Ver Versão Completa : Caixa de kombi Diesel
Bajamarelo
23/08/2009, 11:52
Dai galera!
Alguem sabe me dizer se teria vantagem e qual a vantagem de usar uma caixa de kombi diesel numa gaiola com motor AP.
Tipo usamos aqui cambio de fusca ou kombi normal e com flange, mas queria saber oque muda em termos de resultado colocando a caixa da diesel
marcelo cenora
23/08/2009, 12:53
aposto que a primeira coisa que vão comentar é que não precisa de flange, usa-se embreagem e arranque do AP, não precisa mudar planetária se for usar homocinética.
quem souber qual é a relação desse câmbio pode levantar a mão por favor...
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 20:28
aposto que a primeira coisa que vão comentar é que não precisa de flange, usa-se embreagem e arranque do AP
aproveitando: e se for usar o câmbio das kombis com motor ea-111 será que tb não precisa flange para adaptar o ap?
marcos22
24/08/2009, 19:25
aposto que a primeira coisa que vão comentar é que não precisa de flange, usa-se embreagem e arranque do AP, não precisa mudar planetária se for usar homocinética.
só pra florear um pouco . rsrsrs
Caixas de marchas de motores VW a ar
O câmbio de todos os modelos VW que usam esses motores a ar, seja 1.300, 1.500, 1.600, são idênticos e têm a mesma relação de marchas:
- 1ª = 3,80:1 - 2ª = 2,06:1 - 3ª = 1,32:1 - 4ª = 0,88:1 - Ré= 3,88:1
O que muda é a relação Coroa/Pinhão, em função do nº de dentes destes, respectivamente:
- 1.300 = 8/35 (relação 4,375)
- 1.500 = 8/33 (relação 4,125)
- 1.600 = 8/33 (relação 4,125)
- 1.600 Itamar e SP2 = 8/31 (relação 3,875)
- Kombi, inclusive a diesel = 7/37 (relação 5,285)
As demais relações, 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª são iguais para todos os modelos.
A relação de transmissão mais longa é a SP2 para cada 31 voltas do câmbio, a roda do carro vira 8 voltas.
O cálculo de RPM do motor X velocidade do veículo é o seguinte:
rpm motor X rel. da marcha X relação do diferencial = rpm da roda
Depois: rpm da roda X 60 X raio (do cj roda e pneu) = velocidade do veículo.
espero ter ajudado..
:concordo::concordo::concordo::concordo:
marcos22
24/08/2009, 19:44
aproveitando: e se for usar o câmbio das kombis com motor ea-111 será que tb não precisa flange para adaptar o ap?
cripple...
ao que tudo indica, o cambio que vem nas kombis novas acoplado ao motor ea-111 ,continua sendo o nosso bom e velho cambio vw sem alteraçãoes, e usando uma flange pra ligar o conjunto original de fabrica e se encontra em qualquer setor de auto peças de concessionaria vw.
vai algumas fotos tiradas de outro site..
Marcio samuca
24/08/2009, 20:34
só pra florear um pouco . rsrsrs
Caixas de marchas de motores VW a ar
O câmbio de todos os modelos VW que usam esses motores a ar, seja 1.300, 1.500, 1.600, são idênticos e têm a mesma relação de marchas:
- 1ª = 3,80:1 - 2ª = 2,06:1 - 3ª = 1,32:1 - 4ª = 0,88:1 - Ré= 3,88:1
O que muda é a relação Coroa/Pinhão, em função do nº de dentes destes, respectivamente:
- 1.300 = 8/35 (relação 4,375)
- 1.500 = 8/33 (relação 4,125)
- 1.600 = 8/33 (relação 4,125)
- 1.600 Itamar e SP2 = 8/31 (relação 3,875)
- Kombi, inclusive a diesel = 7/37 (relação 5,285)
As demais relações, 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª são iguais para todos os modelos.
A relação de transmissão mais longa é a SP2 para cada 31 voltas do câmbio, a roda do carro vira 8 voltas.
O cálculo de RPM do motor X velocidade do veículo é o seguinte:
rpm motor X rel. da marcha X relação do diferencial = rpm da roda
Depois: rpm da roda X 60 X raio (do cj roda e pneu) = velocidade do veículo.
espero ter ajudado..
:concordo::concordo::concordo::concordo:
faltou relação coroa e piao, da kombi vovozinha, ( com redução nas pontas de eixo). nunca ouvi falar qual é esta relação, a proposito comprei duas caixas destas em fv aqui perto.
Bajamarelo
24/08/2009, 21:53
ok... mas a minha duvida é se o negocio é de alguma forma mais forte? Vale a pena colocar? Se precisa ou não flange é o de menos!
A duvida é de oque fazer para deixar a caixa mais forte!
Pessoal,
O grande problema que vejo nestes câmbios é o diferencial, a coroa em algumas ocasiões chega a arrancar todos os dentes.
Na maioria das vezes o pessoal quer reduzir muito o câmbio e neste caso a razão de engrasamento do pinhão com a coroa (número de dentes em contato) reduz sensivelmente.
Montei um motor AP 1.9 injetado (pistões do 2000 e vira do 1800) com comando 049G e ficou com muito torque, e estou montando em uma caixa VW a ar com relação mais longa (8x31 - 3,875), para que o diferencial aguente mais.
Com o motor mais forte vai compensar um pouco o diferencial mais longo, e evitar quebras de diferencial. Acredito que deve arrancar igual a um AP 1.6.
A caixa da Kombi Diesel de 4 marchas é a mesma que era usada nos Passat Iraquiano.
cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 10:37
A caixa da Kombi Diesel de 4 marchas é a mesma que era usada nos Passat Iraquiano.
e como acoplavam ao motor, que na kombi fica atrás do câmbio?
Ótima pergunta!
Segundo um manual da VW o prefixo da caixa é o mesmo, mas não sei como que eles invertiam a caixa.
Vou receber hoje uma caixa dessa proveniente do Passat Iraquiano, depois mando fotos.
Um Abraço.
Marcelo A. Marchiodi
25/08/2009, 13:31
Motoboy, isso é meio desvirtuado do assunto do tópico, mas queria saber sua opinião... você já cogitou usar o câmbio do Renault 21?
cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 13:56
Motoboy, isso é meio desvirtuado do assunto do tópico, mas queria saber sua opinião... você já cogitou usar o câmbio do Renault 21?
achar um 21 ja não é tão fácil... depenar para pegar o câmbio é uma heresia...
Marcelo A. Marchiodi
25/08/2009, 14:07
achar um 21 ja não é tão fácil... depenar para pegar o câmbio é uma heresia...
É que ele é um câmbio bem forte, na Inglaterra é muito usado em motores v8.
Não é muito fácil mesmo de se ver, mas se eu topar com um num desmanche, já era!:mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 14:12
É que ele é um câmbio bem forte, na Inglaterra é muito usado em motores v8.
Não é muito fácil mesmo de se ver, mas se eu topar com um num desmanche, já era!:mrgreen:
eu não sei se teria coragem de desmontar um desses só para pegar o câmbio para botar numa gaiola...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=187770&stc=1&d=1251220940http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=187771&stc=1&d=1251220940
Não conheço esse câmbio do Renault 21, sugiro abrir um tópico.
marcos22
25/08/2009, 20:10
ok... mas a minha duvida é se o negocio é de alguma forma mais forte? Vale a pena colocar? Se precisa ou não flange é o de menos!
A duvida é de oque fazer para deixar a caixa mais forte!
bajamarelo..
o tipo construtivo da carcaça do cambio da kombi diesel, é a mesma coisa de um cambio vw normal de fusca ou brasilia , sendo diferente nas tampas laterais que tem saida pra homocinetica e a furação no acoplamento com o motor , que serve no ap sem prcisar de flange..
mas em relação a reforçar esse cambio, a unica saida seria instalar peças forjadas no bicho, coisa que não sairia nem um pouco barato..
:pensativo::pensativo::pensativo:
Bajamarelo
25/08/2009, 21:38
Valeu Marcos22, era esta a minha duvida!
Achei uma boa dica a do Motoboy, usar uma caixa mais longa para não forçar tanto coroa/pinhao sendo que uso AP 1.8 e redução de kombi nas pontas de eixo!
Nego-Caçador
25/08/2009, 23:39
:concordo:Ai pessoal bom tópico.
Tenho uma gaiola com motor ap 1.8 alcool taxado, embragem ceramica 1000lbs 6 pastilhas e estava com uma caixa da brasilia 1600 relação 8X35 e flange.
Segunda trilha com essa configuração alisei a caixa e sobrou só a coroa e pinhão.
Agora encontrei uma de kombi diesel, usei só o casco dela e coloquei todo o restante do fusca 1300 uzinei as engrenagens (R$100,00) e esta com coroa e pinhão 8X33, aposentei o flange. ficou muito bom, mas se o pé do piloto for muito forte nenhuma caixa ar (a não ser forjada ou do genero) vai aguentar, principalmente se o pneus forem bons.
Espero ter ajudado.
Abraço.
eu ja ouvi muitas coisas em relação a caixa da kombi a diesel
mas gostaria de saber qual a vantagem de colocar ela em um motor AP???
seria so o fato do flange ou teria + algum? tipo ser mais forte aguentar + trancos?
sera q alguem poderia me ajudar???
vlw
abraço
Dudu,
Normalmente um motor diesel tem muito mais torque que um motor a gasolina.
Seguindo este raciocínio, uma caixa projetada para um motor diesel (no caso da caixa da Kombi) deve ter maior capacidade de transmissão de torque em relação a uma caixa de carro à gasolina ou alcool, consequentemente deve aguentar mais tranco.
Na prática, o que tenho visto é que a caixa da Kombi Diesel é melhor para Off-Road que as caixas normais, mas dependendo da trilha ou do pé do caboclo quebra do mesmo jeito.
Tasca a caixa da Kombi no motor AP, mas fica ligado na hora de arrancar para evitar tranco muito forte e quebrar a caixa, principalmente quando a roda estiver bem apoiada, como em uma subida por exemplo. Senão vai ficar igual ao Rubinho, quebrando transmissão toda hora pro Schumi ganhar corrida.
hoje já não mexo mais com gaiolas mas no tempo em que fazia trilhas nós usavamos as caixas de redução das kombi 78 com cruzetas , para trilhas fica animal mas para correr fica muito reduzida , as cruzetas serviasm como fuzivél em vez de quebrar a coroa/ pinhãi quebrava a cruzeta que já tinha outra d ereserva e não ficava fora das trilhas . era o que aguentava mais .
faltou relação coroa e piao, da kombi vovozinha, ( com redução nas pontas de eixo). nunca ouvi falar qual é esta relação, a proposito comprei duas caixas destas em fv aqui perto.
As reduções disponíveis da caixa que fica nas pontas de eixo são as seguintes: 1.26; 1.38; 1.40 e 1.68.
Essa última 1,68 é conhecida como Alpine Gear (redução para montanha).
Deve subir até parede hehehe.
Seguem as fotos da caixa do Passat ao lado da caixa que tirei de uma Quantum 1.8. A caixa do Passat é a menor da foto (mais suja). Pelo visto os dois câmbios são parecidos, mas não tem nada a ver com o câmbio da Kombi.
O prefixo deste câmbio do Passat que tá na foto é o PB, e o do Santana Quantum é o PV.
Já o prefixo do câmbio da Kombi Diesel (que é igual ao do Passat Iraquiano) é o PL. Parece que apenas os Passat Iraquiano exportação é que possuem esse câmbio com prefixo PL.
Marcelo A. Marchiodi
01/09/2009, 23:28
As reduções disponíveis da caixa que fica nas pontas de eixo são as seguintes: 1.26; 1.38; 1.40 e 1.68.
Essa última 1,68 é conhecida como Alpine Gear (redução para montanha).
Deve subir até parede hehehe.
:pensativo: Nos meus devaneios mecanicos já vislumbrei construir um mini Pinzguaer (acho fascinante o conceito mecanico deles!), com essas caixas, e projetar um munhão dianteiro com essas caixas também... mas, enfim, fica pra outra oportunidade.
Muito boa essa informação, não sabia que existiam tantas opções dessa redução.
Neste final de semana vi uma Kombi Pickup com motor AP à gasolina e câmbio VW prefixo PL (o mesmo prefixo do câmbio do Passat Iraquiano).
Estive olhando as tampas do diferencial (aonde vão as tulipas) e são idênticas, ou seja, a da esquerda é igual a da direita, o que deve permitir a inversão do câmbio.
Neste caso esse câmbio seria o mais flexível do ponto de vista de instalação, pois deve permitir motor virado para trás (tipo Kombi ou Fusca) ou motor virado para a frente (Passat).
daniel matte
23/09/2009, 18:36
este motor que vc diz e da kombi 1.4? das nopvas?
se for usa a mesma cx da kombi com motor a ar eles fizeram um flage para poder adaptar!!
daniel matte
23/09/2009, 18:41
Neste final de semana vi uma Kombi Pickup com motor AP à gasolina e câmbio VW prefixo PL (o mesmo prefixo do câmbio do Passat Iraquiano).
Estive olhando as tampas do diferencial (aonde vão as tulipas) e são idênticas, ou seja, a da esquerda é igual a da direita, o que deve permitir a inversão do câmbio.
Neste caso esse câmbio seria o mais flexível do ponto de vista de instalação, pois deve permitir motor virado para trás (tipo Kombi ou Fusca) ou motor virado para a frente (Passat).
o cambio das kombis a gasolina com motor ap ou diesel sao os mesmos internamente que o fusca brasilia ete.
apenas se pode inverter o lado de rotação, invertendo a cx de satelite se for o caso, a grande vantagem e nao usar flange e consequentemente terminam os problemas de arranque!!!
daniel matte
23/09/2009, 19:56
eu ja ouvi muitas coisas em relação a caixa da kombi a diesel
mas gostaria de saber qual a vantagem de colocar ela em um motor AP???
seria so o fato do flange ou teria + algum? tipo ser mais forte aguentar + trancos?
sera q alguem poderia me ajudar???
vlw
abraço
a unica vantagem que tem e realmente o flange mesmo alias a unica nao, as tampas tambem porque elas sao de ferro fundido e nao de aluminio como nas de variant, mas engrenagems etc e tdo igual, tirando a relação que e diferente!!!
daniel matte
23/09/2009, 20:00
o cambio e o mesmo ele apenas tem a coroa do outro lado capich????
eu uso cambio da variant com coroa invertida porque tenho uma redução acoplada ao motor, entao gira ao contrario !!!!
daniel matte
23/09/2009, 20:10
:concordo:Ai pessoal bom tópico.
Tenho uma gaiola com motor ap 1.8 alcool taxado, embragem ceramica 1000lbs 6 pastilhas e estava com uma caixa da brasilia 1600 relação 8X35 e flange.
Segunda trilha com essa configuração alisei a caixa e sobrou só a coroa e pinhão.
Agora encontrei uma de kombi diesel, usei só o casco dela e coloquei todo o restante do fusca 1300 uzinei as engrenagens (R$100,00) e esta com coroa e pinhão 8X33, aposentei o flange. ficou muito bom, mas se o pé do piloto for muito forte nenhuma caixa ar (a não ser forjada ou do genero) vai aguentar, principalmente se o pneus forem bons.
Espero ter ajudado.
Abraço.
e ai beleza??
temos uma gaiola aqui que usamos a cx da variant mas aguenta muito bem, claro que depois de muito estudo modificamos algumas coisas como a bucha separadora que vai na seg marcha tivemos que retirar as arruelas de ajuste porque cortavam com o esforço, e soldar as eng da terceira e quarta marcha porque patinam encima da bucha moendo o cambio todo.
agora ficou dez e so acelerar e olha que o cara que oilota e marvado umas quantas veis!hehehe.....
qualquer coisa esplico bem se quizer meu email e df-matte@brturbo.com.br
valeu!!!!!
daniel matte
23/09/2009, 20:13
Achei uma boa dica a do Motoboy, usar uma caixa mais longa para não forçar tanto coroa/pinhao sendo que uso AP 1.8 e redução de kombi nas pontas de eixo!
ai blza?
me desculpe mas se vc usar relação mais longa vai forçar mais o cambio, o ideal e usar um 8x31!!!!!!!!
daniel matte
23/09/2009, 20:18
a relação e a mesma das outras kombis nao muda nada nem interna nem externamente, ops!! a não ser as tampas laterais que sao de ferro e não de aluminio!!
espero ter ajudado.
daniel matte
23/09/2009, 20:25
Pessoal,
O grande problema que vejo nestes câmbios é o diferencial, a coroa em algumas ocasiões chega a arrancar todos os dentes.
Na maioria das vezes o pessoal quer reduzir muito o câmbio e neste caso a razão de engrasamento do pinhão com a coroa (número de dentes em contato) reduz sensivelmente.
Montei um motor AP 1.9 injetado (pistões do 2000 e vira do 1800) com comando 049G e ficou com muito torque, e estou montando em uma caixa VW a ar com relação mais longa (8x31 - 3,875), para que o diferencial aguente mais.
Com o motor mais forte vai compensar um pouco o diferencial mais longo, e evitar quebras de diferencial. Acredito que deve arrancar igual a um AP 1.6.
ola!!!
se serve vai uma dica ai!!!
se vc usar o motor ap e quizer que o dif aguente vc alem de ter uma regulagem exelente no ajuste do diferencial vc tem que usar as tampas da kombi que sao de ferro, porque??
simplesmente quando estiver fazendo um esforço muito alto as tampas de aluminio se delatam para fora fazendo com que a coroa se afaste do pinhao e patinando em cima quebrando os dentes todos!
Alexandre Perlini
23/09/2009, 22:49
Cambio de passat iraquiano é quatro marchas comum, igual aos antigos, eu tive um, completamente diferente do da kombi diesel.
marcelo cenora
24/09/2009, 08:01
ai blza?
me desculpe mas se vc usar relação mais longa vai forçar mais o cambio, o ideal e usar um 8x31!!!!!!!!
mas 8x31 é a mais longa, presente nos sp2, itamar e algumas variant II..
o cambio das kombis a gasolina com motor ap ou diesel sao os mesmos internamente que o fusca brasilia ete.
apenas se pode inverter o lado de rotação, invertendo a cx de satelite se for o caso, a grande vantagem e nao usar flange e consequentemente terminam os problemas de arranque!!!
ola daniel, uso flanje a muito tempo e nunca tive problemas com arranque em flanjes, a naum ser as buchas q gastam demais com o barro, mas as caixa de kombi diesel tambem gastam. A solução que achamos foi usar motor de arranque do gol g4... fica show...
Cambio de passat iraquiano é quatro marchas comum, igual aos antigos, eu tive um, completamente diferente do da kombi diesel.
Então deve ser o Passat Iraquiano tipo exportação, pois no manual da VW o prefixo do câmbio é o mesmo (PL).
O Passat Iraquiano vendido aqui no Brasil deve ter saído com esse câmbio que vc falou.
ai blza?
Daniel,
É verdade, força mais o câmbio, mas o diferencial fica menos sobrecarregado.
Na maioria das vezes (pelo que tenho visto) as quebras nas trilhas acontecem no diferencial.
Marcelo A. Marchiodi
28/09/2009, 09:29
Daniel,
É verdade, força mais o câmbio, mas o diferencial fica menos sobrecarregado.
Na maioria das vezes (pelo que tenho visto) as quebras nas trilhas acontecem no diferencial.
No caso quebra a coroa ou o pinhão? Quebra de dentes mesmo? :pensativo:
No caso quebra a coroa ou o pinhão? Quebra de dentes mesmo? :pensativo:
Em algumas quebras arranca todos os dentes da coroa!
sidnei gross
25/11/2012, 21:12
cara tava vendo essa frase se for pra usar reduçao nas rodas usa o cambio original do ap porque pra usar as reduçoes da combi tem que vira o diferencial sendo assim a saida da caixa gira pra tras entao usa original ap com reduçao na roda
nito bortese
26/11/2012, 10:53
alguem ae sab me dizer se da pra virar diferencial da caixa da combi a disel pra por caixa de redução da combi da pra inverter mesma maneira da do fusca?
mali9ski
03/12/2012, 18:42
alguem ae sab me dizer se da pra virar diferencial da caixa da combi a disel pra por caixa de redução da combi da pra inverter mesma maneira da do fusca?
amigo a caixa da kombi diesel é a mesma do fusca o que realmente muda é o casco com a cabeça de porco do ap.....
eu acharia um disperdicio$$$$$ fazer isso já que poderia usar as caixas 4 ou 5 marchas dos ap's.....
valew
Adauto Minoru Araki
27/12/2015, 15:14
Marcos22, você já respondeu esta pergunta a anos atrás, eu só a vi hoje porque estava procurando a relação de diferencial da kombi diesel.
Só quero corrigir uma coisa e nem sei se alguém já falou disso. No cálculo de velocidade de um veículo, não se multiplica a rpm da roda X 60 X raio = velocidade do veículo. É preciso multiplicar a rotação da roda pelo COMPRIMENTO dela, ou enrolando uma fita métrica em volta do pneu no sentido que ele gira no chão ou fazendo o cálculo 2 X pi (3,14) X raio (da roda com pneu e tudo).
Tenho um carro V8 aqui em casa em que o motor gira exatamente 4000 rpm, diferencial 3,07:1 , e pneus com 2,15 m de comprimento (medida 7.10-15), ele corre na máxima 168 km/h.