PDA

Ver Versão Completa : Motor Cummins



ferraz
25/08/2009, 18:24
Boa noite, por favor alguem já instalou um motor MOTOR CUMMINS COMPLETO SERIE B que equipa as F250 F350 , em Camper ou Engesa?

Este motor é o 4BTAA3.9 Max Power 4 cilindros ano 2007/2008 potência 203cv, torque de 51,4kgmf a 1.600rpm. Motor original das F-250 4x4 .

É um bom motor, desempenho, consumo, manutenção, valor da manutenção, é uma boa escolha ?

Kim
25/08/2009, 20:14
Opa ferraz!

Cara, acho que é uma ótima escolha, mesmo sendo suspeito para lhe aconselhar.

Vai ter motor para o resto da vida do engesa.

guilhermeabreu
25/08/2009, 20:19
FERRAZ

Infelizmente o KIM me ganhou em alguns segundos na resposta , MAS ESTE MOTOR o KIM iria ou irá colocar no novo projeto dele .

Este motor tem um GRAVE DEFEITO que é :

Os seus tataranettos estarão usando os cacos que sobrarem do seu ENGESA/CAMPER e este motor CUMMINS ainda estará rodando sem ter sido feito serviço nele , VCS TODOS ESTARÃO ENJOADOS DE VER ELE FUNCIONANDO SEM DAR DEFEITO POR TANTO TEMPO , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK .

O ENGESA do KIM na época , eu até o batizei de " CANHÃO " pelo motor que ele iria colocar , vai fundo que ísto é um sonho que poucos podem realizar .

ABRAÇÃO

Kim
25/08/2009, 20:35
Opa Dr. Guilherme!

Este motor é o mesmo, com os acontecimentos da época, eu pedi para me liberar do negócio, o que fui prontamente atendido, pois não haveria como cumprir o combinado.

Pedi que não o vendesse, pois ainda o compraria...

Hoje finalmente o comprei novamente, parceladamente, como entrou no pacote um combio e t-case band.

E mais um paço para o final do sonho....

guilhermeabreu
25/08/2009, 21:03
Opa Dr. Guilherme!

Este motor é o mesmo, com os acontecimentos da época, eu pedi para me liberar do negócio, o que fui prontamente atendido, pois não haveria como cumprir o combinado.

Pedi que não o vendesse, pois ainda o compraria...

Hoje finalmente o comprei novamente, parceladamente, como entrou no pacote um combio e t-case band.

E mais um paço para o final do sonho....

É AMIGO KIM

Vc estava fazendo segredo até para mim , o CAVESO já sabia , só eu que não fiquei sabendo , MAS PELO MENOS o nome de batismo ficará o mesmo não " CANHÃO " , mas se vc decidir por outro nome não tem problema pq este é um novo projeto , e sei que ficará 1000 .

ABRAÇÃO estou torcendo pela sua nova empreitada .

Elmer_Jeep
26/08/2009, 10:11
Boa noite, por favor alguem já instalou um motor MOTOR CUMMINS COMPLETO SERIE B que equipa as F250 F350 , em Camper ou Engesa?

Este motor é o 4BTAA3.9 Max Power 4 cilindros ano 2007/2008 potência 203cv, torque de 51,4kgmf a 1.600rpm. Motor original das F-250 4x4 .

É um bom motor, desempenho, consumo, manutenção, valor da manutenção, é uma boa escolha ?

Eu acho que o Série B deve ter o mesmo peso de um S4T, vai fundo, mas tem que catar da F250 também o módulo de gerenciamento do motor.

[]'s

ferraz
26/08/2009, 11:03
Meus caros muito obrigado pela a tenção.

O MOTOR CUMMINS SERIE B, éra o mesmo que equipava as F4000, os F250 F350, não é?

Seu pesso e similar oau dos S4T, saqberiam dizer quanto potencia torque e rotação, e quanto ao cambio poderia ser usado os cambio e t-case Hilux, visto que este tem sido usado com os motores MWM 2.8 e 3.0 assim como motores S4T.

Como ficaria o comportamento, respostas velocidade, força, vibração ruido, de uma Campr com este motor poderia ser usado no dia a dia.

Pois estou para fechar negócio com um motor destes.

Elmer_Jeep
26/08/2009, 12:36
A série F-250 foi lançada no Brasil em 1998, em substituição à série F-1000, a e era vendida equipada com motor Cummins modelo 4BTAA de com potência de 140hp@3000rpm e torque de 36mkgf@1500rpm.

Para atender a lei de redução das emissões, Conama P5, a Ford optou pelo desenvolvimento, em conjunto com a Cummins, de um motor que tem, segundo ela, uma eletrônica de última geração denominado MaxPower, com 3,9 litros, injeção direta com bomba de 1600 bar de pressão, sistema Common Rail, turbo intercooler, com potência de 203cv@2900rpm e torque de 56kgfm@1500rpm.


Quanto ao cambio não sei qual o limite de torque dos de Hilux, eu optaria pelo conjunto original desse motor, ZF 5S-420 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43504)

Comportamento, velocidade, força... isso vai depender do acerto da suspensão, diametro dos pneus, relação de coroa e pinhão, relação do cambio que vc escolher, etc. Claro que pode ser usado no dia-dia, tem várias F240 4x4 rodando porai numa boa.

[]'s

ferraz
26/08/2009, 13:33
Elmer minha preocupação com o uso no dia a dia é justamente com a questão da poluição pois aqui em São Paulo, o pessoal da fiscalização esta multando tudo e mais um pouco.

guilhermeabreu
26/08/2009, 18:18
CARO FERRAZ

O ELMER disse :Para atender a lei de redução das emissões, Conama P5, a Ford optou pelo desenvolvimento, em conjunto com a Cummins, de um motor que tem, segundo ela, uma eletrônica de última geração denominado MaxPower, com 3,9 litros, injeção direta com bomba de 1600 bar de pressão, sistema Common Rail, turbo intercooler, com potência de 203cv@2900rpm e torque de 56kgfm@1500rpm.


Logo : Se este motor for impedido de andar em São Paulo , nenhum outor motor díesel poderá , como vc ve este motor é de ÚLTIMA GERAÇÃO , não tem o que pensar , é comprar e partir pro abraço , e como ele vai andar , VAI DEPENDER SÓ DE VC , se tivesse comigo com certeza iria gastar um bocado de pneu pq iria queimar pneu em toda arrancada kkkkkkkkkkkkkkkkkk , é um puta de um motor pra uma CAMPER , como já disse é motor de sobra , se vc tem a oportunidade de comprar e se bobear vai ficar sem ele pq outro irá comprar na sua frente . Depois que comprar vc pode montar a CAMPER do jeito que vc quizer , POR FALTA DE MOTOR NÃO SERÁ COM CERTEZA , não tenha dúvida com relação a este motor .

VAI FUNDO CARA , E BOA SORTE NA COMPRA . NÃO TEM QUE TER PREOCUPAÇÃO EM NENHUM SENTIDO .

ABRAÇÃO

Hugo4x4
27/08/2009, 19:59
Boa noite, por favor alguem já instalou um motor MOTOR CUMMINS COMPLETO SERIE B que equipa as F250 F350 , em Camper ou Engesa?

Este motor é o 4BTAA3.9 Max Power 4 cilindros ano 2007/2008 potência 203cv, torque de 51,4kgmf a 1.600rpm. Motor original das F-250 4x4 .

É um bom motor, desempenho, consumo, manutenção, valor da manutenção, é uma boa escolha ?

Ferraz,

Hoje conversei com um dono de uma F250 2007 CD 4x4 sobre a mesma, relatou de inúmeros problemas acontecidos no motor que o deixaram a pé na estrada. Problema mais freqüente relatado é o rompimento da tubulação de alimentação de diesel pela trepidação do motor, teve outros que o deixaram sem o veiculo por 75 dias porque a concessionária não descobria a causa. Comentou também que o dele não é caso isolado, nas freqüentes visitas as oficinas decubriou que muitas têm problemas no motor. Continua na pesquisa antes de decidir o que colocar na viatura.

ferraz
11/09/2009, 12:35
Hugo 4x4 obrigado pelo toque mas este motor que pretendo instalar vem de uma F 4000, como o que o Kim pretende instalar em sua viatura.

Seria este motor uma boa escolha, para o uso em viagens , trilhas leve e na cidade?

Alguem saberia dizer se ele é muito mais pesado que um S4T.

Muito obrigado a todos.

Kim
11/09/2009, 13:55
Hugo 4x4 obrigado pelo toque mas este motor que pretendo instalar vem de uma F 4000, como o que o Kim pretende instalar em sua viatura.

Seria este motor uma boa escolha, para o uso em viagens , trilhas leve e na cidade?

Alguem saberia dizer se ele é muito mais pesado que um S4T.

Muito obrigado a todos.

Já estou pagando as parcelas do bichão!!!!!:dance:

Elmer_Jeep
11/09/2009, 15:15
Hugo 4x4 obrigado pelo toque mas este motor que pretendo instalar vem de uma F 4000, como o que o Kim pretende instalar em sua viatura.

Seria este motor uma boa escolha, para o uso em viagens , trilhas leve e na cidade?

Alguem saberia dizer se ele é muito mais pesado que um S4T.

Muito obrigado a todos.

Se for de um F4000 esse motor não tem injeção eletronica viu.

Vi num F4000 4x4 2009 e o sistema é de bomba mecanica ainda.

Um motor mecânico já preparado para atender às leis de emissões vigentes no Brasil, assim foi projetado o Cummins Euromec III, um engenho capaz de rodar de acordo com as mais rigorosas normas de emissões da Europa, a Euro III, equivalente à fase 5 do Conama brasileiro, cujo principal destaque é o baixo custo de manutenção.

Lançado no final de 2004, o Euromec III, também conhecido dentro da Cummins como 4BTTA, é um motor mecânico Série B de 3,9 litros com quatro cilindros em linha e capacidade de entregar a potência máxima de 120hp a 2.800 rpm e torque de 454 Nm a 1500 rpm. O propulsor é ideal para aplicações em veículos leves de até 3,5 toneladas e micro-ônibus que circulam em áreas urbanas. Hoje equipa o novo modelo da Ford, o Cargo 712, além das caminhonetes F350 e F4000 e os leves da Agralle.

"O motor possui gerenciamento mecânico, baixo custo e simples manutenção e, mesmo assim, atende ao Conama P5. É o motor de entrada da Cummins, para aplicações de baixo custo de manutenção ou seja, permite aplicações que reduzem o impacto do preço final do veículo", afirma Ricardo Torres De Martin, supervisor do Centro Técnico da Cummins.
Fonte: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=187&edid=18

[]'s

ferraz
11/09/2009, 15:26
Muito obrigado.

E qunato ao cambio;

O conjunto cambio tração Engesa, ficaria muito redizido?

E o conjunto da Hilux 3.0, será que da conta do torque?

adams
11/09/2009, 16:28
Andei estudando cambios noa ultimos dias e posso lhe dizer que o unico cambio que resistiria a este motor em viagens e trilhas é o zf original dela.
Talves o Eaton que vinha nas f1000 4x4 x10. (2305)

ferraz
11/09/2009, 19:25
Por favor quanto ao cambio original da Engesa, não suportaria o esforço oferecido pelo motor visto que requipavam caminhõe como a D-40 que possuiam os motores S4T , com 120 cv a 2.800 rpm e 38,2kgfm a 1600 rpm e também o motor S4T plus com 150 cv e 46kgfm.

Kim
11/09/2009, 22:42
O cambio do engesa aguenta, mais é limitado, pois não tem a overdrive.
Aparentemente é de fácil colocação, algo como refurar a capa seca do cummins (alumínio), e a colocação do disco com centro (estrias) para o eixo piloto do 240V.

Elmer_Jeep
12/09/2009, 10:22
O cambio do engesa aguenta, mais é limitado, pois não tem a overdrive.
Aparentemente é de fácil colocação, algo como refurar a capa seca do cummins (alumínio), e a colocação do disco com centro (estrias) para o eixo piloto do 240V.

Tenho uma capa seca aqui do cummins 2008 (F250 4x4) e é de ferro.

[]'s

Hugo4x4
16/09/2009, 19:39
Em anexo as curvas do motor mecânico Cummins 4BTAA 3,9 utilizado atualmente nas F350. O preço de um novo sem o sistema elétrico, de arrefecimento, correias, interruptores e sensores está ~ R$ 17.000,00.

Eriksom Teixeira Lima
23/09/2009, 16:42
Caríssimos

se os dados do Hugo na mensagem #20, acima, são desse motor, ele é pouca coisa mais forte que um S4TPlus, e um pouco mais forte que o S4T simples (que tem cerca de 39kgfm). Em outras palavras, o ganho não será tanto assim.

Claro, por ser um motor mais novo, ele deve durar até seus tataranetos, enquanto o S4T duraria somente até os trinetos.

Quanto ao câmbio, subscrevo o Elmer, o ZF seria o mais adequado e robusto.

PS: para usar um motor desses, você pretende trocar os eixos?

Abraços

Eriksom

paje_tapuya
28/09/2009, 19:53
Muito obrigado.

E qunato ao cambio;

O conjunto cambio tração Engesa, ficaria muito redizido?

E o conjunto da Hilux 3.0, será que da conta do torque?

O Cambio do engesa deve aguentar legal, mas a T-case não aguente mesmo! só se for aquela enorme de caminhão. As F-1 e F-2 não aguentam nem um turbo diesel por muito tempo, sendo a ultima aguenta um pouco mais pq fica desengatada.
Porém deixo aqui minha pergunta:
Como que vcs conseguem colocar um conjunto de motor+cx+t-case enorme desses num chassi tão apertado como os do engesa??

Davi Gonçalves
02/04/2011, 21:27
O Cambio do engesa deve aguentar legal, mas a T-case não aguente mesmo! só se for aquela enorme de caminhão. As F-1 e F-2 não aguentam nem um turbo diesel por muito tempo, sendo a ultima aguenta um pouco mais pq fica desengatada.
Porém deixo aqui minha pergunta:
Como que vcs conseguem colocar um conjunto de motor+cx+t-case enorme desses num chassi tão apertado como os do engesa??
Alguém sabe onde consigo o motor cummins maxpower da F 250??
Idéia de precos tbm seria bom...
Seria mta dor de cabeça p usar ele?
Como sou leigo em diesel por favor não me xinguem rs rs rs rs

Kim
02/04/2011, 23:18
Poque não pega um euromecIII???

A diferença é que este é injeção mecânica, menos manutenção.

O que coloquei em meu engesa é um euromecIII

Abraços.

Kim.

Davi Gonçalves
02/04/2011, 23:23
Poque não pega um euromecIII???

A diferença é que este é injeção mecânica, menos manutenção.

O que coloquei em meu engesa é um euromecIII

Abraços.

Kim.
É vc mesmo q preciso conversar então Kim kkkkkk
Preciso trocar umas ideias com vc e com o Elmer...
Eu estou com o cambio e tcase da f250 4x4 e estava afim de colocar um motor a diesel, mas sou uma negaçao.
Pensei no 2.8 mas nao sei se vira meu conunto.
Abraços

Ramiro Cruz Jr.
03/04/2011, 19:13
Davi, pegue um Cummins 4BT, seja o Euro 3 da F350/F4000, seja o Max Power 203cv da F250 4x4 (dou preferência pelo primeiro, por ser mecânico e infinitamente mais tranquilo por não ter por.rrra nenhuma de sensor disso, sensor daquilo, etc, fora o custo.

Se vc procurar direito, vais achar Cummins 4BT 3.9 de F4000/F350/Cargo 712 á partir de 6~8k, indo no máximo até os 13k.

Valem cada centavo. E um amigo do Sul, o André do Chevrolet 6x6 (vulgo gaúcho loco) tem uma receitinha bacana (segundo ele, tem no youtube mas nem procurei) desse motor com a turbina Holset das Dodge Ram Cummins 6cc que simplesmente duplica a potência dele! Agora não sei se duplica tanto nos 4BT mecânicos de 120cv quanto nos eletrônicos de 203cv...

Fica aí a dica!

( )´s.

Ramiro - Sampa - SP

Davi Gonçalves
03/04/2011, 19:40
Davi, pegue um Cummins 4BT, seja o Euro 3 da F350/F4000, seja o Max Power 203cv da F250 4x4 (dou preferência pelo primeiro, por ser mecânico e infinitamente mais tranquilo por não ter por.rrra nenhuma de sensor disso, sensor daquilo, etc, fora o custo.

Se vc procurar direito, vais achar Cummins 4BT 3.9 de F4000/F350/Cargo 712 á partir de 6~8k, indo no máximo até os 13k.

Valem cada centavo. E um amigo do Sul, o André do Chevrolet 6x6 (vulgo gaúcho loco) tem uma receitinha bacana (segundo ele, tem no youtube mas nem procurei) desse motor com a turbina Holset das Dodge Ram Cummins 6cc que simplesmente duplica a potência dele! Agora não sei se duplica tanto nos 4BT mecânicos de 120cv quanto nos eletrônicos de 203cv...

Fica aí a dica!

( )´s.

Ramiro - Sampa - SP
Valeu Ramirão!!
Esqueci de mencionar vc na lista dos q vou consultar kkkkk
O motor que mais me agrada p ser sincero é o MWM 6cc das F250, mas agora vou começar a dar uma pesquisada e vou te ligar estes dias e batemos papo.
Vc esta a procura dos eixos ainda??
Abraços

Elmer_Jeep
04/04/2011, 09:15
caminhão, caminhão, caminhão !!!

com esse motor vai ter que renomear a F75 blz ? hehehe.

[]'s

Ramiro Cruz Jr.
04/04/2011, 11:59
Valeu Ramirão!!
Esqueci de mencionar vc na lista dos q vou consultar kkkkk
O motor que mais me agrada p ser sincero é o MWM 6cc das F250, mas agora vou começar a dar uma pesquisada e vou te ligar estes dias e batemos papo.
Vc esta a procura dos eixos ainda??
Abraços

Opa, estou sim ainda á procura dos eixos, Davi!

E de câmbio e t-case da RAM nova também!

( )´s.

Ramiro - Sampa - SP

Davi Gonçalves
04/04/2011, 12:37
Opa, estou sim ainda á procura dos eixos, Davi!

E de câmbio e t-case da RAM nova também!

( )´s.

Ramiro - Sampa - SP
Eixos de F250 e Ram eu sei onde tem e t-case da Ram nova tbm só não sei se tem o Cambio.
Hj tenho retorno da minha cirurgia e nao consigo ver, se quiser me liga amanha e te dou as cordenadas...
Abraços

Davi Gonçalves
04/04/2011, 12:39
caminhão, caminhão, caminhão !!!

com esse motor vai ter que renomear a F75 blz ? hehehe.

[]'s
Fala Elmer!!!
Aí vou colocar no meu topico assim
"Começando a montar meu caminhão" kkkkk
Nunca te disse mas qdo a minha F andava e eu fazia trilha ela foi apelidada de caminhão e por aqui o apelido dela é caminhão até hj kkkkkkkk

abraços

WARSAW
11/05/2011, 22:04
Dúvida cruel...
Eu estava em paz até surgir esse tópico, pois já tinha como certo o MWM 2.8 Sprint pra colocar na rural, agora estou bastante inclinado pro lado do Euromec III.
Podemos compará-los? como ficariam os custos? manutenção? qual deles tem maior durabilidade (robustez)? potência?, """""dúvidas""""" Mesmo assim ainda não descarto o Maxxion, a comparação se dá por se tratar de máquinas novas.

Hirocaster
22/02/2012, 13:40
Esse cummins da f350 tem 120cv?

Josemar Carvalho
24/10/2015, 18:44
Josemar boa noite,gostaria de saber a respeito da F 250 4x4 cabine dupla 2009 motor cummis eletrônico 3.9 pois lhe alguns relatos do motor ficar ruim de pegar.gostaria de saber se é um bom caminhão.pois sou leigo.

Josemar Carvalho
24/10/2015, 18:48
Gostaria de mais informações a respeito da F 250 pois to negociando uma cabine dupla 4x4 2009 2009 3.9 cummis eletronica são muito problematicas grato. josemarf1000@gmail.com

Sandrodsoares
05/02/2016, 15:45
Boa tarde
Estou montando uma engesa (fase 4) do zero e estava pensando em colocar o motor da ranger mas surgiu a dúvida da f250 não teria mais força?
Pelo q tenho lido por ser zero tenho q colocar um motor eletrônico e tenho preferência por diesel.
Obrigado