PDA

Ver Versão Completa : Ajuda Caixa de Transferência soltando!

Pablo.pinto2007
25/08/2009, 23:32
Olá a todos os foristas, estou em busca de ajuda para solucionar o meu problema...
Quando ando no meu jeep e forço qualquer marcha, ou seja, quando dou uma esticada na marcha, a alavana da reduzida solta, ou seja, passa para neutro, assim me fazendo perder a tração. Detalhe isso acontece quando eu estou andando em 4x2.
Um colega me falou que isso era problema pequeno, que uma regulada resolvia, mas não tive ainda tempo de me deitar debaixo do jeep para procurar essa regulagem... Assim peço ajuda aqui para ir direto ao assunto, quando me deitar debaixo do jeep, ou seja, ir na mosca, sem arrodeios e chutes desnecessários.
Agradeço desde então a ajuda dos colegas!!!

Abraços!

Elison
26/08/2009, 08:26
Amigo, bom dia

Esse problema nao se resolve com regulagem, a causa é o desgaste dos dentes menores da engrenagem corrediça, bem como na parte da engrenagem fixa onde é feito a conexao. A melhor solucao é a troca do casal, mas se vc nao pretende gastar muito, uma solucao paliativa é levar as engrenagens em um bom torneiro para frezar, nao esqueca também de verificar a folga entre as engrenagens e o eixo entalhado.

Abços

Pablo.pinto2007
27/08/2009, 14:13
Ok! Amigo, eu tive consultando uns outros colegas (esses sim parecem ter tido jeep), e realmente, me parece que o que você falou é o real, ou seja, é o que parece ter acontecido. Agora a pergunta que não quer calar: acontece assim de uma hora pra outra... inclusive a minha reduzida nunca deu problema, recentemente fiz uma revisão, coloquei rolamento no pino chorão, nunca soltou na vida, aconteceu já de a outra alavanca soltar, pois estava com uma liga para não tremer. Justamente assim puxando de uma pra outra e a pequena nunca soltou, quando acontecia por força da liga era a maior que soltava...:parede::parede::parede::parede::parede: :parede::parede::parede: É complicado... agora eu não sei se tem a ver com o mecânico... tanto que ele diz que tem medo de mexer no meu jeep pois a priore meu mecânico é outro, ele mecheu somente na caixa, pois disse a boca miúda que ele sabia mecher... então fui dar um voto de confiaça a ele... resumindo... jeep é igual à merda, quanto mais meche, mais fede... antes tinha a 5ª escapando, agora tenho qualquer uma, quando a reduzida entra em neutro... ah se arrependimento matasse, eu mataria o mecânico!!!kkkkkk

Abraços e essa semana ele vai pro "hospital"... fazer a cirurgia.

VALEU!!!

BoaTrilha
27/08/2009, 14:23
existe alguns mecanicos mais antigos e experientes em jeep que tinham um macete de "fresar" apenas uma lateral da engrenagem pra esta não soltar mais.

Já fizeram isso em uma rural que eu tive e o problema foi solucinado por completo e perdurou até que eu vendesse o caro, depois não sei dizer por quanto tempo mais aguentou.

abraços

leopoldo
27/08/2009, 23:34
1- pode ser problema da esfera e mola do chifre. é só trocar as molas e esferas.
2- pode ser problema de rolamentos conicos com folga excessiva. dá mais trabalho, mas é possível a regulagem.
3- frezou = danou. nunca faça isso.

Dic3
28/08/2009, 12:40
Uma ideia se quiser isolar um dos mais provaveis problemas (é 90% de chances de ser isso):

Remova a mola e a esfera do chifre (obviamente da alavanca problematica), faca uma boa limpeza e de mais pressao nessa mola esticando-a um pouco. Reinstale e faca um teste com o veiculo, se o defeito praticamente parar, basta comprar o kit como o Leopoldo falou e trocar, vais economizar uma pa de servico.

Porem verifique tbm se a carroceria nao esta encostando na alavanca e levando ela para ponto morto.

BoaTrilha
28/08/2009, 17:54
Uma ideia se quiser isolar um dos mais provaveis problemas (é 90% de chances de ser isso):

Remova a mola e a esfera do chifre (obviamente da alavanca problematica), faca uma boa limpeza e de mais pressao nessa mola esticando-a um pouco. Reinstale e faca um teste com o veiculo, se o defeito praticamente parar, basta comprar o kit como o Leopoldo falou e trocar, vais economizar uma pa de servico.

Porem verifique tbm se a carroceria nao esta encostando na alavanca e levando ela para ponto morto.

Tá aí uma boa dica antes de desmontar tudo, se for isso otimo!!!!

mariel
30/08/2009, 11:00
Blzinha!

Então o meu esta com problema assim, pois eu coloquei calços de carroceria maiores e aumentou o angulo das alavancas de cambio e a coifa de borracha que proteje as alavancas desarmava a traçao.

Eu resolvi o problema tirando a coifa!

Mas deram as seguinte dica para resolver o problema coloca aquelas aranhas que vendem em 1.99 uma presa no suporte do banco para forçar a alavanca para trás e outra pra forcar para frente amarrada nos parafusos da chapa do assoalho, você fazendo essa cambiarra faz com que normalmente a as engrenagens se caseem automaticamente... depois de um tempo de uso com a gambiarra... dizem que vc pode tirar as aranhas... que funcionará perfeitamente.

Quem sabe resolva o seu problema com baixo custo :mrgreen:

Abraços

Pablo.pinto2007
30/08/2009, 11:12
Agradeço aqui a dica de todos, e com certeza, o mecânico que fiz o serviço na caixa, depois comentou com outro cara (jipeiro) amigo meu, que me contou (que confusão), que percebeu que estava escapando, mas não me falou pois o meu mecânico (de costume) é outro, então ficou com medo de mexer no meu jeep... pois bem, vou deixar de jogar conversa fora e ir logo ao assunto...
Levei ao meu mecânico (nunca mais vou pra outro), e comentei com ele que fiz o serviço na caixa em outro local (mecânico) aí ele me veio explicando que por ter colocado pneus maiores, isso força as engrenagens da reduzida ao ponto de com o tempo poder ocorrer esse problema, e que a solução era cortar as engrenagens e tal... mas que primeiro ia verificar a mola que segura a alavanca, feito isso ele retirou o parafuso que segura e fez outro, um pouco maior com uma contra porca para dar uma regulagem mais precisa e fez a regulagem, ficou beleza. Às vezes o problema é pequeno e a solução mais simples ainda e as pessoas complicam, às vezes inocentemente e às vezes pra tirar dinheiro da gente...
Fiquei pensando o seguinte, coloquei os pneus já faz algum tempo (faz pouco, mas faz algum), então com o tempo era pra dar esse problema e não de uma hora pra outra e sem motivo aparente... por isso apostei na regulagem... e deu no que deu... agora tá show...

Obrigado mais uma vez ao pessoal que colaborou com as informações!!!:concordo:

Pablo.pinto2007
30/08/2009, 11:15
Blzinha!

Então o meu esta com problema assim, pois eu coloquei calços de carroceria maiores e aumentou o angulo das alavancas de cambio e a coifa de borracha que proteje as alavancas desarmava a traçao.

Eu resolvi o problema tirando a coifa!

Mas deram as seguinte dica para resolver o problema coloca aquelas aranhas que vendem em 1.99 uma presa no suporte do banco para forçar a alavanca para trás e outra pra forcar para frente amarrada nos parafusos da chapa do assoalho, você fazendo essa cambiarra faz com que normalmente a as engrenagens se caseem automaticamente... depois de um tempo de uso com a gambiarra... dizem que vc pode tirar as aranhas... que funcionará perfeitamente.

Quem sabe resolva o seu problema com baixo custo :mrgreen:

Abraços

Beleza?
Pra levar o jeep ao mecânico coloquei uma chave de bocas 12/13 entre uma alavanca e outra assim forçou e a reduzida não soltou... mas a dica da liga ficou cogitada se tivesse que abrir a caixa, pois não iria fazer agora o serviço, somente daqui a 15 dias$$...

VALEU!!!

Flaibam
30/08/2009, 20:57
Acho importante ressaltar, para os iniciantes como eu, que existem vários motivos para soltar marchas. No meu caso, o cardã faz um barulho semelhante a "sininhos" e o mecânico mandou parar na oficina para não parar no trânsito. Ele vai trocar uma peça (que ainda não sei qual) que custa uns 60 reais - mas já adiantou que preciso engraxar a dita cuja todo mês, ou no dia seguinte da trilha, para evitar maiores problemas. Mas era domingo, fim de tarde, cerveja, futebol na tv, não peguei maiores detalhes. A viatura vai para oficina nesta segunda bem cedo. Feriado tá chegando.....

valdir rainer
30/08/2009, 21:26
1- pode ser problema da esfera e mola do chifre. é só trocar as molas e esferas.
2- pode ser problema de rolamentos conicos com folga excessiva. dá mais trabalho, mas é possível a regulagem.
3- frezou = danou. nunca faça isso.

Olá Leopoldo, desculpe me intrometer no assunto.
Mas gostaria de saber porque vc fala para nunca fresar as engrenagens,tenho 51 anos,e vc é o primeiro que ouço falar uma coisa dessas,sendo que desde os meus 11 anos de idade trabalho em oficina mecanica,e sempre foi feito esse tipo de serviço e até hoje nunca vi ninguem insastisfeito com esse tipo de serviço.
Se vc tiver que trocar as engrenagens qual o problema de fresar se vc pode economizar e ficar muito bom o serviço?

abs...

andrew
31/08/2009, 08:01
A única explicação que vejo é que o Leopoldo deve ter uma fábrica de engrenagens, kkkkk.

Pablo.pinto2007
31/08/2009, 12:06
Acho importante ressaltar, para os iniciantes como eu, que existem vários motivos para soltar marchas. No meu caso, o cardã faz um barulho semelhante a "sininhos" e o mecânico mandou parar na oficina para não parar no trânsito. Ele vai trocar uma peça (que ainda não sei qual) que custa uns 60 reais - mas já adiantou que preciso engraxar a dita cuja todo mês, ou no dia seguinte da trilha, para evitar maiores problemas. Mas era domingo, fim de tarde, cerveja, futebol na tv, não peguei maiores detalhes. A viatura vai para oficina nesta segunda bem cedo. Feriado tá chegando.....

No seu caso amigo , foi a cruzeta, esta é fundamental estar em boas condições e bem lubrificada... assim evita-se ficar no meio da rua...

Abraços!!!

leopoldo
31/08/2009, 22:54
:pipoca:

Olha, eu vou colar esse tópico. Já tem uma boa explicação para esse treco :parede: que fazem por aí:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60721

A geração de engrenagens de cambio à partir do blank é por meio de fresamento ...

http://www.fei.edu.br/mecanica/me733/Me733a/Apfresamento01.pdf

http://www.lmp.ufsc.br/disciplinas/emc5240/Aula-18-21-U-2007-1-fresamento-fabric-engrenagens.pdf

http://pdf-search-engine.com/fresamento-engrenagem-pdf.html

... mas isso que fazem por aí ... é esmerilhamento.

:discordo: sei porque chamam aquele treco (esmerilamento) de fresamento, mas quem tem noção de construção de máquinas arrepia só de olhar aquilo :putz:.

Pense assim:

que tal o dentista meter a broca no seu dente e deixar o nervo exposto ... e sem anestesia ?

:oops:

valdir rainer
01/09/2009, 00:41
:pipoca:

Olha, eu vou colar esse tópico. Já tem uma boa explicação para esse treco :parede: que fazem por aí:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60721

A geração de engrenagens de cambio à partir do blank é por meio de fresamento ...

http://www.fei.edu.br/mecanica/me733/Me733a/Apfresamento01.pdf

http://www.lmp.ufsc.br/disciplinas/emc5240/Aula-18-21-U-2007-1-fresamento-fabric-engrenagens.pdf

http://pdf-search-engine.com/fresamento-engrenagem-pdf.html

... mas isso que fazem por aí ... é esmerilhamento.

:discordo: sei porque chamam aquele treco (esmerilamento) de fresamento, mas quem tem noção de construção de máquinas arrepia só de olhar aquilo :putz:.

Pense assim:

que tal o dentista meter a broca no seu dente e deixar o nervo exposto ... e sem anestesia ?

:oops:

Leopoldo vc vai me desculpar ,mas isso tudo é só teoria ,mas na pratica sempre funcionou.
Eu duvido que tenha algum mecanico aqui no forum que não use esse sistema.
Ja fiz varios serviços desse tipo que está rodando a anos,acho que ao invés de vc criticar os mecanicos ,vc deveria tomar algumas informações na pratica,porque na teoria a coisa é diferente.

Isso que está escrito em vermelho ai em baixo, é o que vc escreveu no outro topico,eu acho que antes de vc chamar os mecanicos de:mecanicos de merda,vc deveria ter um pouco de respeito com os mecanicos,principalmente os mais antigos,que sempre usaram esse metodo e sempre funcionou,como disse o nosso amigo Andrew ai em cima,é bem provavel que vc tenha uma fabrica de engrenagens.rs...rs...rs...

Agora eu te pergunto,se vc for ao medico e ele te falar vc só tem 6 meses de vida,mas se vc tomar esse copo de remedio preparado por mim vc vai viver mais 2 anos,vc não tomaria o remedio,sabendo que se vc não tomar,morreria em 6 meses?

É a mesma coisa com as engrenagens,porque eu vou trocar por umas engrenagens fabricada hoje em dia que não vale nada,sabendo que se eu fresar vai rodar alguns anos ainda?
FREZAR?

AH ! aquele processo de remover material da engrenagem com uma retíficadora pneumática ou elétrica ????

Isso eu já falei mil vezes e agora será mil e uma:

Quem faz isso assina atestado de obito para todas as engrenagens.

Infelizmente ainda um ou outro sem saber cai no conto desses mecanicos de MERD@!

Eu acho que com o conceito que vc tem no forum,o maximo que vc deveria ter é um pouco mais de respeito com os proficionais da area,principalmente vc sabendo que tem algumas pessoas que te veneram como um bom entendedor.

Desculpe o desabafo.

bajeiro do sul
01/09/2009, 09:59
Leopoldo vc vai me desculpar ,mas isso tudo é só teoria ,mas na pratica sempre funcionou.
Eu duvido que tenha algum mecanico aqui no forum que não use esse sistema.
Ja fiz varios serviços desse tipo que está rodando a anos,acho que ao invés de vc criticar os mecanicos ,vc deveria tomar algumas informações na pratica,porque na teoria a coisa é diferente.

Isso que está escrito em vermelho ai em baixo, é o que vc escreveu no outro topico,eu acho que antes de vc chamar os mecanicos de:mecanicos de merda,vc deveria ter um pouco de respeito com os mecanicos,principalmente os mais antigos,que sempre usaram esse metodo e sempre funcionou,como disse o nosso amigo Andrew ai em cima,é bem provavel que vc tenha uma fabrica de engrenagens.rs...rs...rs...

Agora eu te pergunto,se vc for ao medico e ele te falar vc só tem 6 meses de vida,mas se vc tomar esse copo de remedio preparado por mim vc vai viver mais 2 anos,vc não tomaria o remedio,sabendo que se vc não tomar,morreria em 6 meses?

É a mesma coisa com as engrenagens,porque eu vou trocar por umas engrenagens fabricada hoje em dia que não vale nada,sabendo que se eu fresar vai rodar alguns anos ainda?
FREZAR?

AH ! aquele processo de remover material da engrenagem com uma retíficadora pneumática ou elétrica ????

Isso eu já falei mil vezes e agora será mil e uma:

Quem faz isso assina atestado de obito para todas as engrenagens.

Infelizmente ainda um ou outro sem saber cai no conto desses mecanicos de MERD@!

Eu acho que com o conceito que vc tem no forum,o maximo que vc deveria ter é um pouco mais de respeito com os proficionais da area,principalmente vc sabendo que tem algumas pessoas que te veneram como um bom entendedor.

Desculpe o desabafo.
Valdir
Tenho uma rural 4x4 que esta com o mesmo problema, escapando a tração, as engrenagens são novas usadas, e continua esscapando. To andando com um pedaço de madeira calçando a alavanca para nao saltar fora.
O que ja ouvi de mais de 20 jipeiros e mecanicos, é realmente fazer a retifica(esmerilhamento) que se refere nosso amigo é a soluçaõ. A engrenagem esta 100% e ainda escapa, a retifica de assentamento ainda é a melhor solução para o ajuste fino , em duas peças muito boas mas que funcionaram em carros diferentes. ja tive este problemas ate com engrenagens novas compradas na garra 4x4. uma pequena retifica sempre é bom.
gostei da sua colocação, as vezes o antigo bem feito e testado é melhor que o novo

um abraço

eduardo

leopoldo
01/09/2009, 12:13
Infelizmente a realidade é essa e mantenho o que digo, de cima à baixo.

Alguns fazem porque aprenderam de outros, sem saber o que fazem.

Outros, sabem que é errado e continuam no erro.

O que está errado em uma marcha escapar cabe ao mecanico investigar e resolver dentro do razoável.

Esmerilhar não é razoável, é irresponsável e indigno. E mostra proposta de solução simplista para quem não sabe investigar ou não quer pensar.

Colocar solda também resolve e nem tão pouco é razoável ... não é ?

O problema é de cada um que faz ou aceita que seja feito.

Se a maior parte dos mecanicos trabalha assim, isso explica a quantidade de aberrações que andam por aí ... bombas ambulantes feitas por quem tá de olho no bolso do cliente e num copo de pinga.

Ponto final.

PS

1- não tenho fabrica de engrenagens, nem participação em coisa alguma do genero.

2- o forum é mais para discução tecnica que embromação de oficineta. Quem quiser aprender, que faça a coisa certa.

3- a alteração de uma peça dessas, nesta forma (troço) , traz para o modificador todo o onus pelo mau funcionamento, prejuízo, etc ...

valdir rainer
01/09/2009, 18:43
Infelizmente a realidade é essa e mantenho o que digo, de cima à baixo.

Alguns fazem porque aprenderam de outros, sem saber o que fazem.

Outros, sabem que é errado e continuam no erro.

O que está errado em uma marcha escapar cabe ao mecanico investigar e resolver dentro do razoável.

Esmerilhar não é razoável, é irresponsável e indigno. E mostra proposta de solução simplista para quem não sabe investigar ou não quer pensar.

Colocar solda também resolve e nem tão pouco é razoável ... não é ?

O problema é de cada um que faz ou aceita que seja feito.

Se a maior parte dos mecanicos trabalha assim, isso explica a quantidade de aberrações que andam por aí ... bombas ambulantes feitas por quem tá de olho no bolso do cliente e num copo de pinga.

Ponto final.

PS

1- não tenho fabrica de engrenagens, nem participação em coisa alguma do genero.

2- o forum é mais para discução tecnica que embromação de oficineta. Quem quiser aprender, que faça a coisa certa.

3- a alteração de uma peça dessas, nesta forma (troço) , traz para o modificador todo o onus pelo mau funcionamento, prejuízo, etc ...

Veja o que está escrito em vermelho,seu jeep é um exemplo desses,quer mais aberração do que o seu jeep.
Mais uma vez vc está denegrindo a imagem dos mecanicos.
Infelismente acho que vc tem alguma frustraçao mal resolvida com algum mecanico,sendo assim vc julga a todos como sendo iguais.

valdir rainer
01/09/2009, 18:57
Valdir
Tenho uma rural 4x4 que esta com o mesmo problema, escapando a tração, as engrenagens são novas usadas, e continua esscapando. To andando com um pedaço de madeira calçando a alavanca para nao saltar fora.
O que ja ouvi de mais de 20 jipeiros e mecanicos, é realmente fazer a retifica(esmerilhamento) que se refere nosso amigo é a soluçaõ. A engrenagem esta 100% e ainda escapa, a retifica de assentamento ainda é a melhor solução para o ajuste fino , em duas peças muito boas mas que funcionaram em carros diferentes. ja tive este problemas ate com engrenagens novas compradas na garra 4x4. uma pequena retifica sempre é bom.
gostei da sua colocação, as vezes o antigo bem feito e testado é melhor que o novo

um abraço

eduardo

Olá Eduardo,muito obrigado pela força,acredito que tem muita gente aqui no forum que gostaria de falar muitas coisas mas não tem coragem,e fica só em cima do muro.
um abraço.

Pablo.pinto2007
01/09/2009, 19:12
Quando criei o tópico, pensava que era pra solucionar, ajudar problemas, meu e de algum colega que também tivesse o mesmo problema que eu, então, vejo que o tópico mudou de figura, inclusive mudou de rumo....

É lamentável,
O que tem demais uma pessoa ter uma opinião e outra pessoa ter outra opinião, então, vamos pensar assim, todos estão certos, o Leopoldo sabe, pelo tempo de vivência com esses objetos de estudo que chamamos de jeep, que esmerilar não é a saída certa, mas o colega acha que é, por aqui, não ouvi ninguém falar em adquirir peças novas (por aqui não existe, quem "doa" são as velhas viaturas sucateadas), assim, ou o cara esmerila e anda mais um pouco, ou seja, dá uma sobrevida à peça ou adquire peças usáveis na sucata... assim está resolvido o problema... a discussão é tanta que ninguém lembra mais que existe o pino que pressiona a mola e que na maioria dos casos é somente esse o problema.

Abraços e vamos para com essa discussão besta!!!!

Skull Crusher
01/09/2009, 19:12
Olá Eduardo,muito obrigado pela força,acredito que tem muita gente aqui no forum que gostaria de falar muitas coisas mas não tem coragem,e fica só em cima do muro.
um abraço.

Fala Valdir! Que bom que você voltou a postar!:concordo::palmas:

Grande abraço!

Renan

valdir rainer
01/09/2009, 19:26
Quando criei o tópico, pensava que era pra solucionar, ajudar problemas, meu e de algum colega que também tivesse o mesmo problema que eu, então, vejo que o tópico mudou de figura, inclusive mudou de rumo....

É lamentável,
O que tem demais uma pessoa ter uma opinião e outra pessoa ter outra opinião, então, vamos pensar assim, todos estão certos, o Leopoldo sabe, pelo tempo de vivência com esses objetos de estudo que chamamos de jeep, que esmerilar não é a saída certa, mas o colega acha que é, por aqui, não ouvi ninguém falar em adquirir peças novas (por aqui não existe, quem "doa" são as velhas viaturas sucateadas), assim, ou o cara esmerila e anda mais um pouco, ou seja, dá uma sobrevida à peça ou adquire peças usáveis na sucata... assim está resolvido o problema... a discussão é tanta que ninguém lembra mais que existe o pino que pressiona a mola e que na maioria dos casos é somente esse o problema.

Abraços e vamos para com essa discussão besta!!!!

Olá Pablo ,a discução esta sendo ,se é viavel fresar a engrenagem ou não.
Não estamos discutindo o porque a marcha está escapando.
E outra coisa que me incomoda é falta de respeito com os mecanicos proficionais.

abs...

valdir rainer
01/09/2009, 19:32
Fala Valdir! Que bom que você voltou a postar!:concordo::palmas:

Grande abraço!

Renan

Renan ,meu amigo,como vai vc e a namorada?
Estamos com saudades ,quando é que vão aparecer por aqui de novo?

Um grande abraço para vcs , de todos nós.

Skull Crusher
01/09/2009, 19:37
Renan ,meu amigo,como vai vc e a namorada?
Estamos com saudades ,quando é que vão aparecer por aqui de novo?

Um grande abraço para vcs , de todos nós.

Valdir, eu e a Alê estamos bem! Sintimos saudades de vocês todos também! Faz muito tempo que não vou para Sampa!

O Sapão está passando por uma cirurgia...rs

Estamos esperando vocês aqui em Jerimum pra um almoço em família!

Meu cel foi roubado, o novo é: 8466-2219

E as novidades?

Grande abraço!

Renan e Alessandra

leopoldo
01/09/2009, 20:25
... a discussão é tanta que ninguém lembra mais que existe o pino que pressiona a mola e que na maioria dos casos é somente esse o problema ...

Lembra sim. Tá lá na 1º página.

Pablo.pinto2007
02/09/2009, 20:29
Lembra sim. Tá lá na 1º página.

Beleza... é isso mesmo... na 1ª página...

bajeiro do sul
03/09/2009, 08:51
um abraço.
Valeu Valdir

Na verdade as discussões nos topicos são positivas e sempre crescemos com elas. Apenas , as vezes, as pessoas são um pouco fortes nas suas palavras, e eu acho que nao é por ai. Faço trilhas a 20 anos , e meus mecanicos trabalham com estes "seres" chamados Jeeps a mais de 50 anos, e eu , na minha modestia opinião, continuo apoiando a sua posição, principalmente na parte onde não ofende a integridade moral do individuo discordante, o que é digamos o minimo. Assino em baixo.

um abraço Valdir

eduardo

Daher
03/09/2009, 09:59
Srs. Gostaria de citar um caso que aconteceu comigo e o Forum me Salvou......

A minha reduzida escapava, ai eu troquei a caixa toda, resultado, continuou escapando....

Lendo aqui no Forum (não lembro em qual topico) falaram que podia ser a alavanca pegando na lata, fiu olhar e foi batata, estava pegando mesmo, resolvi com um alicate (dobri a ponta da chapa e nunca mais deu problema)....

Isto foi num CJ5 que tenho, com o tempo fui comprando outros jeep's e em todos eu dobro a chapa.....

Daher

Daher
03/09/2009, 10:06
Ah, esqueci uma coisa....

Posso dar um depoimento sobre fresar engrenagem, na minha F-85, esta do meu avatar, eu fiz isto na engrenagem da 3/4 marcha....

Tive duas alegrias, uma quando eu voltei a caixa para o lugar e outra quando eu troquei a engrenagem por uma nova.....

Depois de fresar ficou bom por umas 2 horas depois começou de novo o problema......

Eu Não freso mais nenhuma engrenagem, em todos os meus jeep's se der problema troco ( o caro é a mão de obra e o triste é ver o carro desmontado)....

Espero ter contribuido.....

Abrs.

Daher

valdir rainer
03/09/2009, 11:19
Ah, esqueci uma coisa....

Posso dar um depoimento sobre fresar engrenagem, na minha F-85, esta do meu avatar, eu fiz isto na engrenagem da 3/4 marcha....

Tive duas alegrias, uma quando eu voltei a caixa para o lugar e outra quando eu troquei a engrenagem por uma nova.....

Depois de fresar ficou bom por umas 2 horas depois começou de novo o problema......

Eu Não freso mais nenhuma engrenagem, em todos os meus jeep's se der problema troco ( o caro é a mão de obra e o triste é ver o carro desmontado)....

Espero ter contribuido.....

Abrs.

Daher

Esse mecanico que fresou as engrenagens é de confiança,porque para fresar tem que saber fresar,senão escapa mesmo.ele é seu mecanico a muito tempo?

abs...

andrew
03/09/2009, 14:18
Esse mecanico que fresou as engrenagens é de confiança,porque para fresar tem que saber fresar,senão escapa mesmo.ele é seu mecanico a muito tempo?

abs...

Certamente o mecanico que fez a freza nao fez um bom serviço, pois uma engrenagem bem frezada dura muito mais tempo que uma engrenagem nova, pois os dentes da engrenagem nova sao retos, enquanto que na frezada os dentes ficam chamfrados.

Daher
03/09/2009, 17:04
Boa Tarde!!!!

Bom aqui em BH é meio dificil bons mecanicos mesmo.......

Eu acabei montando uma oficina só para trabalhar nos meus jeep's.....

Quem fez é uma pessoa que trabalha com isto a 25 anos (só jeep mesmo), eu tive tanto trabalho para tirar caixa colocar de volta levar para ele, que nem quero lembrar....

Já vi gente aqui que fresou e funcionou mas para mim, nem na F-85 nem no CJ-5 deu certo, (foram pessoas diferentes que fizeram os serviços), eu tenho um CJ3 que está escapando a ré e tem um barulho estranho quando deixo o carro andar solto, vou ter que baixar a caixa com certeza, mas pretendo trocar a engrenagem deste tambem, pode ser azar, mas não vou fresar não..

Obrigado pela atenção

Daher

valdir rainer
03/09/2009, 17:18
Boa Tarde!!!!

Bom aqui em BH é meio dificil bons mecanicos mesmo.......

Eu acabei montando uma oficina só para trabalhar nos meus jeep's.....

Quem fez é uma pessoa que trabalha com isto a 25 anos (só jeep mesmo), eu tive tanto trabalho para tirar caixa colocar de volta levar para ele, que nem quero lembrar....

Já vi gente aqui que fresou e funcionou mas para mim, nem na F-85 nem no CJ-5 deu certo, (foram pessoas diferentes que fizeram os serviços), eu tenho um CJ3 que está escapando a ré e tem um barulho estranho quando deixo o carro andar solto, vou ter que baixar a caixa com certeza, mas pretendo trocar a engrenagem deste tambem, pode ser azar, mas não vou fresar não..

Obrigado pela atenção

Daher

Olá Daher,a ré não tem como fresar com certeza vc vai ter que trocar a engrenagem da ré e a luva sincronizadora da primeira e segunda marcha,ou primeira e ré se for 3 marchas,porque são elas que fazem o engate da ré.
São raras as vezes que a luva esteja boa.
Se eu posso te dar uma sugestão,sugiro que vc encontre esse conjunto usado em bom estado,de um cambio original,que é bem melhor do que essas peças novas de agora.
abs...

Alessandro Henrique
03/09/2009, 18:17

Junta universal vulgarmente conhecida como cruzeta.

Sds.

Daher
04/09/2009, 08:48
Ei Valdir, bom dia !!!!!

Ja me falaram mesmo que o melhor seria achar engrenagens usadas em bom estado, aqui tem duas lojas que vendem inclusive caixas montadas com peças novas que os proprios vendedores não recomendam, vai enteder, eheheh

Daher

Pablo.pinto2007
25/09/2009, 18:37
Pessoal, como muitos falaram aqui, o meu problema voltou, com certeza mais crítico, mas ainda resta uma esperança, pois esta é a última que morre. Vou retirar a borracha que coloquei como acabamento, pois pode ser ela que com a trepidação do carro empurre a alavanca...
Porém na certeza de que vou ter que abrir a danada.

Valeu por todas as dicas e é assim, vivendo e aprendendo.

Agora me surgiu uma lâmpada aqui no juízo...:
Pergunta: Será que não é por isso que a minha reduzida canta, mas canta bem, ou melhor sempre cantou assim, pensei que iria reduzir quando colocasse rolamento e não senti diferença, muito pelo contrário, tive a impressão que estava até maior o ronco...
Na dúvida agora.

Abraços!

PRIETO
03/06/2010, 22:25
Boa noite a todos
amanha vou buscar um jeep que acabei de comprar, pela aparecia externa (rios de vazamentos) estou certo que terei que comprar varias pecas, duvida onde comprar e de que marca para adquirir pecas de qualidade ?

fendrich
04/06/2010, 08:59
Prieto,

Existem várias lojas 4x4 (inclusive com vários tópicos à respeito). Além disso, sempre existem os ferro-velhos da região, não sei como é a quantidade aí na sua...

Mas, antes de mais nada, sempre é preciso saber ano, motor e mais detalhes do jeep, já que dificilmente ele ainda está original.

Eduardo

PRIETO
06/06/2010, 23:37
boa noite
encontrei varias pela internet, e tambem conheco algumas lojas, a minha duvida e se sao confiaveis

Aristides Jr
03/01/2018, 15:46
Tinha meu Jeep 51 cambio 3 marchas 1 seca (original), cambio montado a uns 25 anos! na época procurei para trocar a engrenagem da 2a e o piloto (3a) e a luva que corre sobre os dois, encontrei em ótimo estado usadas, chegaram a me aconselhar fresar, mas não acreditei, olhava para aqueles dentes perfeitos e imaginava, não vou retirar material! Ficou escapando! Desmontei mandei fresar e ficou bom! Está funcionando até hoje! Recentemente retirei o cambio para trocar a embreagem e aproveitei para revisar vazamentos, as engrenagens continuam como no dia que foram montadas a 25 anos atrás! Uso moderado em trilhas leves e transito. Já ví engrenagens que foram mutiladas em nome deste procedimento! No meu caso eu acompanhei o trabalho e na realidade voce mal consegue ver é muito pouco que sai de material. Acho que a razão da polemica sobre fresar engrenagens é que não há um manual nem um padrão, afinal cada um faz como acha que está correto, daí as diferenças nos resultados.