Ver Versão Completa : CJ5 80 Amarelo - "SOSSEGADO" -
Fico meio com vergonha de montar este tópico sobre meu jeep, pois aqui parece ter só grandes máquinas. Mas mesmo assim o meu não deixou de ser jeep e eu faço o que posso, sempre estou modificando de acordo com o meu tempo ($$$$$) rsrsrsrsrs.
Já faz um ano que estou com ele e já arrumei muita coisa, pra quem nem tinha tração nas 4 rodas já evoluiu bastante. Minhas postagens vão ser lentas pois como já disse falta tempo, mas quem quiser acompanhar a evolução de uma futura grande máquina é só ter paciensia e ir conferindo.
Ficha técnica:
Motor: BF 161 original.
Cambio e transmissão: 3 marchas sincronizado com T-case willys.
Pneus: Magion Frontiera 7.50 x 16.
Suspenção: molejo original, jumelos grandes mas com amortecedores traseiros dispostos igual o sistema chevrolet S10.
Acessórios: estribos, quebra mato, protetor de cambio, faróis auxiliares, bancos separados em courvin preto, prolongador de escape, capota conversível gaúcha entre outros.
Dos serviços já feitos não tenho fotos, mas o proximos postarei.
Campi!
Não precise ter vergonha de sua máquina!
Para você, que está começando no fora de estrada, essa é sua grande maquina, no qual faz suas aventuras.
A evolução é algo natural, pois sempre buscamos mais.
Quando tenho algum tempo, faço vistas ao passado, e vejo que hoje quem tem grandes máquinas, começou assim, como você, lutando com cada parafuso para um bom aperfeiçoamento.
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM!
E sempre dedique um tempo para atualizar as fotos, e hoje, como não precisa mais "revelar o filme", coloque muitas, várias, pois quando volatr algumas páginas, verá também a evolução que fez em sua máquina.
Abraços.
Kim.
Kim fico muito feliz pela recepção, gostei do que vc disse é tudo verdade, pois mesmo os mais fantásticos e perfeitos projetos um dia começaram do zero.
Enfim muito obrigado e espero que vc tenha paciencia e continue acompanhando a evolução.
Um grande abraço Campi.
Sergio Rocha
23/08/2009, 18:00
Campi
Bonito jeep.
Como o Kim falou, posta as fotos e vai contando as suas experiencias.
[]':palmas:
Boaventura
23/08/2009, 18:29
Campi,
Seja bem vindo ao fórum. Amigão tens um belíssimo jeep e olha que o jeep com motor 6cc em conjunto com os pneus fronteiras da para brincar muito!!!
Parabéns!!
Campi!
Paciência é o que mais tenho, também tenho um alicate, chave de fenda, rolo de arame e um martelo.:mrgreen:
Nunca saio sem isso de jipe (adjetivo).
Lembre-se, a evolução será constante.
Abraços.
Kim.
Muito obrigado a todos, estou aberto a elogios e críticas, montei este tópico para isso, para mostrar meu jeep e discutir sobre melhorias.
E respondendo ao nosso amigo Boaventura, o jeep tá um verdadeiro tatuzinho no barro, só atola na altura do estribo.
Essa semana pretendo instalar amortecedor de direção, eu mesmo estou fabricando algumas pessas, assim que eu tiver fotos, postarei.
Um grande abraço a todos.
Campi
Eduardo Schaefer
24/08/2009, 13:04
Bacana o teu Jeep,e como falaram acima coloca fotos e relatos de tudo que fazes na maquina pra no futuro veres a evolução,digo isso pois tive um desses por 12 anos sempre tentando melhorar e tenho poucas fotos do meu ex CJ,e as poucas que tinham se perderam quando queimou meu outro computador :putz:.Boa sorte e um abraço :concordo:
Pedro....
24/08/2009, 13:28
Parabéns o menino tá muito bonoto.
O Pomodora está com direção hidraulica de VW, estou instalnado um suporte para dar mais segurança ao conjunto e neste supoorte é possível instalar o amortecedor de direção da toyota.
Comprei por um anuncio aqui no forum ( tem uma foto n minha pagina), neste momento não tenho o endereço, caso tenha interesse posso procurar para vc dar uma olhada.
Muito obrigado pelo elogio Eduardo.
E Pedro tenho entresse sim, se vc puder fazer este favor agradeço.
Um grande abraço Campi.
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 22:23
gostei da cor do "sussa"... mas o motor não é original, né? eu jurava que em 80 o motor do cj5 era o georgia ohc 2.3... tem até uma f100-4 antigona com esse motor no meu bairro... a propósito: quem será que é o tonto de "castrar" um cj5?
Olha vc não foi oprimeiro a falar isso, mas fiz uma quase infindável pesquisa e descobri, que o motor 6 cilindros se tornou opcional após a chegada do Geórgia.
E me desculpe a iginorancia, mas o que vc quiz dizer em castrar um CJ5.
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:03
o que vc quiz dizer em castrar um CJ5.
castrar: passar para 4x2...
O tonto não, o babaca do dono anterior.
Deu um pouco de trabalho para voltar no 4x4 mas valeu a pena.
cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:24
campi, se eu pegasse um jeep castrado ia chutar o balde e tentar adaptar um diferencial central para andar o tempo todo com tração... mesmo gastando eventualmente mais que gastaria para recuperar a originalidade faria mais pela diversão... a propósito: gastou quanto? por acaso o babaca tinha trocado o eixo dianteiro original por um sem diferencial?
Na realidade o jeep tinha o diferencial dianteiro, mas o mesmo estava vazio e as duas rodas livres estavam mais travadas do que se tivessem sido soldadas.
Se não me falha a memória saiu tudo por mais ou menos uns 900 reais, ainda bem que eu encontrei a coroa eo pinhão usasdas em um ferro velho aqui da cidade.
Ficou pronto o amortecedor de direção, demorou mas não tem problema, aí vão algumas fotos.
Próximo passo: manutenção no carbura, cabos de vela.
Um grande abraço Campi
Depois de tanto tempo, velas novas NGK, Cabos novos, Condensador, platinado e martelete tudo novo, uma bela limpeza no carbura e pra terminar regulagem das válvulas de admissão e escape (motivo: martelinho irritante).
Abaixo algumas fotos do balancins.
Martin Melcop
12/02/2010, 13:14
Campi,
Parabens pela viatura.
Muito obrigado pelo elogio Martin, procuro sempre fazer o melhor pro meu jeep, na medida do possível.
Um grande abraço Campi.
Gostei do amarelo muinto legal essa cor, estive ai na sua cidade na ultima trilha que teve,foi otimo,seja bem vindo no forum aqui estamos sempre aprendendo com alguem.
Se alguns de vcs colegas ou algum conhecido tiver um BF-184 3000 encostado por aí favor informar, estou a procura a algum tempo e até agora nada, dependendo a condições compro na hora.
Tenho um projeto pessoal e gostaria de usar o valente 3000 como cobaia.
Segue fotos do motor que estou procurando.
Um grande abraço Campi.
Obrigado pelo elogio Bruno, gostei pra caramba da sua f75, foi a que mais deu falatorio depois do encontro, a bixona ficou muito bonita.
Um dia que vc vier pra cá de um toque, para eu ter o prazer de trilhar ao lado dessa máquina.
Um forte abraço Campi.
Estou fazendo negócio em um cambio da c15, o mesmo está zerado, a única coisa que gostaria de saber é onde eu encontro aquela tampa que já vem com a alavanca no assoalho pois o cambio em questão tem as mudanças na coluna?
Andei pensando em comprar uma carcaça de cambio original do jeep e cortar a flange que prende a tampa e soldar na cabeça do clark 260T, então eu poderia usar a mesma tampa do original, será que dá certo ou é loucura?
A minha intenção futura é usar o cambio com um perkins Q20b turbo, será que a furação da caixa seca bate com a do cambio?
Não reparem na péssima qualidade das fotos foram tiradas do celular.
Fechei negócio, o parrudo já é meu, agora é só encontrar a tampa com alavanca e por no bicho.
Espero que alguem possa me ajudar.
O cara que me vendeu o cambio tem lá um destribuidor, motor de partida, disco e plator de embreagem do motor GM Brasil 6 cilindros que equipava uma caminhonete C15, se alguem tiver enteresse é só me avisar.
Pessoal instalei a direção e hidraulica do landau em meu jeep, mas estou com alguns problemas !
Perdi uns 3 cm de curso de direção, pra direita esterça bem molinho já pro outro lado ta um pouco duro, a barra que liga roda a roda pega na tampa do diferencial quando esterço tudo pra esquerda.
Gostaria que me ajudassem a solucionar estes problemas e dessem um olhada nas fotos e verificar possíveis falhas na instalação.
desde já agradeço.
Pessoal a vão as outras fotos.
Caro Campi!
Vamos partir do inicio, como se acabasse de instalar o sistema hidráulico.
1o - retire o braço pitman da caixa;
2o - erga o eixo dianteiro e coloque um cavalete em cada lado do eixo, mais deixando o esterço/munhão livres.
3o - Pegue as chaves correspondentes aos parafusos de batente do munhão no eixo, se não me engano, é 16mm (converta em polegadas)
4o - acione a roda livre das duas rodas, a tração não.
5o - com a mão, esterce todo o pneu, até o munhão chegar no batente e, então gire um pneu por vez, ambos devem rodar "livres", se houver algum "calço", pode ser que está passando do limite da cruzeta dentro do munhão.
6o - acontecendo o "calço", regule no batente, soltando-o ou apertando-o, lembrando que o raio de giro do jeep é longo.
7o - deixe o alinhamento dos pneus, como se fosse andar em linha reta.
Retire os calços.
Acertado isso, vamos à caixa.
1o - com jeep desligado, gire todo o volante para um lado (qualquer um);
2o - gire tudo para o lado oposto, contando quantas voltas foram;
3o - gire 1/2 das voltas contadas. pronto, achou o "meio" do setor de direção.
4o - recoloque o pitman, sendo que o mesmo deve ficar paralelo ao chassi, para isso, use a regulagem que existe na barra entre o setor e a roda.
Pronto, tudo alinhado, se o volante ficou torto, retire-o da coluna e o alinhe.
Para resolver o problema de estar um pouco mais resistente em um dos lados.
Ligue o motor do jeep e, então verifique o nível de fluído (sempre verificar com o motor em funcionamento).
Estando Ok, verifique se está espumoso, se estiver, é devido a ar no sistema, então, gire de batente a batente, por varias e diversas e muitas vezes, com o motor num 2000rpm (1/2 acelerador)
Sangrar a DH é algo, que pode ser no primeiro funcionamento, ou, um dia inteiro...
Abraços.
Kim.
ps.: a barra só pega na tampa quando desregulado os batentes.
Kim em relação a dureza para um dos lados, o nível de óleo está ok, aparentemente não está espumando, se fosse ar não era pra estar duro pros dois lados?
Esse esquema de tirar o pitman para posicionar o centro eu já fiz, queria esclarecer uma dúvida, quando o pneu está esterçado totalmente para qualquer um dos lados, quantos centímetros há de distancia entre o pneu e o feixe demolas (na frente). O que acontesse é que pra direita passa 1 dedo esterça 100% do possível, já pra esquerda passam 4 dedos, infelizmente é justo o lado que mais se usa, principalmente em retornos de avenida.
Mais uma coisa, não poderia ser problema na bomba, pois tive um problema com a válvula reguladora de pressão, no começo ela emperrava e não dava passagem de óleo.
Nunca tinha visto uma bomba dessas por dentro é bem diferente das novas, gostaria de saber como é a válvula em outra bomba igual a essa, pois essa tinha uma pino meio conico no centro e ficava solto, entrava e saia da posição, dentro da vávula tem uma mola de grande resistencia e uma esfera. Desmontei uma bomba ZF da Ford pampa que tinha jogado aqui em casa e verifiquei que este pino existia na valvula, mas o mesmo era fixo, então peguei o meu e prendi na valvua.
A questão é, não sei como essa bomba é em perfeito estado, para saber se a minha está ok.:pensativo:
Desculpe pelo discurso e desde já agradeço.
Campi!
Sobre a bomba, terei que consultar um meca, que sobre ela, meu conhecimento vai até ali somente
Kim obrigado pela ajuda !:concordo: