Ver Versão Completa : Problemas com SPOA na BANDEIRANTE
mecamaniaco
22/08/2009, 05:28
Olá pessoal,
Preciso da ajuda de vocês. Semana passada resolvi fazer SPOA na minha viatura, tirando os problemas básicos com os canos de freio, suportes e curso do cardã tudo estava indo muito bem, até que eu fui dar uma volta nela "depois de pronta".
Parecia que eu tava usando pneus quadrados!!! Andei menos de 30m e já voltei a oficina. Depois de uma breve vistoria achamos o problema.
O suporte da cruzeta, parte da manga, fica pegando no suporte do lado da caixa quando o cardã gira. A cruzeta do diferencial, tanto dianteiro quanto traseiro está perfeita. Aparentemente a única solução seria baixar a bandeirante, para tentar diminuir um pouco o angulo do cardã, mas ai perde a graça, sem falar que já foi feito uma porrada de coisa e que por acaso não é barata!!! uheauheuahehae
Se alguém tiver alguma dica eu agradeço. Vale lembrar que minha band é curta e usa cambio seco com diferencial com bolota no centro.
Abraço a todos.
fabioabe
22/08/2009, 10:36
Fala,
A meu ver parece que eh falta de angulo no diferencial. A minha estava pegando a cruzeta com a luva. Foi resolvida com o aumento da angulaçao. Porem soh parou de trepidar depois q os feixes deram uma desarqueada devido a inversao.
No meu grupo temos 3 band spoada. 1 bolota central e 2 deslocada. Vc mora onde? E a band esta onde ? De repente vc pode dar uma olhada para comparar.
Att
Fabio
Elmer_Jeep
22/08/2009, 10:48
Tem fotos do problema?
mecamaniaco
23/08/2009, 00:39
Fala,
A meu ver parece que eh falta de angulo no diferencial. A minha estava pegando a cruzeta com a luva. Foi resolvida com o aumento da angulaçao. Porem soh parou de trepidar depois q os feixes deram uma desarqueada devido a inversao.
No meu grupo temos 3 band spoada. 1 bolota central e 2 deslocada. Vc mora onde? E a band esta onde ? De repente vc pode dar uma olhada para comparar.
Att
Fabio
Meu problema é exatamente esse.... Vendo as bands com reduzida acredito q o problema seja bem menor já q a saida do cardã é mais pra baixo.
Moro no Uberaba, a band está na Molas Gaburro no "funil" verde. Eu agradeço a oferta de ajuda, se possivel eu gostaria de ver como ficou a sua para eu ter uma ideia.
Valeu.
mecamaniaco
23/08/2009, 00:40
Tem fotos do problema?
Ainda não tenho fotos... Tentarei providenciar! Valeu...
fabioabe
25/08/2009, 01:41
Ela esta "do lado" de casa.
Estou a 8 quadras do Molas Gaburro.
Me ligue para marcarmos um horario lah.
Att
fabio
mecamaniaco
25/08/2009, 02:20
Pode deixar, ligo sim... Valeu pela força....
Para o pessoal que está querendo fazer SPOA, depois eu posto fotos do produto final! uehauehuahe
dalmo cruz torres
06/10/2009, 19:25
Pessoal, alguém já fez SPOA numa Bandeirantes cabine dupla?
valeriano
07/10/2009, 08:20
Pessoal, alguém já fez SPOA numa Bandeirantes cabine dupla?
Eu vi um cara no orkut que fez. Se eu ver o perfil dele denovo te passo. O cara era do MS se não me engano.
dalmo cruz torres
07/10/2009, 08:29
Se vc conseguir me passa o perfil do cara por favor.
elmestizo
07/10/2009, 08:57
News sobre o caso?
mecamaniaco
07/10/2009, 23:14
Fala colega,
Cara minha band está num outro mecânico já a 3 semanas... uhaeuheuhauhe O primeiro cara só fez M.... Quero ver se consigo pega-la essa semana!!!! Dai eu falo certinho oq foi feito!
Até depois...
mecamaniaco
01/11/2009, 11:40
Olá pessoal,
A +ou- 3 semanas eu peguei a minha band. Agora que eu finalmente consegui acessar o FORUM novamente, eu vou bater as fotos para vocês darem uma olhada!
Julio Militão
01/11/2009, 23:42
Meu problema é exatamente esse.... Vendo as bands com reduzida acredito q o problema seja bem menor já q a saida do cardã é mais pra baixo.
Moro no Uberaba, a band está na Molas Gaburro no "funil" verde. Eu agradeço a oferta de ajuda, se possivel eu gostaria de ver como ficou a sua para eu ter uma ideia.
Valeu.
Caro Mecaniaco,
Uma vez ao arquear as molas da minha Band curta, aconteceu a mesma coisa. Ví aqui no forum a idéia de colocar uma cunha entre as molas e os berços para dar angulação no eixo, o que resolveu imediatamente, porem, isso só vale se for para o eixo trazeiro, pro dianteiro deve dar problemas na direção. Agora que estou "SPOAndo" a minha, estou com problemas é com os braços da direção (hi-steer arms?), para que as barras da direção fiquem por cima das molas! Como voce fez na sua?
Obrigado.
mecamaniaco
02/11/2009, 08:17
Cara eu to de escala (plantão) no trabalho agora de manhã. Assim que eu chegar em casa eu bato as fotos e coloco aqui no forum.
Eu coloquei um novo braço para o munão, ele vai preso encima do antigo, fica +ou- um palmo mais alto e é o suficiente para passar sobre os feixes. Tome cuidado com a direção, a minha o primeiro cara que mexeu só fez M... e acabou girando o eixo dianteiro oq tirou toda a estabilidade do carro sem falar na barra de direção que vai até a roda que ficou totalmente inclinada, isso fazia a viatura virar cada vez que a suspensão trabalhava!!!!!
Julio Militão
04/11/2009, 00:31
Cara eu to de escala (plantão) no trabalho agora de manhã. Assim que eu chegar em casa eu bato as fotos e coloco aqui no forum.
Eu coloquei um novo braço para o munão, ele vai preso encima do antigo, fica +ou- um palmo mais alto e é o suficiente para passar sobre os feixes. Tome cuidado com a direção, a minha o primeiro cara que mexeu só fez M... e acabou girando o eixo dianteiro oq tirou toda a estabilidade do carro sem falar na barra de direção que vai até a roda que ficou totalmente inclinada, isso fazia a viatura virar cada vez que a suspensão trabalhava!!!!!
Ok Companheiro,
Aguardo as fotos. Já viu o angulo do caster?
Um abraço
Barba Ruiva
07/11/2009, 11:20
Fala ae Cambada!
O Elmer que é o GURU do forum pediu fotos! Aproveita a consultoria do cara que manda muito bem no assunto e é gente bonissima.
LM manda bem nos pitacos! Hahahahaha... se não sabe com certeza conhece alguém que sabe! Hahahahahaha...
Seguinte, a Jurema é SPOADA, mas tem redução, vi vc comentando que a sua não tem, então sem as fotos para ter uma idéia do que acontece fica realmente dificil de entender exatamente o que se passa.
Na minha... o cardan original não da conta da nova angulação, já que pega força lá em cima na caixa de transferencia para jogar la em baixo no diferencial.
Rotacionei o diferencial da Jurema de forma que o terceiro membro (focinho, umbigo... cada um chama ele de uma coisa) apontasse para a caixa de transferencia, assim ao inves de ter que pensar no angulo de cima e no angulo de baixo, só pensa no de cima...
Além disso "uso" cardan com junta CV, que na epoca se falava que aguentava uma boa angulação. O Elmer mandou muito bem nos cardans do Prateado! O cardan da caixa de transferencia para o diferencial dianteiro do jipe dele é VIOLENTAMENTE angulado! Muito mais do que o das Bands, e ele disse que funciona 100%! Ele usou cardans de D20...
Aproveitei para colar abaixo um e-mail do Elmer me dando uma força sobre o assunto...
----------------------------------------------
Pois é, no fim das contas eu cheguei a conclusão de que CvJoint é frescura, no prateado tive sim que rotacionar os eixos e corrigir os munhões pra daí poder deixar os cardans em uma boa posição em direção às saídas da tcase, não usei cv, não tinha vibração e articulava numa boa. Só acho indispensável uma barra anti rolagem, essa tive que instalar e recomendo.
As peças são luva da C10 e estria da D20, tudo albarus/spicer, mas no meu caso os eixos eram dana e a cruzeta igual a do jeep por isso a luva da C10, veja: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...244#post799244
Agora no seu caso pode utilizar luva da D20 mesmo que recebe cruzeta igual da Band.(mesmo diametro dos copinhos)
Da uma olhada nesse topico aqui que no final tem algo que postei sobre a angulação dos garfos da cruzeta, é bom vc fazer tb, esses dias fiz spoa na F75 do meu pai, a mecanica é band e o dianteiro ficou muito inclinado mas ta trabalhando numa boa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...884#post734884
Bom, se puder tb entra no site da spicer e baixa o catálogo de componentes de cardan daí vc procura as peças:
http://www.spicer.com.br/files/catalogo/arquivo/2.pdf
--------------------------------------------------------------------
Detalhe... se optar por rotacionar o diferecial, como o pinhão fica em diagonal, ja ouvi relatos que pode faltar óleo no rolamento do pinhão. Para prevenir esse problema na Jurema, coloco mais oleo.
Sobre o hi-steer, o Afonso da TT4 vende essa peça para esse fim. Fala com ele. (www.tt4.com.br)
Qualquer dúvida é nóis.
Abraços a todos... to tentando acessando mais o forum!
Julio Militão
08/11/2009, 02:23
Falou Barba,
Vou ver se compro os braços da direção da TT4.
Um abraço
mecamaniaco
09/11/2009, 21:51
http://www.alunolivre.com.br//imagens/2.jpg
http://www.alunolivre.com.br//imagens/3.jpg
http://www.alunolivre.com.br//imagens/4.jpg
http://www.alunolivre.com.br//imagens/5.jpg
http://www.alunolivre.com.br//imagens/6.jpg
http://www.alunolivre.com.br//imagens/7.jpg
http://www.alunolivre.com.br//imagens/1.jpg
mecamaniaco
09/11/2009, 21:57
Olá pessoal, ai estão algumas fotos!
Como podem ver, o eixo diantiro e traseiro foram rotacionados!
No eixo dianteiro as mangas foram cortadas e resoldadas no lugar para que a direção não ficasse boba! Não sei com que valor ficou...
A direção hidraulica é do Opala e está mais leve que a de um carro comum ficando bem firme quando acelera! Sem falar que o mecânico deixou o braço de direção mais longo fazendo com que band vire bem mais do que antes! isso fora o amortecedor a gas com curso 15cm maior que o original!
mecamaniaco
09/11/2009, 22:00
Esqueci de falar que os pneus 33" ainda não coloquei prq as rodas estão com OFFSET muito positivo! Vou mudar antes de colocalas definitivamente!
http://www.alunolivre.com.br/imagens/8.jpg
Elmer_Jeep
10/11/2009, 10:37
Q isso? Jogo dos 7 erros ?
Tá aí um ótimo exemplo pra não se fazer:
1 - Pitman soldado...
2 - High-Steer subdimensionado e mal projetado...
3 - Pinhão extremamente elevado...
4 - Jumelo alto...
5 - Terminais de direção originais...
6 - Flexíveis de freio muito longos...
7 - E muito cuidado pois teu chassi está rachado logo na frente da caixa de direção.
Sergio Rocha
10/11/2009, 11:34
1 - Pitman soldado...
4 - Jumelo alto...
7 - E muito cuidado pois teu chassi está rachado logo na frente da caixa de direção.
Depois que botar o 33 vai ser emocionante.O que será que quebra primeiro ?
1- chassis
2- high sterr
3- Pitman
[]':shock::shock::shock::shock::shock::shock:
joão k. chikui
10/11/2009, 12:55
Elmer , deve ser triste para um profissional como vc ver tamanha falta de profissionalismo de alguns por aí .
Citaria mais um grave na lista dos 7 do nosso grande Elmer :
Provavelmente está com o caster totalmente fora . Ou vcs acham que o mecanico soltou as bolas e reposicionou ??
Seria interessante ele esterçar tudo e tirar uma foto para vermos como estão inclinando as rodas.
Prá que esse pinhão traseiro tão alto ? Para fundir o rolamento por falta de oleo , para trabalhar com vibração ou para quebrar cruzeta?
Elmer , ainda bem que temos vc pelo menos pela net para orientar esses apaixonados por 4x4 mas que ainda não acharam um bom profissional.
Joãoponeiz
1 - Pitman soldado...
4 - Jumelo alto...
dalmo cruz torres
10/11/2009, 13:29
Achei que só eu tinha visto esses defeitos!
Mecamaniaco, vc vai sofrer um acidente bem rápido se não consertar os defeitos dessa band. A direção tem tanta gambiarra que dá até medo de ver!
igorpatrao
10/11/2009, 14:13
1 - Pitman soldado...
4 - Jumelo alto...
Caramba Elmer,
É um jogo dos 7 erros mesmo, até eu que sou praticamente um leigo no assunto, pelas fotos dá para perceber que o "profissional" que realizou esse serviço, não pensa no risco que o dono da viatura está passando, aquela do Chassi é demais, como um "mecânico" deixa passar um negócio daqueles, é uma responsa muito grande.
Mecamaniaco,
Se você tem amor a vida, não ande nessa Band, leve de imediato para um MECÂNICO profissional. Não liga como estamos falando, é porque o negócio está perigoso mesmo, é uma crítica mais do que construtiva!!:concordo:
Galera de Curitiba....Passe para o mecamaniaco um contato de um PROFISSIONAL que saiba fazer o serviço. :palmas:
Abração,
mecamaniaco
10/11/2009, 18:59
Olá pessoal...
Valeu as dicas!!! Aqui vão alguns comentários...
As bolotas do diferencial dianteiro foram cortadas e resoldadas SIM! O caster esté melhor do antes de mexer nela!
O chassis que está com aquela parte quebrada JÀ ESTAVA QUEBRADA e por incrível que pareça, só parou de quebrar depois que foi colocada a direção de Opala!
O diferencial traseiro TEVE que ser enclinado prq do jeito original o cardã simplesmente não mexe... A cruzeta não tem curso para o angulo do SPOA. Lembrem q minha band é cambio seco, ou seja a saida do cardã é mais alta que nos câmbios com reduzida....
As mangueiras de freio são originais, só foram passadas por um novo local! Mesmo antes do SPOA elas já pegavam no pneu!
Fico no aguardo de mais ajuda! Valeu a TODOS!
mecamaniaco
10/11/2009, 19:29
Olá pessoal...
Encontrei a solução para o diferencial traseiro! Só falta achar isso no BRASIL!
http://www.alunolivre.com.br/imagens/9.jpg
http://www.alunolivre.com.br/imagens/10.jpg
mecamaniaco
10/11/2009, 19:31
Esqueci de comentar! Assim que possível eu trocarei o PITMAN por um original (sem soldas)
Já os terminais eu não sei oq fazer!!!! O chassis eu encontrei o manual da band que informa como o reparo de chassis deve ser feito! Providenciarei ainda essa semana um mecânico que tenha MIG para fazer a nova solda!
Julio Militão
10/11/2009, 20:24
[QUOTE=mecamaniaco;1026383]http://www.alunolivre.com.br//imagens/2.jpg
Caro Mecaniaco,
Na primeira foto, ao que parece voce inverteu os braços do Hi-steer para não encostarem no pneu, certo?
Os parafusos (ou prisioneiros) originais foram substituidos por maiores, foi isso? Que tipo de prisioneiro você usou, de algum tipo de aço especial ou comum?
Já pensei em fazer como tú fizestes, parafusar uma peça por cima da outra, porem, cortando o braço da peça original. E aí turma, será que ficaria melhor?
Boas fotos e boas dicas dos companheiros.
Um abraço a todos.
Julio Militão
10/11/2009, 20:26
1 - Pitman soldado...
4 - Jumelo alto...
Caro Elmer,
Que terminais de direção o Mecaníaco deveria usar?
...
mecamaniaco
10/11/2009, 22:01
Olá colega!
Quando eu comprei a minha band ela já estava com o High Steer invertido, segundo alguns mecânicos e o último dono, isso serve para diminuir o jogo na direção além de afastar os terminais das rodas!
Para a fixação ele fez 4 prisioneiros novos que segundo ele são de aço 1030 (mais duro e menos maleável) .... Mas eu não sei....
Valeu pela ajuda ai pessoal!!!!!!
Julio Militão
10/11/2009, 23:38
Olá colega!
Quando eu comprei a minha band ela já estava com o High Steer invertido, segundo alguns mecânicos e o último dono, isso serve para diminuir o jogo na direção além de afastar os terminais das rodas!
Para a fixação ele fez 4 prisioneiros novos que segundo ele são de aço 1030 (mais duro e menos maleável) .... Mas eu não sei....
Valeu pela ajuda ai pessoal!!!!!!
Obrigado, valeu!
joão k. chikui
11/11/2009, 06:34
Mecamaníaco, agora sem sacanagem :
Legal se teu caster está bom , mas , se puder mandar umas fotos com ela bem esterçada é bom para ver.
Meca , a soma de Spoa +jumelo alto+ Mola arqueada + pneu estreito fica perigoso de capotar . Sem contar que , por estar muito levantada , fica estrangulando as cruzetas.
Um jipe assim tão levantado levaria alguma vantagem apenas em travessia de rio. Se tiver de enroscar, quem vai enroscar são as bolas. E , pelo perigo de tombar em erosões, subidas e descidas fortes , eu deixaria as molas mais retas e diminuiria o tamanho dos jumelos.
Se teu eixo dianteiro é do antigo(anterior a 81) , as mangas de eixo são fracas para pneu 33" com off set negativo. Mas , tem um amigo forista que conseguiu adaptar as mangas da moderna no eixo antigo , se quiser posso te passar o contato.
Barba Ruiva
11/11/2009, 08:10
Meca,
Eu particularmente não coloco minha vida num braço de direção desses por dinheiro nenhum na face da terra!
Melhor ver o histeer com o pessoal da TT4 que desenvolveu um produto próprio para esse fim.
Como ja disseram, o diferencial traseiro foi rotacionado além da conta. Algumas pessoas dizem que ele não pode ficar 100% alinhado a caixa de transferencia pois faria com que a cruzeta não trabalhasse, o que pode ocasionar perda de lubrificação e posteriormente o comprometimento da peça.
Então dizem para deixar ele LIGEIRAMENTE desalinhado. Mas se é para escolher um lado, sugiro que seja mais para baixo, e não mais para cima, já que como disse anteriormente, dessa forma o óleo não vai chegar no pinhão, a menos que vc esteja em uma rampa... mas imagine o estrago que uma estrada plana pode causar...
Básicamente é isso. Mas ouve o pessoal... sua Band não esta segura.
Abraços e pode contar conosco para se informar melhor antes de fazer o serviço para corrigir esses problemas.
A propósito, pra vc ter uma idéia, eu mesmo ja perdi duas carcaças de diferencial dianteiro tentando fazer um serviço de primeira, que me agradace e me desse confiança de confiar minha vida ao carro, mas até agora não consegui! To pensando seriamente em não rotacionar o diferencial dianteiro e colocar um cardan que faça o serviço.
Abraços,
Francisco Bicalho
11/11/2009, 09:47
Mecamaníaco, agora sem sacanagem :
Legal se teu caster está bom , mas , se puder mandar umas fotos com ela bem esterçada é bom para ver.
Meca , a soma de Spoa +jumelo alto+ Mola arqueada + pneu estreito fica perigoso de capotar . Sem contar que , por estar muito levantada, fica estrangulando as cruzetas.
Um jipe assim tão levantado levaria alguma vantagem apenas em travessia de rio. Se tiver de enroscar, quem vai enroscar são as bolas. E , pelo perigo de tombar em erosões, subidas e descidas fortes , eu deixaria as molas mais retas e diminuiria o tamanho dos jumelos.
Se teu eixo dianteiro é do antigo(anterior a 81) , as mangas de eixo são fracas para pneu 33" com off set negativo. Mas , tem um amigo forista que conseguiu adaptar as mangas da moderna no eixo antigo , se quiser posso te passar o contato.
meca
O João e o André tem muita razão. Por mais que seja vistoso o carro assim tão alto, as bolas do diferencial continuam da mesma altura, e, nada impede de você atolar esse carro nas mesmas condições de um Bandeirante sem essa altura toda. SPOA faz sentido quando você faz bem feito, e serve se for a altura certa para poder colocar pneus 33 ou até 35 (e aumentar o vão das bolas dos diferenciais) não mais que isso, de resto é pra tirar onda, mas as contra-indicações no seu caso são preocupantes. Acho que a galera toda está cismada que o seu carro ficou MUITO perigoso pela forma que o tal mecânico fez essa adaptação. Prova que não rola muita experiência é a sua postagem original:
-"até que eu fui dar uma volta nela depois de pronta. [...] Parecia que eu tava usando pneus quadrados!!! Andei menos de 30m e já voltei a oficina. Depois de uma breve vistoria achamos o problema. [...] O suporte da cruzeta, parte da manga, fica pegando no suporte do lado da caixa quando o cardã gira."
Nessa altura do campeonato, já deveria ter acendido uma luz vermelha girando, e uma sirene bem alta avisando - esse mecânico não sabe o que está fazendo - vai dar merda.
Meca, o Bandeirante pesa quase 2.300 kg, se você perde o controle do carro por conta de um pitman quebrado ou qualquer um dos outros seis problemas alertados pelo Jipeiro (Elmer) que entende tudo do assunto, você além de se matar, pode matar outras pessoas. O menor dos problemas alertado pelo João seria o carro tombar de lado numa trilha; apenas um mico, mas numa auto estrada com caminhões e ônibus te pressionando em velocidade, a coisa fica muito séria. Preste muita atenção no alerta das pessoas do fórum que entendem do assunto (eu não entendo de SPOA, mas entendo de perder pessoas queridas em acidente de automóvel), e siga as instruções do ELMER. Se ele achar que tem que fazer de um jeito, procure um mecânico que faça do jeito que tem que ser feito. Re-faça o que tiver que ser refeito e não economize esforços ou grana pra fazer esse serviço da maneira certa. SPOA não é uma adaptação nem um pouco simples, veja o depoimento do André.
Não existe vantagem num carro com SPOA se ele fica tão perigoso no asfalto. Você tem que achar um equilíbrio entre as duas coisas, e eu acho que é para isso que o Elmer, o João e o André estão querendo te alertar.
Abraço e boa sorte;
Chico
mecamaniaco
11/11/2009, 10:13
valeu pessoal....
Quanto a: -"até que eu fui dar uma volta nela depois de pronta. [...] Parecia que eu tava usando pneus quadrados!!! Andei menos de 30m e já voltei a oficina. Depois de uma breve vistoria achamos o problema. [...] O suporte da cruzeta, parte da manga, fica pegando no suporte do lado da caixa quando o cardã gira."
Isso aconteceu com o primeiro "mecânico" o qual só passou as molas por cima do eixo!
Um dos principais motivos de eu ter feito SPOA é colocar pneus maiores! Sem contar o fato dela ficar mais agressiva! Irei bater mais fotos em breve! Mais uma vez OBRIGADO a todos!
mecamaniaco
11/11/2009, 10:16
Esqueci de falar... Minhas molas não estão tão arqueadas! Talvez seja só o fato de estar com jumelos altos D+!
Francisco Bicalho
11/11/2009, 10:32
valeu pessoal....
Quanto a: -"até que eu fui dar uma volta nela depois de pronta. [...] Parecia que eu tava usando pneus quadrados!!! Andei menos de 30m e já voltei a oficina. Depois de uma breve vistoria achamos o problema. [...] O suporte da cruzeta, parte da manga, fica pegando no suporte do lado da caixa quando o cardã gira."
Isso aconteceu com o primeiro "mecânico" o qual só passou as molas por cima do eixo!
Um dos principais motivos de eu ter feito SPOA é colocar pneus maiores! Sem contar o fato dela ficar mais agressiva! Irei bater mais fotos em breve! Mais uma vez OBRIGADO a todos!
Meca, esquece o "fato dela ficar mais agressiva!" no momento esse carro está agressivo contra a sua saúde física. Não sei se você ainda se conscientizou de quão perigoso o seu carro está (tem ponto de exclamação demais no seu texto, e um suposto entusiasmo que não parece saudável, pois você deveria estar mais assustado), eu desconfio que é consenso geral da galera, que você não deve rodar com ele nem um metro sequer, até que pessoas como o Elmer, o João e o André dêem o aval deles. Procure um mecânico aí no PR que tenha familiaridade com as adaptações que você está fazendo, como já foi sugerido aqui no fórum para você poder curtir o carro depois sem sustos.
Não quero parecer mensageiro de nenhuma desgraça, mas o Bandeirante, mesmo caretinha, já é um carro muito perigoso pois sua estrutura não deforma, e os cintos de segurança são perigosamente mal instalados na coluna da porta e deveriam ser presos pelo menos 30 cm mais para trás. Ou seja, na melhor das circunstâncias o carro já não é muito seguro.
Meca, prometo que não vou ficar batendo nessa tecla, mas lembra que acidentes não acontecem só com os 'outros'...
Abraço;
Chico
mecamaniaco
11/11/2009, 13:36
Concordo contigo.... Estou realmente muito entusiasmado... Mas sei do perigo... Não estou andando com ela desde o aviso, irei arrumar pelo menos o Pitman antes de andar novamente... Não acredito que o High Steer esteja assim tão frágil, até prq o ferro é mais grosso q o original e sei de pessoas que já usam o mesmo tipo de sistema em trilhas pesadas e asfalto a mais de 2 anos!
A questão do dif traseiro eu só verificarei em janeiro prq pretendo colocar um novo cardã com sistema de dupla cruzeta!
elmestizo
11/11/2009, 13:55
Se vc andar com o carda assim, não vai durar nem uma centena de km, IMHO.
Qto ao sistema de direção, pode ser que funcione, mas q é perigoso é
Qto ao chassi se quebrar na dobra, é bem capaz que saia rasgando tudo.
Camara, faça tudo de uma vez só:
-Sistema de direção
-Reforço no chassi
-Rotação completa
Ahh se continuar rodando assim, mande msg´s frequentemente... pq só assim saberemos que tu não sofreu nenhum acidente!!! CUIDADO... MTO CUIDADO!!!!
Francisco Bicalho
11/11/2009, 14:03
Concordo contigo.... Estou realmente muito entusiasmado... Mas sei do perigo... Não estou andando com ela desde o aviso, irei arrumar pelo menos o Pitman antes de andar novamente... Não acredito que o High Steer esteja assim tão frágil, até prq o ferro é mais grosso q o original e sei de pessoas que já usam o mesmo tipo de sistema em trilhas pesadas e asfalto a mais de 2 anos!
A questão do dif traseiro eu só verificarei em janeiro prq pretendo colocar um novo cardã com sistema de dupla cruzeta!
beleza meca, agora eu fico mais tranquilo. Tenho uma preocupação grande com segurança em automóvel, e como o Bandeirante não prima pela matéria, a gente fica mais ressabiado com coisas assim. Você sabe que eu falo desse jeito com uma única intenção que é a sua segurança primeiro de tudo, depois vem o divertimento.
meca, pra você entender como sou preocupado com segurança (minha e da minha mulher), a última melhoria que fiz no meu carro (um Bandeirante curto '89) foi instalar um Santo Antônio reforçado, um par de cintos de 4 pontos, e passar o cinto original da coluna para a barra lateral do Santo Antônio. Ainda de quebra eu colei uma peça de borracha de 6 cm de espessura na coluna onde o cinto ficava preso originalmente, bem na altura da cabeça para funcionar como um air-bag-lateral-de-pobre. Num acidente prefiro dar com o coco na peça de borracha do que na coluna de ferro...
É isso.
Abraço e boa sorte com o Toyotão;
Chico
mecamaniaco
11/11/2009, 14:28
Muito legal a sua viatura! Parabéns!!!!
Meu cinto está preso no santo antonio também porém é 3 pontos simples!
Vou tentar aproveitar algo da sua idéia!
elmestizo
11/11/2009, 16:55
Ops...
Ficou engraçado esse air-bag... se é funcional eu não sei, mas a idéia é interessante!!!
Francisco Bicalho
11/11/2009, 17:00
Ops...
Ficou engraçado esse air-bag... se é funcional eu não sei, mas a idéia é interessante!!!
Mal eu tenho certeza que não faz. Como não tenho banco traseiro, e ninguém passa da porta lateral para a parte de trás do carro, essa peça não atrapalha em nada. Como mencionei antes, prefiro bater com a cabeça num pedaço de borracha de 6 cm do que num pedaço de ferro.
valeriano
11/11/2009, 17:58
Ainda de quebra eu colei uma peça de borracha de 6 cm de espessura na coluna onde o cinto ficava preso originalmente, bem na altura da cabeça para funcionar como um air-bag-lateral-de-pobre.
Kct. Eu jurava que era um alto-falante! :parede::parede::parede:
joão k. chikui
11/11/2009, 19:25
X2 Eu também .
Parabéns pela idéia !!
Kct. Eu jurava que era um alto-falante! :parede::parede::parede:
Guiga Tostes
11/11/2009, 21:42
Bela viatura e soluções Chico!
Bancos e console impecáveis!...gostei do Sto Antonio tb!
Abrs
gbalero_URU
11/11/2009, 22:06
Hola, amigo Mecamaniaco, con todo respeto tome muy en serio las opiniones de Elmer, y reformule todo esa dirección así es un peligro, y por mas que su band sea antigua con salida para diferencial de bola central ese angulo es un disparate lo ves en la posición que queda la cruceta.
En mi humilde opinión si querer meterme en tu proyecto yo levantaría la carrocería con calzoa mayores para poder colocar pneus 33" y no spoa.
Espero te sea útil mi opinión y recuerda hay mucha gente en este foro que son profesionales de verdad y vale la pena considerar sus opiniones, claro yo no soy uno de ellos pero por ejemplo Elmer, y muchos otros que no voy a nombrar para no dejar nadie afuera, si lo son de verdad y he aprendido mucho con ellos, bandeirante es espectacular pues te permite modificar muchas cosas de acuerdo al uso, pero ojo con calma y cordura pensando siempre en la seguridad y resistencia de cada modificación
Gerardo
André CO
11/11/2009, 23:25
beleza meca, agora eu fico mais tranquilo. Tenho uma preocupação grande com segurança em automóvel, e como o Bandeirante não prima pela matéria, a gente fica mais ressabiado com coisas assim. Você sabe que eu falo desse jeito com uma única intenção que é a sua segurança primeiro de tudo, depois vem o divertimento.
meca, pra você entender como sou preocupado com segurança (minha e da minha mulher), a última melhoria que fiz no meu carro (um Bandeirante curto '89) foi instalar um Santo Antônio reforçado, um par de cintos de 4 pontos, e passar o cinto original da coluna para a barra lateral do Santo Antônio. Ainda de quebra eu colei uma peça de borracha de 6 cm de espessura na coluna onde o cinto ficava preso originalmente, bem na altura da cabeça para funcionar como um air-bag-lateral-de-pobre. Num acidente prefiro dar com o coco na peça de borracha do que na coluna de ferro...
É isso.
Abraço e boa sorte com o Toyotão;
Chico
Me desculpe atravessar o tópico mas caraca Chico! Profissa seu sistema ein! Parece formula truck !!:palmas::palmas:
Por coincidência esta semana fiquei matutando um esquema pra colocar 3 pontos no banco trazeiro da longa...Andei olhando aquela ferragem do Arnoldo e acho que vou me inspirar em vo6 dois pra fazer um esboço, dai ja penso nos da frente tbm!
Elmer_Jeep
12/11/2009, 11:28
Caro Elmer,
Que terminais de direção o Mecaníaco deveria usar?
...
M Benz 608: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028
[]'s
Francisco Bicalho
12/11/2009, 14:19
Me desculpe atravessar o tópico mas caraca Chico! Profissa seu sistema ein! Parece formula truck !!:palmas::palmas:
Por coincidência esta semana fiquei matutando um esquema pra colocar 3 pontos no banco trazeiro da longa...Andei olhando aquela ferragem do Arnoldo e acho que vou me inspirar em vo6 dois pra fazer um esboço, dai ja penso nos da frente tbm!
Obrigado, André
Uma das coisas que me preocupava originalmente no Bandeirante é que a fixação do cinto dos bancos dianteiros naquela coluna da porta ficava muito para frente. A parte torácica do cinto sequer encostava no peito, ficando a uns 3 dedos de distância. Fiz umas 'simulações' com o carro parado, e, até o cinto travar eu já estaria com as costas descoladas do banco, e sem dúvidas a minha testa bateria contra o miolo do volante num impacto frontal. Quando constatei isso, e depois de ter visto uma foto de um Bandeirante de cabeça para baixo com o teto no nível do capôt decidi correr atrás de um Santo Antônio e fazer essas modificações para dar uma melhorada na segurança do carro. Aliás, só decidi fazer isso depois de trocar motor, caixa, relações, etc, porque agora o carro anda mais rápido, e por consequência achei que era a hora de fazer o chamado upigreide na segurança. Os blocos de espuma foram uma ideia que eu tive depois, quando retirei os cintos da coluna. Além disso adicionei um outro bloco de espuma naquela dobra de metal na frente da porta embaixo que é meio perigosa, pra proteger a perna da minha mulher. Essas besteirinhas às vezes podem fazer a diferença entre um roxo e uma fratura exposta. Claro que espero nunca precisar de nada disso, mas só de saber que estão lá me deixam mais tranquilo.
Abraço;
Chico
marcvale
12/11/2009, 21:50
Parabéns, Elmer.
Pela franqueza, coragem e clareza nas suas observações quanto ao projeto SPOA do nosso amigo Meca. Além do competente profissional, a postura adotada, sem dúvia, nos orgulha de tê-lo aqui no Forum.
Caro Meca.
Quem tem amigos como estes, na certa se dará bem. Acredito que os teus problemas com o projeto serão solucionados com paciência, prudência e um pouco de empolgação...bem moderada, é claro. Boa sorte e um abraço a todos do Forum.
Márcio.
M Benz 608: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028)
[]'s
Julio Militão
12/11/2009, 21:58
M Benz 608: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028
[]'s
Caro Elmer
Mais uma vez, obrigado pela dica e pronta resposta.
cacanakagi
18/03/2010, 15:16
Qual a intereferencia em aumentar o angulo do pinhão desde que se instale um bujão mais alto no eixo para equilibrar a lubrificação? Considerando que essa inclinação partindo do pinhão original esteja entre 10 e 15 graus(subindo)...
Elmer_Jeep
18/03/2010, 17:10
Não precisa elevar o bujão não, basta subir numa rampa pra completar o nivel de óleo.
Essa mudança na angulação é no diferencial dianteiro ou trazeiro ?
Se for no trazeiro nao tem problema nenhum, mas no dianteiro terá que corrigir o caster girando os munhões pra posição original.
[]'s
cacanakagi
19/03/2010, 07:56
Não precisa elevar o bujão não, basta subir numa rampa pra completar o nivel de óleo.
Essa mudança na angulação é no diferencial dianteiro ou trazeiro ?
Se for no trazeiro nao tem problema nenhum, mas no dianteiro terá que corrigir o caster girando os munhões pra posição original.
[]'s
O cáster já será corrigido... a dúvida fica no high steer se devo fazer um upgrade ou não... Me diz uma coisa Elmer, pq vc tá vendendo a relação de C&P q importou?
Elmer_Jeep
19/03/2010, 10:31
O R&P dianteiro veio errado, o D60 que tenho é do tipo reverse, os dentes são ao contrário do modelo normal pra ter mais resistência, mandaram o modelo correto e já vendi o errado.
[]'s
Julio Militão
19/03/2010, 15:37
Meca,
Tú achastes estas peças?
Abraço
Julio Militão
19/03/2010, 15:41
Olá pessoal...
Encontrei a solução para o diferencial traseiro! Só falta achar isso no BRASIL!
http://www.alunolivre.com.br/imagens/9.jpg
http://www.alunolivre.com.br/imagens/10.jpg
Desculpem! Esqueci de citar!
cacanakagi
19/03/2010, 16:14
Desculpem! Esqueci de citar!
Cardãn com junta CV, é usado nas Hilux... Só não me pergunta o ano...
Barba Ruiva
19/03/2010, 17:23
Opa!
Tenho 2 de Hilux para vender (dianteiro e traseiro), se alguém tiver interesse é só avisar.
Se quiser ainda posso estudar a possibilidade de vender a flange para instalar na Band cambio 4 marchas. (uma delas aparece na foto anexa)
Ele esta sujo na foto, mas esta zeradinho.
A disposição,
Julio Militão
19/03/2010, 20:52
Opa!
Tenho 2 de Hilux para vender (dianteiro e traseiro), se alguém tiver interesse é só avisar.
Se quiser ainda posso estudar a possibilidade de vender a flange para instalar na Band cambio 4 marchas. (uma delas aparece na foto anexa)
Ele esta sujo na foto, mas esta zeradinho.
A disposição,
Caro Barba Ruiva,
Põe a foto do outro cardã e da flange e bote preço, de repente...
Barba Ruiva
22/03/2010, 16:49
Julio,
Com exceção do comprimento que teve de ser ajustado, o cardan é exatamente o mesmo.
A flange também não tem tanta diferença.
Tanto o dianteiro como o traseiro possuem uma pequena flange que serve só para centralizar o cardan na saida da transmissão do cambio 4 marchas. No lado do diferencial onde a furação é diferente existe uma flange mais grossa (como a da imagem no post anterior).
Fora a flange, precisei trocar a flange original do diferencial dianteiro, aquela que vai fixada no pinhão e que possui o encaixe do cardan dianteiro. Precisei colocar uma flange igual a que é fixada no pinhão traseiro (a mesma diga-se de passagem) para o cardan poder ser parafusado.
Isso porque essa flange original do dianteiro fixa o cardan com "grampos" e não com parafusos como é o traseiro.
To pedindo R$600 cada um já com as flanges.
Qualquer dúvida me avise.
Abraços,
fabioabe
22/03/2010, 23:38
Barba,
Vc chegou a colocar esses cardans na band? O que achou?
Att
Fabio
Barba Ruiva
23/03/2010, 08:42
Fabio,
Andei alguns milhares de kilometros e nada. Sempre foi na mateiga!
Quando fiz as flanges estava procurando uma forma de testar a resistencia do conjunto... até que numa linda tarde de sábado aparece um camarada dizendo que o marceneiro que fez os móveis da casa dele não estava conseguindo subir uma ladeira (um lance absurdo... muito ingrime...), se tinha como eu dar uma força.
Como bom toyoteiro, os olhinhos brilharam! Hahahahaha... era a oportunidade de testar a bagaça.
O cenário: Um mercedinho pequeno, carregado até o toco de madeira (os móveis estavam desmontados) no meio da tal ladeira.
Encostei, lacei a danada, reduzida, 4x4 e vamo que vamo... PQP... vou te falar, aquele dia eu comecei a ter noção do que a Band é capaz de fazer. Não vou falar que ela não sofreu na saida, mas foi começar a andar e não parou mais... tudo tranquilo!
Só estou vendendo porque vou aproveitar a reforma para fazer algo mais customizado...
Abraços,
André Cestari
Barba Ruiva
24/03/2010, 08:45
Estava procurando outra coisa e acabei achando fotos dos diferenciais instalados.
A 1298 é o dianteiro, da pra ver o carter.
A 1299 é o traseiro.
Abraços,
André Cestari