Ver Versão Completa : Qual relação coroa/pinhão correta ?
Fabio Marchetti Lopes
25/08/2009, 13:40
Amigos Toyoteiros,
Tenho um amigo que possue uma band 68 muito bonita na qual ele acabou de reformar, esta com motor 608 e trocou o cambio para 4 marchas com reduzida, tem a relação coroa e pinhão 11/37, ela ficou muito reduzida acelera e não anda nada.
Qual seria a melhor relação para esta configuração?
Esta com pneus 7.50 x 16 e diferenciais original
elmestizo
25/08/2009, 15:48
se for 11x37 o diferencial não é original Toyota... verifique!
Fabio Marchetti Lopes
25/08/2009, 15:51
Qual seria a relação indicada para esta configuração cambio motor?
guilhermeabreu
25/08/2009, 20:37
CARO FÁBIO
Se não me engano existe somente duas relações para o diferencial da BAND que é a 10x37 e a 9x37 , QUE A MEU VER FICARIA MELHOR .
Existe outras feitas de encomenda , mas é muito longa para este motor sem ser turbinado , que é a 12x35 acho eu .
AMIGO GUIGA , obrigado pela resposta , pois eu digitei errado , mas deu pra consertar ainda , valeu .
ABRAÇÃO
Guiga Tostes
25/08/2009, 20:52
Olá Amigos,
segue abaixo as relações de coroa e pinhão disponíveis para Band:
ORIGINAIS:
10X37 - Todas as Bands
9X37 - Original somente nas pickups Band equipadas com motor 14B e consequentemente cambio de 5M
Mais Longas(Marca Coniflex):
11X35 e 12X35
Ps.: O assunto relação de diferencial foi bastante discutido e comentado aqui no forum, basta usar a ferramenta de pesquisa
Abrs
Francisco Bicalho
25/08/2009, 21:44
Guiga
A Coniflex também faz a 13 x 35
Guiga Tostes
25/08/2009, 22:02
Guiga
A Coniflex também faz a 13 x 35
Gde Chico, da ultima vez que os consultei tinham descontinuado a 13X35...mas podem fazer tb sob encomenda...apesar de não conseguir imaginar qual Band usaria bem esta relação...já acho minha 12X35 quase q longa demais...:mrgreen:
Abrs
marmita22@uol.com.br
26/08/2009, 07:37
Ola pessoal eu tenho uma toyota band 1988 perua com motor 608 turbinada e optei paela relação da coniflex 11X35 ficou muito bom porem a questão de economia de combustivel ficou abaixo do esperado ta fazendo uma média de 9,5 andando na média de 90 a 95 km por hora e outra coisa o marcador de velocime
tro marca a menos 10% se estou andando no velocimento a 80kmpor hora na real estou andando a 90km por hora .
Francisco Bicalho
26/08/2009, 10:49
Marmita o consumo está muito bom em 9,5 com o 314 turbinado. Lembre a relação mais longa vai pedir mais do motor nas retomadas de velocidade, subidas, e trocas de marcha o que naturalmente aumenta o consumo.
Chico
alexandre diniz
26/08/2009, 11:57
ola pessoal
Guiga pelo que sei algumas pickups motor mercedes tbem sairam com a 9x37 para priorizar a força mesmo
inclusive conheço uma que o cara nunca trocou desde nova e é a 9x37
so não sei se foi algum lote que veio com essas ou todas vinham com essa configuração
abraços a todos
Olá Amigos,
segue abaixo as relações de coroa e pinhão disponíveis para Band:
ORIGINAIS:
10X37 - Todas as Bands
9X37 - Original somente nas pickups Band equipadas com motor 14B e consequentemente cambio de 5M
Mais Longas(Marca Coniflex):
11X35 e 12X35
Ps.: O assunto relação de diferencial foi bastante discutido e comentado aqui no forum, basta usar a ferramenta de pesquisa
Abrs
Fabio Marchetti Lopes
26/08/2009, 14:30
Obrigado a todos pelas dicas, então para ele seria somente substituir o pinhão para um com 9 dentes. seria isto?
Valeu
Francisco Bicalho
26/08/2009, 14:57
Fabio
Você tem que trocar todas as engrenagens, não pode trocar só uma. Se você tem uma coroa e um pinhão trabalhando juntos durante um tempo, você não pode introduzir uma engrenagem nova porque elas se ajustam uma à outra com o uso, e a nova destruiria a outra, ou, ambas se destruiriam. Muita gente desmonta os dois jogos de coroa e pinhão e depois não identifica qual casava com qual, e se trocar ambas vão para o espaço.
Em suma, se você quer uma relação de diferencial mais longa, tem que ter certeza que foram produzidas pelo mesmo fabricante, ou seja, não tem saída tem que comprar tudo novo, os rolamentos também.
Agora, você tem certeza que essa relação é 11 x 37 mesmo? conta aí direitinho os dentes (marcando o primeiro), porque eu tenho a desconfiança que é 10 x 37, e alguém contou um dente a mais no pinhão. Se for 10 x 37 você vai ter que partir para a 11 x 35.
Se você trocasse o pinhão (numa hipótese, caso isso fosse viável) para o de 9 dentes o carro ficaria muito mais curto, não mais longo. As relações funcionam assim:
Você divide o número de dentes do pinhão pela coroa para saber quantas voltas a coroa vai dar para cada volta do pinhão:
9 ÷ 37 = 0.2432 (para cada volta do pinhão a coroa dá 0.2432 voltas)
10 ÷ 37 = 0.2702 (para cada volta do pinhão a coroa dá 0.2702 voltas) mais longa que a 9 x 37
11 ÷ 35 = 0.3142 (para cada volta do pinhão a coroa dá 0.3142 voltas) mais longa que a 10 x 37
12 ÷ 35 = 0.3428 (para cada volta do pinhão a coroa dá 0.3428 voltas) mais longa que a 11 x 35
Ou seja, conforme você vai aumentando o tamanho do pinhão em relação ao tamanho da coroa, para cada volta do pinhão, a coroa gira um pouco mais, fazendo a relação ficar mais longa, as marchas mais longas, e a velocidade final do carro ficará mais longa.
Chico
Fabio Marchetti Lopes
26/08/2009, 15:22
Chico,
Obrigado pelas dicas, esta Band é de um amigo vou passar para ele seu relato, mais uma vez obrigado
Fabio
guilhermeabreu
26/08/2009, 20:05
CARO FÁBIO
Se não me engano existe somente duas relações para o diferencial da BAND que é a 10x37 e a 9x37 , QUE A MEU VER FICARIA MELHOR .
Existe outras feitas de encomenda , mas é muito longa para este motor sem ser turbinado , que é a 12x35 acho eu .
AMIGO GUIGA , obrigado pela resposta , pois eu digitei errado , mas deu pra consertar ainda , valeu .
ABRAÇÃO
É PESSOAL
Qdo escreví a minha mensagem , acho que estava dopado , pois só fiz cagada , ou melhor só dei informação errada , o GUIGA ainda fez as correções e deu tempo de endireitar uma das cagadas , mas ficou outra que foi a minha opinião de que a relação 9x37 ficaria melhor do que a 10x37 .
É O CONTRÁRIO , A MELHOR DAS DUAS É A 10X37 se ficar reduzida demais ainda com o motor OM 314 , não tem outra melhor a não ser se turbinar o motor aí poderia colocar a 11x35 que um amigo daqui o Marmita22 já deu o relato dele , ou a 12x35 da CONIFLEX , desculpem pelas informações erradas que dei no início .
Amigo MARMITA22 , qdo vc cita que o consumo da sua ficou abaixo do esperado e ao mesmo tempo diz que o velocímetro esta desrregulado , ou seja marcando errado , o correto seria primeiro vc ajustar o velocímetro para fazer o consumo real , regulando o velocímetro numa oficina especializada ou comprar um TRIP TOTEM que eu acho mais vantagem , eu comprei um e coloquei em meu ENGESA , aí sim vc teria o consumo real e fidedígno , outra coisa é as outras pessoas dizerem que as BANDS deles fazem 11 km/l ou 12 km/l , MAS ESTAS PESSOAS NORMALMENTE ESTÃO COM O VELOCÍMETRO TB DESRREGULADO O QUE FAZ O CONSUMO SER FICTÍCIO E NÃO REAL , como vc quer saber o seu consumo real , PRIMEIRO VC TER QUE ACERTAR O VELOCÍMETRO , para então chegar a conclusão final . Com o TRIP TOTEM , cada vez que vc mudar o tamanho do pneu tem como fazer o ajuste do velocímetro na hora , é muito bom .
Caro Fábio , o relato do Francisco Bicalho foi corretíssimo , resumindo tudo o que ele disse , VC NÃO PODE MUDAR SÓ A COROA de uma relação de diferencial , a COROA/PINHÃO são casadas de fábrica , É O ÚNICO CASAMENTO QUE É INDISSOLÚVEL PARA SEMPRE , NÃO PODE SEPARAR UM DO OUTRO NUNCA .
E a relação do diferencial se vc dividir o nº da coroa pelo nº do pinhão , qto maior der esta divisão , mais reduzido é a relação e qto menor for este nº mais longo é a relação .
Ex : uma relação 37x10 = 3,7 e outra relação 35x12 = 2,91 , logo 3,7 é maior do que 2,91 , então a relação 3,7 é mais curta do que a 2,91 , ou a 2,91 é mais longa do que 3,7 .
ABRAÇÃO
marmita22@uol.com.br
27/08/2009, 07:22
Ola guilherme eu vou optar por colocar o trip totem pois só a mudança do pinhãozinho que fica no cambio vc encontra só marca genérica e não aguenta pois é feito com material de baixa qualidade .
guilhermeabreu
28/08/2009, 14:51
AMIGO MARMITA22
Boa escolha , parabens , ótimo custo/benefício .
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