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calibralabor
26/08/2009, 08:41
Num 4 x 2 existe a recomendação do uso de pneus novos na traseira e os mais gastos na dianteira ( por questão de segurança ).
Isso me levou a uma dúvida, pois normalmente a diferença de tamanho entre pneus novos e " usáveis" ( da mesma medida ), chega a 1,5 cm no tamanho do raio total da roda.
Num pneu 215/70/15 isso significa que numa volta o pneu novo roda 10 cm a mais do que o pneu desgastado.
Estando os novos na traseira não seria perigoso o uso de 4 x 4 no asfalto molhado, por forçar o carro a sair de traseira ?
Seguindo o mesmo raciocínio, o uso de pneus maiores na tração dianteira não daria mais estabilidade ao 4 x 4 em estradas de chão ?
Tenho pouco tempo com 4 x 4, e conto com o apoio em esclarecimentos dos colegas, pois pretendo comprar pneus novos e utilizar as informações da lista para a escolha apropriada.

O meu uso não é de trilhas, mas enfrento estradas de chão frequentemente ( mais asfalto do que terra ).

nanito
26/08/2009, 12:56
Num 4 x 2 existe a recomendação do uso de pneus novos na traseira e os mais gastos na dianteira ( por questão de segurança ).
Isso me levou a uma dúvida, pois normalmente a diferença de tamanho entre pneus novos e " usáveis" ( da mesma medida ), chega a 1,5 cm no tamanho do raio total da roda.
Num pneu 215/70/15 isso significa que numa volta o pneu novo roda 10 cm a mais do que o pneu desgastado.
Estando os novos na traseira não seria perigoso o uso de 4 x 4 no asfalto molhado, por forçar o carro a sair de traseira ?
Seguindo o mesmo raciocínio, o uso de pneus maiores na tração dianteira não daria mais estabilidade ao 4 x 4 em estradas de chão ?
Tenho pouco tempo com 4 x 4, e conto com o apoio em esclarecimentos dos colegas, pois pretendo comprar pneus novos e utilizar as informações da lista para a escolha apropriada.

O meu uso não é de trilhas, mas enfrento estradas de chão frequentemente ( mais asfalto do que terra ).
o ideal mesmo é comprar os 4 de uma vez e ser bem disciplinado com os rodízios.

ddfreitas
26/08/2009, 18:06
Até onde eu sei os melhores pneus têm de ficar no eixo traseiro independente se a tração é dianteira, traseira ou 4x4. O motivo disso é em relação a possível aquaplanagem. Se vc perder a frente é mais fácil de retomar a trajetória do que perder a traseira, em que o carro pode "rodopiar".

Saiu até uma reportagem disso no Autoesporte
http://tvautoesporte.globo.com/manutencao/0,,MAT0085-7,00.html (http://tvautoesporte.globo.com/manutencao/0,,MAT0085-7,00.html)

ddfreitas
26/08/2009, 18:24
Outro vídeo esclarecedor.

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=uwDB05o3y3w]YouTube - Dicas Trocar Pneus - RodÃ*zio de Pneus[/URL]