Conectar

Ver Versão Completa : Centrais programaveis x módulo de injeção (ecu)

Cleyson Guimarães
22/08/2009, 12:50
Companheiros !!

Passei por uma situação de problemas no módulo de injeção sendo necessário comprar um outro módulo, mas hoje é praticamente impossível achar um novo, somente recondicionado, portanto resolvi criar esse tópico para discutirmos o assunto com a ajuda de todos os experientes que já passaram por situação como essa e aqueles que conseguiram resolver de outra forma. Afinal de contas um módulo não é um simples parafuso e o custo é um pouco salgado.

Acho que vale a pena reunirmos experiência sobre o assunto, como por exemplo citado em outro tópico pelo nosso amigo NAGATA, a utilização de centrais programáveis ao invés do módulo de injeção, essas centrais são as mesmas usadas em carros de arrancada.

E a instalação é simples ?
É necessário profissionais que entendem do assunto para fazer as programações?

E ai pessoal !!

Abrazzzzzzzzzzzzzzzzz

Alexandre X
22/08/2009, 15:44
De curioso entre no site da fueltech, baixe o PDF com o manual de instalacao e de uma lida.
Para a programacao não e necessario nem laptop conectado e feita na propria interface. E colocando parametros basicos ela ja esta pronta para funcionar.
No geral na e so apertar parafusos, mas tambem não e ciencia de foguete.
Infelizmente achei o modulo de S10 e não colocarei esse belezinha no Samurai
o
Companheiros !!

Passei por uma situação de problemas no módulo de injeção sendo necessário comprar um outro módulo, mas hoje é praticamente impossível achar um novo, somente recondicionado, portanto resolvi criar esse tópico para discutirmos o assunto com a ajuda de todos os experientes que já passaram por situação como essa e aqueles que conseguiram resolver de outra forma. Afinal de contas um módulo não é um simples parafuso e o custo é um pouco salgado.

Acho que vale a pena reunirmos experiência sobre o assunto, como por exemplo citado em outro tópico pelo nosso amigo NAGATA, a utilização de centrais programáveis ao invés do módulo de injeção, essas centrais são as mesmas usadas em carros de arrancada.

E a instalação é simples ?
É necessário profissionais que entendem do assunto para fazer as programações?

E ai pessoal !!

Abrazzzzzzzzzzzzzzzzz

Cleyson Guimarães
22/08/2009, 19:49
E ai Nagata, firmezzzz !!

Você colocou um módulo de S10 ? E dá na mesma ? E o custo, comparado com o original e essas centrais, é na mesma faixa ?

ABrazzzzzzzz

Alexandre X
22/08/2009, 20:45
E ai Nagata, firmezzzz !!

Você colocou um módulo de S10 ? E dá na mesma ? E o custo, comparado com o original e essas centrais, é na mesma faixa ?

ABrazzzzzzzz

Módulo de S10 só da certo no Samurai se vc colocar um motor e um chicote de S10 no lugar do original.

O preço de uma fueltech fica na faixa de R$2000

O módulo original usado na faixa de R$400

Mas não da para comparar coisas diferentes. Um modulo programavel VOCE define a programação e no caso da Fueltech pode armazenar 3 configurações para uso diferente, se resolver sobrealimentar o motor com turbo ou supercharger, é só reconfigurar.

Usando o módulo original, eu tenho que aceitar a programação que a GM achou melhor para o motor da S10, sendo que será usado em um Samurai. A opção que se tem e reprograma-lo $$$

nagata
22/08/2009, 20:59
X inclusive a Fuell Tech tem a opção do kit wirelles que pode se mudar as configurações pelo cel de acordo com oq deseja, é isso mesmo?

alvaro.jrc
22/08/2009, 22:30
Como assim?? manda um sms pelo celular e o samurai fica mais potente??? Eito mundo moderno. :mrgreen:

Alexandre X
22/08/2009, 23:19
Caraca, serio? Maldita hora que eu fui encontrar o modulo da S10...

Juliano Nitsch
23/08/2009, 00:36
E quanto ao sistema de ignição ??

Fuel Tech controla também ??

Acho dificil o Fuel Tech ser melhor no funcionamento doque uma ECU original que armazena vários parâmetros especificamente para um tipo de motor, e isso tudo em dinamometro, aproveitando as molhores faixas de potência, torque, etc...

Agora quanto a usar Fuel Tech ou outros para preparação de motores, aí nem discuto... é show de bola !! Quando se sobrealimenta motores que usam sensor MAP, se vc não quiser ficar doidinho põe um desses e blz !!

Essa é minha opinião... tudo vai depender da configuração desejada e custos.

Alexandre X
23/08/2009, 01:11
Ela vai para casa dos 2k por causa do modulo de ignicao, se usar o original cai um pouco.

Sobre a melhor configuracao ser a de fabrica não concordo. A programacao e feita visando a utilizacao de um usuario comum. Quem investe essa grana ta querendo algo mais.

A fueltech foi so um exemplo (me agradou por não exigir um laptop para configurar) mas tem n outras opcoes, inclusive open source.

Juliano Nitsch
23/08/2009, 22:11
Sobre a melhor configuracao ser a de fabrica não concordo. A programacao e feita visando a utilizacao de um usuario comum. Quem investe essa grana ta querendo algo mais.

Ok, mas oque seria este algo mais, pq se vc não for trabalhar o motor ou sobrealimenta-lo vai querer um fuel tech pra simplesmente aumentar o tempo de injeção dos bicos.

Oq quero dizer é que se não for fazer uma preparação legal no motor não tem pq usar o fuel tech ou outros, entendeu !?

Com a concorrência de hj não tem pq a fabrica visar somente o usuário, e sim explorar o melhor de todo o conjunto com a menor emissão de gases possível e maior durabilidade.

Não é a toa que se consegue tirar 140 cv de um motor 2.0 hj em dia...

Mais uma vez... Essa é minha opinião... tudo vai depender da configuração desejada e custos.

Até mais

Alexandre X
23/08/2009, 23:33
Não e so em caso de preparacao, não.
Serve para caso de desespero.
Imagine vc com um modulo queimado, com dificuldades de encontra-lo?
Imagine vc com um modulo queimado e sua unicao opcao e um usado por 1.5k?
Imagine vc montando um Frank compra um motor faltando um monte de componentes (entre eles modulo e chicote)?

Juliano Nitsch
24/08/2009, 08:48
Não e so em caso de preparacao, não.
Serve para caso de desespero.
Imagine vc com um modulo queimado, com dificuldades de encontra-lo?
Imagine vc com um modulo queimado e sua unicao opcao e um usado por 1.5k?
Imagine vc montando um Frank compra um motor faltando um monte de componentes (entre eles modulo e chicote)?

Nesses casos tudo bem, mas vamos evitar fazer mer.., por exemplo comprar um motor faltando um monte de componentes !
O barato sai caro.

Até mais

Alexandre X
24/08/2009, 09:19
Eu fiz merda. Comprei um motor nacional achando que encontrava peça ate em padaria e me dei mal, entao eu compraria um fueltech de olhos fechados.

Juliano Nitsch
24/08/2009, 18:07
Eu fiz merda. Comprei um motor nacional achando que encontrava peça ate em padaria e me dei mal, entao eu compraria um fueltech de olhos fechados.

É, mas a experiência sempre vale.

Volks a gente até acha em padaria, mas GM é outra história.

Até mais.

Alexandre X
24/08/2009, 19:09
Verdade, não tem em padaria mas acha em delicatessem

nagata
26/08/2009, 09:39
Comi mosca n é a fuel tech que tem o kit wirelles é a central unichip que tem o sistema bluetooth com 3 opções de configuração.:parede:

cacanakagi
16/03/2010, 10:03
Virgem Maria santinha... q rolo.... Ontem acabei pegando um motor completo gm 2.0 140 cavalin... To encomendando a Fueltech Hoje... Agora é esperar aliviar, juntar uma grana e comprar os 2 macrotorque e 2 kits de freio a disco pra Band.....

MRaizer
16/03/2010, 11:22
Isso tá parecendo papo da Hardcore!
Legal!!:grin::grin:

Quanto à peças da GM: nem em delicatessen!! E eles ainda cobram preço de coisa banhada a ouro!!

As lampadas de freio do meu Tracker comprei na Honda pela metade do preço. Na Chevrolet custavam 30 pilas cada e não tinha no estoque. Se eu tivesse tido tempo de ir à São Cristóvão poderia ter saido mais barato mas a Honda me ganhou no atendimento também. Aí vc entende porquê carros que deveriam vender mais encalham... A culpa não é do engenheiro que projetou o do operário que montou, mas o maledito pós-venda que muita montadora nem sabe o que quer dizer.
Affe!

Alexandre X
16/03/2010, 11:58
Caca qual cambio tu vai usar com esse motor.

Virgem Maria santinha... q rolo.... Ontem acabei pegando um motor completo gm 2.0 140 cavalin... To encomendando a Fueltech Hoje... Agora é esperar aliviar, juntar uma grana e comprar os 2 macrotorque e 2 kits de freio a disco pra Band.....

Maurício Fernandes
16/03/2010, 12:18
Uma vez estourou uma das pecinhas da centralina do meu jimny. literalmente queimou.
Consegui arrumar aqui em POA.
Mas o desespero foi grande, consegui outro módulo só mesmo na Europa, óbvio que a preços proibitivos, mais o risco de não dar certo, fisco, etc.
Se não conseguirem arrumar, minha sugestão é partir para um desses tipo fuel tech mesmo (tem vários: baddoo (quem faz é forista, inclusive), etc).
Sei de caso em que um cara comprou um vitara super barato de leilão. não tinha módulo. Levou um ano para conseguir e gastou o equivalente a um veículo em condições.
A vantagem é que se terá um consumo programado para o dia a dia e um para trilha e outro para trilha mais pesada !!!!!!

cacanakagi
18/03/2010, 08:11
Caca qual cambio tu vai usar com esse motor.
Fala X... blz... Agora to pensando em abrir um tópico em frota 4x4...
Mas dentre os produtos já adquiridos estão:
- Motor GM 2009 de um vectra 140cv;
- Cambio ZF4HP22 completo e revisado;
- 2 tcase de hilux;
- Eixos de band com flutuante
- Relação C&P importadas 5,29
- Estou encomendando FuelTech + Fire Pro (ignição)

Alexandre X
18/03/2010, 08:19
Belo conjunto!
Nossos carros vao ficar com um setup bem semelhante.

Fala X... blz... Agora to pensando em abrir um tópico em frota 4x4...
Mas dentre os produtos já adquiridos estão:
- Motor GM 2009 de um vectra 140cv;
- Cambio ZF4HP22 completo e revisado;
- 2 tcase de hilux;
- Eixos de band com flutuante
- Relação C&P importadas 5,29
- Estou encomendando FuelTech + Fire Pro (ignição)

cacanakagi
18/03/2010, 17:20
Belo conjunto!
Nossos carros vao ficar com um setup bem semelhante.
O que é que vc tá usando X??? fala ae...
Mas acho que vou montar um só pra RC mesmo... Meu Samurai tá muito novo... Se ao menos conseguisse comprador pro conjunto do Samurai(motor, cambio, eixos etc...), blz... faria nele mesmo........
Agora a Fuel tech lançou o FT300 e não vou precisar mais do módulo e do fire pro pois vem tudo no FT300, fora q além da opção de programar pelo módulo, posso ligar o pc no módulo e programa-lo pelo pc tb... dá pra baixar atualização e fazer outras coisas mais... Já já esses módulos tão abrindo msn, orkut, fórum 4x4 brasil... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre X
18/03/2010, 18:51
Como falei muito similar: 2.5 V6 (nao vou brigar por 20cv a mais) cambio auto AW03-72LE dual tcase hilux eixos hilux 5.29

cacanakagi
19/03/2010, 07:53
Como falei muito similar: 2.5 V6 (nao vou brigar por 20cv a mais) cambio auto AW03-72LE dual tcase hilux eixos hilux 5.29
Que motor é esse(2.5 v6)? o cambio já é casado nele? vai abrir o entre eixo?
Minha intenção caso eu fosse instalar tudo isso no Samurai seria jogar o eixo dianteiro uns 5cm pra frente e o traseiro uns 10 ou 15cm pra trás... lógico q teria q cortar a lata... é isso q ando me convencendo ultimamente... Meter a makita na lata... hehehhee

Alexandre X
20/03/2010, 11:56
Que motor é esse(2.5 v6)? o cambio já é casado nele? vai abrir o entre eixo?
Minha intenção caso eu fosse instalar tudo isso no Samurai seria jogar o eixo dianteiro uns 5cm pra frente e o traseiro uns 10 ou 15cm pra trás... lógico q teria q cortar a lata... é isso q ando me convencendo ultimamente... Meter a makita na lata... hehehhee
é o do Grand Vitara e ja vem com o cambio auto, e ja vem com chicote, e ja vem com modulo, e ja vem com tudo, chega de passar trabalho com mecanico...

O entre eixo foi bem alongado em funcao das molas do Wrangler YJ

Hebert Alvarenga
30/06/2010, 13:59
Amigos

SOCOORRRO KKK

Tô com meu vitara, 1.6, 8v, com o módulo queimado.

Fiz de tudo, tenteia arrumar o módulo, mas não tem jeito. Vc sabem me informar, quem tem pra vender, por preço justo, ou algum módulo que possa substituir? Ainda, outra possibilidade viável e econômica?

cacanakagi
01/07/2010, 09:30
Amigos

SOCOORRRO KKK

Fiz de tudo, tenteia arrumar o módulo, mas não tem jeito. Vc sabem me informar, quem tem pra vender, por preço justo, ou algum módulo que possa substituir? Ainda, outra possibilidade viável e econômica?
Pode tentar mandar ele no cordeiro em Ribeirão preto pois o meu ele consertou.... Ou então compra uma fuel tech e joga lá no Vitara....

antonio peleje
01/07/2010, 11:58
Amigos tenho um amigo (mecanico) que instala fuel tech em qualquer motor

contato; Ronaldo 54*29556
2441-5035
8637-0336
7839-1301

ele esta localizado em guarulhos/sp instalou fuel tech em um cj5 com AP 2.0 ficou otimo.

abraços

Jqest
02/07/2010, 18:56
Amigos

SOCOORRRO KKK

Hebert,
não sei se já viu este site, fica a dica

http://kick-fix.com/ECU/ECU.html

Por falar em central, alguém sabe onde fica o conector de diagnóstico externo no Samurai 97?

SDS
Renan

cacanakagi
03/07/2010, 09:03
Hebert,
não sei se já viu este site, fica a dica

http://kick-fix.com/ECU/ECU.html

Por falar em central, alguém sabe onde fica o conector de diagnóstico externo no Samurai 97?

SDS
Renan
Nossa Renan... fiz o teste há poucos meses..... sei que fica atrás da bateria, junto ao chicote do módulo.... é um conector com uma tampinha.... agora não lembro quais fios devem ser ligados..........

Jqest
03/07/2010, 22:52
Nossa Renan... fiz o teste há poucos meses..... sei que fica atrás da bateria, junto ao chicote do módulo.... é um conector com uma tampinha.... agora não lembro quais fios devem ser ligados..........

cacanakagi,

na verdade me referia ao conector tipo OBD2/ALDL.

Depois de revirar todo painel comecei a revirar o computador e achei em um manual um possível conector, mas quando fui procurar no módulo vi que o fio não existia. Então medi a tensão no pino e tinha 5V.

Será que além da fiação diferente pro mercado brasileiro o módulo também é diferente?

Existe um pino relacionado a direção hidráulica que tbm não tem fio.

No próximo passo vou ver se esta saindo informação do pino com um osciloscópio.

Renan

Jqest
28/07/2010, 00:15
cacanakagi,

na verdade me referia ao conector tipo OBD2/ALDL.

Depois de revirar todo painel comecei a revirar o computador e achei em um manual um possível conector, mas quando fui procurar no módulo vi que o fio não existia. Então medi a tensão no pino e tinha 5V.

Será que além da fiação diferente pro mercado brasileiro o módulo também é diferente?

Existe um pino relacionado a direção hidráulica que tbm não tem fio.

No próximo passo vou ver se esta saindo informação do pino com um osciloscópio.

Renan

Existe alguma coisa, o próximo passo é montar uma interface para coletar os dados.

netto mietto
28/07/2010, 00:38
o chiari aqui o forum tem uma full tech no motor ap do jpx .gostei do negocio coisa de louco.

Lucena04
24/08/2010, 14:42
Olá pessoal, eu possuo uma Sportage e o meu módulo pegou água e foi para o espaço. Estou pensando em instalar uma ft300, será que vale a pena mesmo?

Alfredo Stavale
24/08/2010, 14:55
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Ignition-Booster-VSD-SUZUKI-Solio-Swift-Jimny-_W0QQcmdZViewItemQQitemZ120610741836QQptZMotorsQ5f CarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

JAIME
25/08/2010, 08:36
Uma pergunta simples de quem é novato em Suzuki (vim da Toyota). Não é possivel encontrar este modulo original na propria Suzuki? Não é possivel que o fabricante não se responsabilize pela manutenção de veículos nem tão antigos assim. É isto mesmo? Estou sentindo uma ponta de saudade do meu motor mercedes OM 364 diesel 100% mecanico.

Chiari
25/08/2010, 10:14
Olá moçada, BLZ?

Vou postar minha esperiencia com esses injeçoes programáveis, pois talvez seja válida.

Tenho uma Pandoo, no meu J, que coloquei por causa da sobrealimentação.

Resumindo tudo que já vivi com esse troço tiro as seguintes conclusoes.

Se for pra sobrealimentar, vale o investimento e os resultados de uma injeção programável.

Se for pra manter aspirado a injeção original é mais estável e já ta programada, vc praticamente não arranca nada a mais do motor por causa da programável, a menos que queira gastar muito combustível pra isso.

Se for pra manter aspirado e o módulo original queimou, ai acho que uma megasquirt, acho que é assim que escreve, vale mais a pena, pois ela é tão programável quanto as damais só que bem mais em conta, R$600,00.

Pra quem mora no interior, na região de campinas, tem um bom instalador por aqui, digo isso pois eu não encaro uma alteração dessa sem ter um cidadão que domine o tema. Tem gente que já ví instalar sozinho, mas eu particularmente não tive corargem.

Abraço a todos.

JAIME
25/08/2010, 11:36
O que é isto, Megasquirt? Pode detalhar melhor?

Que fim levou a conversa a seguir? Peguei isto de um topico antigo, se não me engano de 2004:

"Prezados,

Meu nome é Sérgio Raposo e ainda não participo do mundo off-road. Tenho um negócio de desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletrônicos para automação veicular (injeção autônoma, injeção suplementar, ignição de alta potência, limitadores de giro, conversor de combustível etc). Até o presente, voltei-me para motores de competição, mas tenho vontade de aplicar este potencial em veículos off-road, com suas prováveis particularidades. Gostaria de saber a opinião de vocês se haveria necessidades ainda não atendidas ou insatisfatisfeitas que ainda demandam por uma solução eletrônica confiável.
Peço, por gentileza, que também mandem resposta para o e-mail sraposo@motorspice.com.br.
Obrigado e um abraço a todos.

Chiari
25/08/2010, 15:59
Olá, megasquirt é uma injeção programável completa, assim como a Pandoo ou fueltech, e ela tem uma opção pra motores aspirados com um preço mais em conta.

Um abraço!