diesel das SW4 97/98.
Obrigado,
Cleber

Vanley
12/06/2007, 11:59
Prezado Cleber,

Assim como vc, também acabei de comprar uma SW4 97. Troquei correia, esticador, filtros e óleo e fiz limpeza do radiador, trocando o líquido com aditivo. Nesse feriado já rodei 2200 km. Adorei a perfomance do carro, tanto no asfalto como na estrada de terra. Estava um sol intenso, mantive 110 - 120 km/h com ar ligado e, obviamente, de olho no ponteiro de temperatura, o qual se manteve um pouco abaixo do meio.

O consumo foi 11,3 km/l.

Vanley

Cleber61
12/06/2007, 13:15
Beleza Vanley !!!
A minha fez, aproximadamente, 8km/l.
Vou dar uma olhada pra ver o que pode ser, mas ela tá bem reguladinha, não faz fumaça nem pela manhã, mesmo estando frio.
Um amigo da concessionária Toyota aqui de Campo Grande/MS me falou que o consumo ficaria entre 8 e 10 km/l na estrada.
Obrigado e um forte abraço.
Cleber:cool:

SÉRGIO HOLANDA
12/06/2007, 21:20
:discordo::discordo::discordo:

Vanley,

isso não é L200 pra você se preoculpar com aquecimento...se vc andar com muito peso em carga máxima do motor em uma subida de kilometros e ou muito areial pesado ai vc olha teu painel, se não é usar e abusar da máquina...


Prezado Cleber,

Assim como vc, também acabei de comprar uma SW4 97. Troquei correia, esticador, filtros e óleo e fiz limpeza do radiador, trocando o líquido com aditivo. Nesse feriado já rodei 2200 km. Adorei a perfomance do carro, tanto no asfalto como na estrada de terra. Estava um sol intenso, mantive 110 - 120 km/h com ar ligado e, obviamente, de olho no ponteiro de temperatura, o qual se manteve um pouco abaixo do meio.

O consumo foi 11,3 km/l.

Vanley

Vanley
13/06/2007, 11:30
Sem dúvida Sérgio,
Aliás, revi as mensagens do forum sobre cabeçote trincado. O número de proprietários de SW4, ano 97 em diante, que não tiveram problemas é bem maior do que aqueles que tiveram. Talvez os problemas relatados por aqueles que tiveram contribuiram para um maior cuidado tanto de manutenção como de condução do carro pelos outros proprietários.

Abraço,

Vanley

SÉRGIO HOLANDA
13/06/2007, 12:16
:concordo::concordo::concordo:

Pois Vanley,


na realidade o que observamos foi a falta de manutenção dos veículos...eu tive uma SW4 98 e fazendo um passeio em Natal pelas dunas fiquei preso numa área de areia fofa e embaixo a maré tava alta, de forma que tive de andar seunda reduzida e com pé dentro na parte mais fofa da areia e por varios quilometros e com isso minha temperatura subiu um pouco, pois o esforço era ao extremo e o carro tava super pesado...mas simplesmente parei coloquei a primeira reduzida e andei devagar e a temperatura voltou ao normal, como tava usando no extremo eu me preocupei com o painel, e olha que na quela época eu não tinha o Fórum pra me ajudar, não sabia que existia esse "problema" de aquecimento, mas sabia que tava usando o carro no extremo...um amigo meu proprietário de uma SW4 99 teve de trocar o cabeçote em 2001, o carro dele na época (dois anos de uso) já tava com 160.000km e como é pessoa juridica ele não mais fazia a manutenção do carro, apenas trocava o óleo mesmo, mas fazia na concersionária e não autorizava mais nada, quando o cabeçote trincou foi trocado a custo zero, mas acredito que isso foi simplesmente por ele não fazer as revisões certas, como trocar a água do sistema de arrefecimento e no caso dele quando o cabeçote tricou ele tava andando a 160km/h com 5 pessoas no carro mais bagagem e já tava nesse ritímo a mais de 6 horas...

abraço,

Sérgio Holanda



Sem dúvida Sérgio,
Aliás, revi as mensagens do forum sobre cabeçote trincado. O número de proprietários de SW4, ano 97 em diante, que não tiveram problemas é bem maior do que aqueles que tiveram. Talvez os problemas relatados por aqueles que tiveram contribuiram para um maior cuidado tanto de manutenção como de condução do carro pelos outros proprietários.

Abraço,

Vanley

Alício
11/07/2007, 16:21
Mais uma esquentando. Estou revoltado.

Alício
11/07/2007, 16:24
Como sugestão, era providencial que todos os proprietários de Toyota Hilux SW4 que tiveram problemas com esse maldito cabeçote, entrasse em contato com o SAC TOYOTA e relatasse o ocorrido como acabo de fazer.

JEFFCATUNDA
11/07/2007, 16:27
Conta com aconteceu colega.

tava tudo em dia??? oleo, filtros, agua e aditivos?

Ela não deu nenhum sinal de estaria com problemas????

Alício
11/07/2007, 16:43
Homi.Programei uma viagem de férias com as crianças e a patroa.Revisei tudo:troquei óleo e filtro de óleo, filtro de ar, líquido de arrefecimento, tudo como manda o figurino.Iniciei a viajem logo cedo a uma velocidade de aproximadamente 100km/h.Quando rodei uns 80km, pra minha sorte conduzo sempre dando uma espiada no painel.Foi aí que percebi que a temperatura não estava normal, estava já chegando no vermelho.Parei e verifiquei que o radiador tinha colocado água para o vaso de expansão.Deixei esfriar e recoloquei a água para o radiador.Ainda pensei em desistir mas continuei.Foi aí que virou um martírio.Andava a 70 ou 80km/h semdo ultrapassado por carros 1000 com 5 passageiros, bagagem, papagaio e tudo mais, de olho na temperatura e a cada 100km parava para recolocar a água no radiador.E assim penei por 950km.Ainda não mandei abrir o motor, porém já tenho certeza que é esse maldito cabeçote que a tão qualificada e prestigiada TOYOTA não fez o devido recall.

JEFFCATUNDA
11/07/2007, 16:55
Vi nas tuas mensagens que vc já havia trocado em 2005, é isso????

Alício
11/07/2007, 17:07
Não eu nunca troquei e até achava que os problemas que os colegas do fórum postavam era devido a má manutenção e o pé pesado.Porém me enganei o problema é de fábrica mesmo, pois, faço manutenção adequada e aconteceu comigo também.

joão k. chikui
11/07/2007, 19:45
Homi.Programei uma viagem de férias com as crianças e a patroa.Revisei tudo:troquei óleo e filtro de óleo, filtro de ar, líquido de arrefecimento, tudo como manda o figurino.Iniciei a viajem logo cedo a uma velocidade de aproximadamente 100km/h.Quando rodei uns 80km, pra minha sorte conduzo sempre dando uma espiada no painel.Foi aí que percebi que a temperatura não estava normal, estava já chegando no vermelho.Parei e verifiquei que o radiador tinha colocado água para o vaso de expansão.Deixei esfriar e recoloquei a água para o radiador.Ainda pensei em desistir mas continuei.Foi aí que virou um martírio.Andava a 70 ou 80km/h semdo ultrapassado por carros 1000 com 5 passageiros, bagagem, papagaio e tudo mais, de olho na temperatura e a cada 100km parava para recolocar a água no radiador.E assim penei por 950km.Ainda não mandei abrir o motor, porém já tenho certeza que é esse maldito cabeçote que a tão qualificada e prestigiada TOYOTA não fez o devido recall.

Alício, nesta troca de líquido de arrefecimento, qual aditivo foi utilizado e em qual proporção?

SÉRGIO HOLANDA
11/07/2007, 21:47
:pensativo::pensativo::pensativo:

Alicio,

vamos por etapas...

1 - qual quilometragem da sua SW4?
2 - qual o ano do veículo?
3 - ele é seu desde zero?
4 - como perguntou o João K, que aditivo você usou?
5 - você falou que o radiador jogou água pra garrafa, mas baixou depois e você precisou completar...então está perdendo água?
6 - você já fez outras viagens antes e não teve problemas? correto? ou essa foi a primeira viagem?
7 - onde você fez a revisão, o local é de confiança suficiente para terem colocado aditivo bom e não apenas liquido de arrefecimento? pois meu amigo se não colocaram o aditivo e puseram apenas o liquido de arrefecimento ai não tem radiador de motor a diesel que aguente, pois a temperatura é alta...
8 - sua válvula termostatica poderia estar colada e com isso não circulou a água e esquentou, ai não tem cabeçote que aguente...

Faço essas perguntas, porque a maioria, diria quase todos os que deram problema foi por uso extremo e por falta de manutenção correta...

Por favor nos mantenha informado...

Grande abraço e boa sorte,

Sérgio Holanda



Não eu nunca troquei e até achava que os problemas que os colegas do fórum postavam era devido a má manutenção e o pé pesado.Porém me enganei o problema é de fábrica mesmo, pois, faço manutenção adequada e aconteceu comigo também.

Luciano Almeida Silva
11/07/2007, 23:07
Pessoal estou acabando de vender a minha 2.8D 94 para comprar uma 3.0T 97, será que é um bom negocio?

Conversei com um Colega que já recondicionou o cabeçote da 3.0 dele, duas vezes e continua rodando.

Uma retifica de Uberlandia informou que o cabeçote de alumínio da retifica facil, alguem já experimentou retificar o caboçote fica por uns R$1.000,00?

JEFFCATUNDA
12/07/2007, 00:38
Oi Sergio e demais colegas......

Me tira uma dúvida; conversei com meu mecânico depois que li esta mensagen e ele disse que o que provoca o retorno do liquido para dentro do reservatório é a tal valvula termostática que não está abrindo e dá "retorno"...
É ISSO MESMO????

Fiquei preocupado com esse troço porque a minha nunca esquentou, o ponteiro fica antes do meui um pouco, mais uma vez achei muito estranho que o reservatório estava cheio até a tampa e o radiador pegou 500ml de agua. Muito diferente do normal que é eu abrir a tampa do radiador e derramar agua.

SERÁ QUE A MINHA VAI QUEIMAR TAMBEM????????????????

Tenho observado que ela está chegando a este nível de temperatura mais rápido, não passa mais vai logo para antes do meio.

Tô com 5000km rodados na minha e troquei ontem os óleos mas não troquei o liquido porque quero uma indicação dos colegas de qual devo usar. O original custa R$ 38,00 o litro na autorizada...

preciso de ajuda urgente pois vou trocar amanhã......



:pensativo::pensativo::pensativo:

Alicio,

vamos por etapas...

1 - qual quilometragem da sua SW4?
2 - qual o ano do veículo?
3 - ele é seu desde zero?
4 - como perguntou o João K, que aditivo você usou?
5 - você falou que o radiador jogou água pra garrafa, mas baixou depois e você precisou completar...então está perdendo água?
6 - você já fez outras viagens antes e não teve problemas? correto? ou essa foi a primeira viagem?
7 - onde você fez a revisão, o local é de confiança suficiente para terem colocado aditivo bom e não apenas liquido de arrefecimento? pois meu amigo se não colocaram o aditivo e puseram apenas o liquido de arrefecimento ai não tem radiador de motor a diesel que aguente, pois a temperatura é alta...
8 - sua válvula termostatica poderia estar colada e com isso não circulou a água e esquentou, ai não tem cabeçote que aguente...

Faço essas perguntas, porque a maioria, diria quase todos os que deram problema foi por uso extremo e por falta de manutenção correta...

Por favor nos mantenha informado...

Grande abraço e boa sorte,

Sérgio Holanda

Alício
12/07/2007, 11:24
SÉRGIO :Respondendo suas perguntas;
Minha Toyota é uma Hilux SW4 TB ano 1997 motor 1KZT.
Tem 202.000 km rodados,
Sou o terceiro proproetário.,
Comprei o Aditivo na TOYONORTE _autorizada toyota em Natal.
A revisão foi feita no mecânico de confiança.
Ela não tá queimando àgua não.Apenas jogando a àgua pra o vaso de espansão e não retornando mais ao radiador.O mecânico disse que pode ter uma trinca no cabeçote e daí a compressão passa das câmaras para o cabeçote e aí para as galerias o que faz com que jogue a àgua pra fora.
O interessante é que ela pega de primeira não perde força não falha.
Já tinha feito pequenas viagens com ela e não esquentou.
A válvula termostática foi retirada.

Alício
12/07/2007, 11:32
Amigo JEFFCATUNDA. Não quero desanimar não mas a minha começou assim. Jogando àgua pra o vaso de expansão e não voltando para o radiador que é o que deveria aconter, pois a tampa do rediador tem essa função.Se você confiar na indicação do reservatório vai perder seu motor.

Alício
12/07/2007, 11:36
Comprei o original Toyota na TOYONOTE aqui em Natal.

Luciano Almeida Silva
12/07/2007, 12:16
Pessoal,

Nas Hilux 3.0 Sr5 tambem acontece este problema ou é somente nas SW4?

Luciano Almeida Silva
12/07/2007, 18:41
JEFFCATUNDA,

A minha SW4 2.8D esquenta o motor muito rápido, poucos minutos após liga o marcador fica no meio, já convesei com outras pessoas e parece que é normal o carro a diesel aquece rápido mesmo (depois estabiliza no meio).

Qual a kilometragem do seu veículo?
Tem uma média de Kilometragem que o cabeçote apresenta problema?

Alguem sabe informar em qual parte do cabeçote geralmente aparece a trinca?

Abraços

GH
12/07/2007, 20:25
Luciano,

Nas 2.8 não precisa tanto receio, elas não dão problema de aquecimento.
Pode pisar com vontade que voce vai ver que o marcador não passa do meio.
Claro que sempre é bom ficar atento a vazamentos e de vez em quando checar o nivel da agua direto no radiador, com o motor frio.

Tem 2.8 rodando com mais de 600.000 km sem nunca ter pifado, só manutenção preventiva, mesmo.

SÉRGIO HOLANDA
12/07/2007, 22:02
Pessoal segue Cópia do e.mail para o Grande Jeff:

Grande Jerfferson,


quando a válvula não abre e a água esquenta no motor e depois abre fazendo o envio de água fervendo para o radiador, essa pode criar uma depressão no radiador e joga a água pro reservatório, mas voltando a temperatura normal do sistema o vácuo puxa de volta a água pro radiador...

quando você encheu novamente o radiador, o mesmo não puxou de volta o liquido na garrafa e fez esse jogar fora, mas se você não tivesse completado ele retornaria, mas a perda normal por evaporação, então você enche o reservatório e não o radiador...

agora, pra ter acontecido isso, com certeza seu motor esquentou um pouco além do normal, alguma situação que forçou o sistema, uma subida muito pesada pro exemplo...

a válvula termostática não é cara, então não custa nada trocar por uma nova (agora só usa original), outra coisa, verifica se a tampa do radiador está ok, se não compra uma nova (original)...se soubesse a quilometragem do seu carro seria melhor de procurar ver o que deve ser feito...

em relação ao liquido, existe o Original, o da Visconde (Radcool acho que é esse o nome e é o que uso) e um da Texaco, este são os melhores do mercado...lembrando que deve usar o aditivo e o liquido de arrefecimento complementar (água destilada) e "nunca completar o aditivo com água normal!!!"...quanto maior for a concentração de aditivo melhor, o indicado é 40% de aditivo e 60% de água destilada...a Visconde vende o aditivo e a água destilada.

no mais me informa a quilometragem original da tua SW4 e manda pro e.mail itaroca@elogica.com.br (itaroca@elogica.com.br) pois é meu e.mail pessoal e posso te responder de casa...

outra coisa, não se preocupa, pois se você estiver de olho no ponteiro e ele subir é só para o carro e deixar ele ligado que a temperatura baixa, a não ser que a válvula esteja ruim...


grande abraço,

Sérgio Holanda

SÉRGIO HOLANDA
12/07/2007, 22:16
:pensativo::pensativo::pensativo:

Grande Alício,

bem, na realidade pode sim acontecer isso que teu mecânico falou, mas quando existe trinca no cabeçote você tem perda de compressão, vazamento de água pro motor baixando o nível...se a trinca for pequena você descobre medindo a pressão do motor, manda o mecânico fazer isso...

Você falou que está sem a válvula termostática, porque já não usava ou você tirou???

Lembrando que 40% de aditivo e 60% de água destilada...

Abr,

Sérgio Holanda


SÉRGIO :Respondendo suas perguntas;
Minha Toyota é uma Hilux SW4 TB ano 1997 motor 1KZT.
Tem 202.000 km rodados,
Sou o terceiro proproetário.,
Comprei o Aditivo na TOYONORTE _autorizada toyota em Natal.
A revisão foi feita no mecânico de confiança.
Ela não tá queimando àgua não.Apenas jogando a àgua pra o vaso de espansão e não retornando mais ao radiador.O mecânico disse que pode ter uma trinca no cabeçote e daí a compressão passa das câmaras para o cabeçote e aí para as galerias o que faz com que jogue a àgua pra fora.
O interessante é que ela pega de primeira não perde força não falha.
Já tinha feito pequenas viagens com ela e não esquentou.
A válvula termostática foi retirada.

SÉRGIO HOLANDA
12/07/2007, 22:29
:discordo::discordo::discordo:

Luciano,

as 3.0TD, também não aquecem...

quando dão algum problema é normalmente por falta de manutenção ou uso extremo sem acompanhar o painel...

na realidade existem alguns casos sim de trinca nesse cabeçote, mas na maioria dos casos foi comprovada a falta de manutenção...

Sérgio Holanda


Luciano,

Nas 2.8 não precisa tanto receio, elas não dão problema de aquecimento.
Pode pisar com vontade que voce vai ver que o marcador não passa do meio.
Claro que sempre é bom ficar atento a vazamentos e de vez em quando checar o nivel da agua direto no radiador, com o motor frio.

Tem 2.8 rodando com mais de 600.000 km sem nunca ter pifado, só manutenção preventiva, mesmo.

JEFFCATUNDA
13/07/2007, 00:19
RESPONDI PARA O SERGIO E PASSO PARA OS COLEGAS:

Professor Sergio.

Desculpe ter te perturbado com isso, é que eu lí no forum que uma sw havia esquentado e o cara disse que não tinha visto nada de anormal e que a viatura havia começado a colocar agua de volta para o reservatório...

Isso me chamou a atenção porque embora a minha não tivesse esquentando, nunca esquentou até um pouco antes do meio do marcador de teemperatura, eu havia notado que o nível do reservatório tinha aumentado sem que eu tivesse colocado agua nele...

Uma outra diferença era que pela pirmeira vez quando abri a tampa do radiador ele não estava bem cheio e derramando, pegou 600 ml de agua.

Interessantemente estava exatamente trocando os óleos e iria trocar o liquido... foi ai que me deu o medo de já ter perdido o cabeçote, mas ela nunca chegou a esquentar.

Fui ao mecânico e ele disse quer poderia ser a tal valvula termostática ou o radiador entupido, funcionamos a viatura por um tempo enorme ela não eaquentava mais que o meio mas tambem não baixava a temperatura (isso ligada parada)...

Fui varetar o radiador e para surpresa minha, com 185000km, ele nunca tinha sido aberto, estava limpo sem nem um pingo de lama mas COM A PONTA DOS TUBOS QUASE QUE TOTALMENTE OBSTRUIDAS...

Recoloquei o radiador e a temperatura não passou mais de 1/4 do marcador de temp. e quando parava de acelerar ela ia para quase ZERO de temp. Ficou como quando comprei, andando devagar ela quase zera a temp.

Ainda pensei em trocar a tal valvula mas o meu mecanico não quiz. Deixei ela funcionamdo por mais de duas horas na oficina e ela não passou de 1/4 de temp.

Ai baixei a agua e coloquei o aditivo da TEXACO, 3 LITROS PARA ACHO QUE QUASE 7 DE AGUA.

Eu já havia notado há uma semana que ela estava trabalhando com uma temperatura acima do normal que era essa de quase no meio, e chegava rápido nesta temp. mas nunca passou. sabia quee tinha uma coisa errada mas, sabe como é, trabalho , milhares de outras preocupações e vc vai esquecendo...

GRAÇAS AO FORUM ABRI OS OLHOS ACHO QUE A TEMPO!!!!!

PRECISO FAZER MAIS ALGUMA COISA???????

GRANDE ABRAÇO COLEGA.

E AOS DEMAIS COLEGAS QUE TÃO SOLICITAMENTE ME AJUDARAM E CONTINUAM ME AJUDANDO.

joão k. chikui
13/07/2007, 02:50
Jeff
Existe um termômetro digital muito prático e preciso,com set point de alerta ajustável,para adaptar em veículos que ainda não possuam alerta ou entrem compulsóriamente em modo de segurança para evitar danos.
Não conheço o modelo de tua viatura, apesar de admirar muito todas hilux.
Para viaturas que apenas marcam a temperatura, pela famosa lei de murphy, vc pode até ser super cuidadoso, atento aos marcadores de painel, mas , justo naquele instantezinho que vc viaja em devaneios,preocupações mil do dia -a- dia, é que aparece um furinho na mangueira ou no radiador, a temperatura sobe acima do aceitável, e, como em qualquer motor, e acentuadamente nos mais modernos e com maior potencia específica(quer almoço de graça??), pode danificar cabeçote / pistão/ etc...
Se alguém interessar , posso passar a marca e modelo que conheço, apesar de achar que devem existir dezenas.
Algo tb que deve ter originalmente, e deve estar bem revisado, é sensor de nível mínimo de água no reservatório de expansão.
Idem para filtro decantador ou separador de água com alerta de presença de água: A caríssima bomba injetora +bicos agradeceriam.

SÉRGIO HOLANDA
13/07/2007, 09:25
Grande Jeff,

pois é amigo, o pessoal as vezes procura uma forma mais rápida de arrumar um culpado, nesse caso o "cabeçote com problema de fábrica", mas na realidade não procuram ver o que pode ter levado ao problema em si...no seu caso o radiador estava obstruido, como muitos podem estar e não fazemos uma manutenção, ou revisão...a primeira coisa que fiz quando comprei a SR5 99 em Dezembro foi varetar o radiador, mas como turbinei o carro e a temperatura fica um no meio e quando exigido sobe o radiador com 8 anos não suportou e furou, pois o antigo dono devia usar água normal, que contém sais minerais e acaba com o radiador...isso foi o que aconteceu com o seu, provalvelmente o ex-dono usou água normal e isso gerou oxidação e entupio as varetas, é como a gosrdura no sangue, um dia acontece o infarto e nesse momento se você não olha a temperatura subir vai chegar num nível que a coisa vai pro espaço...então devemos fazer a manutenção correta da coisa...você usou 30% de aditivo para 70% de água destilada, mas o recomendado é 40%-60%, então na próxima aumenta um pouco a proporção...

Então pessoal que comprou seu carro usado e não sabe como era o ex-dono...VAMOS VARETAR!!!

O grande João falou de um equipamento que alerta através de sianl sonoro quando a temperatura está alta...como eu turbinei a SR5 e faço trilha pesada eu instalei um equipamento desse que informa caso a temperatura suba e ainda se faltar óleo no motor...é um bom equipamento, mas o melhor é a manutenção correta, no meu caso usei porque mudei as caracteristicas originais do motor e coloco ele em situações de uso extremo e durante a viagem de 15.000km em 28 dias pelo Peru, Bolívia e Chile, em altitude o motor esquentou e o equipamento avisava ai eu aliviava o pé, e em alguns momentos pisando fundo ele também informou e aliviei o pé, mas é como eu disse usei porque modifiquei o motor...

Uma coisa que temos de ver quando compramos um veículo, mesmo que ele seja pouco rodado, devemos fazer algumas coisas além das básicas, como a troca dos líquidos e filtros, devemos observar o estado do radiador, analisar a compressão do motor, o óelo que estava no motor...é analisando esse material que saberemos como o veículo era "tratado"...

No mais, o exemplo que tivemos na SW4 do Jeff serve como lição e mostra que devemos sempre avaliar as possibilidades...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Luciano Almeida Silva
13/07/2007, 19:43
Grande Mestre Holanda,

Obrigado pelas dicas.

Abraços

SÉRGIO HOLANDA
13/07/2007, 20:23
Grande João,

sem falar que veículos como as Defenders, antes que briguem comigo varios proprietários e mecânicos já me contaram isso, nas Defenders quando o ponteiro sobe (tem efeito retardado) a junta do cabeçote já foi pro lixo e possivelmente ferrou o motor...então um equipamento de aviso é fundamental...

Amigo João, coloca o link do modelo que você usa e onde comprou...

abraço,

Sérgio Holanda

ps. Luciano estamos aqui pra se ajudar...



Jeff
Existe um termômetro digital muito prático e preciso,com set point de alerta ajustável,para adaptar em veículos que ainda não possuam alerta ou entrem compulsóriamente em modo de segurança para evitar danos.
Não conheço o modelo de tua viatura, apesar de admirar muito todas hilux.
Para viaturas que apenas marcam a temperatura, pela famosa lei de murphy, vc pode até ser super cuidadoso, atento aos marcadores de painel, mas , justo naquele instantezinho que vc viaja em devaneios,preocupações mil do dia -a- dia, é que aparece um furinho na mangueira ou no radiador, a temperatura sobe acima do aceitável, e, como em qualquer motor, e acentuadamente nos mais modernos e com maior potencia específica(quer almoço de graça??), pode danificar cabeçote / pistão/ etc...
Se alguém interessar , posso passar a marca e modelo que conheço, apesar de achar que devem existir dezenas.
Algo tb que deve ter originalmente, e deve estar bem revisado, é sensor de nível mínimo de água no reservatório de expansão.
Idem para filtro decantador ou separador de água com alerta de presença de água: A caríssima bomba injetora +bicos agradeceriam.

joão k. chikui
14/07/2007, 01:51
Sérgio Holanda
Vou citar o que uso,mesmo não gostando de citar marcas, e apesar de deduzir que devam existir no mercado inúmeros similares, inclusive da empresa do nosso grande colaborador e catedrático SUKYS, como não comercializo nada relacionado a jeeps, espero não ser apedrejado injustamente por uns e outros que acham que só o que usam é bom, etc...
Também me encorajou citar o equipamento e marca , por ter alguém como o sérgio, que conhece muito de motores diesel, por uso inclusive profissional(assim como eu), me encorajando.
O aparelho é Cartemp , com configuração total e relê p/ alarme sonoro(mesmo tendo LED de alarme), da empresa Contemp , fone 011- 4223-5145.

SÉRGIO HOLANDA
14/07/2007, 08:01
:concordo::concordo::concordo:

Valeu grande João,

como disse no post respondendo ao Jeff e falando do seu equipamento, eu também uso um, só que o meu a regulagem dele é pelo sensor no motor e esse seu você tem como regular a temperatura que ache mais adequado para o sistema alertar, que no meu caso, como turbinei o motor passou a ser diferente da original e quando instalei o equipamento o bicho apitava direto até conseguir comprar um sensor com a temperatura ideal para o disparo e imagina a dor de cabeça que é colocar e tirar esse sensor, pois tenho de tirar as tubulações da bomba injetora, uma vez que o local do sensor é atrás da bomba injetora...

E esse teu não precisa disso, muito mais prático...e quem gosta de protejer seu motor nada mais indicado...

grande abraço,

Sérgio Holanda




Sérgio Holanda
Vou citar o que uso,mesmo não gostando de citar marcas, e apesar de deduzir que devam existir no mercado inúmeros similares, inclusive da empresa do nosso grande colaborador e catedrático SUKYS, como não comercializo nada relacionado a jeeps, espero não ser apedrejado injustamente por uns e outros que acham que só o que usam é bom, etc...
Também me encorajou citar o equipamento e marca , por ter alguém como o sérgio, que conhece muito de motores diesel, por uso inclusive profissional(assim como eu), me encorajando.
O aparelho é Cartemp , com configuração total e relê p/ alarme sonoro(mesmo tendo LED de alarme), da empresa Contemp , fone 011- 4223-5145.

Alício
14/07/2007, 18:16
É Sérgio. Não é fácil indicar culpados não. É mais simples analisar estatisticamente ao posts desse tópico relatando os defeitos como também os depoimentos dos próprio mecânicos das autorizadas falando a respeito do cabaçote das SW4. Ou... todos que tiveram problemas falharam na manutenção...

Um forte abraço.
Alício

Luciano Almeida Silva
14/07/2007, 19:31
Alicio,

Quando voce for mexer na sua para resolver o proplema, relata para nós como estava o radiador, se foi varetado? ou se ouve outro item que possa ter causado o aquecimento.

Abraços,

Luciano

SÉRGIO HOLANDA
14/07/2007, 20:57
:putz::putz::putz:

Alício,

da uma lida nos post dobre as L200 HPE, ai tu vai ver o que é realmente defeito de fábrica...estatisticamente falando.

desculpa se eu disse algo que fizesse você pensar que os cabeçotes toyotas são perfeitos, mas eu já rodei mais de 400mil km em SW4 e em uso extremo muitas vezes e nunca tive problemas, conheço outros proprietários também e um amigo meu pessoal teve o cabeçote trocado, na sua SW4 99 após 150.000km e no caso dele foi falta de manutenção...

como disse o Luciano, apresenta qual o motivo do teu cabeçote ter ido pro espaço...analisa teu radiador, me diz que antes de você comprar esse carro ele foi bem cuidado e sempre revisado...verifica os dutos de água do teu carro, vê se apresentam ferrugem (mostrando que usaram água de torneira), vê se tua válvula termostática tá ok, se não apresenta oxidação ou detritos preso, que comprometeria seu funcionamento...

vamso analisar ok?

eu só comentei sobre analisar a coisa antes de meter-o-pau! porque você falou:
Mais uma esquentando. Estou revoltado.

vamos ver o que levou a isso, pois o cabeçote que você vai comprar e colocar no seu motor é o mesmo que deu problema e se a causa não é ele o que levou a esse acontecimento fará novamente, pode demorar, pois como é zero a resistência é maior do que um com 200.000km...

ajuda nós e da uma olhada no teu sistema de arrefecimento, pois aditivo novo e água destilada nova em um radiador com entupimento, ou uma válvula com problema e um motor com os dutos entupidos por detritos provenientes de água suja ou limalhas do radiador oxidado...

estamos aguardando o resultado de suas analises...

grande abraço,

Sérgio Holanda


É Sérgio. Não é fácil indicar culpados não. É mais simples analisar estatisticamente ao posts desse tópico relatando os defeitos como também os depoimentos dos próprio mecânicos das autorizadas falando a respeito do cabaçote das SW4. Ou... todos que tiveram problemas falharam na manutenção...

Um forte abraço.
Alício

BLANCO
15/07/2007, 23:20
Boa noite , acabo de chegar de uma primeira viagem com minha sw4 97/97 com mais de 200.000 km rodados ou seja comprei com 215,000 e agora este com 218,000 km , minha viagem somente em asfalto com carga quase maxima pois os batentes do eixo traseiros quase sempre encostando , com 3 crianças e dois adultos total de 5 pessoas , tanque cheio um total de 2500 km rodados e nenhuma baixa ou seja oleo , agua etc. Este carro era de um unico dono somente aqui de Brasilia tão logo que comprei o mesmo fui a autorizada para verificar alguma anomalia mas para minha surpresa NADA tudo como manda o figurino é a primeira vez que viajo neste carro achei muito bom dentro de minha velocidade de viagem que fica entorno de 110 a 130 km/h inclusive o consumo sempre com ar cond. ligado media de 10,5 km/l usando pneus 265/75/15 e fiz exatamente como manda o manual todas as vezes que parava esperava um pouco para a pressão do turbo baixar e por sua vez do radiador coisa de 2 minutos nada mais ( sem problemas ) estou acompanhando este topico desde antes de comprar o carro e acredito que realmente seja um problema de manutenção , acredito que por ser um motor a diesel as pessoas nao achem que nunca prescise fazer manutenção que so colocar combustivel e rodar seja suficiente , tudo se desgasta , se cuidar vai longe mesmo , ainda tenho uma band 86 com mais de 350.000km ainda standar sou segundo dono , um forte abraço a todos .

ps: todos os dias antes de girar a chave em viagem verifico os niveis de oleo e agua do motor e ainda espio no chão algum vazamento noturno ............

joão k. chikui
16/07/2007, 12:35
Luis
Parabéns, usando deste modo consciente com certeza terá terá muitas e muitas alegrias.

HOLANDA
Hoje , pela primeira vez, tive a satisfação de puxar uma TOYOTA encalhada até o chassi , e com o JPX da minha esposa. E , já puxei até Scania carreta (para pegar no tranco) com minha Band , mas , encalhado acho que foi o veículo mais pesado que já puxei usando apenas tração.
Toyota quebra, encalha, é só não usar direito!
Sergio , se duvidar , tenho fotos.

SÉRGIO HOLANDA
16/07/2007, 13:00
:lol::lol::lol:

Deixa de coisa, tais tirando onda amigo João, Toyota atolada só existe quando o piloto é fraco...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Rapaz, é claro que acredito, já atolei de SR5 (em lama), de Nova Hilux (em lama e areia), de SW4 (em lama de caulim), Prado nunca atolei...então toyota atola e quebra...agora menos que as outras...:mrgreen::mrgreen::mrgreen: pelo menos em relação a quebrar, pois o atolar tem aquela coisa entre o banco e a direção, assite os Camel Trophy...é atoleiro da rasgar carro, mas uns pilotos que passam em não atolam, o carro é o mesmo pra todos, quer dizer tem as Defenders que sempre atolam (independente dos pilotos...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrg reen:), mas as Discoverys só quando o cara é meio fraco!!!

grande abraço,

Sérgio Holanda
PS. agora vou almoçar...hehehehe


Luis
Parabéns, usando deste modo consciente com certeza terá terá muitas e muitas alegrias.

HOLANDA
Hoje , pela primeira vez, tive a satisfação de puxar uma TOYOTA encalhada até o chassi , e com o JPX da minha esposa. E , já puxei até Scania carreta (para pegar no tranco) com minha Band , mas , encalhado acho que foi o veículo mais pesado que já puxei usando apenas tração.
Toyota quebra, encalha, é só não usar direito!
Sergio , se duvidar , tenho fotos.

Alício
16/07/2007, 20:09
Ainda não abri o motor, assim que tiver o diagnostico posto aqui.

Um abraço
Alício

SÉRGIO HOLANDA
17/07/2007, 19:02
Grande Alício,

quando for abrir o motor, verifica os dutos internos de água, o radiador, a válvula termostática, junta do cabeçote, etc...





Ainda não abri o motor, assim que tiver o diagnostico posto aqui.

Um abraço
Alício

fl00ter
17/07/2007, 22:10
Boa Noite! Já faz um tempo que sou cadastrado no fórum, porem nunca participei de nenhuma discussão. Possuo uma Hilux 94 e assim como outros colegas estou com problemas com relação ao sistema de arrefecimento. O liquido do radiador esta voltando até o reservátorio chegando a transbordar sem o motor superaquecer. Já fiz de tudo (mandei limpar o radiador, troquei a tampa, válvula termostática....) e vou partir para a possibilidade da junta de cabeçote estar queimada ou alguma trinca no mesmo. Fiz uma expedição ao Peru no inicio do ano e durante algumas jornadas no deserto do atacama (ar seco, temp elevada, altitude) o motor superaqueceu algumas vezes, nos obrigando a parar, aguardar e completar com agua destilada+aditivo.

Gostaria da opinião de vocês porque na próxima semana levo ao mecanico para abrir o motor. :putz:

Agradeço desde já, Elias.

Luciano Almeida Silva
17/07/2007, 23:21
Flooter,

O seu veículo 94 é motor a diesel 2.8D ou a gasolina?

Onezimo Ribeiro
18/07/2007, 18:32
RESPONDI PARA O SERGIO E PASSO PARA OS COLEGAS:

Professor Sergio.

Desculpe ter te perturbado com isso, é que eu lí no forum que uma sw havia esquentado e o cara disse que não tinha visto nada de anormal e que a viatura havia começado a colocar agua de volta para o reservatório...

Isso me chamou a atenção porque embora a minha não tivesse esquentando, nunca esquentou até um pouco antes do meio do marcador de teemperatura, eu havia notado que o nível do reservatório tinha aumentado sem que eu tivesse colocado agua nele...

Uma outra diferença era que pela pirmeira vez quando abri a tampa do radiador ele não estava bem cheio e derramando, pegou 600 ml de agua.

Interessantemente estava exatamente trocando os óleos e iria trocar o liquido... foi ai que me deu o medo de já ter perdido o cabeçote, mas ela nunca chegou a esquentar.

Fui ao mecânico e ele disse quer poderia ser a tal valvula termostática ou o radiador entupido, funcionamos a viatura por um tempo enorme ela não eaquentava mais que o meio mas tambem não baixava a temperatura (isso ligada parada)...

Fui varetar o radiador e para surpresa minha, com 185000km, ele nunca tinha sido aberto, estava limpo sem nem um pingo de lama mas COM A PONTA DOS TUBOS QUASE QUE TOTALMENTE OBSTRUIDAS...

Recoloquei o radiador e a temperatura não passou mais de 1/4 do marcador de temp. e quando parava de acelerar ela ia para quase ZERO de temp. Ficou como quando comprei, andando devagar ela quase zera a temp.

Ainda pensei em trocar a tal valvula mas o meu mecanico não quiz. Deixei ela funcionamdo por mais de duas horas na oficina e ela não passou de 1/4 de temp.

Ai baixei a agua e coloquei o aditivo da TEXACO, 3 LITROS PARA ACHO QUE QUASE 7 DE AGUA.

Eu já havia notado há uma semana que ela estava trabalhando com uma temperatura acima do normal que era essa de quase no meio, e chegava rápido nesta temp. mas nunca passou. sabia quee tinha uma coisa errada mas, sabe como é, trabalho , milhares de outras preocupações e vc vai esquecendo...

GRAÇAS AO FORUM ABRI OS OLHOS ACHO QUE A TEMPO!!!!!

PRECISO FAZER MAIS ALGUMA COISA???????

GRANDE ABRAÇO COLEGA.

E AOS DEMAIS COLEGAS QUE TÃO SOLICITAMENTE ME AJUDARAM E CONTINUAM ME AJUDANDO.


Caro e JEFF e amigos, pelo que tenho lido neste tópico, a grande maioria dos relatos diz que o ponteiro marcador de temperatura em situação NORMAL, fica levemente abaixo do meio e não sai desta posição, em situação de normalidade na temperatura do motor. Ou seja nem sobe nem desce, mesmo parado com o motor em funcionamente. Posso lhes confirmar isto com o que acontece na minha ano 97 motor 1kzt.

Achei muito oportuno, o que o amigo JEFF falou o que lhe econteceu , após ter mandado "varetar" o radiador de sua sw4, aconteceu o seguinte, segundo seu relato: a temperatura não passou mais de 1/4 do marcador de temp. e quando parava de acelerar ela ia para quase ZERO de temp. Ficou como quando comprei, andando devagar ela quase zera a temperatura.

Não seria, então, o RADIADOR o vilão desta história, que por obstrução, esteja dificultando a passagem da água para a refrigeração do motor? mesmo efetuando a troca do líquido de errefecimento e água nos podrões aconçelhados pela Toyota, e a sugestão seria:

mandar "varetar" todos os Radiadores? Pensem nisso...

Um grande abraço,
Onézimo Ribeiro

SÉRGIO HOLANDA
18/07/2007, 19:24
:putz::putz::putz:

Grande Elias,



o superaquecimento do motor nas condi'ções que você falou é quase normal, fiz essa trilha do Atacama e tive um superaquecimento também, mas a 4.800mts de altitude e retirei a válvula termostática e não mais aqueceu, embora tenho certeza que o aquecimento aconteceu devido a adoção de uma turbina e com pressão muito alta, o que jogava pressão e ar muito quente no cabeçote e a essa altitude a água ferve em torno de 86graus...

SÉRGIO HOLANDA
18/07/2007, 19:36
:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x


Putz...agente fica puto as vezes...escreve pra caramba e quando posta só sai um pedaço....:(:(:(

Continuando Elias...agora mais resumido...

Eu comprei a SR5 99 e fiz uma viagem como a sua, mas antes de viajar, fui até o meu trabalho com a SR5 para ver seu comportamento na estrada, uma viagenzinha curta de 1.200km e mesmo tendo varetado o radiador, limpado e trocado o líquido o motor esquentou...então ao voltar para Recife troquei o radiador, comprei um da Visconde por R$1.200,00 e fiz toda a viagem sem broncas...apenas a 4.800mts de altitude e estando rodando a 1:30 ao meio dia e subindo sem parar de San Pedro para a fronsteira com a Argentina, com 700kg de carga mais os meus 200kg...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...e a pressão extra do turbo jogando muito calor no cabeçote...parei esperei baixar a temperatura e depois tirei a válvula termostática e voltei pra Recife sem bronca, só subia a temperatura em subidas longas e se eu enfiasse o pé, mas com a adoção breve de um intercooler isso vai acabar...

então talvez seja uma boa trocar seu radiador e da uma olhada sim na junta do cabeçote...quando fizer isso avisa aos seus compaheiros aqui do fórum o resultado da junta e se trocou o radiador e como ficou...

grande abraço,

Sérgio Holanda



:putz::putz::putz:

Grande Elias,




o superaquecimento do motor nas condi'ções que você falou é quase normal, fiz essa trilha do Atacama e tive um superaquecimento também, mas a 4.800mts de altitude e retirei a válvula termostática e não mais aqueceu, embora tenho certeza que o aquecimento aconteceu devido a adoção de uma turbina e com pressão muito alta, o que jogava pressão e ar muito quente no cabeçote e a essa altitude a água ferve em torno de 86graus...

JEFFCATUNDA
18/07/2007, 23:13
O motor da sw4...97/02, (1-kzt) pode dar problema de junta do cabeçote sem danificar o mesmo?

Qual seriam os sintomas disso??????

Pelo que leio parece que este cabeçote é feito é de merda...

Uma outra pergunta a todos os colegas que possuem sw4(97/02);

Façam um teste; pela manhã, retirem a tampa do radiador e observem se libera pressão, (como quando se abre uma lata de refrigerante) ou se simplesmente derrama um pouco de agua sem pressão...

qual das duas situações é a normal??????

Ou as duas são normais,,,,





:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x


Putz...agente fica puto as vezes...escreve pra caramba e quando posta só sai um pedaço....:(:(:(

Continuando Elias...agora mais resumido...

Eu comprei a SR5 99 e fiz uma viagem como a sua, mas antes de viajar, fui até o meu trabalho com a SR5 para ver seu comportamento na estrada, uma viagenzinha curta de 1.200km e mesmo tendo varetado o radiador, limpado e trocado o líquido o motor esquentou...então ao voltar para Recife troquei o radiador, comprei um da Visconde por R$1.200,00 e fiz toda a viagem sem broncas...apenas a 4.800mts de altitude e estando rodando a 1:30 ao meio dia e subindo sem parar de San Pedro para a fronsteira com a Argentina, com 700kg de carga mais os meus 200kg...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...e a pressão extra do turbo jogando muito calor no cabeçote...parei esperei baixar a temperatura e depois tirei a válvula termostática e voltei pra Recife sem bronca, só subia a temperatura em subidas longas e se eu enfiasse o pé, mas com a adoção breve de um intercooler isso vai acabar...

então talvez seja uma boa trocar seu radiador e da uma olhada sim na junta do cabeçote...quando fizer isso avisa aos seus compaheiros aqui do fórum o resultado da junta e se trocou o radiador e como ficou...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Onezimo Ribeiro
19/07/2007, 09:17
O motor da sw4...97/02, (1-kzt) pode dar problema de junta do cabeçote sem danificar o mesmo?

Qual seriam os sintomas disso??????

Pelo que leio parece que este cabeçote é feito é de merda...

Uma outra pergunta a todos os colegas que possuem sw4(97/02);

Façam um teste; pela manhã, retirem a tampa do radiador e observem se libera pressão, (como quando se abre uma lata de refrigerante) ou se simplesmente derrama um pouco de agua sem pressão...

qual das duas situações é a normal??????

Ou as duas são normais,,,,



Carao JEFF, fiz o teste que vc sugeriu. Ou seja. desenrosquei a tampa do radiador agora pela manhã e não havia nenhuma pressão nem derramou água.

obs: caso a sua esteja acontecendo de derramar água ou liberando pressão, pode ser que tenha ficado ar no sistema, após a colocação do novo líquido de arrefecimento juntamente com a água. Tente seguidamente liberar a tampa do radiador (opós esfriar, lógicamente) e faça nova avaliação.

Um grande abraço e boa sorte.

SÉRGIO HOLANDA
19/07/2007, 18:52
:pensativo::pensativo::pensativo:

Grande JEFF,

entendo seu preocupação e seu desabafo, mas como disse ao Alício, da só uma olhada nas MIT pra tu vê o que é cabeçote de "merda"...

na verdade os da MIT também são bons, mas as HPE foram uma "MERDA" grande que a MIT fez e a coisa ficou merda mesmo!!!

mas nosso negócio aqui são os 1KZT...

quando me referi a junta do cabeçote do nosso amigo Elias, estava naquele momento falando de um outro motor, pois a SW4 do Elias é 94 e não usa o mesmo motor das 97-02, na verdade pode, raramente, ter furado a junta do cabeçote em algum lugar, sem que pra isso ela teha queimado, pois queimada a junta ocorre o empeno do cabeçote e sua trinca...no caso como o dele tem mais de 13 anos e recebeu algum esquente controlado por ele, poderia estar mais fragilizada a junta e por isso se dá uma olhada, embora se o cabeçote estiver trincado ele vai perder água, pode perder óleo e outros problemas...

em relação a pressão, não é normal, pois o sistema não é 100% fechado, então o que deve estar ocorrendo é o que o nosso amigo Onezimo falou.

vou escrever abaixo um texto sobre o problema...

grande abraço,

Sérgio Holanda



O motor da sw4...97/02, (1-kzt) pode dar problema de junta do cabeçote sem danificar o mesmo?

Qual seriam os sintomas disso??????

Pelo que leio parece que este cabeçote é feito é de merda...

Uma outra pergunta a todos os colegas que possuem sw4(97/02);

Façam um teste; pela manhã, retirem a tampa do radiador e observem se libera pressão, (como quando se abre uma lata de refrigerante) ou se simplesmente derrama um pouco de agua sem pressão...

qual das duas situações é a normal??????

Ou as duas são normais,,,,

SÉRGIO HOLANDA
19/07/2007, 18:54
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo::pensativo:


Motor 1KZT (3.0TD)

Caros amigos do Fórum. Gostaria através, deste texto, passar alguns conhecimentos adquiridos sobre este motor das Hiluxs SW4 e SRV. Principalmente pelo fato conhecido de todos no que diz respeito ao cabeçote e esquente do motor.

Os motores a diesel trabalham com uma taxa de compressão elevadíssima. Quando o ar é comprimido na câmara de combustão a temperatura fica na faixa de 600graus e temos uma alta taxa de oxigênio, nesse momento é injetado o combustível, ocorrendo à explosão. Por trabalhar com temperatura alta e com taxa de compressão elevada os motores diesel são fabricados com ligas metálicas mais resistentes, o que os torna mais resistentes, duráveis e pesados. Logicamente que fazendo as devidas manutenções, este motores tem uma vida útil elevada, caso contrário o motor irá se desgastar mais rapidamente.

Existe uma reclamação em relação ao cabeçote do 1KZT de que quando aquecido este trinca. Quando a temperatura fica acima da normalidade por um período longo a junta do cabeçote queima e com isso o cabeçote empena e trinca. Esta afirmação está correta, mas não só no 1KZT, em qualquer motor a diesel que queime a junta do cabeçote vai acontecer este problema, na insistência pode estourar o motor.

O que acontece com os motores 1KZT, acontece mais frequentemente em outros, por-exemplo nos motores MIT quando ocorre o aquecimento o cabeçote trinca no primeiro cilindro, isso é mais freqüente em alguns motores do que em outros, mas todos que esquentam fazem isso. Nos 1KZT a trinca acontece no quarto cilindro.

O que devemos analisar é o porquê deste aquecimento, uma vez que a trinca é resultado disso. O que se observa mais frequentemente é a má utilização do veículo, como por exemplo conduzir por centenas de quilômetros a elevadas velocidades, lembrando que por se tratar de um motor a diesel e trabalhar com alta taxa de compressão o motor produz muito calor e o sistema de arrefecimento se não estiver 100% pode não conseguir manter a temperatura ideal e iniciar o aquecimento do motor, nesse momento se o condutor não verificar no painel, através do medidor de temperatura, o que está acontecendo e insistir na pisada o motor aquecerá a um nível que prejudicará o cabeçote e levará ao empeno e a trinca do mesmo. Outro exemplo de uso extremo é usar em off road em areia pesada, com o uso errado de um marcha e forçando demasiadamente o motor o sistema aquece.

O que eu quero dizer aqui é que se o uso extremo do motor for feito em qualquer tipo de marca/fabricante isso levará ao problema citado no texto. Agora porque os 1KZT? E não outros modelos? Primeiramente este motor é usado em SW4 desde 96 a 2002 e nas SRV de 2003 á 2005, sendo assim temos uma grande quantidade de veículos com estes motores. Em segundo, a quantidade de Toyotas Hiluxs SW4 e SRV são superiores aos concorrentes, de forma que por si só a probabilidade de acontecer problemas com estes modelos é maior, uma vez que também são modelos mais comercializados onde o numero de proprietários de um mesmo veículo é maior. Dessa forma temos de analisar quantos proprietários originais, ou seja, primeiro dono, passaram por problemas com o motor no período de garantia, onde teoricamente são feitas todas as revisões? E quem comprou esses veículos e tem certeza da sua origem bem revisada?

Outro fator importante é a geografia. O que quer dizer isso? Lembro que quando fui comprar minha primeira SW4, procurei uma com 2 anos de uso, pois minha verba não daria para uma zero e não estava dando nenhum carro na compra, mas uma coisa eu tinha certeza, não compraria uma SW4 que fosse proveniente dos Estados do CE e RN, e tinham muitas dessas na minha cidade para vender. Por que não comprar uma SW4 cearense ou potiguar? Logicamente que nessas cidades por possuírem dunas e centenas de quilômetros de praias lindas, a maioria dos compradores desses veículos certamente já fizeram uso 4x4 nessas dunas e praias e quem não sabe conduzir nesse tipo de terreno com certeza irá fazer mau uso dos veículos, utilizando de forma errada e ao extremo, principalmente naquela época, onde estavam entrando esses veículos com mais força em nosso mercado. Então o que vocês acham desse fator geográfico? Na minha cidade que usa esses carros, em sua maioria uma vez ou outra vai a um sitio ou fazendo, nada demais.

O que eu quero dizer aqui é que os motores 1KZT são muito bons, e por isso são bem utilizados e as vezes ao extremo e quando não fazemos manutenção correta ou usamos ao extremo e não observamos as conseqüências possíveis, com certeza teremos problemas, ou terão problemas os futuros proprietários. Uma vez trincado o cabeçote deve ser trocado, mas alguns preferem apenas soldar, mas isso não dura muito, no máximo alguns milhares de quilômetros e abre novamente.

Então, antes de condenarmos o motor devemos analisar todas as possibilidades, inclusive de um ex-dono ter abusado do mesmo, ou até mesmo nossa utilização e suas conseqüências.

Grande abraço,

Sérgio Holanda

JEFFCATUNDA
20/07/2007, 10:49
Depois de consultar 3 mecânicos veio a confirmação do óbvio; A minha viatura está sim com problemas de cabeçote.

O vazamento de ar para a agua é provavelmente proveniente de uma micro trinca que se pronuncia não com o aquecimento do bloco , mais com o uso contínuo, isso é, quando faço longos percursos.

Apesar de todos os 3 tentarem reproduzir o borbulhamento da agua do radiador aquecendo o motor nas oficinas, ela não aqueceu e não borbulhou por mais que ficasse acelerada em 2500/3000 giros por longos periodos.

Dentro da cidade, e mesmo na estrada, o funcionamento do motor, o consumo e a potencia são normais. A fuga de ar, que é nuito pequena, ocorre quando mantenho a viatura andando ou parada por algum tempo em uma temperatura ABAIXO UM POUCO DO MEIO DO MARCADOR, isso é, ela não precisa superaquecer para abrir esta provavel trinca...

Dois mecânicos acham que é resultado de desgaste natural da peça por corrosão e o terceiro acha que pode ter acontecido algo ANTES, com o antigo proprietário. Seja como for já estou com esta viatura já está comigo há 1 ano (faz um ano mês que vem), fica dificil responsabilizar o proprietario anterior já que por todo este período ela não apresentou nada de diferente do normal...

Eu sou o segundo dono e quando comprei o anterior havia feito toda a parte de força, com tudo original, por conta de um vazamento de óleo e, alem de nunca ter esquentado ela sempre foi muito disposta mesmo com bomba em calibração original( também foi revisada antes da venda). Peguei o motor amaciando, com 1000km pós-retífica e depois de amaciados nos outros 4000km ela ficou bem solta. Em estradas não recordo de nenhuma outra SW4 do modelo dela que não tenha ultrapassado ou acompanhado com facilidade, mesmo com os meus quatro filhos e esposa...

O certo é que tenho que trocar o cabeçote e isso é muito chato e CARO.

Onde encontro esta peça mais em conta colegas, na ARGENTINA?

Os que já passaram por isso podem me ajudar, me dar dicas???

Agradeço as ajudas.

JEFFCATUNDA
20/07/2007, 11:10
Um colega mecânico me ofereceu um cabeçote completo usado mas original, colocado no lugar por 3000 pillas...

Só cabeçote novo, aqui na NEWLAND, sai por Rs: 5.900,00...

Será que vale a pena?

Ele me dá as mesmas garantias da autorizada e já fiz serviços com ele de motor ( quando tinha uma bonanza TD) sem problemas...

É PLUG AND PLAY, retira o meu e coloca este outro completo...

Será que vale a pena?????

JEFFCATUNDA
20/07/2007, 11:15
Ia esquecendo, o mecânico que desconfiou de que já poderia ter acontecido algo ao cabeçote levantou esta hipótese por conta da viatura estar sem a valvula termostática, só isso.

Fui a oficina que fez o motor e o dono me disse que não foi mechido na parte do cabeçote porque não havia necessidade...

JEFFCATUNDA
20/07/2007, 11:17
Existe a possibilidade de que com o reparo deste bloco e a troca de todo este sistema tenha forçado demais o cabeçote que segundo o próprio mecânico informa, ainda é o original e não foi avaliado com teste de trinca???

joão k. chikui
20/07/2007, 12:49
Grande JEFF
Desculpe companheiro , não possuo SW4 , mas tenho este motor num Jota , por isto posto aqui. sei que alguns devem pensar que só deve postar respostas quem realmente é especialista, como vc tem a opção de simplesmente não ler, vou dar minha humilde opinião:
Já pensou na possibilidade de simplesmente não ser nada e vc estar "procurando chifre na cabeça de cavalo??" .Já pensou que esse vácuo que está formando no seu vaso de expansão ser fruto de contração do líquido refrigerante pelo efeito de temperatura ou de um levíssimo vazamento no radiador ou mangueiras, daquelas que se leva 1 mes para achar???
JEFF,Um cliente chato,porém podero$$$o, de um certo mecanico,, mandou abrir o motor e cabeçote da DEF 110 , alem de radiador,3 vezes, simplesmente porque não conformava que no plano e na reta marcava "X" , quando pegava serra , subia para "X+ 5 a 6 graus" , mas ainda dentro da normalidade.Segundo ele , a lenda não poderia aquecer?? No fim foi resolvido pelo esperto do meca : Diminuiu a sensibilidade do termômetro!! KKKKK
Se ainda não mexeu na tua SW4 , eu ainda não mexeria.
Por MP poderia dar algumas dicas mais controversas.

JEFFCATUNDA
20/07/2007, 14:25
Desculpe, é PREZADO JOÃO.

Uma das melhores coisas deste forum é exatamente a ajuda cordial que recebemos de todos, como se realmente fossemos uma grande familia.

Agradeço as tuas palavras e te digo que um dos mecânicos falou a mesma coisa. Disse que existe o problema mas que eu deveria andar mais um pouco(observando sempre a agua) para ver no que vai dar...

Segundo ele, tanto faz uma paquena quanto uma grande trinca e, como milagres existem, pode ser outra coisa...

Tenho este problema; sempre me praparo para o pior pois acho que assim tudo que der certo é lucro....

Vá entender as loucuras de cada ser humano... fazer o que né?

Vamos esperar que os EXPERTS dêem as suas opiniões e, enquanto isso estou seguindo seu conselho e catando grana para pagar o prejú...

MUITO OBRIGADO AMIGO!





Grande JEFF
Desculpe companheiro , não possuo SW4 , mas tenho este motor num Jota , por isto posto aqui. sei que alguns devem pensar que só deve postar respostas quem realmente é especialista, como vc tem a opção de simplesmente não ler, vou dar minha humilde opinião:
Já pensou na possibilidade de simplesmente não ser nada e vc estar "procurando chifre na cabeça de cavalo??" .Já pensou que esse vácuo que está formando no seu vaso de expansão ser fruto de contração do líquido refrigerante pelo efeito de temperatura ou de um levíssimo vazamento no radiador ou mangueiras, daquelas que se leva 1 mes para achar???
JEFF,Um cliente chato,porém podero$$$o, de um certo mecanico,, mandou abrir o motor e cabeçote da DEF 110 , alem de radiador,3 vezes, simplesmente porque não conformava que no plano e na reta marcava "X" , quando pegava serra , subia para "X+ 5 a 6 graus" , mas ainda dentro da normalidade.Segundo ele , a lenda não poderia aquecer?? No fim foi resolvido pelo esperto do meca : Diminuiu a sensibilidade do termômetro!! KKKKK
Se ainda não mexeu na tua SW4 , eu ainda não mexeria.
Por MP poderia dar algumas dicas mais controversas.