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Ver Versão Completa : caixa de marcha travando???



Antonio Jacare do Jeep
24/08/2009, 16:42
Olá ! quem pode me ajudar a resolver essa bronca! quando vou colocar a marcha ré, ela monta em cima da terceira marcha e trava. da penultima vez eu consegui destravar na marra! mas agora travou e não consigo destravar??

grato :evil:

Elison
24/08/2009, 18:51
Olá ! quem pode me ajudar a resolver essa bronca! quando vou colocar a marcha ré, ela monta em cima da terceira marcha e trava. da penultima vez eu consegui destravar na marra! mas agora travou e não consigo destravar??

grato :evil:

Amigo...

Provavelmente seu problema esta na tampa da caixa. deve estar com uma folga provocada por desgaste na parte inferior da alavanca, onde encaixa nos trambuladores.
Solução: troque a alavanca.
Espero ter ajudado.

Abços.

Campi
24/08/2009, 21:37
Olha amigo se vc quiser aproveitar esta alavanca é só encher de solda o pé da mesma e depois esmerilhar até deixar com o mínimo de folga posível nos garfos, mas também pode ser problema nas engrenagens e sincronizados, só abrindo o cambio pra se ter certeza.
Um grande abraço Campi.

Cacá
25/08/2009, 11:35
Jacaré, faça o seguinte:

1) Remova a alavanca. Para isso, vc ai precisar girar a base dela (chapéuzinho) com uma talhadeira ou chave de fenda. Bata com cuidado nas laterais, para que ela se solte. Gire com a mão e remova. Antes porém, marque um ponto coincidente qualquer para vc usar como referencia na hora de voltar o chapeu no lugar.

2) Olhe lá dentro: tem 3 trilhos com cavas. Pegue uma chave de fenda e alinhe as 3 cavidades.

3) Volte a alavanca no lugar, gire o chepeuzinho com a mão até encostar e somente de um pouco de aperto com a talhadeira até alinhar com o ponto que vc marcou.

Já aconteceu isso comigo algumas vezes, sempre quando tentei uma troca rápida de marchas. Nao diria que é normal, realmente a causa é a folga na alavanca, mas dá pra andar tranquilo, tomando cuidado na hora de engatar a ré.

Comigo a alavanca travou todas as vezes na 3a. marcha.:concordo:

Willys51or
25/08/2009, 12:19
Olha só.. meu câmbio é 4 marchas, outro dia fui colocar a segunda e a alavanca veio perto do banco. Várias vezes coloquei a ré e não consegui desengatar, ou melhor, não achei mais a posição para desengatar. De vez em quando em vez de terceira quer entrar a ré....

Situação: comprei outra tampa do câmbio e vou trocar, pois a minha está péssima.

Boaventura
25/08/2009, 12:55
O meu cambio também dava este problema, mas na segunda, quando via ficava trancado, daí eu tirar a tamba do cambio e destravava...

O negócio é realmente preencher o final da lavanca de cambio com solda e esmirilhar, fica 10!

Abraço!

Antonio Jacare do Jeep
29/08/2009, 16:22
Valeu !!! vou mandar brasa!!! Obrigado

marcobertioga
18/04/2013, 22:02
Pessoal boa noite.

Preciso da ajuda de vocês, para temtar descubrir o problema da minha caixa.

Hoje ceguei no trabalho e fui estaciona a viatura, quando fui dar re senti o carro dar trancos como se estivesse ecavalando as engrenagens.
Tirei a re e tentei colocar primeira tava muito duro coloquei ponto morto e mesmo assim quando tirava o pé da embreagem facia barulhos e vibrava tudo, olhei por baixo e os cardans ficavam vibrando mesmo em ponto morto.

Coloquei primeira e sai com o carro, andei um pouco com o carro e aparente mente ficou normal.

Bom cheguei em casa e fui testar de novo engatei a re e fui soltando aos poucos a embreagem e o jeep travado como se tivese algo entre as egrenagem, se acelerar ele vinha mais parecia que as engrenagens não casavam vinha estralando e pulando.

Fiquei com medo de moer tudo e parei, fui colocar primeira e foi difícel de tirar da re, e aprimeira e segunda não entravam.

Coloquei terceira e sai andei um pouco e coloquei segunda e depois primeira ai elas voltaram a ficar normais menos a re.

Tenho um pequeno vazamento no cambio, faiz um mês que completei o óle, sera que pode ser falta de óle que ta agravando outro problema ,maio na caixa, mais ta ruin so na ré.

Socorro troquei meu carro pelo jeep para ser meu carro do dia a dia, trabalhar e levar filha na escola e me apaixonei pelo carro, adoro dirigir ele e não guento ficar mais em a viatura.

Obrigado

edgar
19/04/2013, 11:25
Se não faltou oleo de acabar mesmo não acredito que essa seja a origem do problema.

Ha quanto tempo esta com ele ? Ema caso de compra recente sempre pode-se reclamar para o antigo proprietario ! E tentar rachar as despesas.

Sem abrir o cambio é dificil dizer, pode ser um pedaço de engrenagem se metendo onde não é chamada ou talvez o eixo da engrenagem da ré muito gasto que mudou de lugar com o oleo novo. Ou simplesmente um problema nas varetas/esferas da tampa da caixa que estão deixando as marchas engatarem fora de ordem.

Tome cuidado para não moer o cambio inteiro forçando quando esta entalado...va ao mecanico ja !

A desgraça mesmo é achar um mecanico para arrumar o cambio sem fazer gambiarras !

chinelao4x4
19/04/2013, 12:45
Pessoal boa noite.

Preciso da ajuda de vocês, para temtar descubrir o problema da minha caixa.

Hoje ceguei no trabalho e fui estaciona a viatura, quando fui dar re senti o carro dar trancos como se estivesse ecavalando as engrenagens.
Tirei a re e tentei colocar primeira tava muito duro coloquei ponto morto e mesmo assim quando tirava o pé da embreagem facia barulhos e vibrava tudo, olhei por baixo e os cardans ficavam vibrando mesmo em ponto morto.

Coloquei primeira e sai com o carro, andei um pouco com o carro e aparente mente ficou normal.

Bom cheguei em casa e fui testar de novo engatei a re e fui soltando aos poucos a embreagem e o jeep travado como se tivese algo entre as egrenagem, se acelerar ele vinha mais parecia que as engrenagens não casavam vinha estralando e pulando.

Fiquei com medo de moer tudo e parei, fui colocar primeira e foi difícel de tirar da re, e aprimeira e segunda não entravam.

Coloquei terceira e sai andei um pouco e coloquei segunda e depois primeira ai elas voltaram a ficar normais menos a re.

Tenho um pequeno vazamento no cambio, faiz um mês que completei o óle, sera que pode ser falta de óle que ta agravando outro problema ,maio na caixa, mais ta ruin so na ré.

Socorro troquei meu carro pelo jeep para ser meu carro do dia a dia, trabalhar e levar filha na escola e me apaixonei pelo carro, adoro dirigir ele e não guento ficar mais em a viatura.

Obrigado


Olá amigo,

Nem precisei ler tudo, já tive isso com meu 4 marchas tambem, identico.

Macaquinhos e cincronizados , troca eles e não tenta forçar não, ai pode quebrar algo bem caro ...
aproveita e troca o rolamento do pino, é um rolamento pequeno , são 2 juntos, se não me engano. e é o mesmo rolamento do alternador bosh , paguei 12 reais cada....

é isso.

abrçs , e boa sorte

tuna
19/04/2013, 16:28
Eu tive um caso parecido com um câmbio 4 marchas quando engatava a ré tudo bem depois quando ia engatar a primeira travava, era a engrenagem da Ré que estaca descoplando do engate da alavanca, a sua engrenagem pode estar solta e engatando no lugar errado, tira a tampa e dá uma olhada (são quatro parafusos só) agora, dependendo do modelo do seu carro, a assoalho da carroceria, pode ter 4 cj-3 ou trazentos (cj-5) parafusos :mrgreen:

[]´s

Sydney66
28/04/2013, 21:00
O sincronizador de 1ª e 2ª também faz a ré, a engrenagem de marcha a ré engata na capa (luva) do sincronizador de 1ª e 2ª, razão pela qual você descreve que houve dificuldade no engate dessas marchas, tudo leva a crer em problemas com a engrenagem ou garfo de engate dessa marcha podendo "acavalar" ou seja não desengatar perfeitamente essa marcha. Solução: Abra a caixa, se entender um pouquinho pode pelo menos descobrir o que está acontecendo retirando a tampa da caixa, ao mesmo tempo está verificando tudo, nível de óleo e estado geral das engrenagens, nesse cambio você pode abri-lo sem se preocupar, aproveita e engata as marchas manualmente (pelo sincronizador) e ver se a engrenagem de ré não está desacoplando direito.
Mas se precisar desmontar melhor um mecânico pois esse cambio é cheio de detalhes, se não fizer direito deixa folga axial nas engrenagens e ai adeus aneis do sincronizador, desgastam ligeirinho.

RODFRAGA
29/04/2013, 00:45
já que estamos falando em diagnostico de cambio, hoje fuii dar uma volta com a viatura, motor bf e caixa 3 marchas e quando pegava uma subida forte colocava em primeira e no meio da subida ela escapava. Como faz tempo que nao chove, estava tudo muito seco com muita pedra.... Detalhe, não utilizei reduzida.... Existe algum mecanismo que protege a caixa quando se acelera demais em primeira e ela desengata? Porque quando tornava a engatar e pisava de leve, ia na boa....

Gustavo de Olliveira
29/04/2013, 07:58
Olá Rodfraga !!!!!!! "Rapaiz" mecanismo de proteção em cambio de Jeep antigo é só o bom senso do piloto kkkk
Não tem nada disso meu amigo esse cambio tá com desgaste em algum componente, pode ser nas engrenagens , pode ser na trava da vareta que segura o garfo, ou no próprio garfo, só abrindo...

Marcosbertioga, se prepara para comprar um anel sincronizado novo, na hora que deu ré ele foi pro saco, quando vc abrir vai ver que a cava que era quadrada estará "desbeiçada" , isso acontece por falta de ajuste axial, e vertical e macaquinhos (travas) pequenos pois esses câmbios na maioria já rodaram muito e é difícil ajustar. Para frente fica normal pq as engrenagens não topam em nada e mesmo com um pouco de curva no eixo de cima vai td bem, na ré o sincronizado não "solta" direito pq o eixo está saindo da posição que deveria. ai prende mesmo e estraga.
Vai ter que abrir SIM , retirar o cambio SIM , mas fica tranquilo é serviço rápido, tem que conseguir ajustar , ai vai rodar por muito tempo tranquilo.

william_1966
29/04/2013, 19:30
Cara, são os "macaquinhos"... pode deixar sem, estou com o meu sem a mais de 1 ano e 5mkm e esta tudo certo... O único detalhe é que o meu é 3M... mas deve ser parecido "o esquema da coisa"...

Pablo.pinto2007
29/04/2013, 19:46
já que estamos falando em diagnostico de cambio, hoje fuii dar uma volta com a viatura, motor bf e caixa 3 marchas e quando pegava uma subida forte colocava em primeira e no meio da subida ela escapava. Como faz tempo que nao chove, estava tudo muito seco com muita pedra.... Detalhe, não utilizei reduzida.... Existe algum mecanismo que protege a caixa quando se acelera demais em primeira e ela desengata? Porque quando tornava a engatar e pisava de leve, ia na boa....

O seu caso é no câmbio mesmo? É a primeira que solta? ou seja, se vc colocar a primeira de novo ele anda? pergunto pois o que também faz o jeep ficar sem tração, normalmente quando exigido, é a reduzida que solta a tração (passa a neutro)...

Felicidades!

Pablo

marcobertioga
30/04/2013, 01:53
Arrumei um mec aqui na minha cidade que vai me cobrar 450,00 de mão de obra, as peçãs eu vou comprar pela internet.

Agora descobri que isto so acontece quando uso a re, e nem sempre.

Agora que percebi que é com a re, engato e depois solto devagar a em breagem e vou dando re na manhinha, se senti que ta tendo alguma ressitência paro.

Quando trava eu desligo a tração e coloco 4, 3, 2, e depois primeira, depois ligo a tração novamente.

Vou encostar esta semana pra mexer, estou querendo trocar os retentores tambem e se nescessário algum rolamento, sei que o momento é ideal pra trocar muita coisa, mais a grana ta curta.

Pior é ficar sem o carro, acho que to viciado nele, e da um medo de deixar os outros mexer, so o que eu não posso fazer mesmo se não eu mesmo arrumo.

Ja colo quei, o alternador do corsa, alinhei a polia do alternador, troquei a mangeira do radiador, troquei a via de combustível, instalei marcador de combustível, acendedor de cigarro, troquei um amortecedo, tirei vazamento da tampa trazeira da caixa de tranferência mutipla ( acho que é este o nome ) e sei la mais o que. Já to parecendo mecanico:???:

RODFRAGA
30/04/2013, 01:57
Eu não estava usando tração... E se engatar novamente a primeira vai embora, mas se pisar demais novamente , tipo numa subida mais ingrime, escapa novamente

fmsJeep75
05/06/2013, 10:53
Cara, são os "macaquinhos"... pode deixar sem, estou com o meu sem a mais de 1 ano e 5mkm e esta tudo certo... O único detalhe é que o meu é 3M... mas deve ser parecido "o esquema da coisa"...

Caro William, também tenho um 3m e também tive um travamento na primeira marcha. O mecanico disse que eram os macaquinhos e me aconselhou a trocar por um cambio de 4m. Segundo ele é melhor que o de 3m porque não tem este problema de agarrar os macaquinhos. Não aceitei pois adoro o meu 3m e quero manter a originalidade, além do mais já vi vários relatos aqui mesmo de 4m agarrando macaquinhos também. O mecanico insitiu que este 3m é uma m..., que o problema voltaria a ocorrer e que o 4m é que é o bom. Bem, não aceitei a proposta dele. Mandei que arrumasse os macaquinhos do meu e estou rodando com ele numa boa já a alguns meses. Agora vendo seu relato sobre retirar os macaquinhos influi com a proposta. Acho que isto poderia ser a solução para que eles não agarrem mais. O que acha disso tudo? Só me resta uma dúvida: Se os macaquinhos são para travamento, como pode rodar sem eles e não fazerem falta? Será que não vai afrouxar ou escapar nada com algum tempo de uso? No aguardo de manifestação dos colegas. Obrigado.

william_1966
07/06/2013, 11:52
Caro William, também tenho um 3m e também tive um travamento na primeira marcha. O mecanico disse que eram os macaquinhos e me aconselhou a trocar por um cambio de 4m. Segundo ele é melhor que o de 3m porque não tem este problema de agarrar os macaquinhos. Não aceitei pois adoro o meu 3m e quero manter a originalidade, além do mais já vi vários relatos aqui mesmo de 4m agarrando macaquinhos também. O mecanico insitiu que este 3m é uma m..., que o problema voltaria a ocorrer e que o 4m é que é o bom. Bem, não aceitei a proposta dele. Mandei que arrumasse os macaquinhos do meu e estou rodando com ele numa boa já a alguns meses. Agora vendo seu relato sobre retirar os macaquinhos influi com a proposta. Acho que isto poderia ser a solução para que eles não agarrem mais. O que acha disso tudo? Só me resta uma dúvida: Se os macaquinhos são para travamento, como pode rodar sem eles e não fazerem falta? Será que não vai afrouxar ou escapar nada com algum tempo de uso? No aguardo de manifestação dos colegas. Obrigado.

Então, estou rodando sem os macaquinhos, e já fiz trilha, peguei estrada longa, "dei vdo", etc... não escapou nada, não faz barulho, tudo 100%...

Acho que não terá problema não.

william_1966
07/06/2013, 11:53
Quanto a problemas com o decorrer do uso, se manter revisado pode ter certeza que não terá problemas...

luizjeep
13/08/2013, 08:58
Me ajudem meu cambio foi revisado trocado os 4 aneis do sincronizado rolamentos eixo piloto e os cachorrinhos do sincronizador, é um cambio de 4 machas e quando engato a ré ela engata perfeitamente só que quando aperto a embreagem ele da uns trancos como se uma engrenagem estivesse pegando na outra, ja abri a tampa e ta normal engatei a ré manualmente e continua dando tranco. o que pode ser?

Sydney66
16/08/2013, 21:41
Quando aperta a embreagem?? Ou seria quando solta a embreagem? Amigo minha análise é que seu problema é no eixo carretão, ou carretel, ou tecnicamente "trem de engrenagens", os dentes da engrenagem de ré do seu eixo carretel estão com desgaste excessivo. Não é possível ver apenas tirando a tampa pois fica abaixo do nível de óleo, mesmo tirando o óleo as engrenagens dificultam a visão. Quando foi revisado olharam isso?
Abs

elmocouras
11/12/2013, 20:15
Pessoal, estou com problemas no meu Jeep, não estou conseguindo tirar a alavanca do cambio da 1ª marcha. Ela está como se estivesse travada. O que pode ter ocorrido? Como faço para destrava-la e ela voltar ao normal. (OBS: antes o jeep estava normal, o cambio é o 3 marchas) valeu!

4X4GARAGE
12/12/2013, 08:35
olha elmo,seu cambio deve ter pulado os retens de marcha da 1ª mantendo a travada provavelmente,outra coisa sáo as esferas que tem na tampa do cambio que podem estar muito gastas ocasionando isso tb!

[]s

andre_agostinho
19/12/2013, 03:21
Pessoal, estou com problemas no meu Jeep, não estou conseguindo tirar a alavanca do cambio da 1ª marcha. Ela está como se estivesse travada. O que pode ter ocorrido? Como faço para destrava-la e ela voltar ao normal. (OBS: antes o jeep estava normal, o cambio é o 3 marchas) valeu!

Ola....isso já aconteceu comigo 1 vezes....estava tentando desconectar o câmbio ( dispositivo "de fábrica" do câmbio 3 marchas para evitar que safado levem o jeep. Pouca gente sabe....
funciona assim. Vc aperta o câmbio pra baixo com força e empurra pra direita em direção ao painel pra direita (com a embreagem apertada e no ponto morto). Voi la...o câmbio fica solto. Quando tentei voltar em um das vezes emperrou na primeira.
Tirei a tampa do câmbio q fica no solo expondo as engrenagens e retirei o varão do câmbio. Se vc notar tem uma pequena peça que faz o desencaixe e encaixe novamente. Com a mão volte ele para o centro do varão...pronto, desengatou a primeira travada.
nao sei se é esse seu problema...... Mas se for...resolve desse jeito..

elmocouras
01/01/2014, 21:57
Pessoal, a duvida é meio boba, mais se alguém puder responder e se possível colocar uma foto eu agradeço, pois estou sem saber onde vai a trava da alavanca do cambio (aquela que parece uma presilha).

RomuloFurini
01/06/2025, 18:17
Olá pessoal!
Comprei recentemente um Jeep Willys 1965, com motor e câmbio originais. No último sábado, durante um passeio, tive um problema e queria saber se alguém já passou por algo parecido.
Estava numa descida íngreme e precisei manobrar o Jeep. Engatei a marcha ré, mas como o terreno era de pedregulho solto, as rodas acabaram patinando. Com o Jeep parado, coloquei o câmbio em neutro e tentei acionar o 4x4. Ao tentar engatar a primeira marcha, o câmbio travou. Mexi um pouco o Jeep e consegui destravar, mas depois disso as marchas começaram a se comportar de forma estranha.
O neutro parecia engatar a ré, às vezes a primeira também. Quando conseguia engatar alguma marcha, o câmbio travava. Depois de várias tentativas, consegui achar a segunda marcha e voltei pra casa com ela (sem conseguir trocar durante o caminho). Ao chegar, tentei desengatar e o câmbio estava travado novamente. Quando consegui, ele desengatou de tudo.
Agora o câmbio está instável: às vezes engata, às vezes não. E quando engata, costuma travar na marcha.
Alguém já teve esse problema ou tem alguma dica do que pode ser?

cambio original de 4 marchas.

Agradeço qualquer ajuda!

Aristides Jr
02/06/2025, 12:08
Olá RomuloFurini!
Parabéns pela aquisição do 1965!
No tópico: qual foi a maior viagem q vcs ja realizaram com um cj? (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/68406-qual-foi-maior-viagem-q-vcs-ja-realizaram-com-um-cj-12.html) o Sidney66
relatou travar o cambio durante viagem, o problema foi falta de oleo.
Acho que deve ser a primeira verificação.
Minha dica
Se for trocar ou mesmo acrescentar utilize oleo 90 ou mais fino.
No meu Jeep 51, utilizo no cambio e tomada de força, óleo para motores diesel alta kilometragem Lubrax Turbo Vigoros 20W50

RomuloFurini
03/06/2025, 08:26
Olá RomuloFurini!
Parabéns pela aquisição do 1965!
No tópico: qual foi a maior viagem q vcs ja realizaram com um cj? (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/68406-qual-foi-maior-viagem-q-vcs-ja-realizaram-com-um-cj-12.html) o Sidney66
relatou travar o cambio durante viagem, o problema foi falta de oleo.
Acho que deve ser a primeira verificação.
Minha dica
Se for trocar ou mesmo acrescentar utilize oleo 90 ou mais fino.
No meu Jeep 51, utilizo no cambio e tomada de força, óleo para motores diesel alta kilometragem Lubrax Turbo Vigoros 20W50

Valeu pela dica, Aristides! Eu havia trocado recentemente o óleo do câmbio, pois como peguei o Jeep há pouco tempo e não sabia em que condição ele estava, resolvi trocar todos os óleos e fluidos antes de começar a curtir. Ontem levei ao mecânico e, assim que tiver o diagnóstico, compartilho aqui.

RomuloFurini
04/06/2025, 18:45
Pessoal, atualizando o câmbio do jeep. Hoje mecânico me deu o diagnóstico, segundo ele é um problema na tampa da caixa, ou na alavanca ou nas esferas e molas (onde há 3). Porém realmente estava sem óleo na caixa, o mais estranho é que havia trocado óleo há uma semana atrás, ou seja ou está com um super vazamento, e que não aparece poça pois tem apenas alguns pingos na garagem ou o rapaz que trocou o óleo, retirou o óleo velho e esqueceu de por óleo novo. Enfim, estou levando a tampa da caixa numa oficina especializada. Novidades posto aqui para futuras referências.

Aristides Jr
05/07/2025, 12:08
Olá RomuloFurini!
Estes ajustes na tampa deixam os engates melhores.
Na minha opnião o principal problema foi a falta de oleo. Não foi vazamento inperceptível, com certeza esgotaram o velho e não abasteceram com o oleo novo.
Já vi acontecer isso até com motor, o que é catastrófico, bastaria alguns metros para danificar e travar.
No caso do seu cambio provavelmente não sofreu nenhum dano.
Completa o oleo, pode ser o 90 ou se quiser tentar a minha recomendação usar o mais fino, para mim funcionou melhor!
Ficamos no aguardo para saber como resolveu e outras novidades.