PDA

Ver Versão Completa : Temperatura do motor elevada

Flaibam
24/08/2009, 19:46
Preciso de uma dica para não ser lesado no mecânico: tenho um Willys 60, adaptado com motor do Maverick 4cc a álcool. Em baixa velocidade ele trabalha com a temperatura na casa dos 70, às vezes 90 graus. Quando pego estrada, só na quarta marcha, a temperatura passa dos 100 e tenho que parar. Devo trocar o radiador? Existem outras possibilidades para a temperatura subir tanto? Desculpem-me a ignorância, mas comprei o jipe há duas semanas e não entendo nada de mecânica.

Sergio Rocha
24/08/2009, 20:08
Preciso de uma dica para não ser lesado no mecânico: tenho um Willys 60, adaptado com motor do Maverick 4cc a álcool. Em baixa velocidade ele trabalha com a temperatura na casa dos 70, às vezes 90 graus. Quando pego estrada, só na quarta marcha, a temperatura passa dos 100 e tenho que parar. Devo trocar o radiador? Existem outras possibilidades para a temperatura subir tanto? Desculpem-me a ignorância, mas comprei o jipe há duas semanas e não entendo nada de mecânica.

Pode ser, válvula termostática,bomba dágua,correia frouxa, ponto de ignição, e o que eu acho com grande possibilidade no seu caso, radiador sujo ou entupido.Não adianta vento no radiador se a água não circular livremente.

[]'

Flaibam
24/08/2009, 20:35
Bom, pelo menos já sei o que o mecânico pode dizer! Vou tentar fazer a limpeza básica, com troca de água e aditivos, andei lendo sobre o assunto e não parece ser difícil. Obrigado pela dica!

Campi
24/08/2009, 21:25
Flaibam é como o nosso amigo aí disse, mas no meu ponto de vista o mais provável deve ser válvula termostática.
Experimente tirar a válvula termostática e trocá-la, aproveitando que vc já vai mexer no sistema de arrefecimento, de uma bela limpeza em tudo, desde radiador até o motor.
Acredito que o seu problema se resolverá.
Um grande abraço Campi.

Flaibam
24/08/2009, 21:54
Valeu Campi, estou aprendendo que todo jipe vai ao mecânico, mas é muito mais gostoso saber mexer em alguma coisa e fazer com as próprias mãos. Eu já ia fazer a limpeza, agora aprendo a trocar a válvula também. Abs, obrigado!

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 22:26
tenta a válvula termostática para motor cht 1.6 a álcool... o kim usa na ranger dele...

Campi
24/08/2009, 22:59
Flaibam é esse o espírito da coisa, comecei a pouco tempo igual a vc e com tudo que já aprendi, posso ajudar muitas pessoas igual a vc, um dia vai ser a sua vez de ajudar, até lá se sinta a vontade de questionar e perguntar.
Um grande abraço Campi.

Rafaminc
25/08/2009, 07:37
Só mais uma dica: quando for tirar alguma mangueira (para limpeza do radiador pro exemplo), na hora de remonta-la coloque um pouco de graxa entre a mangueira e o tubo para evitar vazamentos.

Cacá
25/08/2009, 08:39
Flaibam, td bem? No meu OHC (gasolina) eu eliminei a valvula termostatica. No seu caso, por ser álcool, pode ser que ela faça falta. Mas nao custa experimentar tirar. Ela fica dentro do chapeuzinho que liga a mangueira superior na entrada do motor.
Realmente, se o motor estiver fora de ponto, ele esquenta mais. Porém, contudo e todavia, o problema pode ser o marcador de temperatura, que pode - e tem grande chance - de estar mentindo.
Vc disse que o seu motor é adaptado, né? Vc usou o radiador do OHC mesmo ou outro?

:concordo:

Flaibam
25/08/2009, 09:54
Cacá, eu comprei o jipe há 15 dias e ainda não sei todos os detalhes dele. Mas o radiador parece adaptado, de latão e cobre, pois da saída de água é feita por uma curva soldada no fundo. Me disseram que o radiador original tem saída lateral. O marcador de temperatura parece estar normal, porque em marcha lenta ele estabiliza. O jipe já visitou dois mecânicos e o motor está no ponto. Só notei o aquecimento nesse fim de semana, quando peguei estrada de 40 km de asfalto.

Flaibam
25/08/2009, 09:56
Rafaminc: Dica anotada. Grato!

Cacá
25/08/2009, 10:33
Cacá, eu comprei o jipe há 15 dias e ainda não sei todos os detalhes dele. Mas o radiador parece adaptado, de latão e cobre, pois da saída de água é feita por uma curva soldada no fundo. Me disseram que o radiador original tem saída lateral. O marcador de temperatura parece estar normal, porque em marcha lenta ele estabiliza. O jipe já visitou dois mecânicos e o motor está no ponto. Só notei o aquecimento nesse fim de semana, quando peguei estrada de 40 km de asfalto.

Flaibam, pode ser que o bug esteja realmente no radiador. De fato o radiador dos OHC tem a saída pra direita. Acredito que o seu problema seja o radiador mesmo, que deve ser pequeno para o OHC. Veja um de OHC original aqui:

http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/15235_1.JPG

Vc está aonde em Campinas??

Abs,

Cacá

Flaibam
25/08/2009, 10:43
Esse parece ser maior do que o que eu tenho, com saída na parte inferior. Esse já tem saída lateral. Estou no Santa Genebra, entre Shopping Dom Pedro e Barão Geraldo. Estamos criando um grupo, que se chamará Os Geraldos, em homenagem à Barão Geraldo. Estamos com 3 willys e um bandeirante. Todos com 15 dias de compra! Cada um está se virando pra ajeitar o seu. Comprei o meu com o Carlão da Special 4x4, saída pra Sampa.

Marcelo Cunha
25/08/2009, 10:47
Leve o Jeep a uma casa especializada em radiadores para examinar a colméia, pode estar com muita sugeira, já vão testar a termostática e limpar o sistema. Em alguns casos as vezes é necssário trocar a colméia, aí aproveita ecoloca uma com maior capacidade de refrigeração. Gasta um pouco mais mas fica tranqüilo. O seu problema parece mesmo ser pouca circulação de água no radiador. :concordo:

Marcelo Cunha
25/08/2009, 10:50
Só mais uma coisa, seja bem vindo!

Flaibam
25/08/2009, 10:58
Marcelo, a opção da oficina especializada é a mais fácil, com certeza. Mas acho que antes vou querer dar umas "cabeçadas" e tentar resolver com a ajuda de vocês, aqui do fórum... só espero não perder a paciência (rs!!!) Obrigado. A dica da limpeza da colméia tb está anotada! Abs!

Cacá
25/08/2009, 11:13
Legal Flaibam, parabéns pela iniciativa do novo grupo :concordo:. Uma coisa que eu aprendi quando comprei o meu jeep é exatamente o que vc falou: conhecer bem o cavalinho antes de partir pra oficina. Qdo vc compra um jeep, leva grátis um curso aplicado de mecânica... hehehehehehe...
Querendo aparecer nas nossas reuniões, estamos toda quinta feira no Mali Bari da Itapura, vc e sua turma serão muito bem-vindos. Na minha assinatura tem o nosso site, ok?

Abração!

renatosapulha
25/08/2009, 11:29
Flaibam,

Como vc fez essa leitura da temperatura? Digo... seu relogio eh compativel com o sensor do motor?

Jah vi um jeep de um amigo q ele cismava q tinha problemas de aquecimento, pq quando o motor trabalhava na pista o reloginho dele soh marcava acima dos 100...
Esse cara travou uma luta infinita com os componentes de arrefecimento... radiador, mangueiras, termostatica, ateh conferir os dutos de agua do motor ele fez...

No fim das contas tava tudo certo com o motor, aconteceu q quando ele trocou de motor, ele soh ligou o fio do reloginho ao sensor q veio com o motor novo, e a escala de temp. n era compativel.

Cada relogio usa uma escala de resistencia diferente para a leitura/conversao do sensor para a escala do relogio. (Claro, falando num caso de termometros eletricos)

Vale a pena checar antes de comecar a fucar onde possivelmente n tenha problemas...heheh

abracos
R

Flaibam
25/08/2009, 12:19
Legal Flaibam, parabéns pela iniciativa do novo grupo :concordo:. Uma coisa que eu aprendi quando comprei o meu jeep é exatamente o que vc falou: conhecer bem o cavalinho antes de partir pra oficina. Qdo vc compra um jeep, leva grátis um curso aplicado de mecânica... hehehehehehe...
Querendo aparecer nas nossas reuniões, estamos toda quinta feira no Mali Bari da Itapura, vc e sua turma serão muito bem-vindos. Na minha assinatura tem o nosso site, ok?

Abração!
Obrigado pelo convite, vou tentar aparecer em breve. Ando viajando muito a trabalho e prefiro sempre a quarta e quinta-feira pra ficar fora. Minha turma ainda não elegeu um point e, antes disso, vamos frequentar muito os points já estruturados. Abs!

Flaibam
25/08/2009, 12:22
Flaibam,

Como vc fez essa leitura da temperatura? Digo... seu relogio eh compativel com o sensor do motor?

Jah vi um jeep de um amigo q ele cismava q tinha problemas de aquecimento, pq quando o motor trabalhava na pista o reloginho dele soh marcava acima dos 100...
Esse cara travou uma luta infinita com os componentes de arrefecimento... radiador, mangueiras, termostatica, ateh conferir os dutos de agua do motor ele fez...

No fim das contas tava tudo certo com o motor, aconteceu q quando ele trocou de motor, ele soh ligou o fio do reloginho ao sensor q veio com o motor novo, e a escala de temp. n era compativel.

Cada relogio usa uma escala de resistencia diferente para a leitura/conversao do sensor para a escala do relogio. (Claro, falando num caso de termometros eletricos)

Vale a pena checar antes de comecar a fucar onde possivelmente n tenha problemas...heheh

abracos
R
Excelente dica Renato. Como disse antes, comprei o jeep a pouco tempo e estou aprendendo a lidar com ele agora. Não sei qual o termômetro instalado e nem tinha pensado nisso. Mas o estranho é que ele marca a temperatura correta em marcha lenta. Vou verificar isso.

Willys51or
25/08/2009, 12:27
Eu faria assim: tenha certeza do aquecimento, não confie nos marcadores. Coloque um termômetro para medir a temperatura da água.
Depois, veja se a mesma está circulando de volta para o radiador, pode ser a válvula termostática que não está abrindo ou pode ser sua bomba dágua.
Caso tudo isso esteja em ordem, seu radiador pode estar entupido. Pode mandar numa especializada para varetar (limpar com uma vareta mesmo) por dentro da colméia. Problema: as vezes a colméia pode estar detonada e vai ter vazamento depois. No final pode compensar a troca da mesma.
Meu jipe não esquentava demais, mas chegava perto dos 100º. Nem tive dúvida, aproveitei a parada para reforma e mandei trocar a colméia, resultado, não chega a 90º.
Vai tentando e boa sorte

Flaibam
25/08/2009, 12:40
Willys, tô desencanando de ficar arrumando coisa velha. Acho que vou fazer um up-grade no sistema de arrefecimento, colocando radiador novo, termostato novo e termômetro novo. O meu radiador está com água barrenta, muito escura. Colocando um novo, já inicio com aditivo e tento não deixar enferrujar. O que acha? Ou será que a água vai ficar vermelha novamente, mesmo com o aditivo? Se eu trocar esses componentes, começo a saber nas peças que posso confiar.

Rafaminc
25/08/2009, 12:58
Willys, tô desencanando de ficar arrumando coisa velha. Acho que vou fazer um up-grade no sistema de arrefecimento, colocando radiador novo, termostato novo e termômetro novo. O meu radiador está com água barrenta, muito escura. Colocando um novo, já inicio com aditivo e tento não deixar enferrujar. O que acha? Ou será que a água vai ficar vermelha novamente, mesmo com o aditivo? Se eu trocar esses componentes, começo a saber nas peças que posso confiar.
Primeiro vc vai precisar limpar a água que está no circuito motor/radiador. Faça o seguinte, solte a mangueira na entrada superior do radiador, ligue o motor na lenta e coloque uma mangueira com água da rua direto no bocal do radiador. Só cuide para que a água da rua tenha pressão suficiente para manter o radiador cheio enquanto a bomba d´água joga fora a água suja. Faça isso até a água ficar limpa, depois remonta e coloca um aditivo confiável no radiador.

Se seu radiador não estiver muito impregnado de sujeira, já vai baixar a temperatura limpando o circuito.

William_NATAL
25/08/2009, 14:16
Willys, tô desencanando de ficar arrumando coisa velha. Acho que vou fazer um up-grade no sistema .....

Ja que vai mexer em uma empresa especializada, tente "varetar" o radiador, por aqui se chama assim, o radiador deve estar todo entupido, com isto ele fica com pouca agua circulando aquecendo a toda hora. Eles retiram a parte superior e com uma vareta limpam toda a colmeia.

Caso não resolva , ai sim , vc troca por um novo (troque somente a colmeia).

Verificar a valvula termostática, e a outra (fica em bixo do radiador) que é a que faz disparar o ventilador.

Hã! verifique tb se o seu ventilador esta com uma velocidade boa, depois de velho ele fica meio fraco, não sendo suficiente para refrigerar .

boa sorte.

Flaibam
25/08/2009, 15:12
É Wiliam, vou ter que seguir os conselhos de todo mundo aqui. Acabei de pagar o maior mico, mas é coisa de iniciante. Acabo de vir da loja de peças, onde descobri que o meu radiador já não é fabricado há uns 20 anos!!! Ou seja, vou ter mesmo tentar de tudo para recuperar o que tenho, ou improvisar, com mais adaptações. Vou checar a ventoinha também, pra ver se está OK. Obrigado!

Flaibam
25/08/2009, 15:14
Primeiro vc vai precisar limpar a água que está no circuito motor/radiador......

.....Se seu radiador não estiver muito impregnado de sujeira, já vai baixar a temperatura limpando o circuito.
Valeu por mais esta dica Rafa. Obrigado!

Cacá
25/08/2009, 16:41

Flaibam, primeiro, não tem mico nenhum, como vc disse no post anterior, vai tranquilo que aqui todo mundo se ajuda :concordo:

Segundo, vc tocou num ponto importante, a água barrenta. Isso pode parecer, mas interfere e muito. Sugiro o seguinte: com o motor FRIO, remova a mangueira que vai instalada na parte de baixo do radiador, deixe a agua esgotar. Volte a mangueira, complete o radiador, funcione o motor para a agua circular. Espere esfriar e esgote novamente. Complete a agua de novo, com um aditivo RadClean (veja bem, não é RadCOOL) e use o jipe por uma semana mais ou menos.
Repita o esgotamento e coloque agua limpa, desta vez com RadCool ou outro aditivo confiável.

Assim, vc estara, aos poucos, eliminando os problemas que podem ser os supostos causadores do aquecimento. Só que: ao fazer este procedimento, se houver algum ponto de vazamento (que estava entupido pela agua barrenta/ferrugem), ele vai vazar. Aí vc parte pra reparo do radiador.

Mas va com calma, use o jipe, observe, analize e nao caia nas (des)graças de qualquer mecânico não. Vai de leve, o jipe é um bcho dócil, que vc mesmo pode adestrar em casa :concordo:

Mais uma coisa: tenho um medidor de temperatura sobrando aqui, tirei do meu jeep pois coloquei novo, estava funcionando perfeitamente. Se vc quiser, posso deixar ele com vc pra testar, ok?

Abração,

Cacá
25/08/2009, 16:43
Flaibam, sua ventuinha é eletromagnética ou está ligada direto na polia do motor (sistema original)?

Abs

Flaibam
25/08/2009, 17:23
Cacá, obrigado pelo termômetro, mas vou fazer umas tentativas antes. Um novo nem custa tão caro assim. Quanto a ventuinha, ela gira na polia do motor, gira direto.

RBM
25/08/2009, 21:26
manda limpar o radiador, é barato, no meu caso estava como vc, em baixa a temperatura ficava na casa dos 90º, em alta subia para mais de 100º, mandei ver a radiador, esta entupido, a agua passava, mas em pouca quantidade.
Não demora para ver isso, meu motor ferveu, trincou os aneis, não tinha como arrumar, pois os cilindros estavam ovalizados, tive que retificar todo o motor.
Quanto a ferrugem na aqua, não é só do radiador, isso vc pode limpar ele, mas vai voltar a ficar vermelha, provalvemente seu bloco esta com ferrugem nas galerias, mas eu não tentaria limpar com adtivo, pode soltar a ferrugem e entupir, ai pode trocar o bloco ou cabeçote.
Acho que a melhor maneira de cuidar do jeep é como ele foi concebido, da maneira mais simples... manda varetar o radiador primeiro.

Marcelo Cunha
26/08/2009, 10:14
É Wiliam, vou ter que seguir os conselhos de todo mundo aqui. Acabei de pagar o maior mico, mas é coisa de iniciante. Acabo de vir da loja de peças, onde descobri que o meu radiador já não é fabricado há uns 20 anos!!! Ou seja, vou ter mesmo tentar de tudo para recuperar o que tenho, ou improvisar, com mais adaptações. Vou checar a ventoinha também, pra ver se está OK. Obrigado!

A colméia pode ser feita sob medida para qquer radiador. Aproveita e já manda fazer com 4 camadas, vai refrigerar melhor. :concordo:

Paulo Sabra
26/08/2009, 17:29
Meu Jeep teve um problema de arrefecimento parecido. Apesar de usar um motor GM 151, o sistema de arrefecimento (radiador) é original. Procurei um profissional que trabalha somente com radiadores, ele trocou toda a base inferior do radiador, ficou uma maravilha.
Mas ele me pediu para não usar aditivos e sim, se fosse de minha vontade, para amenizar a ferrugem usar no radiador água destilada ou água mineral, ou seja segundo o Senhor que consertou o radiador a água com cloro tem propriedades que provoca mais ferrugem do que a água destilada e a água mineral. Não sei se é verdade, pois venho usando água comum mesmo esgotando o radiador uma vez por mês. Outra coisa importante e lavar as colméias do radiador após as trilhas, para impedir o acumulo de barro que também impede a refrigeração.

Flaibam
27/08/2009, 14:31
É pessoal, vou rodar nesse fim de semana e, na segunda, encosto ele numa oficina de radiador na Rua Maria Umbelina Couto, em Campinas. O "tiozinho" que atende lá parece ser gente boa e vai ver se o radiador está dimensionado pro motor, se precisa trocar, ampliar ou apenas uma limpeza basta. Quero agradecer a todos que opinaram, pois ampliaram em muito o meu conhecimento sobre radiadores. Nos vemos em trilhas, por aí!

Paulo Sabra
27/08/2009, 18:31
Boa sorte Flaibam, você tomou a decisão certa, com certeza o "tiozinho" vai dar jeito na sua viatura.

Flaibam
27/08/2009, 21:19
Fim da história: acho importante postar essa mensagem, que servirá para direcionar muita gente. Todas as sugestões foram válidas e devem ser avaliadas com critério se mais alguém tiver o mesmo problema. No jeep foi identificado que a polia com a hélice está muito abaixo do radiador. Além da posição errada, ela não suga o ar com a velocidade requerida pelo motor. Esses dois fatores são os responsáveis pelo aquecimento do meu jeep. Que isso fique claro (serviu para mim!!!). Como solução, vou refazer o sistema de arrefecimento, aproveitando a estrutura do radiador existente, anulando a ventuinha atual e colocando uma nova, de ômega, com acionamento automático e manual. Também vou instalar o reservatório de expansão. Assim, se o motor esquentar muito, posso acionar a ventuinha manualmente, além de poder completar a água a qualquer momento no reservatório de expansão, sem ter que esperar esfriar. A água vai continuar vermelha por conta do bloco do motor, mas vou trocar todo o mês (não precisa ser todo dia, nem toda semana, mas precisa ser sempre...) Obrigado a todos, acho que agora encerramos esse tópico!

Flaibam
27/08/2009, 21:24
Só faltou dizer que o "tiozinho" do radiador, da Rua Maria Umbelina Couto, cobrou R$ 1.200,00 pelo serviço. Levei em Barão Geraldo, na Sahara Radiadores (19 3289-1282) e ele cobrou R$ 580,00 pelo mesmo serviço. Falem com o André! Abs!

Flaibam
05/09/2009, 21:17
Leve o Jeep a uma casa especializada em radiadores para examinar a colméia, .... Em alguns casos as vezes é necssário trocar a colméia, aí aproveita ecoloca uma com maior capacidade de refrigeração. Gasta um pouco mais mas fica tranqüilo.
Fim da novela. Vejam as fotos e atentem para um erro clássico: na instalação, o cara do radiador deixou a mangueira em contato com a polia. Resultado: rodei duas horas com o calango azul até cortar a magueira. Feriadão bonito e a viatura parada em casa. O radiador novo ganhou colméia selada, reservatório de expansão e ventuinha do ômega, com acionamento automático e manual.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1005&pictureid=6019
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1005&pictureid=6020
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1005&pictureid=6021

Paulo Sabra
06/09/2009, 08:24
Flaibam,
Que bom que você vez uma cotação de preço do serviço e não permitiu que o "Tiozinho" te assaltasse.
E agora, tá Feliz?
É o que importa.
Um grande abraço, Paulo.

Flaibam
06/09/2009, 11:45
Flaibam,
Que bom que você fez uma cotação de preço do serviço e não permitiu que o "Tiozinho" te assaltasse.
E agora, tá Feliz?
Paulo.

Paulo, feliz é pouco pro que eu to sentindo. A viatura ainda carece de cuidados, mas saber que posso rodar com ela sem risco de fundir o motor pela temperatura elevada é muito bom mesmo.

Outra coisa importante foi a contribuição de todos aqui do fórum. Cada sugestão foi avaliada, analisada, até a identificação do problema e a melhor solução.

Abs! :dance: