PDA

Ver Versão Completa : Problemas no marcador de combustível



lordjonathas
27/08/2009, 16:49
Olá pessoal, sou novo aqui e também tenho pouco conhecimento sobre mecânica. Tenho um sportage 2000 turbo interculer diesel e o marcador de combustível está com problema ele não está marcando, travado em 1/4 de combustível. O que poderia ser? Agradeço as sugestões que puderem dar.

Abraço a todos.

Nava
27/08/2009, 22:27
Desmonte e veja se nã é mau contato ou sujeira enroscando, ou até a boia furada...
Depois conta pra gente o que deu.

Nisito BH-MG
27/08/2009, 23:43
Olá pessoal, sou novo aqui e também tenho pouco conhecimento sobre mecânica. Tenho um sportage 2000 turbo interculer diesel e o marcador de combustível está com problema ele não está marcando, travado em 1/4 de combustível. O que poderia ser? Agradeço as sugestões que puderem dar.

Abraço a todos.

O marcador da minha parou de funcionar com meses depois que comprei, agora tá travdo com o tanque cheio, mesmo quando desligo o carro o ponteiro nem treme.

Se ao desligar ou encher o tanque oponteiro nem mecher com certeza o problema é o mesmo.

Já mandei olhar o problema, é a troca ou a daptação de outro marcador mesmo.( a bobina funciona, o problema está no eixo, mas para arrumar tem de retirar a bobina e quebrar a parte de plástico, mesmo assim não tem garantia de que volte a funcionar). Pelo menos o sistema de fixação e disposição do relógio é o mesmo para a maioria dos carros. Menos Fiat. Mas não medi a resistencias das bobinas para poder comprar outro.
Me viro bem com o odometro.

EDuarte
28/08/2009, 09:03
Nisito e lordjonathas, quando desliga a chave o marcador não mexe mesmo é normal, tire a tampa que tem embaixo do banco traseiro e com o contato ligado desligue o fio da boia, o ponteiro tem que baixar, depois encoste o fio no terra e o ponteiro tem que subir, se isso acontecer o problema é na boia.
[]s
(DU)

lordjonathas
28/08/2009, 10:20
Pessoal, obrigado pelas sugestões. Estou impressionado rpz, eu pensei que ia demorar uma eternidade pra conseguir um retorno de vocês, mas pelo visto interagem mesmo no forum, isso é muito bom. Vou fazer os teste amanhã que tenho mais tempo livre. Ontem a noite quando fui ligar o carro surgiu outro problema, o carro dá partida mas não pega... tipo assim: faz o barulho como se fosse pegar mais não sai disso. Vocês teriam alguma sugestão do que pode ser?
Desde já agradeço a atenção de todos.

Lucena04
28/08/2009, 10:48
Pessoal, obrigado pelas sugestões. Estou impressionado rpz, eu pensei que ia demorar uma eternidade pra conseguir um retorno de vocês, mas pelo visto interagem mesmo no forum, isso é muito bom. Vou fazer os teste amanhã que tenho mais tempo livre. Ontem a noite quando fui ligar o carro surgiu outro problema, o carro dá partida mas não pega... tipo assim: faz o barulho como se fosse pegar mais não sai disso. Vocês teriam alguma sugestão do que pode ser?
Desde já agradeço a atenção de todos.
Pode ser um monte de coisa, poderíamos até fazer um "bolão" com o pessoal aqui do fórum para premiar quem advinhar :mrgreen:.

Vou dar minha sugestão: Problema com a bomba de combustível (mal contato ou queimada)
Tive um problema parecido com a minha parati e era o distribuidor que estava rachado, mas acho que na Sportage isso deve ser mais difícil de acontecer.

Marcos Vaz
28/08/2009, 11:46
Aproveitando o ensejo pergunto aos amigos se alguém sabe onde consigo aquele sensor que fica preso perto da bóia marcando o nível.
É aquele que acende uma bomba de combustível no painel quando o carro entra na reserva.
O meu não funciona, só acende quando ligo o carro mas não acende quando o nível está baixo.
Ou será algum problema?



Abraços

lordjonathas
28/08/2009, 12:28
Aê aceito a sugestão do Lucena, quem quiser participar do bolão vai chutando aê que no final eu digo quem acertou, porque os mecânicos aqui de Natal/RN são péssimos de bolão....kkkkkkk
Valeu pessoal obrigado pelas dicas.
Flws.

MarcSport
29/08/2009, 05:15
Na minha aconteceu a mesma coisa, após rodar por várias horas em uma estrada muito esburacada no sertão da Bahia a boia se soltou da resistência, bastou retirá-la e conectar novamente a vareta com a boia.

Nava
30/08/2009, 23:17
A minha tb nsao acende a luz de reserva...

Costa Junior
31/08/2009, 12:31
Aê aceito a sugestão do Lucena, quem quiser participar do bolão vai chutando aê que no final eu digo quem acertou, porque os mecânicos aqui de Natal/RN são péssimos de bolão....kkkkkkk
Valeu pessoal obrigado pelas dicas.
Flws.


Oi, LordJonathan.
Também moro em Natal e faço os serviços da minha sportage com um mecanico que até aqui, tem me deixado satisfeito. Fica ali na Rua Antonio basílio, (lateral do Hiper bom preço da Prudente de Morais e do supermercado Nordestão. É a mesma do Armazém Pará) após a Av. 6, segundo quarteirão do lado direito. É um galpão grande. Ele trabalha com importados e o nome dele é JÕ. Estou prestes a fazer o motor da minha, que é diesel turbo, 2001 e vou fazer com ele. Faça uma visita, pode ser que vc goste.
Costa Junior

mbm4x4
31/08/2009, 20:05
A minha também não acende...:-|


A minha tb nsao acende a luz de reserva...

Júlio C. A. Santos
31/08/2009, 20:15
Onde o ponteiro precisa estar pra aceder a luz? Nunca andei na reserva. :mrgreen:

Abraço

Nisito BH-MG
03/09/2009, 10:34
Nisito e lordjonathas, quando desliga a chave o marcador não mexe mesmo é normal, tire a tampa que tem embaixo do banco traseiro e com o contato ligado desligue o fio da boia, o ponteiro tem que baixar, depois encoste o fio no terra e o ponteiro tem que subir, se isso acontecer o problema é na boia.
[]s
(DU)

Resolví o problema do marcador da minha. O ponteiro quando desliga o carro abixa sim. O problema segundo o cara que arrumou é que o mecanismo interno fica duro e não tem força o suficiente para "zerar" quando está sem energia.

PS. Paguei 110,00 com garantia de 3 meses, mas ele não quis me informar o que fez, nem mesmo se foi a troca da peça.:odedo:

Glaicon
03/09/2009, 10:57
Onde o ponteiro precisa estar pra aceder a luz? Nunca andei na reserva. :mrgreen:

Abraço

O ponteiro da minha funciona mesmo com o carro desligado.
A luz acende entre o zero e 1/4 do marcador.
Pelas médias de consumo tiradas, ele marca correto, pois acende quando o carro já rodou 515 a 530 Kms.
Prefiro rodar até esta média para sempre estar com o combustível novo.
Isto evita a produção de água no tanque e no filtro de combustível.:concordo:

EDuarte
03/09/2009, 11:03
Resolví o problema do marcador da minha. O ponteiro quando desliga o carro abixa sim. O problema segundo o cara que arrumou é que o mecanismo interno fica duro e não tem força o suficiente para "zerar" quando está sem energia.

PS. Paguei 110,00 com garantia de 3 meses, mas ele não quis me informar o que fez, nem mesmo se foi a troca da peça.:odedo:
Estranho, no proprio manual diz que quando desliga a chave o marcador fica estatico, quando enche o tanque o ponteiro continua parado, so volta a funcionar marcando cheio quando ligo o contato. Deve ter diferença nos modelos/ano, o importante é que conseguiu resolver.
[]s
(DU)

Glaicon
21/09/2009, 10:21
Onde o ponteiro precisa estar pra aceder a luz? Nunca andei na reserva. :mrgreen:

Abraço

Olha a luz acesa aí, ó.
Estava com 500 Kms rodados, já considerando os 6,5% à mais por causa do tamanho dos pneus.
Estava numa fila anda-pára-anda-pára por 20 minutos, e olha o ponterio da temperatura.
Côsa linda!:mrgreen::mrgreen:

André Slaski
22/09/2009, 17:40
Pessoal, nesse final de semana o nível de combustível da minha Sptg foi quase á zero por distração minha e o marcador não ligou luz de alerta. A minha Sptg 97/98(Álcool) trabalha com marcador estático quando desligo a chave e quando completa o tanque o ponteiro continua parado também e volta á funcionar e marca o tanque cheio quando ligo o contato isso devagar.
Eu queria reparar esse problema, pois a minha SPTG tem um consumo ""violento"" e tenho que ficar em constante atenção quanto ao nível do combustível no tanque. Abraço

Nava
22/09/2009, 17:59
Andre,a boia ta com mau contato ou outro problema. Se a luz acender qdo vc vira a chave, vá direto la.

Marcos Vaz
23/09/2009, 10:55
Andre,a boia ta com mau contato ou outro problema. Se a luz acender qdo vc vira a chave, vá direto la.

Oi Nava, poderia me explicar melhor isso?
A minha está assim mesmo, quando viro a chave a luz do marcador de combustível acende, mas quando o tamque esta vazio a luz não acende. O que pode ser?
Sei que lá perto da boia existe um sensor com um fio que liga direto no chicote da boia;
Não sei se este sensor está com problema, ele deve trabalhar como uma boia tubular, quando o nível está baixo ele desce e aciona a luz, quando o nível está alto ele sobe e apaga a luz.

LoreBonora
11/10/2009, 20:31
O meu problema com o sensor é justamente o oposto... ele fica aceso direto, não apaga nunca independente que eu esteja com o tanque cheio ou quase na reserva.
Alguem tem alguma sujestão de como alucionar isso?

Nava
12/10/2009, 18:10
Demnotar e testar o que tá enroscado ai que fica ligado direto...é na bóia.

HUMBERTO FILHO
29/08/2010, 01:18
Amigos, há algum sensor de outro carro ou até mesmo da besta que possa substituir o da minha sportage 99 a gasolina, pois ela não marca reserva, alguem pode me dizer!!!!!! Obrigado.

cegandrade
30/10/2010, 15:40
Tambem estou com o mesmo problema, o combustivel esta acabando quando chega em 1/4.

Henrique Petropolis
30/10/2010, 23:53
Amigos, há algum sensor de outro carro ou até mesmo da besta que possa substituir o da minha sportage 99 a gasolina, pois ela não marca reserva, alguem pode me dizer!!!!!! Obrigado.

Voce ja viu se a lampada da reserva ta solta ,queimada ou terminal solto ?
e existe nova para repor em torno de 350,00 ,mas no ML se pode comprar de Sportage batidas e com vantagem de serem 100% original !!!

Boa Sorte!!

cegandrade
16/11/2010, 21:41
Boa Noite
Hoje nao fiquei a pé por causa do gnv.
Começou um fedor de gasolina terrivel dentro do carro.
Desliguei o fusivel da gasolina e rodei com o gnv.
Chegando em casa levantei o banco trazeiro e encontrei uma das mangueiras furada.
Como ja estava com a mao na massa, ou melhor na boia, resolvi retirar e ve o que tinha de errado com o marcador.
No meu caso ela parava em 1/4.
Quando retirei a boia notei que na agulha de marcação estava magnetisada e cheia de fios de aço. Nao sei de onde veio mais eles estavam dando contatos fora de posição.
Limpei tudo, mais notei que o trilho ja esta gasto.
Fiz o teste ligando ela fora do tanque e ficou quase perfeito. Ela agora esta retornando a quase zero, ja é bem melhor do que 1/4 e vai dar mais tempo para comprar uma.

cdias
17/11/2010, 09:26
Caros amigos, a luz da reserva da minha sportage não acende hora nenhuma, nem quando liga. Antes de tirar a bóia, alguém sabe me dizer se tem algum fusível que eu possa verificar para ver se está queimado.

cegandrade
17/11/2010, 10:01
Caros amigos, a luz da reserva da minha sportage não acende hora nenhuma, nem quando liga. Antes de tirar a bóia, alguém sabe me dizer se tem algum fusível que eu possa verificar para ver se está queimado.

Pelo que vi nos meus testes é um fusivel so para tudo e o sensor da reserva é soldado e nao sei se seria possivel a troca somente dele.

Rubinho Recife
13/08/2012, 21:43
Amigo,
To precisando trocar o sensor de nivel, nao encontro nem o original nem alguem que tenha adaptado algum,
minha viatura é uma SPT gran diesel 2000...
alguem ja adaptou um sensor ?
vi uma resposta aqui dizendo que adaptou de opala... mas nao disse como nem postou fotos.

abraço e como dizem: LAMA

EEDGARD
06/01/2013, 23:54
Olá amigos, o sensor da minha SPT Grand 02/03 travou acima de 1/2 tq, queria retira-la para ver se consigo conserta-la, vcs podem me dizer onde se localiza a boia ?

EEDGARD
07/01/2013, 00:22
Olá amigos, a bóia da minha SPT Grand Turbo 03 travou acima de 1/2 TQ, o que pode ser ?

cegandrade
07/01/2013, 07:24
Reclinando o banco trazeiro todo para frente, tem uma tampa no fundo do carro que da acesso ao tanque.

Djalma colombo
07/01/2013, 09:46
Amigos, a minha tinha travado em meio tanque, mas era só a boia, porem não marca reserva e a lampada não esta queimada!

Luiz Gaucho
01/03/2013, 09:08
Bom dia gurizada,

Preciso trocar a boia de combustível da minha SPTG 99 (Gasolina) e fiquei apavorado com os preços no ML. Cerca de R$ 500,00. É isso mesmo ??? Alguém pode me informar onde posso encontrar mais em conta ?

Obrigado,

Luiz

Tiagoniches
02/03/2013, 20:49
Buenas companheiros!

Pois bem... A minha 2000 tdi não acende luz de reserva nem quando liga a chave... Cheguei perto do final do tanque e tbm não acendeu... É possível que esta luz não exista?
Outra coisa... O ponteiro demora uma década pra subir quando abasteço... Se estiver quase vazio e eu abastecer mais de meio tanque, dá pra rodar mais de 1 km até ele subir no nível do combustível. O que me intriga, é que subindo serra, quando oscila entre subidas e descidas, o danado do ponteiro oscila pra caramba, mas, no plano, fica paradinho no lugar....

Mais uma pergunta básica para todos: Para sangrar a água do diesel, é naquela bombinha no lado do motorista, na parte de trás do cofre, acima de um filtro? Tem que bombear ou ela deve escorrer? Motor totalmente frio ou pode ser pouco depois de desligar?

Abraço!

Marcus Pereira
02/03/2013, 22:41
Quanto a sangria da água do diesel, deve ser feita por uma válvula de purga situada na parte inferior do filtro, nada a ver ser o motor está quente ou frio, essa bombinha que vc citou serve pra eliminar ar do circuito do diesel após uma troca de filtro por exemplo, mas vc pode evitar a entrada de ar enchendo o filtro novo de diesel antes de montá-lo.
Abç!

Tiagoniches
03/03/2013, 02:00
Opa Marcus! Obrigado pela elucidação! Amanhã irei procurar esta válvula e fazer a drenagem da água.
Abraço

Batalha1984
16/06/2013, 22:32
Nobres, peguei minha vtr sexta e o ponteiro estava no mico... Enconstei no posto e ja tive o primeiro susto: mandei encher o tanque e vazou gasolina pelo tanque. Segundo o frentista, é por conta de um "suspiro", que seria normal. Ok, nao engoli, mas nao tinha quem consultar na hora. Liguei o carro, calibrei os pneus e sai: o ponteiro continuou la embaixo... Deu cemzao de gasosa... Presumi q a boia nao estava funfando e q ainda tinha gasolina no tanque antes de ir abastecer... Pssado uns 10 min, vi q o ponteiro havia subido ate 3/4 de cheio... Agora nao sei mais nada... O que pode ser? Viajei e andei bolas com a vtr e ja ta com o ponteiro la embaixo...

cegandrade
17/06/2013, 07:37
Nobres, peguei minha vtr sexta e o ponteiro estava no mico... Enconstei no posto e ja tive o primeiro susto: mandei encher o tanque e vazou gasolina pelo tanque. Segundo o frentista, é por conta de um "suspiro", que seria normal. Ok, nao engoli, mas nao tinha quem consultar na hora. Liguei o carro, calibrei os pneus e sai: o ponteiro continuou la embaixo... Deu cemzao de gasosa... Presumi q a boia nao estava funfando e q ainda tinha gasolina no tanque antes de ir abastecer... Pssado uns 10 min, vi q o ponteiro havia subido ate 3/4 de cheio... Agora nao sei mais nada... O que pode ser? Viajei e andei bolas com a vtr e ja ta com o ponteiro la embaixo...

Na minha nunca marcou direito, ando na sorte, rsrsrsrsrs. No caso da minha a boia so marca de 1/4 para cima, com isso mudei a marca de zero para 1/4. Sobre o vazamento eu já tive esse problema, so que não meu caso a animal do frentista não viu e deixou vazando, quando notei que ele estava desarmando a bomba e forçando para enxer fui dar uma olhada e meu dinheiro estava escorrendo pelo chão. Para resolver reapertei a tampa do tanque que é de rosca e estava soltinha.

Batalha1984
18/06/2013, 00:24
No meu caso nao foi gaolina pelo suspiro, e sim na mangueira q sai do bocal para o tanque de combustivel. A gasolina vazava antes de chegar no tanque... Lindo...

mflaviorodrigues
24/01/2014, 12:46
Pessoal tem algum segredo para encaixar a bomba de volta ao tanque, eu coloquei um sensor magnético no lugar do sensor de reserva (luzinha amarela do painel) fora do tanque funciona tudo perfeito, mais quando encaixo no tanque o ponteiro do combustível fica travado em 1/2 tanque, já desmontei e montei 3X, e com fora do tanque funciona tudo perfeito coloco o kit no tanque pronto ponteiro travado.

ANDREWKDT
04/03/2014, 16:38
Pessoal, com vcs tbm acontece isto: quando ligo o ar o ponteiro do combustivel sobe um pouquinho, se desligo o ar ele volta ao normal...

mflaviorodrigues
05/03/2014, 11:29
Pessoal, com vcs tbm acontece isto: quando ligo o ar o ponteiro do combustivel sobe um pouquinho, se desligo o ar ele volta ao normal...
Comigo Não

testa o Aterramento da bomba, fica em baixo do Banco Traseiro, vai ter um recorte no carpete, embaixo do recorte uma tampa em um dos parafusos deve ter um fio aterrado, vê se esta legal

ANDREWKDT
05/03/2014, 15:51
Só que a minha é turbo diesel. Tem bomba no tanque tbm???

eduardommelo
04/06/2014, 11:48
Só que a minha é turbo diesel. Tem bomba no tanque tbm???


Tem não, a bomba injetora é que puxa o diesel.

willys59
05/06/2014, 08:30
Bom dia pessoal.
Perguntinha básica. A minha é uma 97 gasosa. O ponteiro de combustível mexe bem pouquinho, entre 1/4 e 1/2 tanque. Mas quando desligo a chave, ele não desce.
Dúvida.........
Esse bendito ponteiro, com a chave desligada, tem que descer até o vazio, ou ele fica parado marcando a gasolina sempre?????????
Tô na dúvida se mexo na bóia ou no painel pra ver se o ponteiro não tá travado......

EDuarte
05/06/2014, 09:04
Bom dia pessoal.
Perguntinha básica. A minha é uma 97 gasosa. O ponteiro de combustível mexe bem pouquinho, entre 1/4 e 1/2 tanque. Mas quando desligo a chave, ele não desce.
Dúvida.........
Esse bendito ponteiro, com a chave desligada, tem que descer até o vazio, ou ele fica parado marcando a gasolina sempre?????????
Tô na dúvida se mexo na bóia ou no painel pra ver se o ponteiro não tá travado......

Qdo desliga a chave o ponteiro fica parado na mesma posição.

[]s
(DU)

willys59
05/06/2014, 21:50
Obrigado EDuarte.

Vou ver se o problema não é na bóia do tanque, ou se ela está enroscada. Se não for isso, vou para o painel...

willys59
21/06/2014, 22:04
E ai pessoal. Consertei o marcador de combustível da minha Sportage. Abri o tanque e a bóia estava enroscada no pré filtro da bomba. Também descobri que a tampa da bomba tem vários encaixes, mas só de uma forma vai funcionar, pois o tanque tem várias divisórias dentro dele, e fica muito fácil enroscar a bóia nestas divisórias. Também descobri que a lâmpada que indica a reserva no painel está ligado diretamente na bóia. Quando a bóia marca 1/6, a luz ascende.

João Cristiano Rodrigues
21/06/2014, 22:47
E ai pessoal. Consertei o marcador de combustível da minha Sportage. Abri o tanque e a bóia estava enroscada no pré filtro da bomba. Também descobri que a tampa da bomba tem vários encaixes, mas só de uma forma vai funcionar, pois o tanque tem várias divisórias dentro dele, e fica muito fácil enroscar a bóia nestas divisórias. Também descobri que a lâmpada que indica a reserva no painel está ligado diretamente na bóia. Quando a bóia marca 1/6, a luz ascende.

Rapaz que notícia boa, estou sofrendo com o mesmo problema. O Eduarte me explicou onde fica o acesso ao tanque, mas eu não consegui chegar lá. Como você tirou o banco? Teve que desparafusar? Eu tentei levantar o meu, mas nem mexe. Me de uma luz ai, amanhã vou tentar ter acesso para ver se dou a mesma sorte que você deu e quem sabe coloco mais uma coisa pra funcionar. Hoje fiquei a pé por falta de combustível, sendo que marcava mais de 1/4. Minha luz de reserva nunca acendeu. A minha medida de combustivel as vezes zera, mas na maioria das vezes se mantem no mesmo lugar, um pouco acima de 1/4. Com certeza o meu esta com problemas.

Djalma colombo
22/06/2014, 21:55
João, nos encostos do banco traseiro na parte superior existe um puxador de cada lado, puxe-os para rebater o encosto e levante o assento, o acesso ao tanque fica embaixo do assento, tem um recorte no carpet de uns 15x15cm!

willys59
23/06/2014, 00:41
Rapaz que notícia boa, estou sofrendo com o mesmo problema. O Eduarte me explicou onde fica o acesso ao tanque, mas eu não consegui chegar lá. Como você tirou o banco? Teve que desparafusar? Eu tentei levantar o meu, mas nem mexe. Me de uma luz ai, amanhã vou tentar ter acesso para ver se dou a mesma sorte que você deu e quem sabe coloco mais uma coisa pra funcionar. Hoje fiquei a pé por falta de combustível, sendo que marcava mais de 1/4. Minha luz de reserva nunca acendeu. A minha medida de combustivel as vezes zera, mas na maioria das vezes se mantem no mesmo lugar, um pouco acima de 1/4. Com certeza o meu esta com problemas.
João, pra rebater o banco ele dobra inteiro, encosto e assento.
A minha não tem as travas em cima do encosto do banco traseiro, então eu uso uma chave de fenda para soltar as travas do encosto pelo lado do porta malas.

João Cristiano Rodrigues
10/07/2014, 16:08
João, pra rebater o banco ele dobra inteiro, encosto e assento.
A minha não tem as travas em cima do encosto do banco traseiro, então eu uso uma chave de fenda para soltar as travas do encosto pelo lado do porta malas.

Obrigado, consegui ter acesso. Porém desistir de mexer pois os parafusos são antigos e estão muito oxidados então fiquei com medo de mexer e piorar as coisas. O que fiz foi completar o tanque e vi que ele sobe normalmente mas nao chegar no ultimo ponto, chega sempre no penúltimo, com o tanque cheio até a tampa. Vai entender né??? E as vezes ele fica marcando 1/4 mesmo com o tanque cheio, mas do nada volta a marcar correto (cheio). Vou deixar assim mesmo e ficar completando o tanque sempre.

willys59
10/07/2014, 22:17
Obrigado, consegui ter acesso. Porém desistir de mexer pois os parafusos são antigos e estão muito oxidados então fiquei com medo de mexer e piorar as coisas. O que fiz foi completar o tanque e vi que ele sobe normalmente mas nao chegar no ultimo ponto, chega sempre no penúltimo, com o tanque cheio até a tampa. Vai entender né??? E as vezes ele fica marcando 1/4 mesmo com o tanque cheio, mas do nada volta a marcar correto (cheio). Vou deixar assim mesmo e ficar completando o tanque sempre.

João, com certeza a sua bóia está enroscando em alguma coisa dentro do tanque. Na maioria das vezes, a haste que prende a bóia enrosca no pré-filtro, ou então, nas divisórias dentro do tanque. Não desanime. Tente tirar os parafusos, se não sair, tire na talhadeira e troque todos. Ali pega muito barro. E já aproveite pra dar uma olhada no pré-filtro da bomba. com certeza, a sua bóia está funcionando, o problema é que ela está enroscando em alguma coisa......

jssass
18/07/2014, 19:39
Boa noite Srs.
acabei de sair de um Renault Scenic 2.0 16V 2002 para uma Sportage 2.0 16V ano 98/99, estou gostando muito do carro mas o ultimo dono era relaxado não cuidou muito bem e agora estou tentando colocar ela de pé de novo, muitas das informações postadas aqui estão sendo de grande ajuda e desde já parabeniso e agradeço a todos! Como está informação do ponteiro da gasolina ficar marcando após desligar a chave, obrigado Eduarte e abraço a todos!

andersoncolares
08/08/2014, 18:02
João, com certeza a sua bóia está enroscando em alguma coisa dentro do tanque. Na maioria das vezes, a haste que prende a bóia enrosca no pré-filtro, ou então, nas divisórias dentro do tanque. Não desanime. Tente tirar os parafusos, se não sair, tire na talhadeira e troque todos. Ali pega muito barro. E já aproveite pra dar uma olhada no pré-filtro da bomba. com certeza, a sua bóia está funcionando, o problema é que ela está enroscando em alguma coisa......

O meu nunca marcou tanque cheio nem acendeu luz de reserva. Marca sempre 1/4 abaio do que tem, assim me acostumei a controlar o reabastecimento. Então quer dizer que a luz de reserva existe? Pensei que fosse lenda, hehehe. Qualquer dia desses vou tirar a tampa e ver porque minha bóia não marca de forma correta. Abraços a todos.

Julio Cesar Bernabe
19/05/2015, 14:57
Pessoal, há alguma novidade sobre esse tema. A minha é GNV, mas a falta do marcador é terrível, pois andando com dois combustíveis, fica complicado fazer a média para estimar o quanto há no tanque.... vou iniciar minha saga para resolver esse problema.

mflaviorodrigues
21/05/2015, 08:57
Pessoal eu coloquei na minha viatura a boia do Opala
essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656666818-sensor-de-nivel-boia-do-tanque-opala-8284-alcool-84-litro-_JM

eu prendi ela no lugar da boia original com cola silkafles e com fita helerman (aquela braçaderirinha de plastico) depois de presa eu só tive que entortar o ferrinho que segura o isopodor da boia para ficar igual a da boia original

isso ja tem uns 4 meses e esta tudo OK, a unica coisa que eu notei, e que do tanque cheio para o meio tanque vai rapidinho, mais do meio tanque para reserva demorra mais, uma fez vis o teste, peguei um galaozinho com 5 litros de etanol, e antei com a viatura na reserv até acabar o combustivel, e realmente quando o ponteiro esta no finalzinho do tanque acabou o combustivel, ai coloquei os 5 litros e andei até o posto enchi o tanque e o ponterinho foi até tanque cheio.

o que mais da trabalho e recolocar o conjunto dentro do tanque pois o sensor do opala e um pouco maior então da mais trabalho, tirando isso vai de boa.

Julio Cesar Bernabe
21/05/2015, 10:41
Pessoal eu coloquei na minha viatura a boia do Opala
essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656666818-sensor-de-nivel-boia-do-tanque-opala-8284-alcool-84-litro-_JM

eu prendi ela no lugar da boia original com cola silkafles e com fita helerman (aquela braçaderirinha de plastico) depois de presa eu só tive que entortar o ferrinho que segura o isopodor da boia para ficar igual a da boia original

isso ja tem uns 4 meses e esta tudo OK, a unica coisa que eu notei, e que do tanque cheio para o meio tanque vai rapidinho, mais do meio tanque para reserva demorra mais, uma fez vis o teste, peguei um galaozinho com 5 litros de etanol, e antei com a viatura na reserv até acabar o combustivel, e realmente quando o ponteiro esta no finalzinho do tanque acabou o combustivel, ai coloquei os 5 litros e andei até o posto enchi o tanque e o ponterinho foi até tanque cheio.

o que mais da trabalho e recolocar o conjunto dentro do tanque pois o sensor do opala e um pouco maior então da mais trabalho, tirando isso vai de boa.

Obrigado pela dica.... vou considerar....

Julio Cesar Bernabe
21/05/2015, 11:09
Vou verificar a minha essa semana. em outro post, tem a sugestão de adaptar a do opala. alguém já fez isso?

Julio Cesar Bernabe
21/05/2015, 11:10
Esse é o post de outro colega:

"Pessoal eu coloquei na minha viatura a boia do Opala
essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-84-litro-_JM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-656666818-sensor-de-nivel-boia-do-tanque-opala-8284-alcool-84-litro-_JM)

eu prendi ela no lugar da boia original com cola silkafles e com fita helerman (aquela braçaderirinha de plastico) depois de presa eu só tive que entortar o ferrinho que segura o isopodor da boia para ficar igual a da boia original

isso ja tem uns 4 meses e esta tudo OK, a unica coisa que eu notei, e que do tanque cheio para o meio tanque vai rapidinho, mais do meio tanque para reserva demorra mais, uma fez vis o teste, peguei um galaozinho com 5 litros de etanol, e antei com a viatura na reserv até acabar o combustivel, e realmente quando o ponteiro esta no finalzinho do tanque acabou o combustivel, ai coloquei os 5 litros e andei até o posto enchi o tanque e o ponterinho foi até tanque cheio.

o que mais da trabalho e recolocar o conjunto dentro do tanque pois o sensor do opala e um pouco maior então da mais trabalho, tirando isso vai de boa."

andersoncolares
08/06/2015, 13:22
Esse é o post de outro colega:

"Pessoal eu coloquei na minha viatura a boia do Opala
essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-84-litro-_JM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-656666818-sensor-de-nivel-boia-do-tanque-opala-8284-alcool-84-litro-_JM)

eu prendi ela no lugar da boia original com cola silkafles e com fita helerman (aquela braçaderirinha de plastico) depois de presa eu só tive que entortar o ferrinho que segura o isopodor da boia para ficar igual a da boia original

isso ja tem uns 4 meses e esta tudo OK, a unica coisa que eu notei, e que do tanque cheio para o meio tanque vai rapidinho, mais do meio tanque para reserva demorra mais, uma fez vis o teste, peguei um galaozinho com 5 litros de etanol, e antei com a viatura na reserv até acabar o combustivel, e realmente quando o ponteiro esta no finalzinho do tanque acabou o combustivel, ai coloquei os 5 litros e andei até o posto enchi o tanque e o ponterinho foi até tanque cheio.

o que mais da trabalho e recolocar o conjunto dentro do tanque pois o sensor do opala e um pouco maior então da mais trabalho, tirando isso vai de boa."

Ótima dica Júlio. Abraços

andersoncolares
08/06/2015, 13:30
Voce ja viu se a lampada da reserva ta solta ,queimada ou terminal solto ?
e existe nova para repor em torno de 350,00 ,mas no ML se pode comprar de Sportage batidas e com vantagem de serem 100% original !!!

Boa Sorte!!

Henrique, boa tarde. Como consigo acesso a essa lãmpada da reserva de combustível para verificae se está queimada ou solta? Nem sabia que existia uma em meu carro. hehe:parede:

André Slaski
02/06/2016, 22:00
Mflavio, no link do mercado livre que vc deixou, alerta que mudou o produto do anúncio. Por favor tem como verificar se é o mesma boia que vc instalou na sua SPTG.
Grato
André Slaski

André Slaski
02/06/2016, 22:07
Mflavio, no link do mercado livre que vc deixou, alerta que mudou o produto do anúncio. Por favor tem como verificar se é a mesma boia que vc instalou na sua SPTG.
Grato
André Slaski

reslima
22/11/2016, 09:01
Revivendo o tópico.

Seguindo a ideia do amigo mflaviorodrigues, comprei a boia do opala 82 a 84 (84 litros), mas segui um caminho um pouco diferente do dele.

Com as duas peças na mão, pude verificar que a caixa do sensor da boia da sportage e a caixa do sensor da boia do opala têm o mesmo tamanho, portanto, abri as duas e verifiquei a possibilidade de usar apenas o sensor do opala no conjunto da sportage.

539260 539261

Retirei o sensor da sportage, que por sinal estava visivelmente com problema e parti para alterar a caixa do sensor da sportage, para acomodar o sensor do opala.

539262

Para encaixar o sensor do opala na caixa da sportage, foi necessário utilizar uma micro retifica, desbastando um pouco a placa do sensor, bem como a caixa para que o encaixe fosse perfeito. A haste e boia utilizada continuou sendo a da sportage, a única coisa que mudei foi o sensor mesmo. Fotos abaixo:

- verificando o lugar necessário para desbaste ;
539266

- Caixa já desbastada com microretifica para encaixar o sensor do opala;
539267

- Verificando o movimento da boia por toda extensão do sensor, foi necessário mudar um pouco o batente da haste e consequentemente reajustar a altura da boia;

539268 539269

Caixa já fechada com sensor do opala instalado;

539270

Abaixo videozinho testando a resistência:

https://youtu.be/yblPm_mBv60

A boia já foi instalada no veículo, tive mais dificuldade em voltar ela para o tanque que fazer essa alteração... :parede:
Não tenho usado minha sportage esses dias, mas aparentemente está funcionando perfeitamente... Assim que instalada, tinha o minimo de combustível no tanque e ainda assim, o ponteiro deu sinal de vida e marcou logo acima da reserva...

539271

Coloquei um pouco mais de combustível, mesmo com o carro todo desmontado, e subiu para próximo a 1/4... Para ter certeza do funcionamento correto só quando concluir a geral que estou dando no carro e aí sim, completar o tanque... Assim que o fizer, compartilho aqui o resultado..

De qualquer forma, está aí a minha ideia... Já compartilhei com os camaradas no grupo de whatsapp, mas para deixar registrado, compartilho aqui também...

Qualquer dúvida, estou a disposição...

Renato

mflaviorodrigues
22/11/2016, 09:10
Mflavio, no link do mercado livre que vc deixou, alerta que mudou o produto do anúncio. Por favor tem como verificar se é o mesma boia que vc instalou na sua SPTG.
Grato
André Slaski

Amigo a que eu comprei era diferente desse anuncio

sptgtd2001
09/02/2019, 11:07
Bom dia a todos, tenho uma Sportage 2001 2.0TDI 87cv. A caixa e a placa do meu sensor de nível de combustível foram para o beleléu. Já procurei pela peça através de todas as descrições possíveis e não acho de forma alguma. Até pensei em adaptar como o amigo fez com o sensor do Opala mas como a minha é diesel estou na dúvida se vai fazer diferença o tipo de combustível. Desde já agradeço qualquer informação! Grande abraço.

mflaviorodrigues
11/02/2019, 08:43
Bom dia a todos, tenho uma Sportage 2001 2.0TDI 87cv. A caixa e a placa do meu sensor de nível de combustível foram para o beleléu. Já procurei pela peça através de todas as descrições possíveis e não acho de forma alguma. Até pensei em adaptar como o amigo fez com o sensor do Opala mas como a minha é diesel estou na dúvida se vai fazer diferença o tipo de combustível. Desde já agradeço qualquer informação! Grande abraço.

Amigo no seu caso, não tem problema, o Diesel não vai corroer o filamento do Sensor, o que pode acontecer e você ter que entortar a vareta da boia até achar uma posição que o marcador do painel esteja de acordo com o nível do tanque

lineckergomes
21/11/2020, 11:42
Revivendo o tópico.

Seguindo a ideia do amigo mflaviorodrigues, comprei a boia do opala 82 a 84 (84 litros), mas segui um caminho um pouco diferente do dele.

Com as duas peças na mão, pude verificar que a caixa do sensor da boia da sportage e a caixa do sensor da boia do opala têm o mesmo tamanho, portanto, abri as duas e verifiquei a possibilidade de usar apenas o sensor do opala no conjunto da sportage.

Retirei o sensor da sportage, que por sinal estava visivelmente com problema e parti para alterar a caixa do sensor da sportage, para acomodar o sensor do opala.

Para encaixar o sensor do opala na caixa da sportage, foi necessário utilizar uma micro retifica, desbastando um pouco a placa do sensor, bem como a caixa para que o encaixe fosse perfeito. A haste e boia utilizada continuou sendo a da sportage, a única coisa que mudei foi o sensor mesmo. Fotos abaixo:

- verificando o lugar necessário para desbaste ;

- Caixa já desbastada com microretifica para encaixar o sensor do opala;

- Verificando o movimento da boia por toda extensão do sensor, foi necessário mudar um pouco o batente da haste e consequentemente reajustar a altura da boia;

Caixa já fechada com sensor do opala instalado;

A boia já foi instalada no veículo, tive mais dificuldade em voltar ela para o tanque que fazer essa alteração... :parede:
Não tenho usado minha sportage esses dias, mas aparentemente está funcionando perfeitamente... Assim que instalada, tinha o minimo de combustível no tanque e ainda assim, o ponteiro deu sinal de vida e marcou logo acima da reserva...

Coloquei um pouco mais de combustível, mesmo com o carro todo desmontado, e subiu para próximo a 1/4... Para ter certeza do funcionamento correto só quando concluir a geral que estou dando no carro e aí sim, completar o tanque... Assim que o fizer, compartilho aqui o resultado..

De qualquer forma, está aí a minha ideia... Já compartilhei com os camaradas no grupo de whatsapp, mas para deixar registrado, compartilho aqui também...

Qualquer dúvida, estou a disposição...

Renato

Renato, você tem as especificações dessa resistência que você colocou?
Procurei para comprar mas encontrei mais de um modelo e fiquei na dúvida.

Um amigo falou que a do Kadett pode servir também, mas acabei caindo na mesma situação: há mais de um modelo;

AMRogerio
01/07/2021, 11:37
Sensor/boia de nível de combustivel GSportage TDI 2001 - tanque plástico
Bom dia a todos.
Alguma solução nova para o mesmo problema?

Renato Bercito Filho
07/08/2021, 19:56
Aproveitando o ensejo pergunto aos amigos se alguém sabe onde consigo aquele sensor que fica preso perto da bóia marcando o nÃ*vel.
É aquele que acende uma bomba de combustÃ*vel no painel quando o carro entra na reserva.
O meu não funciona, só acende quando ligo o carro mas não acende quando o nÃ*vel está baixo.
Ou será algum problema?



Abraços

Já troquei este sensor, mas voltou a dar problemas. Usei o sensor da boia da Besta, e fiquei com uma boia sem uso.

AMRogerio
08/04/2022, 18:09
Olá Renato olá a todos
Estou na mesma situação . Precisando trocar o sensor da Tdi 2001 - tanque de plastico.
Como os anos já se passaram fica difícil encontrar peças também do Opala.
Alguma outra que substitua?
Abraços