PDA

Ver Versão Completa : Motor a gasolina do JPX: como fica?



Carlos Lima
15/12/2004, 16:45
Alguém saberia me informar quais os motores a gasolina que são adaptáveis no JPX e qual o resultado?
Com o preço dos motores diesel, estive pensando nos a gasolina.
Abraços

Martin Melcop
15/12/2004, 16:56
Os motores que já me falaram que adptaram.

AP - 1.8 e 2.0, tendo este último melhor resultado (muitos utilizam alcool)
2.2 GM - boa solução
4.1 GM - boa solução (maior potência de todos)

Dependendo muito do uso, vale muito mais a pena adptar um gasosa ou mesmo alcool.

Se ficasse com meu jota provavelmente ano que vem instalaria um 4.1 nele.

Só espere um consumo bem elevado aporx. 5 Km/l ou menos :shock:

ricardolm
15/12/2004, 17:01
Apenas uma obs.

No caso dos AP é recomendavel que eles sejam turbinados (alem de serem a alcool) senao o jota nao sai do lugar e vai beber feito um V8 :twisted:

[]s

Carlos Lima
16/12/2004, 09:14
... e o 2.4 da S10??? :|

Martin Melcop
16/12/2004, 09:21
... e o 2.4 da S10??? :|

Deve seguir o padrão do 2.2

PH
16/12/2004, 17:11
Alguém saberia me informar quais os motores a gasolina que são adaptáveis no JPX e qual o resultado?
Com o preço dos motores diesel, estive pensando nos a gasolina.
Abraços

No meu JPX foi colocado um 4 cilindros GM e ficou muito bom.

Martin Melcop
16/12/2004, 19:44
Alguém saberia me informar quais os motores a gasolina que são adaptáveis no JPX e qual o resultado?
Com o preço dos motores diesel, estive pensando nos a gasolina.
Abraços

No meu JPX foi colocado um 4 cilindros GM e ficou muito bom.

PH,

qual 4 cilindros? 2.2, 2.4?
Qual o consumo?

[]´s

cristiano
17/12/2004, 08:41
Tem um a gasolina vendendo aqui na minha cidade... 95/95 por 18.900,00 lts..

http://200.101.99.234/queroveiculos/asp/dados.asp?Veiculo=00000054&empresa=00000484&negocio=V

Carlos Lima
17/12/2004, 09:14
Obrigado Cristiano, mas são planos futuros de mudar o motor. Estou a seis meses com o carro e adoro ele, mas o motor ....

gvogetta
17/12/2004, 11:17
Caro Carlos,


Já vi um jota com motor a gasolina 2.4 de S-10 (GM) e ficou bom, porém estava turbinado e convertido para álcool...

Só não consegui saber mais detalhes sobre a adaptação pois o cara não era da cidade, estava só de passagem e não pude conversar muito com ele...

Entretanto, creio que a melhor opção seja mesmo pelo 4.1 GM, os quais são muito robustos, simples de manutenção e de boa faixa de potência/torque.

Saudações,

Carlos Lima
17/12/2004, 15:01
Govetta,
Em primeiro lugar parabéns pelo site Mundo JPX! É o tipo de iniciativa que precisamos, pois a quantidade de JPX nem se compara aos Willys e Engesa e o nosso veículo dificilmente voltará a ser fabricado.
Quanto ao motor, acho que pelo consumo o 4.1 não compensa, até pq a rotação dele é muito baixa e eu precisaria trocar os eixos (eu acho).
Devido a potência e o torque (nas rotações que são) do XUD9A não acredito que o 2.4 GM tenha de ser turbinado e álcool, mas isso é só um bate-papo. No momento não tenho nem como pensar nessa troca.
O fato é que XUD9A é só por falta de opção leia-se: $$$$).
Abraço.

Matoso
20/12/2004, 13:57
Tem um aqui em floripa com 2.5 da ranger. Parece que ficou muito bom.
MAs meu mecanico me chamou a atencao e aconteceu. Os diferenciais do JPX saomuito fracos. é uma ignorancia sem tamanho.
Se alguem vir um dia, a parede do eixo tem 1 centimetro de lata. Super hiper forte, mas as engrenagens dentro, manteiga. bota um motor mais forte e fica se bobeando no pé direito, vai embora mesmo.
Se tiver um pneu agressivo entao, mais facil ainda.
Esse do 2.5 daki o cara eh meio grosso, tem uns pneus TORX, tipo um fronteira, mas mais agressivo. Moeu o diferencial traseiro, agora botou dana 44.
Estou a procura de um motor pro meu tb. vamos ver o que vai dar.

Carlos Lima
20/12/2004, 14:52
O que vou escrever é puro palpite:
Acho que o 2.4 da S10 deve ficar legal (curva de torque e potência). Se o motor chegar a uma rotação um pouco acima do XUD (digamos 5000rpm) sem forçar os diferenciais, vai conseguir empurrar o JPX a 100 Km/h com algum conforto.
Enquanto isso o meu está na MGL consertando vazamentos do XUD ...

Martin Melcop
20/12/2004, 18:24
O que vou escrever é puro palpite:
Acho que o 2.4 da S10 deve ficar legal (curva de torque e potência). Se o motor chegar a uma rotação um pouco acima do XUD (digamos 5000rpm) sem forçar os diferenciais, vai conseguir empurrar o JPX a 100 Km/h com algum conforto.
Enquanto isso o meu está na MGL consertando vazamentos do XUD ...

Carlos,

5.000 Rpm em qualquer motor "normal" de gasolina vc estará forçando, a maoria tem faixa de corte em 5.500, então é ilusão em pensar que vc vai rodar sempre em 5.000.

A solução é alongar a relação, teve um discução na lista de e-mail (não estou mais então pode estar rolando) sobre a manufatura de relações, mais longas, plug and play nos eixos carraro.
Colocar pneu maiores, por exemplo 31/10,5 aro 15

[]´s

giroldo
22/12/2004, 23:52
SAUDAÇOES....
BEM E A PRIMEIRA VEZ Q POSTO UMA MENSAGEM AQUI MAS TENHO MEU JOTA A MAIS DE 2 ANOS E JA PEGUEI ELE COM MOTOR AP 2.0 .
SO ACHO MEIO FROUXO,AGORA NA TRILHA COM REDUÇAOVAI MUITO BEM .
NO COMEÇO DO TOPICO DISSERAM SOBRE TURBINAR O AP , MAS A TURBINA SO ENCHE EM ALTA ROTAÇAO E OS APS TEM BOM TORQUE EM ALTA .
SERA Q FICARIA BOM MESMO TURBINAR MEU AP OU JOGARIA $$$ FORA :roll: :roll: :roll: :?: :?:

gvogetta
23/12/2004, 09:19
Gvogetta,
...
Quanto ao motor, acho que pelo consumo o 4.1 não compensa, até pq a rotação dele é muito baixa e eu precisaria trocar os eixos (eu acho).
Devido a potência e o torque (nas rotações que são) do XUD9A não acredito que o 2.4 GM tenha de ser turbinado e álcool, mas isso é só um bate-papo. No momento não tenho nem como pensar nessa troca.
O fato é que XUD9A é só por falta de opção leia-se: $$$$).
Abraço.

Caro Carlos,

O 4.1 fica muito bom no JPX... Já rodei com um nessa configuração e não se percebe problemas com rotação do motor. Confesso que na estrada se perde um pouco de desempenho (velocidade final) pelo conjunto motor/diferenciais, que no caso dos Carraro originais do Jota são bastante reduzidos... Na trilha vira um trator. O consumo fica na casa dos 3,5-4 Km/L na trilha, 5-5,5 Km/L no trânsito urbano e cerca de 6,5-7 Km/L na estrada, segundo dados de colegas.

O 2.4 da linha GM não é lá essas coisas nem nas S-10, que são pouco mais leves que o Jota. Já dirigi uma com essa motorização e achei que faltava motor na estrada... Claro que são considerações pessoais.

Saudações,

Carlos Lima
23/12/2004, 13:38
Govetta,
Nada melhor do que a experiência! Voltarei a pensar em um motor diesel moderno muuuuuuito no futuro.
Agradeço a todos os que opinaram.

Matoso
30/12/2004, 10:52
Bom, como estou sem grana e quero uma adaptacao que exija minimo de adaptacao no carro. Devo partir para gasolina mesmo.

A legalizacao do motor, como se dá? é fácil? só com a nota resolve?

E se um dia voltar para o diesel?

Abraço

gvogetta
30/12/2004, 17:22
Bom, como estou sem grana e quero uma adaptacao que exija minimo de adaptacao no carro. Devo partir para gasolina mesmo.

A legalizacao do motor, como se dá? é fácil? só com a nota resolve?

E se um dia voltar para o diesel?

Abraço

Caro Matoso:

Geralmente é assim: vai no DETRAN e solicita autorização para mudança de combustível, paga uma taxa e depois de feita a alteração, é feita uma vistoria. Dependendo do caso é necessária uma vistoria técnica/laudo que é feito em alguma empresa especializada ou instituto conveniado com o DETRAN do estado. Para voltar ao diesel depois, a mesma coisa...

Saudações,

cristiano
31/12/2004, 09:08
agora tem cidade que nem precisa ir no Detran... eu mesmo passei por isso no meu jeep...

Matoso
06/01/2005, 09:19
Então, depois deste topico, estou pensando em botar um motor a gasolina no meu J.

Tenho algumas opcoes.
Um 2.3 carburado (proveniente de um maverick) que nao sei se vale muito a pena.
Um ap 2.0 injetado (nao eh muio dificil de encontrar).
Um 4.1 MPFI (minha opcao preferida por enquanto)

Mas este 4.1 tem baixa rotacao, confere?
Qual seria a caixa dele melhor, mais longa? Do omega? opala? De que carro?

Meu J tem eixos carraro originais e pneus 31 e quero rodar na estrada a 100 sem ele ser um beberrao inveterado.

Abraço

Beto
06/01/2005, 09:30
Pessoal comprei um motor de um jota e está sem o parafuso que prende a polia no vira, alguem tem um parafuso desse de amostra ou pra vender?
Esse motor não tem nada haver com a da 504? Pensei que era o mesmo, mas qdo. procurei o parafuso na peugeot descobri que são diferentes. O do jota é o XUD7 1.9 turbo e o da 504 é o XUD 9 2.3 aspirado? É isso mesmo ou estou completamente boiando???

Martin Melcop
06/01/2005, 09:45
Beto,

tenta essa loja aqui http://www.comercialtonini.com.br indicação de um forista

Quanto ao motor o jota tem o XUD9 e não o 7 1.9

Matoso
08/01/2005, 22:33
Bom, apos a morte do meu motor hoje, estou tendencioso a comprar um AP 2.0 de golf e uma caixa clarck cl2215 para botar no meu carro.

Será uma boa combinacao para quem quer gastar pouco na adaptacao, nao se incomodar no futuro com motor, gastar sim gasolina a vera e ter uma motorizacao que nao va exigir troca de eixos e diferenciais seja para rendimento nem por quebra de ter um motor muito forte pro conjunto?

gvogetta
14/01/2005, 02:32
Esse motor não tem nada haver com a da 504? Pensei que era o mesmo, mas qdo. procurei o parafuso na peugeot descobri que são diferentes. O do jota é o XUD7 1.9 turbo e o da 504 é o XUD 9 2.3 aspirado? É isso mesmo ou estou completamente boiando???

Como disse nosso amigo Martin, o Jota usa o motor Peugeot XUD-9 1.9 turbinado (adaptação da fábrica JPX no Brasil), enquanto a Picape 504 utiliza o Peugeot XUD-7, 1.8 (1769 cm3, para ser mais exato), aspirado, que também é usado em outros veículos de passeio a diesel da Peugeot na Europa e Argentina, como o modelo 205, por exemplo...

Saudações,

gvogetta
14/01/2005, 02:35
Bom, apos a morte do meu motor hoje, estou tendencioso a comprar um AP 2.0 de golf e uma caixa clarck cl2215 para botar no meu carro.

Será uma boa combinacao para quem quer gastar pouco na adaptacao, nao se incomodar no futuro com motor, gastar sim gasolina a vera e ter uma motorizacao que nao va exigir troca de eixos e diferenciais seja para rendimento nem por quebra de ter um motor muito forte pro conjunto?

Caro Matoso,

Creio que esta pode ser uma boa opção. Os Troller a gasolina usam uma configuração bem próxima a esta e rodam relativamente bem. Pelo menos não terá grandes problemas com manutenção, só o custo da Ga$olina pela frente. Não espere muita economia e nem grande desempenho em estrada pois os diferenciais Carraro são bem reduzidos e o veículo é bem pesado para este motor...

Saudações,