Ver Versão Completa : Fazendo o Motor do NIVA URGENTE!!!
Tanque Russo
24/08/2009, 09:36
Bom dia camaradas, por favor preciso da ajuda de vcs, tenho um Niva 91 motor original, estava queimando oleo, mas não estava batendo nada, resolvi mandar para o Mecânico para abri e ver , bom meu motor esta detonado, tem uma folga nos cilindros enorme, agora a pergunta o que devo fazer colocar os componetes originais ou colocar kit 1.7? liguei em uma loja e eles me disseram que vendem o kit do NIVA 1.7 mesmo, bom pelo que sei seriam os pistões de Fusca não seriam? qual seria uma loja de confiança onde posso comprar esse kit sem medo.
muito obrigado a todos até a próxima.
Bom dia camaradas, por favor preciso da ajuda de vcs, tenho um Niva 91 motor original, estava queimando oleo, mas não estava batendo nada, resolvi mandar para o Mecânico para abri e ver , bom meu motor esta detonado, tem uma folga nos cilindros enorme, agora a pergunta o que devo fazer colocar os componetes originais ou colocar kit 1.7? liguei em uma loja e eles me disseram que vendem o kit do NIVA 1.7 mesmo, bom pelo que sei seriam os pistões de Fusca não seriam? qual seria uma loja de confiança onde posso comprar esse kit sem medo.
muito obrigado a todos até a próxima.
Há diversas opções para a retífica do Niva, das quais as mais comuns são:
- instalar o kit de pistões originais, porém, devido à retífica, com sobremedida de anéis;
- instalar o kit de pistões do motor Lada 1.7, importado da Rússia (via Internet);
- instalar algum dos kits para modificação da cilindrada original para 1.7 e mesmo 1.8, utilizando os pistões do Fusca ou do Tempra
Em minha opinião, esta terceira opção é arriscada, eu já soube de diversos casos em que o motor modificado ficou "batendo saia" (pistões do Fusca) ou o bloco trincou, devido ao excessivo afinamento de suas paredes. É necessário pesar prós e contras antes de mandar executar o serviço.
A segunda opção é boa, mas, no seu caso, devido à urgência, pouco viável, pois existe uma demora de cerca de 40-50 dias entre o pedido e o recebimento (a não ser que você opte pelo envio via aérea, que é bastante caro).
Resta, pois a opção de instalar os pistões originais do motor 1.6, opção conservadora porém segura. O que você pode fazer para "apimentar" o motor de seu Niva é aproveitar para mandar baixar ligeiramente o cabeçote do motor (pouca coisa, no máximo 0,5 mm) e instalar o kit de comando de válvulas modificado da Aerocar (www.aerocar.com.br). Acredito que estas medidas já irão melhorar muito o desempenho de seu russinho.
Tanque Russo
24/08/2009, 12:53
Gil vc como sempre muito prestativo, muito obtigado pela sua sugestão, realmete me ajuda muito.
Gil é o seguinte realmente é incrivel a durabilidade do motor do NIva, olha no meu caso o meu já passou por 3 donos, sendo que o primeiro foi nada menos que a CPFL, então rodaram bastante com o russo.
Sobre a Urgencia do motor realmente o motor esta aberto, preciso resolver logo, eu perguntei sobre os kits pois liguei em uma loja, não vou citar o nome por questões de etica, o vendedor me jurou que era do Niva 1.7 achei melhor não questionar o mesmo.
Gil os meu cilindros estão todos comidos, pois devido ao desgaste, acho que vai ficar complicado colocar pistões 1.6, eu vou dar um pulo no mecanico,depois eu te falo o andamento , Gil muito obrigado pela sua opinião , realmente me ajudou muito, até mais
Gil vc como sempre muito prestativo, muito obtigado pela sua sugestão, realmete me ajuda muito.
Gil é o seguinte realmente é incrivel a durabilidade do motor do NIva, olha no meu caso o meu já passou por 3 donos, sendo que o primeiro foi nada menos que a CPFL, então rodaram bastante com o russo.
Sobre a Urgencia do motor realmente o motor esta aberto, preciso resolver logo, eu perguntei sobre os kits pois liguei em uma loja, não vou citar o nome por questões de etica, o vendedor me jurou que era do Niva 1.7 achei melhor não questionar o mesmo.
Gil os meu cilindros estão todos comidos, pois devido ao desgaste, acho que vai ficar complicado colocar pistões 1.6, eu vou dar um pulo no mecanico,depois eu te falo o andamento , Gil muito obrigado pela sua opinião , realmente me ajudou muito, até mais
Para os cilindros deglutidos :mrgreen:, há duas possibilidades:
Instalar os pistões originais do motor 1.6 com anéis em sobremedida máxima (0,4, se não me engano) OU encamisar os cilindros. Nenhuma destas opções é complicada, pelo que sei.
Um cliente do Wilson (mecânico especializado em Lada que faz a manutenção de meu Niva) trocou o motor do carro esta semana (instalou um motor modificado para 1.7, com os pistões originais), e o motor antigo está lá, num canto. Não sei se este motor será vendido, nem sei em que estado se encontra, mas talvez você tenha interesse em ligar para o Wilson e conversar a respeito. Se o dono pretende vender o motor, pode ser interessante para você.
O telefone do Wilson é (0XX11) 5531.7796
BACALHAU
24/08/2009, 13:44
A Aerocar tinha o kit de pistões do NIVA 1.7.
Se você está(va) satisfeito com o desempenho do seu motor 1.6, continue e faça apenas uma retífica com uma sobremedida.
Se você gostaria de dar uma "apimentada" a mais, a hora é agora.
As receitas são muitas.
Mais importante do que O QUE você vai fazer é COMO você vai fazer.
Escolha uma retífica conceituada e um bom mecânico. Isso, é óbvio, custa dinheiro, mas uma economia de merreca agora pode significar um enorme prejuízo no futuro. Peças de qualidade também é fundamental para um serviço de qualidade e duradouro.
Histórias de "saias" batendo ou blocos trincados existem muitas.
O que não se fala é como e porquê aconteceu.
Como estava o estado dos blocos antes da modificação?
Serviço realizado de forma correta em boa oficinas?
Foi melhorada a capacidade de refrigeração com a colocação e eletroventiladores, p.ex.?
Foi feito um amaciamento adequado do motor? (Este item é importantíssimo e já foi discutido aqui no Fórum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55317&highlight=velho+amigo+come%E7ou+fumar). (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55317&highlight=velho+amigo+come%E7ou+fumar%29.) Existem aqueles que dizem que não é preciso amaciar o motor. Isto é válido apenas para os motores mais modernos, o que não é o caso do NIVA :mrgreen:)
Para transformar o seu motor para 1.8 (com os pistões do Tempra 2.0 8V) como vou fazer no meu, você precisará aumentar o diâmetro dos cilindros de 79mm para 84mm, ou seja, vai precisar retirar 2,5mm das paredes de cada cilindro. (O diâmetro dos pistões do NIVA 1,7 é 82mm, stander)
"Acho que o bloco dos NIVAs 1,7 é diferente, é mais robusto", pode olhar e medir, não é não.
Receitas existem várias. Depende do que você quer e de quanto tem para gastar.
Analise com calma, faça um levantamento de quanto você vai gastar (leve em consideração que sempre aparecem coisas não previstas).
Uma outra opção é colocar um AP 1.8 MI (Ih, vai aparecer gente dizendo para colocar logo um 2.0... Mas o resto do carro aguenta?)
Meu camarada, desejo-lhe Boa $orte.
Precisando, estamos todos aqui, cada um com uma opinião diferente para ajudar a confundir. :concordo:
Veja isto aqui: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=3376
Tanque Russo
24/08/2009, 13:54
Gil beleza, valeu mesmo , eu to vendo com um camarada uma cotação de peças vindas da Russia vamos ver, mas o negocio e que o Jipe esta com o motor aberto, se bem q agora vai sair da mecanica sem motor e câmbio e vai para a funilaria fazer a parte de baixo, bom estou cotando em diversas casas do ramo, e ver as possibilidades, eu teria pensando em colocar pistões de fusca com comando aerocar, mas...ainda não sei
abração até
Tanque Russo
24/08/2009, 14:00
Muito obrigado caramada Bacalhau, pela sua sugestão no caso de pistões de tempra as paredes do bloco não ficam finas demais? o que é preciso? sabe que o Cassiano do x-niva ESTA retirando o motor AP1.8 até me ofereceu, mas a grana que vou gastar em um AP , eu posso fazer o original bem feito.
abração até mais
ANDRÉHUFF
24/08/2009, 14:42
Fiz duas vezes motor la na Status Lada, fiz o do meu primeiro Niva e tambem do segundo Niva, os dois transformei para 1.7 e os dois estão rodando até hoje muito bem, no primeiro Niva coloquei tudo que tinha direito, desde comando passando por carburação e até retifica, ficou simplesmente fantastico, se quiser bate um papo com o Edmilson que é muito gente fina ( www.statuslada.com.br (http://www.statuslada.com.br) ).
Tanque Russo
24/08/2009, 15:23
André valeu mesmo, eu liguei na status falei com o Luiz, cara super gente fina tb, então acho que vou colocar o motor no carro e levar para ele, eu não pensei o jipe estava rodando eu deveria ter ido com le até SP , rodando e feito tudo por lá, ms infelizmente deixei no mecanico agora ele vai tirar para mim, dai eu levo para SP, e faço tudo na status.
muito obrigado e até mais.
netto mietto
24/08/2009, 20:48
André valeu mesmo, eu liguei na status falei com o Luiz, cara super gente fina tb, então acho que vou colocar o motor no carro e levar para ele, eu não pensei o jipe estava rodando eu deveria ter ido com le até SP , rodando e feito tudo por lá, ms infelizmente deixei no mecanico agora ele vai tirar para mim, dai eu levo para SP, e faço tudo na status.
muito obrigado e até mais.
amigo leva no edmilson na status lada se nao ficar bom vc me diz que vou la e dou uma na oreia dele hahaha os caras sao feras tenho niva a 4 anos e sempre que preciso de peças so compro lá com edmilson o zé luis e mecanico ele trabalhou na lada do brasil gente boa os caras.
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 22:46
pq se fala tanto em anel mais largo com pistão original ou em pistão com mais diâmetro? não tem como encamisar os cilindros do niva???
pq se fala tanto em anel mais largo com pistão original ou em pistão com mais diâmetro? não tem como encamisar os cilindros do niva???
Pelo que sei, os cilindros do motor Lada podem ser encamisados, se necessário.
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 22:59
bem melhor manter as medidas originais e mais justas msm... vale mais a pena encamisar que afinar mais as paredes dos cilindros.........
BACALHAU
24/08/2009, 23:07
pq se fala tanto em anel mais largo com pistão original ou em pistão com mais diâmetro? não tem como encamisar os cilindros do niva???
:shock: Que negócio é esse de anel mais largo? :twisted:
Bem, não sei se entendi a sua pergunta direito, mas, começando pelo final: Sim, tem como encamisar os cilindros do NIVA.
E terminando no princípio, que é a parte que eu não sei se entendi:
Se você está se referindo ao que alguns doidos (eu :mrgreen:) fazem de colocar pistões mais largos (Tempra 2.0 ou Fusca 1500, p.ex.), é para aumentar a capacidade volumétrica do cilindro (aumentar a cilindrada), passando o NIVA de 1.6 para 1.8.
Agora, se você vai fazer uma retífica devido ao desgaste do motor, se faz necessário retificar as paredes internas do cilindro de modo a corrigir esse desgaste e possíveis deformações do mesmo. Isso faz com que seu diâmetro aumente tornando-se necessário compensar essa diferença da medida original aumentando-se o diâmetro dos cilindros e consequentemente os anéis.
Não sei se você quer dizer, também, ao invés de aumentar os pistões e os anéis para compensar o aumento do diâmetro dos cilindros, encamisar o cilindro de modo a mantê-lo na medida original. Não seria viável uma vez que os anéis e os pitões também sofrem desgastes. Aí você teria que trocar três coisas: as camisas, os pistões e os anéis.
Não sei se era isso que você queria saber. :roll:
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:16
é isso aí, gadus morhua...
:shock: ...Não seria viável uma vez que os anéis e os pitões também sofrem desgastes. Aí você teria que trocar três coisas: as camisas, os pistões e os anéis.
Viável (= executável) é, o problema é que sai mais caro. No caso de uma retífica simples, gasta-se o preço do torneiro + o kit pistões e anéis, no caso do encamisamento, adiciona-se a estes custos o custo do encamisamento.
Normalmente, o encamisamento de motores que originalmente não são encamisados é feito quando as paredes do bloco estão comprometidas e/ou muito finas, tornando uma retífica normal arriscada. Neste caso, ou se troca de bloco, ou se manda encamisar o bloco existente.
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:28
gil, embora chutar o balde e trocar o bloco logo duma vez possa ser melhor que encamisar, a questão da numeração do bloco pode embaçar com o detran...
BACALHAU
24/08/2009, 23:38
gil, embora chutar o balde e trocar o bloco logo duma vez possa ser melhor que encamisar, a questão da numeração do bloco pode embaçar com o detran...
Você falou BACALHAU? :mrgreen:
Desde que você possa comprovar a origem do motor através de uma nota fiscal ou de um documento firmado pelo proprietário do veículo de onde saiu o motor, com firma reconhecida em cartório, não terá problemas.
Recentemente comprei um motor completo de um colega nosso que colocou um AP em seu NIVA.
No Detran vai constar um novo motor no carro dele e se eu for regularizar o motor dele no meu carro vai estar lá a procedência do mesmo e, principalmente, não havendo queixa de roubo ou furto para aquele veículo, fica tudo bem. É inserido nos dois documentos a nova numeração dos respectivos motores.
Ah, era para o Gil? Foi mal. :grin:
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:41
Você falou BACALHAU? :mrgreen:
Desde que você possa comprovar a origem do motor através de uma nota fiscal ou de um documento firmado pelo proprietário do veículo de onde saiu o motor, com firma reconhecida em cartório, não terá problemas.
Recentemente comprei um motor completo de um colega nosso que colocou um AP em seu NIVA.
No Detran vai constar um novo motor no carro dele e se eu for regularizar o motor dele no meu carro vai estar lá a procedência do mesmo e, principalmente, não havendo queixa de roubo ou furto para aquele veículo, fica tudo bem. É inserido nos dois documentos a nova numeração dos respectivos motores.
Ah, era para o Gil? Foi mal. :grin:
gadus morhua, o detran $empre vai querer recolher umas taxa$ pela mudança do motor...
gil, embora chutar o balde e trocar o bloco logo duma vez possa ser melhor que encamisar, a questão da numeração do bloco pode embaçar com o detran...
Sem dúvida, este é um fator a ser considerado! Todo cuidado é pouco, sei de gente que troca os motores sem ter o cuidado de legalizar esta troca, quero ver na hora da venda do carro...
BACALHAU
24/08/2009, 23:50
gadus morhua, o detran $empre vai querer recolher umas taxa$ pela mudança do motor...
Ora, mas isso é óbvio. Mas não é nada muito caro não.
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:53
Sem dúvida, este é um fator a ser considerado! Todo cuidado é pouco, sei de muita gente que troca os motores sem ter o cuidado de legalizar esta troca, quero ver na hora da venda do carro...
um catarina que foi meu vizinho qdo eu morei em florianópolis teve problemas com 1 chevette por causa disso... comprou num desses picaretas e qdo foi fazer a transferência no detran deu uns problemas... acabou trocando num escort hobby 1.0...
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:56
Ora, mas isso é óbvio. Mas não é nada muito caro não.
se eu quiser ser roubado mas ter um preju não tão grande vou lá na vila dos papeleiros com 1 real no bolso...
BACALHAU
25/08/2009, 00:01
Ora, mas você quer o quê?
Trocar o motor da sua viatura, fazer a alteração no documento e não pagar nada por isso?
Quer moleza?
Senta no colo do Gil... :mrgreen: :twisted:
Ora, mas você quer o quê?
Trocar o motor da sua viatura, fazer a alteração no documento e não pagar nada por isso?
Quer moleza?
Senta no colo do Gil... :mrgreen: :twisted:
E não é que a galinha voltou a botar ovos? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
BACALHAU
25/08/2009, 00:09
Graaaaande Gil.
Continua com aquela fixação por ovos? :mrgreen:
Só mesmo lhe cutucando para fazer você sair da toca.
Estou com saudade de bater papo com você.
Grande abraço.
Graaaaande Gil.
Continua com aquela fixação por ovos? :mrgreen:
Só mesmo lhe cutucando para fazer você sair da toca.
Estou com saudade de bater papo com você.
Grande abraço.
Não me comprometa, sou espada e não abro!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Graaaaaande Gadus, é só ver se estou disponível no Skype!
cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 00:14
Ora, mas você quer o quê?
Trocar o motor da sua viatura, fazer a alteração no documento e não pagar nada por isso?
Quer moleza?
Senta no colo do Gil... :mrgreen: :twisted:
na época de colégio sempre diziam que eu era pão-duro... mas será que não é possivel encomendar um bloco sem numeração para reposição e ser remarcado com o número do bloco a ser substituído? a propósito: um cunhado de uns primos do meu pai andava com um passat todo f0d1d0 e com a numeração do bloco adulterada...
Tanque Russo
25/08/2009, 08:33
Galera bom dia, lembrando que para troca de motor é preciso a baixa no detran do mesmo, tive algumas experiencias não muito boas com a troca de motor, só dores de cabeça, mas tudo depende de onde vc comprou o motor.
valeu galera um abração
cleberskina
28/10/2009, 10:33
bom dia camaradas, por favor preciso da ajuda de vcs, tenho um niva 91 motor original, estava queimando oleo, mas não estava batendo nada, resolvi mandar para o mecânico para abri e ver , bom meu motor esta detonado, tem uma folga nos cilindros enorme, agora a pergunta o que devo fazer colocar os componetes originais ou colocar kit 1.7? Liguei em uma loja e eles me disseram que vendem o kit do niva 1.7 mesmo, bom pelo que sei seriam os pistões de fusca não seriam? Qual seria uma loja de confiança onde posso comprar esse kit sem medo.
Muito obrigado a todos até a próxima.
com a grana que vc vai gastar, coloca um motor ap 1.8, custo de mais ou menos 3000 reais, ai acaba seu problema com motor.
com a grana que vc vai gastar, coloca um motor ap 1.8, custo de mais ou menos 3000 reais, ai acaba seu problema com motor.
3mil onde
Só o Kit BR2000 deve estar uns 2000 reais. E quanto custa um AP1800
Isso sem contar os custos de instalação...
Agora, se eu tivesse um Niva nessas condições, gastaria 3000 num XUD usado e repotencializaria ele para diesel seguindo todo o kit original russo. (O motor Diesel VW parece ser melhor, mas está custando 11mil novo):D
Edintruder
30/10/2009, 10:32
Mal pergunte, pra colocar o AP no motor do Chevette, o flange custa 300,00 no ML,
Não compensa mais colocar o AP junto do câmbio do chevette em vez de usar o kit BR2000?
Posso estar falando bobagem, mas estou analisando o custo da mudança.
Uma caixa de Chevette 5 marchas encontra entre 300 e 400,00. Com 300 do flange são 700,00.
A Adaptação do câmbio do chevette com a CT parece ser simples.
No kit não vem apenas a flange (que abomino, prefiro a capa-seca), mas também calço para alterar o ponto de apoio dos calços do motor, calços de motor, um novo calço de caixa (com diferença de milímetros) e flange para o motor de arranque e parafuzos, muuuuitos parafuzos. A menos que a flange do chevette permitisse a instalação do motor de arranque ao lado da caixa de marchas ao invés de ao lado do motor, acabo ficando com o kit do Bacelar mesmo... Embora trocando o suporte do diferencial dianteiro por outro que fixe o mesmo diretamente no monobloco.
Tigerburning
03/11/2009, 16:43
vi em alguns topicos do forum que o motor do tempra eh plug-and-play no niva, soh q ninguem daqui nunca viu. eh verdade isso afinal?
Edintruder
03/11/2009, 21:46
O do Tempra não sei se alguém usa, mas o 1.7 diesel argentino é como uma luva que coincide também com o do Tempra. Dessa forma, o motor do Tempra deve servir muito bem.
shuther4x4
03/11/2009, 22:48
com a grana que vc vai gastar, coloca um motor ap 1.8, custo de mais ou menos 3000 reais, ai acaba seu problema com motor.
Muitas vezes é aí que seus problemas começam!
Abraços.
Tigerburning
05/11/2009, 14:30
O do Tempra não sei se alguém usa, mas o 1.7 diesel argentino é como uma luva que coincide também com o do Tempra. Dessa forma, o motor do Tempra deve servir muito bem.
mas sem precisar de flange? encaixa no cambio?
e os calcos do motor?
se for tao facil assim, vou providenciar um niva em breve.. e um tempra batido..
Mauricio Rossetto
05/11/2009, 20:03
Exatamente, o motor do Tempra encaixa como uma luva na caixa e a tampa do carter também!
Têm um bom tempo que coloquei aqui dados sobre um Niva montado com motor de Tempra, em Cunha-SP (caminho para Paraty-RJ). Com certeza é beeem menos adaptação que outro motor. Adaptações serão inevitáveis, por exemplo cabo do acelerador.... mas vc poderá se empolgar e extender a adaptação a direção hidráulica, ar condicionado...
Edintruder
06/11/2009, 08:57
O motor do Tempra infelizmente consome bastante, independente do modelo, porém o 2.0 8V ie é bem mais confiável que o 16V. O bom que esse motor faz o carrinho andar de verdade. Porém tem que ter GNV pra sustentar.
O motor do Tipo não serve também na caixa do Niva? O 1.6 MPI é excelente.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100305393-motor-tempra-8v-93-carburado-nota-garantia-_JM
Mauricio Rossetto
14/11/2009, 08:29
Pois é, por isso que investi no kit do Bacelar, pois continuar com um beberrão não me agrada. O 1.6 do Tipo pode ser uma solução, mas trocar 1.6 por 1.6 é continuar com um pedalinho.
"GRAUÇÁ 4x4"
28/11/2009, 10:02
Tenho interesse em manter o motor do Grauçá 4x4 "Standard", pois está fumaçando e bebendo muito (3,9km), as perguntas são:
Posso manter o motor "Standard"?
Quais peças principais a serem trocadas para mantê-lo "Standard"?
Será necessário trocar a bomba de óleo?
Tenho interesse em manter o motor do Grauçá 4x4 "Standard", pois está fumaçando e bebendo muito (3,9km), as perguntas são:
Posso manter o motor "Standard"?
Quais peças principais a serem trocadas para mantê-lo "Standard"?
Será necessário trocar a bomba de óleo?
1 - Não totalmente, toda retífica implica em um pequeno aumento de cilindrada, devido à retífica (daí o nome) dos cilindros;
2 - Cada caso é um caso, mas o padrão é a troca dos anéis e, na maioria das vezes, dos pistões. Às vezes, as válvulas são parcial ou totalmente trocadas, aproveitando o mão-de-obra de abertura do motor. Além disso, é claro, há diversas juntas e vedações a serem trocadas. Também é recomendável trocar os selos do bloco, que poderão estar enferrujados.
3 - Necessário, nem sempre, mas altamente recomendável, para se aproveitar a mão-de-obra. A exceção fica por conta de alguma troca recente desta bomba.
cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2009, 17:29
1 - Não totalmente, toda retífica implica em um pequeno aumento de cilindrada, devido à retífica (daí o nome) dos cilindros;
2 - Às vezes, as válvulas são parcial ou totalmente trocadas
1 - e se encamisar o cilindro para usar pistão com a medida original?:mrgreen:
2 - como é esse negócio de trocar válvula parcialmente?:shock:
Edintruder
28/11/2009, 21:10
Acho que não compensa fazer isso tudo. O melhor é aproveitar o serviço e passar pra 1.7 com os pistões do Tempra, pois o motor fica com mais torque e trabalha melhor. A durabilidade é a mesma do Std.
1 - e se encamisar o cilindro para usar pistão com a medida original?:mrgreen:
2 - como é esse negócio de trocar válvula parcialmente?:shock:
Respondo com outra pergunta: qual é a vantagem de manter a medida original? Que eu saiba, nenhuma! :( Ao contrário, a retífica irá acarretar um ligeiro aumento na cilindrada, portanto uma ligeira melhora no desempenho do motor.
Nem sempre é necessário trocar as válvulas, só se elas tiverem algum problema. E este problema, seja lá qual for, poderá ser em apenas uma das válvulas, ou em duas, ou em todas...ou ainda em nenhuma!
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