PDA

Ver Versão Completa : Me AJUDEM embreagem engesa



vinicius fernandes
23/08/2009, 19:01
Estou negociando para comprar meu primeiro engesa ,motor 4cc.
Ja percebi que vou ter que trocar (plato,disco e rolamento) gostaria de saber se essas 3peças sao iguais as do (OPALA),motor 4cc .:concordo:

dalmo cruz torres
23/08/2009, 21:14
Vinicius, acho que as peças da emreagem do Engesa são iguais a C20, que são muito maiores que as peças do Opala.
Os engesas usam o motor 151, com a capa seca, o volante do motor, o arranque, o platô, o disco e o rolamento da embreagem da C20.

Kim
23/08/2009, 23:24
Isso mesmo Dalmo!

Mais o que deixa a embreagem ruim, não são essas peças, é o cabo.

Ele usa, basicamente a mecânica das pick -ups chevrolet, então o cabo da embreagem também é da camionete.

O que deve ser feito, em se tratando do FI com coxins de carroceria original, e diminuir o cabo.

Do lado que vai próximo ao motor, tem uma bolinha prensada na ponta do cabo, corte-a, retire o cabo do conduite, retire o acabamento da ponta do conduite, uma peça de plástico, corte 10 cm do conduite, recoloque a peça plástica, coloque o cabo dentro do conduite, corte 10 cm do cabo e então monte no jipe.

Agora vem a parte complicada.
Com uma abraçadeira tipo "U" de cabo de aço, mais pequena, terá que fazer da seguinte forma:
Com uma alavanca, pressione o mecanismo de acionamento da embreagem, como se estivesse com o pé na embreagem, passe o cabo pelo mecanismo e prenda a abraçadeira na ponta do mesmo.

Eu me lembro que fiz o serviço sozinho, pois o escapamento do 4 cil seve para travar a alavanca e manter acionado até colocar a abraçadeira e apertar (chave 7mm)

Agora, se quiser acabar para sempre com esse problema, COLOQUE UMA HIDRÁULICA!!!:concordo:

abraços.

Kim.

guilhermeabreu
23/08/2009, 23:33
VINICIUS FERNANDES

Foi exatamente o que o KIM sugeriu que fiz no meu , ou seja : coloquei embreagem hidráulica da BAND ha 4 anos , NÃO SEI O QUE É EMBREAGEM ATÉ ENTÃO , minto , esta semana é que o ROGER NUNES fez a primeira regulagem pois ela abaixou , não troquei nada só regulagem e pronto .

ABRAÇÃO

vinicius fernandes
24/08/2009, 15:04
MUITO OBRIGADO mesmo por me ajudarem" a todos" e principalmente ao Dalmo, Kim e ao Guilherme.
Desculpem atormentar vcs mas prescisando vou encomoda los.:palmas:

dalmo cruz torres
24/08/2009, 22:52
O Kim, da próxima vez que for dar uma explicação dessas adiciona umas fotas passo-a-passo pur favor? Num intindi o que o cê falou nadinha!

Kim
24/08/2009, 23:08
Opa Dalmo!

Farei um passo a passo e demonstrarei aqui.

Mais será como fazer.

Ok

Caca4x4
26/08/2009, 22:56
Estou negociando para comprar meu primeiro engesa ,motor 4cc.
Ja percebi que vou ter que trocar (plato,disco e rolamento) gostaria de saber se essas 3peças sao iguais as do (OPALA),motor 4cc .:concordo:


Caso resolva partir para uma hidraulica, eu tenho uma seminova que retirei do meu. Depois que adaptei a transf da band o carro ficou vibrando ai o mecanico falou que poderia ser disco empenado, coloquei uma nova e continua vibrando, porem a ambreagem esta em otimo estado. O conjunto mecanico do meu e 0 da silverado gasolina se te interessar "brecinho de brimu" so para desocupar.
Abs

RogérioNunes
27/08/2009, 19:07
Tá vibrando ainda?
A instalação da tranf. da band não mexe em nada com embreagem, o que pode ter ocorrido é um erro no redimensionamento do cardã que não foi devidamente alinhado.

[]´s

Caso resolva partir para uma hidraulica, eu tenho uma seminova que retirei do meu. Depois que adaptei a transf da band o carro ficou vibrando ai o mecanico falou que poderia ser disco empenado, coloquei uma nova e continua vibrando, porem a ambreagem esta em otimo estado. O conjunto mecanico do meu e 0 da silverado gasolina se te interessar "brecinho de brimu" so para desocupar.
Abs

Caca4x4
27/08/2009, 19:13
Tá vibrando ainda?
A instalação da tranf. da band não mexe em nada com embreagem, o que pode ter ocorrido é um erro no redimensionamento do cardã que não foi devidamente alinhado.

[]´s
Roger,
Realmente nao deveria mexer, mas como teve que tirar o cambio varias vzs, o mecanico disse que poderia ter empenado o disco, balela.
O carro ta vibrando, e ja foi feito o cardã 2 vzs, ja to procurando outro mecanico, nesse joguei a toalha!! Ahh eu comprei o kit do
Igor la da Rota4x4, ou seja, deveria estar perfeito.

guilhermeabreu
01/09/2009, 19:58
EMBREAGEM DO ENGESA

Vcs sabem que eu fixei o volante motriz do meu motor MWM 2.8 , que era bimassa , agora ésta monomassa , tem 3 anos esta adaptação que eu fiz e at´´e então nada de defeito , MAS AGORA fiquei sem embreagem .

O MOTIVO

Qdo fixei o volante bimassa , RETIREI O DISCO DE EMBREAGEM ORIGINAL QUE ERA SEM MOLA E COLOQUEI/ADAPTEI UM DA C-10 , digo adaptei pq ele tem molas e é 3 mm maior do que o original , SÓ RETIREI ESTES 3 MM E COLOQUEI NO LUGAR E FUNCIONOU ATÉ ONTEM .

O motivo de ficar sem embreagem foi que as molas do disco da C-10 quebraram todas , ou seja : as molas não aguentaram o tranco do motro BRAVO da S-10 , mesmo assim durou 3 anos , não foi tão pouco , ,mas não foi tb o que eu esperava , que seria em durar mais tempo .

SOLUÇÃO

A solução foi extremamente simples , na época não existia , mas agora existe , O DISCO DE EMBREAGEM DO MWM 2.8 PARA S-10 COM MOLAS que é para ser usado com o VOLANTE MONOMASSA QUE A MWM ESTA FABRICANDO PARA SUBSTITUIR O VOLANTE BIMASSSA QUE TEM DADO TANTA RECLAMAÇÃO , este disco , comprei hoje ele tem apenas 4 molas , MAS QUE MOLAS , são molas extremamentes parrudas , as do disco da C-10 tinha 8 molas pequenas , como este disco foi projetado para a S-10 com o MWM , acredito que de agora em diante terei embreagem por muito tempo .

Na época não existia este volante monomassa , POR ÍSTO QUE EU FIXEI ELE VALEU A PENA , MAS HOJE NÃO FARIA ÍSTO , POR UMA SIMPLES CAUSA : HOJE TEM VOLANTE MONOMASSA ORIGINAL PARA SUBSTITUIR O BIMASSA .

ABRAÇÃO ATODOS

RogérioNunes
02/09/2009, 19:31
De fato esse meca tá te enrolando, pode tirar o cambio qtas vezes for preciso que não empena nada...a não ser que ele deixe o cambio cair na retirada ainda sem ter saído totalmente do disco e danificá-lo. Já montei um kit desses num 240V adiquirido nesta mesma empresa, fabricado pela ENFER e tive alguns problemas na sua instalação principalmente por erros de fabricação de alguns ítens. Quanto a ter feito o cardã duas vezes não o tira da lista de causas do seu problema...

[]´s



Roger,
Realmente nao deveria mexer, mas como teve que tirar o cambio varias vzs, o mecanico disse que poderia ter empenado o disco, balela.
O carro ta vibrando, e ja foi feito o cardã 2 vzs, ja to procurando outro mecanico, nesse joguei a toalha!! Ahh eu comprei o kit do
Igor la da Rota4x4, ou seja, deveria estar perfeito.

Reptil
07/09/2009, 20:24
Ola Pessoal,

Estou com o mesmo problema de embreagem que o Vinicius. To pensando em colocar a da Toyota Bandeirantes. Mas vem aquela duvida... Pelo que vocês falaram resolverei o meu problema, mas o preço $$$ dessa adaptação compensa perder a originalidade do meu Engesa?

Eduardo Velo
08/09/2009, 09:24
Ola Pessoal,

Estou com o mesmo problema de embreagem que o Vinicius. To pensando em colocar a da Toyota Bandeirantes. Mas vem aquela duvida... Pelo que vocês falaram resolverei o meu problema, mas o preço $$$ dessa adaptação compensa perder a originalidade do meu Engesa?

Se a preocupação é originalidade , é só guardar as peças e voltar ao sistema original qdo quiser ...
Vc pode usar o sistema hidráulico de qqer carro , a gente fala da band por ser mais fácil de achar ... eu to usando da Besta , que tb é fácil de achar ...

abs ... Edu

Reptil
09/09/2009, 08:26
Obrigado pelo conselho... Para instalar a embreagem da Toyota Band no meu Engesa, quais as adaptações que são necessarias fazer???

Eduardo Velo
09/09/2009, 08:52
Obrigado pelo conselho... Para instalar a embreagem da Toyota Band no meu Engesa, quais as adaptações que são necessarias fazer???

Vai ser usado emissor e receptor ( da Band ou ... ) , reservatório de óleo hidraulico , tubo com terminais ( vende pronto é só pegar a medida ) , vai ter que bolar um suporte para emissor na parte superior com reforço na chapa interna pra não defletir qdo pisar e o receptor na parte inferior pode ser fixado no mesmo suporte do cabo da embreagem ... deixe um estojo comprido pra regulagem e fica esperto pra não dar batente qdo pisar na embreagem ...

Reptil
09/09/2009, 09:41
Valeu Eduardo!!! Vou passar as dicas para o Meca... Uma outra duvida, o anel e a chapa de embreagem originais do Engesa são também da C20?