Ver Versão Completa : Ideias "Como Fazer uma Capota Saque - Rapido"
Barão Vermelho
22/08/2009, 17:01
Alguem já fez ou já viu alguma capota do JPX assim, porque tirar todos aqueles parafusos e arrebite da um trabalho danado. grato
Léo_Babiski
22/08/2009, 18:25
O pior é ter que vedar a junção da capota com o parabrisa. Também tenho interesse nessa solução.
eu já pensei um bocado no tema....principalmente antes de comprar minha capota de lona.
acho que o ideal seria fazer uma conversível tipo as do cj. o carlinhos tem a ferragem que segura a capota dos militares...na verdade é um arco perto do santo antonio com uma base giratória (presa por borboleta) e com um outro arco preso nela....esse segundo arco iria até atrás.
com essa estrutura dá para mandar fazer uma capota que seja fácil de tirar...lembrando que a janela traseira ficaria meio frouxa...e não seria daquela que enrola....como é a minha.
na frente, onde prende no parabrisa...eu pensei naquelas travas usadas para não deixar o parabrisa dos cjs rebaixarem (no carlinhos tem um monte também)...teria que ter uma peça de borracha para vedar...(foi nessa parte justamente que eu não me decidi, mas que dá para fazer, dá)....
abs
netto mietto
24/08/2009, 19:11
Joteiros......................eu ja vi em varios troller com teto solar sera que fica bom no jota onde eu acho daqueles tetos parece que fica bom.
Léo_Babiski
24/08/2009, 20:08
Imagina o teto do stilo no J? Ia ficar muito bacana. Só não deve aguentar torções. Eu já vi o teto solar da strada adaptado em um J, não vi graça porque ele não abre todo.
Abs.
só mais um detalhe. a minha capota não é com aqueles "botões arrebitados" e sim com fitas...parecido com aquelas das saveiros antigas.
tem um esquema que achava melhor....
http://www.bestop.com/images/products/51595-01.jpg
alguns samurais e vitaras tem uma capota bem parecida...é bem legal....
creio que é um trilho preso na carroceria e a capota tem um dente que corre por esse trilho....assim ela fica esticada e é mais fácil de colocar e tirar.
abs
Eu ja pensei muito nisso tambem adoraria poder tirar a capota sem ter todo esse trabalho e sem estragar calefacao etc...
A melhor solucao que pensei foi a seguinte, cortar a capota no quadro da porta e fabricar uma juncao entre a porta e a capota que nao se retira, tipo como nos Trollers. E assim tambem quando for tirar a capota nao havera necessidade de cortar as borrachas de vedacao. De resto, substituir aqueles rebites por parafusos nao e problema.
Eu nunca retirei a capota, ela e muito pesada? Dois caboclos conseguem tirar ou precisa de mais gente?
Um abraco
Caio
Mauriciolindoia
23/06/2010, 22:28
Pessoal, aproveitando este topico, estou iniciando a reforma de um J militar que comprei e estou com algumas ideias, já que vou começar do zero!
Meu J atual tem capota de lona, como o militar que comprei. Não gostaria de abrir mao da capota de lona, pela sensação de liberdade que ela dá, só que tem alguns incovenientes nos dias de chuva. Procurando na internet, achei uma materia do Espedito Stephani, sobre ideias de repotencialização para o J no exercito, e lá tem uma foto do que eu queria fazer!
Tenho a capota e as portas completas, que eu comprei do Marcelo Luz, falta agora a coragem, e achar alguem que saiba fazer.:parede:
Alguem tem aguma dica de que cuidados devo ter, se devo fazer algum reforço. Tambem informando que vou colocar uma gaiola por baixo da capota, para melhorar segurança.
Grato
Fala Mauricio,
Não acho que precise de algum reforço não...ainda mais se fizer uma gaiola interna.
Do resto o negócio é coragem para meter a serra na capota (ou fazer uma capota nova). Tinha um cara aqui no forum que tinha começado a fazer isso no jota dele, mas não lembro se terminou, acho que ele sumiu.
Em tempo, não esqueci da sua capota, apenas não tive tempo para embrulha-la. No final de semana faço isso (o tempo anda bem curto).
abs
andre_belem
24/06/2010, 09:21
Gente...sinceramente não entendi o tópico. Leo...vc está procurando uma capota ? a minha "não é" pissoletro e é excelente ! exatamente como o teu desenho.
Estou agora trocando os passadores por engate rápido (tipo click - que se usa em mochilas), e os arcos por plástico de alta resistência. Além disso no projeto quero fazer um casulo por baixo dela de forma a recobrir a capota quando ela estiver abaixada. Assim não junta poeira e sujeira.
Na frente, tem uma barra articulada e a capota é colada ali. Vou retirar e fazer com uma barra que se prende com parafuso inox e borboleta. Assim quando quiser fazer a manutenção da mesma é mais simples.
(?) quer que eu tire foto da minha ? ela é excelente mesmo ! já peguei 30 mm de chuva torrencial e não entra uma gota sequer.
andre_belem
24/06/2010, 09:22
ahh mais uma coisa - eu queria mesmo era uma "frame" interna, um santo antônio completo, que pegasse também o parabrisa, e que se encaixasse "por dentro" da minha capota. mas eu medi e acho que não cabe. Se alguém tiver alguma idéia, por favor repasse.
Calma andre...vamos devagar.
não vou trocar de capota....troquei para lona e não volto de maneira nenhuma. a única coisa que faria seria trocar por uma conversível...a minha é um saco de tirar.
O mauricio tem uma capota de lona e um outro jota que ele tá pensando em fazer essa capota de fibra do desenho.
provavelmente sua capota não é colada na frente, ela tem um encaixe que desliza pro lado...se vc soltar toda a parte de trás dela pegue pelo lado e tente deslizar, tem um trilho ali (vou tentar fazer um vídeozinho no final de semana para facilitar). mas fiquei interessado nessas suas modificações. se vc puder desenhar ou mandar fotos ajudaria.
esse lance que ela desliza é justamente o que garante a ela uma boa vedação. a minha também veda muito bem e não tem problema nenhum em andar na chuva. se vc usar essa barra de inox vai ter que ter uma camada de borracha para vedar, mas mesmo assim pode acumular água e entrar um pouco.
abs
HebertDias
24/06/2010, 09:37
Tem uma cara vendendo um Jota proximo a BH com uma capota parecida as vezes rola de perguntar!
Link do anuncio:
http://www.netveiculos.com.br/figurahomcodigo.asp?codigo=243517
Hebert Dias
netto mietto
24/06/2010, 09:51
quem sabe esta empresa pode ajudar http://www.atlantida4x4.com.br
andre_belem
24/06/2010, 09:55
Leo,
na minha, a lona vem por cima, e "contorna" o ferro, ou testeira, que vai engatada no parabrisa. Nem com reza braba enta água por ali. Mesmo eu colocando a barra com parafuso vai entrar água porque o que mantém ela vedada é realmente uma camada de 5 mm de borracha que veda sob pressão dos gatilhos.
Ela desarma toda para trás e eu levo exatos 30 segundos para baixá-la toda. Quando eu peguei o Jota, ela estava ruim. Dai o que eu fiz foi produzir buchas de plástico e trocar todos os parafusos das articulações por inox. Ela desce agora como manteiga.
O Velcro que mantém a integridade da parte de baixo tem 5 cm de largura, então ela fica super firme mesmo mantendo os tirantes soltos (na verdade eu ando com os 3 primeiros tirantes de cada lado solto). No entanto, a porta é uma M. (!*&¨@!&@) isso eu ainda quero mudar, para vedá-la mais ainda.
Vou tirar umas fotos e mando. O problema é que tem uma camada de poeira animal sobre o jota agora pois está parado a 3 semanas (estou reformando algumas coisas). Mas vou limpar e tentar fazer um video também.
Abraços
Mauriciolindoia
24/06/2010, 10:32
Eu quero fazer como esta no anexo!!!!:pipoca:
netto mietto
24/06/2010, 15:34
mauricio..........entre na atlantida na parte de capotas para vc ver a capota que fizeram para o jota .................igual essa tem que comprar uma de fibra e cortar ela.
Mauriciolindoia
24/06/2010, 16:56
Por a caso, este final de semana, estive fazendo trilha em Ilhabela e encontrei o dono da empresa (atlantida), e ele me pediu 2k por esta capota!
Dai surgiu a ideia da foto no anexo, pois com a capota de lona, a dificuldade, para dirigir com a janela fechada, e manobrar, tenho feito algumas viagens com o atual J, por isso eu quero melhorar o que estou reformando!
Obs:tenho uma de fibra completa guardada!
mauricio..........entre na atlantida na parte de capotas para vc ver a capota que fizeram para o jota .................igual essa tem que comprar uma de fibra e cortar ela.
janela fechada para que?!
só ando com as tres janelas abertas....dane-se a chuva, frio, poeira....e se não tiver chovendo arranco fora a capota e ando assim até mesmo na estrada.
abs
Andrejur
25/06/2010, 23:15
Não consegui ver essa capota....
Está na seção do JPX?
Abs.
André belem,
Posta ai então umas fotos dessa capota que num entra água, pois a minha é a militar original e chove dentro pra diabo.
Onde vc conseguiu essa capota?
Léo, e a sua capota, como conseguiu ela, ou seja, comprou de quem? ou vc mesmo fabricou.
Preciso fazer uma nova pra mim, pois reformar o J inteiro e colocar aquela tralha de volta vai desanimar.
Abraço a todos.
Na verdade pesso a ajuda de todos pra qualquer fabricante de capotas para o J, pois o único que eu ví que fabrica é a Altlantida, e quando pedi um orçamento me enviaram a bagatela de 5.000R$. Argumentando que era caro por que era especial, até ai faz sentido ser um pouco mais caro, agora um modelo semelhante pro cj-5 custa 690R$, vai ser especial assim la na p...q ...p.
Abraço a todos.
fala chiari,
eu comprei a minha no carlinhos em itaboraí, ele tinha algumas embaladas pela fábrica ainda...(a minha era uma dessas). a marca dela é pissoletro. ela não me parece muito difícil de fazer não...acho que um bom capoteiro faria por um preço razoável.
abs
Fale Leo,
Liguei lá na pissoletro e eles ainda fabricam capota para o J, valor 1500 em bege ou preto. Na cor cinza, que é o que estou querendo, fica + 150 reais. Prazo de entrega 60 dias.
Eles não tem um foto da capota para enviar, voce tem algumas fotos da sua pra eu ver como é?
Abraço.
Fala Chiari,
bem mais barato mesmo...
foto, tem essa aqui...já tem um tempo, mas não mudou nada.
se precisar de alguma em especial me avisa que eu tiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=118758&d=1209080215
abs
Acho muito legais estas capotas que saem somente a parte de tras , para os Js acho que ficariam muito bem ainda mais se forem de fibra as duas partes !
Pessoal eu tenho um javali e possuo uma capota de fibra porem pelo peso e dificuldade de tira-la uso para viagens e nos meses de inverno para o resto do ano fiz uma capota de lona que coloco e tiro em menos de um minuto caso tenham interesse segue o link para ver.http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/78049-javali-de-frente-nova-6.htlm
Fernando César Ximenes
08/06/2011, 11:50
Olá, Leonardo.
Acho mto. legal esta tua capota. O meu J tem a de fibra mas, há muito tempo, venho amadurecendo a idéia de substitui-la por uma de lona. E esse teu painel de instrumentos, é fabricação própria? É bem funcional. Os instrumentos dele são os originais?
fala fernando,
eu não me arrependo em nada de ter trocado de capota...apesar do barulho e da chuva...mas não uso o jota todos os dias. essa capota é atlantida, e foi comprada no carlinhos em itaboraí..na época (ele tinha acabado de comprar os estoques da alpina), ela era zero, tirei do saco plástico.
o painel eu e um amigo meu bolamos...ficou bem legal...todos os instrumentos (exceto o manometro do turbo) são cronomac (o contagiros precisou de uma pequena adaptação pq o cronomac original não é dos melhores). nós desenhamos a capota e mandei cortar e dobrar a laser em SP....um lanterneiro pintou para a gente e meu amigo fez toda a montagem...
ela é bem simples de ser montada e eu devo ter guardado os desenhos que usamos para faze-la. se quiser posso te mandar. se vc quiser, pode até usar os instrumentos originais, é só mudar o diâmetro no desenho.
abs
Fernando César Ximenes
09/06/2011, 08:58
fala fernando,
eu não me arrependo em nada de ter trocado de capota...apesar do barulho e da chuva...mas não uso o jota todos os dias. essa capota é atlantida, e foi comprada no carlinhos em itaboraí..na época (ele tinha acabado de comprar os estoques da alpina), ela era zero, tirei do saco plástico.
o painel eu e um amigo meu bolamos...ficou bem legal...todos os instrumentos (exceto o manometro do turbo) são cronomac (o contagiros precisou de uma pequena adaptação pq o cronomac original não é dos melhores). nós desenhamos a capota e mandei cortar e dobrar a laser em SP....um lanterneiro pintou para a gente e meu amigo fez toda a montagem...
ela é bem simples de ser montada e eu devo ter guardado os desenhos que usamos para faze-la. se quiser posso te mandar. se vc quiser, pode até usar os instrumentos originais, é só mudar o diâmetro no desenho.
abs
Leo,
Pode mandar os desenhos. Agradeço antecipadamente. Abs Fernando.
ok, vou procurar la em casa....
abs
só reativando o tópico...
já q estão pensando em fazer o J de fibra,
pq não pensar em fazer partes para retirar tipo capota trazeira com as laterais
e um teto solar solido?
Fernando César Ximenes
05/02/2017, 18:34
Reativando o tópico:
O
valdir Jeep, de São Paulo SP, fabrica umas capotas de lona muito legais e práticas.Ele já tem gabarito para fazer para bandeirante, engesa e wllis. O zap dele é 11 994127704.Já que muitos joteiros moram aí em são paulo e imediações, quem tiver interesse numa capota de lona para J, seria interessante bater um papo com ele e aproveitar para fazer uma visita a sua oficina.
Reativando o tópico:
O
valdir Jeep, de São Paulo SP, fabrica umas capotas de lona muito legais e práticas.Ele já tem gabarito para fazer para bandeirante, engesa e wllis. O zap dele é 11 994127704.Já que muitos joteiros moram aí em são paulo e imediações, quem tiver interesse numa capota de lona para J, seria interessante bater um papo com ele e aproveitar para fazer uma visita a sua oficina.
vou deixar anotado fernando. valeu.,