PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas quanto a botão do painel Grand Cherokee Laredo

betomonk
25/08/2009, 19:44
Boa noite a todos.

Esta Grand Cherokee Laredo 4.0 6cc 1998 é meu primeiro carro 4x4.
Ainda estou perdido em coisas simples e básicas e gostaria que alguém pudesse me ajudar.

Abaixo do botão deslizante do limpador de parabrisa traseiro existe um botão com o símbolo (D) OFF e um led verde, exatamente igual ao de "drive" na transmissão automática. Quando aperto esse botão. o led acende.
Alguém pode me dizer o que ele significa e para que serve?

Um abraço e desde já, muito obrigado.

fmarare
26/08/2009, 01:03
Quando acionado, está enibindo a quarta marcha ou overdrive. Só irá até a terceira. Atenção: não acione acima de 100 km/hora.

betomonk
28/08/2009, 21:37
Valeu mesmo!

Muito obrigado pela dica, quebrou um galhão.

Um forte abraço.

felipebgs
29/08/2009, 00:48
Quando acionado, está enibindo a quarta marcha ou overdrive. Só irá até a terceira. Atenção: não acione acima de 100 km/hora.

Como assim não acione acima de 100 km/h? Não desligar ou nao ligar?

e pq não?

Valeu!!!

Cláudio Brasília
30/08/2009, 10:24
Aqui vai trecho do manual, que descreve a transmissão; foi vertido para o português do Brasil, não sabemos ao certo onde, mas foi impresso nos EUA e é item original do veículo vendido por estas bandas.

Ronaldo Andrade
30/08/2009, 14:12

Este botao serve para desligar o overdrive.
Deve usa-lo por exemplo qdo estå subindo uma serra e o cambio fica meio perdido, trocando da quarta para terceira. Vc desliga o overdrive e fica na terceira, forçando menos o cambio e motor.
Tambem qdo estiver com carreta, ou descendo uma serra e quer um pouco de freio motor, ou para fazer ultrapassagens mais rapido, pois ja saira para ultrapassar em terceiran nao perdendo tempo com a troca de marchas.
Com o tempo vai aprender a trabalhar com este botao.
E pode sim usar em qualquer velocidade. Mesmo acima de 100 km/h
Até porque voce vai tirar o overdrive. E de terceira marcha, pode ir a muito mais de 100 km/h.
(E tbem o sistema eletronico nao deixa entrar marcha errada.)

Ronaldo

fmarare
30/08/2009, 19:47
Expert Ronaldo
É questão de entender o conceito de "acima de 100 km/hora". Imagine voce está a 150 km/h; acione o botão e o que ocorre? O veículo sofre uma redução de velocidade, o giro sobe lá para cima, pela redução da marcha. Operação desnecessária. Ao contrário, se abaixo de 100 km/h, é outros quinhentos.

Este botao serve para desligar o overdrive.
Deve usa-lo por exemplo qdo estå subindo uma serra e o cambio fica meio perdido, trocando da quarta para terceira. Vc desliga o overdrive e fica na terceira, forçando menos o cambio e motor.
Tambem qdo estiver com carreta, ou descendo uma serra e quer um pouco de freio motor, ou para fazer ultrapassagens mais rapido, pois ja saira para ultrapassar em terceiran nao perdendo tempo com a troca de marchas.
Com o tempo vai aprender a trabalhar com este botao.
E pode sim usar em qualquer velocidade. Mesmo acima de 100 km/h
Até porque voce vai tirar o overdrive. E de terceira marcha, pode ir a muito mais de 100 km/h.
(E tbem o sistema eletronico nao deixa entrar marcha errada.)

Ronaldo

felipebgs
30/08/2009, 21:31

Desculpe amigo, mas ao ler o "atençao: bla bla bla..." deu a impressão que vc jamais poderia desligar o over acima de 100 km/h....

mas ok, duvida esclarecida!

Ronaldo Andrade
02/09/2009, 13:37
Expert Ronaldo
É questão de entender o conceito de "acima de 100 km/hora". Imagine voce está a 150 km/h; acione o botão e o que ocorre? O veículo sofre uma redução de velocidade, o giro sobe lá para cima, pela redução da marcha. Operação desnecessária. Ao contrário, se abaixo de 100 km/h, é outros quinhentos.

Fmarare

Acho que vc foi um pouco sarcástico qdo disse expert, mas o que eu quis, foi exclarecer algo que ficou em dúvida.
Não sou nenhum expert, só participo do forum a muito tempo, então vão se acumulando mensagens.

Só tenho Grand Cherokee desde 1993, antes de ter concessionária no Brasil, todas compradas 0km, então não devo saber usar este e outros botões da mesma. :mrgreen:

Pode ligar este botão até a 200 km/h, que é onde a minha corta. Não vai acontecer nada. Até porque voce já vai estar com o pé atolado e overdrive desligado automaticamente. Se estiver a 150, vai notar uma subida de giro, nada muito agressivo.
Isto não é como uma troca de marchas. A mudança de giros é menor que uma troca normal.
Pode puxar o cambio na segunda tambem em alta velocidade. Não acontece nada, pois não vai engatar.

Esclarecido?

Ronaldo

fmarare
02/09/2009, 19:08
Fmarare

Acho que vc foi um pouco sarcástico qdo disse expert, mas o que eu quis, foi exclarecer algo que ficou em dúvida.
Não sou nenhum expert, só participo do forum a muito tempo, então vão se acumulando mensagens.

Só tenho Grand Cherokee desde 1993, antes de ter concessionária no Brasil, todas compradas 0km, então não devo saber usar este e outros botões da mesma. :mrgreen:

Pode ligar este botão até a 200 km/h, que é onde a minha corta. Não vai acontecer nada. Até porque voce já vai estar com o pé atolado e overdrive desligado automaticamente. Se estiver a 150, vai notar uma subida de giro, nada muito agressivo.
Pode puxar o cambio na segunda tambem em alta velocidade. Não acontece nada, pois não vai engatar.

Esclarecido?

Ronaldo

Não havia ironia na resposta. Se uma coisa que acho ridículo é discussão pessoal num forum. Pelo menos sei que tem posse mais que eu. Já entendi: se danificar voce compra outra zero. Eu comprei a minha usada. Depois dessa carteirada, retiro-me e não mais responderei.

Ronaldo B.
02/09/2009, 19:20
Não havia ironia na resposta. Se uma coisa que acho ridículo é discussão pessoal num forum. Pelo menos sei que tem posse mais que eu. Já entendi: se danificar voce compra outra zero. Eu comprei a minha usada. Depois dessa carteirada, retiro-me e não mais responderei.

Dá prá manter o nível ou tá dificil ????

[]´s

MARCELOLUCHESI
02/09/2009, 20:54
Pessoal e a quem interessar e a quem postou esse tópico, só para não ficar a duvida do over drive, a resposta correta é a do Ronaldo Andrade.
Não estou "puxando o saco"hehee ui... Mas do modo que ele respondeu está correto o uso do over drive.... Claro tem situação que é desnecessario usar o over drive, mas é muito util em serras, estradas em curvas, e etc....e realmente não estraga apertar em alta velocidade. Pois a redução não é tão busca em comparar com 2° para 1° a relação da 3° nos cambios autos de 4 marchas normalmente são 1:1 e a 4° over drive é apenas uma sobre marcha, afim de ter maior economia de combustivel, sendo a relação dela proximo a da 3°.
Estou certo Ronaldo B.?
Se é que você entendeu o que eu quiz dizer?

Morubixaba
02/09/2009, 21:00
É por essas e outras que não tenho mais vontade de entrar aqui. Só entrei mesmo na esperança...

Tô frequentando outro... bombando, alto nível, pessoas educadas e pacientes...

Já perceberam que o fórum de Cherokee está cada dia mais vazio? Sem posts interessantes (quando tem post novo), perguntinhas cada dia mais sem noção, os bons membros se foram... etc..

Aqui só sobrou mesmo o excelente arquivo. Só não posto o nome do outro por questões éticas.

Adieu.....

Ronaldo B.
02/09/2009, 21:06
Marcelo,

Entendo que isso é um fórum e cada um posta o que quiser, daí é inevitável que equivocos aconteçam. O que eu não entendo é que se alguém corrige uma informação que foi postada errada isso seja motivo prá quem errou ser mal educado, muito pelo contrário, é motivo para agredecer e aproveitar a oportunidade para aprender.

[]´s

Ronaldo B.
02/09/2009, 21:22
É por essas e outras que não tenho mais vontade de entrar aqui. Só entrei mesmo na esperança...

Já perceberam que o fórum de Cherokee está cada dia mais vazio? Sem posts interessantes (quando tem post novo), perguntinhas cada dia mais sem noção, os bons membros se foram... etc..

Aqui só sobrou mesmo o excelente arquivo. Só não posto o nome do outro por questões éticas.

Adieu.....

Pois é.... a gente tenta fazer o possível prá elevar tanto o nível técnico quanto de relacionamento, mas como vc pode ver, não é fácil.

[]´s

betomonk
02/09/2009, 22:59
Boa noite amigo,
este manual que você postou (referente a transmissão) sanou todas as minhas dúvidas.
Será que teria como informar-me como conseguir um para mim (baixar/comprar...).
Desde já agradeço.
Um forte abraço.

Cláudio Brasília
03/09/2009, 06:39
Prezado Betomonk,
Este manual, que veio com a minha Grand comprada usada recentemente, ano 1998, foi escaneado e está à disposição, na faixa; nada de ter que comprar. Se a sua veio sem este te mando. Só penso que tem um pequeno probleminha, ele tem 17.042Kb e, aqui no Forum não consigo postar, pois já tentei nos tamanhos permitidos, em partes, no tópico de downloads que penso ser o lugar correto. mas não foi possível e, caso te mande por e-mail, não sei se será possível, pois alguns gerenciadores não suportam arquivos maiores do que 10MB. Fica o dilema. Grande abraço e saudações a todos(as).

betomonk
03/09/2009, 08:23
Bom dia amigo Claudio,
a minha veio sem o Manual do Proprietário e não consigo achar em lugar algum.
Se tiver como me enviar, ficarei muito grato.
Segue abaixo meus e-mails, de repente mandando metade para cada um dá e a parte da transmissão eu já salvei no meu PC:
gilberto-angela@hotmail.com
betomonk@gmail.com

Valeu mesmo, um abraço.

Cláudio Brasília
03/09/2009, 11:23
Prezado Betomonk,
Estou mandando tudo em partes (cinco), sendo a parte A, com 3.556KB, para o primeiro endereço e-mail e a parte B (3450KB), para o segundo endereço; ficando no aguardo que esvazie a caixa de entrada dos dois endereços, depois, para ser enviado para lá o terceiro pedaço C (3.781KB), parte D 3439KB e final parte E 2835KB, sucessivamente. Negócio meio complexo e demorado, mas acho que irá funcionar. Grato.

PS: Porcaria de VivoZap...vou tentando, qualquer hora chega...

Ronaldo B.
03/09/2009, 14:25
Claudio,

Vc pode copiar o arquivo para o 4shared e só disponibilizar o link para donwload, é bem mais fácil e o serviço é gratuito. É só acessar o site http://www.4shared.com/ se cadastrar (se for usuário do Gmail pode usar o mesmo login), copiar o arquivo para o site e e ele fica armazenado pelo tempo que vc quiser, podem ser armazendos arquivos até um total de 5GB.

[]´s

Cláudio Brasília
03/09/2009, 20:07
Prezado Ronaldo,
Obrigado pelos esclarecimentos, mas acabei conseguindo enviar os arquivos necessários para aquele nosso amigo; espero não poder ter que voltar a fazê-lo, salvo em caso de extrema necessidade, pois isto toma um tempo considerável e é muito desanimador, com a conexão que ora tenho, movida a lenha, em termos de resultados obtidos, mas a melhor remunerada no mundo. Um grande abraço e saudações.

betomonk
06/09/2009, 14:04
Muito obrigado de coração pela sua ajuda.

Você não tem idéia de como me ajudou.

Desculpe por qualquer transtorno que possa ter acarretado.

O que precisar e estiver a meu alcance, pode ter certeza que será feito de imediato.

Um forte abraço.

Cotrim
14/10/2009, 01:17

Adieu.....

Continua com o mesmo sentimento?

Danyboy
28/07/2010, 00:10
Olá Ronaldo.

Estive observando o manual que você postou e um detalhe importante que identifiquei foi o fato de saber que a OVERDRIVE é basicamente uma 4ª marcha acionada eletronicamente. Meu interesse nisso é baseado no problema que tenho em uma das minhas Grand Cherokees relacionado justamente a isso (4ª marcha), pois o câmbio dela está funcionando perfeitamente, porém não engata a 4ª marcha. É como se a OVERDRIVE estivesse bloqueada independente do acionamento do botão, pois ao que me parece, o mesmo está funcionando normalmente, uma vez que a luz indicadora acende e apaga normalmente também, quando acionado.
Será que você pode me ajudar?

Marcio Sargento
28/01/2018, 22:58
Prezado Betomonk,
Este manual, que veio com a minha Grand comprada usada recentemente, ano 1998, foi escaneado e está à disposição, na faixa; nada de ter que comprar. Se a sua veio sem este te mando. Só penso que tem um pequeno probleminha, ele tem 17.042Kb e, aqui no Forum não consigo postar, pois já tentei nos tamanhos permitidos, em partes, no tópico de downloads que penso ser o lugar correto. mas não foi possível e, caso te mande por e-mail, não sei se será possível, pois alguns gerenciadores não suportam arquivos maiores do que 10MB. Fica o dilema. Grande abraço e saudações a todos(as).

Caso consiga mandar p email marciojacquess@ gmail.com, desde ja agradeco. Abraco